Conteúdo verificado

Alex Ferguson

Assuntos relacionados: Esportes

Sobre este escolas selecção Wikipedia

Arranjar uma seleção Wikipedia para as escolas no mundo em desenvolvimento sem internet foi uma iniciativa da SOS Children. patrocínio SOS Criança é legal!

Sir Alex Ferguson
Alex Ferguson.jpg
Informações pessoais
Nome completo Sir Alexander Chapman Ferguson
Data de nascimento (1941/12/31) 31 de dezembro de 1941
Naturalidade Glasgow , Escócia
Jogando a posição Para a frente
Informação do clube
Clube atual Manchester United (gerente)
Clubes profissionais *
Anos Equipe Aplicativos (Gls)
1957-1960 Parque da Rainha 31 (15)
1960-1964 St. Johnstone 37 (19)
1964-1967 Dunfermline Athletic 89 (66)
1967-1969 Rangers 41 (25)
1969-1973 Falkirk 95 (36)
1973-1974 Ayr United 24 (9)
Total 317 (170)
Seleção
1967 Scottish League XI 2 (1)
1967 Scotland XI 7 (9)
Equipes gestão
1974 East Stirlingshire
1974-1978 St. Mirren
1978-1986 Aberdeen
1985-1986 Escócia
1986-2013 Manchester United
* Presenças e golos contam apenas partidas do campeonato nacional de clubes Senior.
† Aparências (objetivos).

Sir Alexander Chapman "Alex" Ferguson, CBE (nascido em 31 de dezembro de 1941) é um escocês gerente de futebol e ex- jogador que conseguiu Manchester United desde 1986. Seu tempo no clube levou a Ferguson sendo um dos gestores mais admirados e respeitados na história do jogo.

Ferguson gestão East Stirlingshire e St. Mirren antes de um período de grande sucesso como gerente de Aberdeen. Depois de conseguir brevemente Scotland após a morte de Jock Stein, ele foi nomeado gerente do Manchester United em Novembro de 1986.

Ferguson é o gerente de serviço mais longa do Manchester United , ultrapassando O recorde de Sir Matt Busby, em 19 de Dezembro de 2010, eo que serve mais longa de todas gerentes atual League. Ele ganhou muitos prêmios e detém muitos recordes que incluem vencer Gestor do Ano na maioria das vezes na história do futebol britânico. Em 2008, ele se tornou o terceiro manager britânico a conquistar o Taça da Europa em mais de uma ocasião. Ele foi nomeado cavaleiro em 1999 por seus serviços ao jogo e também detém o Liberdade da Cidade de Aberdeen.

Em 8 de Maio de 2013, Ferguson anunciou sua aposentadoria como treinador do Manchester United. Durante seus 26 anos no clube, ele ganhou 38 troféus, incluindo 13 da Premier League títulos e da UEFA Champions League duas vezes.

Infância

Nascido para Alexander Beaton Ferguson, ajudante de chapeador na indústria de construção naval, e sua esposa, a ex-Elizabeth Hardie, Alex Ferguson nasceu em casa de sua avó em Shieldhall Road, Govan, em 31 de dezembro de 1941, mas cresceu em um cortiço a 667 Govan Road, que já foi demolida, onde viveu com seus pais, assim como seu irmão mais novo Martin.

Ele freqüentou Broomloan Estrada Escola Primária e, mais tarde Govan da Escola Secundária, e apoiada Rangers .

Jogando a carreira

Playing carreira de Ferguson começou como um amador com Parque da Rainha, onde ele fez sua estréia como O atacante envelhecido 16. Ele descreveu sua primeira partida como um "pesadelo", mas marcou o golo do parque da rainha em uma derrota por 2-1 contra Stranraer. Talvez o seu jogo mais notável para Parque da Rainha foi a derrota por 7-1 fora de Queen of the South em Boxing Day 1959, quando o ex-internacional inglês Ivor Broadis marcou quatro da Rainha das metas do Sul. Ferguson foi goleador Parque da Rainha solitário de.

Apesar de ter marcado 20 gols em seus 31 jogos para o parque da rainha, ele não poderia comandar um lugar regular no lado e se mudou para St. Johnstone em 1960. Embora ele continuou a marcar regularmente em St. Johnstone, ele ainda não foi capaz de comandar um lugar regular e transferências regularmente solicitados. Ferguson estava fora de favor no clube e ele mesmo considerado emigrar para o Canadá, no entanto fracasso de St. Johnstone para assinar um atacante levou o gerente para selecionar Ferguson para a partida contra o Rangers, em que ele marcou um hat-trick na vitória surpresa. Dunfermline o contratou no verão seguinte (1964), e Ferguson tornou-se um jogador de futebol profissional a tempo inteiro.

Na época seguinte (1964-1965), Dunfermline foram fortes challengers para a Liga Escocesa e chegou a final da Copa do escocês, mas Ferguson foi descartado para a final depois de um mau desempenho em um jogo da liga contra St. Johnstone. Dunfermline perdeu a final por 3-2 para o Celtic, em seguida, não conseguiu ganhar a Liga por um ponto. A temporada 1965-1966 viu Ferguson entalhe até 45 golos em 51 jogos para Dunfermline. Juntamente com Joe McBride do Celtic, ele foi o melhor marcador no Scottish League com 31 gols.

Ele então se juntou Rangers por R $ 65.000, em seguida, uma taxa recorde para uma transferência entre dois clubes escoceses. Ele foi responsabilizado por um objetivo que sofreu no 1969 Scottish Cup Final, em uma partida em que ele foi designado para marcar Celtic capitão, Billy McNeill, e posteriormente foi forçado a jogar para a equipa júnior do clube em vez de para a primeira equipe. De acordo com seu irmão, Ferguson estava tão perturbado pela experiência que ele jogou medalha de seus perdedores de distância. Houve alegações de que ele sofreu discriminação no Rangers depois de seu casamento com um católico, Cathy Segurar, mas o próprio Ferguson deixa claro em sua autobiografia que o Rangers sabia de sua esposa religião quando ele se juntou ao clube e que ele deixou o clube com muita relutância, devido à queda-out do seu alegado erro copo final.

O mês de outubro seguinte, Nottingham Forest queria assinar Ferguson, mas sua esposa não estava interessado em mudar para a Inglaterra naquela época então ele foi para Falkirk vez. Ele foi promovido a treinador-jogador lá, mas quando John Prentice tornou-se gerente tirou responsabilidades de coaching de Ferguson. Ferguson respondeu solicitando uma transferência e se mudou para Ayr United, onde terminou a carreira de jogador em 1974.

Início de carreira gerencial

East Stirlingshire

Em Junho de 1974, Ferguson foi nomeado gerente de East Stirlingshire, no relativamente jovem idade de 32. Foi um trabalho a tempo parcial que paga £ 40 por semana, eo clube não tinha um único guarda-redes no momento. Ele ganhou uma reputação como um disciplinador

No outubro seguinte, Ferguson foi convidado para gerenciar St. Mirren. Enquanto eles estavam abaixo East Stirlingshire na liga, eles foram um grande clube e, embora Ferguson sentiu um grau de lealdade para East Stirlingshire, ele decidiu juntar- St. Mirren depois de tomar o conselho de Jock Stein.

St. Mirren

Ferguson foi gerente de St. Mirren, de 1974 até 1978, produzindo uma transformação notável de uma equipe na metade inferior da velha Segunda Divisão assistido por multidões de pouco mais de 1000, para Campeões da Primeira Divisão em 1977, descobrindo talentos como Billy Stark, Tony Fitzpatrick, Lex Richardson, Frank McGarvey, Bobby Reid e Peter Weir durante a reprodução de excelente futebol de ataque. A média de idade da equipe vencedora liga tinha 19 anos e o capitão, Fitzpatrick, foi de 20.

St. Mirren tem a distinção de ser o único clube que nunca para saquear Ferguson. Ele alegou despedimento abusivo contra o clube em um tribunal industrial, mas perdeu e foi dada nenhuma autorização para interpor recurso. De acordo com um Billy Adams Domingo artigo Herald em 30 de Maio de 1999, a versão oficial é que Ferguson foi saqueada por várias quebras de contrato, incluindo pagamentos não autorizados para players. Ele foi acusado de contra-intimidante comportamento em relação a sua secretária do escritório, porque ele queria que os jogadores para obter algumas despesas isentas de impostos. Ele não falou com ela por seis semanas, confiscaram as chaves e comunicada somente através de um assistente de 17 anos de idade. O tribunal concluiu que Ferguson foi "particularmente mesquinho" e "imaturos". Alegou-se durante a tribunal pelo presidente St. Mirren, Willie Todd, que Ferguson "não tinha capacidade gerencial".

Em 31 de maio de 2008, The Guardian publicou uma entrevista com Todd (então com idades entre 87), que tinha demitido Ferguson todos aqueles anos antes. Ele explicou que a razão fundamental para a demissão foi uma quebra de contrato relativo a Ferguson ter concordado em se juntar Aberdeen. Ferguson disse ao jornalista Jim Rodger do Daily Mirror que tinha pedido pelo menos um membro da equipe para ir para Aberdeen com ele. Ele também disse a equipe St. Mirren ele estava saindo. Todd lamentou sobre o que aconteceu, mas culpou Aberdeen para não se aproximando de seu clube para discutir a compensação.

Aberdeen

1970 final

Ferguson se juntou Aberdeen como gerente em junho de 1978, em substituição Billy McNeill, que só tinha conseguido o clube por uma temporada, antes que ele foi oferecida a oportunidade de gerir Celtic . Embora Aberdeen foram um dos principais clubes da Escócia tinham ganho o campeonato apenas uma vez, em 1955, com Dave Halliday. A equipe estava jogando bem, no entanto, e não tinha perdido um jogo do campeonato desde a dezembro do ano anterior, tendo terminado em segundo na liga na temporada anterior. Ferguson agora tinha sido um gerente por quatro anos, mas ainda não era muito mais velho do que alguns dos jogadores e tinha dificuldade para ganhar o respeito de alguns dos mais velhos, tais como Joe Harper. A temporada não foi especialmente bem, com Aberdeen alcançar a semi-final do Copa da Escócia e da Taça da Liga Escocesa Final, mas perder os dois jogos e terminando em quarto na liga.

Aberdeen também perdeu a 1979-1980 Scottish League Cup Final, desta vez para Dundee United após um replay. Ferguson assumiu a culpa pela derrota, dizendo que ele deveria ter feito alterações no time para o replay.

1980 e talheres

Aberdeen tinha começado a temporada mal, mas sua forma melhorou dramaticamente no ano novo e eles ganharam o campeonato escocês que temporada com uma vitória por 5-0 no último dia. Foi a primeira vez em 15 anos que o campeonato não tinha sido ganho por qualquer Rangers ou Celtic . Ferguson agora sentia que tinha o respeito de seus jogadores, mais tarde dizendo "Essa foi a realização que nos uniu. Eu finalmente tive os jogadores acreditarem em mim".

Ele ainda era um disciplinador severo, porém, e os seus jogadores apelidaram Furious Fergie. Ele multou um de seus jogadores, John Hewitt, para ultrapassá-lo na via pública, e chutou uma urna de chá para os jogadores no intervalo, após um primeiro semestre fraco. Ele estava insatisfeito com a atmosfera em Aberdeen partidas, e deliberadamente criado um " cerco mentalidade ", acusando a mídia escocesa de ser tendencioso em direção aos clubes de Glasgow, a fim de motivar a equipe. A equipe continuou seu sucesso com uma vitória Scottish Cup em 1982. Ferguson foi oferecido o trabalho dos gestores em Wolves, mas transformou-o para baixo como ele sentiu que os lobos estavam em apuros e "[sua] ambições em Aberdeen foram nem metade cumprido".

Sucesso europeu

Ferguson levou Aberdeen para um sucesso ainda maior na época seguinte (1982-1983). Eles se classificou para a Copa do Vencedores de Copas da Europa como resultado de vencer a Taça da Escócia na temporada anterior, e impressionante nocauteado Bayern de Munique, que havia vencido o Tottenham Hotspur 4-1 na rodada anterior. Conforme Willie Miller, este deu-lhes a confiança para acreditar que eles poderiam passar a ganhar a competição, o que fizeram, com uma vitória por 2-1 sobre o Real Madrid na final em 11 de Maio de 1983. Aberdeen se tornou apenas o terceiro time escocês a vencer um troféu europeu e Ferguson sentiu agora que "ele tinha feito algo de valor com sua vida". Aberdeen também tinha um bom desempenho na liga nessa temporada, e manteve a Taça da Escócia com uma vitória por 1-0 sobre o Rangers, mas Ferguson não estava feliz com o jogo do seu time em que jogo e perturbar os jogadores descrevendo deles como um "desempenho vergonhoso" em uma entrevista à televisão após a partida, uma declaração que ele mais tarde recolhido.

Depois de um início sub-standard para o 1983-1984 temporada, forma de Aberdeen melhorou ea equipe venceu o escocês campeonato e manteve a Taça da Escócia. Ferguson foi nomeado um oficial da Ordem do Império Britânico (OBE) na lista de honras 1984, e foi oferecido empregos dos gestores no Rangers, Arsenal e Tottenham Hotspur durante a temporada. Aberdeen retiveram seu título da liga na temporada 1984-85, mas teve uma temporada decepcionante em 1985-86, terminando em quarto no campeonato, embora eles fizeram ganhar as duas copas domésticas. Ferguson tinha sido nomeado para a diretoria do clube de diretores no início de 1986, mas que de abril, ele disse Dick Donald, o seu presidente, que tinha a intenção de deixar que o verão.

Ferguson tinha sido parte da comissão técnica para o lado nacional escocesa durante a qualificação para o 1986 Copa do Mundo, mas gerente Jock Stein tinha desmaiou e morreu em 10 de setembro 1985 - no final do jogo em que Scotland qualificado de seu grupo para um play-off contra Austrália. Ferguson prontamente concordou em assumir o comando da seleção nacional escocês contra os australianos e, posteriormente, na Copa do Mundo. Para lhe permitir cumprir as suas obrigações internacionais ele nomeados Archie Knox como seu co-manager em Aberdeen. No entanto, após Escócia não conseguiu progredir passado a fase de grupos da Copa do Mundo, Ferguson deixou o cargo de gerente da equipe nacional em 15 de Junho de 1986.

Em torno deste tempo, o Tottenham Hotspur ofereceu Ferguson a chance de assumir a partir de Peter Shreeves como gerente, mas ele rejeitou esta oferta eo trabalho foi a Luton Town de David Pleat vez. Houve também uma oferta para substituir Ferguson Don Howe como treinador do Arsenal, mas ele rejeitou esta oferta, bem como, e colega escocês George Graham assumiu o posto em seu lugar. Naquele verão, tinha havido especulações de que ele tomaria o lugar de Ron Atkinson no Manchester United , que caiu para o quarto lugar no vôo Inglês top após um início vitorioso dez jogos tinha feito glória do título parece inevitável.

Não era a primeira vez que Ferguson tinha sido associada com uma mudança para Inglaterra. Em fevereiro de 1982, Wolverhampton Wanderers se aproximou dele sobre ter sucesso John Barnwell como gerente de como eles estavam indo para o rebaixamento da Primeira Divisão. Ele rejeitou esta oferta, talvez preocupados com a estabilidade financeira do clube, como eram mais de R $ 2 milhões em dívida no momento e evitou sair do negócio. No final do 1984-1985 temporada, foi relatado que Ferguson estava sendo considerado para o Liverpool O trabalho do gerente após a aposentadoria de Joe Fagan foi anunciado, mas o trabalho foi rapidamente aceito pelo atacante do Liverpool Kenny Dalglish.

No final do 1985-1986 temporada, tanto Arsenal e Tottenham Hotspur tinha se aproximou dele sobre como se tornar seu novo gerente, mas ele rejeitou as ofertas de ambos Clubes norte de Londres.

Ferguson também tinha sido abordado para o Rangers trabalho em outubro de 1983, mas também rejeitou esta oferta.

Embora Ferguson manteve-se em Aberdeen durante o verão, ele acabou por se juntar Manchester United quando Atkinson foi demitido em novembro de 1986.

Gerenciando Manchester United

Nomeação e primeiros anos

No Ferguson foi nomeado gerente Old Trafford, em 6 de Novembro de 1986. Ele foi inicialmente preocupado que muitos dos jogadores, tais como Norman Whiteside, Paul McGrath e Bryan Robson estavam bebendo muito e estava "deprimido" pelo seu nível de fitness, mas ele conseguiu aumentar a disciplina dos jogadores e United subiu à mesa para terminar a temporada em 11º lugar, depois de ter sido 21º (penúltimo lugar), quando ele assumiu.

Seu primeiro jogo no cargo foi uma derrota por 2-0 em underdogs Oxford United em 8 de novembro, seguido, sete dias depois por um empate sem gols com o recém-promovido Norwich City, e, em seguida, sua primeira vitória (1-0 em casa para QPR) em 22 de novembro. Resultados vindo a melhorar como a estação continuou, e no momento em que registrou o que seria a sua única vitória fora da campanha da liga em challengers título e rivais mortais em Liverpool Boxing Day, ficou claro que a United estavam na estrada para a recuperação. 1987 começou com uma nota alta com uma vitória por 4-1 sobre o Newcastle United e United gradualmente reuniu na segunda metade da temporada, com derrotas relativamente ocasionais no caminho, e terminou em 11o na tabela final. A mãe de Ferguson, Elizabeth morreu de câncer de pulmão, com idades de 64, três semanas após a sua nomeação. Ferguson nomeado Archie Knox, seu assistente em Aberdeen, como seu assistente no Manchester United em 1986.

No 1987-1988 temporada, Ferguson fez várias grandes contratações, incluindo Steve Bruce, Viv Anderson, Brian McClair e Jim Leighton. Os novos jogadores fizeram uma grande contribuição para a equipa United, que terminou em segundo lugar, nove pontos atrás do Liverpool. No entanto, pontos de vantagem do Liverpool tinha sido de dois dígitos durante a maior parte da temporada e, enquanto o United tinha perdido apenas cinco jogos do campeonato durante toda a temporada, empatou 12 jogos e foi claramente ainda algum caminho a percorrer antes United poderia ser um jogo para o seu norte ocidental rivais.

United eram esperados para fazer bem quando Mark Hughes retornou ao clube dois anos depois de deixar para Barcelona, mas o 1988-1989 temporada foi uma decepção para eles, terminando décimo primeiro na liga e perdendo por 1-0 em casa ao Nottingham Forest na FA Cup Sexta Rodada. Eles haviam começado a temporada lentamente, indo em um prazo de nove winless jogo ao longo de outubro e novembro (com uma derrota e oito empates) antes de uma corrida de modo geral bons resultados levou ao terceiro lugar e à margem da luta pelo título de meados de Fevereiro. No entanto, uma outra série de resultados decepcionantes no último trimestre da temporada viu-los cair para baixo a mid tabela.

Durante a temporada, o United jogou em jogos amistosos contra a Equipe nacional bermudense e Somerset County Cricket Club como parte da excursão da equipe bermudense da Inglaterra. Na partida contra Somerset, tanto o próprio Ferguson e seu assistente, Archie Knox, entrou em campo, com Knox mesmo ficando na súmula. O jogo permanece apenas a aparência de Ferguson para o primeiro time do Manchester United.

Para o 1989-1990 temporada, Ferguson impulsionou ainda mais sua equipe, pagando grandes somas de dinheiro para os médios Neil Webb, Mike Phelan e Paul Ince, bem como defensor Gary Pallister e winger Danny Wallace. A temporada começou bem, com uma vitória por 4-1 sobre o atual campeão Arsenal no dia da abertura, mas a forma do United rapidamente azedou. Em setembro, o United sofreu uma humilhante derrota por 5-1 fora de casa contra ferozes rivais Manchester City. Ferguson descreveu mais tarde Dezembro de 1989, "o período mais negro [tinha] já sofreu no jogo", como United terminou a década apenas fora da zona de rebaixamento.

No entanto, Ferguson revelou mais tarde que o conselho de administração lhe tinha certeza de que eles não estavam considerando demiti-lo. Embora naturalmente desapontado com a falta de sucesso na liga, eles entenderam as razões para os resultados sub-padrão (ou seja, a ausência de vários jogadores importantes devido a lesão) e ficamos satisfeitos com a maneira que Ferguson tinha reorganizado coaching e scouting sistema do clube .

Na sequência de uma série de sete jogos sem vencer, o Manchester United foram atraídos para Nottingham Forest na terceira rodada da FA Cup . Floresta foram um bom desempenho nessa temporada e estavam em processo de ganhar a Taça da Liga pela segunda época consecutiva, e esperava-se que United perderia o jogo e Ferguson, por consequência, ser demitido, mas o United ganhou o jogo por 1-0, graças a um Mark Robins meta e, finalmente, chegou ao final. Esta vitória copo é frequentemente citado como o jogo que salvou Old Trafford carreira de Ferguson, embora desde então tem sido afirmado que o seu trabalho nunca foi em risco. United passou a ganhar a FA Cup, batendo Crystal Palace por 1-0, na final, o replay depois de um empate 3-3 no primeiro jogo, dando Ferguson o seu primeiro grande troféu como treinador do Manchester United. Fragilidades defensivas do United no primeiro jogo foram unilateralmente culpa de goleiro Jim Leighton, forçando Ferguson a largar o seu ex-jogador do Aberdeen e trazer Les Sealey.

O primeiro título da liga

Ferguson em 1992

Embora forma do United melhorou muito em 1990-1991, eles ainda eram inconsistentes e terminou em sexto. Houve alguns excelentes performances nessa temporada, incluindo um 6-2 demolição do Arsenal em Highbury, mas os resultados como uma perda precoce por 2-1 em recém-promovido Sunderland, um 4-0 setembro marteladas pelo Liverpool em Anfield, e uma derrota por 2-0 em casa por Everton no início de março (o jogo onde 17-year-old hot perspectiva Ryan Giggs fez sua estréia sênior) mostrou que o United ainda tinha algum caminho a percorrer.

Mesmo após a vitória final da FA Cup na temporada passada, alguns ainda tinha dúvidas sobre a capacidade de Ferguson para ter sucesso onde todos os outros gestores de uma vez Busby tinha falhado - para ganhar o título da liga. Eles foram vice-campeões no Taça da Liga, perdendo por 1-0 para Sheffield Wednesday. Eles também chegou à final do Taça das Taças Europeias ', batendo campeões espanhóis que da estação Barcelona 2-1. Após a partida, Ferguson prometeu que iria United ganhar o campeonato na temporada seguinte, e finalmente ele parecia ter conquistado o último de seus cépticos depois de quase cinco anos no cargo.

Durante o período de defeso 1991, assistente de Ferguson Archie Knox partiu para Glasgow Rangers para se tornar assistente Walter Smith, e Ferguson promoveu treinador da equipe juvenil Brian Kidd para o papel de assistente de gerente no lugar de Knox. Ele também fez duas grandes contratações - o guarda-redes Peter Schmeichel e defensor Paul Parker - para reforçar seu lado. Havia muita expectativa sobre o avanço do jovem Ryan Giggs, que havia jogado duas vezes e teve uma vez na campanha de 1990-1991, ea emergência antes de uma outra jovem extremo impressionante na forma de Lee Sharpe, que apesar de sua juventude tinha feito Ferguson se sentir capaz de resistir a mergulhar no mercado de transferências e comprar um novo jogador para assumir a partir do decepcionante Danny Wallace na ala esquerda. Ele também tinha adicionado o ucraniano Andrei Kanchelskis à direita, dando-lhe uma alternativa mais ofensiva para os médios com o pé direito mais velhos Mike Phelan e Bryan Robson.

O 1991-1992 temporada não correspondeu às expectativas de Ferguson e, nas palavras de Ferguson, "muitos na mídia sentiu que [seus] erros haviam contribuído para a miséria". United venceu o Taça da Liga e Super Cup pela primeira vez, mas perdeu o título da liga para os rivais Leeds United depois de liderar a tabela durante a maior parte da temporada. A escassez de gols e sendo realizada para sorteios por equipes tinham sido esperado para bater na segunda metade da campanha provou ser a ruína de um lado United que tinha realizado tão bem na primeira metade da temporada. Ferguson sentiu que seu fracasso em garantir a assinatura de Mick Harford de Luton Town custou United no campeonato, e que ele precisava de "uma dimensão extra" para a equipe se eles estavam a ganhar a liga na temporada seguinte.

Durante o período de defeso 1992, Ferguson foi em busca de um novo atacante. Ele primeiro tentou assinar Alan Shearer de Southampton, mas perdeu para o Blackburn Rovers. Ele também fez pelo menos uma aproximação para o Sheffield Wednesday atacante David Hirst, mas gerente Trevor Francis rejeitou todas as ofertas e que o jogador ficou onde estava. No final, ele pagou £ 1 milhão para 23-year-old Cambridge United atacante Dion Dublin - sua única grande contratação do verão.

Depois de um início lento para a 1992-93 temporada (eram 10 de 22 no início de novembro) parecia que iria United perder o título da liga (agora a Premier League ) mais uma vez. No entanto, após a compra do atacante francês Eric Cantona de Leeds United por £ 1,2 milhões, o futuro do Manchester United, ea posição de Ferguson como treinador, começou a olhar brilhante. Cantona formou uma forte parceria com Mark Hughes e disparou o clube ao topo da tabela, terminando 26 anos de espera do United para um Campeonato da Liga, e também tornando-o primeiro Premier League Campeões. United teve campeões acabados com uma margem de 10 pontos sobre o vice-campeão Aston Villa, cuja derrota por 1-0 em Oldham em 02 de maio de 1993 tinha dado United o título. Ferguson foi Gestor do Ano eleito pela Associação dos League Managers '.

Duas camas de casal

O 1993-1994 temporada trouxe mais sucesso. Ferguson acrescentou 22-year-old meio-campista do Nottingham Forest Roy Keane para as fileiras para uma taxa recorde britânico de £ 3.75million como um substituto a longo prazo para Bryan Robson, que estava chegando ao fim de sua carreira.

United levou tabela da Premier League 1993-1994 praticamente do início ao fim.

Ferguson foi o primeiro vencedor do Premier League Gerente da concessão do mês, introduzida para o início da temporada 1993-94, quando ele coletou o prêmio de Agosto de 1993.

Cantona foi o artilheiro com 25 gols em todas as competições, apesar de ser expulso duas vezes no espaço de cinco dias em março de 1994. United também chegou a Taça da Liga final, mas perdeu por 3-1 para o Aston Villa, gerido pelo antecessor de Ferguson, Ron Atkinson. No final da FA Cup, Manchester United conseguiu um impressionante 4-0 placar contra o Chelsea , ganhando seu segundo Ferguson League e da Taça de casal, seguindo seus títulos Scottish Premier Division e Scottish Cup com Aberdeen em 1984-85, embora a derrota final League Cup significava que ele ainda não tinha conseguido uma repetição dos agudos que tinha conseguido com Aberdeen em 1983.

Ferguson fez apenas uma assinatura close-temporada, prestando Blackburn Rovers R $ 1,2 milhões para David maio. Havia jornal relata que Ferguson também ia assinar altamente cotados atacante de 21 anos de idade Chris Sutton do Norwich City, mas o jogador dirigiu-se para o Blackburn Rovers em seu lugar.

1994-1995 foi uma temporada difícil para Ferguson. Cantona agrediu um Crystal Palace defensor em um jogo em Selhurst Park, e parecia provável que ele iria deixar o futebol Inglês. Uma proibição de oito meses viu Cantona perca os quatro meses finais da temporada. Ele também recebeu uma sentença de prisão de 14 dias para o crime, mas a sentença foi anulada em recurso e substituído por uma ordem de serviço comunitário de 120 horas. No lado positivo, Estados pago uma taxa recorde britânico de R $ 7 milhões para Newcastle atacante prolífico Andy Cole, com o jovem atacante Keith Gillespie indo para o nordeste em troca. A temporada também viu a descoberta de jovens jogadores Gary Neville, Nicky Butt e Paul Scholes, que forneceu excelente cobertura para os longos períodos que Estados ficaram sem algumas de suas estrelas mais experientes.

No entanto, o campeonato escorregou da mão de Manchester United, pois empatou 1-1 com o West Ham United no último dia da temporada, quando uma vitória teria dado o terceiro título consecutivo uma liga. United também perdeu a final da FA Cup em uma derrota por 1-0 frente ao Everton.

Ferguson foi duramente criticado no verão de 1995, quando três dos jogadores-estrela do United foram autorizados a sair e substituições não foram comprados. Primeiro Paul Ince mudou-se para Internazionale da Itália por R $ 7,5 milhões, a longo servindo atacante Mark Hughes foi subitamente vendido ao Chelsea em um negócio de £ 1,5 milhões, e Andrei Kanchelskis foi vendido ao Everton.

Ferguson fez uma abordagem para o Tottenham Hotspur winger Darren Anderton, mas o jogador assinou um novo contrato com o Clube do norte de Londres. Ele, então, fez uma oferta para assinar Dutchman Marc Overmars de Ajax (as European Cup vencedores), mas o jogador sofreu uma grave lesão no joelho e foi descartada por meses. Relatos da mídia sugeriram que o United vai fazer uma abordagem para Juventus e Itália para a frente Roberto Baggio, que foi geralmente considerado como o melhor jogador do mundo neste momento, mas o jogador permaneceu em sua terra natal e assinado por Milão vez.

Foi amplamente conhecido que Ferguson sentiu que o United teve um número de jovens jogadores que estavam prontos para jogar na primeira equipa. Os jovens, que seriam conhecidos como "Calouros de Fergie", incluída Gary Neville, Phil Neville, David Beckham , Paul Scholes e Nicky Butt, que seriam todos passam a ser membros importantes da equipe. E assim a temporada 1995-1996 começou sem uma grande contratação, numa altura em que os gostos de Arsenal, Liverpool e Newcastle United estavam fazendo as manchetes com muito dinheiro contratações.

Quando United perdeu o primeiro jogo do campeonato da 1995-1996 temporada 3-1 para o Aston Villa, a mídia se abateu sobre Ferguson com alegria indisfarçável. Eles escreveram United fora porque esquadrão de Ferguson continha tantos jogadores jovens e inexperientes. Match of the Day perito, Alan Hansen proclamou que "você não pode ganhar qualquer coisa com as crianças".

No entanto, os jovens jogadores tiveram um bom desempenho e United venceu seus próximos cinco jogos, exigindo a sua vingança sobre o Everton para a derrota FA Cup com uma vitória por 3-2 em Goodison Park e conseguir uma vitória fora por 2-1 sobre o atual campeão Blackburn Rovers que agora se parece mais com battlers rebaixamento do que candidatos ao título.

O retorno de Cantona da suspensão foi um impulso, mas eles encontraram-se 10 pontos atrás do Newcastle United até o Natal de 1995. A vitória por 2-0 em casa sobre o Tynesiders em 27 de Dezembro reduziu a diferença para sete pontos e uma vitória subsequente sobre lutando QPR reduzi-lo para quatro pontos, mas uma derrota por 4-1 para o Brasil no Tottenham no dia de Ano Novo 1996 e um empate 0-0 em casa com o Aston Villa viu o Magpies re-estabelecer a sua grande vantagem e parecia certo que o título da liga foi de Newcastle.

No entanto, uma série de bons resultados a partir de meados janeiro 1996 viu o fosso perto, e quando o United viajou para Newcastle e venceu por 1-0 em 4 de março, a diferença caiu para um único ponto.

United assumiu a liderança do campeonato logo após a vitória em Newcastle, que continuou a perder pontos em jogos cruciais.

Início de abril viu gerente Newcastle Kevin Keegan famoso desabafo 's ao vivo na televisão ("Eu adoraria se nós vencê-los! Adorei!"), e é geralmente considerado como o momento em que Ferguson ganhou a mão superior contra o seu adversário, mas suas esperanças de título foram impedidos em 13 de abril, quando os Red Devils foram para lutar Southampton para o que deveria ter sido uma vitória fácil, mas ao invés disso eles foram para baixo por 3-0 ao intervalo, os jogadores disseram que o kit cinza tornou impossível para escolher os jogadores para que eles surpreendentemente alterado para seu terceiro kit azul e branco e puxou um gol volta a perder por 3-1. Premier League sucesso título do United foi confirmada no último dia da temporada, quando derrotou um Middlesbrough lado gerido pela ex-capitão Bryan Robson United em um jogo que terminou com uma vitória por 3-0, apesar dos fortes é exibida por Boro confundindo relatórios pré-jogo que Robson daria sua antiga equipa um passeio fácil.

Eles jogaram Liverpool nesse ano de FA final da Taça, vencendo por 1-0, com um golo tardio de Cantona. Isso fez-lhes a primeira equipe no futebol Inglês para repetir o dobro do título da liga e da Taça de Inglaterra, e mais impressionante foi o fato de que ele tinha sido atingido com um conjunto semelhante de jogadores para aqueles que alcançaram o primeiro casal.


1996-1997 viu Ferguson orientar Manchester United para o seu quarto título da Premier League em cinco temporadas. No final do outono, que sofreu três derrotas consecutivas e 13 gols sofridos no processo. Eles também perderam o seu registo caseiro invicto 40 anos na Europa para unfancied lado turco Fenerbahçe. Mas eles ainda atingido a Liga dos Campeões semi-final, onde perdeu para o Borussia Dortmund da Alemanha. No final da temporada, Cantona surpreendentemente se aposentou do futebol.

Outras histórias de sucesso da temporada 1996-1997 foram doisnorueguesescontratações, o atacanteOle Gunnar Solskjær (artilheiro do clube naquela temporada) eo defesaRonny Johnsen, que eram pechincha compra como eles eram pouco conhecidos fora da Premier League em sua chegada, no verão anterior mas passou a ser fatores-chave no quarto título do United Premier League.

1997-1998

No final da temporada, o Manchester United nomeado Keane como capitão. Ferguson descreveu-o como "o melhor jogador all-round no jogo" depois da equipe 1997 FA Caridade vitória e acredita Keane tinha "todos os ingredientes certos para ter sucesso" de Cantona. United reforçou o seu plantel no verão; O atacante Teddy Sheringham e defensor Henning Berg foram as compras significativas, do Tottenham Hotspur e Blackburn Rovers, respectivamente. Derrota para Leeds United em setembro de 1997 foi a primeira perda da equipe em sete meses; Keane durante a partida se machucou e foi posteriormente descartado para o resto da temporada com uma lesão nos ligamentos. Schmeichel foi colocado como capitão em sua ausência. Em novembro, United abriu uma vantagem de quatro pontos no campeonato, o que levou a uma discussão sobre se qualquer equipe poderia pegá-los. Após a derrota do Arsenal da United, no mesmo mês, Ferguson reconheceu uma corrida de um cavalo "não era bom para o jogo" e admitiu seus adversários "... mereceu a vitória na sua segunda metade do desempenho". Os falibilidades de Liverpool, Chelsea e Blackburn Rovers como adversários no campeonato permitidos United durante o inverno para aumentar a sua liderança por 11 pontos, embora com Arsenal tendo jogos-em-mão. Isso foi o suficiente para Manchester bookmaker Fred Feito para pagar em apostadores que apoiaram os campeões mantendo seu título. United em outras competições faired mal; eles saíram da Copa da Inglaterra em um replay para Barnsley e foram eliminados nas quartas-de-final da Champions League contra o AS Monaco aos golos marcados fora. Arsenal diminuiu a diferença em Estados em março e um gol da vitória de seu atacante Marc Overmars quando as duas equipes se reuniram em Old Trafford, entregou-lhes a iniciativa. Ferguson foi bullish de chances de sua equipe apesar do revés e insistiu que o Arsenal "... vai achar que eles começar a cair pontos no final da temporada - não há nenhuma dúvida sobre isso". Arsenal entretanto recolhido o máximo de pontos, selando o título com uma vitória contra o Everton em 3 de Maio de 1998. Ferguson felicitou o adversário Arsène Wenger, que em sua primeira temporada completa no clube, depois completou a dupla: "Eu acho que é bom para os meus jovens jogadores a perder nesta ocasião. Eu sinceramente reconhecer o Arsenal alcançado entre o Natal eo final da temporada ". United logo após pago £ 10.750.000 para PSV defesa Jaap Stam, uma nova taxa recorde do clube. Ferguson queria fortalecer opções de ataque do esquadrão e identificados do Aston Villa Dwight Yorke como seu principal alvo. As tentativas para assinar o jogador foram rejeitados em primeiro lugar, antes de Ferguson persuadiu Edwards para aumentar a oferta inicial da United de £ 10.000.000. Um acordo de £ 12.600.000 foi alcançado uma semana na campanha da liga; Yorke assinado minutos antes do prazo para apresentar plantel do United para a Liga dos Campeões.

1998-1999: sucesso Treble

A temporada 1998-1999 viu Reino completar uma inédita agudos de troféus: o campeonato, FA Cup e Liga dos Campeões. O sucesso coincidiu com o clube se tornar marca esportiva mais rica e valiosa do mundo em todo o mundo. United estiveram no centro de uma oferta pública de aquisição da BSkyB em setembro de 1998, o que provocou uma reação irada de apoiantes. Ferguson recusou-se a ser desenhado sobre a controvérsia do negócio; ele, no entanto, elogiou a companhia por seu trabalho no futebol. Posteriormente, o governo submeteu o negócio à Comissão Fusões, que foi bloqueado em abril de 1999. Em campo, United fez um início firme em todas as competições e perdeu pela última vez na temporada contra o Middlesbrough, em Dezembro de 1998, onde Ferguson estava ausente em licença de luto. Sua rota para o 1999 FA Cup Final, que venceu por 2-0 contra o Newcastle United, laços principalmente envolvidos contra clubes companheiro de liga. Na repetição semi-final contra o Arsenal suportes para copos, Keane foi expulso e United sofreu um pênalti no final do encontro, era o esforço de Dennis Bergkamp foi salvo por Schmeichel. Giggs no tempo extra correu o comprimento do campo e marcou o que The Times repórter Oliver Holt descrito como "um objetivo de habilidade de tirar o fôlego". No campeonato, United recuperou o título depois de uma entrada muito renhida do Arsenal.

Depois de terminar em segundo em seu grupo da Liga dos Campeões - atrás do Bayern de Munique e à frente de Barcelona - e batendo-out Inter de Milão na quartas-de-final, United enfrentou Juventus nas meias-finais. O gol de tempo de lesão marcado por Giggs na primeira mão ganhou a equipa um empate 1-1, mas, apesar de sofrer um golo de distância, Ferguson foi inflexível de chances de Nações de chegar à final: "... algo me diz que vamos para ganhar. A natureza do nosso clube é que nós torturar-nos tanto que a única maneira de obter alívio é por ganhar lá. Vai ser um grande jogo e espero que eu estou certo. " No Stadio delle Alpi, o atacante Filippo Inzaghi marcou duas vezes para colocar Juventus 3-1 no agregado. Keane completou de cabeça um cruzamento de Beckham para reduzir pela metade o déficit, mas mais tarde, viu um cartão amarelo por uma falta sobre Edgar Davids, que o impediu de jogar na final. Yorke empatou, antes de Cole acrescentou um terceiro para ganhar o jogo sem rodeios. Ferguson descreveu o desempenho de seu capitão como "a exibição mais enfática do altruísmo ... ele inspirou a todos ao seu redor. Eu senti que era uma honra ser associado a esse tipo de jogador". Em Barcelona, ​​onde o 1999 da UEFA Champions League Final foi encenado contra o Bayern de Munique, United sofreu dentro de seis minutos, através de cobrança de falta de Mario Basler. Sheringham empatou a partir de um canto até tarde da partida e Solskjær marcou nos descontos o vencedor, a partir de outra peça set. Quando entrevistado momentos após o jogo, Ferguson disse:

Não posso acreditar. Não posso acreditar. Football, bloody hell.

Ferguson e Schmeichel, o capitão stand-in, levantou a taça em conjunto durante a apresentação do troféu. Uma multidão de mais de 500.000 pessoas apareceram nas ruas de Manchester para cumprimentar os jogadores, que desfilaram pela cidade em um ônibus open-top. Como campeões europeus, Estados foram convidados para tocar na Taça Intercontinental. O clube também entrou no inaugural Campeonato Mundial de Clubes, que foi realizada no Brasil. Dada a possibilidade de uma programação agitada dispositivo elétrico, United retirou-se da Taça de Inglaterra, tornando-se os primeiros titulares para fazê-lo. Nos últimos anos, Ferguson citou a decisão foi feito para não servidor da Inglaterra 2,006 lance Copa do Mundo da FIFA, para que ele, além disso, expressou remorsos em como o clube lidou com a situação.

Em 12 de junho de 1999, Ferguson recebeu o título de cavaleiro em reconhecimento dos seus serviços para o jogo. Em 11 de Outubro de 1999, uma partida depoimento especial foi jogado em honra da contribuição de Ferguson para a equipe. Manchester United jogou contra um time apelidado de "Resto do Mundo XI", gerida por Ottmar Hitzfeld, com sua equipe composta por nomes como Henrik Larsson , Gianluca Vialli, Cafu, Paul Gascoigne, George Weah, Peter Schmeichel e Eric Cantona, mas com 20 minutos para ir houve uma substituição em massa de seus jogadores, que foram substituídos por um ex-Manchester United XI; Peter Schmeichel, Paul Parker, Clayton Blackmore, Steve Bruce, Gary Pallister, Darren Ferguson, Mark Hughes, Lee Sharpe, e três setes Número: Bryan Robson, David Beckham e Eric Cantona. O World XI ganhou o jogo por 4-2.

Título hat-trick

Manchester United terminou a temporada 1999-2000 como campeões com apenas três derrotas Premier League, e uma almofada de 18 pontos. O fosso enorme entre Estados eo resto da Premier League, apesar de terem enfrentado forte concorrência de nomes como Arsenal e Leeds United até as últimas semanas da temporada, fizeram com que alguns se perguntam se dominância financeira do clube estava se desenvolvendo em um problema para o jogo Inglês.

Em abril de 2000, foi anunciado que o Manchester United havia concordado em assinar o atacante holandês Ruud van Nistelrooy de PSV Eindhoven para uma taxa recorde britânico de £ 18million. Mas o movimento foi colocado em espera quando van Nistelrooy falhou um médico, e ele, em seguida, retornou à sua terra natal em uma tentativa de recuperar a forma física, apenas para sofrer uma grave lesão no joelho que o afastou por quase um ano.

28-year-old goleiro francês Fabien Barthez foi contratado do Monaco para £ 7.8million-fazendo-o goleiro mais caro para ser assinado por um clube britânico, e United ganhou o título novamente, tornando-se apenas o quarto lado da história a ganhar o Inglês liga título três temporadas consecutivas. Eles também combinou o recorde do Liverpool (definida em 1991) de 10 sucessivas top dois acabamentos.

No entanto, a imprensa viu em grande parte os 1999-2000 e 2000-01 campanhas como falhas como United não conseguiu vencer a Taça dos Campeões Europeus, caindo nas quartas fases finais aoReal Madrid em 2000 e Bayern de Munique, em 2001.

Durante o período de defeso 2001Ruud van Nistelrooy se juntou, e logo depois o Manchester United novamente quebrou o recorde britânico de transferência, desta vez pagandoLazio R $ 28.1million para meia-atacante argentinoJuan Sebastián Verón, embora ele não conseguiu fazer jus às elevadas expectativas sua taxa de transferência sugeriu e ele foi vendido ao Chelsea por £ 15 milhões apenas dois anos mais tarde.

Reconstrução e de transição

Dois jogos na temporada 2001-02, o defesa central holandês Jaap Stam foi vendida para a Lazio em um negócio 16 milhões de libras. A razão para a partida de Stam se acreditava ter sido reivindicações em sua autobiografia Confronto Direto que tinha sido ilegalmente falado sobre uma transferência para o Manchester United por Ferguson, antes de seu clube anterior PSV Eindhoven tinha sido informado. Ferguson substituído Stam com 36 anos de idade, o defesa-central do Internazionale Laurent Blanc.

Antes da temporada começar, Ferguson também perdeu seu assistente Steve McClaren, que assumiu o cargo de gerente deMiddlesbrough, e deu o papel de treinador de longa servindoJimmy Ryan até que um sucessor mais permanente poderia ser encontrado.

Até 8 de Dezembro de 2001, depois de um terrível momento de forma que viu uma vitória e cinco derrotas em um período de sete jogos do campeonato, o Manchester United estavam em nono lugar na Premier League - 11 pontos atrás do líder Liverpool que tiveram um jogo a menos. Então veio uma virada dramática em torno de forma: entre meados de dezembro e final de janeiro, como oito vitórias sucessivas viu Manchester United subir até o topo da Premier League e colocar seu desafio título de volta no caminho certo. Apesar disso, o United terminou em terceiro lugar na Liga como rival Arsène Wenger conquistou o título para o Arsenal em Old Trafford com uma vitória por 1-0 no penúltimo jogo da temporada, depois United perdeu pontos em um par de outros jogos cruciais durante o run-in .

Estados também não tiveram sucesso na Europa, perdendo a semi-final da Champions League aos golos marcados fora para Bayer Leverkusen. Saídas precoces do Taça da Liga e da Taça de Inglaterra significava que a temporada terminou trophyless. Como eles estavam em terceiro lugar na liga e não tinha chegado a um final de campeonato, foi a primeira vez desde 1989 que tinham terminado uma temporada sem ser vencedores ou finalistas de uma competição importante.

O 2001-02 estação era para ter sido Ferguson do passado, como treinador do Manchester United, ea data de aparecimento de sua aposentadoria foi citado na imprensa como uma razão para a perda da equipe de formulário. O próprio Ferguson admitiu que a decisão de pré-anunciar sua aposentadoria resultou em um efeito negativo sobre os jogadores e na sua capacidade de impor disciplina. Mas em fevereiro de 2002, ele concordou em permanecer no cargo por pelo menos mais três anos.

A temporada de perto viu Manchester United quebrar o recorde de transferências britânico mais uma vez quando eles pagaram30 milhões para R $ Leeds United 24-year-old zagueiroRio Ferdinand.

Naquele verão, Ferguson trouxe emPortuguêstreinadorCarlos Queiroz como seu assistente.

Manchester United conquistou seu oitavo título da Premier League ainda pouco mais de dois meses antes do fim da temporada eles estavam oito pontos atrás do líder Arsenal. Mas uma melhoria na forma para o United, e um declínio para o Arsenal, viu o troféu Premier League escorregar gradualmente fora do alcance dos londrinos e empurrá-lo de volta na direção de Old Trafford. Ferguson descreveu o triunfo 2002-03 título como seu mais satisfatório nunca, devido à natureza de um retorno notável. A excelente run-in tinham produzido 10 vitórias e um empate (incluindo 4-0 vitória em casa sobre Liverpool e um 6-2 longe demolição do Newcastle United) dos 11 últimos jogos, e nenhuma derrota desde o Boxing Day. Muito foi feito na imprensa de sucesso 'jogos mentais "de Ferguson com Wenger em ganhar o título.

Ferguson guiada Manchester United para a sua décima primeira FA Cup no final da temporada 2003-04, mas foi uma temporada decepcionante que os tinha visto terminar em terceiro lugar na Premier League (que foi ganho por um lado invicto Arsenal) e sofrer eliminação da Liga dos Campeões nas mãos de eventuais vencedores FC Porto. Rio Ferdinand perdeu os quatro meses finais da temporada, ele atuou como o início de uma proibição de oito meses para a falta de um teste de drogas. Novas contratações como Eric Djemba Djemba-e José Kléberson foram decepcionantes, Estados tentou assinar Ronaldinho e Fergie acreditava que o negócio era tão bom como fez antes Peter Kenyon causou a desmoronar, mas havia pelo menos uma assinatura produtivo em adolescente extremo Português Cristiano Ronaldo . O atacante Louis Saha, acrescentou, em janeiro, também se mostrou cobertura razoavelmente bem sucedida para os feridos Ole Gunnar Solskjær no ataque.

No início da temporada 2004-05, jovem avançado Wayne Rooney (adolescente mais caro do mundo em mais de R $ 20 milhões) eo zagueiro argentino Gabriel Heinze se juntou United, enquanto Cristiano Ronaldo continuou onde ele havia deixado fora da temporada anterior, colocando em jogo mais performances -winning. Mas a falta de um atacante depois van Nistelrooy passou a maior parte da temporada lesionado viu o acabamento terceiro clube pela terceira vez em quatro temporadas. Na FA Cup eles perderam em penalidades para o Arsenal. A segunda saída rodada da Copa da Europa nas mãos de AC Milan e uma saída de semi-final da Taça da Liga nas mãos de eventuais vencedores Chelsea (que também conquistou o título da Premier League) significava que 2004-05 foi um raro exemplo de uma temporada trophyless para United.

Preparações de Ferguson para a temporada foram interrompidas por uma disputa de alto perfil com maior acionista John Magnier, sobre a posse do cavalo de corrida Rock of Gibraltar. Quando Magnier e parceiro de negócios JP McManus concordou em vender suas ações para o magnata americano Malcolm Glazer, que abriu o caminho para Glazer para adquirir o controle total do clube. Isso provocou violentos protestos de fãs do United, e interrompeu os planos de Ferguson para reforçar a equipa no mercado de transferências. Apesar disto, Estados olhou para resolver seus problemas de goleiros e no meio-campo. Para isso, eles assinaram o holandês goleiro Edwin van der Sar de Fulham e estrela coreana Park Ji-Sung do PSV.

A temporada foi um dos transição. Em 18 de novembro, Roy Keane deixou oficialmente o clube, o seu contrato terminado por mútuo consentimento. United não conseguiu se classificar para a fase de mata-mata da Liga dos Campeões da UEFA. Na janela de transferências de janeiro sérvio defensor Nemanja Vidić e francês full-back Patrice Evra foram assinados, eo lado terminou em segundo lugar no campeonato, atrás do líder Chelsea fugitivos. Vencer a Taça da Liga foi um prêmio de consolação para a falta de sucesso em outros lugares. futuro de Ruud van Nistelrooy no Old Trafford parecia estar em dúvida depois de não iniciar na final League Cup, e ele partiu no final da temporada.

Segunda Liga dos Campeões

Ferguson com o ex-assistente do gerente deCarlos Queiroz

Em 2006, Michael Carrick foi assinado como um substituto para Roy Keane por R $ 14 milhões, embora o número pode, eventualmente, subir no futuro, para £ 18.600.000 dependendo aparências e resultados. United começou a temporada bem, e pela primeira vez venceu os quatro primeiros da Premier League jogos. Determinam o ritmo no início da Premier League e nunca abandonou o primeiro lugar a partir do décimo jogo da temporada de 38 jogos. As contratações janeiro 2006 teve um enorme impacto sobre as performances do United; Patrice Evra e Nemanja Vidić entrou para formar uma linha sólida de volta junto com os jogadores já existentes Rio Ferdinand e capitão Gary Neville. A assinatura de Michael Carrick, que foi questionado e criticado por grande parte dos meios de comunicação, trouxe estabilidade e mais criatividade no meio-campo United, formando uma parceria eficaz com Paul Scholes. Park Ji-Sung e Ryan Giggs ambos sublinharam o seu valor para a primeiro esquadrão equipe adicionando ritmo significativo e incisivo no ataque com Wayne Rooney e Cristiano Ronaldo.

Ferguson celebrou o 20º aniversário da sua nomeação como treinador do Manchester United em 06 de novembro de 2006. Os tributos também veio de jogadores de Ferguson, do passado e do presente, assim como o seu velho inimigo, Arsène Wenger, seu antigo capitão, Roy Keane, e jogadores atuais . A festa foi estragado no dia seguinte, quando o United sofreu uma derrota de um único objetivo nas mãos de Southend na quarta rodada da Copa da Liga. No entanto, em 1 de Dezembro, foi anunciado que o Manchester United tinha assinado 35 anos de idade Henrik Larsson por empréstimo, um jogador que Ferguson tinha admirado por muitos anos, e tentaram capturar anteriormente. Em 23 de dezembro de 2006, Cristiano Ronaldo marcou o golo 2000 do clube sob o comando de Ferguson em um jogo contra o Aston Villa.

Manchester United posteriormente ganhou seu nono título da Premier League, mas foi negado um quarto duplo único, do Chelsea Didier Drogba marcar um gol no final da final da FA Cup emWembley.

Na Liga dos Campeões, o clube atingiu as meias-finais, a gravação de uma vitória por 7-1 em casa sobre o Roma, na segunda mão das quartas de final, mas perdeu no San Siro para o Milan, por 3-0, na segunda mão da meia-final depois de estar 3-2 a partir da primeira mão. Ainda assim, foi um forte sinal de que Estados estavam em seu caminho de volta para o domínio depois de alguns anos de ser ofuscado pelo Arsenal e mais particularmente Chelsea.

Para a temporada 2007-08, Ferguson fez contratações notáveis ​​para reforçar primeira equipe do United. Meta de longo prazo Owen Hargreaves se juntou a partir de Bayern de Munique, pondo fim a um ano de negociações. Ferguson reforçou ainda mais o meio-campo com os acréscimos de jovem extremo Português Nani e médio brasileiro Anderson. A última assinatura verão foi de West Ham United e atacante argentino Carlos Tévez após uma saga de transferência complexa e prolongada.

United teve seu pior início de temporada sob Ferguson, puxando seus dois primeiros jogos do campeonato antes de sofrer uma derrota por 1-0 frente ao rival local Manchester City. No entanto, United recuperou e começou uma disputa acirrada com o Arsenal pelo título. Depois de um bom momento de forma, Ferguson afirmou que todo seu tempo no Manchester United, esta foi a melhor equipa que tinha conseguido reunir até agora.

Em 16 de Fevereiro de 2008, United bateu o Arsenal por 4-0 em um FA Cup jogo Quinta Rodada em Old Trafford, mas foi eliminado por eventuais vencedores Portsmouth (um lado da mesa mid na liga) no último trimestre em 8 de março, perdendo 1- 0 em casa. United ter tido uma reivindicação penalidade recusou, alegadamente Ferguson após o jogo que Keith Hackett, diretor geral do Jogo Match Funcionários Conselho Profissional, "não estava fazendo seu trabalho corretamente". Ferguson foi posteriormente acusado pela FA com conduta imprópria, que ele decidiu contestar. Esta foi a segunda carga Ferguson enfrentou na temporada, após suas queixas contra o árbitro, após United perdeu por 1-0 no terreno do Bolton Wanderers - uma acusação que ele decidiu não contestar.

Em 11 de maio de 2008, Ferguson levou o Manchester United a um décimo título da Premier League, exatamente 25 anos depois do dia em que ele levou Aberdeen para glória europeia contra o Real Madrid na Taça dos Vencedores de Copas da Europa. Rivais mais próximos Chelsea - empatado em pontos que vão para a última rodada, mas com uma diferença de golos inferior - só poderia empate 1-1 em casa com o Bolton, terminando dois pontos atrás dos campeões. Vitória do título do United foi selado com uma vitória por 2-0 sobre o Wigan Athletic, gerido pelo ex-capitão United Steve Bruce, que antes do jogo alertou sobre as sugestões de que ele daria seu antigo clube um passeio fácil - assim como Bryan Robson tinha feito 12 anos anteriores.

Ferguson em 2009.

Em 21 de maio de 2008, Ferguson ganhou a sua segunda Taça dos Campeões Europeus com o Manchester United ao bater o Chelsea por 6-5 nos pênaltis na Estádio Luzhniki, em Moscou, depois de um empate 1-1, após prolongamento, no primeiro all-Inglês UEFA Champions League Final . Um pênalti de Cristiano Ronaldo significava que penalty de John Terry teria dado o troféu para o Chelsea se convertido com êxito, mas Terry tocou a sua chance de glória e, no fim, foi o bloqueio de uma Edwin van der Sar pena de Nicolas Anelka, que deu o troféu para o Manchester United pela segunda vez sob Ferguson e pela terceira vez global.

Depois de vencer aLiga dos Campeões da UEFA de 2007-08 Ferguson tinha declarado que sua intenção de deixar o Manchester United dentro dos próximos três anos, o que significa que ele teria ido até o verão de 2011. Manchester United Chief ExecutiveDavid Gill moveu-se rapidamente para acalmar a especulação sobre aposentadoria pendente de Ferguson.

Outros dois campeonatos e Taças da Liga

Embora a equipe teve um início lento para a temporada 2008-09, o United venceu a Premier League com uma rodada de antecedência, tornando Ferguson o primeiro gerente na história do futebol Inglês para vencer a Premier League três vezes consecutivas, em duas ocasiões distintas. Ferguson agora tinha ganho 11 títulos de campeão no Manchester United, eo título sucesso 2008-09 temporada colocá-los nível com o Liverpool como campeões da liga em um recorde de 18 vezes no total. Eles também ganhou o Football League Cup nos pênaltis depois de um sem gols Wembley desenhar com o Tottenham Hotspur.

Eles contestaram a 2009 final da Champions League contra FC Barcelona em 27 de Maio de 2009, mas perdeu por 2-0.

Após a cerimônia de apresentação, Ferguson admitiu que ele iria permanecer na United durante o tempo que sua saúde permitiu que ele e que ele ficaria feliz em ganhar o título da liga mais uma vez. Isto faria com que liga total da United ganha mais um do que os rivais Liverpool, tornando-se líder absoluta no total de vitórias.

Em 2009-10, Ferguson acrescentou outro Football League Cup à sua lista de honras como United derrotou o Aston Villa por 2-1 na final de Wembley em 28 de fevereiro de 2010. No entanto, seus sonhos de uma terceira Taça dos Campeões Europeus foram terminou algumas semanas mais tarde, quando o United superou o da concorrência no trimestre -finals por Bayern Munique aos golos marcados fora. E suas esperanças de um título da liga 19 recorde foram terminou no último dia da temporada, quando Chelsea vencê-los para o título da Premier League, esmagando Wigan Athletic 8-0 e renderização Estados da vitória por 4-0 sobre Stoke City sentido. Por esta altura, vários jornais publicaram relatos de que Ferguson era devido a se aposentar no final da 2010-11 temporada, mas ele negou esses rumores e insistiu que ele quer sair em um alto e não vai se aposentar durante um tempo de luta.

Em 8 de agosto de 2010, Ferguson acrescentou outro FA Community Shield em sua lista de honras como United derrotou o Chelsea por 3-1 na final em Wembley. Em 19 de dezembro de 2010, Ferguson tornou-se mais longo gerente de serviço do Manchester United na história, superando o recorde de Matt Busby de 24 anos, 1 mês e 13 dias no comando do clube. Ele terminou a temporada ao vencer o seu 12º e 19º título da liga do Manchester United e, assim, ultrapassando o recorde do Liverpool de 18 anos Manchester United enfrentou Barcelona novamente em 28 de Maio de 2011, no 2011 da UEFA Champions League Final, o terceiro em quatro anos, mas o United perdeu 3- 1. Analista Alan Hansen afirmou que ele acreditava Ferguson era "o componente-chave" para o sucesso do United que temporada, portanto, fundamental no fato de que "[ele] teria afirmado a coroa com qualquer um dos outros lados superior se tivesse sido encarregado deles". Com Edwin van der Sar, Gary Neville e Paul Scholes tudo se aposentar em 2011, Ferguson passou grande, assinando zagueiro Phil Jones a partir de Blackburn Rovers eo extremo Ashley Young do Aston Villa por cerca de £ 17.000.000 cada, eo guarda-redes David de Gea de Atlético Madrid por cerca de £ 19.000.000.

Em 2 de setembro de 2012, Ferguson conseguiu seu jogo da liga 1000 com a United contra o Southampton. Duas semanas depois, ele ganhou seu jogo 100 na Liga dos Campeões com uma vitória por 1-0 sobre o Galatasaray em Old Trafford.

Em 8 de Maio de 2013, Ferguson anunciou que estava para se aposentar como gerente no final da temporada de futebol, mas permaneceria no clube como diretor e do clube embaixador. The Guardian anunciou que era o "fim de uma era", enquanto UEFA presidente Michel Platini disse que Ferguson era "um verdadeiro visionário". Primeiro-ministro britânico David Cameron descreveu Ferguson como um "homem notável no futebol britânico". Ex-jogadores do Manchester United Paul Ince e Bryan Robson Ferguson concordou que seria "um ato difícil de seguir". Manchester United co-presidente Joel Glazer disse: "Sua determinação para ter sucesso e dedicação ao clube ter sido verdadeiramente notável."

Controvérsias

Gordon Strachan

Em sua autobiografia 1999 Ferguson declarado de Gordon Strachan "Decidi este homem não se podia confiar uma polegada - Eu não gostaria de expor minha volta para ele com pressa". A reação de Strachan ao ataque, em é própria autobiografia, My Life in Football , foi um de estar "surpreso e desapontado", mas não processar por difamação, e mais recentemente têm ", declarou uma espécie de trégua".

David Beckham e desenhar fixa

Em 2003, Ferguson foi envolvido em um argumento camarim com Estados jogador David Beckham , resultando em uma lesão de Beckham, acusado de ter sido causado por Ferguson chutar uma bota de futebol em frustração que atingiu o jogador na cara. Em 5 de Abril de 2003, Ferguson afirmou que a Champions League sorteio foi fixado em favor de equipas espanholas e italianas, resultando em uma multa de 1 de Maio de 10.000 francos suíços (£ 4,600).

Rock of Gibraltar

Em 2003, Ferguson lançou uma acção judicial contra o então acionista majoritário Estados John Magnier sobre os direitos do parafuso prisioneiro para o cavalo de raça Rock of Gibraltar. Magnier contra-processou Ferguson mediante a apresentação de um "movimento para Cumprir", exigindo Ferguson para justificar o seu pedido de metade do Rock de cobrições de Gibraltar. As questões jurídicas foram agravado pelo pedido de "99 Perguntas" a serem respondidas sobre transações de transferência de Ferguson, incluindo os de Jaap Stam, Juan Verón, Tim Howard, David Bellion, Cristiano Ronaldo e Kléberson. O caso acabou por ser resolvido fora do tribunal.

A BBC

Ferguson recusou a dar entrevistas à BBC depois de um documentário chamado Pai e Filho foi mostrado na televisão do Reino Unido em 2004. De acordo com um artigo no The Independent jornal, o documentário tinha "retratada seu filho agente, Jason, como alguém que explorasse influência de seu pai e posição para seus próprios fins no mercado de transferências ". O mesmo artigo de jornal deixou claro que "Ferguson Jr." nunca foi considerado culpado de qualquer delito, e citou Ferguson sênior da seguinte forma:. "Eles [BBC] fez uma história sobre o meu filho que estava inteiro monte de besteiras Tudo [ sic ] "made-up material e 'sacos de papel marrons" e todo esse tipo de bagagem de mão. Foi um ataque horrível em honra do meu filho e ele nunca deveria ter sido acusado de isso. Entrevistas subsequentes sobre os programas da BBC, como Match of the Day foram feitos por seu assistente Carlos Queiroz, e mais tarde Mike Phelan.

Sob as novas regras da Premiership destinados para a temporada 2010-11, Ferguson foi obrigado a terminar o seu boicote BBC. No entanto, ele se recusou a terminar o seu boicote e Manchester United confirmou o clube iria pagar as multas resultantes. Em 25 de agosto de 2011, Ferguson se reuniu com o diretor-geral da BBC , Mark Thompson e diretor da BBC Norte Peter Salmon; o resultado da reunião foi que Ferguson concordou em acabar com seu boicote de sete anos.

Lembrando de jogadores de empréstimo

Na sequência da demissão de seu filho, Darren pelo Preston North End, Ferguson lembrou imediatamente jogadores emprestados Ritchie De Laet, Joshua Rei e Matty James de Preston sob o seu novo sistema gerencial. Mais tarde, ele explicou que era próprio pedido dos jogadores não voltar a Preston após a mudança de gestor. Gerente Stoke City, Tony Pulis seguido logo depois em recordar dois ex-jogadores do Manchester United a partir de Preston, bem como, afirmando a necessidade de os jogadores para completar a programação intensiva do seu time.

Árbitros

Ferguson recebeu inúmeros castigos por abusar e criticar publicamente os árbitros quando ele percebeu que eles sejam em falta:

  • 20 de outubro de 2003 - Dois partida proibição ala e multado em £ 10,000 depois de usar palavras abusivas e / ou insultuosas para com o quarto árbitroJeff Inverno.
  • 14 de dezembro de 2007 - Dois partida proibição ala e multado em £ 5000 depois de usar palavras abusivas e / ou insultuosas para comMark Clattenburg.
  • 18 de novembro de 2008 - Dois partida proibição ala e multado em £ 10,000 depois de enfrentarMike Dean depois de um jogo.
  • 12 Novembro 2009 - Quatro proibição ala jogo (dois suspensos) e multado em £ 20.000 para comentários feitos sobre a aptidão deAlan Wiley.
  • 16 de março de 2011 - Cinco jogo proibição ala (três mais os dois suspensos pelo delito acima) e multado em £ 30.000 para comentários feitos questionando o desempenho ea equidade doMartin Atkinson.

Também tem sido sugerido que a intimidação de Ferguson de árbitros resultado em "Fergie Time": isto é, excepcionalmente generoso tempo de lesão que está sendo adicionado em partidas onde Manchester United estão atrás. A frase é pelo menos tão antiga quanto a 2004 e uma análise estatística pelo The Times sugere que este comentário pode ser válida, embora o artigo aponta que outros critérios futebolísticos pode explicar a correlação entre o tempo extra adicionado e Estados estarem por trás. Análise por Opta Esportes de Premier League jogos disputados entre 2010 e 2012, em média, acharam que 79 segundo mais tempo foi jogado em partidas onde Manchester United estavam perdendo. Esta era uma figura maior do que para outros clubes de topo, embora a maioria destes clubes parecem beneficiar de um efeito "Fergie Time", em particular nos seus jogos em casa.

Legado

Sir Alex Ferguson statue at Old Trafford.jpg
Estátua de Sir Alex Ferguson, instalado em Old Trafford em 23 de novembro de 2012.

Um tema recorrente da gestão de Ferguson do Manchester United tem sido sua opinião de que nenhum jogador é maior que o clube. Ele tem assumido uma "minha maneira ou a estrada" abordagem nas suas relações com os jogadores ea pressão dessa tática de gestão tem sido muitas vezes a causa do afastamento de muitos jogadores notáveis. Ao longo dos anos jogadores como Gordon Strachan, Paul McGrath, Paul Ince, Jaap Stam, Dwight Yorke, David Beckham , Ruud van Nistelrooy e Gabriel Heinze deixaram o clube após vários graus de conflito com Ferguson. Também é sugerido que um dos jogadores mais inspiradoras da história do clube, Roy Keane, foi vítima da ira de Ferguson na sequência de críticas contundentes de seus companheiros no canal de televisão em casa do clube, MUTV. Esta linha disciplinar que ele leva com tais altamente remunerados, jogadores de alto nível tem sido citado como uma razão para o sucesso contínuo do Manchester United.

Muitos dos ex-jogadores de Ferguson passaram a se tornar gerentes de futebol si, incluindoBryan Robson, Steve Bruce, Mark Hughes,Roy Keane,Paul Ince,Chris Casper,Darren Ferguson,Ole Gunnar Solskjaer eHenning Berg.

A frase "tempo sibilante-bum" cunhado por Ferguson, em referência às fases finais tensos de uma competição da liga, foi incluída no Dicionário Inglês Collinseo Dicionário de Inglês Oxford.

Uma estátua de bronze projetado pelo escultor escocêsPhilip Jackson, e nomeado após Ferguson foi revelado foraOld Trafford em 23 de novembro de 2012.

Vida pessoal

Ferguson vive em Wilmslow, Cheshire, com sua esposa, Cathy Ferguson, Lady Ferguson (née Holding). Eles se casaram em 1966 e têm três filhos: Marcos (nascido em 1968), e os gêmeos Darren (nascido em 1972), atual gerente de Peterborough United e ex-gerente de Preston North End, e Jason, que dirige uma empresa de gestão de eventos.

Em 1998, Ferguson foi nomeado em uma lista dos maiores doadores financeiros privados para o Partido Trabalhista . Ele também é um eleitor do Trabalho ao longo da vida e em janeiro de 2011 Graham Stringer, um MP do Trabalho, em Manchester e Manchester United defensor, chamado por Ferguson a ser feito um par de vida. Se isso acontecesse, faria Ferguson o primeiro jogador de futebol ou futebol gerente atual ou anterior para se sentar no House of Lords .

Em 2009, Ferguson recebeu um doutorado honorário em Administração de Empresas pela Universidade Metropolitana de Manchester. Foi um segundo grau recebido da universidade, depois de receber um mestrado honorário em 1998.

Honras

Jogador

St. Johnstone
  • Scottish Football League Division 2 (segundo nível) (1):1962-1963
Falkirk
  • Scottish Football League Division 2 (segundo nível) (1): 1969-1970

Administrativo

Ferguson foi feita uma Inductee inaugural do Hall da Fama do Futebol Inglês, em 2002, em reconhecimento do seu impacto no jogo Inglês como um gerente. Em 2003, Ferguson tornou-se um destinatário inaugural do Diploma FA Coaching, concedido a todos os treinadores que tiveram a experiência de ser um gerente ou chefe treinador, pelo menos, dez anos.

Ele é o Vice-Presidente doMuseu Nacional do Futebol, com sede emManchester, e um membro do Comitê Executivo daAssociação League Managers.

Além de ser o único gerente para ganhar as honras de topo da liga, eo 'Double', ao norte e ao sul da fronteira Inglaterra-Escócia (vencendo a Premier League com o Manchester United, eo Premier Division escocesa com Aberdeen), ele também é a última gerente de ganhar ocampeonato escocês com um nonequipe Old Firm, a realização deste natemporada 1984-85 com Aberdeen.Ele também é o único gerente defutebol Inglês ter conseguido terminar nos três primeiros lugares da liga em 20 temporadas consecutivas, desde atemporada 1991-1992.

Em 5 de Novembro de 2011, ostand Old Trafford Norte foi rebatizado oficialmente a Sir Alex Ferguson Stand na honra de seus 25 anos como gerente doManchester United.

Ele ganhou 49 troféus como um gerente, fazendo dele o gerente de futebol britânica de maior sucesso na história.

St. Mirren
  • Scottish First Division (1):1976-1977
Aberdeen
  • Scottish Premier Division (3):1979-1980,1983-1984,1984-1985
  • Copa da Escócia (4):1981-1982,1982-1983,1983-1984,1985-1986
  • Taça da Liga Escocesa (1):1985-1986
  • Taça dos Clubes Vencedores de Taças (1):1982-1983
  • UEFA Super Cup (1): 1983
Manchester United
  • Premier League(13):1992–93,1993–94,1995–96,1996–97,1998–99,1999–2000,2000–01,2002–03,2006–07,2007–08,2008–09,2010–11,2012–13
  • FA Cup(5):1989-1990,1993-1994,1995-1996,1998-1999, 2003-04
  • Taça da Liga (4):1991-92,2005-06,2008-09, 2009-10
  • FA Charity / Community Shield (10):1990 (compartilhado),1993,1994,1996,1997,2003, 2007, 2008, 2010, 2011
  • UEFA Champions League(2):1998-1999, 2007-08
  • Taça dos Clubes Vencedores de Taças (1): 1990-1991
  • UEFA Super Cup (1): 1991
  • Taça Intercontinental (1): 1999
  • Copa do Mundo de Clubes da FIFA (1): 2008

Individual

  • LMA Manager da Década (1): 1990
  • LMA Manager of the Year (3):1998-99,2007-08, 2010-11
  • LMA Prêmio Mérito Especial (2): 2009, 2011
  • Premier League Treinador da Temporada (10):1993-1994,1995-1996,1996-1997,1998-1999,1999-2000,2002-03,2006-07,2007-08,2008-09, 2010-11
  • Premier League Gerente do Mês (27):Agosto de 1993,outubro de 1994,Fevereiro de 1996,Março de 1996,fevereiro de 1997,Outubro de 1997,janeiro de 1999,abril de 1999,agosto de 1999,Março de 2000,Abril de 2000,fevereiro de 2001,Abril de 2003,dezembro 2003,Fevereiro de 2005,Março de 2006,agosto de 2006,Outubro de 2006,Fevereiro de 2007,janeiro de 2008,março de 2008,janeiro de 2009,abril de 2009,setembro de 2009,janeiro de 2011,agosto de 2011, Outubro 2012
  • UEFA Gestor do Ano (1): 1998-1999
  • UEFA Equipa do Ano (2): 2007, 2008
  • Onze d'Or Treinador do Ano (3): 1999, 2007, 2008
  • Melhor treinador do clube da IFFHS mundo (2): 1999, 2008
  • O melhor treinador do Mundo IFFHS do Século 21 (1): 2012
  • World Magazine World Soccer Gestor do Ano (4): 1993, 1999, 2007, 2008
  • Laureus World Sports Award para Equipa do Ano (1): 2000
  • BBC Sports Personality da concessão do treinador Ano (1): 1999
  • BBC Sports Personality Equipe do Ano (1): 1999
  • BBC Sports Personality of the Year Award Lifetime Achievement (1): 2001
  • Inglês Football Hall of Fame (Manager): 2002
  • Salão Europeu da Fama (Manager): 2008
  • Prêmio Presidencial da FIFA: 2011
  • Premier League 10 Estações Awards (1992-93 -2001-02)
  • Premier League 20 Estações Awards (1992-93 -2011-12)
    • Treinador da Década
    • A maioria das Aparições de Coaching (392 jogos)
  • Prêmio Homenagem FWA: 1996
  • PFA Merit Award: 2007
  • Medalha Mussabini: 1999

Pedidos e prêmios especiais

  • Oficial da Ordem do Império Britânico (OBE): 1983
  • Comandante da Ordem do Império Britânico (CBE): 1995
  • Cavaleiro Bachelor (Kt.): 1999

Estatística

Como um jogador

Clube Temporada Liga Copo Taça da Liga Europa Total
Apps Gols Apps Gols Apps Gols Apps Gols Apps Gols
Parque da Rainha 1957-1958 -
1958-1959 -
1959-1960 -
Total 31 15 -
St. Johnstone 1960-1961 -
1961-1962 -
1962-1963 -
1963-1964 -
Total 37 19 -
Dunfermline Athletic 1964-1965
1965-1966
1966-1967
Total 89 66
Rangers 1967-1968
1968-1969
Total 41 25 6 10 4 9 6 0 57 44
Falkirk 1969-1970 21 15 3 3 -
1970-1971 28 13 0 0 -
1971-1972 28 9 2 1 9 4 - 39 14
1972-1973 18 0 2 1 0 0 - 20 1
Total 95 37 7 5 -
Ayr United 1973-1974 24 9 4 1 0 0 - 28 10
Total 24 9 4 1 0 0 - 28 10
Total da carreira 317 171 6 0

Como gerente

A partir de 08 de maio de 2013
Equipe Nat A partir de Para Registro
G W D L GF GA GD Win%
East Stirlingshire Escócia 01 de junho de 197420 de outubro de 1974 700117000000000000017 70009000000000000009 7000200000000000000 2 7000600000000000000 6 700136000000000000036 700128000000000000028 +8 700152940000000000052,94
St. Mirren Escócia 21 de outubro de 197431 de maio de 1978 7002169000000000000169 700174000000000000074 700141000000000000041 700154000000000000054 7002292000000000000292 700222200000000000022270 700143790000000000043.79
Aberdeen Escócia 01 de agosto de 197805 de novembro de 1986 7002459000000000000459 7002272000000000000272 7002105000000000000105 7001820000000000000 82 7002914000000000000914 7002374000000000000374540 700159260000000000059,26
Escócia Escócia 10 de setembro de 198513 de junho de 1986 7001100000000000000 10 7000300000000000000 3 70004000000000000004 7000300000000000000 3 70008000000000000008 70005000000000000005 +3 700130000000000000030.00
Manchester United Inglaterra 06 de novembro de 1986 Presente 70031498000000000001498 7002894000000000000894 7002337000000000000337 7002267000000000000267 70032762000000000002762 700313590000000000013591403700159680000000000059,68
Total 70032153000000000002153 70031252000000000001252 7002489000000000000489 7002412000000000000412 70034012000000000004012 700319880000000000019882024 700158150000000000058.15

Lista de estações

  • LC= League Cup
  • SC= Super Cup
  • UCL=UEFA Champions League
  • UEL=Taça UEFA / UEFA Europa League
  • UCW= Taça dos Clubes Vencedores de Taças
  • USC= UEFA Super Cup
  • FCW=Taça Intercontinental / Copa do Mundo de Clubes da FIFA
Campeões Runners-up Terceiro / SF Inacabado
Temporada Clube Nat Doméstico Internacional Troféus
Liga Copo LC SC UCLUELUCW USC FWC
1974-1975 East Stirlingshire Escócia 4 1 RR 0
St.Mirren Escócia 61 2R
1975-1976 St.Mirren Escócia 61 3R RR 0
1976-1977 St.Mirren Escócia 1 4R RR 1
1977-1978 St.Mirren Escócia 8 3R QF 0
1978-1979 Aberdeen Escócia 4 SF RU 2R 0
1979-1980 Aberdeen Escócia W SF RU 1R 1
1980-1981 Aberdeen Escócia RU 4R QF 2R 0
1981-1982 Aberdeen Escócia RU W SF 3R 1
1982-1983 Aberdeen Escócia 3 W QF W 2
1983-1984 Aberdeen Escócia W W SF SF W 3
1984-1985 Aberdeen Escócia W SF 2R1R 1
1985-1986 Aberdeen Escócia 4 W W QF 2
1986-1987 Aberdeen Escócia 5 QF 1R 0
Manchester United Inglaterra 11 4R3R
1987-1988 Manchester United Inglaterra RU 5R QF 0
1988-1989 Manchester United Inglaterra 11 QF 3R 0
1989-1990 Manchester United Inglaterra 13 W 3R 1
1990-1991 Manchester United Inglaterra 6 5R RU W W 2
1991-1992 Manchester United Inglaterra RU 4R W 2R W 2
1992-1993 Manchester United Inglaterra W 5R3R1R 1
1993-1994 Manchester United Inglaterra W W RU W 2R 3
1994-1995 Manchester United Inglaterra RU RU 3R W GS 1
1995-1996 Manchester United Inglaterra W W 2R1R 2
1996-1997 Manchester United Inglaterra W 4R4R W SF 2
1997-1998 Manchester United Inglaterra RU 5R3R W QF 1
1998-1999 Manchester United Inglaterra W W QF RU W 3
1999-2000 Manchester United Inglaterra W 3R RU QF NH RU W 2 2
2000-2001 Manchester United Inglaterra W 4R4R RU QF 1
2001-2002 Manchester United Inglaterra 3 4R3R RU SF 0
2002-2003 Manchester United Inglaterra W 5R RU QF 1
2003-2004 Manchester United Inglaterra 3 W 4R W R16 2
2004-2005 Manchester United Inglaterra 3 RU SF RU R16 0
2005-2006 Manchester United Inglaterra RU 5R W GS 1
2006-2007 Manchester United Inglaterra W RU 4R SF 1
2007-2008 Manchester United Inglaterra W QF 3R W W 3
2008-2009 Manchester United Inglaterra W SF W W RU RU W 4
2009-2010 Manchester United Inglaterra RU 3R W RU QF 1
2010-2011 Manchester United Inglaterra W SF QF W RU 2
2011-2012 Manchester United Inglaterra RU 4R QF W GS R16 1
2012-2013 Manchester United Inglaterra W QF 4R QF 1

1 Segunda camada
2 Vencedor de Taça Intercontinental. Fase de Grupos em 2000 Copa do Mundo de Clubes da FIFA

Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Alex_Ferguson&oldid=554270278 "