Conteúdo verificado

Alberto Contador

Assuntos Relacionados: Esportes e Jogos pessoas

Sobre este escolas selecção Wikipedia

Crianças SOS, que corre cerca de 200 sos escolas no mundo em desenvolvimento, organizado esta selecção. patrocínio SOS Criança é legal!

Alberto Contador
Alberto Contador Posto presentation.jpg equipe 2010
Contador no Tour de France 2010
Informações pessoais
Nome completo Alberto Contador Velasco
Apelido El Pistolero
Nascido (1982/12/06) 06 de dezembro de 1982
Pinto, Madrid, Espanha
Altura 1,76 m (5 pés 9 1/2 in)
Peso 62 kg (137 lb)
Informação da equipa
Equipe atual Equipe Saxo-Tinkoff
Disciplina Estrada
Papel Cavaleiro
Tipo Rider Faz-tudo
Equipe profissional (s)
2003-2006
2007
2008-2010
2011-2012
2012-
ONCE-Eroski
Discovery Channel
Astana
Saxo Bank-SunGard
Equipa Saxo Bank-Tinkoff Banco
Grandes vitórias

Grand Tours

Tour de France
Classificação geral ( 2007, 2009)
Classificação Rider Young ( 2007)
3 etapas individuais
Giro d'Italia
Classificação geral ( 2008)
Vuelta a España
Classificação geral ( 2008, 2012)
Combinação de classificação ( 2008)
3 etapas individuais

Palco Races

Paris-Nice ( 2007, 2010)
Posto do País Basco ( 2008, 2009)
Vuelta a Castilla y León (2007, 2008, 2010)
Volta ao Algarve (2009, 2010)

Dia Único Raças e Classics

Tempo nacionais Julgamento Championships ( 2009)
Milano-Torino ( 2012)
Última actualização Infobox em
11 de abril de 2013

Alberto Contador Velasco (pronunciação espanhola: [Alβerto kontaðor βelasko]; nascido 06 de dezembro de 1982) é um ciclista profissional espanhol, um dos cinco pilotos a ter vencido todos os três Grand Tours de ciclismo de estrada. Ele foi o vencedor do 2007 Tour de France com o Equipe Discovery Channel. Com a equipe Astana ganhou o Giro d'Italia 2008, a Vuelta a España 2008 ea 2009 Tour de France. Inicialmente, ele também ganhou o Tour de France 2010 com esta equipa, eo Giro d'Italia 2011 com a equipe Saxo Bank-SunGard, apenas para ser despojado desses títulos depois de ter sido considerado culpado de doping. Após seu retorno de uma suspensão, ele ganhou o 2012 Vuelta a España.

Contador tem sido amplamente considerado o melhor especialista em escalada e fase piloto do mundo. Estágio cimeira notável termina em que ele tem vitórias incluem a Alto de El Angliru na Vuelta, o Plateau de Beille no Tour e Monte Etna no Giro. Depois de ser amplamente esperada a perder sua vantagem ténue no Tour de France 2007 na final daquela corrida contra-relógio individual, Contador tornou-se um trialist vez mais realizado, com várias vitórias na disciplina. Ele ganhou uma reputação como um polivalente, um ciclista que se destaca em todos os aspectos da corrida fase que são necessários para lugares altos no classificação geral.

A carreira de Contador tem sido marcada por doping alegações. O Operación Puerto doping caso levou sua Equipe Astana-Würth (a equipe não relacionada com a atual equipe de Astana) a retirar em massa do 2006 Tour de France antes de começar. Ele acabou sendo inocentado de qualquer irregularidade, mas também foi acusado de doping após sua vitória na corrida do ano seguinte. Em setembro de 2010, Contador anunciou que havia testado positivo para clenbuterol em um controle tomada durante esse ano o Tour de France, na qual ele terminou como vencedor, mas, embora ele foi suspenso durante uma investigação, ele foi inocentado pela RFEC. A avaliação pela Tribunal de Arbitragem do Esporte definido inicialmente para junho de 2011 foi posteriormente adiada várias vezes, até fevereiro de 2012, quando o CAS decidiu que Contador ser retirada a partir dos resultados obtidos no Tour de France 2010 e, mais tarde, o que também o levou a perder a 2011 Giro d 'vitória Italia. Ele também foi suspensa até 05 de agosto de 2012, e seu contrato com Equipa Saxo Bank foi anulado. Após a conclusão da sua proibição, Contador voltou à renomeado Equipa Saxo Bank-Tinkoff Bank.

Vida pessoal e carreira adiantada

Contador nasceu em Pinto no Comunidade de Madrid, o terceiro de quatro filhos. Ele tem um irmão mais velho e uma irmã e um irmão mais novo, que tem paralisia cerebral. Tendo outros esportes praticados anteriormente, como futebol e atletismo, ciclismo Contador descoberto com a idade de 14, graças a seu irmão mais velho Francisco Javier.

Quando Contador tinha 15 anos, ele começou a competir em corridas a nível amador em Espanha, juntando-se ao Real Velo Clube Portillo de Madrid. Embora ele conseguiu nenhuma vitória que ano ou no próximo, ele demonstrou grandes qualidades e logo foi apelidado de Pantani (depois Marco Pantani, considerado como um dos melhores escaladores de todos os tempos) para suas habilidades de escalada. Em 2000, ele experimentou as suas primeiras vitórias, ganhando vários prêmios montanhas de classificação de eventos de destaque no calendário de ciclismo amador espanhol.

Ele abandonou a escola na idade de 16 sem ter terminado o seu Bachillerato e assinou com a Iberdrola-Loinaz, uma equipe dirigida por jovens Manolo Saiz, gerente do profissional ONCE Cycling Team. Em 2001, ele ganhou o campeonato espanhol tempo julgamento sub-23.

Contador vive com sua esposa Macarena, na cidade de Pinto quando não está competindo, e goza de caça em seu tempo livre. Ele tem um fascínio para as aves, mantendo canários e pintassilgos pessoalmente criados em casa.

Carreira profissional

UMA VEZ / Liberty Seguros (2004-2006)

Contador tornou-se profissional em 2003 para ONCE-Eroski. Em seu primeiro ano como profissional ele venceu a oitava etapa do Tour de Pologne, um contra-relógio individual. Durante a primeira fase do 2004 Vuelta a Asturias ele começou a sentir-se mal, e depois de 40 km ele caiu e entrou em convulsões. Ele vinha sofrendo de dores de cabeça por vários dias de antecedência e foi diagnosticado com uma cerebral cavernoma, um distúrbio vascular congênita, para o qual ele passou por uma cirurgia arriscada e uma recuperação para voltar em sua bicicleta. Como resultado da cirurgia, ele tem uma cicatriz que vai de uma orelha à outra por cima de sua cabeça. Contador começou a treinar novamente no final de 2004 e oito meses após a cirurgia ele venceu a quinta etapa do 2005 Tour Down Under de corrida para Liberty Seguros, como a equipe anteriormente conhecida como ONCE tinha se tornado. Ele passou a ganhar a terceira etapa ea classificação geral do Setmana Catalã de Ciclisme, assim, ganhar seu primeiro fase raça como um profissional. Ele também ganhou um contra-relógio individual durante o Posto do País Basco, onde ele terminou em terceiro, eo quarto estágio do Tour de Romandie, onde terminou em quarto na geral.

Em 2006, ele ganhou estágios no Tour de Romandie e Tour de Suisse, em preparação para o Tour de France. Antes do início da corrida estava implicado, juntamente com vários companheiros no Operación Puerto doping caso pelas autoridades espanholas, ea equipe não foi capaz de começar. Mais tarde, foi autorizada pela União Ciclística Internacional, ciclismo de corpo governante. Contador voltou às corridas na Vuelta a Burgos mas ele caiu depois de terminar em quinto lugar na etapa 4, quando ele estava andando de volta para o ônibus da equipe, e brevemente perdeu a consciência.

Temporada de 2007

Depois de ter sido implicada na Operación Puerto doping caso, Contador estava sem contrato profissional até meados de Janeiro de 2007, quando ele assinou com Discovery Channel.

Um homem com roupas amarelas e um capacete azul, montando em uma bicicleta. No fundo alguns espectadores.
Contador vestindo a camisa amarela durante a fase 19 do 2007 Tour de France.

Primeira grande vitória de Contador profissional veio com o 2007 Paris-Nice, que ele ganhou na fase final da corrida. Descoberta efetivamente desgastaram os restos do líder da corrida Davide Rebellin de Equipe Gerolsteiner, permitindo Contador para lançar um ataque na subida final. Com Rebellin levando a perseguição, Contador realizada fora de seus concorrentes nos quilômetros finais, ganhando-lhe a corrida.

No Tour de France 2007, ele ganhou uma etapa na chegada de montanha Plateau-de-Beille, e ficou em segundo lugar no classificação geral para Michael Rasmussen. Após a remoção de Rasmussen da prova antes da fase 17 para mentir para sua equipe sobre o seu paradeiro treinamento pré-corrida, Contador assumiu a liderança geral e a camisa amarela, embora ele não vesti-lo até depois do estágio. No contra-relógio individual estágio 19, ele conseguiu desafiar as expectativas e manter a preensão do camisola amarela por uma margem de apenas 23 segundos sobre challenger Cadel Evans e 31 segundos sobre companheiro de equipe Levi Leipheimer. Como esta foi a penúltima etapa do Tour, que foi a última competição real da corrida (uma vez que a fase final é tradicionalmente não-competitiva, exceto por um sprint ajuntados para a linha de chegada) e garantiu a sua primeira vitória Contador Tour de France. É o mais próximo dos três primeiros colocados no Tour de France já terminou um ao outro.

Depois Discovery Channel anunciou 2007 seria sua última temporada no ciclismo profissional, Contador anunciou em 23 de Outubro de 2007, que ele iria passar para o Equipe Astana para 2008.

Temporada 2008

Um homem em roupas cor de rosa e sapatos cor de rosa, sentando-se abaixou-se em uma bicicleta. No fundo as pessoas estão assistindo.
Contador vestindo a camisola rosa durante a fase de 21 de 2008 Giro d'Italia.

Em 13 de Fevereiro de 2008, o organizador do Tour de France, o Amaury Sport Organisation, anunciou que Astana não seria convidado para qualquer um dos seus eventos em 2008, devido à dopagem anteriormente perpetrada por Astana, apesar do fato de que a sua gestão e maior parte de sua ridership tinha mudado antes da temporada de 2008. Consequentemente, Contador foi incapaz de defender sua 2007 Paris-Nice e 2007 Tour de France vitórias. Ele passou a ganhar seu segundo Vuelta a Castilla y León, bem como a Posto do País Basco ao vencer a etapa de abertura eo contra-relógio individual final. Próxima prova e objetiva foi a Dauphine Libere, mas sua equipe recebeu um convite para o Giro d'Italia 2008, uma semana antes do início da corrida. Contador estava em uma praia na Espanha, quando ele foi dito que ele estava indo para montar o Giro. Apesar da falta de preparação, ele terminou em segundo na primeira experimentação individual do tempo e tomou o Camisa rosa após o dia 15 estágio até Passo Fedaia. Após vencer a camisola rosa final em Milão, tornou-se o primeiro não italiano a vencer o Giro d'Italia desde Pavel Tonkov em 1996 e também o segundo espanhol a vencer o Giro depois Miguel Indurain venceu em 1992 e 1993. Mais tarde, ele enfatizou a importância desta vitória, dizendo que "participa no Giro e vencer foi realmente uma grande conquista, maior do que se eu tivesse uma segunda vitória no Tour de France".

Nos Jogos Olímpicos de Verão de 2008 , Contador competiu no corrida de estrada ea prova individual tempo de estrada. Ele não terminou a corrida em estrada, em que 53 das 143 entradas não concluir o curso em condições particularmente quentes e úmidos. Ele ficou em quarto lugar no contra-relógio individual, oito segundo atrás de seu companheiro de equipe regulares Leipheimer.

Um homem em roupas amarelas e sapatos azuis, andar de bicicleta, seguido por um carro. As pessoas estão olhando para ele por trás de uma cerca.
Contador vestindo a jersey de ouro durante a fase 20 do Vuelta a España 2008.

Contador entrou no Vuelta a España 2008 como o candidato principal para ganhar. Seu maior desafio era susceptível de ser compatriota Carlos Sastre, que havia vencido a Tour de France apenas um mês antes. Contador venceu etapa 13, atacando na fábula Subida Angliru e isso resultou em ele captura o Camisa dourada como o líder da corrida. Ele estendeu sua liderança ao vencer estágio 14 a Fuentes de Invierno e manteve sua liderança em etapas posteriores planas e contra-relógio final. Essa contra-relógio final foi vencida por Leipheimer por uma larga margem. Contador mais tarde tomou alguma ofensa para Leipheimer aparentemente andando com ganhar a Vuelta em mente, depois de ter sido estabelecido anteriormente na corrida que Contador era o líder da equipe de Astana. Na classificação final, Contador terminou 46 segundo à frente de Leipheimer e mais de quatro minutos à frente de Sastre. A vitória fez o quinto ciclista a vencer todos os três Grand Tours, após Jacques Anquetil, Felice Gimondi, Eddy Merckx e Bernard Hinault . No processo, ele também se tornou o primeiro espanhol, o mais jovem (25 anos), e menor quantidade de tempo para acumular todas as três vitórias (15 meses). Ele também se tornou apenas o terceiro ciclista a vencer o Giro eo Vuelta no mesmo ano, juntando-se Merckx (quem fez isso em 1973) e Giovanni Battaglin (quem fez isso em 1981).

No final do ano, Contador venceu a Vélo d'Or prêmio para o melhor piloto do ano pela segunda temporada consecutiva. O vencedor do Giro e Vuelta bater contra-relógio campeão olímpico Fabian Cancellara e vencedor do Tour Carlos Sastre, em uma votação por escritores internacionais de ciclismo.

Temporada 2009

Em 09 de setembro de 2008, o sete vezes vencedor do Tour de France Lance Armstrong anunciou que estava retornando ao ciclismo profissional com o objetivo expresso de participar na 2009 Tour de France. Gerente Astana Johan Bruyneel, ex-mentor de Armstrong e diretor esportivo, disse que não poderia permitir que Armstrong andando por outra equipe e mais tarde o contratou. O anúncio feito por Armstrong entraram em confronto com as ambições de Contador, que insistiu que ele merecia a liderança da Astana, e insinuou a possibilidade de deixar a equipe se ele foi dado um papel secundário de apoio Armstrong. Contador foi mais tarde dado garantias por Bruyneel que ele permaneceria líder da equipe e decidiu permanecer em Astana para a temporada 2009. Contador reivindicou mais tarde a situação foi drasticamente exagerada pela mídia. Contador decidiu perder a Giro d'Italia 2009 para se concentrar em vencer o Tour de France.

Contador começou sua temporada 2009 no Corrida Volta ao Algarve em Portugal, ganhando a classificação geral, ficando em segundo lugar no palco 3, e ganhando a 33 km contra-relógio individual decisivo. Ele estava em posição de vencer Paris-Nice novamente, depois de vencer o prólogo eo estágio mais difícil montanha, mas sofreu um colapso no palco 7, perdendo a camisola amarela ao compatriota espanhol Luis Leon Sánchez. Contador e sua equipe Astana depois culpou o colapso no Contador comer inadequadamente, deixando-o sem energia para perseguir ataques. Contador terminou em quarto lugar no geral. Contador continuou sua construção até o Tour by correndo o Dauphine Libere. Ele colocou em um forte desempenho de julgamento o tempo de abertura e ficou em contato com o líder da corrida Cadel Evans sobre o julgamento de tempo mais longo. No entanto, a forte passeio do compatriota Alejandro Valverde até o Ventoux distanciou Contador e ele montou para ajudar Valverde tirar a camisola amarela ao terminar confortavelmente em terceiro lugar geral.

Um homem em roupas amarelas, com um capacete amarelo e handgloves amarelo, andar de bicicleta. Logo atrás dele está um outro ciclista, na roupa azul.
Contador vestindo a camisa amarela no Fase Champs-Élysées do 2009 Tour de France.

Em 26 de Junho de 2009, Contador competiu no Time Trial do Campeonato Nacional de Espanha. Ele afirmou que ele entrou na corrida, a fim de ganhar mais experiência em sua nova moto Trek TT, mas ele saiu com uma vitória convincente sobre Luis León Sánchez, o atual campeão, vencendo por 37 segundos. Este é seu primeiro campeonato nacional como um profissional.

Contador venceu Stage 15 da Tour de France 2009 por solando para a linha de chegada mais de um minuto à frente da maioria dos seus concorrentes mais próximos de GC, e com isso assumiu a camisa amarela de líder geral de classificação. Ele, então, ampliou sua vantagem sobre Stage 17, depois de terminar em segundo em uma separatista de três pilotos com o mesmo tempo que o vencedor da etapa, e, em seguida, no dia seguinte, ele ganhou o julgamento segundo tempo, aumentando sua vantagem global de mais de quatro minutos.

Contador venceu seu segundo Tour de France em 26 de julho de 2009, com uma margem de vitória de 4'11 "sobre Andy Schleck. Ele terminou 5'24 "à frente de Lance Armstrong , que terminou em terceiro em seu retorno para o Tour depois de uma ausência de quatro anos. Contador venceu os quatro últimos Corridas de Grande Turismo que ele entrou. Durante a celebração no pódio, os organizadores da Volta jogado indevidamente o Danish National Anthem em vez do Real espanhola março. No rescaldo da turnê, Contador e Armstrong envolvido em uma guerra de palavras, com Contador citado como tendo dito que, embora Armstrong "é um grande piloto e [..] fez um grande tour [mas] em um nível pessoal [. .] Eu nunca o admirava e nunca será ", e Armstrong responder que" um campeão também é medida de quanto ele respeita seus companheiros de equipe e adversários. " O sniping causado outros, como o diretor do Tour, a se perguntar "o que teria sido gostaria de ter tido Contador e Armstrong em equipes diferentes."

Em 31 de julho, o agente de Contador (que também é seu irmão) anunciou que Contador havia recusado uma oferta para ficar com Astana sob um novo contrato de quatro anos porque ele tinha me senti tão desconfortável que está sendo travado entre os proprietários Cazaquistão da equipe em um lado Bruyneel e, por outro, e ele estava esperando para deixar Astana no final do ano, embora o seu contrato não expira até o final de 2010. No entanto, em 11 de agosto, Contador do companheiro de equipe e amigo íntimo Sérgio Paulinho aceitou um contrato de dois anos com Team RadioShack, indicando que Contador pode não ser capaz de deixar Astana tão facilmente como ele e seu agente desejavam. Isto foi confirmado em 15 de agosto, quando um porta-voz para os patrocinadores de Cazaquistão Astana disse que tinham a intenção de patrocinar a equipe Astana na UCI ProTour até 2013 e que tinham a intenção de fazer cumprir o último ano do contrato de Contador com Astana em 2010.

Temporada de 2010

Um homem em roupas amarelas. No fundo as pessoas estão assistindo.
Contador vestindo a camisa amarela durante a fase 17 do Tour de France 2010. Mais tarde ele foi despojado deste título.

Em 21 de fevereiro, Contador venceu sua primeira corrida da temporada, o Volta ao Algarve, ao vencer a sua etapa rainha e terminando em segundo no contra-relógio final. Devido aos novos regulamentos da UCI relativas ao cone do nariz de bicicletas de contra-relógio, Contador não usou seu Shiv bicicleta de contra-relógio, e em vez disso usou o tempo Especializada bike trial vermelho padrão. Em 14 de março, Contador venceu o seu segundo Paris-Nice, terminando à frente de outros favoritos como pré-corrida Alejandro Valverde e Luis León Sánchez. Seu principal ataque veio no acabamento topo da montanha para Mende, onde ele cruzou a linha de chegada sozinho e com sucesso garantido a camisa amarela. Contador também competiu em e concluiu que a Criterium Internacional com um segundo lugar no contra-relógio final, apenas 2 segundos atrás de vencedor da etapa David Millar, enquanto Pierrick Fédrigo defendeu com sucesso o maillot jaune contra rivais como a Cadel Evans e Samuel Sánchez.

Contador foi um favorito entrando na Tour de France 2010, juntamente com o Team Saxo Bank Andy Schleck. On Stage 15 Schleck foi líder da corrida e pressionando o ritmo ao longo subida final do dia de Port de Bales, quando ele jogou seu cadeia. Contador e Denis Menchov imediatamente mudou-se para a frente e atacou, pressionando a vantagem sobre a crista da subida e todo o caminho de volta para baixo em Bagneres-de-Luchon. Eles foram auxiliados por Sammy Sanchez e dois outros fazendo um grupo de cinco pilotos. Schleck perseguido duro, mas não tinha outros pilotos para ajudar a preencher a lacuna. No final do estágio, ele tinha perdido a camisola amarela e 39 segundos para Contador. Contador, que agora tinha um período de oito segundos de vantagem na corrida, se reuniu com uma recepção mista como ele recebeu a camisa amarela no pódio no final da etapa. É uma ocorrência incomum na Volta para o novo líder da corrida para ser atendidas com assobios e chamadas de gato como ele é dado a camisola amarela. Os Camisola amarela mudança ombros fez uma grande diferença no restante da corrida, por agora o ônus estava em Schleck para atacar Contador, e não o contrário.

Jered Gruber, escrevendo para Velo Nation, argumentou que Contador era certo para o ataque, defendê-lo na base de que Schleck não esperou por Contador, quando ele foi adiado por trás de um acidente nos paralelepípedos no estágio 3 e perdeu 1 '13 "para Schleck, um acidente que custou Schleck a ajuda de seu melhor aliado na turnê, seu irmão Frank Schleck. Mas é claro que era no início da corrida e nenhum cavaleiro tinha a camisola amarela na época. Corrida comentarista Paul Sherwen pensei que o ataque em má forma, enquanto seu co-commentor Phil Liggett não pensou. Schleck disse que considerou as ações de Contador ser antidesportivo. Horas após a conclusão do estágio, Contador expressou um pedido de desculpas por seu comportamento em seu canal no YouTube. Cinco dias depois, no contra-relógio estágio 19, Contador venceu Schleck novamente, levando 31 segundo dele. Contador passou a ganhar o Tour de France pela terceira vez com uma vantagem de 39 segundos sobre Andy Schleck, a quantidade exata de tempo que ele havia tomado a Schleck on Stage 15. Contador tornou-se o sétimo piloto a vencer um Tour de France sem vencer um palco.

Contador assinou um contrato de dois anos com Saxo Bank-SunGard para a temporada de 2011, a andar sob o gerente da equipe Bjarne Riis, que revelou que ele gostaria Contador tentar vencer todos os três Grand Tours em uma temporada, um feito nunca antes alcançado. Agente e irmão Fran Contador depois rebateu a afirmação dizendo que era "apenas um sonho". Dentro de duas semanas, três dos companheiros de equipe de Contador espanhóis assinaram para fazer a mesma transferência: Jesús Hernández, Daniel Navarro e Benjamín Noval.

Temporada 2011

Contador em maglia rosa em Milão comemora a vitória em 2011 Giro d'Italia. Mais tarde ele foi despojado deste título.

Em meio à controvérsia clenbuterol, Contador conquistou sua primeira vitória na Vuelta a Murcia. Ele venceu a classificação geral, bem como duas vitórias de etapa no caminho para sua vitória. Mais tarde, no mês de março, Contador inscrito no Volta a Catalunya, onde reivindicou uma vitória na terceira etapa a Vallnord, mantendo sua vantagem até o final da corrida. Ele também ganhou o julgamento indivíduo tempo de Vuelta a Castilla y León.

Contador competiu no Giro d'Italia 2011, a sua primeira corrida de tempo no Giro desde sua vitória na 2008. Contador venceu a nona etapa em Monte Etna, a sua primeira vitória de etapa no Grand Tour italiano. Essa etapa deu-lhe a liderança geral no Giro, bem como a classificação por pontos. Ele também ganhou o 12,7 km (7,9 mi) montanha de contra-relógio para Nevegal. Em 29 de Maio, Contador passou a ganhar o corrida para o segundo tempo. Além de ganhar a classificação geral, Contador também venceu a classificação por pontos e terminou em segundo lugar na classificação Mountains.

Apesar do fato de que ele foi programado para aparecer antes do Tribunal de Arbitragem do Esporte no início de agosto, Contador anunciou no início de junho que iria competir no Tour de France 2011. O CAS tinha planejado para julgar o caso no início de junho, mas as datas foram empurrados de volta para o início de agosto. Contador teve como objetivo tornar-se o primeiro piloto a vencer tanto o Giro d'Italia eo Tour de France, no mesmo ano, uma vez Marco Pantani conseguiu a proeza em 1998.

Na fase de abertura Contador foi retardado por um acidente e perdeu mais de um minuto. Ele perdeu tempo adicional no contra-relógio equipe na Les Essarts, mas terminou em segundo lugar na quarta etapa até Mur-de-Bretagne. Contador sofreu quatro acidentes na abertura nove dias do Tour, uma lesão no joelho direito antes de enfrentar as etapas de montanha dos Pirinéus. Ele foi abandonado no quilômetro final no palco para Luz Ardiden e terminou dois segundo atrás Andy Schleck na parte superior do Plateau de Beille. No palco XVI ao Gap, Contador atacou na subida do Col de Manse, com Cadel Evans e Samuel Sánchez se juntar a ele na tomada de uma vantagem de tempo ao longo dos outros favoritos na classificação geral, incluindo mais de um minuto sobre Andy Schleck. Ele também era agressivo na próxima fase para Pinerolo, mas incapaz de ganhar tempo para os outros favoritos além Thomas Voeckler e Ivan Basso. Na fase de Col du Galibier ele perdeu tempo para os outros favoritos depois de Andy Schleck lançou um ataque a solo 60 km da chegada e Contador foi depois incapaz de acompanhar o ritmo estabelecido por Cadel Evans. Contador lançou um ataque no início da última etapa de montanha para Alpe d'Huez, atingindo o topo do Galibier com Andy Schleck, mas seu esforço não foi bem sucedida e eles foram capturados pelo resto dos principais candidatos na sequência da longa descida da montanha. Contador lançou outro ataque nos primeiros quilômetros de Alpe d'Huez, mas ele acabou sendo espancado até a vitória por Pierre Rolland com Samuel Sánchez segundo. Contador terminou em quinto na classificação geral, a 3 minutos 57 segundo atrás Cadel Evans, pondo fim a sua série de seis torneios consecutivos Vitórias Grand Tour.

Temporada 2012

Contador começou sua temporada com ainda nenhum veredicto no caso clenbuterol. Ele terminou em segundo lugar geral no Tour de San Luis e ele venceu ambos os acabamentos subidas. Ele só ficou aquém na fase de experimentação do tempo da corrida. Em 6 de fevereiro, ele foi destituído de estes primeiros resultados, bem como a Tour de France 2010 e Giro d'Italia 2011 vitórias e muitas outras vitórias. Ele também foi suspensa até 05 de agosto de 2012 e seu contrato com Equipa Saxo Bank foi anulado.

Em 8 de junho, foi anunciado que iria se juntar Contador da equipe Saxo Bank-Tinkoff Banco após a conclusão de sua proibição, assinando um contrato que vai mantê-lo com a equipe até o final da temporada de 2015. Depois de se completar a suspensão, Contador competiu no 2012 Eneco Tour como preparação para o Vuelta a España, onde terminou em quarto na classificação geral. Consequentemente, Contador foi nomeado líder da equipe Saxo Bank-Tinkoff Bank for o Vuelta a España. Contador atacou inúmeras vezes ao longo das montanhas nos primeiros dezesseis etapas da corrida, mas sem sucesso, uma vez que o líder da corrida Joaquim Rodríguez sempre combatida e terminou à frente dele. Isto provou dispendiosa uma vez que havia segundos de bónus atribuídos aos três primeiros pilotos de cada etapa: 12 segundo para primeiro, oito segundos para segundo e quatro segundo para o terceiro. Mesmo no etapa rainha da corrida, terminando no topo da Cuitu Negru e apresentando encostas com um declive superior a 20% próximo da linha, Rodriguez anulou os numerosos ataques de Contador e passou por ele até o fim. No entanto, sua sorte virou-se durante o fase XVII; ele atacou nessa última parte do palco e fez um esforço de solo até a subida final do dia depois de seu companheiro separatista Paolo Tiralongo de Astana foi descartado. Contador venceu a etapa de seis segundos sobre o primeiro grupo de perseguição e assumiu a liderança longe de Joaquim Rodríguez, que foi relegado para mais de dois minutos na classificação geral. Ele segurou a liderança durante corrida a última etapa de montanha líder no topo da Bola del Mondo, onde ele foi abandonado por Rodriguez e Alejandro Valverde ( Movistar Team), que ocupou o segundo lugar geral. Ele conseguiu limitar suas perdas e manter a liderança da corrida. No dia seguinte, Contador cruzou a linha de chegada em Madrid com a camisa de líder da corrida vermelho, ganhou a segunda vitória Vuelta de sua carreira.

Contador participou ao Campeonato Mundial, realizada em Valkenburg, tanto na corrida de estrada e contra-relógio. Ele tomou o nono lugar no esforço individual, depois de ter sido ultrapassado por eventual vencedor Tony Martin, que começou dois minutos atrás dele. Para a prova de estrada, Contador montou em apoio de seus companheiros espanhóis e terminou 53 segundo de atraso do vencedor, Belga Philippe Gilbert. Dias depois, Contador dirigiu-se para a Itália para participar do clássico do recém-ressuscitado Milano-Torino. Ele levou a vitória, acelerando na encosta final do dia à vista do banner "um quilómetro», soltando todos os contendores. Foi a primeira vez em sua carreira que ele ganhou uma corrida em um único dia, e ele dedicou o evento à memória de Victor Cabedo, um jovem ciclista profissional que morreu em um acidente de treinamento de uma semana antes.

Doping

Operação Puerto

Depois listas finais tinha sido apresentado para o Tour de France 2006, Contador e cinco outros membros da equipe Astana-Würth foram impedidos de competir devido a alegadas ligações com o Operación Puerto doping caso. Contador e quatro outros membros de sua equipe na época, Astana-Würth, foram finalmente inocentado de todas as acusações em 26 de Julho de 2006 pelos tribunais espanhóis e, mais tarde dois dos cinco (incluindo Contador) foram apuradas pela UCI. Cada um recebeu um documento por escrito assinado por Manuel Sánchez Martín, secretário da corte espanhola, afirmando que "não há qualquer tipo de acusações contra eles nem tenham sido adoptadas há qualquer tipo de ação legal contra eles."

Em maio de 2006, um documento do resumo da investigação (Documento 31) foi lançado. Nele, iniciais de Contador (AC) foram associados com uma nota escrita à mão ditado, "Nada o igual a JJ" (espanhol para "Nada ou como JJ"). JJ eram as iniciais de Jörg Jaksche, que mais tarde admitiu ser culpado de doping sanguíneo preparado pelo médico espanhol Eufemiano Fuentes em 2005. Contador foi interrogado em dezembro de 2006 pelo magistrado encarregado do arquivo de Puerto. O piloto declarou ao juiz Antonio Serrano que ele não sabia Eufemiano Fuentes pessoalmente. De acordo com o diário francês Le Monde, ele se recusou, em seguida, submeter-se a um Teste de DNA que teriam julgado se ele tinha ou não qualquer ligação com as bolsas de sangue que foram encontrados na investigação.

Em 28 de Julho de 2007, Le Monde, citando o que ele dizia ser um processo de inquérito a que teve acesso, afirmou que o nome de Contador apareceu em vários documentos encontrados durante Operación Puerto. A segunda referência inclui iniciais dos nomes dos pilotos que apareceram em outro documento de treinamento, embora nenhuma dessas duas referências poderia estar ligado a práticas de dopagem.

Em 30 de Julho de 2007, especialista em doping Alemão Werner Franke acusado Contador de ter drogas tomadas no passado e sendo prescrito um regime de doping por Fuentes, que estava conectado com Operación Puerto. Ele passou suas alegações às autoridades alemãs, em 31 de Julho de 2007. Contador negou as acusações, dizendo: "Eu estava no time errado na hora errada e de alguma forma o meu nome ficou entre os documentos." Em 10 de agosto, Contador se declarou publicamente ser um piloto limpo diante de suspeitas sobre suas supostas ligações com o anel Operación Puerto doping sanguíneo.

2009 Verbier subida

Durante o Tour de France 2009, o ex-campeão do Tour Greg LeMond escreveu uma coluna para Le Monde no qual ele observou que o tempo de Contador up Verbier foi a subida mais rápida na história do Tour, que LeMond afirmou exigiria um nível de transporte de oxigênio ( VO 2) "que nunca foi alcançada por qualquer atleta em qualquer esporte", e exigiu que Contador provar que ele era capaz de que o nível de capacidade aeróbica "sem cair de volta para o uso de desempenho reforço produtos." Numa conferência de imprensa mais tarde naquele dia, Contador recusou-se a responder a perguntas sobre o artigo. Posteriormente, outros especialistas discordam com os cálculos no artigo de LeMond, que foram feitas pelo professor de fisiologia francês Antoine Vayer, que era um treinador para o Festina equipe de ciclismo até o Festina assunto em 1998. Dois fisiologistas alegou suposições de Vayer exagerar o nível necessário de transporte de oxigênio, e que o nível Contador necessário, enquanto "ainda bastante elevado", "não é tão alto que você pode definitivamente afirmar que só pode ser alcançado através de doping . " Um terceiro, que observou que Vayer é o principal especialista neste campo e "mais do que ninguém, sabe como olhar para uma subida no contexto", no entanto, também questionou pressupostos de Vayer.

Tour de France 2010

Em setembro de 2010, Contador revelou que uma amostra de urina que tinha dado em 21 de julho, um dia de descanso no 2010 vestígios Tour de France, havia constantes de clenbuterol. Ele afirmou, devido ao número de outros testes que passaram e que apenas uma pequena quantidade da substância foi detectada naquele que ele falhou, que a contaminação dos alimentos foi a culpa. Acrescentando credibilidade à explicação, médico anti-doping Don Catlin disse que os contaminantes encontrados nos suplementos alimentares, clenbuterol é um dos mais comuns. No entanto, quando perguntado se era plausível que Contador havia ingerido o clenbuterol através da contaminação, Catlin disse que "sem saber qual é o nível em sua amostra é, é impossível dizer." Contador afirmou que ele é a vítima, e ele pode "manter a cabeça alta" e que ele acha que não deve ser punido. Várias pessoas relacionadas ao esporte defendeu Contador dizendo que há pouco benefício de usar a droga nas quantidades que foram descobertos e que ninguém iria intencionalmente tomar uma substância tão facilmente detectável.

Tem havido algum cepticismo da afirmação de que Contador carne contaminada foi a culpa. Em 2008 e 2009, apenas uma amostra dos animais deu positivo para clenbuterol fora de 83.203 amostras de animais testadas pelos países membros da UE. Fora de 19.431 testes em animais em Espanha durante o mesmo período, não houve amostras que deram positivo para clenbuterol. Amostra de urina de Contador, tomada durante o dia antes de sua amostra positiva clenbuterol, foi relatado para conter resíduos de plástico, indicando possível doping sanguíneo, mas o teste não é reconhecido pela Agência Mundial Anti-Doping, então haverá cobrança em relação a esta conclusão foram trazidos. A teoria tem circulado de que o doping sanguíneo poderia explicar os vestígios ínfimos se o clenbuterol foi introduzido através de uma transfusão de sangue contaminado já, em vez de ingestão ou injeção.

A UCI emitiu um comunicado informando que a concentração foi de 50 picogramas por mililitro, e que esta era 400 vezes abaixo dos padrões mínimos de capacidade de detecção exigidos pela WADA, e que mais investigação científica seria necessário. Contador foi suspenso provisoriamente da competição, embora isso não teve efeito de curto prazo como ele já tinha terminado o seu programa de corridas para a temporada 2010. Contador tinha sido informado dos resultados ao longo de um mês antes, em 24 de agosto. Mais tarde, o montante descoberto foi esclarecido como 40 vezes abaixo dos padrões mínimos, em vez dos 400 vezes inicialmente relatados pela UCI. Conselheiro científico do Contador alegou que ele teria precisado de 180 vezes a quantidade detectada de ganhar algum benefício em seu desempenho.

No final de janeiro de 2011, a Federação de Ciclismo Espanhola ( RFEC) propôs uma suspensão de um ano, mas posteriormente aceitou o apelo de Contador e limpou-o de todas as acusações. Contador voltou a competir em fevereiro na Volta ao Algarve, uma corrida que ele ganhou em 2009 e 2010. A UCI ea Agência Mundial Antidoping cada recorreu da decisão RFEC de forma independente para o Tribunal Arbitral do Desporto, em março de 2011, mas permaneceu Contador livre para montar até o CAS fez a sua decisão. A audiência com CAS foi inicialmente prevista para Junho, mas na sequência de uma prorrogação solicitada pela equipe legal de Contador, ela foi reajustada para agosto, na semana seguinte ao Tour de France 2011, e mais tarde adiado novamente, até novembro de 2011, com o resultado a ser dada em 2012. A decisão em 6 de fevereiro de 2012 foi que Contador perdeu o Tour de France título de 2010, e seus resultados desde que a raça, incluindo a vitória no Giro d'Italia 2011 e quinto lugar no Tour de France 2011, foram anulados, e ele foi suspenso até Agosto de 2012. No dia seguinte, em uma conferência de imprensa, o seu contrato com o Team Saxo Bank foi anulado.

Principais realizações

2003
1ª Fase 8 (ITT)Tour de Pologne
2004
1º montanhas classificaçãoVuelta a Aragón
2005
1ª Fase 5Tour Down Under
1º classificação geralsetmana Catalã de Ciclisme
Primeira classificação combinação
1ª Fase 3
3 classificação geralPosto do País Basco
Classificação 1 pontos
1ª Fase 5b (ITT)
4 classificação geralTour de Romandie
1ª Fase 4
2006
1ª Fase 8Tour de Suisse
Segundo classificação geralTour de Romandie
1ª Fase 3
2007
1ª Fase 4Volta a la Comunitat Valenciana
1º classificação geralVuelta a Castilla y León
Primeira classificação combinação
Primeira classificação piloto espanhol
1ª Fase 4
1º classificação geralParis-Nice
Primeira classificação piloto jovem
1 Estágios 4 e 7
1 Yellow.svg Jersey classificação geral Tour de France
1 Jersey white.svgclassificação piloto jovem
1ª Fase 14
2008
1º classificação geralVuelta a Castilla y León
Primeira classificação combinação
Primeira classificação piloto espanhol
1 Fases 1 (ITT) e 4
1ª geral de classificaçãotour do País Basco
1 Fases 1 e 6 (ITT)
1 Jersey pink.svgclassificação geraldo Giro d'Italia
1 Jersey red.svgclassificação geralVuelta a España
1 Jersey white.svgclassificação combinação
1 Etapas 13 e 14
4 individuais Time TrialJogos Olímpicos de Pequim
2009
1º classificação geralVolta ao Algarve
1ª Fase 4 (ITT)
1ª geral de classificaçãotour do País Basco
1 Etapas 3 e 6 (ITT)
1ª posiçãoNACIONAL Time Trial Campeonato
1 Jersey yellow.svgclassificação geral Tour de France
1 4 Estágios (TTT), 15 e 18 (ITT)
3 classificação geralDauphine Libere
4 classificação geralParis-Nice
Primeiro, as fases 1 (ITT) e 6
2010
1º classificação geralVolta ao Algarve
1ª Fase 3
1º classificação geralParis-Nice
1ª Fase 4
1º classificação geralVuelta a Castilla y León
Primeira classificação combinação
Primeira classificação piloto espanhol
1ª Fase 4 (ITT)
Segundo classificação geralCritérium du Dauphiné
Primeira classificação pontos Winner
1º Prologue (ITT) & Stage 6
3 La Flèche Wallonne
2012
1 Milano-Torino
1 Jersey red.svgclassificação geralVuelta a España
1ª Fase 17
4 classificação geralEneco turismo
2013
2 º lugar geral de classificaçãoTour of Oman
3 classificação geralTirreno-Adriatico
1 Jersey red.svgaponta classificação
3 Klasika Primavera
4 classificação geralTour de San Luis
1ª Fase 6
5 classificação geralPosto do País Basco

Grand Tours geral resultados da classificação cronograma

Grand Tour 2005 2006 2007 2008 2009 2010 2011 2012
Pink jersey Giro d'Italia - - - 1 - - Vazio -
Yellow jersey Tour de France 30 - 1 - 1 DSQVazio -
golden jersey Vuelta a España - - - 1 - - - 1
Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Alberto_Contador&oldid=551799707 "