Conteúdo verificado

Moeda Aksumite

Sobre este escolas selecção Wikipedia

Crianças SOS, que corre cerca de 200 sos escolas no mundo em desenvolvimento, organizado esta selecção. Patrocínio da criança ajuda as crianças uma a uma http://www.sponsor-a-child.org.uk/ .

Moeda de ouro do século quinto do rei Ebana.

Moeda Aksumite foi o primeiro nativo moeda a ser emitido em África sem controlo directo por uma cultura fora como os romanos ou gregos (precisa de referência, tanto os egípcios e Cartago tinham sua própria moeda). Foi emitido e circulado a partir do meio da altura do Reino de Aksum sob Rei Endubis por volta do ano 270 até que ele começou o seu declínio na primeira metade do século sétimo. Sem sub-saariana Estado iria cunhar moedas após Aksum até o Kilwa Sultanato no século 10.

Moeda de Aksum serviu como um navio de propaganda demonstrando a riqueza do reino e promover a religião nacional (primeira politeísta e mais tarde Cristianismo Oriental), bem como facilitar o comércio do Mar Vermelho em que prosperou. A cunhagem também provou inestimável no fornecimento de uma cronologia confiável de reis aksumitas devido à falta de um extenso trabalho arqueológico na área.

Origins

Período de pré-cunhagem

Embora a emissão de moedas cunhadas não começou até cerca de 270, moedas de metal pode ter sido usado em Aksum séculos antes da cunhagem centralizado. O Périplo do Mar da Eritréia menciona que o estado importados bronze Aksumite ( Gr. orokhalkos), "que eles usam [d] para ornamentos e para o corte como o dinheiro", e eles importados "um pouco de dinheiro (denarion) para [uso] por estrangeiros que vivem lá. " Pode-se inferir, portanto, que os primeiros reis aksumitas, situados nas águas de comércio internacional do Mar Vermelho , reconheceu a utilidade de uma moeda padronizada para facilitar o comércio nacional e internacional.

Influências

Embora moedas aksumitas são indígenas em design e criação, algumas influências externas que incentivem a utilização de moedas é inegável. No momento em que as moedas foram cunhadas pela primeira vez em Aksum, houve comércio generalizada com romanos no Mar Vermelho ; Kushana ou persa influência também não pode ser descartada. Roman, Himyarite, e Kushana moedas foram todos encontrados nas grandes cidades aksumitas, no entanto, apenas quantidades muito pequenas têm sido atestada ea circulação de moeda estrangeira parece ter sido limitado. Embora Reinos árabes do Sul tinha moedas cunhadas também, eles já tinham saído do uso pelo tempo de certos envolvimento Aksumite no sul da Arábia sob GDRT , e só muito raramente produzido electrum ou denominações de ouro ( principalmente em prata Saba "e Himyar, enquanto bronze em Hadramaute), tornando influência improvável. O grande impulso, no entanto, não foi emulação mas econômico; o Mar Vermelho e as suas costas tinha sido sempre uma zona de comércio internacional e moedas facilitaria enormemente o comércio ea riqueza no agora "potência mundial". Apesar dessas influências, as moedas eram de projeto genuinamente indígena, e as influências estrangeiras eram relativamente fracos e em número reduzido.

Período pré-cristão

Moeda Aksumite veio nas fases posteriores do crescimento do império, quando o seu Idade de Ouro já havia começado. A cunhagem de moedas começou por volta de 270, começando com o reinado de Endubis.

Valor

Embora as moedas de ouro foram certamente a questão mais importante, seguida pela prata, a relação exata entre as três questões (ouro, prata e bronze) não é conhecida. A oferta de ouro foi estritamente controlado pelo Estado Aksumite, como observado por Cosmas Indicopleustes, e outros metais preciosos foram, sem dúvida, também estreitamente controlada, permitindo que o estado Aksumite para garantir o uso de sua moeda.

A qualidade das moedas aksumitas também foram estreitamente controlada, usualmente de elevada pureza. Por exemplo, o menor pureza do ouro gravada até agora para Aphilas é de 90%. Problemas antigos eram frequentemente muito perto com os seus pesos teóricos, e alguns foram ainda terminado.) No entanto, o peso das moedas tenderam a diminuir ao longo do tempo (embora não de forma contínua ou de forma uniforme). Isso pode ter refletido um desejo de estar em conformidade com a reforma monetária Diocleciano de 301, quando o aureus foi reduzida de 1/60 de uma libra a 1/72. Apesar das reduções de peso, a pureza do ouro foi em grande parte mantido, mesmo por reis posteriores. A abundância relativa das moedas aksumitas, bem como os muitos que ainda têm de ser encontrados indicam que Aksum deve ter tido acesso a grandes quantidades de ouro.

Projeto

Esboço da moeda de ouro de Wazeba usando o script Ge'ez e linguagem.

As moedas eram muitas vezes inscrito em grego , como grande parte do seu comércio era com a "Graecised Oriente." Inscrições posteriores faria mais uso de Ge'ez, a língua dos Aksumites, talvez indicando um declínio em seu uso por mais comércio internacional (ou seja, com Roma e Índia). O anverso das moedas que sempre caracterizam uma imagem do rei (quase sempre em perfil) que veste uma coroa ou capacete / turbante de reinado. O turbante tinha alguma imagem talvez representando pregas, raios, ou sunburst na parte da frente, bem como o fim de um pano amarrado ou filé para segurar o capacete ou turbante no lugar. A maioria das moedas também incluiu uma inscrição (geralmente em grego) significa "Rei de Aksum" ou Rei dos Aksumites "(Basileus AXWMITW). No entanto, muitas moedas também foram cunhadas anonimamente (ou mesmo a título póstumo), especialmente durante o século 5. As inscrições on as moedas pode incluir um nome bisi ("homem de" Ge'ez bə'əsyä ብእስየ) ou um epíteto (começando com Əllä, Ge'ez እለ "quem"), além de nome pessoal do rei. Bisi nomes foram usadas mais frequentemente em conjuntura com nomes pessoais em moedas anteriores, enquanto o epítetos eram mais comuns nos últimos anos, sendo o único nome inscrito em poucas fontes. Texto grego foi utilizado em conjunto com Inscrições Ge'ez, mas foi a única linguagem usada nas moedas de ouro, com a excepção do Moedas língua Ge'ez de Wazeba e MHDYS. Ao longo do tempo, o grego usado nas moedas (ouro, prata e bronze) deteriorou-se, indicativos de declínio de Aksum. Além disso, começando com MHDYS para moedas de bronze e Wazeba para moedas de prata, Ge'ez gradualmente substituída grega sobre as lendas.

Lemas

Moedas aksumitas usado uma série de lemas durante todo o período em que foram cunhadas, começando no início do século quarto. Por volta dessa época, inúmeras moedas de bronze com anônimos simplesmente Βασιλεύς (Basileus, "King") no anverso foram cunhadas por qualquer Rei Ezana ou um de seus sucessores. As moedas traziam o primeiro exemplo de um lema Aksumite no reverso, "Que este agradar as pessoas" ( grego TOYTOAPECHTHXWPA). Mais tarde, foi escrito em Ge'ez unvocalized como "ለሐዘበ ዘየደአ" L'ḤZB ZYD' e sob Rei Kaleb também "ለሀገረ ዘየደአ" LHGR ZYD', "pode agradar a esta cidade [país]." Lemas semelhantes foram usados por outros reis. Moedas do sétimo imperador início do século Armah tinha inscrito na parte de trás "ፈሰሐ ለየከነ ለአዘሐበ" FSH LYKN L'ḤZB (vocalização: ፍሥሓ ለይኲን ለአሕዛብ fiśśiḥā la-la-yikʷin'aḥzāb, "Deixem o povo ser feliz", lit. "Alegria que haja a os povos ").

Endybis

Moedas de rei Endybis, 227-235CE. Museu Britânico. Esse deixado lê em grego "BACIΛEYC AΧWMITW", "Imperador de Axum". O caminho certo lê em grego: ΕΝΔΥΒΙC ΒΑCΙΛΕΥC, "King Endybis".

Endubis, a primeira conhecida Aksumite rei para cunhar moedas, focada quase que inteiramente em sua imagem no anverso e reverso. As imagens eram de sua cabeça e parte superior do seu peito de perfil, vestindo um turbante de reinado ou capacete e jóias abundante. Além de inscrever o seu nome de reinado, Endybis também observou seu "nome bisi, uma prática continuada por seus sucessores início, mas por vezes ausente em moedas posteriores. O nome bisi era uma espécie de afiliação tribal ou" ethnikon "(ou seja, uma referência ao linhagem do rei) que foi diferente para cada rei. Endybis também enfatizou sua religião por meio do símbolo pré-cristão do disco e crescente como método de propaganda (a propósito, que as moedas já servido). Um segundo motivo usado por Enybis e continuou seguindo moedas era a de dois (embora às vezes um em anos posteriores) orelhas de cevada ou trigo ao redor da imagem da cabeça em perfil. Embora nenhuma evidência inscriptional existir, dada a sua posição de destaque em torno da imagem do rei, as duas orelhas de cevada ( ou trigo) pode ter sido símbolos representativos do Estado Aksumite. Apesar de moedas mais tarde seria menor, Endybis escolheu o aureus Roman para padronizar pesos moeda aksumitas contra, com questões de ouro no meio-aureus cerca de 2,70 gramas (mais precisamente, o peso teórico pode ter sido 2.725g).

Aphilas

Moeda de prata com incrustações de Aphilas ouro.

Considerando todas as moedas das Endubis apresentam o rei com um turbante ou capacete, moedas de Aphilas mostrar o rei vestindo uma coroa alta impressionante em cima do turbante. A coroa contou com colunatas de arcos de sustentação altos picos, em cima da qual repousava grandes discos de composição não identificado. Além da coroa e turbante, moedas de Aphilas incluídas novas imagens de regalia, como uma lança, um ramo com bagas, a representação dos braços, a adição de borlas com franjas para o manto imperial, e mais jóias, como amuletos e pulseiras. Apesar desta inovação, Aphilas continuou a usar a imagem de si mesmo no turbante de reinado em algumas moedas, às vezes como o inverso, enquanto sua imagem coroado só é encontrado no anverso.

Um de seus temas incluídos sua imagem frontal no anverso, que terminou com o seu reinado e só foi revivido no final dos reis. Dois outros recursos cunhagem de Aphilas também foram abandonados pelos governantes posteriores. Uma delas foi a utilização de apenas a inscrição "Rei Aphilas" como o reverso de uma moeda, o lado somente puramente epigraphical já usou em uma moeda Aksumite. O outro foi o uso de uma única orelha do mal ou trigo como um reverso, embora seu uso de dois ouvidos circulando em torno da imagem do rei continuou.

Aphilas introduziu uma série de padrões diferentes para os três metais, alguns dos quais durou até o século 7, enquanto o uso de outros acabaram com seu reinado. Suas novas moedas de ouro (emitidos em conjunto com os mais velhos) de um aureus trimestre e oitavo aureus foram logo abandonados (cada são conhecidos a partir de apenas um espécime), e 16/01 moedas aureus foram encontrados, embora estes são mais propensos a ser deliberada degradações para aumentar o lucro (ouro Aksumite foi geralmente muito puro, no entanto). Moeda de prata de Aphilas, no entanto, emitido pela metade do peso do primeiro, tornou-se o novo padrão para a prata Aksumite até o final de cunhagem. A moeda mais antiga era presumivelmente mais valioso do que o necessário, e a moeda nova remediado o problema. Emissão de bronze Aphilas, no entanto, foi em vez duplicou para 4,83 gramas. Raridade da moeda pode atestar a sua retirada rápida do mercado, como se assume com sua quartas-de-aureus. Estas duas questões são a única das questões de Aphilas retratá-lo frontalmente, em vez de no seu perfil.

Ezana

Moeda de prata

Durante o reinado de Ezana uma grande mudança, tanto no Aksumite reino ea sua cunhagem ocorreu como resultado da mudança de religião oficial ao cristianismo , um dos primeiros estados que nunca para fazê-lo. Enquanto as moedas de Ezana na primeira metade do seu reinado são quase idênticas às do Aphilas, exceto reduções de peso mínimos, os de sua segunda metade empregam projetos revolucionários. Com sua conversão ao cristianismo, Ezana começou a apresentar o Cruz em suas moedas, pela primeira vez a cruz cristã já tinha sido destaque em moedas no mundo. Algumas de suas moedas de ouro são cristãs do peso antes de Constantino I reforma peso 's em 324, o que indica uma conversão antes desta data ou talvez alguns anos depois, como a cunhagem Aksumite não pode ter mudado pesos imediatamente. Juntamente com a adoção da Cruz em suas moedas veio, é claro, o abandono do estrela e símbolo crescente nas moedas. Mais tarde moedas cristãos refletem a adoptment do 4,54 g padrão por Constantino, com pesos teóricos em moedas aksumitas da mesma forma que deixam cair a 1,70 g para as moedas de ouro.

Moedas de Ezana sem qualquer símbolo em tudo também foram encontrados, junto com moedas symboless semelhantes de seu pai, Ousanas. Estes podem refletir uma transição na religião em Aksum quando Frumentius estava influenciando o pai de Ezana e reunindo os cristãos no país, dando peso aos escritos de Rufino. A falta de símbolo completo pode refletir uma incerteza quanto a melhor forma de apresentar a mudança de religião do Estado Aksumite.

Padrões de Peso

Moedas de ouro

A moeda de ouro pesava em média 2,5-2,8 gramas e foi 15-21 mm de diâmetro no início do problema, em 270-300. Isto tornaria meia Aureus que pesava 4,62-6,51 gramas no momento da Probus. A questão da Israel (570-600) pesava 1,5 g e era de 17 mm de diâmetro . O romano Solidus de Maurice Tiberius foi 4,36-4,47 gramas. A maioria dessas moedas foram encontrados em Arábia do Sul e não Aksum. O nome é desconhecido por isso é referido como uma unidade UA.

Cunhagem de prata

Também começando com Endubis estas moedas foram 2,11-2,5 gramas em peso, que é metade do peso de um romano antoninianus de 3,5-4,5 gramas. A Denário no início do século 3 foi 2,5-3,00 gramas de 52% ou menos de prata, mas as moedas Aksum eram de prata quase pura em primeiro depois degradada. O nome é desconhecido por isso é referido como uma unidade de AR.

Cunhagem de base

A maioria das moedas de bronze e de prata foram encontradas principalmente em território Aksum com muito poucas peças encontradas em Judéia, Meroë e Egito . Eles baseiam-se no tamanho roughlty de Romano mais velhos Como e Sestertius em forma e espessura. O projeto também desenvolveu como moedas romanas em primeiro é bom, mas, em seguida, as imagens transformar arcaica e não reconhecível. O nome é desconhecido por isso é referido como um AE diâmetro em mm Unidade, como ae17 por uma moeda de 17 mm.

Comércio

No momento da cunhagem de moeda de Aksum, o estado já teve uma história longa comércio com a Grécia, Roma, o Império Persa, e na Índia. Isso cunhagem começou tão tarde é de fato um pouco surpreendente. A utilização final de cunhagem pode ser atribuída à ausência de uma economia desenvolvida, necessária para a cunhagem de ser aceite. A maioria das moedas aksumitas foram encontrados nos grandes centros comerciais com muito poucos em aldeias remotas, onde o comércio seria mais através escambo e não cunhagem base. Na verdade, a motivação para a cunhagem inicial de Aksum de moedas foi para o comércio exterior e mercados, como evidenciado pelo uso de grego na maioria de suas moedas. Além disso, as moedas de ouro parecem ter sido destinado principalmente para o comércio externo, enquanto cobre e prata moedas provavelmente circulou principalmente dentro do império Aksumite, como as questões de ouro geralmente especificado "rei dos Aksumites" como título do rei Aksumite, ao passo que o título de questões de prata e cobre geralmente só ler "rei". A utilização internacional de moedas aksumitas parece ter começado no início, como moedas de Rei Ezana e até mesmo do rei Aphilas (o segundo governante Aksumite a emitir moedas) foram encontrados na Índia.

Declínio

Durante o século 7, o poder Aksumite começou a falhar, ea sociedade etíope começou a retirar mais para os sertões das terras altas , com as zonas costeiras se tornando áreas periféricas (enquanto Adulis na costa era uma vez o segunda cidade de Aksum). As moedas continuou circulação, mas foram mais restrita a áreas locais, tais como Núbia, Arábia do Sul e do Corno de África .

Arqueologia

Devido à natureza das moedas (por exemplo, fornecendo nomes dos reis), eles têm-se revelado essencial na construção de uma cronologia dos reis de Aksum. Estima-se que 98% da cidade de Aksum permanece não escavados, e outras áreas ainda mais. Através da análise do número de moedas produzidas eo estilo de moedas, os arqueólogos têm sido capazes de construir uma cronologia áspero, geralmente acordado até o final da sexta e sétima reis do século. Dos 20 aksumitas Reis, comprovadas por suas moedas, inscrições corroboram a existência de apenas dois, que acontecerá a ser os reis mais famosos: Ezana e Kaleb, ambos cujos reinados foram períodos de prosperidade excepcional durante o auge do reino Aksumite.

Muitas moedas foram encontradas no norte da Etiópia e da Eritreia, na região central de Aksum, embora moedas aksumitas são relatados para ter sido encontrado em Arato e Lalibela. Muitas moedas foram também encontrados mais longe. Numerosos hordas de moedas (sempre salvar ouro uma moeda de prata) foram encontrados no sul da Arábia, muito mais do que em si mesmo Aksum, atestando talvez para uma presença Aksumite em partes da região (talvez apoiando o uso de títulos que reivindicam o controle sobre partes do Sul Saudita a partir de GDRT tempo 's). As hordas podem ser os restos de tesouros deixados no tempo de Kaleb (talvez usado para pagar os soldados), quando ele estava sob um governador Aksumite. Fora do Corno de África e Península Árabe, moedas foram encontradas tanto quanto Israel , Meroe, Egito e Índia. As moedas de prata e de cobre são encontrados principalmente em Aksum, embora alguns podem ser rastreados para Centros de peregrinação palestinos.

Além de evidência histórica, o uso de Ge'ez das moedas fornece informações valiosas linguística. Embora raramente utilizado, o vocalização de Ge'ez às vezes empregada em moedas aksumitas permite linguistas para analisar mudanças de vogais e mudanças que não podem ser representados no mais velho Semítico abjads como hebraico , árabe , Sul da Arábia, e mais cedo, unvocalized Ge'ez.

Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Aksumite_currency&oldid=541328205 "