Conteúdo verificado

Bacia Amazônica

Disciplinas relacionadas: Central e do Sul Geografia americana

Sobre este escolas selecção Wikipedia

Crianças SOS oferecem um download completo desta seleção para as escolas para uso em escolas intranets. patrocínio SOS Criança é legal!

Bacia do Rio Amazonas

A Bacia Amazônica é a parte da América do Sul drenada pelo rio Amazonas e seus afluentes. A bacia está localizada principalmente (54%) no Brasil , mas também se estende para Peru e vários outros países. O Sul-Americano floresta tropical da Amazônia é a maior do mundo, cobrindo cerca de 8,23543 milhões km 2 de floresta tropical densa. Durante séculos, este tem protegido a área e os animais que residem nele.

A vida vegetal

Nem toda a vida vegetal e animal na Bacia Amazônica são conhecidos por causa de seus enormes áreas inexploradas. Ninguém sabe quantas espécies de peixes existem no rio. O crescimento das plantas é denso porque a chuva e rebrota das folhas ocorrer continuamente ao longo de cada ano.

Povos indígenas amazônicos

A Bacia Amazônica inclui uma diversidade de habitantes tradicionais, bem como a biodiversidade , tanto flora e fauna. Esses povos têm vivido na floresta durante milhares de anos, e seus estilos de vida e culturas estão bem adaptadas a este ambiente. Ao contrário da crença popular, os seus métodos de vida de subsistência não prejudicar de forma significativa o ambiente. Nas últimas décadas, a verdadeira ameaça para a Bacia Amazônica tem sido desmatamento e gado ranching por grande corporações multinacionais. As pessoas que vivem aqui também consomem uma quantidade muito pequena de energia gerada por usinas e produtores primários. Sua porcentagem de uso da energia no mundo é quase zero. Isto é potencialmente útil para o meio ambiente.

História

A bacia amazônica tem sido continuamente habitada por mais de 12.000 anos, desde as primeiras chegadas comprovados de pessoas na América do Sul. Esses povos, quando foi encontrado por exploradores europeus no século 16, foram espalhados em centenas de pequenas tribos sem sistema de escrita, exceto para a parte governada pelo Império Inca . Talvez como muitos como 90% dos habitantes morreram por causa de doenças europeias nos primeiros cem anos de contato, muitas tribos morreram antes mesmo do contato direto com os europeus, como os seus germes viajou mais rápido do que os exploradores, infectando aldeia após aldeia.

Após a descoberta européia da América, o Português eo Espanhol assinou o Tratado de Tordesilhas, dividindo o país em uma grande parte ocidental espanhol, que abrangeu toda a então desconhecida na América do Norte e América Central , América do Sul e oeste, o Português teve Leste da América do Sul, que se tornaria moderno leste do Brasil. A reivindicação espanhola foi confirmada por exploradores, a mais famosa pela expedição de Francisco de Orellana em 1541-42.

Até o final do século 17 portugueses exploradores / brasileiros haviam dominado grande parte da bacia amazônica, porque a boca do rio Amazonas estava dentro do lado Português, e os empreendedores de exploração internas brasileiras, como a Bandeirantes, que originaram em São Paulo, tinha conquistado muito do que é hoje central do Brasil (estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás) e, em seguida, procedeu-se à Amazônia. Em 1750 o Tratado de Madrid certificou a transferência da maior parte da Bacia Amazônica e na região do Mato Grosso para o lado Português, extremamente contribuindo para o tamanho continental do que hoje é o Brasil.

Geral do Brasil Cândido Rondon também é contado como um grande explorador do século 19 da Amazônia, bem como um defensor dos seus povos nativos, o estado brasileiro do Rondônia é nomeado após ele.

Em 1903, o Brasil comprou uma grande parte do norte da Bolívia e fez dele seu estado atual do Acre. Em 2006, o novo presidente boliviano socialista Evo Morales falou sobre "ficar para trás. Os brasileiros tem para o preço de um cavalo". Nenhuma ação foi tomada e os dois países permanecem amigável. No final do século 19, uma joint venture entre EUA e Brasil não conseguiu implementar o Madeira-Mamoré, no estado de Rondônia, com um custo enorme em dinheiro e vidas.

Desmatamento intenso começou na segunda metade do século 20, com crescimento e desenvolvimento populacional planos como o brasileiro falhou Rodovia Transamazônica. Na década de 1980 o Brasil Chico Mendes, que viveu em Acre, tornou-se internacionalmente famoso por sua apaixonada defesa da floresta e seu povo, especialmente depois que ele foi morto a tiros por agricultores cujos interesses ele prejudicados.

Cidades

A Amazônia não é densamente povoada. Há algumas cidades ao longo das margens da Amazônia, tais como Iquitos, Peru e assentamentos espalhados no interior, mas a maioria da população vive em cidades, tais como Manaus no Brasil . Em muitas regiões, a floresta foi desmatada para soja plantações e pecuária (o mais extenso uso não-florestal da terra) e alguns dos habitantes colheita selvagem de borracha e látex Castanha-do-pará. Esta é uma forma de quintas extractivas, onde as árvores não são cortadas, e, assim, este é um impacto relativamente humano sustentável.

O terreno

A bacia amazônica é limitado pelo Highlands Guiana, no norte e as terras altas do Brasil, no sul. O Amazonas, que nasce nos Andes montanhas no oeste da bacia, é o segundo rio mais longo do mundo. Ele cobre uma distância de cerca de 6.400 km antes de drená-lo para o Oceano Atlântico . O Amazonas e seus afluentes formam o maior volume de água. As contas da Amazon para cerca de 20% do total de água transportado para os oceanos por rivers.Some da Amazônia é desmatada por causa de um interesse crescente em produtos de madeira. Também é muito gramada.

Idiomas

A língua mais falada na Amazônia é Português , seguido de perto pelo espanhol . No brasileira lado Português é falado por pelo menos 98% da população, enquanto que nos países de língua espanhola ainda pode ser encontrada uma grande quantidade de falantes de línguas nativas americanas, embora espanhol predomina facilmente.

Há centenas de línguas nativas faladas ainda na Amazônia, a maioria dos quais são faladas por apenas um punhado de pessoas, e, portanto, a sério ameaçadas de extinção. Uma das línguas mais faladas na Amazônia é Reengage, que é, na verdade, descendentes da antiga Língua Tupi, originalmente falado em regiões costeiras e Central do Brasil, e trouxe para sua localização atual ao longo da Rio Negro pelos colonizadores brasileiros, que até o século de mid-17th utilizados Tupi mais do que o Português oficiais para se comunicar. Além de retomar moderno, outras línguas da família Tupi são faladas lá, junto com outras famílias linguísticas como Jê (com o seu subbranch importante Jayapura falada no Região e outros Xingu), Arawak, Karib, Arawá, Ianomâmi, Matsés e outros. Francês, Espanhol, Português e são todos semelhantes e derivados de Latina .

Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Amazon_Basin&oldid=228361515 "