Conteúdo verificado

Antoni Gaudí

Assuntos Relacionados: Arquitetura

Você sabia ...

Crianças SOS produziu este website para as escolas, bem como este site de vídeo sobre a África . Crianças SOS tem cuidado de crianças na África por 40 anos. Você pode ajudar o seu trabalho na África ?

Antoni Gaudí

Antoni Gaudí em 1878
Nascido (1852/06/25) 25 de junho de 1852
Reus, ou Riudoms
Morreu 10 de junho de 1926 (1926/06/10) (73 anos)
Barcelona , ( Catalunha, Espanha )
Edifícios Sagrada Família, Casa Milà, Casa Batlló
Projetos Parque Güell, Colonia Güell

Antoni Gaudí Placid Guillem i Cornet ( Riudoms ou Reus, 25 de junho 1852 - Barcelona , 10 junho 1926 ) - por vezes referido pelo espanhol tradução de seu nome, Antonio Gaudí - era um espanhol , Catalão arquiteto , que pertencia à Modernisme ( Art Nouveau ) movimento e era famoso por seu estilo único e design altamente individualistas.

Biografia

Local de nascimento

Gaudí nasceu no província de Tarragona no sul Catalunha, Espanha em 1852. Embora haja alguma controvérsia quanto à sua terra natal - documentos oficiais afirmam que ele nasceu na cidade de Reus, enquanto outros afirmam que ele nasceu em Riudoms, uma pequena vila 3 milhas (cinco quilômetros) a partir de Reus, - é certo que ele era batizado em Reus um dia depois de seu nascimento. Os pais do artista, Francesc Gaudí Serra e Antònia Cornet Bertran, ambos vieram de famílias de ourives.

O mais novo dos cinco, Gaudí descobri que ele era muito lame para jogar com os amigos da sua idade por causa de reumatismo. (Alguns acreditam que ele só tinha artrite nas mãos e poderia, de fato, fazer caminhadas.) Porque ele estava com dor considerável, ele raramente era capaz de andar a pé e foi obrigado a montar um burro quando ele queria se aventurar de sua casa . O fato de que ele permaneceu perto de casa permitiu-lhe tempo livre substancial para inspecionar a natureza e seu design. Postula-se que foi esta exposição à natureza em uma idade precoce que começou a afiar duas de suas maiores qualidades: a observação ea análise da natureza.

Ensino superior

Gaudí, como um estudante de arquitetura na Escola Técnica Superior d'Arquitectura em Barcelona 1873-1877, alcançado apenas notas medíocres, mas fez bem em seus desenhos "tentativa e projetos" Depois de cinco anos de trabalho, ele foi premiado com o título de arquitecto em 1878. Como ele assinou título de Gaudí, Elies Rogent declarou: "Qui si seiva hem Donat el diploma um boig un oa geni un: temps el ens Dira ho" ("Quem sabe se nós temos dado este diploma a uma porca ou um gênio . O tempo dirá. ")

O arquiteto recém-nomeado imediatamente começou a planejar e design e permaneceria afiliado com a escola toda a sua vida.

Início de carreira

  • 1878-1879: Postes de iluminação para o Plaça Reial em Barcelona;
  • 1878: Showcase para fabricante de luvas Comella. Através deste trabalho, utilizado no Feira Mundial de Paris, Eusebi Güell veio a conhecer o arquiteto.
  • 1878-1882: Vários projetos para o Obrera Mataronense na Mataró. Apenas uma pequena parte destes planos foi construído, mas mostra a primeira utilização de Gaudí de arcos parabólicos, aqui em uma estrutura de madeira.
  • 1883-1885: Casa Vicens;
  • 1883-1885: Villa " El Capricho "no Comillas ( Santander);
  • 1884: Finca Güell: pavilhão de entrada e estábulos para o palácio em Pedralbes (edifício primeira concluída para Eusebi Güell);
  • 1884-1891: Conclusão da cripta da Sagrada Família (a cripta havia sido iniciada pelo arquitecto Francisco del Villar, em 1882, que teve de abandonar o projeto em 1883);
  • 1885-1889: Palau Güell;
  • 1887-1893: Palácio Episcopal em Astorga;
  • 1889-1894: Colégio Teresiano;
  • 1891-1893: paredes exteriores do Absis do Sagrada Família;
  • 1892-1894: Casa botines na León.

Anos mais tarde

O Casa Milà, no Eixample, Barcelona .

Gaudi era um católico fervoroso, a ponto de que em seus últimos anos, ele abandonou o trabalho secular e dedicou sua vida ao catolicismo e sua Sagrada Família. Ele projetou que ele tem 18 torres, 12 para os 12 apóstolos, quatro para os 4 evangelistas, uma para Mary e um para Jesus. Logo depois, sua família e amigos mais próximos começaram a morrer. Suas obras desacelerou para uma parada, e sua atitude mudou. Um de seus membros mais próximos da família - sua sobrinha Rosa Egea - morreu em 1912, apenas para ser seguido por um "fiel colaborador, Francesc Berenguer Mestres", dois anos depois. Após estas tragédias, Barcelona caiu em tempos difíceis, economicamente. A construção de La Sagrada Família abrandou; a construção de La Colonia Güell cessaram por completo. Quatro anos mais tarde, Eusebi Güell, seu patrono, morreu.

Talvez tenha sido por causa desta seqüência infeliz de eventos que Gaudí alterados. Ele tornou-se relutantes em falar com jornalistas ou ter sua foto tirada e exclusivamente concentrada em sua obra-prima, La Sagrada Família.

Em 07 de junho 1926 , Gaudí foi atropelado por um bonde . Por causa de seus bolsos vazios vestuário e esfarrapadas, muitos motoristas de táxi se recusou a buscá-lo por medo de que ele não seria capaz de pagar a tarifa. Ele acabou sendo levado para o hospital como indigente em Barcelona. Ninguém reconheceu o artista ferido até que seus amigos o encontraram no dia seguinte. Quando eles tentaram transferi-lo para um hospital mais agradável, Gaudí recusou, alegadamente dizendo: "Eu pertenço aqui entre os pobres." Ele morreu três dias depois, em 10 de junho de 1926 , metade do Barcelona lamentando sua morte. Ele foi enterrado no meio de La Sagrada Família. embora Gaudi estava constantemente mudando de idéia e recriando suas impressões azuis. A única cópia existente de suas últimas impressões azuis gravados foram destruídos pelos anarquistas em 1938, no auge da invasão de Barcelona de Franco. Isso tornou muito difícil para os seus trabalhadores para completar a catedral da mesma forma como Gaudí provavelmente teria desejado. É por isso que Gaudí é conhecido por muitos como "arquiteto de Deus". La Sagrada Família está agora a ser concluído, mas as diferenças entre seu trabalho e as novas adições pode ser visto.

A partir de 2007, a conclusão da Sagrada Família está prevista para 2026. No entanto, isso pode ser muito otimista, se os piores receios de muitos engenheiros e arquitetos eminentes são realizados. Estes têm apontado os perigos estruturais apresentados por um túnel para um TGV-style ferroviário de alta velocidade, que seria executado dentro de pés de fundações da igreja ; pode-se notar o precedente de um túnel de metrô no bairro de Carmel do Barcelona que desabou e destruiu um quarteirão inteiro no dia 27 de fevereiro de 2005. Outros de Gaudí obras ameaçada pela rota no centro da cidade escolhida pelo Barcelona de prefeito Jordi Hereu para a nova linha de trem incluem Casa Batlló e Casa Milà.

Estilo artístico

Obra-prima inacabada de Gaudí, Sagrada Família

Primeiras obras de Gaudí foram desenhados no estilo de gótico e modos arquitetônicas tradicionais espanhóis, mas logo desenvolveu seu próprio estilo escultural distinta. Arquiteto francês Eugene Viollet-le-Duc, que promoveu uma forma evoluída de arquitetura gótica, provou uma grande influência sobre Gaudí. Mas o aluno superou o mestre arquiteto e inventados projetos altamente originais - irregular e fantasticamente intrincados. Algumas de suas maiores obras, mais notavelmente La Sagrada Família, têm um poder quase alucinatório.

Arch e escada em espiral.

Ele integrou a catenária arco e hyperboloid estruturas, formas orgânicas da natureza, e a fluidez da água em sua arquitetura. Embora a concepção de edifícios, ele observou as forças da gravidade e os princípios de catenária relacionados. (Gaudí desenhou muitos dos seus estruturas de cabeça para baixo por enforcamento vários pesos em cordas ou correntes interligadas, usando a gravidade para calcular as catenárias para um arco curvo singular ou abóbada.)

Usando o técnica trencadís, Gaudí muitas vezes decoradas com superfícies telhas quebradas.

O trabalho do arquiteto foi categorizado como Art Nouveau arquitetura, um precursor para arquitetura moderna. Mas sua adoção de formas biomórficas, em vez de linhas ortogonais colocá-lo em uma categoria em si mesmo (em latim, sui generis).


Técnica

Gaudi era um homem de idéias simples e senso comum. Em sua arquitetura que combina estrutura e decoração. Ele aceitou claramente a natureza como seu guia. Todos os aspectos de seu trabalho evidenciam isso. Ele não copiar a natureza, mas que inclui / compreende sua geometria e os seus princípios: tem infinidade de formas que podem ser estudados por meio de geometria regulamentado; ele estuda as leis da estática e dinâmica como exemplo as estruturas naturais da composição fibrosa, tais como precipitações, bastões e ossos. Seu interesse na natureza estava em formas tridimensionais, em vez de em duas dimensões e ele estava interessado principalmente em forças internas da natureza, que se expressa na superfície. Isto pode ser visto nas colunas e as paredes inclinadas entortados que sustentam o teto da capela na Colônia Guell, ou da porta e colunas da casa de Mila.

Se a natureza funciona sempre à procura de soluções funcionais, uma vez que é colocado sob a inexorável lei da gravidade, ele é muito sábio para estudar as estruturas naturais que durante milhões de anos têm tido um funcionamento perfeito. Conhecendo a essência destas estruturas, que era intenção de Gaudi para levá-los à terra da construção.

Helicóide é a forma que leva o tronco do eucalipto, e Gaudi utilizado nas colunas da Escola Teresiano. O hiperbolóide é a forma de fémur, e Gaudi utilizado nas colunas da Família Sagrada. O conoid é forma freqüente nas folhas das árvores, e Gaudi utilizado nas tampas das Escolas Provisória da Sagrada Família. Parabólico a uma hiperbólica é a forma que adota os nervos entre os dedos, e Gaudi aplicou-nos cofres do cripta da igreja da Colônia Güell.

Árvore vs colunas de Catedral da Sagrada Família, estruturas sujeitas a tensão de compressão e flexão têm sistemas de ramificação com o aumento da esbelteza, como resultado da maior estabilidade devido à agregação. Estes são de proporções iguais em todos os níveis de ramificação. Estruturas de ramificação são usadas para transmitir forças que atacam no espaço de uma maneira distribuída. O crescimento tridimensional de árvores segue os mesmos princípios que formam devido à necessidade biológica para ocupar os espaços livres não sombreadas. A estrutura ramificada resulta em um sistema estrutural favorável, além de optimizar a utilização da superfície disponível. Os elementos verticalizando as forças resultantes são interior na catedral da Sagrada Família, essas colunas se assemelham a árvores e são divididos em vários ramos em determinadas alturas. Esta comparação de colunas de árvores tem sido muitas vezes feita em referência a catedrais góticas, mas o paralelo não é exato como árvores de suportar cargas independentes, enquanto as colunas das catedrais góticas não. Por outro lado, é válida para a Sagrada Família, onde cada ramo de uma coluna ea própria coluna suportam apenas uma seção específica da superestrutura, telhado e do teto, independentemente do resto. Cada ramo da árvore-coluna é dirigida para o centro de gravidade da secção da abóbada que é suposto a transportar. Suas formas são hiperbolóides e parabolóides hiperbólicas.

Tronco de uma árvore de castanha doce vs Parc Guell colunas. No Parc Guell colunas ea catedral Sagrada Familia quer, Gaudi fez uso de uma superfície deformado, as helicóides. Esta forma helicoidal foi especialmente aplicável a colunas, uma vez que as colunas são, provavelmente, em sua origem derivada de formas de árvores ea árvore cresce de forma semelhante, Gaudi aplainada todas as colunas para a Sagrada Família que utilizam esta forma e fez muitos modelos e estudos para estes helicoid colunas geradas. Suas seções variam, alguns são poligonal, regular e irregular, outros em forma de estrela. Ele escolheu superfícies deformadas porque os fabricantes e pedreiros modelo pode construir-los facilmente, já que ambos os hiperbolóides.

Ossos humanos, tíbia e fíbula vs colunas de casas Batllo.

Torres da Catedral da Sagrada Família. No decurso do tempo, como o trabalho de Gaudi desenvolvido, a influência das formas naturais tornou-se mais evidente nas suas formas maiores. Ele já não se aplicava-los decorativamente como fez em seus primeiros edifícios. Formas naturais criadas para resistir ao vento e tempo requerem estruturas de som. Formas Shell que têm essas qualidades podem ter inspirado as torres da Sagrada Família. Suas curvas seguem fórmulas matemáticas semelhantes.

Torres da Catedral da Sagrada Família. No decurso do tempo, como o trabalho de Gaudi desenvolvido, a influência das formas naturais tornou-se mais evidente nas suas formas maiores. Ele já não se aplicava-los decorativamente como fez em seus primeiros edifícios. Formas naturais criadas para resistir ao vento e tempo requerem estruturas de som. Formas Shell que têm essas qualidades podem ter inspirado as torres da Sagrada Família. Suas curvas seguem fórmulas matemáticas semelhantes.

Arcos catenária invertidas em Casa Mila edifício vs rasgos. Após o estudo cuidadoso da estrutura dos esqueletos de animais, plantas ou escudos, ele encontrou formas frescas que ele adotou como guias, depois de cálculos matemáticos lhes havia provado ser bom para seu propósito.

                                         O Modelo de suspensão

Entre 1889 e 1908 Gaudi projetou o Guell Igreja Colonia com um método altamente inovador: o modelo de suspensão. Com o modelo invertido, uma estrutura de alvenaria de tijolo muito leve foi desenvolvida.

O modelo de suspensão é baseada na teoria da "reversão da catenária." Uma cadeia suspensa a partir de dois pontos vai cair espontaneamente sob a forma de um assim chamado "catenária". Somente as forças de tensão pode existir na cadeia. A forma da catenária de cabeça para baixo dá uma forma perfeita para um arco de alvenaria de pedra, e de tal um arco forças única invertidas de tensão, sendo a compressão, irá ocorrer.

No modelo de suspensão de Gaudi um sistema de threads representa colunas, arcos, paredes e abóbadas. Saquetas com balas de chumbo se parecer com o peso de pequenas peças de construção.

Gaudi passou dez anos trabalhando em estudos para a concepção e desenvolvimento de um novo método de cálculo estrutural baseado em um modelo estereostática construída com cordas e pequenos sacos de pellets. O esboço da igreja foi rastreada em uma placa de madeira (escala 1:10), que foi então colocado no teto de uma pequena casa próxima ao local de trabalho. Cordas foram pendurados nos pontos onde as colunas estavam a ser colocados. Sacos cheios de pequenas pelotas, pesando uma parte décimo de milésimo do peso dos arcos teria de suportar, foram pendurados de cada arco catenaric formada pelas cordas. As fotografias foram tiradas do modelo resultante de vários ângulos, e a forma exata da estrutura da igreja foi obtido por transformá-los obtendo assim a forma, absolutamente preciso e exato, da estrutura do prédio de cabeça para baixo, sem ter realizado nenhuma operação de cálculo e sem possibilidade de erro. As formas de cabos correspondeu às linhas de tensão da estrutura prim e quando o foto investir, obtiveram-se as linhas de pressão da estrutura de comprimido. Um método absolutamente exata e simples, dando um exemplo dos métodos intuitivos e elementares que Gaudi aplicadas em sua arquitetura e que lhe permitiram obter formas equilibradas muito semelhante ao que oferece a natureza.



Interesses

Gaudí, ao longo de sua vida, era fascinado pela natureza. Ele estudou ângulos e curvas da natureza e incorporou-los em seus projetos. Em vez de confiar em formas geométricas, ele imitou a maneira árvores e seres humanos crescer e ficar de pé. O hiperbolóides e parabolóides ele emprestados da natureza foram facilmente reforçada por barras de aço e permitiu que seus projetos para se assemelhar a elementos do ambiente.

Por causa de seu reumatismo, o artista observou uma dieta vegetariana estrita, usado terapia medicamentosa homeopática, foram submetidos a terapia da água, e subiu regularmente. Longas caminhadas, além de suprimir o seu reumatismo, ainda lhe permitiu experimentar a natureza.

Gaudi amado por seu trabalho a ser criado pela natureza como ele usou folhas de videira concreate e janelas para criar suas idéias para ele, assim que seu trabalho não é só por causa dele, mas por causa da natureza também.

Popularidade

A originalidade de Gaudí foi a primeira ridicularizado por seus colegas. Na verdade, ele foi primeiro suportado apenas pelos ricos industrialista Eusebi Güell. Seus concidadãos que se refere à Casa Milà como La Pedrera ("pedreira"), e George Orwell, que ficaram em Barcelona durante a Guerra Civil Espanhola, reconhecidamente odiado seu trabalho. Conforme o tempo passou, porém, seu trabalho tornou-se mais famoso, até o ponto que ele é agora considerado um dos arquitetos mais originais da história.

As influências sociais e políticos

As oportunidades oferecidas pela influências sócio-econômicas e políticas da Catalunha eram infinitas. Catalães, como Antoni Gaudí, muitas vezes exibiu diversas técnicas da arte da região em suas obras. Imitando a natureza, tais artistas simbolicamente empurrado para trás da província crescente da sociedade industrial.

Gaudí, entre outros, promoveu a Movimento catalão para recuperar a soberania da Espanha, incorporando elementos da cultura catalã em seus projetos .. Gaudí estava envolvido na política desde que ele apoiou o partido político Catalanist Liga Regionalista. Por exemplo, em 1924 as autoridades espanholas (governado pelo ditador Primo de Rivera) fechou Barcelona igrejas 's, a fim de evitar uma celebração nacionalista (11 de setembro, Dia Nacional da Catalunha), Gaudí atendidos Santos De Justus e Pastor da igreja e foi preso pela polícia espanhola por responder em catalão.

Grandes obras

Vista da Parque Güell, El Carmel, Barcelona .
  • Casa Vicens (1878-1880)
  • Palau Güell (1885-1889)
  • College of the Teresianas (1888-1890)
  • Cripta da Igreja de Colònia Güell (1898-1916)
  • Casa Calvet (1899-1904)
  • Casa Batlló (1905-1907)
  • Casa Milà (La Pedrera) (1905-1907)
  • Parque Güell (1900-1914)
  • Sagrada Família Natividade fachada e Cripta da Catedral Sagrada Família (1884-1926)

Veja também a Lista de Gaudi Buildings.

Influência

  • Planos abandonadas de Gaudí para um hotel arranha-céus de Nova York foram re-proposta para a reformulação do World Trade Center após os 11 de setembro de 2001 ataques .
  • Em 1992, cinco artistas fundada La Asociación pro beatificação de Antoni Gaudí. A associação secular, desde então, empurrou para a Igreja Católica Romana para declarar Gaudí abençoado.
  • A vida de Gaudí e trabalho inspirado O Alan Parsons Project para criar o álbum de 1987 Gaudí.
  • Existem semelhanças notáveis entre o trabalho de Gaudí eo de Friedensreich Hundertwasser, principalmente neste último homem formas biomorphic e uso de telha.
  • Surpreendentemente, a influência de Gaudi aparece fortemente na Pokémon filme Dialga VS Palkia VS Darkrai. Sagrada Família aparece na forma da "Torre Espaço-Tempo", imitando torres da catedral. Sua architecht é nomeado garrido, e outro personagem importante e de grande-granson do garrido é nomeado Tonio, seus nomes juntos formando o nome de Gaudi.
Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Antoni_Gaudí&oldid=186443804 "