Conteúdo verificado

BBC drama de televisão

Assuntos Relacionados: Televisão

Fundo para as escolas Wikipédia

Esta seleção Wikipedia está offline disponível a partir de Crianças SOS, para distribuição no mundo em desenvolvimento. Patrocinar uma criança para fazer uma diferença real.

BBC dramas de televisão foram produzidos e transmitidos desde antes mesmo da empresa de serviço público tinha uma criada oficialmente televisão radiodifusão rede no Reino Unido. Tal como acontece com qualquer grande rede de transmissão, o drama constitui uma parte importante de sua programação, com muitos dos programas mais bem cotados da BBC, sendo a partir deste gênero.

A partir da década de 1950 até a década de 1980 a BBC recebeu muitos elogios para a extensão eo escopo de suas produções de teatro, produção de séries, folhetins e joga em uma variedade de gêneros, do telenovela de de ficção científica para drama de costumes, com os anos 1970, em particular a ser considerado como um ponto alto crítico e cultural em termos da qualidade dos dramas sendo produzido. Na década de 1990, uma época de mudanças na Indústria da televisão britânica, o departamento passou por muita confusão interna e críticas externas, mas desde o início do século 21 começou a voltar a formar com uma série de sucessos de crítica e popular, apesar das acusações contínuas de saída do drama e da BBC em geral emburrecimento.

Muitas produções da BBC também foram exportados para e exibido em outros países, especialmente nos Estados Unidos no Public Broadcasting Service (PBS) Vertente Masterpiece Theatre e ultimamente na BBC própria BBC America canal a cabo. Outros grandes compradores de dramas da BBC incluir equivalentes da BBC em outras Commonwealth nações, como a da Austrália ABC, do Canadá CBC e de Gibraltar Gibraltar Broadcasting Corporation (GBC).

A transmissão experimental e os anos 1930

Já é um nacional estabelecido rádio emissora, a BBC começou transmissões de teste com a nova tecnologia de televisão em 1929, trabalhando com John Logie Baird e usando seu aparelho início primitivo. No ano seguinte, como parte de uma destas transmissões de teste, a BBC exibido sua primeira produção do drama de televisão, uma adaptação do dramaturgo italiano Peça curta de Luigi Pirandello O homem com a flor na boca.

Transmissão mora 15:30 em 14 de julho de 1930, a peça foi produzida a partir de um pequeno estúdio na sede da Companhia, na Baird 133 Long Acre, London . A peça foi escolhida devido à sua configuração confinado, elenco pequeno e comprimento curto, e foi dirigido por Val Gielgud, que na época era produtor sênior da BBC drama de rádio. Por causa do 30-line primitiva tecnologia de câmera, apenas um número poderia ser mostrados na tela de cada vez e o campo de visão das câmeras foi extremamente restrito. O primeiro-ministro do dia, Ramsay MacDonald, assistiu ao jogo com sua família no Televisor Baird Baird tinha instalado anteriormente no seu 10 Downing Street casa. O revisor para O jornal The Times comentou que: "Esta tarde no telhado de 133, Long Acre irá provar ser um memorável ... O tempo para o interesse ea curiosidade é chegado, mas o tempo para sérias críticas dos jogos de televisão, como peças de teatro, é ainda não. "

Transmissões de teste da BBC continuou durante toda a primeira parte da década como a qualidade do meio melhorado. Em 1936, a BBC lançou o primeiro "alta definição" do mundo -então definida como pelo menos 240 linhas - canal de televisão, o BBC Television Service, desde estúdios em uma ala especialmente convertido de Alexandra Palace, em Londres. No momento da estréia do canal em 02 de novembro de 1936 havia apenas cinco produtores de televisão responsáveis por toda a produção. O produtor selecionado para supervisionar o drama era George Mais O'Ferrall, que tinha alguma experiência com trabalhando em um meio visual, como ele era um ex- diretor-assistente de filmes . Este foi ao contrário da maioria de seus colegas, que vieram através dos serviços de rádio da BBC.

A primeira produção do drama de ser montado como parte da nova, serviço regular foi uma seleção de cenas do vinte e cinco minutos West End jogar Marigold por L. Allen e Harker FR Pryor, produzido por O'Ferrall com o original Londres Royalty Theatre elenco. Este foi transmitido ao vivo dos estúdios Alexandra Palace, na noite de sexta-feira 06 de novembro de 1936. Mais tarde BBC Television Head of Drama Shaun Sutton escreveu sobre a produção para o The Times em 1972. "Foi provavelmente pouco mais do que uma versão fotografada da produção de palco, com a câmera que encontra-se bem para trás para preservar a imagem de convenção-quadro do teatro." A maioria dos esforços iniciais de teatro eram de uma escala similar; produções de selecionados dramatizadas "cenas" ou trechos de romances e adaptações de peças de teatro populares, e um programa intitulado Theatre Parade usaria regularmente originais teatro de Londres lança para reencenando cenas selecionadas.

Um número crescente de full-length produções dramatizadas começou a tomar lugar nos estúdios Alexandra Palace durante 1937, com Fim da viagem em novembro de 1937 sendo uma adaptação notável em grande escala de uma peça. Quando as transmissões de televisão aos domingos começou em março de 1938, um domingo por mês iria ver a transmissão de um full-length Shakespeare jogo por atores do Birmingham Repertory Theatre. Productions também tornar-se mais tecnicamente avançada, com o uso de filme insere no telecine e tiro mais ambicioso, cortando e misturando, em oposição à transmissão televisiva o equivalente a uma performance teatral padrão com câmeras imóvel. Câmeras de broadcast exteriores foram usadas para mostrar trinta Tropas do Exército territoriais com dois obuses nos jardins Alexandra Palace para o efeito adicionado no castelo Branco (1938), e barcos no lago Palace em cenas que descrevem a Zeebrugge Raid em uma Guerra Mundial I jogar.

The Times creditou a ambição da BBC drama de televisão em sua revisão de uma versão vestido moderno de julho 1938 Júlio César, ao mesmo tempo, criticar algumas das falhas técnicas da produção.

"A partir do momento em que Mr. Sebastian Shaw eo Sr. Anthony Irlanda foram descobertos sentado a uma mesa café, discutindo a situação política ao longo de um copo de cerveja, parecendo dois fascistas oficiais, ainda falando das linhas atribuídas a Brutus e Cassius, a atenção do público estava voltada ... O penumbrascope, um dispositivo para fornecer um fundo por meio de sombras, que entraram em jogo pela primeira vez nesta produção, foi usada de forma tão descuidada que suas bordas eram frequentemente visível. A essência da encenação é ilusão, que não deve ser abalada por esses acidentes. Caesar s fantasma "também foi muito convincente, nem o punhado de pessoas a ouvir as orações fúnebres sugerem uma multidão animado".

Maior elogio foi dada pelo mesmo papel para a Primeira Temporada de Felicity, transmitido em setembro de 1938 e, excepcionalmente para o tempo, escrito diretamente para a televisão.

"O jogo se baseia em diálogo por toda parte, e há um uso hábil de filme para sugerir a viagem para a Escócia. Embora existam alguns personagens e pouca mudança de cenário, enormes festas, bailes, e as vendas acamadas parecia estar em andamento apenas para fora de vista. O resultado foi algo entre uma peça de teatro e um filme que é, bom entretenimento da televisão. "

A esmagadora maioria dos BBC drama de televisão produzidos durante a década de 1930 consistiu de adaptações de peças de teatro, mas havia exceções. Estes incluíram o primeiro drama multi-episódica série, Ann e Harold, uma história em cinco partes sobre um casal que começou a mostrar em 12 de julho de 1938. Houve também Telecrime, uma série de execuções de dez e de vinte minutos que apresentaram vários crimes, com os telespectadores dadas pistas suficientes para ser capaz de resolver por si próprios usando a evidência mostrada na tela.

Tal como acontece com quase todos os programas da época, as transmissões de televisão ao vivo significava que não há registro das produções do drama foram mantidos fora de fotografias, scripts e revistas de imprensa. BBC Programa Organizador Cecil Madden mais tarde afirmou que eles tinham experimentado com telerecording uma produção de The Scarlet Pimpernel, mas foram ordenados pelo diretor de cinema Alexander Korda para destruir a impressão como ele sentiu que violou seus direitos de filmagem.

Apesar das dificuldades e desafios a sua produção, muitas vezes apresentados, drama tornou-se uma parte central de programas de televisão da BBC; uma pesquisa da BBC pesquisa de audiência realizada em 1937 constatou que 90% dos que responderam geralmente se as produções de teatro, uma figura igualada apenas pela transmissões externas. Na semana do Natal de 1938, o drama foi responsável por quatorze das vinte e duas horas de transmissão de programação. No ano seguinte, a programação do drama tinha quinze produtores trabalhando nisso, em comparação com nove para todos os outros tipos de programas combinados.

Em 1939, o público total para os programas da BBC tinha crescido para um público estimado de 100.000 espectadores, assistindo em 20.000 aparelhos de televisão. No entanto, a BBC radiodifusão televisiva cessou em 01 de setembro de 1939 em antecipação a Segunda Guerra Mundial . A estação permaneceu fora do ar durante o período de conflito. O Governo britânico estavam com medo de que o Sinais de transmissão VHF agiria como um farol de orientação para os bombardeiros alemães segmentação centro de Londres, e que em qualquer caso, ser necessário os técnicos e engenheiros do serviço para os esforços de guerra, como o radar programa.

O retorno de televisão e os anos 1950

BBC Television retomou as transmissões em 07 de junho de 1946, eo serviço começou da mesma maneira que tinha cessado em 1939, com muitos dos produtores de 1930 do drama de retornar. Em 1949 houve um grande desenvolvimento no drama quando Val Gielgud foi feito o novo chefe do departamento, cargo que ocupara anteriormente e com sucesso na BBC Radio. Desde a produção do primeiro jogo da televisão em 1930, Gielgud tinha trabalhado na televisão novamente, servindo em anexo para o serviço no Alexandra Palace, em 1939 e dirigir uma adaptação de meia hora de sua própria história curta acabar com ela, estrelando Robinson e John Joan Marion e transmissão em 25 de agosto de 1939, menos de uma semana antes que o serviço foi colocado em hiato.

Gielgud foi uma escolha impopular entre muitos no serviço de televisão, com o controlador do canal, Norman Collins, protestando que "Qualquer coisa menos do que familiaridade completa com todos os aspectos da produção de televisão vai dizer ... que o Chefe de Televisão Drama é um amador." Gielgud se sentiu que o drama de televisão foi muito influenciado pelo cinema e deve estar mais perto de seu equivalente rádio, com a televisão desempenha sendo mais parecido com transmissões de rádio ilustrado do que entidades independentes em si e por si. Gielgud finalmente voltou ao rádio, sendo substituído como chefe de Drama por seu assistente, o experiente produtor Michael Barry, em 1952.

Um movimento importante que tivesse ocorrido sob Gielgud foi a criação em 1950 do Departamento Script, ea contratação dos primeiros escritores equipe de teatro em casa do serviço de televisão, Nigel Kneale e Philip Mackie. Barry mais tarde expandiu o Departamento Script e instalado o produtor de cinema experiente Donald Wilson como sua cabeça em 1955. A televisão foi agora a desenvolver além de simplesmente adaptar histórias de outros meios de comunicação social para a criação de suas próprias produções originalmente escritas. Ele também estava se tornando um meio de alto perfil, com valores de cobertura e de visualização nacionais agora correndo para os milhões, ajudado pela explosão de interesse devido à transmissão televisiva em directo da coroação de Rainha Elizabeth II , no verão de 1953. 5

Nesse mesmo ano, Barry investiu a maior parte de seu orçamento de script original em uma de seis partes ciência-ficção de série escrita por Kneale e dirigido por Rudolph Cartier, um austríaco diretor -born que estava estabelecendo uma reputação como médico o mais inventivo do serviço de televisão. Intitulado The Quatermass Experiment , o serial ( minissérie na terminologia americana) foi um enorme sucesso e foi um longo caminho para popularizar o formulário, onde uma história é contada durante um curto número de episódios, na televisão britânica: ainda é um dos formatos mais populares do drama no meio a este dia. Kneale e Cartier passou a ser responsável por dois periódicos sequela e muitas outras produções de grande sucesso e populares ao longo da década, atraindo muitos espectadores para os seus programas com sua mistura característica de horror e ficção científica alegórica.

Foram eles que foram responsáveis pela adaptação de 1954 George Orwell Nineteen Eighty-Four, o segundo desempenho do que atraiu a maior audiência da televisão desde a coroação, cerca de sete milhões de espectadores, e é um dos primeiros dramas sobreviventes no arquivo. O processo telerecording tinha até agora sido aperfeiçoado para capturar transmissões ao vivo para repetição e vendas no exterior, embora não tenha sido até o início dos anos 1960 que a maioria dos dramas da BBC foram pré-gravadas na nova tecnologia de videotape. A BBC, ao contrário de emissoras americanas, dramas apenas gradualmente produzidos inteiramente rodado em filme a partir da década de 1960; Série filmada da ITV estavam em minoria, ea maioria das produções do drama do canal comercial foram feitas da mesma forma "híbrida", como os da BBC. Sequências filmadas seria montado para cenas externas que seria pré-shot e inseridos em produções em pontos relevantes, sendo posteriormente inserida em shows no palco de edição de vídeo. "Estas sequências comprou tempo para as mais elaboradas trocas de roupa ou cena set-ups, mas também serviu para 'abrem' a ação," como o British Film Institute explicou em seu site Screenonline em 2004.

A BBC sofreu durante a segunda metade da década de 1950 a partir do aumento da ITV rede, que estreou em 1955 e rapidamente começaram a tirar a quota de audiência da Corporação como sua cobertura espalhar a nível nacional. Apesar de sucessos como a série de drama policial Dixon of Dock Green e novela A Família Grove, a BBC foi visto como sendo mais intelectual, faltando o toque comum popular da rede comercial. Uma das principais figuras no drama de televisão comercial do final dos anos 1950 e início dos anos 1960 foi o produtor canadense Sydney Newman, o Chefe de Drama no ABC Television responsável por programas como Armchair Theatre e Os Vingadores. Em dezembro de 1962, ansiosos para virar as fortunas de seu próprio departamento de drama, a BBC convidou Newman para substituir o Barry aposentando-se como chefe de Drama, e ele aceitou, entusiasmado com a idéia de transformar o que viu como o sisudo imagem, dócil de BBC drama de 6.

A "idade de ouro" do drama da BBC

Mesmo antes da chegada de Newman, alguns produtores BBC tentavam quebrar o molde, com Elwyn Jones, Troy Kennedy Martin e Allan Prior marco série de drama policial Z-Cars abalando a imagem de dramas policiais de televisão e tornando-se um enorme sucesso popular a partir de 1962. Newman, no entanto, reestruturou todo o departamento, divisão do grupo de teatro de difícil controle em três divisões separadas: série, para em curso contínuos dramas com episódios auto-suficientes; folhetins, histórias contadas para mais de multi-episódio é executado, ou programas que foram constituídos de uma série de publicações periódicas; e desempenha, para qualquer tipo de drama one-offs, uma área Newman foi especialmente interessados em seguir o sucesso de Armchair Theatre no ABC.

Newman seguido BBC Managing Director of Television Sir Famoso edito de Huw Wheldon para "fazer o bem popular ea boa popular," uma vez afirmando: "danem-se as classes mais altas eles nem sequer próprios televisores!" Enquanto ele fez pessoalmente criar dramas familiares, entretenimento baseada populistas, tais como Adam Adamant Lives! Eo incrivelmente longa de ficção científica série Doctor Who , ele também tentou criar drama que era socialmente relevantes para aqueles que estavam assistindo, iniciando The Wednesday Play antologia vertente para apresentar dramas contemporâneos com um fundo social, a ressonância. Diz Screenonline deste desenvolvimento, "Foi a partir dessa alta artístico da" idade de ouro "do drama de TV britânica (este 'contemporaneidade agitação", como Newman cunhado dele) que uma nova geração de dramaturgos de televisão surgiu. "

The Wednesday Play provou ser um terreno fértil para escritores aclamados e às vezes controversas, tais como Dennis Potter e diretores como Ken Loach, mas às vezes o desejo de Newman para criar cortante, drama corte poderia pousar a Corporação em apuros. Este foi particularmente o caso com 1965 de O Jogo de Guerra por Peter Watkins, que mostrava um ataque nuclear ficcional sobre o Reino Unido e as consequências de tal, e foi proibido pela BBC sob pressão do governo. Ele acabou por ser exibida na televisão em 1985.

Reinado de Newman viu um grande número de dramas populares e aclamados pela crítica sair na BBC, com Doctor Who, Z-Cars, Casebook do doutor Finlay eo épico O Forsyte Saga pegar telespectadores, enquanto os gostos de The Wednesday Play e Theatre 625 apresentaram idéias desafiadoras para o público. Newman deixou a equipe da BBC uma vez que seu contrato de cinco anos expirou em 1967, partindo de uma tentativa frustrada de invadir o filme indústria. Ele foi substituído pelo Chefe de Periódicos Shaun Sutton, inicialmente em caráter interino combinado com seu papel existente, mas de forma permanente a partir de 1969. 7

Sutton tornou-se o correspondente da BBC mais antigo Chefe de Drama, servindo como tal até 1981 e durante o movimento da BBC de preto e branco em difusão de cores. Sua era tomou em toda a década de 1970, momento em que a BBC se grandes índices de audiência, reação positiva platéia e valores geralmente de produção elevados em toda uma gama de programas, com o drama de desfrutar de um feitiço particularmente bem recebida. The Wednesday Play transformado no igualmente célebre e já em execução Play for Today em 1970; no final da década a BBC começou uma corrida de produção de cada Shakespeare jogo, uma corrida que o próprio Sutton viria a assumir o papel do produtor em seguir sua saída do Chefe de posição Drama no início de 1980.

Dramas populares, como Doctor Who e Z-Cars continuou para a nova década, e foram interligadas por dramas seguintes A Saga Forsyte como Os Pallisers, A Linha Onedin e Poldark. Family-público com base dramas de época, muitas vezes adaptações, tais como A Águia da Nona (1977), eram populares nas tardes de domingo, com a vertente 'Classic Serial ", que correu lá tornando-se algo de uma instituição, até o início de 1990. Outro sucesso entre 1973 e 1977 foi popular Série de drama Navio de Guerra, filmado com um olhar documental, como para quarenta e cinco episódios ao longo de quatro temporadas em um Royal Navy fragata. Juntamente com muitos dramas da BBC da década, Navio de Guerra também foi muito bem sucedido em países como a Irlanda e Austrália.

Houve também falhas, no entanto. O épico Pessoas de Churchill, 26 episódios de cinqüenta minutos baseada em torno Winston Churchill 's Uma História dos Povos de Língua Inglês, foi considerado unbroadcastable por Sutton depois de ter visto os episódios iniciais, mas tanto tempo e dinheiro foram investidos no enorme publicidade pré-transmissão que a BBC não tinha escolha, mas para mostrar as execuções, a escárnio crítica e índices de audiência minúsculas. Nunca mais uma série de cinqüenta minutos ser dado um prazo enquanto vinte e seis episódios, por medo de ser demasiado comprometido com um projeto: corridas de treze anos se tornou a norma, embora nos últimos anos, mesmo este começou a ser considerado bastante longo. Peças como Dennis Potter Brimstone e Treacle e Roy Minton Scum não foram transmitidos a todos devido a temores sobre o seu conteúdo nos mais altos níveis da BBC, embora apesar desta Potter continuou a escrever folhetins drama de marco e one-offs para a Corporação em todo o resto da década e na década de 1980. Ambos Brimstone e Treacle e Scum foram finalmente transmitidas alguns anos mais tarde.

Sempre que escritores e analistas de mídia criticar o estado atual do britânico e particularmente BBC drama da televisão, é frequentemente a 1960 e 1970 período que eles citam como sendo o mais importante e influente, com uma vasta variedade de gêneros (ficção científica, crime, histórico, família com base) e tipos de programa (séries, folhetins, one-offs, antologias) sendo produzido. "O que pode justamente ser classificado como a idade de ouro do drama de televisão atingiu o seu apogeu", como The Guardian descreveu em seu obituário de Sutton 2004. Ou, nas palavras do Royal Television Society, "... uma era que defendeu a novos escritores, diretores jovens e dramas desafiadores. A diversidade incrível ... ajudou a tornam a idade de ouro da radiodifusão."

No entanto, apesar desta elevada estima, o drama de televisão da época não existe plenamente nos arquivos. A maior parte do saída ao vivo não foi registrada em tudo, e uma grande quantidade de material a partir da década de 1960 e início de 1970 foi enxugou uma vez que tinha sido repetido o número de vezes contratualmente permitido, ou quando não era mais uso para as vendas no exterior. Esta prática continuou nos primeiros anos de televisão a cores, embora em 1978 a BBC tinha percebido o valor histórico de seu arquivo e cessou o processo de limpeza. No entanto, por esta fase muitas séries foram completamente ausente - United!, Um futebol baseados novela que decorreu 1965-1967 não tem episódios existentes em tudo. Outros têm grandes lacunas; Dixon of Dock Green tem apenas cerca de trinta de seus mais de quatrocentos episódios sobreviventes de seu vigésimo ano de execução.

A mudança de atitudes na década de 1980 e além

Depois da saída de Sutton do Chefe de papel Drama em 1981 e seu retorno à linha de frente produzindo funções no ciclo de Shakespeare, seu lugar como Chefe de Drama foi feita pelo Graeme MacDonald. MacDonald tinha sido Chefe de seriados e posteriormente chefe de Série & Serials sob Sutton, com os dois departamentos tendo sido integrada em 1980, permanecendo assim durante a maior parte da década antes de se separar novamente no final do mesmo. MacDonald manteve o status quo, e só foi Chefe de Drama por um curto período de tempo antes que ele foi promovido novamente para executar um canal como Controlador de BBC2. Ele foi sucedido por sua vez, pelo seu próprio chefe de Série & Serials, Jonathan Powell.

Powell tinha sido um produtor de alta qualidade periódicos do drama todo-filme como Tinker, Tailor, Soldier, Spy (1979) e sua sequência Pessoas de Smiley (1982), e ele muito favorecido esta forma de a curto prazo, auto-suficiente de série filmado ao longo de mais tempo correndo-série dramática filmados. Foi sob sua égide, portanto, que a BBC produziu alguns de seus exemplos desse tipo de drama da mais alta qualidade, sendo destaque de 1985 Edge of Darkness por Troy Kennedy Martin, e do ano seguinte pedaço Dennis Potter The Singing Detective, ambos considerados como produções teatrais seminais da BBC. "Um emocionante, inovador drama de seis partes, que merece plenamente o seu estatuto de culto e muitos prêmios," foi o veredicto do British Film Institute on Edge of Darkness, em 2000.

Powell também supervisionou a ascensão de mais populista contínua série de drama, no entanto, encorajados pela estratégia classificações perseguindo do então controlador de BBC1, seu amigo Michael Grade . Foi durante o mandato de Powell de que a BBC lançou a novela duas vezes por semana EastEnders (1985-presente) e do drama médico Casualty (1986-presente), sendo que ambos permanecem sustentáculos da BBC One cronograma de hoje e as produções teatrais de maior audiência na televisão BBC. Na verdade, EastEnders alcançado sucesso fenomenal em seus primeiros anos, o seu dia de Natal de 1986 episódio ganhando uma enorme 30.150.000 espectadores, a maior audiência de televisão britânica dos anos 1980. Afora esses dramas continuadas, com base em uma grande localização e filmado inteiramente em videoteipe e, portanto, relativamente barata de fazer, mais longas da série dramática tornou-se rara, com curta série de seis ou oito episódios se tornando a norma.

O único jogo, em sua forma à base de estúdio original, também começaram a desaparecer dos horários, com a série final de Play for Today arejar em 1984, eo último drama de single gravado em Centro de Televisão sendo Henry IV, Part 1 em 1995. A BBC tinha inveja do sucesso de seu rival Canal 4 's recém-formado braço filme, que tinha visto feitos para a televisão one-offs, como Stephen Frears Minha Bela Lavandaria (1985) ganhar lançamentos cinematográficos para o sucesso considerável. Novos fios, tais como Screen One e Screen Two concentrada em pequenas tiragens de todo-filme, cinema de estilo dramas one-off, com o mais bem sucedido deles sendo Anthony Minghella Truly, Madly, Deeply (Screen Two, 1990) que se tornou um filme de sucesso liberada para cinemas. (Screen One e Two funcionou até 1994.)

O departamento Plays acabou por desaparecer por completo, sendo substituído ultimamente com um 'Head of Film & Single Drama' posição com poderes autónomos para investir na produção de longa-metragem, co-comissionamento televisão one-offs com o Chefe de Drama. Este interesse na produção de filmes é talvez melhor demonstrada pelo fato de que ambos os sucessores de Powell como Chefe de Drama, Mark Shivas (1988-1993) e Charles Denton (1993-1996), passou a trabalhar na indústria cinematográfica depois de deixar o cargo.

Outra mudança importante a BBC métodos de produção em todas as áreas, mas afetando particularmente drama, ocorreu o falecimento do 1990 Broadcasting Act, que entre outras coisas obrigados a BBC a comissão de 25% da sua produção de empresas de produção independentes. Muitas produções do drama da BBC foram posteriormente terceirizada para e encomendado a empresas independentes, embora em casa braço produção da BBC continuou a contribuir fortemente, com os departamentos Série Drama e séries separadas restante intacto. Braços de produção, como figurinos, maquiagem e efeitos especiais foram fechados no início do século 21, no entanto, com estes serviços agora estão sendo comprados de fora, mesmo para programas in-house.

A tentativa de Jonathan Powell repetir o sucesso de EastEnders em 1992, quando ele se tornou controlador da BBC One, levou a um dos fracassos mais famosos e caros da BBC. Eldorado foi criado no British comunidade de expatriados em Espanha, criado pela mesma equipe de Julia Smith e Tony Holland que tinha vindo acima com EastEnders. A novela caro, extremamente criticado por críticos e vítima de uma reação contra o espectador maciça campanha publicitária a BBC tinha comprometido a promovê-lo, foi desfeito pelo sucessor de Powell Alan Yentob depois de menos de um ano de funcionamento, sob a pressão do Director-geral da BBC John Birt.

A década de 1990 viu um aumento na popularidade de adaptações drama do traje de clássicos literários, principalmente adaptada pelo roteirista aclamado Andrew Davies. Um dos mais bem-sucedida delas foi uma adaptação de 1995 Jane Austen 's Orgulho e Preconceito, estrelando Colin Firth e Jennifer Ehle. Drama social contemporânea, um estilo de assinatura BBC desde 1960, manteve-se sob a forma de produções marco, tais como Our Friends in the North (1996), mas era notável que esta foi transmitida no mais nicho canal BBC Two, em vez de o mainstream BBC One como poderia muito bem ter sido o caso em décadas anteriores.

Houve críticas de processo de comissionamento do departamento em alguns setores, o que foi visto como sendo excessivamente complexa e burocrática. Como The Independent descreveu: "agonizante Lengthy sobre se a BBC1 saga Seaforth seria dada uma segunda série (eventualmente, não foi) incentivou ainda mais a visão de que andar a administração da BBC está cheio de mesas onde a bola não tanto como parada jeito em torno de alguns meses. "^ Outros problemas surgiram para o departamento de teatro após a partida de Charles Denton como o seu chefe em maio de 1996. Ele foi brevemente substituído numa base temporária por Ruth Caleb, o Chefe de Drama no BBC Wales. No entanto, Caleb não tinha interesse em assumir o cargo de forma permanente, e depois de um anexo de seis meses deixou o cargo no final do ano. Com nenhum candidato adequado para assumir o cargo em regime de tempo integral tendo sido encontrados, Diretor de Televisão Alan Yentob foi obrigado a supervisionar o departamento, novamente em uma base temporária.

Houve muitas críticas na imprensa sobre a incapacidade da BBC para encontrar um Chefe de tempo integral de Drama, mesmo com o presidente BBC Sir Christopher Bland criticando a quantidade de tempo que estava tomando para encontrar um novo Chefe de Departamento, afirmando publicamente que:. "Não há um monte de pessoas que são pré-eminentemente qualificado e capaz de fazer o maior trabalho no drama Essa é a dificuldade. "^. Experiente equipe BBC Drama tais como Michael Wearing (Chefe de Publicações Seriadas) estavam deixando o departamento, que foi visto estar em apuros após o fracasso das produções extremamente caros, como o drama histórico Rhodes em 1996. "Muitos no negócio de drama, e não apenas BBC insiders, estão preocupados sobre a mão-over de dizer criativa para os controladores, baixa moral e da falta de uma cabeça, "^ The Guardian relatou em dezembro de 1996. Finalmente em junho de 1997 Colin Adams foi nomeado como o novo chefe de Drama. Adams foi uma escolha surpreendente, sua função anterior na Corporação ter sido como Chefe do Norte Broadcasting. No entanto, ele era essencialmente um administrador e visto pela equipe como um Drama contratação temporária.

Em 1997, a BBC se aproximou Mal Young, mais conhecida por produzir Liverpool -set Channel 4 sabão Brookside, para chefiar a seção Série Dramática do Departamento de Drama in-house, que havia se tornado uma espécie de cálice envenenado com muitos controladores que partem em rápida sucessão. Como controlador de Continuando a série de drama, Jovem supervisionou a mudança para a produção de volume e também encomendou uma nova série médica, Holby City. Até o momento Young deixou a BBC para participar 19 Television Limited como chefe de Drama, em Dezembro de 2004, a BBC tinha aumentado a produção da série para cerca de 300 horas por ano, incluindo EastEnders a quatro vezes por semana, Holby City durante 52 episódios, Casualty por 48 episódios. A produção em série Volume foi um movimento controverso porque levou uma grande parte do orçamento Drama longe de produção original e contribuiu para acusações de "emburrecimento" da sua programação. "A decisão de mostrar EastEnders quatro noites por semana, seguido de Holby City deixou a corporação aberta a acusações de que o cronograma BBC1 tem sido desmatadas para uma dieta de 'celulose delegacia", " The Guardian relatou em 2003.

A era moderna

A partir de 2010, o actual Comissário de Drama na BBC é Ben Stephenson. Trabalhando com Stephenson são: Cabeça de Série & Serials Kate Harwood e controlador da Continuada (ou seja, durante todo o ano) Drama Series John Yorke (que também atua como Chefe de Drama por in-house braço produção da BBC), com David M. Thompson de Film & Drama Individual supervisionar one-offs. Sarah e Brandist Polly Hill são os editores de comissionamento para a programação do drama independente produzido.

Tendo sido chefe de Periódicos 1997-2000, Jane Tranter foi feito Cabeça de Drama, em 2000. era de Tranter 2000-06 viu um retorno à série episódio mais longo prazo, com programas como Spooks sendo dado mais tempo corre seguinte segunda temporadas de estreia de sucesso. Nos últimos anos também têm visto um aumento enorme em continuar saída drama, com EastEnders ganhando quarto episódio semanal para adicionar ao terceiro adicionados durante meados dos anos 1990, e Casualty e sua série spin-off Holby City (1999-presente) girando em shows sazonais regulares para o ano todo produções sabão em estilo ópera. Estes movimentos têm sido criticadas em alguns trimestres para encher o mercado com dramas populistas não substanciais à custa de peças de prestígio 'de qualidade', embora tenha havido vários sucessos em série de drama notável, como Paul Abbott State of Play (2003) e do drama histórico Charles II: The Power e The Passion ( BBC Irlanda do Norte - 2004).

Outro movimento dos últimos anos tem sido a regionalização do drama da BBC, em resposta às críticas que a maioria dos programas foram feitos e estabelecidos nos arredores de Londres e as zonas circundantes, com o departamento de drama central da BBC actualmente a ser baseado no Television Centre em West London . Já em 1962, os fabricantes de Z-Cars tinha deliberadamente definiu seu programa perto de Liverpool , no norte da Inglaterra para romper com o viés Londres percebida (embora, ironicamente, ele foi filmado em estúdios de Londres da BBC), e em 1971 um Departamento de Drama Inglês Regiões havia sido estabelecido na BBC Birmingham liderado por David Rose com um mandato para fazer "drama regional", ganhando um grande sucesso com Alan Bleasdale Meninos da Blackstuff em 1982. Na era moderna, no entanto, os ramos distintos da BBC na Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte todos têm seus próprios departamentos do drama com Chefes de Drama que têm poderes autónomos de comissionamento, tanto para a produção in-house e co-produção com ou comissionamento de independentes.

Embora alguns desses shows são puramente para consumo regional, tais como BBC da Escócia River City e BBC Wales ' Pertencendo , muitos programas em rede nacional na BBC One e Two são feitas em 'nações', talvez com o maior perfil de ser o atual BBC Wales revitalização do Doctor Who . As regiões maiores ingleses também produzir produções do drama de sua própria, com BBC Birmingham fornecendo o drama detetive Dalziel and Pascoe , novelas diurnas Médicos e série da antologia The Play Afternoon para consumo nacional, por exemplo.

De 1999 até 2006, a BBC também tinha uma nova divisão de drama in-house, BBC Fictionlab, que se especializou em produzir dramas para estações digitais da companhia, particularmente BBC Four. Fictionlab produções notáveis ​​para BBC Four incluído Os Alan Clark Diaries (2003), um live re-make de The Quatermass Experiment (2005) eo filme biográfico Kenneth Tynan - In Praise of Hardcore (2005). Vários destes foram mais tarde visto de transmissão analógica no BBC Two. entanto, em janeiro de 2006, a BBC anunciou que Fictionlab era para ser dissolvida, como os canais digitais foram agora bem estabelecido e já não precisava de uma unidade de produção de drama especializada.

O drama das crianças

A BBC estabeleceu uma forte reputação no campo do drama das crianças, embora dramas infantis são quase universalmente encomendado e / ou produzido pela BBC Departamento das Crianças em vez do próprio Departamento de Drama. No entanto, existem cruzamentos ocasionais - Doctor Who , por exemplo, seria comumente ser considerada como uma criança ou programa de família, mas sempre foi produzido pelo principal Departamento de Drama.

Ao longo de grande parte da história do departamento, a ênfase tem sido na produção contínua de seriados dramáticos de curto prazo, incluindo adaptações de literatura infantil clássicos como Little Lord Fauntleroy , bem como produções feitas para a televisão. De ficção científica tem sido um tema popular, a partir do espaço Estranho (1951-1952) até os gostos de escuro Temporada (1991) e Century Quedas (1993). Desde meados da década de 1980, dramas infantis - com exceção de fenda 'clássicos' domingo à noite - quase sempre se rastreada em o dia da semana BBC One três horas - 17:30 BBC infantil (CBBC) vertente.

Mais contínua série de drama tornou-se comum a partir de final de 1970, encabeçada pelo lançamento de 1978 da popular série de drama ambientado-escolar Grange Hill . Criado por Liverpudlian dramaturgo Phil Redmond, a intenção do programa era apresentar questões relevantes para as crianças de uma forma realista, que mostra personagens em uma moderna escola completas e concentrando-se nas questões que enfrentam as crianças em tais escolas. A série foi um enorme sucesso, e em 1989 um programa similar, Byker Grove , situado num clube de jovens, foi lançado pelo braço da BBC Nordeste e exibido na BBC infantil.

A partir da década de 1990, em comum com a programação da BBC em outros gêneros, o drama das crianças tem sido muitas vezes encomendados a produtores independentes, bem como a ser feita em casa. Grange Hill ligado à produção independente depois de 25 anos como um programa de in-house em 2003, quando a produção foi assumida por Mersey Television, a empresa estabeleceu pelo criador do programa de Phil Redmond no início de 1980. Co-produções com emissoras estrangeiras também são comuns, com sucesso de 2004 drama de fantasia da BBC Scotland Shoebox Zoo sendo feito em colaboração com a empresa canadense Blueprint Entertainment.

A partir de 2005, a BBC continua a transmitir o drama das crianças, geralmente na ranhura CBBC dia de semana à tarde, mas também produções ocasionais domingo início da noite / fim da tarde de prestígio, tais como a adaptação de Kidnapped (Abril de 2005). A partir de julho de 2005, o Chefe de Drama das Crianças é Jon Médio.

Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=BBC_television_drama&oldid=533398182 "