Conteúdo verificado

Espargos

Assuntos relacionados: Alimentos

Você sabia ...

Crianças SOS tentou tornar o conteúdo mais acessível Wikipedia por esta selecção escolas. SOS Children trabalha em 45 países africanos; você pode ajudar uma criança em África ?

Officinalis Espargos
Espargos selvagens na Áustria
Classificação científica
Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Liliopsida
Ordem: Asparagales
Família: Asparagaceae
Género: Espargos
Espécie: A. officinalis
Nome binomial
Officinalis Espargos
L.
Espargos
Valor nutricional por 100 g (3,5 onças)
Energia 85 kJ (20 kcal)
Os hidratos de carbono 3,88 g
- Açúcares 1,88 g
- A fibra dietética 2,1 g
Gordura 0,12 g
Proteína 2,20 g
Tiamina (vit. B 1) 0,143 mg (12%)
A riboflavina (vit. B 2) 0,141 mg (12%)
Niacina (vit. B 3) 0,978 mg (7%)
O ácido pantotênico (B 5) 0,274 mg (5%)
A vitamina B 6 0,091 mg (7%)
Folato (vit. B 9) 52? G (13%)
Vitamina C 5,6 mg (7%)
Cálcio 24 mg (2%)
Ferro 2,14 mg (16%)
Magnésio 14 mg (4%)
Fósforo 52 mg (7%)
Potássio 202 mg (4%)
Zinco 0,54 mg (6%)
Manganês 0,158 mg
As percentagens são em relação ao
Recomendações dos EUA para adultos.
Fonte: USDA Nutrient banco de dados

Espargos officinalis é uma espécie de planta de florescência no género Espargos a partir do qual o vegetal conhecido como espargos é obtido. É nativa da maior parte da Europa , norte da África e no oeste da Ásia . Ele também já está amplamente cultivada como um vegetal de culturas.

Biologia

Espargos é um herbáceo planta perene que cresce a 100-150 cm de altura, com stout larissa hastes com muito ramificado folhagem penas. As "folhas" são de fato cladódios em forma de agulha (modificado hastes) nas axilas das folhas de escala; eles são 6-32 mm de comprimento e 1 mm de largura, e agrupados 4-15 juntos. As flores são em forma de sino, esverdeado-branco-amarelada, 4,5-6,5 mm de comprimento, com seis tepals parcialmente fundidos na base; eles são produzidos isoladamente ou em grupos de 2-3 nas junções das Branchlets. É geralmente dióico, com flores masculinas e femininas em plantas separadas, mas às vezes flores hermafroditas são encontrados. O fruto é uma pequena mm de diâmetro baga vermelha 6-10. Espargos verdes é comido em todo o mundo, geralmente com ovos na China e com carne na Grã-Bretanha. Não é considerado como uma guloseima é muito barato e fácil de obter. Isso não vale para os espargos brancos, veja abaixo . Estes são considerados uma iguaria maio-junho sazonal popular, mas caro na Europa noroeste, alcunhada localmente "ouro branco".

Plantas nativas para as costas ocidentais da Europa (do norte da Espanha norte a Irlanda , Grã-Bretanha , noroeste e Alemanha ) são tratados como espargos officinalis subsp. prostratus (Dumort.) Corb., distinguido pelo seu baixo crescimento, muitas vezes prostrado hastes crescente para apenas 30-70 cm de altura, e cladódios mais curtas 2-18 mm de comprimento. Ele é tratado como uma espécie distinta Espargos prostratus Dumort. por alguns autores.

História

Espargos tem sido usado desde os tempos mais adiantados como um vegetal e medicina, devido ao seu sabor delicado e propriedades diuréticas. Existe um receita para cozinhar espargos no livro mais antigo sobrevivente de receitas, III dC do século Apicius De re coquinaria, Livro III. Foi cultivada pelos antigos egípcios, gregos e romanos, que comeram-lo fresco quando na estação e secas do vegetal para uso no inverno. Ele perdeu a sua popularidade na Idade Média, mas voltou a favorecer, no século XVII.

Usos

Culinária

Três tipos de aspargo em um indicador da loja, com espargos brancos na parte de trás e espargos verdes no meio. A planta na frente é Ornithogalum pyrenaicum, é comumente chamado de espargos selvagens, e às vezes "Banho Espargos".

Apenas os rebentos de espargos são comidos. Espargos é baixa em calorias, não contém gordura ou colesterol, e é muito baixo teor de sódio. É uma boa fonte de ácido fólico , potássio , fibra alimentar , e rutina. O aminoácido asparagina recebe o nome de espargos, planta espargos sendo rico em este composto.

Os brotos são preparados e servidos em uma série de maneiras ao redor do mundo. Na culinária de estilo asiático, aspargo é muitas vezes frito. cantonês restaurantes no Estados Unidos muitas vezes servem espargos frito com frango , camarão ou carne , também envolto em bacon. Espargos também pode ser grelhado rapidamente sobre carvão ou madeira brasas. É também usado como um ingrediente em alguns ensopados e sopas. No estilo francês, é muitas vezes cozidos ou no vapor e servido com sauce hollandaise, a manteiga derretida ou azeite , Queijo parmesão ou maionese. A melhor espargos tende a ser o crescimento inicial (ou seja, primeiro da temporada) e é muitas vezes simplesmente cozido no vapor e servido junto com a manteiga derretida. Alto e estreito potes de cozinha espargos permitir que os brotos para ser cozido no vapor suavemente, suas pontas ficam fora da água.

Espargos também pode ser decapados e armazenados durante vários anos. Algumas marcas podem classificá-los como "marinado", que significa a mesma coisa.

A porção inferior do espargos frequentemente contém areia, e como tal, uma preparação adequada é geralmente recomendado na culinária espargos.

Medicinal

Espargos rizomas e raiz é usada ethnomedically para tratar infecções do tracto urinário, bem como pedras nos rins e bexiga. Acredita-se também de ter propriedades afrodisíacas, devido à sua forma fálica.

A ingestão de aspargos pode trazer em um ataque de gota em certos indivíduos, devido ao elevado nível de purinas.

Cultivo

Desde espargos muitas vezes tem origem em habitats marítimos, que prospera em solos que são demasiado salina por ervas daninhas a crescer em normais Assim, um pouco de sal era tradicionalmente usado para suprimir ervas daninhas em camas destinadas aos espargos.; isto tem a desvantagem de que o solo não pode ser usado para outra finalidade. 'Coroas' são plantadas no inverno, e os primeiros sinais aparecem na primavera; as primeiras colheitas ou '' desbastes são conhecidos como sprue aspargos. Sprue tem caules finos.

Espargos verdes para venda em Nova York .

White aspargos, conhecidos como spargel , é cultivada, negando as plantas luz e aumentar a quantidade de luz ultravioleta as plantas são expostas a eles, enquanto estão a ser cultivadas. Menos amargo do que a variedade verde, é muito popular na Holanda , França , Bélgica e Alemanha , onde 57 mil toneladas (61% das exigências dos consumidores) são produzidos anualmente.

Espargos roxos difere de suas contrapartes verdes e brancos, com alto teor de açúcar e baixo níveis de fibra. Espargos roxos foi originalmente desenvolvido na Itália e comercializado sob o nome da variedade Violetto d'Albenga. Desde então, o trabalho de criação continuou em países como os Estados Unidos e Nova Zelândia.

Plantio Companion

Espargos é uma útil planta companheiro para o tomate. A planta de tomate repele o besouro espargos, assim como várias outras plantas do companheiro comum de tomates, aspargos, entretanto, pode repelir alguns nematóides prejudiciais que afectam plantas de tomate .

A produção comercial

Saída Espargos em 2005 como uma porcentagem do top produtor (China - 5.906.000 toneladas).
  100
  10
  1

A partir de 2007, o Peru é o principal exportador espargos do mundo, seguido pela China e México . Os principais importadores de espargos (2004) foram os Estados Unidos (92.405 toneladas), seguido pela União Europeia (comércio externo) (18.565 toneladas) e Japão (17.148 toneladas). Produção dos Estados Unidos para 2005 foi de 218,5 km² (54.000 hectares) e produziu 90,2 mil toneladas, tornando-se o terceiro maior produtor mundial, depois da China (5.906.000 toneladas) e Peru (206.030 toneladas). EUA produção foi concentrada em Califórnia , Michigan, e Washington. A cultura é significativo o suficiente na Califórnia de Região do delta do Sacramento-San Joaquin rio que a cidade de Stockton tem um festival a cada ano para comemorar.

Nomes vernáculos e etimologia

Espargos na Mildura, Victoria, Austrália

Asparagus officinalis é amplamente conhecida simplesmente como "espargos", e podem ser confundidos com espécies de plantas independentes, também conhecidas como "espargos", tal como Pyrenaicum Ornithogalum conhecido como "aspargos prussiano" para seus rebentos comestíveis.

O Inglês palavra "espargos" deriva do clássico Latina , mas a planta já foi conhecida em Inglês como sperage, a partir do Sparagus latim medieval. Este próprio termo deriva do grego aspharagos ou asparagos, eo termo grego origina a partir da Asparag persa, significando "broto" ou "disparar".

Espargos também foi corrompido em alguns lugares a "grama pardal"; na verdade, o Dicionário de Inglês Oxford cita John Walker como tendo escrito em 1791 que "Pardal-grama é tão geral que espargos tem um ar de rigidez e pedantismo". Em Gloucestershire e Worcestershire, onde sem dúvida o melhor espargos são plantados também é conhecido simplesmente como "grama". Outro conhecido variação coloquial do termo, mais comum em algumas partes do Texas, é "grama Aspar" ou "grama asper". No Centro-Oeste dos Estados Unidos e Appalachia, "grama longarina" é um comum coloquialismo. Espargos é conhecido nos círculos fruto de varejo como "Pardais Guts", etimologicamente distintos do antigo termo "pardal grama", mostrando assim a evolução da linguagem convergente.

É conhecida em francês e holandês como asperge, em italiano como Asparago (old asparagio italiano), em Português como espargo hortense, em espanhol como espárrago, em alemão como Spargel , em Húngaro como spárga.

Em uma língua indígena do Sul, Kannada, ele é conhecido como Ashadhi, Majjigegadde ou Sipariberuballi.

Espargos e urina

O efeito de comer aspargo em urina de um conhecido há muito tempo. Marcel Proust afirmou que espargos "... transforma meu penico para um frasco de perfume." Determinados constituintes de espargos são metabolizado dando urina um cheiro distintivo devido a vários enxofre molecular contendo produtos de degradação, incluindo vários tióis, tioésteres, e amônia. Os derivados de ácido asparagúsico também são encontradas na urina. A velocidade de aparecimento do cheiro de urina foi estimado para ocorrer dentro de 15-30 minutos após a ingestão. Todos os indivíduos produzir os compostos odoríferos depois de comer espargos, mas apenas cerca de 40% da população tem o autossômicas genes necessários para cheirá-los.

Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Asparagus&oldid=219455328 "