Conteúdo verificado

Andesite

Assuntos Relacionados: Mineralogia

Sobre este escolas selecção Wikipedia

Crianças SOS feita esta seleção Wikipedia ao lado de outras escolas recursos . SOS mães cada um cuidar de uma família de crianças apadrinhadas .

Andesite
Rocha ígnea
Andesite pmg ss 2006.jpg
Fotomicrografia de andesite em seção fina (entre polars cruzados)
Composição

Intermediário
Os minerais principais: plagioclase (muitas vezes andesina) e piroxênio e / ou hornblende

Minerais acessórios: magnetita, biotita, sphene, quartzo
Uma amostra de andesite (groundmass escura) com vesículas cheias de amygdaloidal zeolite. Diâmetro de vista é de 8 cm.
Andesite Mount Žarnov ( Vtáčnik), Eslováquia
Pilar Andesite na Eslováquia

Andesite (pron .: / æ n d ə s t /) É uma extrusive ígnea , rocha vulcânica, de composição intermediária, com afanítica para textura porfirítica. De um modo geral, que é o tipo intermédio entre basalto e dacite, e intervalos de 57-63% de dióxido de silício (SiO 2), como ilustrado em Diagramas de TAS. O mineral de aglutinação é tipicamente dominada pela plagioclase mais piroxênio e / ou hornblenda. Magnetita, zircão, apatita, ilmenite, biotite, e granada são minerais acessórios comuns. Feldspato alcalino pode estar presente em quantidades menores. O quartzo - feldspato abundâncias em rochas vulcânicas andesito e outras estão ilustrados na Diagramas QAPF.

Classificação das andesites pode ser refinado de acordo com o mais abundante phenocryst. Exemplo: andesite hornblende-phyric, se hornblenda é o principal mineral acessório.

Andesite pode ser considerado como o equivalente de extrusivo plutônica diorite. Característica de zonas de subducção, andesite representa o tipo de rocha dominante no arcos insulares, como a Aleutian em Arc Alaska. A composição média da crosta continental é andesitic. Juntamente com basaltos são um componente principal do Crosta marciana. O nome andesite é derivado do Andes serra.

Geração de derrete em arcos insulares

Magmatismo em regiões ilha de arco (ou seja, margens oceânicas activas) vem da interação do placa de subducção e do cunha do manto, a região em forma de cunha entre o subducção e placas imperiosas.

Durante subducção, o subducted crosta oceânica é submetido a uma pressão crescente e temperatura, conduzindo a metamorfismo. Minerais, tais como hidratado anfibólio, zeólitos, etc clorito (que estão presentes na litosfera oceânica) desidratar como eles mudam, a forma anidra mais estável, liberando água e elementos solúveis em cunha do manto sobrejacente. Fluidificante água para a cunha diminui o solidus da material do manto e faz com que a fusão parcial. Devido à menor densidade do material parcialmente fundido, que sobe através da cunha até se atingir o limite inferior da placa superior. Derrete gerado na cunha do manto são de composição de basalto, mas eles têm um enriquecimento distintivo de elementos solúveis (por exemplo, potássio (K), bário (Ba), e chumbo (Pb)), que são contribuídas de sedimentos que se encontra na parte superior do placa de subducção. Embora não haja evidências que sugerem que a crosta oceânica subduzindo pode também derreter durante este processo, a contribuição relativa dos três componentes (crosta, sedimentos, e cunha) para os basaltos gerados ainda é uma questão de debate.

Genesis de andesite

Andesite é tipicamente formado no margens de placas convergentes, mas pode ocorrer em outros ambientes tectônicos. Rochas vulcânicas Intermediário são criados através de vários processos:

  1. Cristalização fracionada de um magma pai máfica.
  2. Fusão parcial de material crustal.
  3. Magma mistura entre felsic riolíticos e máficos basálticas magmas em um reservatório de magma

Cristalização fraccionada

Para alcançar composição andesítica através de cristalização fraccionada, um magma basáltico deve cristalizar minerais específicos que são então removidas a partir da massa fundida. Esta remoção pode realizar-se numa variedade de maneiras, mas é mais comum deste cristal ocorre por decantação. Os primeiros minerais a se cristalizar e ser removido de um parent de basalto são olivinas e anfibólios. Estes minerais máficos resolver fora do magma, formando cumulatos máficos. Há evidência geofísica de vários arcos que grandes camadas de cumulatos máficos estão na base da crosta. Uma vez que estes minerais mafic ter sido removido, o material fundido não tem mais de uma composição de basalto. O teor de sílica do material fundido residual é enriquecida em relação à composição de partida. O conteúdo de ferro e magnésio são esgotados. Como este processo continua, o fundido se torna mais e mais evoluído eventualmente tornando-se andesitic. Sem adição continuou mafic de material, no entanto, a fusão irá atingir uma composição rhyolitic.

Fusão parcial da crosta

Pouco basalto fundido no manto cunha se move para cima até atingir a base da crosta primordial. Uma vez lá, o derretimento pode basáltica underplate a crosta, criando uma camada de material fundido na sua base, ou pode mover-se na placa superior na forma de diques. Se underplates da crosta, o basalto pode (em teoria) provocar a fusão parcial da crosta inferior devido à transferência de calor e os materiais voláteis. Todos os modelos de transferência de calor, no entanto, mostram que os basaltos de arco sido colocadas em temperaturas 1100 - 1240 ° C não pode fornecer calor suficiente para derreter inferior crustal amphibolite. Basalto pode, contudo, derreter Material crustal superior pelitic. Magmas andesítica gerados em arcos insulares, portanto, são, provavelmente, o resultado da cristalização fracionada em vez de fusão parcial da crosta.

Magma mistura

Em arcos continentais, como a Cordilheira dos Andes , muitas vezes, piscinas de magma na crosta superficial criação de câmaras de magma. Magmas nestes reservatórios tornam-se evoluiu na composição (dacitic para rhyolitic) através de tanto o processo de cristalização fracionada e fusão parcial do country rock circundante. Ao longo do tempo como a cristalização continua eo sistema perde calor, esses reservatórios esfriar. A fim de permanecer ativo, câmaras de magma deve ter continuado recarga de basalto quente derreter no sistema. Quando este material se mistura de basalto com o magma rhyolitic evoluído, a composição é retornado para andesite, a sua fase intermédia.

Andesite no espaço

Em 2009, os investigadores revelaram que andesite foi encontrada em dois meteoritos (numerada GRA 06128 e GRA 06129) que foram descobertos nos túmulos Nunatak Icefield durante os EUA Antarctic Procurar por Meteoritos 2006/2007 temporada de campo. Isto permitirá possivelmente aponta para um novo mecanismo para gerar crosta andesite.

Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Andesite&oldid=544081938 "