Conteúdo verificado

Axe

Assuntos Relacionados: Engenharia

Fundo para as escolas Wikipédia

Crianças SOS oferecem um download completo desta seleção para as escolas para uso em escolas intranets. Clique aqui para saber mais sobre apadrinhamento de crianças.

Tipo antigo de machado do Cultura Lusatian
Duplos e individuais eixos pouco abate

O machado ou machadinha, é um instrumento que tem sido utilizado para a milênios para moldar, dividir e cortar madeira ; para colheita madeira; como uma arma ; e como um cerimonial ou heráldico símbolo. O machado tem muitas formas e utilizações especializadas, mas geralmente consiste de uma cabeça de machado com um manipular, ou helve.

Os primeiros exemplos de eixos têm cabeças de pedra com alguma forma de cabo de madeira em anexo ( hafted) um método em que se adequa a materiais e utilização disponíveis. Eixos feito de cobre , bronze, ferro , aço apareceu como estas tecnologias desenvolvidas.

O machado é um exemplo de um simples máquina, uma vez que é um tipo de cunha, ou duplo plano inclinado. Isso reduz o esforço necessário pelo lenhador. Ele separa a madeira em duas partes pela concentração a pressão para a lâmina. O identificador do machado também actua como um alavanca permitindo ao utilizador para aumentar a força de corte na extremidade não-utilização de todo o comprimento da pega é conhecido como asfixia o machado. Para corte fino usando um machado de lado, por vezes, este é um efeito positivo, mas para felling com um machado bitted dupla que reduz a eficiência.

Em geral, os eixos de corte têm um ângulo de cunha raso, enquanto eixos de divisão tem um ângulo mais profundo. A maioria dos eixos são biselados duplas, ou seja simétricas em torno do eixo da lâmina, mas um especialista broadaxes têm uma lâmina chanfro único, e, geralmente, uma alça de deslocamento que permite que eles sejam utilizados para acabamento de trabalho sem colocar dedos do usuário em risco de lesão. Menos comum hoje em dia, eles eram parte integrante de um marceneiro e kit de ferramentas de carpinteiro, e não apenas uma ferramenta para uso na silvicultura. Uma ferramenta de origem semelhante é a billhook. No entanto, em França e na Holanda o billhook muitas vezes substituído o machado como ferramenta de banco de um marceneiro.

A maioria dos eixos modernos têm cabeças de aço e cabos de madeira, tipicamente nogueira em os EUA e cinzas na Europa, embora plástico ou alças de fibra de vidro também são comuns. Machados modernos são especializados por uso, tamanho e forma. Hafted eixos com alças curtas concebidos para utilização com uma mão são freqüentemente chamados de machados de mão, mas o machado de mão termo refere-se aos eixos sem alças também. Machados tendem a ser pequenos eixos hafted muitas vezes com um martelo no lado de trás (da votação). Tão fácil de fabricar armas, machados freqüentemente têm sido usados em combate.

História

Machado romano em um relevo romano antigo em Brescia, Itália

Inicialmente eixos provavelmente não foram hafted. Os primeiros verdadeiros eixos hafted são conhecidos a partir da Mesolítico (cerca de 6000 aC). Machados feitos de pedra chão são conhecidos desde a Neolítico. Poucos hafts de madeira foram encontrados a partir deste período, mas parece que o machado foi normalmente hafted por cunha. Birch-alcatrão e matérias-ocultem amarrações foram usadas para fixar a lâmina.

Às vezes, uma pequena seção de cervos antler (uma "manga chifre") foi utilizado, o que impediu a divisão do haft e suavizou o impacto sobre a própria lâmina de pedra, ajudando absorver o impacto de cada golpe de machado e diminuir as chances de quebrar o punho. O chifre foi escavado em uma das extremidades para criar um soquete para o axehead. A bainha chifre foi então ou perfurada e uma pega ou inserido nele situado num furo feito na pega em vez disso.

A distribuição de machados de pedra é uma indicação importante do comércio pré-histórico. Seccionamento fino é utilizado para determinar a origem das lâminas de pedra. Na Europa, Neolítico 'fábricas' axe, onde milhares de machados de pedra terra foram esboçada são conhecidos de muitos lugares, tais como:

  • Great Langdale, Grã-Bretanha (tuff)
  • Rathlin Island, Irlanda (porcellanite)
  • Krzemionki, Polônia (sílex)
  • Plancher-les-Mines, França (pelite)
  • Val de'Aoste, Itália (onfacita).

Machados de pedra ainda são produzidos e em uso hoje em algumas partes do Irian Jaya, Nova Guiné. A área de Mount Hagen foi um importante centro de produção.

A partir do final do Neolítico / Calcolítico em diante, eixos eram feitos de cobre ou cobre misturado com arsênico. Estes eixos foram plana e hafted muito parecido com seus antecessores de pedra. Eixos continuou a ser feita desta forma com a introdução de metalurgia de bronze. Eventualmente o método hafting mudou eo machado plano desenvolvido para o "machado flange", então palstaves, e mais tarde alados e eixos socketed.

A palavra proto-indo-europeu para "machado" pode ter sido pelek'u- (grego πέλεκυς pelekus, sânscrito parashu, veja também Parashurama), mas a palavra foi provavelmente um empréstimo, ou um wanderwort Neolítico, em última análise relacionada com balag sumeriana, pilaku- acadiano.

Machados de mão de Swanscombe no Museu Britânico que pertence a Homem Swanscombe que viveu 200.000-300.000 anos atrás
Um machado de bronze do chinês Dinastia Shang, 12 a 11 séculos BC


Simbolismo, ritual e folclore

Pelo menos desde o final do Neolítico, eixos elaborados (machados de batalha, t-eixos, etc.) tinha um religioso significância e, provavelmente, indicou o exaltado status do seu proprietário. Certos tipos quase nunca mostram sinais de desgaste; depósitos de lâminas de machado unshafted a partir do meio Neolítico (como no Níveis de Somerset na Grã-Bretanha) pode ter sido presentes às divindades .

Em Creta minóica, o machado duplo ( labrys) teve um significado especial, usado por mulheres sacerdotes em cerimônias religiosas. E o símbolo refere-se a deificação cerimônias; parte do que pula sobre o símbolo do touro também encontrada em Creta; pelo que se torna aspirante capaz de falar como um Deus para criar qualquer realidade; o símbolo sendo realmente um mapa do céu.

Em 1998, um labrys, completo com um haft elaboradamente adornadas, foi encontrado em Cham-Eslen, Cantão de Zug, Suíça . O cabo foi de 120 cm de comprimento e envolto em ornamentada vidoeiro-bark. A lâmina do machado é 17,4 centímetros de comprimento e feita de antigorite, extraído na -Área Gotthard. O cabo passa através de um furo perfurado bicónico e está fixo por cunhas de chifre e por Birch-alcatrão. Pertence ao início Cultura Cortaillod.

No Roman fasces, o machado simbolizava o autoridade para executar e muitas vezes foram usados como símbolos para Itália fascista sob Mussolini.

Uma coleção de antigos eixos australianos incluindo eixos largos, ampla machado, eixos entalhar, carpinteiros e corte eixos. Também um bisaigue, canto chisle, froe, e twibil (?)

No folclore , machados de pedra eram às vezes acredita-se ser raios e foram usadas para proteger edifícios contra relâmpago, como se acreditava ( miticamente) que raio não atingiu o mesmo local duas vezes. Isto tem causado alguma distorção das distribuições machado.

Aço eixos foram importantes na superstição bem. Um machado jogado poderia manter fora de um chuva de granizo, por vezes, um machado foi colocado no culturas, com a ponta para os céus para proteger a colheita contra o mau tempo . Um machado vertical enterrado sob a peitoril de uma casa iria manter fora bruxas, enquanto um machado debaixo da cama asseguraria masculino prole.

Basques , australianos e neozelandeses desenvolveram variantes de esportes rurais que perpetuam as tradições de log de corte com machado. As variantes bascos, divisão horizontal ou verticalmente disposta toras, são chamadas genericamente de aizkolaritza (a partir de aizkora: machado).

Em Mitologia iorubá, o oshe (machado de duas pontas) simboliza Xangô, Orixá (deus) de trovões e relâmpagos. Diz-se para representar justiça rápida e equilibrada. Altares Xangô muitas vezes contêm uma figura esculpida de uma mulher segurando um presente ao deus com um machado de duas lâminas que fura acima de sua cabeça.

Partes do machado

Um diagrama que mostra os principais pontos sobre um machado.

O machado tem dois componentes principais: o machado, eo haft.

O machado é normalmente limitada pelo pouco (ou lâmina) em uma extremidade, ea poll (ou traseiro) na outra, embora alguns modelos possuem dois bits opostos um ao outro. O canto superior da parte em que a aresta de corte começa é chamado o dedo do pé, e no canto inferior é conhecido como o calcanhar. Ambos os lados da cabeça é chamado a bochecha, que é, por vezes, suplementado por ressaltos em que a cabeça se encontra com o punho, e o furo onde está montada a Haft é chamado o olho. A parte do pouco que desce abaixo do resto do ferro do machado é chamado a barba, e um machado barbudo é um machado antiquado com uma barba exagerada que, às vezes pode estender a ponta duas vezes a altura do resto da cabeça.

O cabo do machado é chamado às vezes a alça. Tradicionalmente, era feito de uma madeira resistente como nogueira ou cinza, mas eixos modernos muitas vezes têm hafts feitas de materiais sintéticos duráveis. Machados antigas e suas reproduções modernas, como a tomahawk, muitas vezes teve um haft simples, em linha reta com uma secção transversal circular que entalado na cabeça de machado sem o auxílio de cunhas ou pinos. Hafts modernos são curvas para uma melhor aderência e para auxiliar no movimento de balanço, e são montados de forma segura para a cabeça. O ombro é onde a cabeça monta para o haft, e isso é tanto uma secção rectangular do haft que está presa à cabeça de machado pequeno com metal ou calços de madeira ou oval longo. A barriga do haft é a parte mais longa, onde ele se curva com cuidado, e da garganta é o lugar onde ela se curva acentuadamente para baixo para o curto aderência, pouco antes do final da Haft, que é conhecida como a maçaneta.

Machados projetado para cortar ou moldar madeira

Splitting machado
  • Felling machado - Cortes em todo o grão de madeira, como no derrubada de árvores. Em pouco simples ou dupla (o bit é a vanguarda da cabeça) e muitas formas diferentes pesos, formas, tipos e lidar com corte de geometrias para combinar as características do material a ser cortado. Mais do que por exemplo com um machado divisão, o bit de um machado corte deve ser muito forte, para ser capaz de cortar eficazmente as fibras.
  • Machado Splitting - Usado em divisão de madeira para dividir com o grão da madeira. Bits de divisão machado estão mais em forma de cunha. Esta forma faz com que o machado para rasgar as fibras da madeira separadas, sem ter que cortar através deles.
  • Machado Broad - Usado com o grão da madeira na divisão de precisão ou " hewing "(ou seja, a quadratura-off de madeiras redondas geralmente para uso em construção). bocados ax largos são mais comumente em forma de cinzel (ou seja, um plano e uma borda chanfrada) facilitando o trabalho mais controlado como a face plana passa através da madeira quadrado.
  • Adze - Uma variação que caracteriza uma cabeça perpendicular à de um machado. Em vez de dividir lado-a-lado em madeira, ele é usado para rasgar uma superfície plana horizontal em uma peça de madeira. Ele também pode ser usado como um picareta para quebrar rochas e barro .
  • Hatchet - Um pequeno machado, luz projetado para uso em um lado especificamente ao acampar ou viajar.
  • Machado de carpinteiro - Um pequeno machado, geralmente um pouco maior do que um machado, usado em carpintaria tradicional, marcenaria e log-edifício. Ele tem uma barba e um dedo entalhe pronunciado para permitir um aperto "engasgou" para controle preciso. A pesquisa foi concebida para ser utilizado como um martelo.
  • Machado de mão - Um pequeno machado usado para cortar intermediária, semelhante ao machadinhas.
  • Mortising Axe - Usado para a criação de encaixes, um processo que começa com a perfuração de dois furos nas extremidades do encaixe pretendido. Em seguida, a madeira entre os furos é removido com o machado mortising. Algumas formas da ferramenta tem uma lâmina, que pode ser empurrado, balançado ou atingido com um martelo. Outros, tais como twybil, bisaigüe e piochon tem dois, um dos quais é usado para separar as fibras, e outro para alavancar a resíduos.
Machado de um carpinteiro sueco

Eixos como armas

A execução do Duque de Somerset após o Batalha de Tewkesbury em 1471.
  • Machado de batalha - Na sua forma mais comum, uma arma braço de comprimento suportado em uma ou ambas as mãos. Em comparação com um espada swing, ele oferece mais poder de clivagem contra uma área alvo menor, tornando-o mais eficaz contra a armadura, devido a concentrar mais do seu peso no axehead.
  • Tomahawk - usado quase exclusivamente por Nativos americanos, a lâmina foi originalmente concebido para o efeito de pedra. Junto com a versão guerra familiar, o que poderia ser formado como uma arma de arremesso, o tomahawk tubulação era um instrumento cerimonial e diplomática. Um tipo semelhante de machado é o Africano nzappa zap.
  • Spontoon Tomahawk - Um caçador francês e colaboração Iroquois, este foi um machado com uma lâmina de faca esfaqueamento-like em vez de o familiar firmado forma.
  • Machado do pastor - usado por pastores na Montanhas dos Cárpatos, que poderia funcionar como um bengala.
  • Ono - um Japonês arma empunhada por sohei monges guerreiros.
  • Adaga-machado (Ji ou Ge) - Uma variante chinesa spearlike arma com uma cabeça de duas partes divididas, que consiste na lâmina direita habitual e uma lâmina de foice semelhantes. A lâmina reta é usada para esfaquear ou finta, então o corpo ou a cabeça do inimigo pode ser cortado, puxando a lâmina horizontal foice-like para trás. Ge tem a lâmina horizontal, mas não tem a lança reta.
  • Halberd - um arma spearlike com uma sondagem viciado, contra eficaz montado cavalaria.
  • Pollaxe - projetado para derrotar placa de armadura. Seu machado (ou martelo) cabeça é muito mais estreito do que outros eixos, o que representa o seu poder de penetração.
  • Machado dinamarquês - Uma arma de cabo longo com uma grande lâmina plana, muitas vezes atribuída à Vikings.
  • Jogando machado - Qualquer uma de uma série de armas de longo alcance projetado para atacar com uma ação de divisão semelhante à sua Homólogos corpo a corpo. Estes são muitas vezes de pequena perfil e utilizável com uma mão.
  • Hurlbat - Um machado de arremesso inteiramente metálica afiada em cada extremidade auxiliar para um ponto ou lâmina, praticamente garantindo alguma forma de dano contra o alvo.
  • Francisca ou franco machado - uma pequena arma de jogo do Europeu Período de Migração, o nome de que possam ter sido anexado à tribo germânica associada a ele: o Franks (veja França ).
  • Parashu - O parashu ( sânscrito : Parasu) é um indiano machado de guerra. É geralmente empunhada com as duas mãos, mas podia também ser usado com apenas um.

Eixos como ferramentas

Bombeiro com um machado de incêndio
  • Machado do sapador bombeiro, machado do fogo, ou pegar machado - Tem uma enquete pontas em forma de escolha (área da cabeça em frente à ponta). Muitas vezes, é decorado com cores vivas para torná-lo facilmente visível durante uma emergência. Seu principal uso é para quebrar portas e janelas.
  • Mattock - Um machado de duplo propósito, que combina uma lâmina de machado e enxó, ou às vezes uma lâmina picareta e enxó.
  • Picareta - Um machado com uma grande extremidade pontiaguda, em vez de uma lâmina plana. Por vezes existe como uma ferramenta de dois gumes, com uma escolha de um lado e um machado ou enxó cabeça do outro. Muitas vezes usado para quebrar material duro, tais como pedras ou cimento.
  • Pulaski - Um machado com uma lâmina de enxada construído na parte de trás da lâmina do machado principal, usado para escavação ('arranque out') através e ao redor das raízes, bem como cortar. Além McCLOUD (uma ferramenta semelhante a uma combinação enxada / ancinho), o pulaski é uma ferramenta indispensável utilizado em combate incêndios florestais, bem como de construção de fuga, afastamento escova e funções semelhantes.
  • Splitting maul - A divisão de implementar que evoluiu a partir do design simples 'cunha' para projetos mais complexos. Alguns mauls ter um 'axehead' cónica; mauls compostos têm giratório 'sub-cunhas', entre outros tipos; outros têm uma cabeça em forma de cunha pesado, com um oposto rosto marreta.
  • Machado de Slater - Um machado para cortar coberturas ardósia, com um ponto longo no voto para perfurar buracos de pregos, e com o deslocamento lateral do punho para proteger a mão do trabalhador de voar chips de ardósia lâmina.
  • Machado de gelo ou escalada machado - Um número de estilos diferentes de machados de gelo são projetados para escalada no gelo e passos Ampliando usados por alpinistas.
  • Machado duplo bit - Um machado comum no mundo antigo; introduzido na América em 1800. A cabeça pesada o torna ideal para derrubar árvores. Muitas vezes, um pouco é designado para tarefas que mais rapidamente maçante a borda um tal raízes de corte através de sujeira.


Martelo machado

Machados martelo (ou machados martelos) normalmente apresentam uma pesquisa estendida, em frente à lâmina, e às vezes em forma endurecido para uso como um martelo . O nome ax-martelo é muitas vezes aplicado a uma forma característica de machado de pedra perfurada usada no Neolítico e Idade do Bronze . Ferro machado martelos são encontrados em contextos militares romanas, por exemplo, Cramond, Edimburgo e South Shields, Tyne and Wear.

Hoje eles são usados em muitos campos diferentes de trabalho, completando todos os trabalhos de rachar lenha para remover motores de vans. Tungsten é frequentemente adicionado para o peso como uma atualização, bem como seis pés de alças para os trabalhos mais pesados que exigem força e "enorme adicionadas golpes ", como o corte de quadros de automóveis, cortando rotores de freio, trabalho de corpo áspero, construção casa, casa de-construção, etc.

Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Axe&oldid=537321590 "