Rock alternativo
Sobre este escolas selecção Wikipedia
Esta seleção Wikipedia está offline disponível a partir de Crianças SOS, para distribuição no mundo em desenvolvimento. Crianças SOS tem cuidado de crianças na África por 40 anos. Você pode ajudar o seu trabalho na África ?
Rock alternativo | |
---|---|
Origens estilísticas | Punk Pós-punk Hardcore punk |
Origens culturais | início de 1980 Reino Unido e Estados Unidos |
Instrumentos típicos | Guitarra - Bass - Drums |
Subgêneros | |
Britpop - Colégio rock - Sonho pop - Gothic rock - Grunge - Indie pop - Indie rock - Noise pop - Paisley de metro - Post-rock - Shoegazing - Twee pop (Lista completa) | |
Gêneros de fusão | |
Dança Alternativa - Metal alternativo - Psychobilly - Rock industrial - Madchester - Post-punk revival - Riot Grrrl | |
Cenas regionais | |
Massachusetts - Seattle, Washington - Illinois - Maryland - Manchester, Inglaterra | |
Outros tópicos | |
Bandas - Rádio da faculdade - História - Música independente - Lollapalooza |
Rock alternativo (também chamada música alternativa, alt-rock ou simplesmente alternativo; conhecido principalmente no Reino Unido como indie) é um gênero da música rock que surgiu na década de 1980 e tornou-se muito popular na década de 1990. O termo "alternativa" foi cunhado na década de 1980 para descrever bandas de inspiração punk rock no gravadoras independentes que não se encaixam nos gêneros tradicionais da época. Como um gênero musical, o rock alternativo consiste em vários subgêneros que surgiram a partir da cena da música independente desde a década de 1980, como grunge, Britpop, gothic rock, e indie pop. Esses gêneros são unificados pela sua dívida coletiva ao estilo e / ou ethos do punk, que lançou as bases para a música alternativa na década de 1970.
Embora o gênero é considerado rock, alguns de seus subgêneros são influenciados pela música folk , reggae , música eletrônica e jazz entre outros gêneros. Às vezes rock alternativo tem sido usado como um pega-tudo frase para a música rock de artistas underground na década de 1980, toda a música desceu do punk rock (incluindo o próprio punk, New Wave, e pós-punk), e, ironicamente, para a música rock em geral, nos anos 1990 e 2000.
Enquanto alguns artistas como E REM The Cure alcançou sucesso comercial e reconhecimento da crítica mainstream, muitos artistas de rock alternativo durante os anos 1980 foram culto que atua gravado em selos independentes e recebeu a sua exposição através da faculdade airplay de rádio e boca-a-boca. Com o avanço da Nirvana e da popularidade do grunge e Britpop movimentos no início de 1990, o rock alternativo entrou no mainstream musical e muitas bandas alternativas se tornou bem sucedido comercialmente.
O termo "rock alternativo"
A música agora conhecido como rock alternativo era conhecido por uma variedade de termos antes de "alternativa" entrou em uso comum. " Colégio rock "foi usado no Estados Unidos para descrever a música durante a década de 1980, devido às suas ligações com o circuito de rádio da faculdade e os gostos dos estudantes universitários. No Reino Unido , o termo "indie" era (e ainda é) preferenciais; em 1985 o termo "indie" passou a significar um determinado gênero ou grupo de subgêneros, em vez de uma simples demarcação de status. "Indie rock" também foi em grande parte sinônimo do gênero nos Estados Unidos até avanço comercial do gênero no início de 1990, devido à maioria das bandas pertencentes a editoras independentes.
Em 1990, o gênero foi chamado de "rock alternativo". O termo "alternativa" se originou por volta de meados dos anos 1980; foi uma extensão das frases "nova música" e "pós-moderna", tanto para o frescor da música e sua tendência para recontextualizar os sons do passado, que eram comumente usados pela indústria de música do tempo para denotar música de vanguarda . Os indivíduos que trabalhavam como DJs e promotores durante a década de 1980 reivindicar o termo origina da American Rádio FM da década de 1970, que serviu como uma alternativa progressista para 40 principais formatos de rádio de rock com músicas mais longas por e dando os DJs mais liberdade em suas seleções de músicas. Um ex-DJ e promotor disse: "De alguma forma este termo" alternativa "foi redescoberto e heisted por pessoas rádio da faculdade durante os anos 80 que se candidataram para novo post-punk, indie, subterrâneo ou-qualquer música..." Assim, o uso original do termo era frequentemente mais ampla do que tem vindo a ser entendido, abrangendo punk rock, new wave, pós-punk, e até mesmo música pop, juntamente com a "faculdade" ocasional / "indie" rock, todas as músicas encontradas nas "alternativas comercial" estações de rádio americanas da época, tais como Los Angeles ' KROQ-FM. O uso do termo "alternativo" ganhou exposição popular durante 1991, com a implementação de categorias de música alternativos na Grammy Awards e do MTV Video Music Awards, bem como o sucesso de Lollapalooza, onde festival fundador e Addiction vocalista do Jane Perry Farrell cunhou o termo "Nação Alternativa".
Definir a música como "alternativa" é frequentemente difícil por causa de duas aplicações muitas vezes conflitantes da palavra. "Alternativas" pode descrever a música que desafia o status quo e que é "ferozmente iconoclasta, anticomercial, e antimainstream", mas o termo também é usado na indústria da música para denotar "as opções disponíveis para os consumidores através de lojas de discos, rádio, televisão por cabo , e da Internet. "
Visão global
"Rock alternativo" é essencialmente um termo guarda-chuva para a música subterrânea que surgiu na esteira do movimento punk rock desde meados da década de 1980. Durante grande parte da sua história, rock alternativo tem sido largamente definida por sua rejeição do mercantilismo da cultura mainstream. Bandas alternativas durante os anos 1980 jogado geralmente em clubes pequenos, gravada por gravadoras independentes, e espalhou sua popularidade através da palavra da boca. Como tal, não existe um conjunto estilo musical para o rock alternativo como um todo, embora The New York Times, em 1989, afirmou que o gênero é "música de guitarra em primeiro lugar, com guitarras que explodem para fora power chords, escolher carrilhão riffs, zumbido com fuzztone e gritar de feedback." Soa gama de guitarras sujas de grunge para as paisagens sonoras sombrias do rock gótico ao revivalismo guitarra pop de Britpop para a inocência de shambling twee pop. Mais frequentemente do que em outros estilos de rock, letras de rock alternativo tendem a tratar de temas de interesse social, tais como o uso de drogas, depressão e ambientalismo. Esta abordagem para letras desenvolvidos como um reflexo das tensões sociais e econômicas nos Estados Unidos e Reino Unido da década de 1980 e início de 1990.
Embora artistas alternativos dos anos 1980 nunca gerou vendas de álbuns espetaculares, exerceram uma influência considerável sobre posteriores músicos alternativos e lançou as bases para o seu sucesso. O sucesso popular e comercial de 1991 álbum do Nirvana Nevermind tomou rock alternativo para o mainstream, estabelecendo a sua viabilidade comercial e cultural. Como resultado, rock alternativo tornou-se o mais popular forma de música rock da década e muitas bandas alternativas rendeu sucesso comercial e de crítica. No entanto, muitos destes artistas rejeitado sucesso, pois entrou em conflito com os rebeldes, DIY ética do gênero esposara antes da exposição mainstream e as suas ideias de autenticidade artística. Como muitos dos principais grupos do gênero quebrou-se ou retiraram-se da ribalta, rock alternativo diminuiu de destaque mainstream.
Na primeira década do século 21, rock mainstream largamente ultrapassado 1980 raízes e de baixa fidelidade ethos da alternativa. Mais populares atos música rock de hoje, tipificados por grupos de rock modernos voltados para os jovens, tais como Linkin Park que têm uma dívida para ambos metal e grunge, incorporar batidas eletrônicas complexas e um estilo de produção sofisticado. Muitos fãs de rock alternativo não veja essas bandas-apesar de sua dívida para com o gênero, como alternativa, mas sim como nu metal age. Em 2004, o rock alternativo receberam atenção renovada mainstream com a popularidade dos artistas de rock e post-punk revival indie como Modest Mouse e Franz Ferdinand, respectivamente.
Rock alternativo nos Estados Unidos
Na década de 1980, rocha alternativa nos Estados Unidos era essencialmente o domínio de estações de rádio da faculdade. A maioria das estações comerciais ignorou o gênero. Na televisão, MTV ocasionalmente mostrar vídeos alternativos tarde da noite. Em 1986, a rede começou a ser exibida no fim de noite programa de música alternativa 120 minutos, o que poderia servir como um mercado importante para o gênero antes de sua descoberta comercial na década seguinte. Em última análise, no final de 1980, as estações comerciais, tais como Boston 's WFNX e Los Angeles KROQ começou a tocar rock alternativo, pioneiro no formato de rádio de rock moderno.
O metro 1980
Primeiros bandas alternativas americanos, como REM, Os Feelies, e Violent Femmes combinado influências do punk com música folk e influências da música do grosso da população. REM foi o mais bem sucedido imediatamente; seu álbum de estréia, Murmur (1983), entrou no Top 40 e gerou uma série de seguidores jangle pop. Uma das muitas cenas jangle pop do início dos anos 1980, Los Angeles ' Paisley subterrâneo foi um revival dos anos 1960, incorporando psicodelia, ricas harmonias vocais ea interação de guitarra folk rock, bem como o punk e influências subterrâneas, tais como O Velvet Underground.
Selos independentes americanos SST Records, Twin / Tone Records, Touch & Go Records, e Dischord Records presidiu a mudança do hardcore punk que então dominava a cena underground americano para os mais diversos estilos de rock alternativo que foram surgindo. Minneapolis bandas Hüsker Dü e The Replacements eram indicativos dessa mudança. Ambos começaram como bandas de punk rock, mas logo diversificou seus sons e tornou-se mais melódico, culminando em Hüsker Dü de Zen Arcade e The Replacements " Let It Be (ambos 1984). Eles foram aclamados pela crítica e chamou a atenção para o gênero alternativa florescente. Naquele ano, SST Records também lançou álbuns marco alternativas por parte do Minutemen eo Meat Puppets, que misturado com funk e punk do país, respectivamente.
REM e Hüsker Dü definir o modelo para grande parte alternativa da década, tanto sonoramente e na forma como eles se aproximaram suas carreiras. No final de 1980, os EUA subterrâneo cena e faculdade de rádio foram dominados por bandas de rock como a faculdade Pixies, They Might Be Giants, Camper Van Beethoven, Dinosaur Jr, e Throwing Muses, bem como sobreviventes pós-punk da Grã-Bretanha. Outra força importante foi a noise rock de Sonic Youth, Big Black, Butthole Surfers, e outros. Até o final da década, uma série de bandas alternativas começou a assinar com grandes gravadoras. Enquanto os primeiros grandes contratações rótulo Hüsker Dü e as substituições tiveram pouco sucesso, atos que assinaram com especializações em sua esteira, como REM e vício de Jane alcançado discos de ouro e platina, preparando o terreno para um avanço posterior de alternativa. Algumas bandas como os Pixies teve enorme sucesso no exterior, enquanto eles foram ignorados no mercado interno. Até o início dos anos 1990, a indústria da música foi alvoroçado sobre de rock alternativo possibilidades comerciais e bandas alternativas ativamente cortejados incluindo Dinosaur Jr, fIREHOSE, e Nirvana.
Grunge eo "Nação Alternativa"
Grunge foi um subgênero do rock alternativo criado em Seattle, Washington , em meados dos anos 1980. Grunge baseou-se em torno de um lamacento, som de guitarra tenebroso que sintetizado heavy metal e punk rock. No início de 1990, lançou um grande movimento na música mainstream. O ano de 1991 foi muito significativo para o rock alternativo, especialmente grunge, com o lançamento do Segundo e mais bem sucedido álbum do Nirvana, Não Importa; Debut avanço do Pearl Jam, Dez; Soundgarden de Badmotorfinger; e Red Hot Chili Peppers Blood Sugar Sex Magik. Sucesso surpresa do Nirvana com o Nevermind anunciava uma "nova abertura para o rock alternativo", entre estações de rádio comerciais, abrindo portas para mais pesadas bandas alternativas, em particular. Na esteira da de Nevermind, rock alternativo "viu-se arrastado chutando e gritando [...] Para o mainstream" e gravadoras, confuso com o sucesso do gênero ainda ansioso para capitalizar sobre ela, se esforçavam para assinar bandas.
A explosão do rock alternativo foi ajudado pela MTV e Lollapalooza, um festival itinerante de diversas bandas que ajudou a expor e popularizar grupos alternativos, tais como Nine Inch Nails, The Smashing Pumpkins, e Hole. O New York Times declarou em 1993, "rock alternativo não parece tão alternativa mais. Toda grande gravadora tem um punhado de bandas de guitarra-driven em camisetas e jeans surrados disformes, bandas com má postura e bons riffs que cultivam o oblíquo eo evasivo, que ocultam melodias cativantes com o barulho e se esconder atrás de artesanato indiferença. " Bandas alternativas que estavam desconfiados de amplo sucesso comercial e ficou subterrânea foram denominados "indie rock" e movimentos desenvolvidos, como lo-fi, um gênero que desposou um retorno ao ethos original da música alternativa. Marcadores tais como Matador Records, Merge Records, e Dischord, e roqueiros indie como Pavement, Liz Phair, Superchunk, Fugazi, e Sleater-Kinney dominou a cena indie americana para a maioria da década de 1990.
Proeminência mainstream alternativo diminuiu devido a uma série de eventos, nomeadamente a morte do Nirvana de Kurt Cobain em 1994 e ação do Pearl Jam contra concertos promotor Ticketmaster, que na prática impedido-os de jogar muitos dos principais locais de todo o país. Um significante de rock alternativo de declínio popularidade foi o hiato do festival Lollapalooza após uma tentativa frustrada de encontrar um headliner em 1998. À luz dos problemas do festival naquele ano, Spin disse: "Lollapalooza é tão comatoso como rock alternativo agora". Até o início do século 21, muitas das grandes bandas alternativas, incluindo Nirvana, The Smashing Pumpkins, Soundgarden, Alice in Chains, Rage Against the Machine, e Buraco tinha quebrado ou estavam em hiato. Enquanto isso indie rock diversificada; juntamente com o indie rock mais convencional de sons Modest Mouse, Bright Eyes, e Death Cab for Cutie, o reavivamento garage rock de The White Stripes e The Strokes e os sons neo-pós-punk de Interpol e The Killers alcançou o sucesso mainstream. Devido ao sucesso destas bandas, Entertainment Weekly declarou em 2004: "Depois de quase uma década de dominação por bandas de rap-rock e nu-metal, grosso da população alt-rock é, finalmente, bom de novo."
Rock alternativo no Reino Unido
Britânica de rock alternativo distingue-se da dos Estados Unidos por um foco mais pop-oriented (marcada por uma ênfase igual em álbuns e singles, bem como uma maior abertura à incorporação de elementos da dança e da cultura do clube) e uma ênfase na lírica especificamente britânico preocupações. Como resultado, algumas bandas alternativas britânicas alcançaram o sucesso comercial em os EUA. Desde a década de 1980 rock alternativo foi jogado extensivamente sobre o rádio no Reino Unido, em particular por DJs como John Peel (que defendeu música alternativa em BBC Radio 1), Richard Skinner, e Annie Nightingale. Artistas que tiveram seguidores da seita nos Estados Unidos recebeu uma maior exposição através da rádio nacional britânico ea imprensa semanal, e muitas bandas alternativas teve sucesso lá.
Gêneros e tendências da década de 1980
Gothic rock desenvolvido a partir do final da década de 1970 britânicos do pós-punk. A maioria das primeiras bandas góticas, incluindo Bauhaus, Siouxsie & the Banshees, e The Cure, são rotulados como tanto pós-punk e rock gótico. Com uma reputação como a "forma mais escuro e mais sombrio do rock underground," rock gótico utiliza um som baseado sintetizador-e-violão tiradas pós-punk para construir "pressentimento, doloroso, paisagens sonoras, muitas vezes épicas", e as letras do gênero muitas vezes abordar literária romantismo, morbidade, simbolismo religioso, misticismo e sobrenatural. "rock gótico começou a se desenvolver em seu próprio no início de 1980 com a abertura de A discoteca Batcave eo surgimento de uma subcultura gótica. Em meados da década de 1980, bandas góticas como The Sisters of Mercy, A Missão, e Fields of the Nephilim alcançado sucesso nas paradas pop britânicas. Enquanto isso Siouxsie & the Banshees e The Cure se afastou goth, ampliando seu som e se tornar bem sucedido internacionalmente no início da década de 1990.
Britânica de indie rock e indie pop chamou a partir da tradição da Scottish bandas pós-punk, como Suco de laranja e Aztec Camera, utilizando jangly, shambling guitarras e jogo de palavras inteligente. A banda mais popular e influente a surgir a partir dessa linhagem foi Manchester é The Smiths . A banda conseguiu marcar um número de visitas e influenciar uma geração de bandas enquanto assinou com uma gravadora independente, Rough Trade Records. O abraço da guitarra em uma era de sintetizadores é visto como sinalizando o fim da era New Wave na Grã-Bretanha. Depois de The Smiths se separou em 1987, cantor Morrissey embarcou em uma carreira solo de sucesso. Bandas de rock indie, como Os Housemartins e James surgiu em seu rastro. O Cassete C86, um 1986 Prêmio NME com bandas como The Wedding Present, Primal Scream, Os Pastels, ea Soup Dragons, foi uma grande influência sobre o desenvolvimento do pop indie ea cena indie britânica como um todo.
Outras formas de rock alternativo desenvolvidos no Reino Unido durante os anos 1980. O Jesus and Mary Chain envolveram seus melodias pop em paredes de ruído guitarra, enquanto New Order surgiu a partir do fim da banda pós-punk Joy Division e experimentou com techno e house music, forjando o estilo de dança alternativa. A Cadeia de Maria, juntamente com Dinosaur Jr eo dream pop de Cocteau Twins, foram as influências para o shoegazing movimento de final de 1980. Nomeado para a tendência dos membros da banda a olhar para os seus pés no palco, shoegazing age como My Bloody Valentine, Slowdive, Ride, e Lush criou uma "lavagem de som" esmagadoramente alto que obscurecida vocais e melodias com riffs longos, monótonos, distorção e feedback. Bandas Shoegazing dominou a imprensa britânica, no final da década, juntamente com a droga-abasteceu Cena Madchester. Baseado em torno A fazenda, uma boate em Manchester propriedade da New Order e Factory Records, bandas como Madchester The Stone Roses e do Happy Mondays misturados ritmos casa de dança com ácido pop guitarra melódica.
Britpop e pós-britpop tendências
Com o declínio da cena Madchester eo unglamorousness de shoegazing, a maré do grunge da América dominou a cena alternativa e música imprensa britânica no início de 1990. Em contraste, apenas algumas bandas alternativas britânicas, mais notavelmente Radiohead e Arbusto, foram capazes de fazer qualquer tipo de impressão nos Estados Unidos. Como reação, uma onda de bandas britânicas desafiadoramente se que desejava "se livrar de grunge" e "declarar guerra à América", tendo a imprensa pública e música nativa pela tempestade. Apelidado de "Britpop" pela mídia, este movimento representado por Oasis , Blur, Suede, e Pulp era o equivalente britânico da explosão do grunge. Centrado em uma revitalização da cultura jovem britânica celebrado como " Cool Britannia ", que impulsionou rock alternativo ao topo das paradas em seu país de origem. Em 1995, o fenômeno Britpop culminou em uma rivalidade entre os dois grupos principais, oásis e do borrão, simbolizados por sua libertação de singles competindo no mesmo dia. borrão ganhou " A batalha de Britpop ", mas o segundo álbum do Oasis, (O que é a história) Morning Glory?, Passou a se tornar o terceiro álbum mais vendido na história da Grã-Bretanha. Oasis também teve grande sucesso comercial no exterior.
Britpop desapareceu quando o terceiro álbum do Oasis, Be Here Now, recebeu críticas medíocres e do borrão começou a incorporar influências de rock alternativo americano. Ao mesmo tempo Radiohead conseguido aclamação da crítica com seu álbum de 1997 OK Computer, que foi um contraste marcante com o tradicionalismo do Britpop. Radiohead, juntamente com grupos de pós-britpop como Travis e Coldplay, foram as principais forças no rock britânico nos anos subseqüentes. Recentemente britânica de indie rock tem experimentado um ressurgimento, impulsionado em parte pelo sucesso alcançado os Strokes no Reino Unido antes de sua descoberta doméstico. Como moderna americana de indie rock, muitas bandas indie britânicas, como Franz Ferdinand, The Libertines, Bloc Party, e Arctic Monkeys chamar a influência de grupos pós-punk, como Joy Division, Fio, e Gang of Four.
Rock alternativo em outros países
Austrália tem produzido uma série de bandas alternativas notáveis, incluindo Nick Cave And The Bad Seeds, The Go-Betweens, Dead Can Dance, Silverchair, The Vines, e Eskimo Joe. Duplo J, uma estação de rádio financiada pelo governo em Sydney e da estação de rádio independente com sede em Melbourne 3RRR transmitido rock alternativo durante os anos 1980. Em 1990, Duplo J, agora conhecido como Triple J, começou a transmitir a nível nacional. Bem como da América do Lollapalooza festival, da Austrália Big Day Out festival serve como uma vitrine para artistas alternativas turnês nacionais e estrangeiros. Para o leste, Nova Zelândia de Som de Dunedin foi baseado em torno da cidade universitária de Dunedin eo Flying Nun Records. O gênero, cujo auge foi em meados da década de 1980, produziu bandas como Os Morcegos, The Clean, Serve para Straightjacket e Os Calafrios.
Mainstream rock alternativo no Canadá varia do pop bem-humorado de Barenaked Ladies e Dummies Bater teste para o pós-grunge de Our Lady Peace, Matthew Good Band, e Eu a Mãe Terra. Em Montreal , uma infra-estrutura indie desenvolvido na sequência de problemas económicos e sociais durante os anos 1990. A cidade é hoje o lar de muitas bandas de rock indie, como a Arcade Fire, Godspeed You! Black Emperor, e The Dears.
The Sugarcubes foram a banda mais bem sucedida a emergir da Islândia . Após dissolução da banda no início de 1990, o vocalista Björk embarcou em uma carreira solo que incorporou influências incluindo trip hop, jazz, e electronica, além de rock alternativo. Bandas de rock indie islandesa incluem MUM e Sigur Rós. Europa Continental tem produzido inúmeros estilos alternativos e bandas, a partir de Alemanha 's rock industrial e atos de metal industriais, tais como KMFDM ou Rammstein a bandas mais idiossincráticos, como a Holanda ' O recolhimento e Itália 's Bluvertigo.
Japão tem uma cena ativa noise rock caracterizado por grupos como Boredoms e Melt-Banana. Banda indie pop Shonen Knife têm sido freqüentemente citado como uma influência por artistas alternativos americanos, incluindo Nirvana e Sonic Youth. Metro influenciado pop-rock alternativo entrou para o mainstream nas Filipinas durante os anos 1990. Alternativa Bandas de rock incluem Philippine Eraserheads, Yano, Parokya ni Edgar, e Rivermaya.
Muitas bandas ativas no México no início de 1990 pode ser considerado rock alternativo, embora eles geralmente são agrupados na Rock en español gênero. Fobia e Café Tacuba são duas das bandas mais populares. Argentina tem muitas bandas de rock alternativas. Grupos tais como o El Otro Yo, Jaime pecado Tierra, Bicicletas, Babasónicos, Peligrosos Gorriones, e Los Brujos surgiu na década de 1990 como parte do chamado movimento Nuevo Rocha Argentino (New argentino Rock). Enquanto rock alternativo não quebrou no grosso da população argentina de forma ampla, Babasónicos se tornou uma das bandas mais populares do país.