Conteúdo verificado

Andorra

Assuntos Relacionados: Europa ; Países europeus

Fundo para as escolas Wikipédia

Esta seleção Wikipedia está offline disponível a partir de Crianças SOS, para distribuição no mundo em desenvolvimento. Uma boa maneira de ajudar outras crianças é por patrocinar uma criança

Principado de Andorra
Principat d'Andorra
Bandeira Brasão
Lema:
  • "Virtus Unita Fortior" ( latim )
  • "United virtude é mais forte"
Anthem:
  • El Gran Carlemany, Mon Pare ( Catalão)
  • O Grande Carlos Magno , meu Pai
Localização de Andorra (centro do círculo verde) na Europa (cinza escuro) - [Legend]
Local de   Andorra    (Centro do círculo verde)

na Europa    (Cinza escuro) - [ Legend ]

Capital
e maior cidade
Andorra la Vella
42 ° 30 'N 1 ° 31'E
Línguas oficiais Catalão um
Grupos étnicos ( ) 36,6% Andorra
33,0% Espanhol
16,3% Português
6,3% Francês
7,8% outros
Demonym Andorra
Governo Unitária parlamentar constitucional diarquia
- Co-Príncipes Joan Enric Vives Sicília
François Hollande
- Representantes Josep Maria Mauri
Sylvie Hubac
- O primeiro-ministro Antoni Martí
Legislatura Conselho Geral
Independência
- Paréage do Coroa de Aragão
1278
Área
- Total 467,63 km 2 ( 191)
180,55 sq mi
- Água (%) 0,26 (121,4 ha) b
População
- 2011 estimativa 85.082 ( 199)
- 2011 censo 78.115
- Densidade 179,8 / km 2 ( 71)
465,7 mi / sq
PIB (nominal) 2008 estimativa
- Total $ 4,510 bilhões ( 155)
- Per capita $ 53.383 ( 9)
Gini (2003) 27,21 c
baixo
HDI (2013) Aumentar 0,846
muito alto 33
Moeda Euro (€) d ( EUR )
Fuso horário CET ( UTC + 1)
- Summer ( DST) CEST ( UTC + 2)
Unidades no direito
Chamando código +376
Código ISO 3166 AD
TLD Internet .ad e
um. Constituição de Andorra, o artigo 2.1. Espanhol, Francês e Português também são amplamente falado e compreendido (ver Línguas de Andorra.)
b. (Francês) Girard P & P Gomez (2009), Lacs des Pyrénées: Andorre. "Andorra en xifres 2007: Situació geografica, Departament d'Estadística, Govern d'Andorra" (PDF). Retirado 2012/08/26.  
c. "Informe Sobre l'estat de la pobresa i la desigualtat al d'principal Andorra (2003)". Estadistica.ad. Retirado 2012/11/25.  
d. Antes de 1999, o Franco francês e Peseta espanhola; as moedas e notas de ambas as moedas, no entanto, permaneceu curso legal até 2002. Pequenas quantidades de Diners de Andorra (dividido em 100 centim) foram cunhadas depois de 1982.
e. Também .cat, compartilhado com Catalão de língua territórios.

Andorra ( / æ n d ɔr ə /; Pronúncia catalã: [Əndorə], localmente: [Andɔra]), oficialmente o Principado de Andorra ( Catalão: Principat d'Andorra), também chamado de o Principado dos Vales do Andorra ( Catalão: Principat de les Valls d'Andorra), é uma sem litoral microstate em Sudoeste da Europa, localizado no leste Pirenéus e fronteira com Espanha e França. É o sexto menor nação na Europa, com uma área de 468 km 2 (181 MI quadrado) e uma população estimada de 85.000 em 2012. Seu capital, Andorra la Vella, é a capital mais alta da Europa, a uma altitude de 1.023 metros (3.356 pés) acima do nível do mar. A língua oficial é Catalão, embora Espanhol, Português, Francês e também são comumente falado.

Criado sob uma carta em 988, o presente Principado foi formado em 1278. Ele é conhecido como um principado , pois é um monarquia encabeçada por dois co-príncipes - o Bispo de Urgell eo Presidente da França.

Andorra é um país próspero principalmente devido a sua indústria do turismo, que atende um número estimado de 10,2 milhões de visitantes anualmente, e também por causa de seu status como um paraíso fiscal, embora seja no processo de reforma do seu regime fiscal. Não é um membro da União Europeia , mas o euro é a moeda de facto. As pessoas de Andorra têm a 7ª maior expectativa de vida humana no mundo - 82 anos no nascimento.

História

Igreja Sant Joan de Caselles, que data do século 11.

A tradição afirma que Charles, o Grande ( Charlemagne ) concedeu uma carta ao povo de Andorra, em troca de lutar contra a Mouros. Soberania do território era pela Contagem de Urgell e eventualmente pelo bispo da Diocese de Urgell. Em 988, Borrell II, contagem de Urgell, deu os vales andorranos à diocese de Urgell em troca de terras em Cerdanya. Desde então, o bispo de Urgell, com sede em Seu d'Urgell, possuiu Andorra.

Antes de 1095, Andorra não têm qualquer tipo de proteção militar eo Bispo de Urgell, que sabia que o conde de Urgell queria recuperar os vales de Andorra, pediu ajuda e proteção contra o Senhor dos Caboet. Em 1095, o Senhor dos Caboet eo Bispo de Urgell assinaram sob o juramento uma declaração de sua co-soberania sobre Andorra. Arnalda, filha de Arnau de Caboet, casou-se com o Visconde de Castellbò e ambos se tornaram Viscondes de Castellbò e Cerdanya. Anos mais tarde, sua filha, Ermessenda, casado Roger Bernat II, o francês Contagem de Foix. Eles se tornaram Roger Bernat II e Ermessenda I, condes de Foix, Viscondes de Castellbò e Cerdanya, e também co-soberanos de Andorra (compartilhados com o Bispo de Urgell).

No século 11, surgiu uma disputa entre o Bispo de Urgell eo conde de Foix. O conflito foi resolvido em 1278 com a mediação de Aragon pela assinatura do primeiro paréage que previa que a soberania de Andorra ser compartilhada entre a contagem de Foix (cujo o título transferiria finalmente ao chefe de Estado francês) eo Bispo de Urgell, em Catalunha. Isso deu ao principado seu território e forma política.

Ao longo dos anos, o co-título a Andorra passou aos reis de Navarra. Depois de Henrique de Navarra tornou-se rei Henry IV de France, emitiu um édito em 1607 que estabeleceu o chefe do Estado francês eo bispo de Urgell como co-príncipes de Andorra. Em 1812-1813, o Primeiro Império Francês anexou Catalonia e dividiu-a em quatro departamentos, com Andorra sendo feito parte do distrito de Puigcerdà (departamento de Sègre).

Século 20

Boris Skossyreff, brevemente, rei de Andorra em 1934.

Andorra declarou a guerra em Alemanha imperial durante a Primeira Guerra Mundial , mas não chegou a tomar parte na luta. Ele permaneceu em um estado oficial de beligerância até 1958, uma vez que não foi incluído no Tratado de Versalhes .

Em 1933, a França ocupou Andorra em conseqüência do mal-estar social antes das eleições. Em 12 de Julho de 1934, aventureiro Boris Skossyreff emitiu uma proclamação em Urgell, declarando-se "Boris I, Rei de Andorra", declarando simultaneamente a guerra no Bispo de Urgell. Ele foi preso pelas autoridades espanholas em 20 de Julho e, finalmente expulsos da Espanha. De 1936 a 1940, um destacamento francês garrisoned em Andorra para impedir influências do Guerra Civil Espanhola e Espanha franquista. Tropas franquistas atingiu a fronteira de Andorra nas fases posteriores da guerra. Durante a Segunda Guerra Mundial , Andorra permaneceu ponto morto e foi uma importante rota de contrabando entre Vichy França e Espanha.

Dado o seu isolamento relativo, Andorra existiu fora do mainstream da história européia, com poucos laços com outros países que não a França ea Espanha. Nos últimos tempos, porém, sua indústria de turista de prosperidade junto com desenvolvimentos no transporte e as comunicações removeram o país de seu isolamento. Seu sistema político foi modernizado em 1993, quando se tornou um membro da Organização das Nações Unidas e da Conselho da Europa.

Política

Andorra é um parlamentar co-principado com o Presidente da França e da Bispo de Urgell ( Catalunha, Espanha), como co-príncipes. Essa peculiaridade faz com que o Presidente da França, na sua qualidade de Príncipe de Andorra, um monarca reinante eleito, mesmo que ele não é eleito pelo voto popular do povo de Andorra. A política de Andorra ocorre em uma estrutura de um parlamentar democracia representativa, em que o O primeiro-ministro de Andorra é o chefe de governo, e de um pluriforme sistema multi-partidário.

O atual primeiro-ministro é Antoni Martí da Democratas para Andorra (DA). O poder executivo é exercido pelo governo. O poder legislativo é investido no governo e parlamento.

Casa de la Vall, do Parlamento de Andorra.

O Parlamento de Andorra é conhecido como o Conselho Geral. O Conselho Geral é composto por entre 28 e 42 Conselheiros, como os membros do poder legislativo são chamados. Os conselheiros têm mandato de quatro anos e as eleições são realizadas entre os dias trigésimo e quadragésimo na sequência da dissolução do Conselho anterior. Os Conselheiros podem ser eleitos em dois círculos eleitorais iguais.

Metade são eleitos em número igual de cada uma das sete freguesias administrativas ea outra metade dos Conselheiros são eleitos a partir de um único círculo eleitoral nacional. 15 dias após a eleição, os Conselheiros manter a sua inauguração. Durante esta sessão, o Síndico Geral, que é o chefe do Conselho Geral e do Subsyndic Geral, seu assistente, são eleitos. Oito dias depois, o Conselho reúne mais uma vez. Durante esta sessão, o Chefe do Governo, o primeiro-ministro de Andorra, é escolhido entre os Conselheiros.

Os candidatos para a nomeação prime-ministerial podem ser propostos por um mínimo de um quinto dos Conselheiros. O Conselho elege o candidato com a maioria absoluta dos votos para ser Chefe de Governo. O Síndico Geral notifica os co-príncipes que, por sua vez nomear o candidato eleito como o primeiro-ministro de Andorra. O Conselho Geral também é responsável por propor e aprovar leis. Bills pode ser apresentado ao Conselho como Bills dos deputados privados por três das Juntas de Freguesia locais em conjunto ou por pelo menos um décimo dos cidadãos de Andorra.

O Conselho aprova também o orçamento anual do principado. O governo deve apresentar o orçamento proposto para aprovação parlamentar, pelo menos, dois meses antes de expirar o orçamento anterior. Se o orçamento não é aprovado pelo primeiro dia do próximo ano, o orçamento anterior é prorrogado até um novo é aprovado. Uma vez que qualquer projeto de lei for aprovado, o Síndico Geral é responsável por apresentá-lo aos co-príncipes, para que possam assinar e promulgar-lo.

Se o Chefe do Governo não está satisfeito com o Conselho, ele pode solicitar que os co-príncipes dissolver o Conselho e pedir novas eleições. Por sua vez, os conselheiros têm o poder de remover o Chefe do Governo do cargo. Depois de uma moção de censura for aprovada por pelo menos um quinto dos Conselheiros, o Conselho vai votar e se ele obtiver a maioria absoluta dos votos, o primeiro-ministro é removido.

Direito e justiça penal

O Judiciário é composto pelo Tribunal de Magistrados, o Direito Penal Tribunal, o Tribunal Superior de Andorra, e do Tribunal Constitucional. O Supremo Tribunal de Justiça é composto por cinco juízes: um nomeado pelo Chefe do Governo, um cada pelos Coprinces, um pelo Síndico Geral, e um pelos Juízes e Magistrados. É presidido pelo membro designado pelo Síndico Geral e os juízes cargo por mandatos de seis anos.

Os magistrados e juízes são nomeados pelo Supremo Tribunal, e por isso é o Presidente do Tribunal Penal. O Supremo Tribunal também nomeia os membros do Gabinete do Procurador-Geral. O Tribunal Constitucional é responsável por interpretar a Constituição e rever todos os recursos de inconstitucionalidade contra leis e tratados. É composto por quatro juízes, um nomeado por cada um dos Coprinces e dois pelo Conselho Geral. Eles servem mandatos de oito anos. O Tribunal é presidido por um dos juízes em uma rotação de dois anos, de modo que cada juiz em um ponto será o líder do Tribunal.

Relações exteriores, defesa e segurança

A embaixada de Andorra em Bruxelas .

Não Andorra não tem suas próprias forças armadas, embora haja um pequeno cerimonial do Exército. A responsabilidade por defender a nação repousa principalmente com a França ea Espanha. No entanto, em caso de emergências ou desastres naturais, o Sometent (um alarme) é chamado e todos os homens válidos entre 21 e 60 de nacionalidade andorrana deve servir. É por isso que todos os andorranos e, especialmente, a cabeça de cada casa (geralmente o mais velho varão vigoroso de uma casa), deve por lei, manter um rifle, mesmo que a lei estabelece também que a polícia vai oferecer uma arma de fogo em caso de necessidade. Andorra é um membro pleno da Organização das Nações Unidas (ONU), o Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE), e tem um acordo especial com a União Europeia (UE).

Militar

Andorra tem um pequeno exército, que historicamente tem sido levantada ou reconstituído em várias datas, mas nunca nos tempos modernos, ascendiam a um exército permanente. O princípio básico da defesa de Andorra é que todos os homens válidos estão disponíveis para lutar se chamado pelo soar da Sometent.

Na era moderna, o exército consistiu de um pequeno corpo de voluntários dispostos a empreender deveres cerimoniais. Uniformes foram transmitidas de geração em geração dentro das famílias e comunidades. Apesar de não estar envolvido em qualquer luta, Andorra era tecnicamente o combatente mais longa do Primeira Guerra Mundial , como o país foi deixado de fora da Conferência de Paz de Versalhes, e tecnicamente manteve-se em guerra com a Alemanha desde 1914 até 1939.

O papel do exército na segurança interna foi feita em grande parte ao longo da formação do Corpo de Polícia de Andorra em 1931. desordem civil Breve relacionado com as eleições de 1933, levaram a contribuição solicitada a partir do Gendarmerie Nacional, com um residente descolamento em Andorra por dois meses sob o comando de René-Jules Baulard. O Exército de Andorra foi reformada no ano seguinte, com onze soldados designados para funções de supervisão. A força consistiu em seis Cabos, um para cada paróquia (embora há atualmente sete paróquias, havia apenas seis até 1978), além de quatro oficiais da equipe júnior para coordenar ação, e um comandante com a patente de Major. Foi a responsabilidade dos seis cabos, cada um em sua própria paróquia, para ser capaz de criar uma força de combate de entre os homens válidos da paróquia.

Hoje, um homem de doze unidade pequena, cerimonial continua sendo a única secção permanente do Exército de Andorra, mas todos os homens válidos permanecem tecnicamente disponível para o serviço militar, com a exigência de cada família para ter acesso a uma arma de fogo. O exército não tem lutado por mais de 700 anos, e sua principal responsabilidade é apresentar a Bandeira de Andorra em funções cerimoniais oficiais. Conforme Marc Forné Molné, o orçamento militar da Andorra é estritamente a partir de doações voluntárias, e da disponibilidade de voluntários em tempo integral.

O mito de que todos os membros do Exército de Andorra são classificados como oficiais, é popularmente mantidas em muitas obras de referência. Na realidade, todos os que servem no porão permanente reserva cerimonial classifica como oficiais, ou oficiais não-comissionados, porque o outras fileiras são considerados como o resto da população masculina sãos, que ainda podem ser chamados pelo Sometent para servir, embora essa chamada não foi feito nos tempos modernos.

Espanha e França são responsáveis pela defesa nacional.

GIPA

O Grup d'Intervenció Policia d'Andorra (GIPA) é uma pequena unidade de forças especiais treinadas em luta contra o terrorismo, e tarefas de recuperação de reféns. Embora seja o mais próximo no estilo de uma força militar ativo, ele é parte do Polícia Corps, e não o Exército . Como situações com reféns e terroristas são uma ameaça rara para a nação, o GIPA é comumente atribuída a direitos prisioneiro de escolta, e em outras vezes para o policiamento de rotina.

Corpo de Polícia

Andorra mantém uma força policial interna pequeno, mas moderno e bem equipado, com cerca de 240 policiais, apoiados por assistentes civis. Os principais serviços prestados pelo Corpo são policiamento uniformizado comunidade, detecção criminal, controlo das fronteiras, e policiamento de tráfego. Há também pequenas unidades especializadas incluindo cães de polícia, resgate em montanha, e eliminação de bomba.

Corpo de Bombeiros

O Corpo de Bombeiros de Andorra, com sede na Santa Coloma, opera a partir de quatro postos de bombeiros modernos, e tem uma equipe de cerca de 120 bombeiros. O serviço está equipado com 16 aparelhos pesados (concursos de incêndio, escadas de plataforma giratória, e veículos de quatro rodas motrizes especializados), 4 veículos de apoio leves (carros e vans) e quatro ambulâncias.

Historicamente, as famílias dos seis paróquias antigos de Andorra mantido arranjos locais para prestar assistência mútua no combate a incêndios. A primeira bomba de incêndio comprado pelo governo foi adquirida em 1943. Os graves incêndios (que durou por dois dias) em partes do principado em dezembro 1959 levou a pedidos de um serviço permanente de incêndio e de Andorra Corpo de Bombeiros foi formada em 21 de Abril 1961.

O serviço de bombeiros mantém cobertura em tempo integral com cinco bombeiros de plantão a qualquer momento - dois na sede da brigada em Santa Coloma, e uma tripulação em cada uma das outras três estações de fogo.

Geografia

Mapa de Andorra com os seus sete paróquias marcado.

Paróquias

Andorra é composto por sete paróquias:

  • Andorra la Vella
  • Canillo
  • Acampar
  • Escaldes-Engordany
  • La Massana
  • Ordino
  • Sant Julià de Lòria

Geografia física

Cenário de montanhas de Andorra
Mapa topográfico de Andorra

Devido à sua localização no leste Pirinéus cordilheira, Andorra constituída predominantemente por montanhas escarpadas, o maior sendo o Coma Pedrosa em 2942 metros (9652 pés), ea altitude média de Andorra é 1.996 metros (6.549 pés). Estes são dissecados por três vales estreitos em forma de Y que se combinam em um como a corrente principal, o Gran rio Valira, deixa o país para a Espanha (no ponto mais baixo de Andorra de 840 m ou 2.756 pés). Área de terra de Andorra é 468 km 2 (181 sq mi).

Phytogeographically, Andorra pertence à província atlântica europeia do Região circumboreal dentro do Reino boreal. De acordo com o WWF , o território de Andorra pertence à ecorregião de Pyrenees coníferas e florestas mistas.

Clima

Andorra tem um clima alpino e clima continental. Sua elevação mais alta significa que há, em média, mais neve no inverno, baixa umidade, e é um pouco mais frio no verão. Há, em média, 300 dias por ano de sol.

Economia

Caldea spa em Escaldes-Engordany, aquecido por naturais água termal que é abundante na paróquia.
As exportações em 2009

Turismo, o esteio de minúsculo, bem-fazer a economia de Andorra, é responsável por cerca de 80% do PIB. Estima-se que 10,2 milhões de turistas visitam anualmente, atraídos pelo estatuto duty-free de Andorra e por seus resorts de verão e inverno. Vantagem relativa de Andorra recentemente corroído como as economias dos adjacente França e Espanha foram abertos, proporcionando maior disponibilidade de bens e inferior tarifas.

O sector bancário, com o seu status de paraíso fiscal, também contribui substancialmente para a economia. A produção agrícola é limitado somente 2% da terra é arável e mais comida tem que ser importado. Alguns tabaco é cultivado localmente. A atividade pecuária principal é a criação de ovelhas doméstica. Produção industrial consiste principalmente de cigarros, charutos e mobiliário. Recursos naturais de Andorra incluem energia hidrelétrica, água mineral, madeira, minério de ferro, e chumbo.

Andorra não é membro da União Europeia, mas goza de uma relação especial com ele, como sendo tratado como um membro da UE para o comércio de bens manufaturados (sem tarifas) e como membro não-UE para os produtos agrícolas. Andorra faltava uma moeda própria e utilizado tanto o Franco francês ea Peseta espanhola em transações bancárias até 31 de dezembro de 1999, quando ambas as moedas foram substituídas por moeda única da União Europeia, o euro . Moedas e notas de ambos o franco ea peseta permaneceu curso legal em Andorra até 31 de Dezembro de 2002. Andorra está negociando para emitir as suas próprias moedas de euro.

Andorra tem, tradicionalmente, uma das taxas de desemprego mais baixas do mundo. Em 2009, situou-se em 2,9%.

Andorra há muito beneficiado de seu status como um paraíso fiscal, com receitas obtidas exclusivamente através de tarifas de importação. No entanto, durante o Crise europeia da dívida soberana do século 21, sua economia turística sofreu um declínio, em parte, causada por uma queda nos preços dos bens em Espanha, que subcotaram lojas duty-free andorrano. Isto levou a um aumento do desemprego. Em 1 de Janeiro de 2012, um imposto sobre as empresas, de 10% foi introduzido, seguido de um imposto sobre vendas de 2% ao ano mais tarde, o que levantou pouco mais de 14 milhões de euros no seu primeiro trimestre. Em 31 de maio de 2013, foi anunciado que Andorra destina-se a legislar sobre a introdução de imposto de renda até o final de junho, num contexto de crescente insatisfação com a existência de paraísos fiscais entre os membros da UE. O anúncio foi feito depois de uma reunião em Paris entre o primeiro-ministro Antoni Marti eo presidente francês, eo príncipe de Andorra, François Hollande. Hollande saudou a iniciativa como parte de um processo de Andorra "trazendo sua tributação em conformidade com as normas internacionais".

Demografia

Vista do vale Ordino
A cidade de Encamp, Andorra, como visto do Vall dels Cortals

População

A população de Andorra é estimada como sendo 85.082 (Julho de 2011). A população cresceu de 5.000 em 1900.

Nacionais de Andorra são uma pluralidade no país (31.363 / 33%); outras nacionalidades incluem espanhóis (27.300 / 23%), Português (13.794 / 21%), França (5213/17%), britânicos (1085) e italianos.

A principal parte da população de Andorra é composta de cidadãos sem nacionalidade andorrana, que não têm direito a voto (sufrágio) nas eleições comunais. Além disso, eles não estão autorizados a ser eleito como presidente ou de possuir mais de 33% do capital social de uma empresa privada.

Idiomas

O histórico e língua oficial é o Catalão, uma Língua românica. O governo de Andorra está ansiosa para incentivar o uso do catalão. Financia uma Comissão para Catalão Toponímia em Andorra (catalão: la Comissió de toponímia d'Andorra), e oferece aulas de catalão gratuitos para auxiliar os imigrantes. Estações de rádio e televisão de Andorra usar catalão.

Por causa da imigração, relações históricas, ea proximidade geográfica, Espanhol, Português e Francês também são comumente falado. A maioria dos moradores de Andorra pode falar de um ou mais destes, além de Catalão. Inglês é menos comumente falado entre a população em geral, embora seja entendido em graus variados nas principais estâncias turísticas. Andorra é um dos únicos três países europeus (em conjunto com a França e Mônaco), que nunca tenham assinado o Convenção-Quadro do Conselho da Europa para as Minorias Nacionais.

De acordo com o Observatori social d'Andorra, o uso lingüístico em Andorra são os seguintes:

Língua materna
Catalão 38,8%
Espanhol 35,4%
Português 15%
Francês 5,4%
Outros 5,5%
Fonte: Observatori de l'Institut d'Estudis andorranos

Religião

A população de Andorra é predominantemente (90%) Católica Romana. Seu santo padroeiro é Nossa Senhora de Meritxell. Embora não seja uma religião oficial do Estado, a Constituição reconhece uma relação especial com a Igreja Católica, oferecendo alguns privilégios especiais a esse grupo. O Comunidade muçulmana é essencialmente constituída por imigrantes do Norte Africano. Outras denominações cristãs incluem a Igreja Anglicana , o Reunificação Igreja, a Igreja Nova Apostólica, A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, e Testemunhas de Jeová. Há uma pequena comunidade de hindus e Bahá'ís. Cerca de 100 judeus vivem em Andorra. (Veja História dos Judeus em Andorra).

Estatística

Andorra religiosidade (Censo 2011)
Católico
90,1%
Protestante
2,1%
Outro cristão
1,8%
Outras religiões
0,7%
Sem resposta
2,8%
Sem religião
2,5%

Cidades mais populosas

Educação

Escolas

As crianças entre as idades de 6 e 16 são obrigados por lei a ter educação em tempo integral. Educação até o nível secundário é fornecido gratuitamente pelo governo.

Existem três sistemas de escolas - Andorra, espanhol e francês - que utilizam o catalão, francês e espanhol, respectivamente, como a principal língua de instrução. Os pais podem escolher qual sistema os seus filhos frequentam. Todas as escolas são construídos e mantidos por autoridades de Andorra, mas os professores nas escolas francesas e espanholas são pagos em sua maior parte pela França e pela Espanha. Cerca de 50% das crianças de Andorra assistir às escolas primárias francesas, eo resto freqüentar escolas espanholas ou de Andorra.

Universidade de Andorra

O Universitat d'Andorra (UDA) é a universidade pública do estado e é a única universidade em Andorra. Foi criado em 1997. A Universidade oferece diplomas de primeiro nível em enfermagem, ciência da computação, administração de empresas e ciências da educação, além de cursos de educação profissional superior. As duas únicas escolas de pós-graduação em Andorra são a Escola de Enfermagem e da Escola de Ciência da Computação, tendo este, um programa de doutoramento.

Virtual Centro de Estudos

A complexidade geográfica do país, bem como o número reduzido de alunos impede a Universidade de Andorra de desenvolver um programa acadêmico completo, e serve principalmente como um centro de estudos virtuais, ligados a universidades espanholas e francesas. O Centro de Estudos Virtual (Centre d'Estudis Virtuals) da Universidade é executado na região de vinte graus, tanto de graduação e pós-graduação em campos, incluindo o turismo, direito, filologia catalã, ciências humanas, psicologia, ciências políticas, comunicação audiovisual, engenharia de telecomunicações, e estudos do Leste Asiático. O Centro também executa vários programas de pós-graduação e cursos de educação continuada para os profissionais.

Cuidados de Saúde

Saúde em Andorra é fornecido para todos os trabalhadores assalariados e suas famílias pelo sistema de segurança social administrado pelo governo, CASS (Caixa Andorrana de Seguretat Social), que é financiado por contribuições do empregador e do empregado em relação aos salários. O custo dos cuidados de saúde é coberto por CASS a taxas de 75% para despesas de ambulatório, tais como medicamentos e visitas hospitalares, 90% para internação, e 100% para os acidentes de trabalho. A parte restante dos custos podem ser cobertos por um seguro de saúde privado. Outros residentes e turistas exigem seguro de saúde privada completa.

O principal hospital, Meritxell, está em Escaldes-Engordany. Há também 12 centros de cuidados primários de saúde em vários locais ao redor do Principado.

Transporte

Um trem em Latour-de-Carol (La Tor de Querol), uma das duas estações que servem Andorra. Andorra não tem estradas de ferro, embora a linha que liga Latour-de-Carol e Toulouse, que por sua vez se conecta a da França TGV em Toulouse, é executado dentro de dois quilómetros da fronteira andorrana.

Até o século 20, Andorra teve ligações de transporte muito limitadas para o mundo exterior, e desenvolvimento do país foi afetado por seu isolamento físico. Mesmo agora, as mais próximas principais aeroportos de Toulouse e Barcelona são as duas a três horas de carro de Andorra.

Andorra tem uma rede viária de 279 km (173 mi), dos quais 76 km (47 mi) é de terra batida. As duas estradas principais fora de Andorra la Vella estão a CG-1 até à fronteira espanhola, ea CG-2 para a fronteira com a França através do Envalira Túnel perto Pas de la Casa. Os serviços de ônibus cobrir todas as áreas metropolitanas e muitas comunidades rurais, com serviços na maioria das principais rotas em execução a cada meia hora ou mais frequentemente durante os períodos de pico de viagens. Há uns serviços freqüentes de ônibus de longa distância a partir de Andorra para Barcelona e Toulouse. Os serviços de ônibus são na sua maioria executados por empresas privadas, mas alguns mais locais são operados pelo governo.

Não há ferrovias, portos ou aeroportos, para aeronaves de asa fixa em Andorra. Há, no entanto, heliportos em La Massana, Arinsal e Escaldes-Engordany com serviços de helicópteros comerciais. Perto aeroportos estão localizados em Barcelona, Toulouse, Perpignan, Reus e Girona. O aeroporto mais próximo é o público Perpignan - Rivesaltes Airport, que fica a 160 km (99 milhas) de distância e dispõe de serviços de curta distância para vários destinos no Reino Unido e na França. La Seu d'Urgell Aeroporto, um pequeno aeródromo 12 km (7 milhas) ao norte da Espanha, perto de Andorra, actualmente utilizado apenas por aviões privados, está sendo estudado como um possível futuro aeroporto para serviços de aviação públicas.

A estação ferroviária mais próxima é L'Hospitalet-près-l'Andorre 10 km (6 milhas) a leste de Andorra, que fica no 1,435 milímetros (4 ft 8 1/2 in) linha de -gauge Latour-de-Carol, (25 km ou 16 mi) ao sudeste de Andorra, para Toulouse e para Paris pelos franceses comboios de alta velocidade . Esta linha é operada pela SNCF. Latour-de-Carol tem um scenic bitola métrica trainline para Villefranche-de-Conflent, bem como da SNCF 1,435 milímetros (4 pés 8 1/2 em linha) -gauge conectando a Perpignan, eo RENFE de 1.668 milímetros (5 pés 5 2/3 in) linha -gauge para Barcelona .

Cultura

Andorrano bandeira na varanda, Ordino

A língua oficial é o catalão e histórica. Assim, a cultura é catalã, com a sua própria especificidade.

Andorra é o lar de danças folclóricas, como o contrapàs e marratxa, que sobrevivem em Sant Julià de Lòria especialmente. Música folk andorrana tem semelhanças com a música de seus vizinhos, mas é especialmente Catalã em caracteres, especialmente na presença de danças tais como o sardana. Outras danças folclóricas de Andorra incluem contrapàs em Andorra la Vella e Dança de Saint Anne em Escaldes-Engordany. Feriado nacional de Andorra é Nossa Senhora de Meritxell dia, 8 de Setembro. Artista americano Folk Malvina Reynolds, intrigado com seu orçamento de defesa de US $ 4,90, escreveu uma canção "Andorra". Pete Seeger acrescentou versos, e cantou "Andorra" em seu álbum de 1962 "The Bitter and Sweet.".

Esportes

Andorra é famosa pela prática de Desportos de Inverno e também por Hóquei em Patins. Andorra joga geralmente em CERH Euro Cup e em Copa do Mundo de Hóquei em Patins FIRS. Em 2011, Andorra foi o país anfitrião da Liga Europeia 2011 Final Eight. O país é representado na associação de futebol pelo Andorra equipa nacional de futebol. No entanto, a equipe teve pouco sucesso internacionalmente por causa da pequena população de Andorra. Em 2012 Andorra elevou sua primeira equipe nacional de críquete e desempenhou um jogo em casa contra a Sociedade Holandesa de Fairly Odd Places Cricket Club. O primeiro jogo disputado na história de Andorra a uma altitude de 1.300 metros (4.300 pés). FFOP CC terminou 187 por 5 wickets, enquanto Andorra XI foram todos para fora em 105. Andorra XI declarou que querem continuar a jogar o jogo. Tanto em casa e fora. Clubes de críquete no sul da França podem ser impugnados.

Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Andorra&oldid=558567001 "