Conteúdo verificado

Agamenon

Assuntos Relacionados: Figuras históricas

Informações de fundo

Crianças SOS oferecem um download completo desta seleção para as escolas para uso em escolas intranets. Um link rápido para o patrocínio criança é http://www.sponsor-a-child.org.uk/

A chamada ' Máscara de Agamenon ". Descoberto por Heinrich Schliemann em 1876 em Micenas. Se ele representa um indivíduo, e que, permanece desconhecida.

Na mitologia grega , Agamenon ("muito firme") / ( grego antigo : Ἀγαμέμνων) é o filho do Rei Atreu de Micenas e Rainha Aérope; o irmão de Menelau eo marido de Clitemnestra; diferentes versões mitológicas fazer dele o rei ou de Micenas ou de Argos. Quando Helen, esposa de Menelau, foi raptada por Paris de Troy, Agamemnon foi o comandante da Achaeans no subsequente Guerra de Tróia . Após o seu regresso de Tróia ele foi assassinado (de acordo com a versão mais completa da conta mais antigo, Odyssey Livro 11, l.409f.) por Egisto, o amante de sua esposa Clitemnestra, que se matou Cassandra, a amante de Agamenon, como ela se agarrou a ele. Em versões antigas da história: "A cena do assassinato, quando ele é especificado, é normalmente a casa de Egisto, que não tenha a sua residência no palácio de Agamenon, e envolve uma emboscada e as mortes de seguidores de Agamenon também". Em algumas versões posteriores Clitemnestra si mesma faz a matança, ou eles fazem isso juntos, em sua própria casa.

Protótipo histórico

Fontes hititas mencionar URU Akagamunaš, régua de URU Ahhiyawa (terra de Achaeans) no século XIV aC. Este é um possível protótipo do Agamemnon da mitologia.

Infância

Atreu foi assassinado por Egisto, que tomou posse do trono de Micenas e governou juntamente com o seu próprio pai Thyestes, Atreus'twin irmão. Durante este período, Agamenon e seu irmão, Menelau, refugiou-se com Tyndareus, rei de Esparta . Há respectivamente casaram-se as filhas de Tyndareus Clitemnestra e Helen. Agamemnon e Clitemnestra tiveram quatro filhos: um filho, Orestes, e três filhas, Ifigênia, Electra e Chrysothemis. Menelau conseguiu Tyndareus em Sparta, enquanto Agamenon, com a ajuda de seu irmão, expulsou Egisto e Tiestes para recuperar o reino de seu pai. Ele estendeu seu domínio pela conquista e se tornou o mais poderoso príncipe da Grécia.

História familiar de Agamenon tinha sido marcado por estupro, assassinato, incesto, e traição, resultado da maldição colocada Pelops por Mírtilo, a quem ele havia assassinado. Assim infortúnio perseguido a todo Casa de Atreu.

A Guerra de Tróia

Agamenon reuniu as forças gregas relutantes para navegar para Tróia. Preparando-se para afastar- Aulis, que era um porto em Beócia, o exército de Agamenon provocou a ira da deusa Artemis. Há várias razões para tal mito em todo o furor; em Jogo de Ésquilo Agamenon, Artemis está com raiva para os jovens que vão morrer em Tróia, enquanto que em Sófocles Electra, Agamenon matou um animal sagrado para Artemis, e, posteriormente, se gabou de que ele era de Artemis igual na caça. Infortúnios, incluindo uma praga e uma falta de vento, impediram o exército de vela. Finalmente, o profeta Calcas anunciou que a ira da deusa só poderia ser propiciada pelo sacrifício da filha de Agamemnon Ifigênia. Dramatizações clássicos divergem sobre quão dispostos pai ou filha foram para esse destino, alguns incluem este tipo de trapaça como alegando que ela estava para se casar com Aquiles , mas Agamémnon acabou por sacrificar Ifigênia. Sua morte apaziguado Artemis, eo exército grego partiu para Tróia. Várias alternativas ao sacrifício humano foram apresentadas na mitologia grega. Outras fontes, como Ifigênia em Aulis, afirmam que Agamémnon estava preparado para matar sua filha, mas que Artemis aceitou um cervo em seu lugar, e levou-a em Touro Criméia. Hesíodo disse que ela se tornou a deusa Hecate.

Agamenon era o comandante-em-chefe dos gregos durante a Guerra de Tróia. Durante os combates, Agamenon matou Antifo. Agamenon de teamster, Halaesus, mais tarde lutou com Aeneas em Itália . O Ilíada conta a história da disputa entre Agamenon e Aquiles no último ano da guerra. Agamenon deu um escravo atraente e despojos de guerra Briseida de Aquiles. Aquiles, o maior guerreiro da idade, retirou-se da batalha por vingança e quase custou os exércitos gregos na guerra.

Embora não seja a igualdade de Aquiles em bravura, Agamémnon era um representante digno da autoridade real. Como comandante-em-chefe, ele convocou os príncipes ao Conselho e conduziu o exército na batalha. Ele entrou em campo próprio, e realizou muitos feitos heróicos, até que ele foi ferido e forçado a retirar para a sua tenda. Sua falha principal era sua esmagadora arrogância. Uma opinião exaltado-over de sua posição levou a insulto Crises e Aquiles, trazendo assim grande desastre sobre os gregos.

Após a captura de Troy, Cassandra, profetisa condenada e filha de Príamo, caiu ao lote de Agamenon na distribuição dos prêmios de guerra.

Regressar à Grécia

Orestes matando Egisto

Depois de uma viagem tempestuosa, Agamenon e Cassandra pousou em Argolis ou foram arrancadas curso e pousou em Egisto país '. Clitemnestra, esposa de Agamenon, tinha tomado um amante, Egisto, e eles convidaram Agamemnon para um banquete em que ele foi traiçoeiramente assassinado. De acordo com o relato dado por Pindar e os trágicos, Agamenon foi morto por sua esposa sozinha em uma banheira, um manto de pano ou um líquido no primeiro tendo sido jogado sobre ele para evitar a resistência. Clitemnestra também matou Cassandra. Sua ira, o sacrifício de Ifigênia, seu ciúme de Cassandra, ea possibilidade de ir para a guerra para a afeição de Helen são disse ter sido os motivos para seu crime. Egisto então governou o reino de Agamenon por um tempo, mas o assassinato de Agamenon foi finalmente vingado por seu filho Orestes com a ajuda de sua filha Electra por assassinar sua própria mãe.

Genealogia

Genealogia de Agamemnon

Outras histórias

Athenaeus conta uma história de como Agamenon lamentou a perda de seu eromenos Argynnus, uma bela Boeotian menino, quando ele se afogou no Rio Cephisus. Ele enterrou ele, homenageado com um túmulo e um santuário para Aphrodite Argynnis. (As Deipnosophists de Ateneu de Naucratis, Book XIII a respeito das mulheres, p. 3) Esse episódio também é encontrado em Clemente de Alexandria (Protrepticus II.38.2), em Stephen de Bizâncio (Kopai e Argunnos), e, Propertius, III com pequenas variações.

As fortunas de Agamemnon foram objecto de numerosas tragédias, antigos e modernos, sendo o mais famoso o Oresteia de Ésquilo. Nas lendas do Peloponeso, Agamenon foi considerado como o tipo mais elevado de um poderoso monarca, e em Sparta ele era adorado sob o título de Zeus Agamenon. Seu túmulo foi apontada entre as ruínas de Micenas e no Amyclae.

Outro relato faz dele o filho de Pleisthenes (o filho ou o pai de Atreu), que se diz ter sido o primeiro marido de Aérope.

Em obras de arte há semelhança considerável entre as representações de Zeus , rei dos deuses, e Agamemnon, rei dos homens. Ele é geralmente caracterizada pela cetro e diadema, os atributos habituais de reis.

A interpretação mais recente, Troy, descreve Agamenon sob uma luz completamente diferente: nesta adaptação, ele é o principal vilão do filme, um senhor da guerra cruel e sedento de poder que busca controlar o Mar Egeu, para o qual ele tem que conquistar Troy. Ele não se importa com o casamento de Menelau e vê-lo como uma mera desculpa para ir à guerra com Tróia. No final, durante o Saque de Tróia, ele ataca Briseis, cujo romance com Aquiles quase lhe custou a Guerra de Tróia, e diz que ela será seu escravo pessoal. Em resposta, ela esfaqueia e mata-lo. Ele foi retratado pelo ator escocês Brian Cox.

Agamemnon's égua foi nomeado Aetha, que também foi um dos pares impulsionado por Menelau nos jogos fúnebres de Pátroclo.

Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Agamemnon&oldid=316136646 "