Conteúdo verificado

Artrópode

Disciplinas relacionadas: Biologia

Fundo para as escolas Wikipédia

Esta seleção Escolas foi originalmente escolhido pelo SOS Children para as escolas no mundo em desenvolvimento sem acesso à internet. Ele está disponível como um download intranet. Clique aqui para saber mais sobre apadrinhamento de crianças.

Artrópodes
Gama Temporal: Cambrian ou mais cedo - Recentes
Tarantula Brachypelma sp.
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Arthropoda
Latreille, 1829
Subfilos e Classes
  • Subfilo Trilobitomorpha
    • Trilobita - trilobites (extinto)
  • Subfilo Chelicerata
    • Aracnídeos - aranhas , escorpiões, etc.
    • Xiphosura - caranguejos-ferradura, etc.
    • Pycnogonida - aranhas do mar
    • Eurypterida - escorpiões do mar (extinto)
  • Subfilo Myriapoda
    • Chilopoda - centopéias
    • Diplopoda - milípedes
    • Pauropoda
    • Symphyla
  • Subfilo Hexapoda
  • Subfilo Crustacea
    • Branchiopoda - camarão de água salgada etc.
    • Remipedia
    • Cephalocarida - ferradura camarão
    • Maxillopoda - cracas , piolho de peixe, etc.
    • Ostracoda - camarão semente
    • Malacostraca - lagostas , caranguejos, camarão, etc.

Artrópodes são animais pertencentes ao Filo Arthropoda (a partir de grego arthron ἄρθρον, " conjunta ", e ποδός Podos " foot ", que juntas significam" pés articulados ") e incluir os insetos , aracnídeos, crustáceos e aliados. Artrópodes são caracterizados pela posse de um corpo segmentado com apêndices em pelo menos um segmento. Eles têm um dorsal do coração e um sistema nervoso ventral. Todos os artrópodes são cobertos por um disco exoesqueleto feito de quitina, um polissacárido, que proporciona protecção física e a resistência ao dessecação. Artrópodes crescer por lançando essa cobertura em que são denominados molts.

Eles são o maior filo do reino animal com mais de um milhão de espécies descritas tornando-se mais de 80% de todas as espécies vivas descritos, e um registro fóssil que remonta ao final de era proterozoic. Artrópodes são comuns em toda marinho, de água doce, terrestre, e até mesmo ambientes aéreos, bem como incluindo vários simbiótica e formas parasitárias. Variam em tamanho desde microscópica plâncton (~ ¼ mm) até formas diversas metros de comprimento. O maior artrópode viva é a Santola japonês, com uma extensão de perna até 3 ½ m (12 ft), e alguns artrópodes pré eram ainda maiores, tal como Jaekelopterus e Arthropleura.

Artrópode estrutura básica

Caranguejo azul (Callinectes sapidus), um crustáceo

O sucesso de artrópodes está relacionada com seu disco exoesqueleto, segmentação e articulado apêndices. Os apêndices são usados para alimentação, recepção sensorial, defesa e locomoção. O sistema muscular é mais ou menos assistida por sistema hidráulico originaram da pressão arterial, criado por o coração dos animais. O sistema hidráulico em aranhas é especialmente bem desenvolvido.

Harpaphe haydeniana, um myriapod
Citrus gorgulho raiz, um inseto

Artrópodes aquáticos usar brânquias para a troca de gases. Estas brânquias têm uma extensa área de superfície em contacto com a água circundante. Artrópodes terrestres ter as superfícies internas que são especializados para trocas gasosas. Insetos e maioria das outras espécies terrestres têm sistemas traqueais: sacos de ar que levam até o corpo de poros chamados espiráculos na epiderme cutícula. Outros usam reservar pulmões, ou guelras modificadas para respirar o ar como visto em espécies como o caranguejo de coco . Algumas áreas das pernas caranguejos soldado são cobertos com uma membrana absorvente de oxigénio. O Gill câmaras em caranguejos terrestres, por vezes, tem duas estruturas diferentes: uma que está sem guelras e utilizado para respirar debaixo d'água, e outra especialmente adaptado para assumir o oxigênio do ar (a pseudolung). Artrópodes também têm um sistema digestivo completo com ambos uma boca e ânus.

Artrópodes têm um abrir o sistema circulatório. Hemolinfa contendo hemocianina, um cobre baseado proteína de transporte de oxigênio (o cobre faz com que o sangue azul, ao contrário dos humanos, que utilizam hemoglobina, que usa o ferro, o que torna vermelho). O sangue é impelido por uma série de corações na cavidade do corpo em que ele entra em contacto directo com os tecidos. Artrópodes são protostomes. Existe um celoma, mas é reduzida a uma pequena cavidade em torno dos órgãos reprodutores e excretores, e a cavidade do corpo é um dominante hemocele, preenchido com hemolinfa, que banha os órgãos directamente. O corpo artrópode é dividido numa série de segmentos distintos, além de um pré-acron segmentar, que geralmente suporta composto olhos e simples e um pós-segmentar telson. Estes são agrupados em regiões corporais distintas, especializadas chamadas tagmata. Cada segmento, pelo menos primitivamente, suporta um par de apêndices.

A cutícula em artrópodes forma uma rígida exoesqueleto, composta principalmente de quitina, que é periodicamente verter como o animal cresce. Elas contêm uma zona interna ( procutícula), que é feito de proteína e quitina e é responsável pela força do exoesqueleto. A zona exterior ( epicuticle) encontra-se na superfície do procutícula. É nonchitinous e é um complexo de proteínas e lípidos . Ele fornece a prova de umidade e proteção ao procutícula. O exoesqueleto toma a forma de placas de chamada escleritos sobre os segmentos, além de anéis nos apêndices que as dividem em segmentos separados por juntas. Este é de fato o que dá artrópodes seu nome - pés articulados - e separa-los de seus parentes, o Onychophora e Tardigrada, também chamado Lobopoda (e que por vezes é incluído num grupo de chamada Panarthropoda que também inclui artrópodes). Os exoesqueletos de artrópodes fortalecê-las contra o ataque de predadores e são impermeáveis à água. Para crescer, um artrópode deve largar o velho exoesqueleto e secretar um novo. Este processo, ecdise, é caro em termos de energia, e durante o período de muda, um artrópode é vulnerável.

Classificação dos artrópodes

Arthropoda
Paradoxopoda

Myriapoda



Chelicerata



Tetraconata


Cirripedia




Remipedia



Collembola







Branchiopoda



Cephalocarida



Malacostraca




Insecta





As relações filogenéticas dos principais grupos de artrópodes existentes, derivadas As sequências de ADN mitocondrial. Taxa de rosa são partes do subfilo Crustacea .

Artrópodes são normalmente classificados em cinco subfilos, dos quais um é extinto:

  1. Trilobites é um grupo de ex-inúmeros animais marinhos que morreram no extinção em massa no final do Permiano-Triássico evento de extinção.
  2. Chelicerates incluem aranhas , ácaros, escorpiões e organismos relacionados. Eles são caracterizados pela presença de quelíceras.
  3. Miriápodes compreendem milípedes e centopéias e seus parentes e ter muitos segmentos do corpo, cada uma com um ou dois pares de pernas. Por vezes são agrupados com os hexapodes.
  4. Hexapodes compreendem insetos e três pequenas encomendas de animais de insetos-like com seis pernas torácicas. Eles são por vezes agrupadas com as miriápodes, em um grupo chamado Uniramia, embora a evidência genética tende a apoiar uma relação mais estreita entre hexapodes e crustáceos.
  5. Crustáceos são principalmente aquático (a exceção notável é woodlice ) e são caracterizadas por terem apêndices biramous. Eles incluem lagostas , caranguejos, cracas , lagostas , camarão e muitos outros.

Afora estes grandes grupos, há também uma série de formas fósseis - principalmente a partir do menor Cambrian - incluindo anomalocarids, euthycarcinoids e Arthrogyrinus, que são difíceis de colocar, ou por falta de afinidade evidente para qualquer um dos grupos principais ou de clara afinidade para vários deles.

A filogenia dos artrópodes tem sido uma área de interesse e controvérsia considerável. A validade de muitos dos grupos de artrópodes sugeridas por autores anteriores está sendo questionado por estudos recentes; esses incluem Mandibulata, Uniramia e Atelocerata. Os estudos mais recentes tendem a sugerir um Crustacea paraphyletic com diferentes grupos hexapod aninhadas. O clado restante de Myriapoda e Chelicerata é referido como ou Paradoxopoda Myriochelata.

Uma vez que o Código Internacional de Nomenclatura Zoológica reconhece nenhuma prioridade acima do posto de família, muitos dos grupos mais elevados pode ser referido por uma variedade de nomes diferentes.

Evolução

O veludo verme (Onychophora) está intimamente relacionado com Artrópodes


Sipuncula


Articulata

Mollusca


Euarticulata

Annelida


Panarthropoda

Onychophora




Tardigrada



Arthropoda







A filogenia dos artrópodes após Nielsen.

Artrópodes são hoje quase universalmente considerado monofilético, ou seja, eles só surgiu uma vez, uma visão apoiada por ambos os estudos morfológicos e moleculares. Tal visão contraria a opinião generalizada na década de 1970 que os artrópodes evoluíram em várias ocasiões, a partir de ancestrais anelídeos-like de corpo mole.

Os parentes mais próximos dos artrópodes são geralmente considerado como sendo o Tardigrada e Onychophora, em conjunto, formando o grupo monofiléticas Panarthropoda (os crustáceos, miriápodes, chelicerates e insetos são muitas vezes referidos como " Euarthropoda "para distingui-los dos seus parentes de corpo mole). A comparação entre esses grupos sugere que os euarthropods evoluíram de um ancestral de corpo mole não muito diferente para os onychophorans de vida, uma visão que encontrou algum apoio do registro fóssil.

Tradicionalmente, o Annelida foram considerados os parentes mais próximos destes três filos, por conta de sua segmentação comum. Dados molecular no entanto, é fortemente contra este agrupamento (conhecido como o Articulata), sugerindo vez que os panarthropods pertencem a um clado incluindo ambos os artrópodes e várias pseudocoelomates como lombrigas e priapulids que compartilhar com eles o crescimento por muda, ou ecdise, a partir do qual seu nome, o Ecdysozoa. é derivado. Se este novo agrupamento estiver correta, então segmentação de artrópodes e anelídeos, ou terá evoluído através de convergência, ou foi herdada de um ancestral muito profundo, e foi posteriormente perdeu em várias outras linhagens, como os membros não-artrópodes do Ecdysozoa.

Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Arthropod&oldid=221247364 "