Conteúdo verificado

Bangui

Assuntos Relacionados: África ; Cidades

Você sabia ...

Arranjar uma seleção Wikipedia para as escolas no mundo em desenvolvimento sem internet foi uma iniciativa da SOS Children. SOS Children trabalha em 45 países africanos; você pode ajudar uma criança em África ?

Bangui
Ubangi (Oubangui) Rio na periferia de Bangui
Bangui está localizado na República Centro-Africano
Bangui
Mapa da República Centro-Africano mostrando Bangui
Coordenadas: 4 ° 22'N 18 ° 35'E Coordenadas: 4 ° 22'N 18 ° 35'E
País Bandeira do Africano Republic.svg Central Central Africano República
Prefeitura Ombella-M'Poko
Governo
• Prefeito Jean-Barkes Gombe-Kette
Área
• total 67 km 2 (26 sq mi)
Elevação 369 m (1.211 pés)
População (2006)
• total 622771
• Densidade 9,295.1 / km 2 (24.074 / sq mi)

Bangui é o capital social de ea maior cidade da República Centro-Africano . A maioria da população da República Centro-Africano vive nas regiões ocidentais do país, perto de Bangui. Embora localizado dentro Ombella-M'Poko prefeitura, é uma comunidade independente e, portanto, politicamente independente da prefeitura circundante.

História

A cidade foi fundada em 1889 no que era então a colônia francesa Haut-Oubangui ('Alta Ubangi'), mais tarde rebatizado Oubangui-Chari e fez parte de África Equatorial Francesa. Nomeado para locais corredeiras, a cidade cresceu ao redor do posto militar francês no Rio Ubangi. Bangui serviu como um centro administrativo na era colonial e continua a ser o centro administrativo do CAR.

Violência generalizada em Bangui seguiu às eleições de Março de 1981, que teve lugar na sequência de uma operação francesa para depor Bedel Bokassa Jean-em 1979 e substituí-lo com David Dacko. Os opositores do impopular Dacko cerco a Bangui e obrigou seu vôo para o exílio. Andre Kolingba então formado o Comité Militaire pour le Redressement Nacional (Veja História da República Centro-Africano).

Em outubro de 1985, uma conferência das autoridades de saúde pública, incluindo representantes da Centros de Controle de Doenças e da Organização Mundial da Saúde reuniram-se em Bangui e definiu a SIDA em África como, "febres prolongadas por um mês ou mais, perda de peso de mais de 10% e diarreia prolongada". Cerca de metade dos casos de SIDA em África com base na definição Bangui são HIV positivo.

Um francês Jaguar aeronave caiu em Bangui março 1986, matando 35 e levando a um ressurgimento do sentimento anti-francês. Andre Kolingba, no entanto, continuou a permitir que os franceses para manter bases militares na República Centro-Africano.

Cerca de 200 soldados Central Africano República se amotinaram em Bangui maio 1996, exigindo salários atrasados e da demissão do Presidente Ange-Félix Patassé. As tropas francesas estacionadas no país reprimiu o motim. Os renegados, no entanto, fortemente saqueados Bangui e matou mais de 50 pessoas.

Depois que o presidente Patassé anunciou um governo de unidade nacional no início de 1997, as tropas amotinadas se recusou a abrir mão de uma base militar em Bangui. New combates eclodiram em junho.

Líder de rebeldes Francois Bozizé tomou o poder, aproveitando Bangui em 2003, expulsando Patassé. A situação na cidade está agora a melhorar, mas a instabilidade normal é ser notado.

Final de 2006, as forças rebeldes sudaneses, supostamente seguindo-se os armados chadianos, entrou na parte norte-oriental do país. O exército francês ainda está presente no CAR, oficialmente para proteger e assistir ao exército local. Melhores, aviões militares franceses armados e organizados (tipo Mirage) teve de responder por bombardear os lugares eram rebeldes foram estacionar. A situação é dito para ser dominado.

Mercer Consultoria de Recursos Humanos nomeado Bangui como a pior cidade 214 de 215 em sua qualidade de pesquisa que vivem de 2009. Bagdá foi a única cidade a ser classificada abaixo Bangui.

Geografia e clima

Geografia

Caminhões em Bangui

Bangui fica às margens do norte do Rio Ubangi logo abaixo uma série de corredeiras que limitam major navegação comercial mais longe rio acima, na fronteira sul. O navegável rio Ubangi vira bruscamente sul abaixo Bangui e se conecta ao rio Congo , a sul do equador perto Brazzaville como seu afluente norte-chefe. O rio marca a fronteira entre a República Centro-Africano e da República Democrática do Congo (RDC). A cidade congolesa de Zongo senta-se em frente ao rio a partir de Bangui.

O centro da cidade encontra-se perto do rio e dispõe de uma ampla arco triunfal dedicado a Bokassa, o Palácio Presidencial e do centro de mercado . Deitado 5 km mais ao norte, no coração da área residencial tem o maior mercado e mais vida noturna. Norte da mentira rolamento cidade colinas.

Clima

A República Centro-Africano está situado a norte do equador e, consequentemente, ao longo do ano altas temperaturas diárias raramente descem abaixo dos altos 80s Fahrenheit. Bangui apresenta um clima tropical úmido e seco. A estação chuvosa vai de maio até outubro. Bangui, estando no sul do país e, portanto, mais próximo do equador, é um pouco mais quente e mais úmido do que as partes do norte do país.

Vários dos bairros de Bangui estão em áreas baixas e são propensas a inundações urbanas recorrente. Por exemplo, as chuvas severas em junho e julho de 2009 deixou 11.000 pessoas desabrigadas.

Os dados climáticos para Bangui
Mês Jan Fevereiro Estragar Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Ano
Fonte: BBC Tempo

Lei e governo

Bangui é uma comuna autônoma (commune autonome) da República Centro-Africano. Com uma área de 67 km², é de longe o menor de alto nível divisão administrativa do CAR na área, mas o mais alto na população a partir de 2003. A cidade de Bangui é composto por 8 distritos urbanos ("arrondissements"), 16 grupos ( 'Groupements') e 205 bairros ('quartiers »).

Economia

Bangui serve como um órgão de administração, comércio e centro comercial. Ele recebeu a sua primeira agência bancária em 1946, quando a Banco da África Ocidental (BAO) estabeleceu uma filial lá. Bangui fabrica incluem os têxteis , produtos alimentícios, cerveja , sapatos , e sabão. As principais exportações são algodão , madeira, café , e sisal. Por causa do conflito em curso, o desemprego pairou perto de 23% na cidade a partir de 2001.

Transporte

Bangui abriga um porto fluvial e é servido por Aeroporto Internacional de Bangui M'Poko ( IATA código de aeroporto BGF); o ex lida com a esmagadora maioria do comércio internacional do país. Rio partem os ferrys para Brazzaville e Zongo. Estradas ligam a cidade de Camarões , Chad , e Sudão .

Telecomunicações

Dois GSM 900 empresas de telecomunicações móveis, Telecel e CAR Nationlink Telecom RCA, operam a partir de Bangui. Estatal Socatel é o principal telecom no CAR e Bangui, e é responsável pela operação e manutenção das comunicações infra-estrutura .

Restaurantes

Existem três tipos de restaurantes em Bangui.

Em primeiro lugar, aqueles com orientação Francesa, embora possam ter ambiente Africano e / ou alimentos Africano. Estes incluem "Relais des Chasses", "L'Equateur", "Tropicana" e "L'Escale".

Em segundo lugar, há restaurantes com foco na culinária estrangeira, como os libaneses "Ali Baba" e "Beyrouth", e um restaurante chinês conhecido simplesmente como "restaurante chinês".

Em terceiro lugar, há vários restaurantes africanos muito popular, especialmente entre os moradores locais, que incluem a célebre "Madame M'boka".

Uma série de bares e barracas de comida de rua também complementam cena culinária de Bangui.

Cultura

Vários periódicos e três jornais diários publicam em Bangui. Outras atrações incluem Bangui Boganda Museum e Palace Bokassa. A Catedral de Notre-Dame em Bangui é a sede do Arquidiocese de Bangui.

Arqueologia

Os estudos arqueológicos e em torno da cidade produziram pelo menos 26 sítios arqueológicos da Idade do Ferro que contêm muitas ferramentas metalúrgicas e objetos, iluminando a história pré-europeu da cidade e arredores.

Estes sítios arqueológicos foram adicionados à UNESCO Património Mundial da lista indicativa em 11 de Abril de 2006, na categoria Cultura.

Educação

Bangui é a casa do Universidade de Bangui, fundada em 1970. A instituição pública, a Universidade de Bangui monopoliza educação universitária não agrícola na República Centro-Africano.

Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Bangui&oldid=363694247 "