Andrew Robinson (actor)
Informações de fundo
Crianças SOS produziu este website para as escolas, bem como este site de vídeo sobre a África . Patrocínio da criança ajuda as crianças uma a uma http://www.sponsor-a-child.org.uk/ .
Andrew Robinson | |
---|---|
Robinson em uma convenção em ExpoTrek Hanover, Alemanha, 2000 | |
Nascido | Andrew Robinson Jordt 14 de fevereiro de 1942 Nova York , EUA |
Outros nomes | Andy Robinson |
Ocupação | ator |
Andrew Jordt "Andy" Robinson (nascido em 14 de fevereiro de 1942) é um americano de cinema , palco e televisão ator. Robinson é conhecido por se especializar em jogar papéis tortuosos e psicóticos. Originalmente um ator de teatro, ele trabalha predominantemente no apoio papéis na televisão e em filmes de baixo orçamento. Ele é mais conhecido por seu papel como o serial killer Escorpião no filme crime Dirty Harry (1971), o papel de Larry Cotton no filme de terror Inferninho (1987), e sua papel recorrente como Garak na Elim ficção científica da televisão série Star Trek: Deep Space Nine (1993-1999). Ele ea esposa Irene são os pais da atriz Rachel Robinson que apareceu em Deep Space Nine também.
Papéis de educação e de início
Robinson nasceu em New York City . Seu nome do meio, Jordt, foi-lhe dado para homenagear seu avô, mas ele não começou a usá-lo em seus créditos profissional até 1996 Profundo episódio Space Nine ", Partes do Corpo ". Seu pai era um soldado na Segunda Guerra Mundial , e foi morto quando Robinson tinha três anos de idade. Após a morte de seu pai, ele e sua mãe se mudou para Hartford, Connecticut a ser levantada com sua família. Em sua infância mais tarde, Robinson havia se tornado um delinquente juvenil, e acabou por ser enviado para a escola de St Andrew em Rhode Island , um internato para crianças problemáticas.
Depois de terminar o colegial, Robinson participou da Universidade de New Hampshire. Depois de piquete da escola Programa ROTC seu diploma foi retido pela universidade, por isso ele se transferiu para o New School for Social Research, em Nova York e se graduou com um Bachelor of Arts em Inglês. Ele originalmente destinado a tornar-se um jornalista, mas passou a atuar depois de ganhar um Bolsa Fulbright na sugestão de um professor de história da arte. Depois de se formar, ele foi para o Londres Academia de Música e Artes Cênicas na bolsa.
Robinson começou a atuar no ensino médio e teatro da faculdade. Enquanto freqüentava a Academia de Música e Arte Dramática de Londres, Robinson estudou Shakespeare e treinamento de voz. Seus primeiros papéis profissionais foram como ator de teatro e dramaturgo em Nova York. Seu primeiro papel em Nova York foi na peça MacBird-Macbeth. Ele iria passar a atuar em produções em toda a América do Norte e Europa, incluindo Woyzeck, Futz, Werner Liepolt de "O Jovem Mestre Dante", e Os Canibais. Em 1969, ele teve seu primeiro papel na televisão com um papel de convidado em NYPD na idade de 26. Em 1971, ele iria começar a agir em longas-metragens.
Carreira
Dirty Harry
Primeiro papel no cinema característica de Robinson era em 1971 de Dirty Harry. Don Siegel, o diretor do filme, e Clint Eastwood escolheu Robinson para o papel depois de vê-lo em uma produção de Fyodor Dostoevsky 's O Idiota. Robinson foi escalado como o Scorpio assassino, o antagonista do filme. The Killer Escorpião foi fortemente baseado na vida contemporânea, bens Zodiac Killer, e Robinson integrado muitos aspectos conhecidos da personalidade que um serial killer em sua atuação, como um senso de humor perturbado e uma inclinação sádica para insultar seus perseguidores. No filme, os assassinatos de caráter várias mulheres jovens e toma como refém um ônibus escolar cheio de crianças pequenas. Sua interpretação foi tão convincente que ele recebeu ameaças de morte depois do lançamento do filme. Diretor Don Siegel observou que ele lançou Robinson, porque ele tinha o rosto de "um menino do coro."
Reações críticas ao papel de Robinson foram geralmente positivas. Box Office Revista escreveu que, "Andy Robinson é o maníaco Escorpião ... uma boa mistura de astúcia e selvageria." Seu papel como Escorpião lhe deu ampla exposição, mas Robinson também encontrou-se estereotipado como personagens "Psicose". Ele também afirmou que o papel limitado severamente suas opções de fundição, como produtores de cinema estavam relutantes em lançá-lo como quaisquer papéis "bom rapaz". Alguns dos notáveis papéis "Psicose" de Robinson incluem um barbeiro militar demente, mas malfadada em Brincadeira de criança 3 (1991), eo caráter Frank Cotton (na pele de Larry Cotton, caráter real de Robinson) no filme de terror Hellraiser (1987), em que Robinson teve seu primeiro papel principal em um filme.
Cinema e televisão, 1971-1992
Robinson estrelou Charley Varrick, um filme de 1973 com Walter Matthau e, novamente dirigido por Don Siegel. Ele desempenhou o papel de Frank Ryan no novela Esperança de Ryan, de 1976 até 1978, pelo qual recebeu uma indicação ao Emmy diurno. Sua parte foi posteriormente reformulada com Daniel Hugh Kelly, supostamente porque os produtores do show estavam preocupados que ter o ator que interpretou o assassino Escorpião como uma vantagem em uma novela era distrair seu público.
Robinson teve muitos de uma só vez e papéis recorrentes em uma ampla variedade de programas de televisão. Sua filmografia inclui televisão longa papéis do convidado em Bonanza, Kung Fu, SWAT, As ruas de San Francisco, Kojak, The Incredible Hulk, CHiPs, Sra Columbo, The Dukes of Hazzard, The A-Team, Moonlighting, LA Law, Matlock, Law & Order, Walker, Texas Ranger, Murder, She Wrote, The X-Files , Without a Trace, e A Prática.
Ele conheceu sua esposa Irene após envolvendo uma produção de Springvoices, e os dois se casaram em 1970. Ele tem dois enteados do casamento anterior de sua esposa e uma filha chamada Rachel, que se tornou uma atriz bem. Em 1978 Robinson deixou a atuar profissionalmente por cinco anos, e concentrou-se no aumento da sua família na pequena comunidade de montanha de Idyllwild, Califórnia, localizado a cerca de 150 milhas (240 quilômetros) de Los Angeles . Durante esse tempo ele ensinou teatro comunitário para médio e estudantes do ensino médio, e também trabalhou como carpinteiro de trazer um salário regular. Ele voltou a atuar profissionalmente em meados dos anos 1980.
Em 1986, ele desempenhou Presidente John F. Kennedy em um episódio de 1980 o renascimento de The Twilight Zone " Perfil de prata. "Em 1988 ele retratou Liberace em uma televisão biopic. Com uma das marcas de atuação de Robinson, sendo a sua voz efeminada, ele era bem adequado para o papel. Robinson tinha descrito como um de seus papéis favoritos, e que, "O mais divertido foi vestindo suas peles e jóias e cantando" Eu vou estar vendo-o '". A crítica do New York Times escreveu que, "Robinson faz muito bem no papel de liderança." Robinson também voltou aos palcos em 1993 com um Produção da Broadway de qualquer dia de Frank Gilroy, mas o jogo fechado depois de apenas seis semanas.
Star Trek: Deep Space Nine
Em 1993, Robinson foi escalado para seu primeiro papel na televisão regular desde Esperança de Ryan em 1978. Jogou Elim Garak em Star Trek: Deep Space Nine, um Alfaiate Cardassian, com um passado como um espião e um assassino. O caractere foi destinado a ser um foil para o personagem de Julian Bashir (interpretado por Siddig El Fadil, mais tarde conhecido como Alexander Siddig), e os dois foram muitas vezes colocados juntos na tela. O caráter multidimensional possuía timing cômico afiada e um extenso conhecimento da arte e da literatura. Garak também era um mentiroso praticado. Antes de ser escalado para o papel, Robinson sabia pouco da franquia Star Trek e nunca tinha visto um episódio de qualquer das séries de televisão.
Robinson foi oferecido o papel de Garak depois que ele fez o teste para o papel de Odo, que acabou indo para Rene Auberjonois. Ele quase não aceitou o papel, mas foi pressionado a aceitar por razões financeiras. Como o personagem, ele é claustrofóbico e, a princípio teve problemas para executar em maquiagem pesada. Sua personagem foi originalmente destinado a aparecer em apenas um episódio, mas acabou se tornando um dos personagens recorrentes mais freqüentes da série, aparecendo em 37 dos 176 episódios como os escritores da mostra gostei de trabalhar com o personagem. Originalmente concebido para ser um antagonista, o personagem tornou-se mais simpático como o show avançava, e tornou-se um dos principais protagonistas no final da série. Robinson descreveu o papel como sendo complexo, ele disse em uma entrevista que StarTrek.com ", o subtexto é muito mais poderoso que o próprio texto. Garak para mim foi como um iceberg. A dica é fácil de definir, mas é a resto do personagem que é o desafio ".
Depois de trabalhar em Deep Space Nine durante vários anos, Robinson começou uma carreira na direção de televisão, depois de dirigir o episódio de 1996 ", Procurando por par'Mach em todos os lugares errados. "Ele passou a dirigir dois episódios de Star Trek: Voyager e sete episódios do drama de tribunal Judging Amy, onde sua filha Rachel Robinson desempenhou um personagem recorrente. Em 2000, ele foi o autor do romance A Stitch in Time, baseado em seu personagem em Deep Space Nine. Robinson afirmou que uma das razões que ele escreveu o romance era conseguir "fechamento total" do personagem. Ele também estrelou junto DS9 co-estrela Michael Dorn em um episódio de Lei Marcial.
Em 1993, Robinson fundou o Matrix Theatre Company em Los Angeles, Califórnia . Atualmente, ele está à frente de uma Programa do MFA em atuar no University of Southern California, e também dirige performances para a matriz da empresa. Robinson e sua Deep Space Nine co-estrela Alexander Siddig também são conhecidos por realizar um ato execuções em convenções de Star Trek.
Filmografia
Filme
Ano | Filme | Papel |
---|---|---|
1971 | Dirty Harry | The Killer Escorpião |
1973 | Charley Varrick | Harman Sullivan |
1975 | A Drowning Pool | Pat Reavis |
Uma Mulher para todos os homens | Steve McCoy | |
1985 | Mascarar | Dr. Vinton |
1986 | Cobra | Monte |
1987 | O Verne Miller História | Pretty Boy Floyd |
Hellraiser | Larry Cotton / Frank Cotton (sem créditos) | |
1988 | Shoot to Kill | Harvey |
1991 | Brincadeira de criança 3 | Sgt. Botnick |
Primeiro-alvo | Comissário | |
1994 | There Goes My Baby | Franco |
Os mestres do fantoche | Hawthorne | |
Pumpkinhead II: Wings sangue | Sean Braddock | |
1998 | Mulher que funciona | Capitão Don Gibbs |
2004 | Segurança Interna | Senador |
2005 | A Question of Loyalty | Dr. Albert Krentz |
Televisão
Ano | Programa | Papel | Notas |
---|---|---|---|
1975 | Kojak | Leon | Temporada 2 Episódio 24: "Quero denunciar um sonho" |
1976 | SWAT | Edward Stillman | Temporada 2 Episódio 22: "Any Second Now" |
1976-1978 | Esperança de Ryan | Frank Ryan # 2 | Dia Indicação ao Emmy |
1976-1980 | Barnaby Jones | (Various) | Recorrente |
1980 | Vega $ | Derek Razzio | Recorrente |
1985 | Os assassinatos de crianças Atlanta | Jack Mallard | Minissérie de televisão |
1986 | The New Twilight Zone | John F. Kennedy | Episode # 20-1 " Perfil em Silver " Episode # 33-3 " Canal privado " |
1988 | Liberace | Liberace | Feito para a televisão filme |
1993 | Murder, She Wrote | Ambrosse | Episódio # 203 |
1993-1999 | Star Trek: Deep Space Nine | Garak | Recorrente |
1994 | MANTIS | Salomão Box | Recorrente |
1999, 2004 | JAG | Almirante Thomas Kly | Recorrente |
1997-1998 | Star Trek: Voyager | Dirigiu dois episódios | |
1999 | The X-Files | Dr. Ian Detweiler | Temporada 6, Episódio 16 "Alpha" |
1999-2005 | Judging Amy | Daniel McGill | Dirigido sete episódios |
2002 | Presidio Med | Jesse | Recorrente |