Conteúdo verificado

Abhidhamma Pitaka

Assuntos Relacionados: textos religiosos

Você sabia ...

Os artigos desta seleção Escolas foram organizados por tópico currículo graças a voluntários Crianças SOS. Visite o site da SOS Children at http://www.soschildren.org/

O Abhidhamma Pitaka (abhidhammapiṭaka) é o último dos três Pitaka ( Pali para "cestas") que constituem a Pali Canon , a escrituras de Theravāda budismo .

O Abhidhamma pitaka é uma reformulação escolar detalhada de material doutrinário que aparecem na Suttas, de acordo com classificações esquematizadas. Ele não contém tratados sistemáticos filosóficas, mas resumos ou listas numeradas ..

Traduções

Os primeiros cinco livros e parte da sétima do Abhidhamma Pitaka foram traduzidos pelo Pali Text Society , Que oferece uma opção para encomendá-los através do seu site.

Natureza do Abhidhamma

Abhidhamma foi por diversas vezes descrito como filosofia, psicologia, metafísica etc. LS Cousins, diz que a metodologia Abhidhamma olha para as coisas em termos de ocasiões ou eventos, em vez de seqüências ou processos.

Origins

A tradição diz que o Buddha pensou que o Abhidhamma para fora imediatamente após a sua iluminação, em seguida, ensinou aos deuses, alguns anos mais tarde. Mais tarde, o Buda repetiu a Sariputta que, em seguida, entregou-o aos seus discípulos. Esta tradição também é evidente na Parivara, uma adição muito tarde para o Vinaya Pitaka, que menciona em um verso de conclusão de louvor ao Buda que este melhor das criaturas, o leão, ensinou aos três Piṭakas..

Os estudiosos, no entanto, geralmente datar o Abhidhamma trabalha para originário algum tempo em torno do século III aC, de 100 a 200 anos após a morte do Buda. Portanto, as sete obras Abhidhamma são geralmente reivindicado pelos estudiosos não para representar as palavras do próprio Buda, mas aqueles de discípulos e estudiosos. Dr Rupert Gethin no entanto, disse que elementos importantes do Abhidhamma metodologia provavelmente voltar para a vida de Buda. AK Warder e Dr. Peter Harvey ambas as datas sugeridas para o início matikas em que a maior parte do Abidhamma livros são baseados. Abhidhamma começou como elaboração dos suttas, mas mais tarde desenvolveu doutrinas independentes.

Como a última grande divisão do cânon, o Abhidhamma Pitaka teve uma história atribulada. Não foi aceite como canônica pela Mahasanghika escola e várias outras escolas. Outra escola incluía a maior parte do Khuddaka Nikaya dentro do Abhidhamma Pitaka. Além disso, a versão Pali do Abhidhamma é uma coleção estritamente Theravada, e tem pouco em comum com o Abhidhamma obras reconhecido por outras escolas budistas. As várias filosofias Abhidhamma das várias escolas primeiros não têm acordo sobre doutrina e pertencem ao período de "budismo Dividido '(em oposição a Budismo indivisível). Os primeiros textos do Pali Canon tem nenhuma menção de (os textos de) o Abhidhamma Pitaka. O Abhidhamma também não é mencionado em alguns relatórios da Conselho budista em primeiro lugar, que mencionam a existência dos textos do Vinaya e quer a cinco Nikayas ou a quatro Agamas. Outras contas não incluem o Abhidhamma.

No Abhidhamma Pitaka Theravadin, ao contrário do Abhidharma Pitaka do Escola Sarvastivada, teorização ontológica está ausente, ea questão do estatuto ontológico da dharmas continua a ser um ponto discutível. A noção de sabhava (sânscrito: svabhava) só é utilizada em textos Theravadin final. A doutrina da momentariness também é uma adição tardia ao pensamento Theravada. Ela só aparece no momento da Buddhaghosa.

Conteúdo

O Abhidhamma Pitaka é composto de sete livros:

  • Dhammasangani (-saṅgaṇi ou -saṅgaṇī)
  • Vibhanga (Vibhanga)
  • Dhatukatha (dhātukathā)
  • Puggalapannatti (-paññatti)
  • Kathavatthu (kathā-)
  • Yamaka
  • Patthana (Patthana)

Dhammasangani

O Dhammasangani começa com uma Matika (traduzido como matriz) que lista as classificações de dhammas (traduzido como fenômenos, idéias, estados, etc.). O Matika começa com 22 classificações tríplices, como bom / mau / não classificados, e em seguida, segue com 100 classificações duplas de acordo com o Abhidhamma método. Muitas dessas classificações não são exaustivos, e alguns nem sequer são exclusivos. O Matika termina com 42 classificações de duas vezes de acordo com o método sutta; 42 estes são apenas utilizados na Dhammasangani, enquanto que a outra 122 são utilizados em alguns dos outros livros bem.

O corpo principal do Dhammasangani se em quatro partes. A primeira parte passa por vários estados de espírito, listando e definem por listas de sinónimos, fatores presentes nos Estados Unidos. O segundo trata forma material, começando com a sua própria Matika, classificando por uns, dois e assim por diante, e explicar depois. A terceira explica Matika do livro em função das duas primeiras partes, tal como o quarto, através de um método diferente (e omitindo o método sutta).

Vibhanga

O Vibhanga é composto por 18 capítulos, cada um lidar com um tema diferente. Por exemplo, os capítulos primeira lida com os cinco agregados. Um capítulo típica consiste em três partes. A primeira dessas partes explica o tópico de acordo com o método sutta, muitas vezes palavra por palavra como em suttas reais. A segunda é Abhidhamma explicação, principalmente por listas de sinônimos como no Dhammasangani. A terceira emprega perguntas e respostas, com base na Matika, tais como "Quantos agregados são bons?"

Dhatukatha

Este livro abrange tanto a Matika e vários temas, principalmente a partir da Vibhanga, relacionando-os com os cinco agregados, 12 bases e 18 elementos. O primeiro capítulo é bastante simples: "Em quantos agregados etc. são bons dhammas etc. incluído?" O livro progressivamente funciona até questões mais complicadas: "De quantos agregados etc. são os dhammas dissociada de atenção etc. dissociado?"

Puggalapannatti

Este livro começa com a sua própria Matika, que começa com algumas listas padrão, mas, em seguida, continua com listas de pessoas agrupadas numericamente desde as dezenas. Esta última porção da Matika é explicado, em seguida, no corpo principal do trabalho. A maioria das listas de pessoas e muitas das explicações também são encontrados na Anguttara Nikaya.

Kathavatthu

Este livro é composto de mais de duas centenas de debates sobre questões de doutrina. Ela não identifica os participantes. O comentário diz que os debates são entre o Theravada e em outras escolas, que ele identifica em cada caso. Essas identificações são principalmente consistente com o que é conhecido a partir de outras fontes sobre as doutrinas de escolas diferentes.

Yamaka

Este livro é composto por dez capítulos, cada um tratando de um tema diferente; por exemplo, os primeiros negócios com raízes. Um capítulo típico (há uma série de divergências a partir deste padrão) está em três partes. A primeira parte trata de questões de identidade: "É bom root?" "Mas é bom raiz root?" Toda a Yamaka consiste em tais pares de perguntas inverso, com as suas respostas. Daí o seu nome, o que significa pares. A segunda parte trata com decorrentes: "Para alguém para quem a forma agregada surge, é que o agregado da sensação surgir?" A terceira parte trata da compreensão: "Será que alguém que entende a base olho entender a base do ouvido?"

Patthana

Este livro trata de 24 condições em relação ao Matika: "Bom Dhamma está relacionada com a boa dhamma por condição de raiz", com detalhes e número de respostas.

Coloque na tradição

A importância do Abhidhamma Pitaka no clássico cingalesa Budismo é sugerido pelo fato de que ele veio a ser fornecida, não só, como grande parte do cânone, com um comentário e uma subcomentário em que o comentário, mas mesmo com um subsubcommentary em que subcomentário. Por outro lado, este comentando sub-implacável pode ser ilustrativo do que tem sido chamado de "Shastra-Vasna" ou O Lust for Escrituras, em vez de um verdadeiro esforço no Nirvana, como previsto pelo Buda. Em séculos mais recentes, a Birmânia tornou-se o principal centro de Abhidhamma estudar.

Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Abhidhamma_Pitaka&oldid=406731868 "