Conteúdo verificado

Barclays

Assuntos Relacionados: Empresas

Fundo para as escolas Wikipédia

Esta seleção wikipedia foi escolhido por voluntários que ajudam Crianças SOS da Wikipedia para este Seleção Wikipedia para as escolas. Patrocinar crianças ajuda crianças no mundo em desenvolvimento para aprender também.

Barclays plc
Tipo Público
LSE : BARC
NYSE: BCS
Indústria Bancário
Serviços financeiros
Fundado 1690
Sede Tower Hamlets, Londres, Inglaterra, Reino Unido
Área servida No Mundo Todo
Principais pessoas Marcus Agius
Presidente
John S. Varley
Grupo Chief Executive & Diretor Executivo
Robert Diamante
Presidente
Produtos A banca de retalho
Banca comercial
Investimento bancário
Gestão de investimentos
Private Equity
Receita R $ 29,954 bilhões (2009)
O resultado operacional £ 4585000000 (2009)
Resultado líquido £ 3511000000 (2009)
Total de ativos 1378000000000 £ (2009)
Total do patrimônio líquido £ 47270000000 (2009)
Funcionários 145.000 (2010)
Subsidiárias Barclays Bank plc
Site Barclays.com
O Grupo Barclays é baseada em Canary Wharf.

Barclays plc é um britânico serviços financeiros empresa que opera a nível mundial. É um holding que está listada na London e Bolsas de valores de Nova Iorque, e foi listada na Bolsa de Tóquio até 2008. Ele também é um componente do Índice FTSE 100.

Barclays PLC está classificada como a maior empresa do mundo em 25 por Forbes Global 2000 (2008 lista). Conforme Datamonitor, em participação de mercado, o Barclays é o maior prestador de serviços financeiros a nível mundial com 3,7 trillion dólares de ativos. É o segundo maior banco do Reino Unido e do mundo com base no volume de ativos. O preço das ações caiu 90% no ano a 23 de Janeiro de 2009, mas se recuperou substancialmente, deixando-o mais elevado a partir de 03 de setembro de 2009 do que tinha sido um ano antes.

A sede do banco estão em Um Churchill Place em Canary Wharf, em Londres, de Docklands, tendo se mudado para lá em Maio de 2005 Lombard Street, na City de Londres .

História

Primeiros anos

Este banco tem suas origens de volta a 1690, quando John e Thomas Gould Freame começou a ser negociado como banqueiros ourives em Lombard Street, em Londres. O nome "Barclays" tornou-se associado com o negócio em 1736, quando James Barclay, filho-de-lei de John Freame, um dos fundadores, tornou-se um parceiro no negócio. Em 1728, o banco mudou-se para 54 Lombard Street, que foi identificado pelo "Sign of the Black Spread Eagle ', ao longo dos anos tornando-se uma parte essencial da identidade do banco.

Em 1776 a empresa foi denominado "Barclay, Bevan e Bening" e assim permaneceu até 1785, quando um outro parceiro, John Tritton, que havia se casado com uma Barclay, foi admitido, eo negócio, em seguida, tornou-se "Barclay, Bevan, Barclay e Tritton".

Em 1896 vários bancos em Londres e nas províncias inglesas, nomeadamente Banco de Backhouse de Darlington e Banco de Gurney de Norwich , unidos sob a bandeira do Barclays and Co., uma banco de ações conjuntas. Entre 1905 e 1916 Barclays alargou a sua rede de agências, fazendo aquisições de pequenos bancos ingleses.

Uma nova expansão seguido em 1918, quando o Barclays amalgamado com o London, Provincial e South Western Bank e em 1919, quando o linho Banco britânico foi adquirido pelo Barclays Bank, embora o linho Banco britânico manteve uma placa separada de administração e continuou a emitir suas próprias notas de banco (veja Notas de banco de libra esterlina). Então, em 1924, a aquisição prevista de Banco Nacional de Kingston atingiu quase terminada, mas foi interrompido três dias antes da finalização.

Do pós-guerra

Sede Barclays Global Investors em Howard Street em San Francisco, Califórnia.

Em 1965 Barclays estabeleceu uma filial dos EUA, Barclays Bank da Califórnia em San Francisco .

Barclaycard, o primeiro cartão de crédito no Reino Unido, foi lançado em 1966 e em 1967 o Barclays lançou o primeiro do mundo ATM Multibanco no Enfield, Londres norte. O ator britânico Reg Varney foi o primeiro a usar o caixa eletrônico.

Em 1969, a fusão planejada com Martins Banco e Lloyds Bank foi bloqueada pelo Fusões e Monopólios Comissão, mas a aquisição de Martins Banco por conta própria era permitido. Também nesse ano o Filial britânica de linho Banco foi vendido para o Bank of Scotland, em troca de uma participação de 25%, uma transação que entrou em vigor a partir de março 1971.

Em 1980, o Barclays Bank International expandiu seus negócios para incluir crédito comercial e assumiu americana Credit Corporation, renomeando-o BarclaysAmerican.

Barclays tornou-se o primeiro banco a re-abrir filiais nas manhãs de sábado, em 1982, 20 anos após a prática terminou. Dois anos depois, em 1984, o Barclays registou lucros recorde.

No ano seguinte, Barclays Bank e Barclays Bank International fundiu: como parte da reorganização societária, o ex Barclays Bank PLC se tornou uma holding do grupo, rebatizado como Barclays PLC e Reino Unido banca de retalho foi integrado no âmbito do antigo BBI, e renomeado Barclays Bank PLC.

Em 1985 Barclays apresentou Connect, o primeiro cartão de débito no Reino Unido.

Venda de negócios Africano Sul

Depois, em 1986 Barclays vendeu operar seus negócios sob o Sul Africano Nome do Barclays National Bank depois de protestos contra o envolvimento do Barclays na África do Sul e sua apartheid governo. Também nesse ano Barclays comprou de Zoete e Bevan e Wedd Durlacher para formar BZW e para aproveitar a Big Bang na London Stock Exchange .

Em 1988 Barclays vendeu Barclays Bank of California para Wells Fargo Bank, NA

Edgar Pearce, o "Carnaval Bomber", começou uma campanha de terror contra o banco eo cadeia de supermercados Sainsbury em 1994.

Em 1996 Barclays comprou Wells Fargo Nikko Investment Advisors (WFNIA) e fundiu-a com BZW Investment Management para formar Barclays Global Investors.

Dois anos mais tarde - em 1998 - o negócio BZW foi quebrado e peças foram vendidas a Credit Suisse First Boston: Barclays manteve o negócio da dívida, que formaram a base do que é agora Barclays Capital.

Em 1999, em um movimento incomum, como parte da tendência no momento para ISPs livres, Barclays lançou um serviço de internet chamado Barclays.net: esta entidade foi adquirida pela British Telecom em 2001.

O novo milênio

Barclays na Queen Street em Morley, West Yorkshire

O ano de 2000 viu a aquisição de Woolwich plc (ex- Woolwich Building Society). Então, em 2001 Barclays fecharam 171 sucursais no Reino Unido, muitos deles em comunidades rurais: Barclays se auto-intitulava "THE BIG BANK", mas este nome foi rapidamente dado um perfil baixo após uma série de acrobacias PR embaraçosas.

Em 2003 Barclays comprou a empresa de cartão de crédito American Juniper Banco de CIBC, re-branding como "Barclays Bank Delaware". No mesmo ano, a aquisição do Banco Zaragozano, o banco espanhol 11º.

Barclays assumiu o patrocínio da Premier League a partir de Barclaycard em 2004.

Em 2005 Barclays fechou um R $ 2,6 bilhões aquisição da Absa Group Limited, o maior banco de varejo da África do Sul, a aquisição de uma participação de 54% em 27 de Julho de 2005.

Então, em 2006, o Barclays adquiriu o HomEq Servicing Corporation por $ 469.000.000 em dinheiro a partir de Wachovia Corp. Nesse ano também viu a aquisição do site financeiro Comparetheloan e Barclays anunciando planos para rebrand ramos Woolwich como Barclays, migrando clientes Woolwich para contas Barclays e migrando processos de back-office para sistemas Barclays - a marca Woolwich era para ser usado para Barclays hipotecas.

Em janeiro de 2007 Barclays anunciou que adquiriu os direitos de nomeação para o Centro de Barclays, uma proposta de arena de 18.000 lugares em Brooklyn, Nova Iorque, onde o New Jersey Nets planejado para mudar.

Planejada fusão com o ABN AMRO

Em março de 2007 Barclays anunciou planos de fundir com ABN AMRO, o maior banco da Holanda. No entanto, em 05 de outubro de 2007 Barclays anunciou que tinha abandonado sua oferta, citando apoio insuficiente por acionistas do ABN. Menos de 80% das ações foram ofertadas para o cash-e-oferta de ações do Barclays. Isso deixou o consórcio liderado pela Royal Bank of Scotland livre para prosseguir com a sua $ 99,9 centavos contra-oferta pelo ABN AMRO.

Para ajudar a financiar sua oferta pelo ABN AMRO, o Barclays vendeu uma participação de 3,1% para China Development Bank e uma participação de 3% a Temasek Holdings, braço de investimentos do governo de Cingapura.

Também em 2007 Barclays concordou em comprar Equifirst Corporação de Regions Financial Corporation por US $ 225 milhões. Esse ano também viu Barclays Pessoal de Gestão de Investimentos anunciar o fechamento de sua operação em Peterborough e sua re-localização para Glasgow, demitindo cerca de 900 membros do pessoal.

Financiamento

Em 30 de agosto de 2007, o Barclays foi forçado a emprestar R $ 1,6 bilhão (US $ 3,2 bilhões) do Banco da Inglaterra esterlina facilidade de espera. Isto é feito disponível como um último recurso, quando os bancos são incapazes de liquidar as suas dívidas a outros bancos no final de negociação diária. Apesar dos rumores sobre a liquidez do Barclays, o empréstimo foi necessária devido a um problema técnico com a sua rede informatizada de liquidação. Um porta-voz do Barclays foi citado como dizendo: "Não há problemas de liquidez nos mercados do Reino Unido. Próprio Barclays está nivelada com liquidez."

Em 9 de novembro de 2007, ações do Barclays caíram 9% e foram mesmo suspensos temporariamente por um curto período de tempo, devido a rumores de uma exposição R $ 4,8 bilhões (US $ 10 bilhões) para créditos de liquidação duvidosa em os EUA. No entanto, um porta-voz do Barclays negou os rumores. Subsequentes write-downs no banco foram anunciados para ser £ 1 bilhão (1900 milhões dólares), muito menos do que se temia.

Em julho de 2008, o Barclays tentou levantar R $ 4,5 bilhões por meio de uma emissão de direitos não-tradicional para reforçar o seu rácio de capital Tier 1 enfraquecida, que envolveu um direito oferecer aos acionistas existentes e da venda de uma participação de Sumitomo Mitsui Banking Corporation. Apenas 19% dos acionistas assumiram seus direitos deixando os investidores China Development Bank e Qatar Investment Authority com o aumento das participações no banco.

Em 2008 Barclays comprou a marca Goldfish cartão de crédito para 70 milhões dólares americanos ganhando 1,7 milhões de clientes, e US $ 3,9 bilhões em recebíveis. Barclays também comprou uma participação controladora no banco de varejo russo Expobank para 745 milhões dólares americanos. No final do ano Barclays iniciou suas Paquistão operações com financiamento inicial de US $ 100 milhões.

Aquisição do Lehman Brothers

Em 16 de setembro de 2008, o Barclays anunciou o seu acordo para a compra, sujeita à aprovação regulamentar, as divisões de banco de investimento e de negociação de O Lehman Brothers, um conglomerado financeiro dos Estados Unidos que havia pedido a falência. No acordo, o Barclays adquirirá também o edifício da sede de Nova York do Lehman Brothers.

Em 20 de setembro de 2008, uma versão revista do acordo, um plano de 1,35 bilhões dólares (£ 700 milhões) para o Barclays Plc para adquirir o negócio principal do Lehman Brothers (principalmente Lehman de 960 milhões dólares Midtown Manhattan escritório arranha-céu, com a responsabilidade de 9.000 ex-funcionários), foi aprovado. Corte de Manhattan falência juiz James Peck, após uma audiência 7 horas, governado: "Eu tenho que aprovar esta operação, porque é a única transação disponível Lehman Brothers se tornou uma vítima, na verdade o único ícone verdadeiro a cair em um tsunami que se abateu sobre o crédito. mercados. Esta é a audiência falência mais importante que eu já sentou-se completamente. Ela nunca pode ser considerada como precedente para casos futuros. É difícil para mim imaginar uma emergência semelhante. "

Luc Despins, o conselho comissão de credores, disse: "A razão pela qual nós não estamos objetando realmente é baseado na falta de uma alternativa viável Nós não apoiar a operação porque não tinha sido suficiente tempo para analisá-lo corretamente.". No acordo alterado, o Barclays iria absorver 47,4 bilhões dólares em títulos e assumir 45.500 milhões dólar no passivo de negociação. O advogado de Lehman Harvey R. Miller de Weil, Gotshal & Manges, disse que "o preço de compra para os componentes imobiliários do negócio seria 1290 milhões dólares, incluindo 960 milhões dólares para a sede do Lehman Nova York e $ 330.000.000 por dois centros de dados New Jersey. Estimativa original do Lehman valorizado a sua sede em 1,02 dólares bilhões, mas uma avaliação de CB Richard Ellis esta semana avaliado em US $ 900 milhões. " Além disso, o Barclays não comprará unidade Águia Energia do Lehman, mas terá entidades conhecidas como a Lehman Brothers Canada Inc, a Lehman Brothers Sudamerica, a Lehman Brothers Uruguai e seus negócios de Gestão de Investimento Privado para indivíduos de alta renda. Finalmente, o Lehman reterá 20.000 milhões dólares de ativos mobiliários em que a Lehman Brothers Inc não estão sendo transferidos para o Barclays. Barclays tinha um passivo potencial de US $ 2,5 bilhões a serem pagos como indenização, se não escolhe para reter alguns empregados do Lehman além das garantidos 90 dias.

Desenvolvimentos recentes

Reuters relatou mais tarde que o Governo britânico iria injetar £ 40000000000 (69.000 milhões dólares) em três bancos, incluindo Barclays, que poderiam buscar mais de £ 7 bilhões. Barclays confirmou mais tarde que ele rejeitou a oferta do Governo e, ao invés, levantar £ 6500000000 de novo capital (£ 2 bilhões até cancelamento de dividendos e £ 4500000000 de investidores privados).

Em janeiro de 2009, a imprensa divulgou que mais capital pode ser necessária e que enquanto o governo poderia estar disposto a financiar este, pode ser incapaz de fazê-lo porque o investimento de capital anterior do Estado do Catar foi sujeito a uma condição de que nenhum terceiro pode colocar em mais dinheiro sem as Qataris recebem compensação no valor das ações tinha ordenado em outubro de 2008.

Em março de 2009, foi relatado que em 2008, o Barclays recebeu bilhões de dólares de seus contratos de seguro com AIG, incluindo US $ 8,5 bilhões dos fundos fornecidos pelos Estados Unidos contribuintes para socorrer a AIG.

Em 12 de junho de 2009, o Barclays vendeu sua unidade Global Investors, que inclui o seu negócio de fundos negociados em bolsa, iShares, a BlackRock por US $ 13.5bn.

Standard Life vendido Padrão Vida Bank plc ao Barclays Plc em outubro de 2009. A venda concluída em 1 de Janeiro de 2010.

Em 11 de novembro de 2009, Barclays e First Data, fornecedora global de tecnologia de informação comércio, firmaram um acordo segundo o qual o Barclays vai migrar uma gama de carteiras de cartões à sua emissão e de financiamento ao consumidor plataforma da First Data.

Em 13 de fevereiro de 2010 Barclays anunciou que iria pagar mais de £ 2 bilhões em bônus.

Operações

Constituintes do Grupo Barclays

  • Barclays Bank PLC
  • Mercers cobrança agência
  • Barclays Bank Delaware (anteriormente Barclaycard US, originalmente Juniper Bank, adquiriu 2003)
  • Barclays Banco de Varejo - Reino Unido banco de compensação
  • Barclays Commercial Bank - Lidar com médio e negócios corporativos maiores em todo o mundo.
  • Barclays Wealth - Stockbrokers, Offshore e Banco privado
  • Barclays Private Clients International Ltd. - subsidiária com sede na Ilha de Man , com filiais nas Ilhas do Canal
  • Barclays Private Equity
  • Barclaycard - negócio cartão de crédito global
  • Barclaycard US - independente da operação global Barclaycard, esta é uma operação de cartão de crédito dos Estados Unidos da corporação (anteriormente conhecida como "A Juniper Banco"). Questões cartões de crédito de marca, como a US Airways, Midwest Airlines, Frontier Airlines MasterCard, Airtran Airways Cartão Visa, e Apple Store Visa e MasterCard contas.
  • Barclays Capital - O banco de investimentos
  • Barclays Global Investors - Empresa de gestão de investimentos
  • Woolwich plc - UK marca hipoteca
  • Barclays África - Para ser transferidos para ABSA (África do Sul)
  • Barclays Espanha (550 agências)
  • Barclays Portugal (162 agências)
  • Barclays França
  • Barclays Marrocos
  • Barclays Bank LLC (Russia)
  • Barclays Paquistão
  • Absa Group Limited (África do Sul)
  • FirstPlus Financial Group PLC
  • Barclays Parceiro Finanças (ex- Clydesdale Serviços Financeiros)
  • Barclays India
  • Barclays Technologies Centro China
  • Barclays Center Technologies Índia
  • PT Banco Barclays Indonésia, anteriormente conhecido como PT Banco Akita (devido a ser rebatizada Barclays Bank Indonésia)
  • Barclays Croácia

Estrutura organizacional

Barclays é dirigido por Marcus Agius, o presidente do Grupo, que se juntou ao Conselho em 1 de Setembro de 2006 e sucedeu Matthew Barrett como Presidente a partir de 1 de Janeiro de 2007. Agius é também o diretor executivo sênior da BBC e ex-presidente da BAA PLC, Presidente da Lazard em Londres e um vice-presidente da Lazard LLC até 31 de Dezembro de 2006.

Reportando-se diretamente ao Presidente do Grupo é John Varley, o CEO do Grupo, que é responsável pela direção estratégica e planejamento de todas as operações do Barclays. Varley foi nomeado para o cargo em setembro de 2004 antes que ele atuou como vice-presidente-executivo (janeiro-setembro de 2004) e Diretor Financeiro do Grupo (2000-2003).

Em novembro de 2009 John Varley realinhou as empresas Barclays Global Retail Banking em e Corporate and Investment Banking e Wealth Management. Global Retail Banking compreende UK Retail Banking, Barclaycard, as operações de varejo na Europa Ocidental e nos mercados emergentes empresas, e operações de varejo e tecnologia. Banking e Wealth Management Corporate and Investment compreende Barclays Capital, Barclays Commercial Bank e Barclays Wealth. Isso resultou em algumas alterações na equipe de liderança e uma expansão do Comitê Executivo do Grupo (ExCo).

Filial do Barclays em Westminster

Conselho de Administração e da Comissão Executiva

O Conselho Executivo, a partir de Novembro de 2009, é composto por:

  • Robert E. Diamond, Jr. - Presidente do Grupo, Barclays PLC; e CEO, Barclays Corporate & Investment Banking e Wealth Management.
  • Chris Lucas - Diretor Financeiro do Grupo, o Barclays PLC.
  • Antony Jenkins - CEO, Barclays Global Retail Banking.
  • Jerry del Missier - Co-Chief Executive, Barclays Corporate & Investment Banking.
  • Rico Ricci - Co-Chief Executive, Barclays Corporate & Investment Banking.
  • Tom Kalaris - Chefe do Executivo, Barclays Wealth Management.
  • Maria Ramos - CEO, Absa.
  • Mark Harding - Conselho Geral do Grupo, o Barclays PLC.
  • Robert Le Blanc - Chief Risk Officer, o Barclays PLC.
  • Cathy Turner - Grupo Diretor de Recursos Humanos, o Barclays PLC.

reportando-se John Varley.

reportando-se Chris Lucas.

responsável por Recursos Humanos, Estratégia, Assuntos Corporativos, Marca e Marketing e comunicação para Robert E. Diamond Jr.

A empresa não tem COO ou CIO. Paul Idzik, o ex-COO, completou um redesenho organizacional que viu funções de TI transferida para as divisões de núcleo de negócios - Global Retail & Commercial Banking e Investment Banking - e, após a conclusão Idzik renunciou ao cargo.

Os membros do conselho são:

  • Marcus Agius - Presidente
  • David Booth - Diretor Não Executivo
  • Sir Richard Broadbent - Conselheiro Independente Senior
  • Leigh Clifford - Administrador Não Executivo
  • Fulvio Conti - Administrador Não Executivo
  • Professor Sir Andrew Likierman - Administrador Não Executivo
  • Sir Michael Rake - Administrador Não Executivo
  • Stephen Russell - Administrador Não Executivo
  • Sir John Sunderland - Administrador Não Executivo
  • Paciência Wheatcroft - Administrador Não Executivo
  • Simon Fraser - Administrador Não Executivo

Ramos

Barclays tem mais de 1.800 sucursais de rua do Reino Unido (incluindo ex-filiais Woolwich) e também juntou-se com a Post Office Ltd para oferecer serviços bancários pessoais para clientes que vivem perto de uma agência dos Correios e aqueles que precisam de serviços financeiros, como empréstimos garantidos ou não garantido.

Em todo o mundo, o Barclays tem mais de 4.750 filiais em mais de 50 países.

A maioria das agências do Barclays têm 24/7 Máquinas de dinheiro . Clientes do Barclays e clientes de muitos outros bancos Barclays pode usar caixas eletrônicos de forma gratuita.

Barclays Capital é um forte braço de investimentos de propriedade da Barclays Bank PLC. Barclays Capital criou um negócio de fundos de investimento que lida com bilhões de libras por dia, iShares. Depois de muito debate, o presidente Bob Diamond, do Barclays, juntamente com outros chefes Barclays escolheu para vender o negócio iShares para impulsionar ainda mais capital. O preço preliminar para o negócio é de R $ 3 bilhões, embora o Barclays tem a flexibilidade para vender a um preço mais elevado, caso o licitante mostrar interesse antes do prazo de venda.

Barclays é um membro da Aliança Global ATM.

Patrocínios

Barclays publicidade no lado de um Leeds táxi.

Desde 2004, o Barclays tem patrocinado a Premier League e, a partir de 2006, o Churchill Cup. Barclays também patrocinou a Liga de Futebol, de 1987 até 1993, sucedendo Hoje jornal e sendo substituído por Endsleigh Insurance. Ele também patrocinou os 2.008 Dubai Tennis Championships. Em 2009 foi a patrocinadora oficial da Tennis Masters Cup .

Barclays é um dos principais patrocinadores de torneios de golfe profissionais do mundo inteiro, a Barclays Scottish Open no European Tour em Loch Lomond, desde 2002, o clássico do Barclays no PGA Tour 2005-2006, que se tornou O Barclays, em 2007, o primeiro dos quatro torneios do playoff para o FedEx Cup, e desde 2006 Barclays tem sido patrocinador do título para o Singapore Open, o aberto nacional mais rico da Ásia, e desde 2009 tem sido co-sancionado com o European Tour. Barclays também patrocina PGA TOUR estrela Phil Mickelson.

Controvérsia

O envolvimento com a África do Sul sob o apartheid

Barclays banco era conhecido por muitos na década de 1980 como "Boerclaysbank ', devido ao seu envolvimento continuado na África do Sul durante o Apartheid regime. Um boicote estudante do banco levou a uma queda na sua participação no mercado de estudante Reino Unido a partir de 27 por cento para 15 por cento no momento em que retirou em 1986.

Em 2006, um grupo ativista sul-Africano, o Jubileu África do Sul apoiou Khulumani Grupo de Apoio, procurado reparação de Barclays, além de Citigroup, BP , Royal Dutch Shell , Ford , GM, e Deutsche Bank por seus papéis indiretamente apoiando o governo do apartheid na África do Sul durante os anos 1970 e 1980. Os processos judiciais estão sendo ouvidas no Segundo Circuito de Apelações em Nova York, eo Sul Africano Ministério da Justiça está buscando extinção do processo, alegando que ela mina a sua soberania nacional.

O apoio financeiro para o governo no Zimbabué

Barclays ajuda a financiar Presidente O governo de Robert Mugabe no Zimbabwe . O mais controverso de um conjunto de empréstimos concedidos pelo Barclays é a £ 30m dá para ajudar a sustentar reformas agrárias que viu Mugabe aproveitar terras agrícolas de propriedade de brancos e dirigir mais de 100.000 trabalhadores negros de suas casas. Os opositores têm chamado envolvimento do banco um "desgraça" e um "insulto" aos milhões de pessoas que sofreram violações dos direitos humanos. Os porta-vozes dizem que o banco Barclays teve clientes no Zimbábue durante décadas e abandoná-los agora iria piorar a situação, "Estamos empenhados em continuar a prestar um serviço aos clientes no que é claramente um ambiente operacional difícil".

Barclays também fornece dois dos associados de Mugabe com contas bancárias, ignorando as sanções da União Europeia sobre o Zimbabué. Os homens são Elliot Manyika e ministro do serviço público de Nicholas Goche. Barclays tem defendido a sua posição ao insistir que as regras da UE não se aplicam à sua subsidiária 67% do Zimbabué detida porque foi sede fora da UE.

As acusações de lavagem de dinheiro

Em março de 2009, o Barclays foi acusado de violar internacional leis anti-lavagem de dinheiro. Segundo a ONG Global Witness, a filial de Paris do Barclays realizou a conta do presidente guineense Equatorial O filho de Teodoro Obiang, Teodorin Obiang, mesmo depois de evidências de que Obiang tinha desviado receitas do petróleo a partir de fundos do governo surgiu em 2004. De acordo com a Global Witness, Obiang comprou um Ferrari e mantém uma mansão em Malibu com os recursos dessa conta.

Bônus de gerenciamento sênior

Robert Diamond, o cabeça US-nascido de Barclays Capital, foi configurado para receber um bônus de R $ 14.8m em 2008, como Barclays Capital obteve um lucro de R $ 2,3 bilhões no ano, apesar do crise das hipotecas subprime nos os EUA forçando a divisão para tomar uma batida R $ 1,6 bilhão em 2007.

Evasão fiscal

Em março de 2009 Barclays obteve liminar contra The Guardian a retirar do seu site documentos confidenciais que vazaram descrevendo como SCM, estruturado divisão mercados de capital do Barclays, planejava usar mais de R $ 11 bilhões de empréstimos para criar centenas de milhões de libras de benefícios fiscais, através de "um circuito elaborado de empresas Ilhas Cayman , parcerias norte-americanas e subsidiárias Luxemburgo ". Em um editorial sobre o assunto, o Guardião salientou que, devido à incompatibilidade de recursos, coletores de impostos ( HMRC) tem agora a confiar em sites como o Wikileaks para obter esses documentos, e de fato os documentos em questão já apareceu Wikileaks. Separadamente, outro denunciante Barclays revelou vários dias mais tarde que as operações de SCM tinha produzido entre R $ 900 milhões e R $ 1 bilhão em evasão fiscal em um ano, acrescentando que "Os negócios começam com impostos e, em seguida, finalidade comercial é adicionado a eles."

Links para o comércio de armas

Em dezembro de 2008 a caridade anti-pobreza britânico War on Want divulgou um relatório que documenta a extensão em que o Barclays e outros bancos comerciais do Reino Unido investir, prestar serviços bancários para e fazer empréstimos a empresas de armas. A caridade, escreve no seu relatório que o Barclays é o maior investidor de armas do mundo, segurando £ 7300000000 em ações nos fabricantes de armas. O relatório também detalha relações Barclays com produtores conhecidos de munições cluster e urânio empobrecido.

Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Barclays&oldid=366589587 "