Conteúdo verificado

Angelina Jolie

Assuntos Relacionados: atores, modelos e celebridades

Você sabia ...

Crianças SOS, que corre cerca de 200 sos escolas no mundo em desenvolvimento, organizado esta selecção. SOS Children trabalha em 45 países africanos; você pode ajudar uma criança em África ?

Angelina Jolie
Angelina Jolie no lançamento da iniciativa britânica sobre a prevenção da violência sexual em conflitos, 29 de maio de 2012 (cropped) .jpg
Jolie no maio 2012 lançamento de uma iniciativa britânica sobre a prevenção da violência sexual em conflitos
Nascido Angelina Jolie Voight
(1975/06/04) 04 de junho de 1975
Los Angeles , Califórnia, EUA
Cidadania Estados Unidos, Camboja, Sarajevo (honorário)
Ocupação Atriz, diretor de cinema, roteirista
Anos ativos 1982; 1991-presente
Cônjuge (s)
  • Jonny Lee Miller (m. 1996- d. 1999)
  • Billy Bob Thornton (m. 2000-d. 2003)
Parceiro (s) Brad Pitt (2005-presente)
Crianças 6
Pais Jon Voight
Marcheline Bertrand
Parentes James Haven (irmão)
Chip Taylor (tio)

Angelina Jolie ( / l Eu / joh- LEE, nascida Angelina Jolie Voight; 04 de junho de 1975) é um Atriz americana, diretor de cinema, roteirista e autor. Ela recebeu um prêmio da Academia , dois Screen Actors Guild Awards, e três Golden Globe Awards e foi nomeado atriz mais bem paga de Hollywood por Forbes em 2009 e 2011. Jolie promove causas humanitárias, e é conhecido por seu trabalho com refugiados em Enviado especial e ex- Embaixadora da Boa Vontade para a Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR). Ela tem sido muitas vezes citado como mulher do mundo "mais bonita", um título pelo qual ela recebeu atenção da mídia substanciais.

Jolie fez sua estréia na tela como uma criança ao lado de seu pai, Jon Voight, em Lookin 'to Get Out (1982), mas sua carreira cinematográfica começou em sério uma década mais tarde, com a produção de baixo orçamento Cyborg 2 (1993). Seu primeiro papel principal em um filme principal estava no cyber-thriller de Hackers (1995). Ela estrelou nos filmes biográficos de televisão aclamados pela crítica George Wallace (1997) e Gia (1998), e ganhou um Academy Award de Melhor Atriz Coadjuvante por sua atuação no drama Garota, Interrompida (1999).

Jolie alcançado grande fama depois de seu retrato da heroína do jogo de vídeo Lara Croft em Lara Croft: Tomb Raider (2001), e estabeleceu-se entre as atrizes mais bem pagas de Hollywood com a sequela O Berço da Vida (2003). Ela continuou sua carreira com estrela de ação Mr. & Mrs. Smith (2005), Wanted (2008), e Sal (2010) -seu maiores live-action sucessos comerciais, até à data-e recebeu aclamação da crítica ainda mais por suas atuações em dramas Um Coração Poderoso (2007) e Changeling (2008), que lhe valeu uma indicação ao Oscar de melhor atriz. Jolie fez sua estréia na direção com o drama de guerra Na Terra de Sangue e Mel (2011).

Divorciado de atores Jonny Lee Miller e Billy Bob Thornton, Jolie vive com o ator Brad Pitt , em um relacionamento notável para fervorosa atenção da mídia. Jolie e Pitt têm três filhos biológicos e três filhos adotivos.

Início da vida e da família

Nascido em Los Angeles, Califórnia, Jolie é a filha dos atores Jon Voight e Marcheline Bertrand. Ela é a irmã do ator James Haven, sobrinha do cantor e compositor Chip Taylor, e afilhada de atores Jacqueline Bisset e Maximilian Schell. No lado de seu pai, Jolie é de ascendência alemã e eslovaca, e do lado de sua mãe, ela é de Canadian principalmente francês, holandês, alemão e ascendência. Como sua mãe, Jolie afirmou que ela é parte Iroquois, embora seu único conhecido nativo americano ancestral era um Huron mulher nascida em 1649.

Após a separação de seus pais em 1976, Jolie e seu irmão morava com sua mãe, que tinha abandonado suas ambições de atuação para se concentrar em criar os filhos. Como uma criança, Jolie muitas vezes assistia a filmes com sua mãe e explicou esta havia inspirado o seu interesse em agir; ela afirmou que ela não foi influenciada pela carreira de seu pai. Quando ela tinha seis anos de idade, sua mãe e seu padrasto, o cineasta Bill Day, levou a família para Palisades, Nova York; eles voltaram para Los Angeles, cinco anos depois. Ela então decidiu que queria atuar e se matriculou na Lee Strasberg Theatre Institute, onde treinou por dois anos e apareceu em várias produções teatrais.

Na idade de 14, Jolie caiu fora de suas aulas de teatro e aspirava a tornar-se um agente funerário. Ela começou a trabalhar como modelo de moda, modelagem, principalmente, em Los Angeles, Nova York e Londres. Durante este período, ela usava roupas pretas, experimentou com jogo da faca, e saiu moshing com o namorado live-in. Dois anos mais tarde, depois que a relação tinha terminado, ela alugou um apartamento acima de uma garagem a poucas quadras da casa de sua mãe. Ela se formou no colégio e voltou a estudar teatro, embora nos últimos tempos ela se referiu a este período com a observação: "Eu ainda estou no coração e sempre será apenas um garoto-punk com tatuagens."

Jolie sofreu episódios de depressão suicida em toda a sua adolescência e início dos anos vinte. Ela sentiu-se isolado no Beverly Hills High School entre os filhos de algumas das famílias mais ricas da região, como sua mãe sobreviveu em uma renda mais modesta, e ela foi provocado por outros alunos, que alvejados-la por ser extremamente fino e para o uso de óculos e suspensórios. Ela achou difícil para se conectar emocionalmente com outras pessoas, e como resultado, ela começou a auto-mutilação; mais tarde, comentando, "Eu colecionava facas e sempre teve certas coisas ao redor. Por alguma razão, o ritual de ter me cortar e sentir a dor, talvez sentindo vivo, sentindo algum tipo de liberação, foi de alguma forma terapêutica para mim." Ela também começou a experimentar com drogas; com a idade de 20 anos, ela havia tentado "praticamente todas as drogas possíveis", incluindo heroína.

Jolie teve um relacionamento difícil com seu pai. Por causa da infidelidade conjugal de Voight e da separação resultante do casamento de seus pais, ela foi afastado de seu pai por muitos anos. Eles reconciliados e ele apareceu com ela em Lara Croft: Tomb Raider (2001), mas a sua relação deteriorou-se novamente. Em julho de 2002, Jolie-que por muito tempo usado seu nome do meio como um nome artístico para estabelecer sua própria identidade como um arquivado e atriz um pedido para soltar legalmente Voight como seu sobrenome, que foi concedida em 12 de setembro de 2002. Em agosto daquele ano, Voight afirmou que sua filha tinha "graves problemas mentais" na Access Hollywood. Em resposta, Jolie divulgou um comunicado no qual indicava que ela não queria mais perseguir um relacionamento com seu pai. Ela explicou que, porque ela tinha adotou seu filho Maddox, ela não achava que era saudável para ela associar Voight. Na esteira da morte da mãe de câncer de ovário em 27 de janeiro de 2007, Jolie novamente reconciliado com seu pai depois de um afastamento de seis anos.

Carreira

Os primeiros trabalhos: 1982; 1991-1997

Quando ela tinha sete anos, Jolie teve um pequeno papel no Lookin 'to Get Out (1982), um filme co-escrito e estrelado por seu pai, Jon Voight. Ela compromete-se a agir com a idade de 16, mas inicialmente achou difícil passar audições, sendo muitas vezes disse que ela era "muito escuro". Ela apareceu em cinco filmes de estudantes de seu irmão, fez enquanto ele participou da USC School of Cinema-Televisão, bem como em vários vídeos de música, ou seja, Lenny Kravitz de "Stand por My Woman" (1991); A versão de Antonello Venditti de Lotado hit House " Não o sonhe acaba-se "," Alta Marea "(1991); The Lemonheads do "É About Time" (1993); e Meat Loaf de " Rock and Roll Dreams Come Through "(1993). Ela começou a aprender com o pai, quando ela notou que seu método de observar as pessoas a tornar-se como eles. O relacionamento deles durante este tempo foi menos tensa, com Jolie percebendo que ambos estavam" drama rainhas. "

Jolie começou sua carreira no cinema profissional em 1993, quando ela interpretou seu primeiro papel de liderança no baixo-orçamento, straight-to-video sequela de ficção científica Cyborg 2, como Casella "Dinheiro" Reese, um robô quase humano, concebido para seduzir seu caminho para a sede de uma fabricante rival e, em seguida, auto-detonação. Jolie estava tão decepcionado com o filme que ela não fiz teste novamente por um ano. Na sequência de um papel de apoio no filme independente Sem Provas (1995), Jolie estrelou como Kate "Acid Burn" Libby em sua primeira imagem de Hollywood, Hackers (1995). O New York Times escreveu: "Kate (Angelina Jolie) se destaca. Isso porque ela faz uma carranca ainda mais amargamente do que [seus colegas de elenco] e é aquele hacker feminina raro que se senta fixamente para ela teclado em um top transparente. Apesar de sua postura taciturna, que é todo esse papel requer, Jolie tem os olhares docemente cherubic de seu pai, Jon Voight ". O filme não conseguiu fazer um lucro na bilheteria, mas desenvolveu um culto após o seu lançamento em vídeo.

Ela seguinte apareceu na comédia 1996 O amor é tudo que existe, um moderno-dia solto adaptação de Romeu e Julieta situado entre dois rivais italianos proprietários do restaurante da família em O Bronx, Nova Iorque. No filme de estrada Mojave Moon (1996) ela interpretou uma jovem que se apaixona por Personagem de meia-idade de Danny Aiello, enquanto ele desenvolve sentimentos para sua mãe, interpretada por Anne Archer. Nesse mesmo ano, Jolie também retratou Margret "Pernas" Sadovsky, um dos cinco adolescentes que formam um improvável vínculo no filme Foxfire depois de bater um professor que tem assediado sexualmente deles. O Los Angeles Times escreveu sobre seu desempenho, "Levou um monte de besteira para desenvolver este personagem, mas Jolie, filha nocaute de Jon Voight, tem a presença de superar o estereótipo. Embora a história é narrada por Maddy, Pernas é o sujeito eo catalisador. "

Em 1997, Jolie estrelou com David Duchovny no thriller Brincando de Deus, situado no submundo de Los Angeles. O filme não foi bem recebido pela crítica; Roger Ebert observou que "Angelina Jolie [...] encontra um certo calor em um tipo de papel que normalmente é duro e agressivo, ela parece muito bom para ser a namorada de Blossom, e talvez ela é." Em seguida, ela apareceu no filme para televisão Mulheres verdadeiros (1997), um drama romântico histórico situado no oeste americano e baseado no livro por Janice Woods, Windle. Naquele ano, ela também apareceu como uma stripper no vídeo da música " Anybody Seen My Baby? "Pelos Rolling Stones .

Breakthrough: 1998-2000

Perspectivas de carreira de Jolie começou a melhorar depois que ela ganhou um Golden Globe Award por sua atuação em TNT de George Wallace (1997). Ela retratou Cornelia Wallace, a segunda esposa de Alabama Governador George Wallace, interpretado por Gary Sinise. O filme foi muito bem recebido pela crítica e ganhou, entre outros prêmios, o Globo de Ouro de Melhor Minissérie ou Filme de Televisão. Jolie também recebeu um Emmy Award por sua atuação.

Em 1997, Jolie anunciou que ela tinha desistido de atuar para o bem, porque ela sentiu que tinha "mais nada para dar." Ela se separou de Miller e se mudou para Nova York, onde ela se matriculou na New York University para estudar cinema e assistir a aulas de redação; mais tarde ela descreveu como "apenas bom para mim para me recompor." Encorajado por sua vitória Golden Globe Award para George Wallace ea recepção crítica positiva de Gia, ela retomou sua carreira.

Jolie voltou a filmar no filme gangster 1998 Cozinha do Inferno. Mais tarde nesse ano, ela apareceu em Playing by Heart, parte de um elenco que incluía Sean Connery , Gillian Anderson, Ryan Phillippe, e Jon Stewart. O filme recebeu críticas positivas predominantemente, e Jolie foi elogiado em particular. O San Francisco Chronicle escreveu, "Jolie, trabalhando através de uma parte substituído, é uma sensação de como as verdades desesperadas aprendizagem clube de lagartas sobre o que ela está disposta a jogar." Jolie ganhou o Prêmio de Melhor Revelação do National Board of Review of Motion Pictures.

Em 1999, ela estrelou a comédia-drama Pushing Tin, ao lado John Cusack, Billy Bob Thornton, e Cate Blanchett. O filme recebeu uma recepção mista da crítica, e caracteres de Thornton de Jolie sedutor da esposa-se particularmente criticada. O Washington Post escreveu: "Mary (Angelina Jolie) [é] a criação de um escritor completamente ridículo de uma mulher de espírito livre, que chora plantas de hibiscos que morrem, usa lotes de anéis de turquesa e deixa real solitário quando Russell passa noites inteiras fora de casa . " Em seguida, ela co-estrelou com Denzel Washington em O Colecionador de Ossos (1999), uma adaptação de um romance policial de Jeffery Deaver. Jolie interpretou uma policial atormentado pelo suicídio do pai dela policial, que relutantemente ajuda a Washington rastrear um serial killer. O filme arrecadou 151 milhões dólares americanos em todo o mundo, mas foi um fracasso crítico. O Detroit Free Press concluiu, "Jolie, enquanto sempre delicioso de se ver, é simplesmente e lamentavelmente miscast."

"Jolie está emergindo como um dos grandes espíritos selvagens de filmes atuais, um canhão solto que de alguma forma tem objetivo mortal."

- Roger Ebert sobre o desempenho de Jolie em Garota, Interrompida (1999)

Jolie próximo assumiu o papel de apoio da doente mental sociopata Lisa Rowe em Garota, Interrompida (1999), uma adaptação do autor Susanna Kaysen de livro de memórias de mesmo nome. Enquanto Winona Ryder interpretou o personagem principal no que era esperado para ser um retorno para ela, o filme em vez marcado avanço definitivo de Jolie em Hollywood. Ela ganhou seu terceiro Globo de Ouro, seu segundo Screen Actors Guild Award, e um Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante. Variety observou, "Jolie é excelente como a menina flamboyant, irresponsável que acaba por ser muito mais instrumental do que os médicos em reabilitação de Susanna."

Em 2000, Jolie apareceu em seu primeiro blockbuster de verão, Desaparecido em 60 segundos, no qual ela interpretou Sarah "Sway" Wayland, a ex-namorada de ladrão de carro Nicolas Cage. O papel era pequeno, e The Washington Post criticou que "tudo o que ela faz neste filme é ficar por aí, o arrefecimento, a modelagem desses carnudas, pulsantes tubos-musculares que nidificam tão provocante em torno de seus dentes." Mais tarde, ela explicou que o filme tinha sido um bem-vindo alívio após o papel emocionalmente pesado de Lisa Rowe. Tornou-se seu maior bilheteria de filme para esse ponto, ganhando 237 milhões dólares internacionalmente.

Sucesso internacional: 2001-2005

Jolie no 2007 Cannes Film Festival.

Embora altamente considerado por suas habilidades de atuação, os filmes de Jolie até hoje muitas vezes não tinha apelado a uma vasta audiência, mas Lara Croft: Tomb Raider (2001) fez dela uma estrela internacional. Uma adaptação do popular Tomb Raider videogame, Jolie foi necessário para aprender um sotaque Inglês e submetidos a treinamento intensivo de artes marciais para fazer o papel título de Lara Croft. Ela foi geralmente elogiado por seu desempenho físico, mas o filme gerou críticas em sua maioria negativas. Slant, comentou: "Angelina Jolie nasceu para interpretar Lara Croft, mas [o diretor] Simon West faz sua viagem para um jogo de Frogger. "O filme foi um sucesso internacional, no entanto, ganhando 275,000 mil dólares em todo o mundo, e lançou sua reputação global como um astro de ação do sexo feminino.

Jolie, em seguida, estrelou ao lado Antonio Banderas como sua noiva por correspondência em Pecado Original (2001), um thriller baseado no romance Waltz into Darkness por Cornell Woolrich. O filme foi um grande fracasso crítico, com The New York Times notar, "A história mergulha vertiginosamente mais do que decote de Jolie." Em 2002, ela estrelou Life or Something Like It como um repórter de televisão ambicioso que é dito que ela vai morrer em uma semana. O filme foi mal recebido pela crítica, embora o desempenho de Jolie recebeu críticas positivas. CNN Paul Clinton escreveu: "Jolie é excelente em seu papel. Apesar de alguns dos pontos da trama ridículos no meio do filme, essa atriz Academy Award-winning é extremamente crível em sua jornada rumo à auto-descoberta e o verdadeiro significado da vida plena. "

Jolie na Colônia estréia de Alexander em 2004

Jolie reprisou seu papel como Lara Croft em Lara Croft Tomb Raider: The Cradle of Life (2003), que estabeleceu a sua entre as atrizes mais bem pagas de Hollywood. A sequela não era tão lucrativo como o original, ganhando 156 milhões dólares nas bilheterias internacionais. Ela apareceu no vídeo da música Korn de " Did My Time ", que foi usado para promover o filme. Ela estrelou ao lado Beyond Borders (2003), como uma socialite que se junta trabalhadores humanitários na África e na Ásia. O filme provocou interesse na vida real de Jolie na promoção da ajuda humanitária, mas foi criticamente e financeiramente bem-sucedida. O Los Angeles Times escreveu: "Jolie, como ela fez em seu papel premiado com o Oscar em Garota, Interrompida, pode trazer eletricidade e credibilidade para papéis que têm uma realidade que ela possa entender. Ela também pode, testemunhar os filmes Lara Croft, que reconheceu desenhos animados. Mas o limbo de um caráter híbrido, uma pessoa de papelão mal escrito em um, sangue-e-tripas mundo infestado-fly, derrota-la completamente. "

Em 2004, estrelou ao lado de Jolie Ethan Hawke no thriller Roubando Vidas. Ela retratou um profiler do FBI convocado para ajudar a aplicação da lei Montreal caçar um assassino em série. O filme recebeu críticas mistas e O Hollywood Reporter concluiu, "Angelina Jolie desempenha um papel que definitivamente se sente como algo que ela já fez, mas ela não adicionar um traço inconfundível de emoção e glamour." Ela também forneceu a voz do Lola angelfish na DreamWorks filme de animação Shark Tale (2004), e teve uma breve aparição no Capitão Sky eo Mundo de Amanhã (2004), um filme de aventura de ficção científica filmado inteiramente com os atores na frente de um tela azul. Nesse mesmo ano, Jolie jogado Olímpia em Alexander, sobre a vida de Alexandre, o Grande . O filme não internamente, o que o diretor Oliver Stone atribuída a desaprovação da representação da bissexualidade de Alexandre, mas conseguiu a nível internacional, com receita de $ 139.000.000 fora dos Estados Unidos.

Continua o sucesso: 2005-2011

Jolie, em seguida, estrelou ao lado de Brad Pitt na comédia de ação 2005 Mr. & Mrs. Smith, que conta a história de um casal entediado casados, John e Jane Smith, que descobrir que eles são ambos assassinos secretos. O filme recebeu críticas mistas, mas foi geralmente elogiado por a química entre os dois terminais. O Star Tribune observou: "Enquanto a história se sente ao acaso, o filme fica por em charme gregário, galope e energia termonuclear química tela das estrelas." O filme ganhou 478.000 mil dólares em todo o mundo, tornando-se a sétima maior bilheteria de 2005.

Jolie como Christine Collins no set de Changeling em 2007

Jolie apareceu ao lado de Robert De Niro de O Bom Pastor (2006), um filme sobre o início da história da CIA, como visto através dos olhos de Edward Wilson, um funcionário com base em James Jesus Angleton e interpretado por Matt Damon. Jolie interpretou o papel de apoio de Margaret "Clover" Russell, esposa negligenciada de Wilson. De acordo com Chicago Tribune, "Jolie as idades de forma convincente por toda parte, e é alegremente despreocupada com a forma como sua personagem frágil está saindo em termos de audiência simpatia."

Em 2007, Jolie fez sua estréia na direção com o documentário A Place in Time, que capta a vida diária em 27 localidades ao redor do mundo durante uma única semana. O filme foi exibido no Tribeca Film Festival e foi destinado para distribuição para escolas de ensino médio através do Associação Nacional de Educação. Jolie, em seguida, estrelou como Mariane Pearl no drama em estilo documentário Um Coração Poderoso (2007). Com base em Pearl livro de memórias de mesmo nome, o filme narra o seqüestro e assassinato de seu marido, o The Wall Street Journal repórter Daniel Pearl, no Paquistão. O Hollywood Reporter descreveu o desempenho de Jolie como "bem-medido e comovente," jogou "com respeito e um aperto firme em um sotaque difícil." Jolie foi nomeada para um Globo de Ouro e um Screen Actors Guild Award por seu desempenho. Ela também desempenhou A mãe de Grendel no épico animado Beowulf (2007), que foi criado através da técnica de captura de movimento.

Jolie co-estrelou ao lado James McAvoy e Morgan Freeman no filme 2008 acção Wanted, uma adaptação do Mark Millar de graphic novel de mesmo nome. O filme recebeu críticas favoráveis predominantemente e provou um sucesso internacional, ganhando $ 342.000.000 em todo o mundo. Ela também forneceu a voz de Mestre Tigresa no filme animado da DreamWorks Kung Fu Panda (2008). Com uma receita de 632 milhões dólares americanos a nível internacional, tornou-se a terceira maior bilheteria de 2008. Nesse mesmo ano, Jolie assumiu o papel de liderança na O drama de Clint Eastwood Changeling. Com base, em parte, o Wineville, as estrelas de cinema como Jolie Christine Collins, que está reunida com seu filho sequestrado em 1928 Los Angeles-só para perceber o menino é um impostor. O Chicago Tribune observou, "Jolie realmente brilha na calma antes da tempestade, as cenas [...] quando um apoiante figura de autoridade masculina após o outro deprecia-la em seu próprio risco." Jolie recebeu indicações ao Oscar, um Globo de Ouro, um Screen Actors Guild Award, e um BAFTA Award.

Jolie na Painel de sal na San Diego Comic-Con em 2010

Jolie próximo estrelou o thriller de 2010 Sal, seu primeiro filme em dois anos. Ela estrelou ao lado Liev Schreiber como agente da CIA Evelyn Salt, que vai na corrida depois que é acusado de ser um KGB agente adormecido. Originalmente escrito como um personagem masculino, Salt sofreu uma mudança de gênero após um Columbia Pictures executivo sugeriu Jolie para o papel de diretor Phillip Noyce. O filme foi um sucesso internacional com receita de $ 294.000.000. Ele recebeu misturado com críticas positivas, com ganho de desempenho elogio de Jolie; Império comentou: "Quando se trata de vender incríveis, louco, que desafiam a morte palhaçadas, Jolie tem poucos pares no negócio de ação."

Ela também estrelou ao lado de Johnny Depp em The Tourist (2010), que foi uma grande falha crítica. Peter Travers escreveu: "Depp e Jolie bateu pontos baixos da carreira, produzindo a química de zumbis de alta-costura." Roger Ebert defendeu Jolie, ela afirmando que "faz o seu darndest" e "joga-la femme fatale com flat-out, drop-morto sexualidade." Apesar da crítica geral, depois de um início lento na bilheteria doméstica, o filme faturou um respeitável 278 milhões dólares em todo o mundo. Jolie recebeu uma controversa indicação ao Golden Globe Award por sua atuação, o que deu origem a especulações de que ele tinha sido dado apenas para garantir sua presença de alto perfil na cerimônia de premiação.

2011-presente

Em 2011, Jolie reprisou seu papel como Mestre Tigresa voz na sequela DreamWorks animado Kung Fu Panda 2. Ela se tornou a quarta maior bilheteria de 2011 e filme de maior bilheteria de Jolie até hoje, ganhando 666 milhões dólares nas bilheterias internacionais. Ela também fez sua estréia na direção com Na Terra de Sangue e Mel (2011), uma história de amor entre um soldado sérvio e um prisioneiro de guerra bósnia, definido durante a 1992-1995 Guerra na Bósnia. Jolie, que tinha duas vezes visitou a Bósnia-Herzegovina na sua qualidade de ACNUR Embaixador da Boa Vontade, explicou que ela fez o filme para reacender a atenção para os sobreviventes de uma guerra que teve lugar na história recente. O filme, que Jolie também roteirizado e co-produzido, despertou tanto elogios como críticas nos Balcãs; a resposta dos bósnios de guerra vítimas organizações de defesa foi "extremamente positiva", enquanto um grupo de prisioneiros de guerra sérvio condenou o filme por seu suposto viés anti-sérvia. Sarajevo 's governo regional chamado Jolie cidadão honorário da capital para a sensibilização do guerra. Na Terra de Sangue e Mel ganhou o Stanley Kramer Award do Producers Guild of America, que homenageia os filmes que destacam questões sociais provocativas. Ele também recebeu uma nomeação para um Golden Globe Award para Melhor Filme Estrangeiro.

Jolie vai jogar o vilão da Disney Maleficent no próximo filme do mesmo nome, onde história de fundo do personagem será revelado.

Em fevereiro de 2013, foi anunciado que Jolie será parceria com o Irmãos Coen para contar a história da Segunda Guerra Mundial herói Louis Zamperini. Os irmãos estão definidas para reescrever Unbroken, a adaptação do livro 2010 por Laura Hillenbrand. Jolie é ajustado para dirigir a película.

Trabalho humanitário

"Nós não podemos nos fechar fora a informações e ignorar o fato de que milhões de pessoas estão lá fora sofrendo. Eu sinceramente querem ajudar. Eu não acredito que eu sinto de maneira diferente das outras pessoas. Eu acho que todos nós queremos justiça e igualdade, a chance para uma vida com significado. Todos nós gostaríamos de acreditar que, se estivéssemos em uma situação ruim que alguém iria nos ajudar. "

-Jolie Sobre seus motivos para aderir ACNUR em 2001

Jolie afirmou que ela se tornou a primeira pessoalmente ciente de crises humanitárias em todo o mundo durante as filmagens Lara Croft: Tomb Raider (2001) no Camboja. Ela contatou a Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) para obter informações sobre pontos de conflito internacionais. Para saber mais sobre as condições nessas áreas, Jolie começou a visitar campos de refugiados em todo o mundo. Em fevereiro de 2001, ela foi em sua primeira visita de campo, uma missão de 18 dias à Serra Leoa e Tanzânia; mais tarde ela expressou seu choque com o que ela tinha testemunhado. Nos meses seguintes, ela voltou ao Camboja por duas semanas e se encontrou com refugiados afegãos no Paquistão. Ela cobriu todos os custos relacionados com suas missões e compartilhavam as mesmas condições de trabalho e de vida rudimentares como o ACNUR pessoal de campo em todas as suas visitas. Jolie foi nomeada ACNUR Goodwill Ambassador na sede do ACNUR em Genebra em 27 de agosto de 2001.

Desde então, Jolie tem sido em missões de campo ao redor do mundo e se encontrou com refugiados e pessoas internamente deslocadas em mais de 30 países. Perguntado sobre o que ela esperava conseguir, ela declarou: "A consciência da situação destas pessoas. Eu acho que eles devem ser recomendado para o que eles sobreviveram, não olhou para cima." Jolie pretende visitar o que ela termos "emergências esquecidas", crises que a atenção da mídia tem se afastado da. Ela é conhecida por não se afastando de viajar para áreas que estão em guerra: Ela visitou o Região de Darfur do Sudão durante o conflito de Darfur em 2004; Paquistão com Brad Pitt para ver o impacto do terremoto de 2005 Caxemira em 2005; Chade durante sua guerra civil em 2007; Iraque durante a Segunda Guerra do Golfo em 2007 e 2009; Afeganistão durante a guerra em curso em 2008 e 2011; e da Líbia durante o Revolução líbia em 2011.

Depois de mais de uma década de serviço como Embaixador da Boa Vontade, Jolie foi promovido ao posto de Enviado Especial do Alto Comissário António Guterres em 17 de abril de 2012. Como Enviado Especial, ela representa o Comissário do ACNUR e alta António Guterres a nível diplomático e trabalha para facilitar soluções de longo prazo para as pessoas deslocadas por crises de grande escala, como o Afeganistão ea Somália. "Esta é uma excepcional posição refletindo um papel excepcional que ela tem desempenhado para nós", disse um porta-voz do ACNUR.

Secretário de Estado Condoleezza Rice e pelo Jolie Dia Mundial do Refugiado em 2005

Além de seu trabalho com o ACNUR, Jolie usa seu perfil público para promover causas humanitárias através da mídia de massa. Suas visitas de campo iniciais foram narrou em seu livro Notes from My Travels, que foi publicado em conjunto com o lançamento de seu filme Beyond Borders (2003). Ela filmou um 2005 MTV especial, O Diário de Angelina Jolie e Dr. Jeffrey Sachs na África, retratando-a e economista observou Dr. Jeffrey Sachs em uma viagem para um grupo remoto de aldeias no oeste do Quênia. Jolie também lançou regularmente anúncios de serviço público que promovam Dia Mundial do Refugiado e outras causas.

Ao longo do tempo, Jolie se tornou mais envolvido na promoção causas humanitárias a nível político. Ela participou regularmente Dia Mundial do Refugiado, em Washington, DC, e ela foi um orador convidado na Fórum Econômico Mundial em Davos em 2005 e 2006. Ela também começou a fazer lobby interesses humanitários na capital dos EUA, onde se reuniu com membros do Congresso pelo menos 20 vezes entre 2003 e 2006, durante o qual ela empurrou para vários projetos de lei de ajuda aos refugiados e crianças vulneráveis no Terceiro Mundo e os Estados Unidos. Ela explicou em 2006, "Por mais que eu gostaria de nunca ter de visitar Washington, essa é a maneira de mover a bola." Em 2007, ela se tornou um membro da Conselho de Relações Exteriores.

Jolie estabeleceu várias organizações de caridade. Em 2003, ela fundou a Maddox Jolie-Pitt Foundation-nomeado o projeto Maddox Jolie até 2007, que se dedica ao desenvolvimento comunitário e conservação ambiental na província do noroeste do Camboja Battambang. Em 2006, ela parceria com a Comissão de Saúde Global para estabelecer Centro de o Maddox Chivan Children, uma creche para as crianças que sofrem e afectadas pelo HIV na capital cambojana Phnom Penh. Nesse mesmo ano, ela e seu parceiro Brad Pitt fundou a Fundação Jolie-Pitt, para ajudar causas humanitárias em todo o mundo. Em 2007, Jolie e observou o economista Dr. Gene Sperling fundou a Parceria Educacional para Crianças em Conflito, que financia programas de educação para as crianças afectadas por catástrofes provocadas pelo homem ou naturais. Em 2008, ela colaborou com a Microsoft Corporation para estabelecer Kids in Need of Defesa, um movimento pro bono dos escritórios de advocacia, departamentos jurídicos corporativos, ONGs e voluntários comprometidos em fornecer conselho legal para crianças imigrantes não acompanhados em os EUA Em 2010, ela estabeleceu o Jolie Programa Fellows Jurídicos, que recruta advogados para apoiar os esforços governamentais de proteção à criança no Haiti.

Jolie recebeu amplo reconhecimento por seu trabalho humanitário. Em 2002, ela recebeu o Prêmio Humanitário inaugural pelo Programa Refugiados Imigração do Serviço Mundial da Igreja e. Em 2003, ela foi o primeiro a receber o Cidadão do Prêmio Mundial pela Associação de Correspondentes das Nações Unidas. Em 2005, ela foi premiada com o Prêmio Humanitário Global de pelo UNA-EUA. Em 31 de julho de 2005, o rei Norodom Sihamoni concedido Jolie cidadania cambojana por seu trabalho de conservação no país. Em 2007, Jolie recebeu o Prêmio Liberdade pela Comitê de Resgate Internacional. Em 2011, o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados, António Guterres, apresentou Jolie com um alfinete de ouro reservada para a equipe mais longo que serve, em reconhecimento à sua década como um Goodwill Ambassador ACNUR.

Vida pessoal

Crianças

Em 10 de março de 2002, Jolie adotou seu primeiro filho, de sete meses de idade Maddox Chivan, a partir de um orfanato em Phnom Penh, Camboja. Ele nasceu como Rath Vibol em 5 de agosto de 2001, em uma aldeia local. Jolie aplicado para adoção depois que ela havia visitado Camboja duas vezes, durante as filmagens Lara Croft: Tomb Raider (2001) e em um Missão do ACNUR. O processo de adoção foi interrompida em dezembro de 2001, quando o governo dos EUA proibiu as adoções do Camboja em meio a alegações de tráfico de crianças. Uma vez que a adoção foi finalizado, ela tomou a custódia de Maddox na Namíbia, onde ela estava filmando Beyond Borders (2003). Embora Jolie e seu então marido Billy Bob Thornton anunciou a adoção juntos, ela de fato adotou Maddox como mãe solteira.

Jolie adotou uma filha, de seis meses de idade, Zahara Marley, de um orfanato em Adis Abeba , Etiópia, em 6 de julho de 2005. Zahara nasceu como Yemsrach em 8 de janeiro de 2005, em Awasa. No momento da adopção, Zahara foi erroneamente acredita ser um Órfãos da SIDA e que era desconhecido se ela tinha contraído o HIV, mas ela mais tarde deram negativo. Pouco tempo depois eles voltaram para os Estados Unidos, Zahara foi hospitalizada por desidratação e desnutrição.Em novembro de 2007, os meios de comunicação informaram que a mãe biológica de Zahara queria a filha de volta, mas ela negou estes relatórios, dizendo que ela pensou Zahara foi "muito feliz" por ter sido adotado por Jolie.

Um Jolie grávida com o diretorClint Eastwood naestréia de Cannes Changelingem 2008

Jolie estava acompanhada de seu parceiro Brad Pitt quando ela viajou para a Etiópia para assumir a custódia de Zahara. Mais tarde, ela indicou que ela e Pitt tinha tomado a decisão de adotar a partir de Etiópia juntos. Em dezembro de 2005, a agente de Pitt anunciou que Pitt estava procurando adoptar Maddox e Zahara. Para refletir isso, Jolie entrou com um pedido para mudar legalmente sobrenomes de seus filhos de Jolie para Jolie-Pitt, que foi concedida em 19 de Janeiro de 2006. As adoções foram finalizados logo depois.

Em uma tentativa de evitar o frenesi da mídia em torno seu relacionamento, Jolie e Pitt foi para a Namíbia para o nascimento de seu primeiro filho biológico. Em 27 de maio de 2006, a Jolie deu à luz uma filha, Shiloh Nouvel, em Swakopmund. Pitt confirmou que sua filha recém-nascida teria um passaporte da Namíbia. O casal decidiu vender as primeiras fotos de Shiloh através do distribuidor Getty Images si mesmos, em vez de permitir paparazzi para fazer estas fotografias valiosas. As pessoas pagaram um relatou 4,1 milhão dólares para os direitos norte-americanos, enquanto Olá! obteve os direitos britânicos para uma relatado $ 3,5 milhões. Todos os lucros foram doados para instituições de caridade que atendem crianças africanas.

Em 15 de março de 2007, Jolie adotou um filho, de três anos de idade, Pax Thien, de um orfanato em Ho Chi Minh City (Ho Chi Minh), Vietnã. Ele nasceu como Pham Quang Sang, em 29 de novembro de 2003, em Ho Chi Minh, onde ele foi abandonado logo após o nascimento. Jolie adotou Pax como mãe solteira, porque os regulamentos de adoção do Vietnã não permitem que casais não casados ​​para co-adoptar. Os direitos para as primeiras imagens pós-adoção de Pax foram vendidas a pessoas por supostos US $ 2 milhões, bem como a Olá! por um valor não revelado. Em abril, Jolie entrou com um pedido para mudar legalmente o sobrenome do seu filho de Jolie para Jolie-Pitt, que foi aprovado em 31 de maio de 2007. adoção de Pitt de Pax foi finalizado nos Estados Unidos em 21 de fevereiro, 2008.

No Cannes Film Festival, em maio de 2008, Jolie confirmou que ela estava esperando gêmeos. Para as duas semanas que passou em um hospital à beira-mar em Nice, França, repórteres e fotógrafos acampados do lado de fora no calçadão. Ela deu à luz um filho, Knox Léon, e uma filha, Vivienne Marcheline, em 12 de julho de 2008. Os direitos para as primeiras imagens de Knox e Vivienne foram vendidos em conjunto para Pessoas e Olá! por um relatado $ 14 milhões a mais caros fotos de celebridades já tomadas. Os recursos foram doados para a Fundação Jolie-Pitt.

Tratamento prevenção do câncer

Em 16 de fevereiro de 2013, com a idade de 37, Jolie passou por uma dupla preventiva mastectomia depois de saber que ela tinha um risco de 87% de desenvolver câncer de mama devido a um defeito do gene BRCA1. Sua história familiar garantido testes genéticos para mutações de BRCA: sua mãe, a atriz Marcheline Bertrand, tinha câncer de mama e morreu de câncer de ovário com a idade de 56, enquanto sua avó materna tinha câncer de ovário e morreu aos 45. Sua tia materna Debbie Martin, que tinha o mesmo gene BRCA1 defeituoso como Jolie, foi diagnosticado com câncer de mama em 2004 e morreu aos 61 anos em 26 de maio de 2013. A mastectomia de Jolie reduzido suas chances de desenvolver câncer de mama para menos de 5 por cento, e teste do tecido mamário removido não mostrou sinais de células cancerosas. Em 27 de abril, Jolie fez uma cirurgia reconstrutiva envolvendo implantes e aloenxertos. Ela supostamente tem a intenção de passar por uma preventiva ooforectomia, como ela ainda tem um risco de 50% de desenvolver câncer de ovário devido à mesma anomalia genética.

"Eu optar por não manter minha história privada, porque há muitas mulheres que não sabem que eles poderiam estar vivendo sob a sombra de câncer. A minha esperança é que eles, também, vai ser capaz de obter gene testado, e que se eles têm um risco elevado eles, também, vai saber que eles têm opções fortes. "

-Jolie Sobre suas razões para falar sobre sua mastectomia

Jolie mantido notícia de sua mastectomia privada até que ela tinha completado o processo de três meses. Em 14 de maio, The New York Times publicou um artigo de opinião intitulado "My Choice Medical", em que Jolie escreveu sobre sua decisão e procedimentos, com o objectivo de ajudar outras mulheres a fazer escolhas informadas de saúde. Para o efeito, o seu regime de tratamento foi postada no site do Centro de mama Pink Lotus, onde ela foi tratada. Em simultâneo com a publicação peça Suprema Corte dos EUA deliberações sobre genes BRCA direitos de patentes detidas pela Myriad Genetics-Jolie reconheceu o custo proibitivo, em grande parte de teste do gene BRCA e defendeu uma maior acessibilidade. Em 13 de junho de 2013, o Supremo Tribunal dos Estados Unidos decidiu que os genes isolados não são patenteáveis, invalidar as patentes de genes BRCA detidas pela Myriad Genetics.

O anúncio de Jolie atraiu grande atenção do público; um Tempo reportagem de capa intitulada "O Efeito Angelina" observou que Jolie trouxe "testes genéticos no centro das atenções", e observou sua capacidade de influenciar as pessoas em larga escala. Várias figuras públicas aplaudido Jolie por sua decisão; ministro do Exterior britânico , William Hague, que visitou campos de refugiados no Congo-Kinshasa com Jolie, em março, a chamou de "uma inspiração para muitos." A maioria dos peritos médicos que pesavam em público concordaram que Jolie fez a escolha certa para si, mas diferem na sua resposta a sua influência sobre o público esperado. Sua decisão foi recebida com elogios de ativistas de saúde, que saudaram sua sensibilização das opções disponíveis para as pessoas em risco, enquanto outros especialistas temiam uma superestimação generalizada de BRCA mutação ocorrência, menos de 1% de todas as mulheres carregam esta condição genética, e um mal-entendido dos riscos envolvidos para os que fazem o teste positivo. Eric Topol, um geneticista e diretor do Scripps Translational Science Institute em Califórnia , disse aos participantes em um simpósio genética "Este é o momento que irá impulsionar medicina genômica para a frente", dizendo que O anúncio de Jolie foi "incrivelmente importante simbolicamente".

Filmografia

Prêmios selecionados

Ano Prêmio Categoria Filme Resultado
1998 Emmy Award Melhor Atriz Coadjuvante - Minissérie ou Filme George Wallace Nomeado
1998 Golden Globe AwardMelhor Atriz Coadjuvante - Série, Minissérie ou Filme de Televisão George Wallace Ganhou
1998 National Board of Review of Motion Pictures AwardBreakthrough Performance Playing by Heart Ganhou
1998 Emmy Award Melhor Atriz - Minissérie ou Filme Gia Nomeado
1999 Golden Globe AwardMelhor Atriz - Minissérie ou Filme de Televisão Gia Ganhou
1999 Screen Actors Guild Award Actriz excelente - Minissérie ou Filme para Televisão Gia Ganhou
2000 Prêmio Acadêmico Melhor Atriz Coadjuvante Garota, Interrompida Ganhou
2000 Golden Globe Award Melhor Atriz Coadjuvante - Filme Garota, Interrompida Ganhou
2000 Screen Actors Guild Award Melhor Ator Coadjuvante Feminino Garota, Interrompida Ganhou
2008 Golden Globe AwardMelhor Atriz - Filme Drama Mighty Heart, A Mighty Heart Nomeado
2008 Screen Actors Guild Award Outstanding Leading Actor Feminino Mighty Heart, A Mighty Heart Nomeado
2009 Prêmio Acadêmico Melhor Atriz Changeling Nomeado
2009 BAFTA AwardMelhor atriz protagonista Changeling Nomeado
2009 Golden Globe Award Melhor Atriz - Filme Drama Changeling Nomeado
2009 Screen Actors Guild Award Outstanding Leading Actor Feminino Changeling Nomeado
2011 Golden Globe AwardMelhor Atriz - Filme Musical ou Comédia O Turista Nomeado
2012 Golden Globe AwardMelhor Filme Estrangeiro (como produtor) Na Terra de Sangue e Mel Nomeado
2012 Producers Guild of America AwardStanley Kramer Award (como produtor) Na Terra de Sangue e Mel Ganhou
Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Angelina_Jolie&oldid=561938473 "