Conteúdo verificado

Abacate

Assuntos relacionados: Alimentos ; Plantas

Sobre este escolas selecção Wikipedia

Esta seleção Escolas foi originalmente escolhido pelo SOS Children para as escolas no mundo em desenvolvimento sem acesso à internet. Ele está disponível como um download intranet. Clique aqui para mais informações sobre Crianças SOS.

Abacate
Fruta de abacate e folhagens, Huntington Library, California
Classificação científica
Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Magnoliopsida
Ordem: Laurales
Família: Lauraceae
Género: Persea
Espécie: P. americana
Nome binomial
Persea americana
Mill.

O abacate (Persea americana) (do Nahuatl Aguacatl: agua-kah-tl), também conhecido como aguacate, manteiga ou jacaré pêra) é uma árvore nativa do México , Central e norte da América do Sul , classificada no Angiospermas família Lauraceae. O nome "abacate" também se refere ao fruto (tecnicamente um baga) da árvore que contém um buraco em forma de ovo. Árvores de abacate foram cultivadas em pré- incas assentamentos com evidências arqueológicas que datam de 750 aC

Abacates são uma colheita comercialmente valiosa cujas árvores e frutas são cultivadas em climas tropicais em todo o mundo, produzindo, uma fruta em forma de pêra de pele verde que amadurece após a colheita. As árvores são parcialmente auto-polinização e muitas vezes são propagado através enxerto para manter uma qualidade e previsível quantidade do fruto.

Frutas de abacate tem um, cremoso, carne amarelo-esverdeado suave com uma quantidade anormalmente elevada de gordura que é primariamente monoinsaturada. Eles também contêm uma elevada concentração de fibras dietéticas , vitaminas e potássio . O poço, sementes, folhas, cascas e, em alguns casos, a fruta pode ser tóxico para alguns animais, em particular aves, embora muito menos em seres humanos; a toxicidade do fruto pode ser uma adaptação que assistida dispersão de sementes por Pleistoceno megafauna.

História

P. americana tem uma longa história de ser cultivada na América do Sul; um jarro de água em forma de um abacate, datado de 900 dC, foi descoberta no pré- inca cidade de Chan Chan embora não haja evidência de cultivo no México por até 10 mil anos. A conta mais antiga conhecida por escrito do abacate na Europa é o de Martín Fernández de Enciso (c. 1470-C. 1528) em 1518 ou 1519, em seu livro, Suma de Geografia that Trata de Todas las Partidas y Provincias del Mundo. O primeiro registro escrito em Inglês do uso da palavra "abacate" era por Hans Sloane em um índice de 1,696 jamaicanos plantas. A planta foi introduzida a Indonésia por 1750 , Brasil em 1809 , o Levante, em 1908 , e África do Sul e Austrália no final do século 19.

Etimologia

A palavra "abacate" vem do Náuatle ahuakatl palavra (testículo, uma referência para a forma da fruta). Historicamente abacates tinha um estigma de longa data como um estimulante sexual e não foram comprados ou consumidos por qualquer pessoa que pretenda preservar uma imagem de casta. Abacates eram conhecidos pelos astecas como "o fruto da fertilidade". Em alguns países da América do Sul, como a Argentina , Bolívia , Chile , Peru e Uruguai , o abacate é conhecido pelo seu Nome Quechua, palta. Em outros países de língua espanhola é chamado aguacate, e em Português é abacate. O fruto é chamado às vezes uma pêra manteiga, abacate e pera de jacaré (pêra devido à sua forma, e jacaré devido à pele verde áspera de algumas cultivares ). O ahuacatl Náuatle pode ser combinado com outras palavras, como nos ahuacamolli, significando "sopa ou molho de abacate", a partir do qual o Palavra espanhola mexicana guacamole deriva.

Cultivo

Saída de abacate em todo o mundo em 2005
Alimentos e agricultura
Avocado.jpeg
Fruta de abacate (cv 'Fuerte'.); esquerda: inteiro, direita: na secção
País Quantidade ( Tm) Mundial Terminou em 1 °
México 1040390 1
Indonésia 263575 2
Estados Unidos da América 214.000 3
Colômbia 185811 4
Brasil 185811 5
Chile 163.000 6
República Dominicana 140.000 7
Peru 102.000 8
China 85.000 9
Etiópia 81.500 10
1 Fonte: FAO (2004) Principais Produtores de Abacate

A árvore cresce a 20 metros (65 ft), com dispostas alternadamente folhas 12-25 centímetros de comprimento. As flores são imperceptíveis, amarelo-esverdeado, 5-10 milímetros de largura. O pera fruta é em forma de 7 a 20 cm de comprimento, pesa entre 100 e 1000 gramas, e tem um grande centro de semente , 5-6,4 cm de comprimento. É considerado por muitos como um drupa, mas é botanicamente classificada como uma baga.

O subtropical espécie necessita de um clima sem geada e com pouco vento. Os ventos fortes reduzir a umidade, desidratar as flores, e afetar a polinização. Em particular, a corrida das índias Ocidentais requer humidade e um clima tropical, que é importante em floração. Quando até mesmo uma geada leve ocorre, algumas frutas podem cair da árvore, reduzindo o rendimento, embora o Hass cultivar pode tolerar temperaturas abaixo de -1 ° C . As árvores também precisam de solos bem gaseificadas, idealmente mais de 1 m de profundidade. Rendimento é reduzida quando a água de irrigação é altamente solução salina. Estas condições de solo e clima são fornecidos apenas em algumas áreas do mundo, particularmente no sul da Espanha , o Levant, África do Sul , Peru , partes do centro e norte do Chile , Vietnã , Indonésia , Sri Lanka , Austrália , Nova Zelândia , o Estados Unidos , Filipinas , Malásia , América Central e México , centro de origem e diversidade da espécie . Cada região tem diferentes tipos de cultivares. O México é o maior produtor da variedade Hass, com mais de 1 milhão de toneladas produzidas anualmente.

Colheita e pós-colheita

Uma árvore de abacate média produz cerca de 120 abacates anualmente. Pomares comerciais produzem uma média de 7 toneladas por hectare a cada ano, com alguns pomares alcançar 20 toneladas por hectare. Biennial rolamento pode ser um problema, com culturas pesados em um ano a ser seguido por rendimentos pobres do próximos. A árvore de abacate não tolera temperaturas muito baixas, e pode ser cultivada apenas em climas tropicais ou subtropicais.

O abacate é uma fruta climatérica (a bananeira é outro), o que significa que amadurece na árvore, mas amadurece fora da árvore. Abacates utilizados no comércio são colhidos duro e verde e mantidos em refrigeradores em 38 a 42 ° F (3,3-5,6 ° C) até chegarem ao seu destino final. Abacate deve ser maduro para amadurecer corretamente. Os abacates que caem fora da árvore amadurecer no chão, e, dependendo da quantidade de óleo que contêm, o seu sabor e textura pode variar grandemente. Geralmente, o fruto é colhido uma vez que atinge a maturidade; Produtores mexicanos escolher Hass-variedade abacates quando eles têm mais de 23% de matéria seca e outros países produtores têm padrões similares. Uma vez escolhido, abacates amadurecer em poucos dias a temperatura ambiente (mais rápida se for armazenado com outros frutos como bananas , por causa da influência de etileno gás). Prêmio supermercados vendem abacates pré-amadurecidos tratados com sintético de etileno para acelerar o processo de amadurecimento. Em alguns casos, abacates podem ser deixados na árvore durante vários meses, o que é uma vantagem para os produtores comerciais que buscam o maior retorno para sua colheita; se o fruto permanece unpicked por muito tempo, no entanto, ele vai cair ao chão.

Criação

A espécie é apenas parcialmente capaz de auto-polinização, porque de dicogamia em sua floração. Esta limitação, somada ao período juvenil longo, faz com que as espécies difíceis de se reproduzir. A maioria dos cultivares são propagadas através enxertia, tendo se originado a partir de plantas de mudas aleatórios ou menor mutações derivadas de cultivares. Programas de criação modernos tendem a utilizar parcelas de isolamento, onde as chances de cross- polinização são reduzidos. Este é o caso para os programas no Universidade da Califórnia, Riverside, bem como a Centro Volcani eo Instituto de Investigaciones Agropecuárias no Chile .

O abacate é incomum em que o calendário das fases de flores masculinas e femininas difere entre as cultivares. Existem dois tipos de florescência, "A" e "B". "A" cultivar flores abertas como feminino, na manhã do primeiro dia e fechar no final da manhã ou início da tarde. Então eles abrem como macho na tarde do segundo dia. "B" variedades abertas como feminino, na tarde do primeiro dia, perto no fim da tarde e reabrir como macho na manhã seguinte.

cultivares "A": Hass, Gwen, Cordeiro Hass, Pinkerton, Reed.
cultivares "B": Fuerte, Sharwil, Zutano, Bacon, Ettinger, Prémio Sir Walter buraco.

Certos cultivares, tais como a Hass, têm uma tendência para suportar bem apenas em anos alternados. Depois de uma temporada com um rendimento baixo, devido a fatores como a frio (que o abacate não tolera bem), as árvores tendem a produzir abundantemente a próxima temporada. Esta cultura pesado esgota hidratos de carbono armazenado, resultando em um rendimento reduzido na temporada seguinte e, assim, o padrão de alternância de produção torna-se estabelecido.

Propagação e porta-enxertos

Persea americana, plantas jovens de abacate (mudas), com sementes e raízes

Enquanto um abacate propagadas por semente pode dar fruto, demora cerca de 4-6 anos para fazê-lo, ea prole é pouco provável para assemelhar-se a cultivar pai na qualidade dos frutos. Assim, pomares comerciais são plantadas usando árvores enxertadas e porta-enxertos. Porta-enxertos são propagadas por semente (porta-enxertos mudas) e também estratificação (porta-enxertos clonais). Após cerca de um ano de crescimento das plantas jovens em casa de vegetação, eles estão prontos a serem enxertados. Enxertia terminal e lateral é normalmente utilizado. A cultivar herdeiro, então, crescer por mais de 6-12 meses antes que a árvore está pronto para ser vendido. Porta-enxertos clonais foram selecionadas para as condições de solo e de doenças específicas, como a má aeração do solo ou resistência à doença veiculada pelo solo causada por Phytophthora (podridão de raiz).

Doenças

Árvores de abacate são vulneráveis a bacterianas , virais , fúngicas e doenças nutricionais (excessos e deficiências de minerais essenciais). A doença pode afetar todas as partes da planta, causando manchas, apodrecendo, cancros, corrosão e descoloração.

O cultivo em Califórnia

O abacate foi introduzida a partir do México para o US estado de Califórnia no século 19, e tornou-se um grande sucesso colheita de dinheiro. Noventa e cinco por cento da produção de abacate Estados Unidos está localizado no sul da Califórnia , com 60% em San Diego County. Cerca de 59.000 acres (aproximadamente 24.000 hectares) de abacate são cultivadas na Califórnia. Fallbrook, Califórnia, reivindica o título de "Abacate Capital do Mundo", e ambos Fallbrook e Carpinteria, Califórnia sediar festivais anuais de abacate.

Cultivar Hass

Dois abacate Hass

Enquanto dezenas de cultivares são cultivadas na Califórnia, o Hass abacate (comumente com erros ortográficos "Haas") é a mais comum. Ela produz frutos o ano todo e contas para a maioria dos abacates cultivados em na Califórnia. Todos os Hass árvores de abacate são cópias gênicas de uma única "árvore-mãe" que foi levantado por um portador de correio chamado Rudolph Hass. Segundo a família Hass ', Hass comprado a semente da AR Rideout de Whittier, Califórnia, em 1926 e repetidamente tentou enxertar ramos produtivos sobre árvores pré-existentes. Em última análise, esta conseguiu produzir o abacate Hass, embora a árvore de origem do enxerto é incerto. Hass propagado o enxerto produtivo em seu jardim da frente em La Habra Heights, Califórnia, e patenteou a árvore em 1935 . Todos os abacates Hass pode ser rastreada até enxertos feitos a partir da árvore de enxerto original, bem-sucedida. A "árvore-mãe" morreu de podridão da raiz e foi cortado em setembro de 2002; sua antiga localização é indicada com um placa comemorativa.

Outros cultivares

Outras cultivares de abacate incluem Bacon, Fuerte, Gwen, Pinkerton, Reed e Zutano. O fruto do cultivar Flórida, cresceu principalmente fora da Califórnia, é maior e mais redondo, com um, médio-verde pele lisa, e um a menos gorda, mais firme e carne fibrosa. Estes são ocasionalmente comercializado como abacates de baixa caloria.

Guerra comercial relacionada com abacate

Primeiro carregamento aéreo internacional de abacates de Los Angeles , CA, a Toronto , ON, para o Canadian National Exhibition.

Após NAFTA tratado foi assinado, México tentei exportar abacates para os EUA. O governo dos EUA resistiu, alegando que o comércio iria introduzir moscas da fruta que destruiriam as culturas da Califórnia. O governo mexicano respondeu convidando Departamento de Agricultura dos inspectores para o México dos EUA, mas o governo dos EUA se recusou, alegando inspeção mosca da fruta não é viável. O governo do México propôs então a vender abacates só para os EUA nordeste no inverno (moscas da fruta não pode suportar o frio extremo). O governo dos EUA recusou-se, mas cedeu quando o governo mexicano começou a erguer barreiras para US americana de milho .

Existem questões legítimas a invasão das pragas, como pragas abacate originários do México fizeram o seu caminho para a Califórnia, incluindo o ácaro persea e abacate tripes. Estas pragas têm aumentado os custos de controle de pragas e fez anteriormente contavam-upon- controle biológico menos viável. Outras pragas potencialmente desastrosas, incluindo um gorgulho, permanecem riscos. Outro argumento é que os preços mais baixos gerados pelas importações mexicanas e chilenas iria aumentar a popularidade de abacates fora da Califórnia, aplacando assim a perda de lucros devido à nova concorrência.

Abacates hoje do México são permitidos em todos os 50 estados. Isso ocorre porque os inspetores do USDA em Uruapan, Michoacán (estado onde 90% dos abacates Hass do México são cultivadas), ter cortado aberto e inspecionado milhões de fruta, não encontrando problemas. As importações provenientes do México na temporada 2005-2006 excedeu 130.000 toneladas.

Abacates são mais caros nos EUA do que em outros países, porque aqueles consumidos nos EUA são cultivadas quase exclusivamente na Califórnia e na Flórida. A Califórnia produz cerca de 90% da safra de abacate da nação.

Usos

Abacate, crus (partes comestíveis)
Valor nutricional por 100 g (3,5 onças)
Energia 670 kJ (160 kcal)
Os hidratos de carbono 8,53 g
- Açúcares 0,66 g
- A fibra dietética 6,7 g
Gordura 14.66 g
- saturado 2,13 g
- monoinsaturados 9,80 g
- poliinsaturados 1,82 g
Proteína 2 g
Tiamina (vit. B 1) 0,067 mg (6%)
A riboflavina (vit. B 2) 0,130 mg (11%)
Niacina (vit. B 3) 1.738 mg (12%)
O ácido pantotênico (B 5) 1,389 mg (28%)
A vitamina B 6 0,257 mg (20%)
Folato (vit. B 9) 81? G (20%)
Vitamina C 10 mg (12%)
Cálcio 12 mg (1%)
Ferro 0,55 mg (4%)
Magnésio 29 mg (8%)
Fósforo 52 mg (7%)
Potássio 485 mg (10%)
Zinco 0,64 mg (7%)
As percentagens são em relação ao
Recomendações dos EUA para adultos.
Fonte: USDA Nutrient banco de dados

O fruto de cultivares hortícolas varia de mais ou menos redondo de ovo ou a forma de pêra, tipicamente o tamanho de uma zona temperada pera ou maior, do lado de fora verde-claro para verde-castanho (ou quase preto) na cor. A fruta tem uma significativamente maior teor de gordura do que a maioria outras frutas, principalmente gordura monoinsaturada. Um abacate maduro vai ceder a uma pressão suave quando realizada na palma da mão e apertou. A carne é tipicamente amarelo esverdeado ao amarelo dourado quando maduro. A carne torna-se castanha e oxida rapidamente após a exposição ao ar. Para evitar isso, cal ou limão suco pode ser adicionado após a abacates são descascados.

O abacate é muito popular na cozinha vegetariana, fazendo um excelente substituto para carnes em sanduíches e saladas devido à sua alta teor de matéria gorda. A fruta não é doce, mas gordo, mas distintamente sutilmente aromatizadas e de textura suave e quase cremosa. É usado como a base para o mexicano conhecido como mergulho guacamole, bem como um enchimento para vários tipos de sushi, incluindo Califórnia rola. Abacate é popular em pratos de frango e como um diferencial na torrada, servido com sal e pimenta. No Brasil e Vietnã , abacates são considerados frutos doces, por isso são freqüentemente usados para milk-shakes e, ocasionalmente, adicionada a gelados e outras sobremesas. No Brasil , o Vietnã , a Filipinas e Indonésia , uma bebida sobremesa é feita com açúcar, leite ou água, e purê de abacate. Xarope de chocolate é por vezes adicionada.

No México e América Central , abacates são servidos misturado com arroz branco, em sopas, saladas, ou do lado de frango e carne. No Chile o seu consumo é generalizado e utilizado como um purê de frango, hambúrgueres e cachorros-quentes, e em fatias de aipo ou alface saladas. A versão chilena de caesar salad contém grandes fatias de abacate maduro.

Valor nutricional

Todo um abacate médio contém cerca de 21 gramas de gordura, embora a maioria é gordura monoinsaturada. Abacates também têm 60% mais potássio do que bananas . Eles são ricos em vitaminas do complexo B , bem como vitamina E e vitamina K . Eles têm o conteúdo de fibra mais elevado de qualquer fruta - incluindo 75% de fibra insolúvel e 25% solúvel.

Um gordo triol ( álcool gordo) com um ligação dupla, avocadene (16-heptadeceno-1,2,4-triol), é encontrado no abacate.

Como uma planta de casa

Abacateiro treinado como uma planta de casa

Abacate pode ser cultivada como um planta de casa a partir de sementes. Ele pode germinar em condições normais do solo em uma panela grande ou suspendendo um poço lavado (geralmente usando palitos embutidos nos lados) apontou up-side e enchendo o vidro até o quarto inferior do poço é coberto. O poço vai rachar, pois absorve água e germina, e deve brotar em 4-6 semanas. Quando as raízes e caule emerge a partir da semente, que pode ser plantada no solo. A árvore jovem é passível de poda e formação, mas normalmente não irá dar frutos dentro de casa sem luz solar suficiente e uma segunda fábrica para polinização cruzada.

Toxicidade para os animais

Não há provas documentais de que animais como cães, gatos, bovinos, caprinos, coelhos, pássaros, peixes e particularmente, os cavalos podem ser severamente prejudicado ou mesmo morto quando consomem as folhas de abacate, casca, pele, ou poço. O abacate é venenoso para as aves, em alguns casos, por isso, em um nível prático alimentando o fruto para as aves deve ser evitado. Folhas de abacate conter um derivado de ácido gordo tóxico conhecido como persin, que em quantidade suficiente pode causar cólica equina e, com a ausência de tratamento veterinário, a morte. Os sintomas incluem irritação gastrointestinal, vómitos, diarreia, desconforto respiratório, congestão, acúmulo de líquido ao redor dos tecidos do coração e até mesmo a morte. As aves também parecem ser particularmente sensíveis a este composto tóxico. Os efeitos negativos nos seres humanos parecem ser principalmente em indivíduos alérgicos.

Co-evolução

O abacate pode ser um exemplo de um "anacronismo evolutivo", uma fruta adaptado para ecológico relacionamento com agora- extintos grandes mamíferos (como o gigante preguiça ou o Gomphothere). A maioria das grandes frutos carnosos servem a função de dispersão de sementes , realizada por seu consumo por animais de grande porte. Autor Connie Barlow hipótese de que o fruto, com o seu pit levemente tóxicas, podem ter co-evoluído com Pleistoceno megafauna para ser engolidos inteiros e excretada na sua esterco, pronto para brotar. Nenhum animal nativo existente é grande o suficiente para dispersar eficazmente sementes de abacate desta forma. Quando os parceiros ecológicos hipótese do abacate desapareceu o abacate provavelmente teria ido extinto, ou evoluído uma morfologia fruta diferente, se o cultivo humano não tivesse mantido esse "fantasma da evolução".

Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Avocado&oldid=221713690 "