Conteúdo verificado

Arthur Sullivan

Sobre este escolas selecção Wikipedia

Os artigos desta seleção Escolas foram organizados por tópico currículo graças a voluntários Crianças SOS. Patrocinar crianças ajuda crianças no mundo em desenvolvimento para aprender também.

Sir Arthur Seymour Sullivan

Sir Arthur Seymour Sullivan ( 13 de Maio de 1842 - 22 de Novembro de 1900 ) foi um compositor Inglês, de ascendência irlandesa e italiana, mais conhecido por seu operística colaborações com libretista WS Gilbert, incluindo tais obras continuamente-populares como HMS Pinafore, The Pirates of Penzance, e O Mikado. Produção artística de Sullivan incluiu 23 óperas, 13 grandes obras orquestrais, oito obras corais e oratórios, dois balés, música incidental para várias peças, e numerosos hinos e outras peças da igreja, canções, baladas, canções de salão de peças, canções de natal, e de piano e de câmara pedaços.

Para além da sua óperas cômicas com Gilbert, Sullivan é mais conhecido por alguns dos seus hinos e canções de salão, incluindo " Onward Christian Soldiers "," The Absent-Minded Mendigo ", e" The Lost Chord ". Suas peças mais elogiado pela crítica incluem seu Irish Symphony, o seu Overture di Ballo, O mártir de Antioquia, The Golden Legend, e, do Óperas Savoy, Os Yeomen da guarda. Única Sullivan grande ópera, Ivanhoe, foi inicialmente muito bem sucedida, mas tem sido pouco ouvido desde a sua morte.

Vida e carreira

Primórdios

Sullivan aos 18 anos, estudando em Leipzig

Sullivan nasceu em Lambeth, Londres . Seu pai, Thomas Sullivan (1805-1866), foi um maestro e professor de música militar nascido em Ireland , que foi educado em Chelsea, Londres e foi baseado por alguns anos na Academia Militar Real, Sandhurst. Aqui Arthur tornou-se proficiente com todos os instrumentos da banda por oito anos de idade. Sua mãe, Maria Clementina (née Coghlan, 1811-1882) era Inglês, de ascendência irlandesa e italiana. Enquanto estudava em uma escola particular em Bayswater, Sullivan convenceu seus pais e o diretor, William Gordon Plees, para lhe permitir experimentar para o coro da Capela Real. Apesar das preocupações sobre a idade de Sullivan, o que limitaria quanto tempo ele poderia servir antes de sua voz começou a mudar, ele foi aceito e logo se tornou um solista. Sullivan floresceu sob o treinamento do Reverendo Thomas Helmore, o mestre dos coralistas, e começou a compor hinos e canções. Helmore providenciado para um destes, "ó Israel", a ser publicado pela Novello em 1855 - primeira obra publicada por Sullivan. Helmore também recrutou a ajuda de Sullivan na criação de harmonizações para um volume de O Hinário Notável.

Em 1856, o Royal Academy of Music premiado com o primeiro Scholarship Mendelssohn para Sullivan, concedendo-lhe o treinamento de um ano na academia. Este foi estendido para um segundo ano na academia, e em 1858 a bolsa comissão, em um "gesto extraordinário de confiança", estendeu-o para um terceiro ano para que ele pudesse estudar em Leipzig, Alemanha, na Leipzig Conservatório. Enquanto estava lá, Sullivan foi treinado em idéias e técnicas de Mendelssohn, mas também foi exposto a uma variedade de novos estilos musicais, incluindo Schubert , Verdi , Bach e Wagner . Visitando uma sinagoga judaica, ele seria tão impressionado com algumas das cadências e progressões da música que 30 anos depois, ele ainda iria se lembrar vividamente o suficiente para usá-los em sua grande ópera, Ivanhoe. Ele também desenvolveu vários conhecidos e amizades em Leipzig, como Carl Rosa, que foi mais tarde para criar o Companhia de Ópera Rosa Carl; violinista Joseph Joachim, e compositor Franz Liszt. Para seu último ano no Conservatório, o dinheiro foi raspado juntos por seu pai, e no Conservatório assistida por renúncia suas taxas.

Sullivan creditou seu período Leipzig com o crescimento musical enorme. Sua peça graduação, concluída em 1861, foi um conjunto de música incidental para Shakespeare A Tempestade. Revista e ampliada, foi realizada a o Palácio de Cristal, em 1862, um ano depois de seu retorno a Londres, e foi uma sensação imediata. Ele começou a construir uma reputação como o mais promissor jovem compositor da Inglaterra.

A Janela; ou, as canções do Wrens, única ciclo de canções de Sullivan

Primeiros grandes obras de Sullivan foram aqueles normalmente esperado de um compositor sério. Em 1866, ele estreou o Irish Symphony (embora ele pode ter concluído que em 1863) eo Concerto para Violoncelo e Orquestra, seu só funciona em cada gênero. No mesmo ano, o seu Abertura em C (In Memoriam), escrito em dor logo após a morte de seu pai, era uma comissão do Norwich Festival, e durante a sua vida foi um de seus trabalhos mais bem sucedidos para orquestra. Sua única obra orquestral mais bem sucedido, o Overture di Ballo, satisfeito uma comissão do Birmingham Festival em 1870.

Sua longa associação com obras para a voz começou cedo. Comissões significativas para coro e orquestra incluído O Masque em Kenilworth (Birmingham Festival, 1864); um oratório, O Filho Pródigo (Three Choirs Festival, 1869); um dramático cantata, On Shore e do Mar (Abertura da Exposição Internacional de Londres, 1871); o Festival Te Deum (Crystal Palace, 1872); e outro oratório, A Luz do Mundo (Birmingham Festival, 1873). Sua única ciclo de música também foi escrito neste período: A Janela; ou, as canções do Wrens (1871), em colaboração com Tennyson.

A afinidade de Sullivan para obras teatrais também começou cedo. Durante um período como organista Covent Garden, compôs seu primeiro ballet, L'Île Enchantée (1864), e teve sua primeira experiência de ópera, que foi dirigido por lá Sir Michael Costa. No século XIX, peças eram muitas vezes acompanhada por música incidental ao vivo e música Sullivan composta por mais de meia dúzia de produções. Os primeiros exemplos incluídos O Mercador de Veneza (Teatro do Príncipe, Manchester, 1871); As Alegres Comadres de Windsor ( Gaiety Theatre, Londres, 1874); e Henry VIII (Teatro Real, Manchester, 1877). Sua música incidental Tempest anteriormente, embora composta com o teatro em mente, foi originalmente preparado para a sala de concertos. Ele continuaria neste gênero ao longo de sua vida, com música incidental para Macbeth (1888) no Lyceum Theatre; para Alfred Tennyson Os guardas florestais (1892) teatro do Daly, em Nova York; e para J. Comyns Carr Rei Arthur (1895), novamente no Liceu.

Primeira página de O Colar Sapphire

Essas comissões não foram suficientes para manter à tona Sullivan. Ele trabalhou como organista da igreja 1861-1872, canto e deu aulas de piano e compôs cerca de 72 hinos, a maioria deles no período 1861-1875. O mais famoso deles são " Avante, Soldados de Cristo "(1872, palavras por Sabine Baring-Gould) e " Mais perto, meu Deus, de Ti "(a" versão Propior Deo "). Ele também acabou por mais de 80 canções populares e baladas de salão - novamente, a maioria deles por escrito antes do final de 1870. Sua primeira canção popular foi "Orpheus com seu alaúde", e um popular música parte foi "Oh! ti hush, minha babie". A mais conhecida de suas canções é " The Lost Chord "(1877, letra de Adelaide Anne Procter), escrito em pesar pela morte de seu irmão Fred, que havia criado os papéis de Apollo em Thespis eo juiz Learned em Trial by Jury.

No outono de 1867, ele viajou com George Grove para Viena , retornando com um tesouro de resgatados Schubert pontuação, incluindo a música Rosamunde.

Primeira óperas

A primeira tentativa de Sullivan na ópera, O Colar Sapphire (1863-1864, libreto de Henry F. Chorley), não foi produzido e agora está perdido, embora a abertura e duas músicas a partir do trabalho foram publicados separadamente.

Sua primeira ópera sobreviver, Cox e Box (1866), foi originalmente escrito para uma apresentação privada. Em seguida, ele recebeu performances caridade em Londres e Manchester, e que mais tarde foi produzido na Galeria de Ilustração, onde ele correu para um extremamente bem sucedidos 264 performances. Um jornalista freelance chamado WS Gilbert, escrita em nome de uma revista de humor chamado Fun, pronunciou a pontuação superior a O libreto de FC Burnand. A primeira colaboração Sullivan-Burnand foi suficientemente bem sucedido para desovar uma ópera em dois atos, O Contrabandista (1867; revisada e ampliada como O Chieftain em 1894), que não alcançou grande popularidade.

Os Gilbert e Sullivan anos

Thespis para The Mikado

Em 1871, John Hollingshead encomendado Sullivan para trabalhar com WS Gilbert para criar o burlesco Thespis para o Teatro da alegria. Concebido especificamente como um entretenimento de Natal, ele correu até a Páscoa 1872. O trabalho foi produzido muito rapidamente, após o que Gilbert e Sullivan seguiram caminhos separados, com excepção de duas baladas de salão no final de 1874 e início de 1875.

A ilustração contemporânea de Thespis de The Illustrated London News de 06 de janeiro de 1872

Em 1875, gerente de teatro Richard D'Oyly Carte precisava de um pequeno pedaço de preencher um projeto de lei com Offenbach de La Périchole pela Royalty Theatre. Lembrando Thespis, Carte reunificada Gilbert e Sullivan, eo resultado foi o de um ato ópera cômica Trial by Jury. O sucesso desta peça lançou Gilbert e Sullivan em sua famosa parceria, que produziu um doze óperas cômicas adicionais. No entanto, Sullivan ainda não estava exclusivamente atrelado ao Gilbert. Logo após a abertura bem-sucedida de Julgamento, escreveu Sullivan O Zoo, outra ópera em um ato cômico, com libreto de BC Stephenson. Mas o novo trabalho tinha apenas algumas pequenas tiragens, e Sullivan colaborou em óperas apenas com Gilbert para os próximos 15 anos.

Próxima ópera com Gilbert de Sullivan, O Feiticeiro (1877), foi um sucesso pelos padrões da época, mas HMS Pinafore (1878), que se lhe seguiu, virou Gilbert e Sullivan em um fenômeno internacional. Na verdade, Pinafore foi tão bem sucedida que mais de cem produções não autorizadas surgiram na América sozinho. Gilbert, Sullivan e Carte tentou por muitos anos para controlar os direitos autorais de desempenho americanos sobre suas óperas, sem sucesso. Pinafore foi seguido por outro hit, The Pirates of Penzance em (1879), e em seguida, Patience (1881). Mais tarde, em 1881, Paciência transferidos para o novo Savoy Teatro, onde os restantes Gilbert e Sullivan obras comuns foram produzidos, como um resultado de que são vulgarmente conhecido como o " Óperas Savoy ". Iolanthe (1882) foi a primeira de suas obras para estrear no novo teatro.

Um cartaz adiantado que mostra cenas de The Sorcerer, Pinafore, e Trial by Jury.

Em 1883, durante a execução de Iolanthe, Sullivan foi cavaleiro pela rainha Victoria . O anúncio desta honra iminente foi feita pouco antes de Sullivan 40º aniversário, na abertura do Royal College of Music. Apesar de ter sido óperas com Gilbert que ele tinha ganhado a fama mais amplo, a honra foi conferida por seus serviços à música séria. A criação musical, e muitos críticos, acredita que este deve pôr fim à sua carreira como compositor de ópera cômica - que um musical cavaleiro não deve inclinar-se abaixo ou oratório grande ópera. Sullivan também, apesar da segurança financeira de escrever para o Savoy, visto cada vez mais seu trabalho com Gilbert como sem importância, sob suas habilidades, e também repetitivo. Além disso, ele estava infeliz que ele teve que simplificar a sua música para assegurar que as palavras de Gilbert pode ser ouvido. Mas, paradoxalmente, apenas dois meses antes de receber a notícia da honra, Sullivan tinha assinado um acordo de cinco anos com Gilbert e Carte, obrigando-o a produzir uma nova ópera cômica em aviso prévio de seis meses. Tendo concordado com isso, Sullivan repente senti preso.

Princesa Ida (1884, somente três atos da dupla, blank trabalho verso) foi sensivelmente menos sucesso do que seus antecessores, embora a pontuação de Sullivan foi elogiada. Com receitas de bilheteira em atraso, Carte notificou os contratos de seis meses para uma nova ópera. Sullivan amigo próximo, condutor Frederic Clay, havia sofrido um derrame grave no início de dezembro 1883, que efetivamente encerrou sua carreira. Sullivan, refletindo sobre isso, sobre sua própria saúde precária, e em seu desejo de dedicar-se à música mais sério, respondeu que "é impossível para mim fazer outra peça do caráter daqueles já escrito por Gilbert e eu." Gilbert já tinha começado a trabalhar em uma nova ópera envolvendo uma trama em que as pessoas se apaixonou contra sua vontade depois de tomar uma pastilha mágica. Sullivan declarou-o excessivamente mecânica e muito semelhante ao seu trabalho anterior, e ele pediu para deixar a parceria. Gilbert escreveu a Sullivan pedindo-lhe para reconsiderar, mas o compositor respondeu em 2 de abril que havia "chegado ao fim da minha corda" com as óperas: "Eu tenho sido continuamente mantendo pressionada a música, a fim de que não um [sílaba] deve ser perdido .... Gostaria de definir uma história de interesse humano e probabilidade em que as palavras humorísticos viria em um (não grave) situação engraçada, e onde, se a situação fosse uma proposta ou uma dramática as palavras seria de caráter similar. " O impasse foi finalmente resolvido quando Gilbert propôs uma trama que não depende de qualquer dispositivo sobrenatural. O resultado foi o trabalho mais bem-sucedida de Gilbert e Sullivan, The Mikado (1885). A peça funcionou para 672 desempenhos, que foi o segundo mais longo prazo para qualquer obra de teatro musical e um dos mais longos períodos de qualquer peça de teatro até aquele momento.

Ruddigore, Yeomen e Gondoliers

Ruddygore, rebatizado Ruddigore após algumas performances, seguido em 1887. Ele correu de forma rentável por nove meses, mas não foi considerado um sucesso, em comparação com a maioria das outras óperas Savoy. Para sua próxima ópera, Gilbert propôs uma outra versão da trama losango, mas Sullivan rejeitou. Gilbert finalmente propôs uma ópera relativamente grave, que Sullivan imediatamente aceito. Embora não tenha sido uma grande ópera, O Yeomen da Guarda (1888) fornecida Sullivan com a oportunidade de escrever sua pontuação mais ambiciosa e inovadora até à data.

Litografia do Mikado

Já em 1883, Sullivan tinha estado sob pressão desde o estabelecimento musical para escrever uma grande ópera. Depois Yeomen, ele desejava produzir mais graves trabalhos com Gilbert. Ele colaborou com nenhum outro librettists além Gilbert desde 1876. Mas Gilbert sentiu que o sucesso Yeomen 's "não tinha sido tão convincente quanto a nós garantimos em assumir que o público quer algo mais sério ainda." Ele propôs que em vez disso:

" Nós temos um nome, em conjunto, para o trabalho bem-humorado, temperado com lampejos ocasionais de teatro sério. Eu acho que nós deveríamos fazer imprudentemente se à esquerda, por completo, o caminho que temos trilhado juntos há tanto tempo e com tanto sucesso. Eu consigo entender seu desejo de escrever um grande trabalho, bem, por que não escrever um? Mas por que abandonar o negócio Savoy? Não é possível as duas coisas sejam feitas concorrently? Se você pode escrever um oratório como O mártir de Antioquia, enquanto você está ocupado por peças como Paciência e Iolanthe, você não pode escrever uma grande ópera sem abrir mão de peças como O Yeomen do protetor? "

Sullivan respondeu:

" Eu perdi o gosto por escrever ópera cômica, e entreter muito sérias dúvidas quanto ao meu poder de fazê-lo .... Eu perdi a coragem necessária para isso, e não é demais dizer que é desagradável para mim. Os tipos usado uma e outra vez (inevitável em tal empresa como a nossa), o Grossmith parte, a mulher de meia-idade com os encantos de desvanecimento, não pode ser novamente vestido de música por mim. Também não posso escrever novamente a qualquer enredo descontroladamente improvável em que não há algum interesse humano ....

Você diz que na ópera séria, você deve mais ou menos sacrificar-se. Eu digo que este é apenas o que eu tenho feito em todas as nossas peças comuns, e, o que é mais, deve continuar a fazer na ópera cômica para torná-lo bem sucedido. Negócios e configuração silábica assumem uma importância que, por mais que me algemar, não pode ser negligenciado. Eu sou limitado, no interesse da peça, a ceder. Daí a razão do meu desejo de fazer um trabalho onde a música é ser a primeira consideração - onde as palavras são para sugerir música, não governá-lo, e onde a música vai intensificar e enfatizar os efeitos emocionais das palavras.

"

No entanto, foi alcançado um compromisso: Sullivan encomendou um libreto de ópera grande Julian Sturgis (que foi recomendado por Gilbert), enquanto sugerindo a Gilbert que ele reviver uma velha idéia para uma ópera definir na ensolarada Veneza. A ópera cômica foi completada primeiro: O Gondoliers (1889) era um pedaço enfatizando talentos de Sullivan, ea última grande Gilbert e Sullivan sucesso.

A Discussão Tapete e óperas

No entanto, a relação entre Gilbert e Sullivan sofreu sua violação mais grave durante a execução de A Gondoliers, quando Gilbert opôs a uma acusação por Carte para a parceria para o custo de novos carpetes para o lobby Savoy Theatre. Sullivan considerou a disputa sem importância e ficou do lado de Carte, que estava construindo um teatro para produzir seu próximo grande ópera. Gilbert processou seus parceiros, ea disputa levou à separação de Gilbert e Sullivan por quatro anos. Richard D'Oyly Carte ainda tinha o Teatro Savoy para correr, e ele virou-se para outros librettists para fornecer material para novas óperas cômicas por Sullivan, enquanto o agendamento de Gilbert e Sullivan revivals e obras de outros compositores quando nenhum trabalho Sullivan estava disponível.

Cartaz para o Chieftain (1894)

Enquanto isso, a grande ópera, Ivanhoe, com base em Sir Walter Scott 's novela, tem início às de Carte novo Real Inglês Opera House on 31 janeiro 1891 . Embora a própria ópera foi um sucesso, correndo para um número sem precedentes de 155 performances, passou na obscuridade virtual após a casa de ópera falhou. Foi, como crítico Hermann Klein observou, "o comingling estranho de sucesso e fracasso já narrou na história da empresa lírico britânico!" Sullivan não considerar seriamente a escrever a ópera grande novamente.

Sullivan voltou a ópera cômica, mas, ainda discutindo com Gilbert, ele procurou outros colaboradores. Haddon Hall (1892), com um libreto de Sydney Grundy), foi a primeira delas. Embora baseado frouxamente na fuga histórica de Dorothy Vernon com John Manners, Grundy alterou a configuração de 1563, no Período elizabetano, para o meio da Guerra Civil Inglês , permitindo piadas à custa dos puritanos . Apesar de ainda ser cômico, o tom eo estilo do trabalho foi consideravelmente mais grave e romântico do que a maioria das óperas com Gilbert. Ele teve um sucesso modesto e ganhou elogios da crítica.

Depois de outra ópera Gilbert ( Utopia Limited, 1893), Sullivan uniram-se novamente com seu antigo parceiro, FC Burnand. O Chieftain (1894), uma versão muito revisada de seu mais cedo ópera em dois atos, O Contrabandista, fracassou. Depois de O Grão-Duque (1896) também não, Gilbert e Sullivan foram terminar de trabalhar juntos para o bem.

Em maio de 1897, de corpo inteiro ballet de Sullivan, Victoria e Merrie Inglaterra, abriu no Alhambra Theatre para celebrar da Rainha Jubileu de diamante. Sete cenas do trabalho celebrar a história e cultura Inglês, com o período vitoriano como o grand finale. Seus seis meses de execução foi considerada um grande sucesso. The Stone Beleza (1898), com um libreto de Arthur Asa Pinero e J. Comyns Carr foi baseada em medieval moralidade joga. A colaboração não foi particularmente bem: Sullivan escreveu que Pinero e Comyns Carr eram "homens talentosos e brilhantes, sem experiência em escrever para a música", e, quando ele pediu para alterações para melhorar a estrutura, eles se recusaram. Pontuação de Sullivan, além disso, era sério demais para os gostos dos públicos Savoy. A ópera foi tanto um fracasso de crítica e público, funcionando por apenas sete semanas.

Finalmente, em The Rose of Persia (1899), Sullivan voltou às suas raízes cômicas, com um libreto de Basil capa que combinou uma exótica Arabian Nights configuração com elementos do enredo de O Mikado. Escore melodioso de Sullivan mostrou ser seu maior sucesso ópera completa para além de suas colaborações com Gilbert. Outra ópera com Hood, O Emerald Isle, rapidamente entrou em preparação, mas Sullivan morreu antes que pudesse ser concluído.

Música séria 1875-1890

St. Margaret de Antioch

Durante os anos de seu trabalho mais bem sucedido com Gilbert, Sullivan continuou suas carreiras na condução e educação musical. Realização de consultas incluídas as Glasgow concertos corais da União, 1875-1877; Royal Acquarium, Londres, 1876; os trienais Leeds Festivais de Música; e o Philharmonic Society, 1885-1887. Além de sua nomeação como Professor de Composição na Academia Real de Música, da qual ele era um companheiro, ele foi apontado como o primeiro director da Escola Nacional de Formação para a música, 1876-1881. Sullivan composta apenas quatro grandes obras graves durante este período: música incidental para produções de Shakespeare Henry VIII (1877) e Macbeth (1888), e duas composições para o Festival de Leeds, da qual foi nomeado diretor musical em 1880.

Para o Leeds Festival 1880, Sullivan foi contratado para escrever uma obra sagrada coral. Ele escolheu 1822 poema dramático de Henry Hart Milman baseado na vida e morte de Santa Margarida da Virgem para a sua base. WS Gilbert adaptou o libretto para Sullivan, cerceando-lo, reorganizando seções, linhas de reafectação, e fazendo algumas adições de sua autoria. O mártir de Antioquia estreou na manhã de 15 outubro 1880 e foi bem sucedida, sendo freqüentemente revividos. Como agradecimento pela ajuda de Gilbert, Sullivan apresentou o seu colaborador com uma taça de prata gravada. Gilbert respondeu: "... ele certamente nunca me ocorreu procurar qualquer outra recompensa do que a honra de ser associado, no entanto remotamente e indignamente, em um sucesso que, suponho, vai durar até que a música em si morrerá. Pray acreditar que das muitas vantagens substanciais que resultaram para mim a partir de nossa associação, este último é, e sempre será, o mais valorizado ".

Em 1886, Sullivan, mais uma vez forneceu uma obra coral em grande escala para o Festival de Leeds, desta vez selecionando O poema de Henry Wadsworth Longfellow " The Golden Legend "como base para a sua cantata do mesmo nome. Fora das óperas cômicas com Gilbert (e talvez Cox e caixa), este revelou-se grande obra de maior sucesso de Sullivan. Foi realizado centenas de vezes na vida de Sullivan, e em um ponto o compositor chegou a declarar uma moratória sobre seu desempenho, temendo que o trabalho se tornaria sobre-exposto. Ele permaneceu no repertório até cerca de 1920, mas desde então tem sido pouco realizado, ainda que recebeu a sua primeira gravação profissional em 2001.

Morte, honras e legado

Memorial para Sir Arthur Sullivan Victoria Embankment Gardens Londres

Após ter sofrido longa doença renal recorrente que tornou necessária, desde a década de 1880, para ele a conduzir sentado, Sullivan morreu de insuficiência cardíaca, na sequência de um ataque de bronquite, em seu apartamento em Londres em 22 novembro 1900 . Sua última ópera, The Emerald Isle, foi deixada inacabada, mas foi completada por Edward alemã e produzido em 1901. Seu Te Deum, escrito para comemorar o fim da Guerra dos Bôeres , foi realizada a título póstumo.

Um monumento em memória do compositor foi erguido no Victoria Embankment Gardens (Londres) e está inscrito com as palavras de WS Gilbert de O Yeomen do protetor: "A vida é uma benção Se assim for, deve acontecer que a Morte, Whene'er ele chamar, deve chamar cedo demais?". Sullivan queria ser enterrado em Brompton Cemetery com seus pais e irmão, mas, por ordem da rainha, ele foi enterrado em St. Catedral de Paul . Além de seu título de cavaleiro, honras concedidas a Sullivan em sua vida incluído Doutor em Música, honoris causa, pelas Universidades de Cambridge (1876) e Oxford (1879); Chevallier, Légion d'honneur, França (1878); A Ordem do Medjidieh, pelo Sultão da Turquia (1888); e associação ao Royal Victorian Order.

Ao todo, a produção artística de Sullivan incluiu 23 óperas, 13 grandes obras orquestrais, oito obras corais e oratórios, dois balés, música incidental para várias peças, e numerosos hinos e outras peças da igreja, canções, baladas, canções de salão de peças, canções de natal, e de piano e de câmara pedaços. Seu legado, além de escrever o Savoy óperas e outras obras que ainda estão sendo realizadas mais de uma centena e 25 anos após a sua criação, é sentida talvez mais fortemente hoje através de sua influência sobre o americano e britânico teatro musical. As inovações em conteúdo e forma das obras que ele e Gilbert desenvolvidos diretamente influenciado o desenvolvimento do moderno musical ao longo do século 20. Além disso, biografias continuar a ser escrito sobre a vida e obra de Sullivan, e seu trabalho não só é realizada, mas com freqüência parodiada, pastiched, citado e imitado em rotinas de comédia, cinema, televisão e outras mídias populares.

Vida pessoal

Vida romântica

Embora Sullivan nunca se casou, teve muitos casos amorosos. Seu primeiro romance sério foi com Rachel Scott Russell (1845-1882). Precisamente quando começou é incerto, mas Sullivan e seu amigo, Frederic Clay, foram os visitantes frequentes na casa início Scott Russell em 1864, e por 1866 o caso estava em plena floração. Os pais de Rachel não aprovava uma possível união a um jovem compositor com as perspectivas financeiras incertas. Após a mãe de Rachel descobriu a relação em 1867, os dois continuaram a ver uns aos outros de forma encoberta. Em algum momento em 1868, Sullivan começou um caso simultâneo com a irmã de Rachel Louise (1841-1878). Ele finalmente arrefecida em ambas as meninas, e as coisas foram mais de 1870. Algumas duzentas cartas de amor das duas meninas sobreviveram. Eles foram extraídas em detalhe em Wolfson (1984).

Fanny Ronalds

Mais longo caso de amor de Sullivan estava com um americano, Mary Frances ("Fanny") Ronalds née Carter, nascido 23 de Agosto de 1839 , uma mulher de três anos de Sullivan sênior. Ele a conheceu em Paris por volta de 1867, eo caso começou em sério em algum ponto não muito tempo depois que ela se mudou para Londres permanentemente em torno de 1870-1. Um relato contemporâneo descrito Fanny Ronalds desta forma: "Seu rosto estava perfeitamente divina em sua beleza, suas feições pequenas e requintadamente regulares Seu cabelo era um tom escuro de marrom - châtain foncé [castanha profunda] - e muito abundante ... uma adorável. mulher, com o sorriso mais generoso se poderia imaginar, e as mais belas dentes. "

Fanny foi separada de seu marido, mas ela nunca se divorciou. Convenções sociais da época compelido Sullivan e Fanny para manter seu relacionamento privado. Em seus diários, ele iria se referir a ela como "Sra Ronalds" quando a viu em um ambiente público, mas "LW" (por "Little Woman") ou "DH" (possivelmente "Caro Coração") quando estavam sozinhos juntos, muitas vezes com um número entre parênteses indica o número de atos sexuais concluídas. Pensa-se que Fanny estava grávida, ou acreditava-se grávida, em pelo menos duas ocasiões, e ela obteve um aborto em 1882. Em 1999 filme biográfico Topsy Turvy-, Sullivan e Fanny discutir um aborto em torno da época da produção de O Mikado.

Sullivan tinha um olho itinerante, e o diário registra a briga ocasional quando seus outros contatos foram descobertos, mas ele sempre voltava para Fanny. Ela era um companheiro constante (e era bem conhecido para a realização de algumas das canções de Sullivan) até o momento da morte de Sullivan, mas por volta de 1889 ou 1890, a relação sexual parece ter terminado. Ele começou a se referir a ela no diário como "Auntie", e as marcas de escala indicando a atividade sexual não estavam mais lá, apesar de notação semelhante continuou a ser usado por seus relacionamentos com outras mulheres que não foram identificados, e que foram sempre referidas para por suas iniciais. Em 1896, Sullivan proposto casamento com a 20-year-old Violet Beddington, mas ela recusou.

Alguns livros e sites afirmam ou especular que Sullivan era homossexual ou bisexual. Brahms diz que Sullivan tinha um relacionamento com o Duque de Edimburgo. É indiscutível que Sullivan eo Duque (que era casado) eram amigos, mas a única evidência citada para um relacionamento sexual é não especificadas "cartunistas vitorianos." O Livro dos Dias Gay (Carol Publishing Corporation, 1985) e The Alyson Almanac (Alyson Publications, 1990) tanto lista Sullivan como compositor gay, novamente, não indicando a fonte.

Lazer e vida familiar

Sullivan gostava de passar o tempo em França (ambos em Paris e no sul da França), onde seus amigos bem relacionados incluída a princesa Marie-Amélie de Orleans e Claude Debussy.

Sullivan foi dedicado aos seus pais, especialmente sua mãe, com quem ele correspondia regularmente quando está longe de Londres, até sua morte em 1882. Henry Lytton escreveu: "Eu creio que nunca houve um laço mais carinhoso do que a que existia entre [Sullivan] e sua mãe, uma muito espirituoso velha senhora, e quem levou um orgulho excepcional em realizações de seu filho. Sullivan também gostava muito de seu irmão Fred, cujo caree atuação ajudou sempre que possível, e dos filhos de Fred. Quando Fred morreu com a idade de 39, ele deixou sua esposa grávida, Charlotte, com sete filhos com idade inferior a 14. Depois da morte de Fred, Arthur visitou o família muitas vezes e tornou-se guardião de todas as crianças. Em 1883, Charlotte e seis de seus filhos emigraram para Los Angeles, Califórnia , em os EUA, deixando o menino mais velho, Herbert "Bertie" Sullivan, por seu próprio cuidado de Arthur Sullivan. Apesar das reservas de Arthur sobre a mudança para Los Angeles, ele pagou a viagem e continuou a dar apoio financeiro substancial para a família. Apenas um ano depois de se mudar para Los Angeles, em janeiro de 1885, Charlotte morreu, deixando os seis filhos para ser levantado principalmente por seu irmão e as meninas mais velhas, com o apoio financeiro de Arthur Sullivan.

De junho a agosto de 1885, depois de completar seu trabalho em O Mikado, Sullivan viajou aos Estados Unidos para visitar a família em Los Angeles e para levá-los em uma viagem de turismo do Oeste americano, incluindo Yosemite Valley. Sullivan continuou, durante todo o resto de sua vida, e em sua vai, cuidar bem dos filhos de Fred, continuando a se corresponder com eles e estar preocupado com a sua educação, casamentos e assuntos financeiros. Bertie ficou com seu tio Arthur para o resto da vida de Arthur.

Estilo de composição

Retrato por Millais (1888) no National Portrait Gallery, em Londres. Ele trava ao lado 1886 retrato de Frank Holl de WS Gilbert.

Definição de método e texto

Sullivan composto sem a utilização do teclado. "Eu não uso o piano na composição - que me limitar terrivelmente", disse ao entrevistador Arthur Lawrence. Sullivan explicou que o seu processo de composição não era de esperar por inspiração como "um mineiro sentado no topo de um eixo", esperando que "o carvão para vir borbulhando até a superfície .... Ele tem que cavar para ele .. .. A primeira coisa que tem que decidir é o ritmo, e eu decidir sobre que antes de eu vir para a questão da melodia. As notas devem vir depois. ... eu marcar o medidor em pontos e traços, e não até Tenho bastante povoada no ritmo que eu prossiga para a notação real. "

Ajuste o texto de Sullivan, ao contrário do que seus antecessores do século 19 Inglês ou seus contemporâneos europeus foi "muito mais sensível .... estilo de ópera de Sullivan tenta criar para si uma forma exclusiva Inglês síntese texto-música", e, além disso, através da adopção de um estilo musical conservador, ele foi capaz de conseguir "a clareza para combinar sagacidade finamente afiadas de Gilbert com sagacidade musical de sua própria."

Ao compor óperas Savoy, Sullivan escreveu as linhas vocais dos números musicais primeiro, e estes foram entregues aos atores. Ele improvisou um acompanhamento de piano no início dos ensaios, fornecendo as orquestrações mais tarde, depois de ter visto o que empresas em fase de Gilbert seria. Ele deixou as aberturas para o último e frequentemente delegado a sua composição de seus assistentes (incluindo o diretor musical da empresa, Alfred Cellier), com base em seus contornos, e muitas vezes incorporando suas sugestões ou correções. Aqueles Sullivan escreveu-se incluem Thespis , Iolanthe , Princesa IDA , The Yeomen do protetor , os Gondoliers , o Grão-Duque e provavelmente Utopia limitada . A maioria das propostas são estruturados como um potpourri de melodias das óperas em três seções, rápidas, lentas e rápidas. No entanto, aqueles para Iolanthe , e Yeomen são escritos em forma de sonata. As aberturas das óperas Gilbert e Sullivan permanecem populares, e há muitas gravações de-los. Sullivan invariavelmente conduzidas as óperas na noite de abertura.

Melodia e ritmo

Como Sullivan disse Lawrence, suas melodias saltado de ritmo, embora alguns de seus temas pode ter sido motivada por sua instrumentação escolhida ou suas técnicas harmônicas. Nas óperas cômicas, onde muitos números estavam em forma de verso-plus-refrão, Sullivan foi frequentemente obrigada a produzir dois ápices na linha melódica. Instâncias Hughes 'Se você vai em' ( Iolanthe ) como um bom exemplo. Hughes vai tão longe a ponto de dizer que embora a maioria das músicas nas óperas Savoy são bons, Sullivan raramente chegou à mesma classe de excelência em outro lugar quando ele não tinha libretista para alimentar sua imaginação. Mesmo assim, nas ocasiões em que Gilbert escreveu em metros invariável, Sullivan seguiu muitas vezes terno e produziu frases de repetição simples, tais como "O amor é uma canção melancólica '(Paciência) e' Um homem que cortejar uma donzela" (Yeomen) .

Ecos deliberados de Sullivan de outros compositores são cobertos abaixo sob o título 'Quotations musicais ", mas outros ecos pode não ter sido consciente: Hughes cita as barras finais do' Diga um conto de galo e touro 'de Yeomen como um exemplo da influência de Handel, e outro crítico encontrado um tema no movimento lento da sinfonia Irish 'um berço ultrajante "de Schubert do inacabado. Músicas de Sullivan, pelo menos nas óperas cômicas, apelar para o profissional quanto para o leigo. Contemporâneos continentais de Sullivan como Debussy, Leoncavallo e Saint-Saens realizada óperas Savoy em alta conta. "Quando Sullivan escreveu o que chamamos de 'uma música boa" era quase sempre "boa música", como bem. Fora das fileiras dos gigantes existem alguns outros compositores de quem o mesmo poderia ser dito. "

Harmonia e Contraponto

Harmonia

Sullivan foi treinado no estilo clássico, e música contemporânea não atraí-lo muito. Harmonicamente suas primeiras obras usadas as fórmulas convencionais de Auber, Donizetti, Balfe e Schubert . Mais tarde, ele se baseou em Gounod e Bizet. Mendelssohn influência 's, visível nas primeiras obras, aparece de forma intermitente nos mais recentes. Como um escritor contemporâneo observou, Sullivan desenha sobre estas várias influências, permanecendo reconhecidamente si mesmo.

Em geral, Sullivan preferia escrever em chaves principais. Nas óperas Savoy há apenas onze números substanciais inteiramente em um tom menor, e até mesmo em suas obras sérias principais prevalece. Exemplos de excursões raros de Sullivan em tonalidades menores incluem o E melodia menor tempo no primeiro movimento da Sinfonia irlandesa, 'Vá embora, minha senhora "no Ato I finale de Iolanthe (ecoando Verdi e até mesmo Beethoven ) ea marcha fúnebre na Lei Eu finale de The Yeomen da Guarda .

Ambos Hughes e Dicionário comentário de Grove negativamente no uso ao longo de Sullivan de pedais tônico, geralmente no baixo, que atribui Hughes a 'falta de empresa ou mesmo absoluta preguiça ". Outra marca registrada Sullivan criticado por Hughes é o uso excessivo do acorde da quarta aumentada em momentos de pathos. Em suas obras sérias, Sullivan tentou evitar dispositivos harmônicas associadas com as óperas Savoy, com o resultado, de acordo com Hughes, que The Golden Legend é uma "miscelânea de estilos harmónicos". Contraste harmônico em Sullivan Savoy obras é reforçada por sua modulação caracteristicamente engenhoso entre as teclas, como em 'olhares expressivos' ( Princesa IDA ), onde ele suavemente negocia E major, C sustenido menor e C major, ou 'Então, um de nós vai ser uma rainha '( O Gondoliers ), onde ele escreve em Fá Maior, D major e D bemol menor.

No campo de harmonia Sullivan permaneceu ao fim um eclético. 'Ele tinha facilmente reconhecíveis hábitos mas seu estilo nunca alcançou individualidade '. Cox e Caixa

Clay, Sim Egerton e Sullivan
Contraponto

Apesar de sua formação acadêmica completa contrapontística em Londres e Leipzig, bem como sua experiência como organista da igreja, Sullivan raramente composta fugas. Hughes cita os exemplos do epílogo de The Golden Legend e Victoria e Merrie Inglaterra . Nas óperas Savoy, estilo em forma de fuga é reservado para fazer o divertimento de solenidade legal em Trial by Jury e Iolanthe . Menos contraponto formal é empregado em números, como "brilhantemente Dawns nosso dia do casamento" ( The Mikado ) e "Quando os botões estão florescendo" ( Ruddigore ).

Dispositivo contrapontística mais conhecido de Sullivan, que, se ele não a inventou, certamente se tornou sua marca registrada, era "a apresentação simultânea de duas ou mais melodias distintas previamente ouvido de forma independente". Às vezes, as melodias eram para vozes solistas, como em "Uma vez mais o rosto que eu tanto amava" ( The Zoo ), e 'Eu estou tão orgulhoso' ( The Mikado ), que combina três linhas melódicas; outros exemplos estão em coros, onde normalmente uma melodia graciosa para as senhoras é combinado com uma robusta para os homens. Exemplos incluem "Quando o foeman descobre sua aço» ( piratas ), 'Gaily tropeçar "( Pinafore ), "Em um trem triste '( Paciência ), 'Bem-vindo, pequena aristocracia "( Ruddigore ), e 'Noite se espalhou sua mortalha mais uma vez '( O Yeomen do protetor ). Em outras ocasiões, nomeadamente em 'Como lindamente azul do céu' ( piratas ), um tema é dado ao coro e outro para vozes solistas.

Orquestração

Gervase Hughes conclui seu capítulo sobre a orquestração de Sullivan: "neste sector de importância vital da arte do compositor ele merece figurar como um mestre. ' Sullivan era um jogador competente de pelo menos quatro instrumentos de orquestra (flauta, clarinete, trompete e trombone) e um orquestrador tecnicamente altamente qualificados. Embora às vezes inclinado a entrar em grandiosidade ao escrever para uma orquestra sinfônica completa, ele era adepto em usar forças menores para o efeito máximo. Jogadores orquestrais gosto geralmente tocando música de Sullivan: 'Sullivan nunca pediu aos seus jogadores para fazer o que era ou antipático ou impraticável.

Orquestra de Sullivan para o Savoy Óperas era típico de qualquer outra orquestra pit de sua época: 2 flautas (+ piccolo ), oboé , dois clarinetes , fagote , dois chifres , duas cornetas , dois trombones , tímpanos , percussão, cordas e. Sullivan havia argumentado difícil para um aumento no tamanho da orquestra pit, e começando com Yeomen as óperas tudo incluído o complemento habitual mais segundo fagote e trombone baixo. Sullivan observou que a orquestração para uma ópera teve que esperar até que ele viu a encenação, para que ele pudesse julgar o quão fortemente ou levemente para orquestrar cada parte da música.

Uma das características mais reconhecíveis na orquestração de Sullivan é sua pontuação dos sopros. Hughes especialmente observa a escrita de Sullivan clarinete, explorando todos os registos e as cores do instrumento, e seu carinho especial por solos de oboé. Por exemplo, o Symphony irlandês contém duas longas passagens de solo de oboé na sucessão, e nas óperas Savoy há muitos exemplos mais curtos. Nas óperas, e também em obras de concerto, outra característica Sullivan toque é seu gosto por passagens pizzicato para todas as seções de cordas. A maioria das óperas ter pelo menos um número que é praticamente um pizzicato ostinato , como «género senhor, você não pode ter o coração" ( The Gondoliers ) e "Livre de seus grilhões sombrias ( Yeomen ).

Cotações musicais

Sullivan em aproximadamente 1870

Para o deleite de seus geralmente bem-educados audiências Savoy Theatre, Sullivan frequentemente citado ou imitada temas famosos e trechos de músicas populares ou compositores bem conhecidos, como Schubert, Donizetti, Bellini e Mendelssohn.

Ele também gostava de evocar familiares estilos musicais, tais como seus " madrigais "em The Mikado , Ruddigore e Yeomen , " Glees "em HMS Pinafore e The Mikado e " gavotas "em Ruddigore e gondoleiros . Em The Sorcerer , há uma dança country e folk dueto entre os homens e das mulheres em coro "Se Você vai casar-me." Em várias das óperas, ao estilo de um hornpipe ou mar favela é tecida a música ou o som militar do pífano e tambor é citado. Sullivan utiliza os estilos musicais exóticos do Extremo Oriente em The Mikado , com o compositor ainda tentando replicar uma canção popular em guerra "Miya Sama". Sua viagem para o Egito forneceu-lhe sabor musical para sua ópera mais tarde, The Rose of Persia .

Em peças iniciais, de acordo com Debussy, além de seu reflexo de Mendelssohn (por exemplo, na sua música incidental para The Tempest ), Sullivan imitado Auber em seu Henry VIII música e Gounod em A Luz do Mundo . Em suas óperas cômicas, Sullivan tomou uma página fora do manual em Offenbach spoofing as expressões idiomáticas da ópera francesa e italiana, como nas óperas de Bellini, Donizetti e Verdi . Exemplos disso incluem a ária de Mabel "Pobre wand'ring One" em Pirates (compare isso "Sempre libera" de La Traviata e "Je veux vivre" a partir de Gounod Roméo et Juliette ) eo dueto "Quem é você, senhor?" de Cox e Caixa . A abertura de Cox e caixa também é influenciada pela Offenbach, enquanto a scena, "Não muito tempo atrás", ecos de Rossini "La Fioraia Fiorentina", ea canção de ninar "Hush-a-bye, bacon" é no estilo de um então- balada popular. Mais tarde, as influências de Handel , Schubert e, especialmente, Mendelssohn pode ser ouvido no trabalho de Sullivan. O então popular Michael Balfe (especialmente o seu The Bohemian Girl e The Maid of Artois (ver, por exemplo, "O arrebatamento habitação dentro do meu peito")) é parodiado em The Sorcerer e The Pirates of Penzance , e "Vinte Amor Maidens doente" imita Wallace de "Alas Essas Chimes" de Maritana .

No Major-General Act II canção de "Suspirando suavemente para o rio" de The Pirates of Penzance , Sullivan imita partsongs de Schubert para vozes masculinas, eo acompanhamento paralelo com a música de Schubert "Auf dem Wasser zu singen." O refrão "Com felino piso" da mesma ópera é uma imitação de "de Verdi Anvil Chorus "de Il Trovatore . Sullivan também cita o tema da canção de Schubert " Der Wanderer "na entrada do coral dos fantasmas da família no ato II de Ruddigore . Em canções de Sullivan, como "Orpheus com seu alaúde", a influência de Schubert pode ser sentida fortemente em seu uso da modulação e construção de melodias.

Em Iolanthe , Sullivan cria um estilo barroco fuga; isso ocorre em três ocasiões quando o Senhor Chanceler entra, incluindo no início do seu "Nightmare" canção tamborilar. Da mesma forma, em Iolanthe há um wagneriano estilo na música da Rainha Fada no final do Ato I ("Todos os trovões mais terrível em meu arsenal das maravilhas"), assim como a música das fadas durante a auto-revelação de Iolanthe. Iolanthe entra para um solo de oboé citando "Die alte Weise" de Tristan und Isolde . As cordas mais de Phyllis '"coração que está doendo" jogo passagem praticamente as mesmas notas como o tema do desejo (por vezes chamado de "anseio") a partir de Tristan . Outra música de fadas em Iolanthe , como "Tripping Cá", tem muitas semelhanças com a música de Mendelssohn de fadas de sua música incidental para Sonho de uma Noite de Verão , por exemplo, "Você viu cobras com dupla língua."

Em Princesa IDA , há uma forte sabor Handelian a canção de Arac no Ato III ("Este capacete, eu suponho"), eo quarteto Act II "The World Is Mas um brinquedo quebrado" tem sido chamado de "Gounodesque". Em The Gondoliers , há o espanhol cachucha, o italiano saltarello e tarantella, e do Venetian Barcarolle. Hughes compara "Aqui é um caso sem precedentes" de Os Gondoliers para o quinteto Act II de Carmen . Em "My Object Todos Sublime", quando o Mikado menciona "Bach entrelaçada com Spohr e Beethoven , "as citações de fagote do sujeito da fuga de Bach Fantasia e Fuga em Sol menor , BWV 542 (o assunto é em si, evidentemente, uma citação de Reincken) . The Golden Legend , mostra a influência de Liszt e Dvorak. A canção fiação, "Quando donzela ama" em The Yeomen do protetor lembra uma melodia semelhante Schubert girando, " Gretchen am Spinnrade. "

De modo mais geral, além de seu uso de determinadas cores ou a cotação de composições reais, Sullivan também deu a cada ópera, ou elementos em cada ópera, um estilo núcleo temático, motivo ou estado de espírito usando orquestrações particulares, seqüenciamento chave e configurações rítmicas. Por exemplo, The Pirates of Penzance , os policiais sempre entrar com um tema de assinatura. O Sorcerer é preenchido com líricas, corda e de sopro figuras pastorais adequadas para um ambiente senhorial país. Princesa Ida ' duas configurações de s são contrastadas, com corte dos homens militaristas separado do cenário sonhador, conto de fadas da universidade das mulheres. Da mesma forma, em ambos Iolanthe e Paciência , Sullivan tem os militares ou funcionários do governo marchar para uma batida muito diferente do que a música sonhadora, lírico das mulheres ou fadas esteticamente etéreo, e assim por diante. Em Os Yeomen do protetor , uma forte figura de bronze rítmica geralmente evoca a Torre de Londres . De fato, em Yeomen , Sullivan utiliza de Wagner técnica leitmotiv, que ele repetiu e aprofundado em Ivanhoe .

Reputação e críticas

Início de carreira

Sullivan pelo cartunista'Ape'.

Quando o jovem Arthur Sullivan voltou para a Inglaterra depois de seus estudos em Leipzig, os críticos ficaram impressionados com o seu potencial. Sua música incidental para The Tempest recebeu uma aclamada estreia no Crystal Palace, em 5 de abril de 1862 . O Athenaeum escreveu:

" Era um daqueles eventos que marcam uma época na vida de um homem; e, o que é de conseqüência mais universal, pode marcar uma época na música Inglês, ou seremos muito decepcionado. Anos de anos se passaram desde que ouvimos uma obra de um artista tão jovem tão cheio de promessas, tão cheio de fantasia, mostrando tanta consciência, tanto habilidade, e tão poucas referências a qualquer modelo eleger. "

SuaSinfonia irlandesade 1866 ganhou elogios entusiasmados semelhante:

" A sinfonia ... não só é, de longe, a composição mais perceptível que procedeu da pena de Mr. Sullivan, mas a melhor obra musical, se julgada apenas pela grandeza da sua forma eo número de belos pensamentos que ele contém, por um longo tempo produzido por qualquer compositor Inglês .... "

Mas, como Jacobs observa: "A primeira explosão de entusiasmo arrebatador para Sullivan como um compositor orquestral não durou." Um comentário que pode ser tomado como típico daqueles que se seguiria o compositor ao longo de sua carreira foi a de que "o talento inquestionável de Sullivan deve fazê-lo duplamente cuidado para não confundir o aplauso popular para apreciação artística."

Sullivan também foi ocasionalmente citados por falta de diligência. Por exemplo, de seu oratório cedo, The Prodigal Son , seu professor, John Goss, escreveu:

" Tudo o que você tem feito é mais magistral - Seu orquestração excelente, e seus efeitos muitos deles originais e de primeira classe .... Algum dia, você vai, espero, tente outro oratório, colocar para fora toda a sua força, mas não a força de algumas semanas ou meses, o que quer que seus amigos imediatos pode dizer ... só não faz nada tão pretensioso como um oratório ou mesmo uma sinfonia semtodo o seu poder, o que raramente vem em um ajuste. "

A transição para a ópera

Em meados da década de 1870, Sullivan voltou sua atenção principalmente para obras para o teatro, para o qual foi geralmente admirado. Por exemplo, após o primeiro desempenho de Trial by Jury (1875), o Número disse que "Parece que, como nos grandes óperas de Wagner, como se o poema e música tinha procedido simultaneamente a partir de um único e mesmo o cérebro." Mas pelo tempo que The Sorcerer apareceu, houve acusações de que Sullivan foi desperdiçando seu talento em ópera cômica:

" Não há nada o que quer na pontuação do Sr. Sullivan que qualquer condutor teatral envolvido em algumas libras por semana não poderia ter escrito igualmente bem .... Nós confiamos Sr. Sullivan é mais orgulhoso dele do que podemos fingir ser. Mas devemos confessar a um sentimento de decepção com o curso de arte para baixo Sr. Sullivan parece estar agora à deriva em .... [Ele] tem toda a capacidade para fazê-lo um grande compositor, mas ele deliberadamente lança sua oportunidade de distância. Um gigante pode jogar em times, mas o Sr. Sullivan é sempre jogar .... Ele possui toda a capacidade natural de ter-nos dado uma ópera Inglês, e, em vez disso, ele nos dá um pouco mais ou menos excelente enganar. "

Implícita nestas observações foi a visão de que ópera cômica, não importa o quão cuidadosamente trabalhada, foi uma forma intrinsecamente inferior do art. O Athenaeum de revisão do The Martyr de Antioquia expressa uma queixa semelhante:

" Pode ser desejado que em algumas porções Sr. Sullivan tinha tomado uma visão mais elevada de seu tema, mas de qualquer forma ele tem escrito algumas músicas mais charmoso e orquestração igual, se não superior, para qualquer que já procedeu a partir da caneta de um músico Inglês. E, além disso, é uma vantagem ter o compositor de HMS Pinafore ocupando-se com uma forma mais digna de arte. "

As óperas com Gilbert-se, no entanto, ganhou elogios de Sullivan os revisores de teatro. Por exemplo, The Daily Telegraph escreveu: "O compositor subiu para a sua oportunidade, e estamos dispostos a explicar Iolanthe seu melhor esforço em toda a série Gilbertian. " Da mesma forma, o Teatro diria que "a música de Iolanthe é do Dr. Sullivan obra-prima . A qualidade durante todo é mais mesmo, e mantida a um padrão mais elevado, do que em qualquer de suas obras anteriores .... Em todos os aspectos, Iolanthe sustenta reputação do Dr. Sullivan como o compositor mais espontânea, fértil e acadêmico da ópera cômica que este país já produziu ".

Knighthood e maturidade

Punch - Sullivan's knighthood.png
Dos desenhos animados de Perfurarem 1880. Foi um pouco prematura em declarar cavalaria de Sullivan, mas foi acompanhado por uma versão paródia de "Quando eu, bons amigos" de Trial by Juryque resumiu a carreira de Sullivan para essa data:
"A KNIGHT bem-humorado."
["É relatado que após o Leeds Festival Dr. Sullivan será nomeado cavaleiro." Tendo lido isso em uma coluna de fofocas, um Colaborador be-nighted, que tem "o do juiz Song" no cérebro, sugere o seguinte verso, adaptado para probabilidades.]
Quando menino, eu tinha uma colisão tais musical,
E seu tamanho tão impressionado Mr. HELMORE,
Que ele disse, "Apesar de você cantar aquelas canções como um trunfo,
Você deve escrever algum si mesmo que vai vender mais. "
Então eu despachado para Leipsic, semolhar para trás,
E retornou em tal fúria clássica,
Que eu me sentei com HANDELe HAYDNe BACH, -
E acabou "Trial by Jury ".
Mas WSG ele pulou de alegria
Como ele disse, "Embora o trabalho te desanime,
Enviar Exeter Hall para o empate, o meu menino;
É ocursocomigo que vou te pagar. "
E nós rebocado tão bem, meados vaias e insultos,
Que tenha resolvido, despeito todas as tentações,
Para ficar com nossas irmãs e nossos primos e tias, as nossas -
E continuar as nossas relações agradáveis.
No entanto, eu sei que um grande Duke, e eu escrevi para Leeds,
E eu acho que (eu não gostaria de ser snarly),
Se a honra da derramado sobre um camarada por seus atos,
Eu sou tão bom - vir, como MONCKTONou CHARLEY!
Portanto, a próxima "primeira noite" ea Opéra C.,
Vamos torcer para que, se você é capaz de encontrá-lo,
Você vai chorar do poço, "Há WSG
Nas bancas, -com umKNOITE ! atrás dele '"

Sullivan foi nomeado cavaleiro em 1883, e críticos de música sérios renovado a acusação de que o compositor estava desperdiçando seu talento. A avaliação Musical daquele ano escreveu:

" Algumas coisas que o Sr. Arthur Sullivan pode fazer, Sir Arthur não deveria fazer. Em outras palavras, ele vai olhar um pouco mais do que estranho ver anunciou nos jornais que uma nova ópera cômica está em preparação, o livro do Sr. WS Gilbert e música de Sir Arthur Sullivan. Um cavaleiro musical dificilmente pode escrever baladas loja de qualquer um; ele não deve se atrevem a solo com as mãos nada menos do que um hino ou um madrigal; oratório, no qual ele foi tão conspicuamente brilhou, e sinfonia, deve ser agora a sua linha. Aqui não é apenas uma oportunidade, mas uma obrigação positiva para ele voltar para a esfera da qual ele tem muito tempo desceu. "

Em Dicionário Grove de Música e Músicos, Sir George Grove, que era um velho amigo de Sullivan, reconheceu o talento artístico no Savoy Óperas enquanto incitando o compositor para coisas maiores e melhores: "Certamente, o tempo veio quando tão capaz e experiente mestre de voz, orquestra e palco efeito-master, também, de tanto sentimento genuíno-poderão aplicar seus dons para uma ópera séria em algum assunto de permanecer humana ou de interesse natural. "

A estréia de The Golden Legend no Festival de Leeds em 1886 finalmente trouxe Sullivan a aclamação para um trabalho sério que ele tinha faltado anteriormente. Por exemplo, o crítico do Daily Telegraph escreveu que "um triunfo maior, mais legítimo e mais indubitável que o da nova cantata não foi alcançado dentro de minha experiência." Da mesma forma, Louis Engel em O Mundo escreveu que era:

" uma das maiores criações que tivemos por muitos anos. Original, corajoso, inspirado, grande na concepção, na execução, no tratamento, é uma composição que fará uma "época" e que levará o nome de seu compositor mais elevado nas asas da fama e glória. O efeito que produziu no ensaio foi enorme. O efeito da execução pública era sem precedentes. "

As esperanças de um novo ponto de partida foram evidentes noDaily Telegraph 's de avaliaçãoOs Yeomen do protetor, mais grave ópera de Sullivan a esse ponto:

" Os acompanhamentos ... são delicioso de ouvir e, sobretudo, faz o tratamento do obrigar sopros admirando atenção. Schubert-se dificilmente poderia ter lidado com esses instrumentos mais habilmente, escrito por eles com mais amor .... Eu coloco as músicas e refrões em Os Yeomen do protetor antes de todos os seus esforços anteriores deste tipo particular. Assim, a música segue o livro para um plano superior, e nós temos uma verdadeira ópera Inglês, precursor de muitos outros, esperemos, e possivelmente significativo de um avanço em direção a uma fase lírica nacional. "

Os anos 1890

O avanço do Daily Telegraph estava procurando viria com Ivanhoe (1891), que abriu com comentários favoráveis, mas atraiu alguns dos mais negativos significativos. Por exemplo, JA Fuller-Maitland escreveu no The Times que "melhores partes da ópera subir muito acima de qualquer outra coisa que Sir Arthur Sullivan tem dado ao mundo, e tem tanta força e dignidade, que não é difícil de esquecer os inconvenientes que pode ser encontrada na falta de interesse em grande parte da escrita coral, ea brevidade das partes solo concertadas ".

Na década de 1890, os sucessos de Sullivan eram menores e distantes entre si. O ballet Victoria e Merrie Inglaterra (1898) ganhou elogios da maioria dos críticos:

" A música de Sir Arthur Sullivan é música para o povo. Não há nenhuma tentativa de forçar o público sobre o embotamento da experiência acadêmica. As melodias são tão fresco como vinho do ano passado, e tão emocionante como champanhe espumante. Não há uma melodia que pneus audiência, e em matéria de orquestração nosso único humorístico tem deixar-se funcionar o motim, não sendo prejudicados com libreto, eo ganho é enorme .... Tudo através temos orquestração de infinita delicadeza, tunes de simplicidade alarmante, mas nunca um toque de vulgaridade, e uma ausência total da combinação de prato-brassy que alguns balés nunca o fazem sem. "

Depois The Rose of Persia(1899), oDaily Telegraphdisse que "O músico é mais uma vez absolutamente a si mesmo," enquanto atempos Musicalopinou que "é a música que ouvir uma vez é querer ouvir novamente e novamente."

Em 1899, Sullivan compôs uma canção popular, " The Absent-Minded Mendigo ", de um texto de Rudyard Kipling , doando o produto da venda para "as esposas e filhos de soldados e marinheiros" no activo na Guerra Boer. Fuller-Maitland reprovado no The Times , mas o próprio Sullivan pediu a um amigo: "Será que o idiota esperar as palavras para ser definido em forma de cantata, ou como uma composição desenvolvido com a introdução sinfônica, tratamento contrapontística, etc.? "

1897 desenhos animados saboreando a ironia do fracasso doMackenzie Sua Majestade, depois de Mackenzie e sua Academia alegou que Sullivan estava "desperdiçando seu talento" em óperas cômicas.

Reputação póstuma

Se o estabelecimento musical nunca se perdoou por Sullivan condescendente para escrever a música que era ao mesmo tempo cômico e popular, ele foi, no entanto, a nação de facto compositor laureado. Sullivan foi considerado o candidato natural para compor um Te Deum para o fim da Guerra Boer, que ele devidamente preenchido, apesar de graves problemas de saúde, mas não viveu para ver realizada.

Gian Andrea Mazzucato iria escrever este resumo brilhante de sua carreira noThe Standard Musicalde16 de dezembro de1899:

" Quanto à música, a história Inglês do século 19 não poderia registrar o nome de um homem cujo "trabalho de vida 'é mais digno de honra, estudo e admiração do que o nome de Sir Arthur Sullivan, cuja actividade útil, pode-se esperar, alargará consideravelmente no século 20; e é um ponto discutível se a história universal da música pode apontar para qualquer personalidade musical desde os dias de Haydn , Mozart e Beethoven, cuja influência é provável que seja mais duradoura do que a influência do grande inglês é lenta, mas seguramente, exercendo, e cujos resultados serão vistos claramente, talvez, apenas por nossa posteridade. Eu não faço nenhuma dúvida de que quando, no curso adequado de tempo, vida e obra de Sir Arthur Sullivan tornaram-se conhecidos no continente, ele vai, por unanimidade, ser classificado entre os compositores que marcaram época, o grupo seleto cujo gênio e força de vai lhes deu poder para encontrar e encontrou uma Escola Nacional de Música, ou seja, para dotar os seus compatriotas com os meios indefiníveis, ainda positivos de evocar na alma de um homem, pela magia do som, essas nuances delicadas de sentimento que são característicos da poder emocional de cada raça diferente. "

Da mesma forma, Sir George Grove escreveu: "Forma e simetria ele parece possuir pelo instinto; ritmo e melodia vestir tudo o que toca, a música não só mostra gênio simpático, mas o senso, o julgamento, proporção, e uma completa ausência de pedantismo e da pretensão; enquanto a orquestração é distinguido por uma beleza feliz e original dificilmente superada pelos maiores mestres ".

Durante a próxima década, no entanto, a reputação de Sullivan afundou consideravelmente. Logo após a morte do compositor, JA Fuller-Maitland teve problema com o tom geral louvável da maioria dos obituários, citando o fracasso do compositor para viver até o elogio inicial da sua Tempest música:

" Entre os homens menores que ainda estão classificados com os grandes compositores, há muitos que só pode ter atingido o nível mais alto de vez em quando, mas dentro cuja capacidade se encontra a atingir grandes alturas; alguns podem ter produzido trabalho em um nível de mediocridade mortos, mas pode ter subido em alguma ocasião especial para um arremesso de beleza ou poder que estabeleceria sua pretensão de ser contados entre os grandes. Há algum lugar um caso bastante paralelo ao de Sir Arthur Sullivan, que começou sua carreira com um trabalho que ao mesmo tempo carimbado como um gênio, e à altura da qual ele só raramente alcançado ao longo da vida? ....

Embora o ilustre mestres do passado nunca fez escrever música como vulgar, teria sido perdoado se eles tinham, em virtude da beleza e do valor da grande maioria de suas produções. É porque esses grandes dons naturais - presentes maiores, talvez, do que caiu para algum músico Inglês desde a época de Purcell - foram muito raramente empregada em trabalho digno deles .... Se o autor de The Golden Legend , a música The Tempest , Henry VIII e Macbeth não pode ser classificado com estes, como pode o compositor de "Onward Christian Soldiers" e "The Absent-Minded Mendigo" reivindicar um lugar na hierarquia da música entre os homens que teriam de enfrentar a morte, em vez de Smirch sua cantando vestes por causa de uma popularidade passageira?
"

Edward Elgar , a quem Sullivan tinha sido particularmente tipo, levantou-se em defesa de Sullivan, marcando o obituário de Fuller-Maitland "o lado sombrio da crítica musical ... que falta episódio inesquecível." Em sua História da Música na Inglaterra (1907), no entanto, Ernest Walker foi ainda mais contundentes de Sullivan:

" Afinal, Sullivan é apenas a cantora ocioso de uma noite vazia; com todo o seu presente para melodiosidade, ele nunca poderia elevá-la à altura de uma forte melodia real do tipo que agrada a culta e relativamente inculto tanto como uma boa canção folk-faz - muitas vezes e muitas vezes por outro lado (mas principalmente fora as óperas) se ter afundado a uma mera catchiness vulgar. Ele lançou as bases originais do seu sucesso no trabalho que, como uma questão de fato ele fez muito bem; e que teria sido incalculavelmente melhor para a permanência de sua reputação se ele tivesse percebido isso e pôs-se, com sinceridade e autocrítica, com a tarefa de tornar-se - como ele poderia facilmente ter se tornado - realmente um grande compositor de música musicianly luz . Mas nada parecido com firmeza de propósito artístico nunca foi um de seus dotes, e sem isso, um compositor, seja qual for a sua capacidade técnica pode ser, é facilmente susceptíveis de degenerar numa mera trifler popularity-caça. (Walker 1907, citado em Eden 1992). "

Fuller-Maitland iria incorporar pontos de vista semelhantes na segunda edição do Dicionário Grove de Música e Músicos , que editou, enquanto Walker História seria re-emitidos em 1923 e 1956 com o seu veredicto anterior intacta. Tão tarde quanto 1966, Frank Howes escreveu:

" Fora das óperas Savoy, pouco bastante de Sullivan tem sobrevivido ... No entanto, um post-mortem é uma valiosa forma de inquérito, não só para determinar a causa da morte, mas para descobrir por que a música de Sullivan como um todo não tinha em si as sementes do avivamento que estava à beira de tomar lugar. A falta de esforço sustentado, que é o esforço artístico provado por vigorosa autocrítica, é responsável pela impressão de fraqueza, as estrias de material pobre entre o melhor metal, ea consequente ambiguidade geral que é deixado por sua música. Seus contemporâneos preterido seu vício em alta vida, a relva, e uma ida falta de seriedade. Sem adotar a moralidade simplificada de revistas femininas, é possível pedir que seus contemporâneos eram realmente certo, na medida em que tal dependência implicava uma fundamental falta de seriedade em relação à sua arte. (Howes 1966, citado em Eden 1992). "

No entanto, houve outros escritores que se levantaram para louvar Sullivan. Por exemplo, Thomas F. Dunhill escreveu um capítulo inteiro de seu livro 1928,óperas cómicas de Sullivan, intitulado "Principalmente na Defesa", que lê em parte:

" Não deve ser necessário para defender um escritor que está tão firmemente estabelecida na estima popular que seus melhores trabalhos são mais conhecidos e mais profundamente apreciado ao longo de um quarto de século depois de sua morte do que eram em qualquer período durante a sua vida ... . Mas não apreciação crítica de Sullivan pode ser tentada a-dia que não, desde o primeiro, adotar uma atitude defensiva, por sua música sofreu em um grau extraordinário dos ataques vigorosos que foram feitas sobre ele em círculos profissionais. Estes ataques foram bem sucedidos em torno do compositor com uma espécie de barricada de preconceito que deve ser suar afastado antes justiça pode ser feito para seu gênio. "

Gervase Hughes (1959) iria pegar a trilha onde Dunhill parou:

" Realização de Dunhill foi a de um pioneiro, uma escaramuça preliminar em uma campanha cujo avanço ainda não foi implementado. Hoje pode haver alguns músicos para quem - como, por Ernest Walker - Sullivan é meramente "o cantor ocioso de uma noite vazio"; há muitos que, embora reconhecendo suas grandes presentes, tendem a levá-los para concedido .... O tempo é certamente maduro para um estudo detalhado de sua música como um todo, que, embora reconhecendo que as operetas "para seu título chefe de fame 'não vai deixar o resto para fora da conta e, ao tomar nota das suas fraquezas (que são muitas) e não hesitando em castigar seus lapsos de bom gosto (que eram relativamente raras) tentará visualizá-los em perspectiva no contexto mais vasto da sua musicalismo som. "

Os recentes

Busto de Sullivan naRoyal Academy of Music.

Nos últimos anos, o trabalho de Sullivan fora do Savoy Óperas começou a ser re-avaliado. Foi só a partir dos anos 1960 que uma quantidade de sua música non-Savoy foi gravado profissionalmente. A Sinfonia em Mi teve sua primeira gravação profissional em 1968; seu solo de piano e música de câmara em 1974; o Concerto para Violoncelo em 1986; Kenilworth em 1999; The Martyr de Antioquia em 2000; The Golden Legend em 2001. Em 1992 e 1993, Naxos lançou quatro discos com apresentações de música bailado de Sullivan e sua música incidental para peças de teatro. De suas óperas além de Gilbert, Cox e Box (1961 e várias gravações posteriores), The Zoo (1978), The Rose of Persia (1999), e O Contrabandista (2004) tiveram gravações profissionais.

Nas últimas décadas, várias editoras lançaram edições acadêmica críticas de obras de Sullivan, incluindo Ernst Eulenburg ( The Gondoliers ), Broude Brothers ( Trial by Jury e HMS Pinafore ), David Russell Hulme para Oxford University Press ( Ruddigore ), e R. Clyde ( Cox e Caixa , Haddon Hall , Overture "In Memoriam" , Overture di Ballo , e The Golden Legend ).

Em um artigo de 2000 para aVezes Musical, Nigel Burton escreveu:

" Temos de afirmar que Sullivan não tem necessidade de ser 'sério' (embora ele poderia ser), pois ele falou naturalmente para todas as pessoas, de todos os tempos, das paixões, tristezas e alegrias que estão sempre enraizados na consciência humana. Ele acredita, profundamente, na moral expressa no final de de Cherubini Les Deux journées : que o dever primordial do ser humano na vida é servir a humanidade. É a sua consistência artística, a este respeito, que nos obriga a pronunciar-lhe o nosso maior compositor vitoriana. O tempo tem agora suficientemente disperso das névoas da crítica para nós para ser capaz de ver a verdade, para desfrutar de toda sua música, e se alegrar na rica diversidade de sua panóplia. Agora, portanto, cem anos após sua morte, tomemos a decisão de anular o `one-and-a-half-hurrahs síndrome de 'uma vez por todas, e, em seu lugar, levantar três gritos altos. "

Visualizações de Sullivan sobre o fonógrafo de Edison e música gravada

Edison e seu fonógrafo em 1889

Em 1888,Thomas Edisonenviou seu fonógrafo "aperfeiçoado" ao Sr. George Gouraud em Londres, Inglaterra, e em14 de agosto de1888, Gouraud introduziu o fonógrafo para Londres em uma conferência de imprensa, incluindo a reprodução de um piano e cornet gravação de Sullivan "The Lost Chord ", uma das primeiras gravações de música de todos os tempos.

Uma série de partes seguida, introduzindo o phonograph para membros da sociedade na assim chamada "pequena Menlo" em Londres. Sullivan foi convidado para um destes em 05 outubro 1888 . Depois do jantar, ele gravou um discurso a ser enviada para Thomas Edison, dizendo, em parte:

" Eu só posso dizer que estou surpreso e um pouco apavorado com o resultado de experimentos desta noite: espantado com o poder maravilhoso que você desenvolveu, e aterrorizado com a idéia de que a música tanto hedionda e ruim pode ser colocado no registro para sempre. Mas, mesmo assim eu acho que é a coisa mais maravilhosa que eu já experimentei, e eu felicito-o com todo o meu coração nesta maravilhosa descoberta. "

Estas gravações foram descobertos na Biblioteca de Edison, em Nova Jersey em 1950.

Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Arthur_Sullivan&oldid=228550763 "