
Barroco
Fundo para as escolas Wikipédia
Esta seleção Wikipedia está offline disponível a partir de Crianças SOS, para distribuição no mundo em desenvolvimento. Crianças SOS tem cuidado de crianças na África por 40 anos. Você pode ajudar o seu trabalho na África ?
- Arte barroca redireciona aqui. Por favor ambigüidade dessas ligações para Pintura barroca, Escultura barroca, etc.




No artes, o barroco foi uma época cultural ocidental, começando aproximadamente na virada do século 17 , em Roma . Ele foi exemplificado pelo drama e grandeza escultura, pintura, literatura , dança, e música .. Na música, o termo 'barroco' aplica-se ao período final da dominância de imitativo contraponto, onde diferentes vozes e instrumentos ecoar outro, mas em tons diferentes, às vezes invertendo o eco, e até mesmo reverter material temático.
A popularidade e sucesso do estilo barroco foi incentivado pela Igreja Católica Romana , que tinha decidido no momento da Concílio de Trento que as artes devem comunicar temas religiosos no envolvimento directo e emocional. O aristocracia também viu o estilo dramático de arquitectura barroca e arte como um meio de impressionar os visitantes e expressando poder e controle triunfante. Palácios barrocos são construídas em torno de uma entrada de tribunais, grandes escadarias e salas de recepção de sequencialmente crescente opulência. Em profusions semelhantes de detalhe, arte, música, arquitetura, literatura e inspirou um ao outro no barroco movimento cultural como artistas exploraram o que poderia criar a partir de padrões repetidos e variados. Alguns traços e aspectos de pinturas barrocas que diferenciam este estilo de outras pessoas são a abundante quantidade de detalhes, muitas vezes policromia brilhante, rostos menos realistas de assuntos, e uma sensação geral de temor, que era um dos objetivos na arte barroca.
A palavra barroco provavelmente deriva da antiga Português substantivo "Barroco-", que é um pérola que não é redondo, mas de forma imprevisível e elaborado. Assim, no uso informal, a palavra barroco pode simplesmente significar que algo é "elaborar", com muitos detalhes, sem referência aos estilos barroco dos séculos XVII e XVIII.
Evolução do Barroco
Começando por volta do ano 1600, as demandas por nova arte resultou no que hoje é conhecido como o barroco. O cânone promulgada na Concílio de Trento (1545-1563), através da qual a Igreja Católica Romana abordadas as artes de representação, exigindo que pinturas e esculturas em contextos da igreja deve falar com os analfabetos, em vez de para o bem-informado, não é usualmente oferecido como uma inspiração do barroco, que apareceu, no entanto, uma geração posterior. Este por sua vez, em direção a uma concepção populista da função da arte eclesiástica é visto por muitos os historiadores de arte como a condução das inovações de Caravaggio eo Irmãos Carracci, os quais estavam trabalhando em Roma naquela época.


O apelo de estilo barroco virou consciente das qualidades espirituoso, intelectuais do século 16 Arte maneirista a um apelo visceral que visa os sentidos. É empregue uma iconografia que era direta, simples, óbvia e dramática. Arte barroca baseou-se em algumas tendências amplas e heróicos em Annibale Carracci e seu círculo, e inspiração encontrada em outros artistas como Caravaggio , e Federico Barocci hoje em dia, às vezes chamado de "proto-barroco '.
Idéias germinais do barroco também pode ser encontrada na obra de Michelangelo e Correggio.
Alguns paralelos gerais em música fazem a expressão "música barroca" útil. Contrastando frase comprimentos, harmonia e contraponto deposto polifonia, e cor orquestral fez uma aparição mais forte. (Ver Música barroca.) Fascínio semelhante com expressão simples, forte, dramática na poesia, onde grandes ritmos sincopados claras, substituiu o enknotted elaborado símiles metafísicas empregados por Maneiristas como John Donne e imagens que foi fortemente influenciado pela evolução visuais na pintura, pode ser sentido em John Milton 's Paradise Lost, um épico barroco.
Embora barroco foi substituído em muitos centros pelo rococó estilo, começando em França no final dos anos 1720, especialmente para interiores, pinturas e artes decorativas, arquitetura barroca manteve um estilo viável até o advento do neoclassicismo no final do século 18. Um exemplo proeminente, o napolitano Palácio de Caserta, um palácio barroco (embora em uma casta exterior) que não foi sequer começaram até 1752. Os críticos deram-se a falar de um "período barroco."
Nas pinturas, gestos barrocos são mais amplos do que gestos maneiristas: menos ambígua, menos arcana e misteriosa, mais como os gestos de palco de ópera , um grande forma de arte barroca. Poses Barroco dependem contrapposto ("contrapeso"), a tensão dentro dos valores que se move os planos de ombros e ancas em counterdirections. Ele fez as esculturas quase parece que eles estavam prestes a se mover. Veja David de Bernini (abaixo, à esquerda).
O secador, castigado, menos dramática e colorista, mais tarde fases do século 18 estilo arquitetônico barroco são muitas vezes vistos como uma manifestação Barroco tardio separado. (Ver Claude Perrault.) Características Acadêmicos do neo- Palladian estilo arquitetônico, simbolizadas por William Kent, é um desenvolvimento paralelo na Grã-Bretanha e as colônias britânicas: dentro de portas, projetos de móveis de Kent são vividamente influenciado pelo mobiliário barroco de Roma e Genoa, elementos escultóricos tectônicas hierático nunca quis ser movidos de suas posições completam a elevação da parede. Baroque é um estilo de unidade imposta detalhes ricos e massy.
O Barroco foi definida por Heinrich Wölfflin como a idade em que o oval substituiu o círculo como o centro da composição, a centralização substituído equilíbrio, e colorista e efeitos "pictóricos" começou a tornar-se mais proeminente. Os historiadores de arte, muitas vezes Os protestantes, tradicionalmente têm enfatizado que o estilo barroco evoluiu durante um tempo em que a Igreja Católica Romana teve que reagir contra os muitos movimentos culturais revolucionários que produziram uma nova ciência e novas formas de religião -a Reforma. Tem sido dito que o barroco monumental é um estilo que poderia dar o papado , como monarquias absolutas seculares , formal, impondo forma de expressão que poderia restaurar seu prestígio, ao ponto de se tornar de alguma forma simbólica do Reforma Católica. Se este é o caso ou não, foi desenvolvido com sucesso em Roma , onde a arquitetura barroca amplamente renovado as áreas centrais, com talvez a revisão urbanístico mais importante durante este período de tempo.
Pintura barroca


Uma declaração definindo o que significa barroco na pintura é fornecida pela série de pinturas executadas por Peter Paul Rubens de Marie de Medici no Palácio de Luxembourg em Paris (agora no Louvre) , Em que um pintor Católica satisfeito um padroeiro católico: concepções barroco da era da monarquia, iconografia, manuseio da tinta e composições, bem como a representação do espaço e do movimento.
Havia mais diversas vertentes da pintura barroca italiana, de Caravaggio para Cortona; ambos se aproximando dinamismo emotiva com estilos diferentes. Outro trabalho freqüentemente citado da arte barroca é Bernini Santa Teresa em êxtase para a capela de Cornaro em Santa Maria della Vittoria, que reúne arquitetura, escultura e teatro em uma grande vaidade .
O estilo barroco mais tarde gradualmente deu lugar a um mais decorativo Rococo , que, através de contraste, define ainda barroco.
A intensidade ea rapidez da arte barroca e seu individualismo e em coisas como a prestação convincente de pano e pele observada-detalhe texturas tornar-se um dos períodos mais interessantes da arte ocidental.
Escultura barroca
Na escultura barroca, grupos de figuras assumiu uma nova importância, e não havia um movimento dinâmico e energia do ser humano forms- eles espiral em torno de um vórtice central de vazio ou chegou fora no espaço circundante. Pela primeira vez, a escultura barroca muitas vezes tinham vários ângulos de visão ideais. A escultura barroca característica adicionou elementos extra-escultóricos, por exemplo, iluminação escondida, ou água fontes. Aleijadinho no Brasil também foi um dos grandes nomes da escultura barroca, e sua obra-prima é o conjunto de estátuas do Santuário de Bom Jesus de Matosinhos em Congonhas. As esculturas em pedra-sabão de antigos profetas testamento ao redor do terraço são consideradas entre seus melhores trabalhos.
A arquitetura, a escultura e as fontes das Bernini (1598-1680) dão altamente características do estilo barroco cobrado. Bernini foi sem dúvida o escultor mais importante do período barroco. Ele se aproximou de Michelangelo em sua omnicompetence: Bernini esculpido, trabalhou como arquiteto, pintado, escreveu peças de teatro e espetáculos encenados. No final do século 20 Bernini foi mais valorizado pela sua escultura, tanto para seu virtuosismo em cinzelar mármore e sua capacidade de criar figuras que combinam o físico eo espiritual. Ele também era um bom escultor de retratos do busto em alta demanda entre os poderosos.
De Bernini Cornaro capela: a obra de arte completa
Um bom exemplo da obra de Bernini que nos ajuda a compreender o Barroco é o seu St. Theresa em Ecstasy (1645-1652), criado para a Capela Cornaro da igreja de Santa Maria della Vittoria, Roma . Bernini projetou toda a capela, um espaço subsidiária ao longo do lado da igreja, para a família Cornaro.


Santa Teresa, o ponto focal da capela, é uma estátua de mármore branco macio cercado por um enquadramento arquitectónico mármore policromático. Esta estrutura funciona para ocultar uma janela que ilumina a estátua de cima. Em relevo raso, grupos de figuras esculpidas da família Cornaro habitam em caixas de ópera ao longo das duas paredes laterais da capela. A configuração coloca o espectador como um espectador em frente da estátua com a família Cornaro inclinado para fora de seus assentos de caixa e esticando a frente para ver o êxtase místico do santo. St. Theresa é altamente idealizado e em um cenário imaginário. St. Teresa de Ávila, um santo popular da Reforma Católica, escreveu sobre suas experiências místicas que visam as freiras de sua Ordem Carmelita; estes escritos tinha tornado leitura popular entre os leigos interessados em perseguir a espiritualidade. Em seus escritos, ela descreveu o amor de Deus como perfurando seu coração como uma flecha em chamas. Bernini literaliza esta imagem, colocando St. Theresa em uma nuvem, enquanto uma figura Cupido detém uma flecha de ouro (a seta é feita de metal) e sorri para ela. A figura angelical não está se preparando para mergulhar na seta em seu coração- vez, ele retirou-lo. O rosto de St. Theresa não reflete a expectativa de ecstasy, mas a sua realização atual.
Este é amplamente considerado o gênio do barroco embora essa mistura de imagens religiosas e erótico foi extremamente ofensivo no contexto de contenção neoclássico. No entanto, Bernini era um católico devoto e não estava tentando satirizar a experiência de um freira casto. Em vez disso, ele teve como objetivo retratar a experiência religiosa como um intensamente física. Theresa descreveu sua reação corporal à iluminação espiritual em uma linguagem de ecstasy usado por muitos místicos, e representação de Bernini é sério.
A família Cornaro promove-se discretamente nesta capela; eles são representados visualmente, mas são colocados nas laterais da capela, testemunhando o evento a partir das varandas. Como numa Ópera, a Cornaro tem uma posição privilegiada em relação ao espectador, em sua reserva particular, mais perto do santo; o espectador, no entanto, tem uma melhor vista a partir da frente. Eles atribuem o seu nome para a capela, mas St. Theresa é o foco. É uma capela privada no sentido de que ninguém poderia dizer missa no altar sob a estátua (no século 17 e, provavelmente, através do 19) sem a permissão da família, mas a única coisa que separa o espectador a partir da imagem é o altar rail. As funções de óculos, tanto como uma demonstração de misticismo e como um pedaço de orgulho da família.
A arquitetura barroca






Na arquitetura barroca, nova ênfase foi colocada na aglomeração corajoso, colunatas, cúpulas, de luz e sombra ( chiaroscuro), efeitos de cor "pictórica", ea peça ousada de volume e vazio. No interior, o movimento barroco ao redor e através de um vazio informado escadarias monumentais que não tinha paralelo na arquitetura anterior. A outra inovação barroca no interior mundanas era o apartamento do estado, uma sequência processional de interiores cada vez mais ricos, que culminaram em uma sala de câmara presença ou trono ou um quarto do estado. A sequência de escadas monumentais seguido de um apartamento de estado foi copiado em menor escala em todos os lugares em habitações aristocráticas de quaisquer pretensões.
A arquitetura barroca foi retomada com entusiasmo no centro de Alemanha (ver, por exemplo Palácio de Ludwigsburg e Zwinger Dresden), Áustria e Rússia (ver por exemplo, Peterhof e Catherine Palace). Em Inglaterra o culminar de arquitetura barroca foi incorporado no trabalho por Sir Christopher Wren , Sir John Vanbrugh e Nicholas Hawksmoor, de ca. 1660 até cerca de 1725. Muitos exemplos da arquitetura barroca e urbanismo são encontrados em outras cidades europeias, e na América Latina. Urbanismo deste período caracterizado irradiando avenidas interceptam em praças, o que levou sugestões de Barroco jardim plans.In Sicília, barroco desenvolveu novas formas e temas como em Noto, Ragusa e Acireale "Basilica di San Sebastiano"
Teatro barroco
No teatro, os conceitos elaborados, multiplicidade de enredo gira, ea variedade de situações características de Maneirismo ( tragédias de Shakespeare , por exemplo) foram substituídas por ópera , que reuniu todas as artes em um todo unificado.
teatro evoluiu no período barroco e se tornou um experiência multimídia, começando com o espaço arquitetônico real. Na verdade, grande parte da tecnologia utilizada na Broadway atuais ou comerciais execuções foi inventado e desenvolvido durante esta época. A fase poderia mudar a partir de um jardim romântico para o interior de um palácio em uma questão de segundos. Todo o espaço tornou-se uma área selecionada emoldurado que só permite que os usuários vejam uma ação específica, escondendo toda a maquinaria e tecnologia - principalmente cordas e polias.
Esta tecnologia afetou o conteúdo das peças narrados ou realizadas, praticando no seu melhor a Solução deus ex machina. Deuses foram finalmente capazes de descer - literalmente - dos céus e resgatar o herói nas situações absurdas até mesmo mais extremas e perigosas,.
O termo Theatrum Mundi - o mundo é um palco - também foi criado. O domínio social e político no mundo real é manipulado exatamente da mesma maneira como o ator e as máquinas estão apresentando / limitação que está sendo apresentado no palco, escondendo seletivamente toda a maquinaria que faz com que as ações acontecem. Há um documentário alemão maravilhoso chamado Theatrum Mundi que retrata claramente as extensões políticos do barroco e seu principal representante, Louis XIV .
Os filmes Vatel, Farinelli, ea encenação de Orfeu de Monteverdi no Gran Teatre del Liceu em Barcelona, dar uma boa idéia do estilo de produções da preiod barroco. O músico norte-americano William Christie e Les Arts Florissants ter realizado uma extensa pesquisa sobre todo o barroco ópera francesa, executando peças de Charpentier e Lully, entre outros que são extremamente fiéis às criações originais do século 17.
Literatura e filosofia barroca
Barroco realmente expressa novos valores, os quais muitas vezes estão resumidos na utilização de metáfora e alegoria, amplamente encontrada na literatura barroca, e na pesquisa para o "maraviglia" (maravilha, espanto - como em Marinism), a utilização de artifícios. Se Maneirismo foi uma primeira brecha com renascentista, barroco era uma língua oposta. A dor psicológica do homem - um tema dissolvida após a Copérnico e os luteranos revoluções em busca de âncoras sólidas, uma prova de um "poder humano final" - era para ser encontrada tanto na arte e na arquitetura do período barroco. A parte relevante das obras foi feito em temas religiosos, uma vez que a Igreja Romana foi o principal "cliente".
Virtuosismo foi pesquisado por artistas (eo virtuoso se tornou uma figura comum em qualquer arte), juntamente com realismo e cuidar de detalhes (alguns falam de uma "complexidade" típico).
O privilégio dado a formas externas teve de compensar e equilibrar a falta de conteúdo que tem sido observado em muitas obras barrocas: Marino " Maraviglia ", por exemplo, está praticamente feito da mera forma pura,. Fantasia e imaginação deve ser evocado no espectador, no leitor, no ouvinte. Tudo foi centrada em torno do homem individual, como uma relação linear entre o artista, ou diretamente a arte e seu usuário, sua cliente. A arte é, em seguida, menos distante do usuário, aproximando-o mais diretamente, resolvendo o fosso cultural que é utilizado para manter a arte e usuário reciprocamente agora, por Maraviglia. Mas o aumento da atenção ao indivíduo, também, criado nesses regimes alguns gêneros importantes como o Romanzo ( romance ) e formas populares ou locais autorizados de arte, especialmente a literatura dialectal, para ser colocado em evidência. Em Itália este movimento em direção ao único indivíduo (que alguns definem uma "descida cultural", enquanto outros indicam que como uma possível causa para a clássica oposição ao barroco) causou Latina a ser definitivamente substituído pelo italiano.
Em Espanha , os escritores barrocos são enquadradas no Siglo de Oro. Naturalismo e nitidamente críticas pontos de vista sobre a sociedade espanhola são comuns entre os escritores tais como conceptista Quevedo, enquanto autores culterano enfatizar a importância da forma com imagens complicadas eo uso de hipérbato. Em Catalonia o barroco pegou bem na A língua catalã, com representantes incluindo poetas e dramaturgos como Francesc Fontanella e Francesc Vicenç Garcia, bem como o original livro emblema Atheneo de Grandesa por Josep Romaguera. Na América Colonial Espanhol alguns dos mais conhecidos escritores barrocos foram Sor Juana e Bernardo de Balbuena, no México , e Juan de Espinosa Medrano e Juan del Valle Caviedes, no Peru .
No Império português o mais famoso escritor barroco da época era Padre António Vieira, um Jesuíta que viveu no Brasil durante o século 18 . Escritores secundários são Gregório de Matos e Francisco Rodrigues Lobo.
Em Inglês literatura, o poetas metafísicos representam um movimento intimamente relacionados; sua poesia igualmente procurado metáforas incomuns, que eles então examinadas em detalhe muitas vezes extensa. Seu verso também se manifesta um gosto pelo paradoxo, e voltas deliberadamente criativos e incomuns da frase.
Para a literatura barroca alemã, ver Literatura alemã do período barroco.
Música barroca


O termo barroco também é usado para designar o estilo de música composta durante um período que se sobrepõe à de arte barroca, mas geralmente abrange um período um pouco mais tarde. JS Bach e GF Handel são muitas vezes consideradas suas figuras culminantes.
É uma questão ainda debatido em que medida ações música barroca princípios estéticos com as artes visuais e literárias do período barroco. Um elemento bastante clara, compartilhada é um amor de ornamentação, e talvez seja significativo que o papel de ornamento diminuiu muito na música e arquitetura como o barroco deu lugar ao período clássico.
Deve notar-se que a aplicação do termo "barroco" música é um desenvolvimento relativamente recente. O primeiro uso da palavra "barroco" na música foi apenas em 1919, por Curt Sachs, e não foi até 1940 que foi usado pela primeira vez em Inglês (em um artigo publicado pelo Manfred Bukofzer). Mesmo tão tarde quanto 1960 ainda havia disputa considerável nos círculos acadêmicos sobre se a música tão diversas como que por Jacopo Peri, François Couperin e JS Bach poderia ser significativamente agrupados sob um único mandato estilística.
Muitas formas musicais nasceram naquela época, como o concerto e sinfonia. Formas, tais como a sonata, cantata e oratório floresceu. Além disso, ópera nasceu fora da experimentação do Florentine Camerata, os criadores de monody, que tentou recriar as artes teatrais dos antigos gregos. Na verdade, é exatamente o que o desenvolvimento que é muitas vezes utilizado para designar o início do barroco musical, por volta de 1600. Uma técnica importante usada na música barroca foi o uso de baixo chão, uma linha de baixo repetida. Lamento de Dido por Henry Purcell é um exemplo famoso desta técnica.
Compositores barrocos e exemplos
- Claudio Monteverdi ( 1567- 1643) Vésperas ( 1610)
- Heinrich Schütz ( 1585- 1672), Symphoniae Sacrae ( 1629, 1647, 1650)
- Jean-Baptiste Lully ( 1632- 1687) Armide ( 1686)
- Johann Pachelbel ( 1653- 1706), Canon in D ( 1680)
- Arcangelo Corelli ( 1653- 1713), 12 concerti grossi
- Henry Purcell ( 1659- 1695) Dido e Aeneas ( 1687)
- Tomaso Albinoni ( 1671- 1751 ), Sonata a sei con tromba
- Antonio Vivaldi ( 1678- 1741), As quatro estações)
- Johann David Heinichen ( 1683- 1729)
- Jean-Philippe Rameau ( 1683- 1,764 ) Dardanus ( 1739)
- George Frideric Handel ( 1685- 1759 ), Suíte Water Music ( 1717)
- Domenico Scarlatti ( 1685- 1,757 ), Sonatas para cravo ou Cembalo
- Johann Sebastian Bach ( 1685- 1,750 ), Concertos de Brandenburgo ( 1721)
- Georg Philipp Telemann ( 1681- 1767 ), Der Tag des Gerichts ( 1762 )
- Giovanni Battista Pergolesi ( 1710- 1734), Stabat Mater ( 1736)
Etimologia
A palavra "barroco", como a maioria designações periódicas ou estilísticos, foi inventado por mais tarde críticos, em vez de praticantes das artes nos séculos 18 e início 17o. É um francês transliteração do Português frase "pérola barroca", que significa "irregular pérola "-uma antiga palavra semelhante," Barlocco "ou" Brillocco ", é usado na Roman dialeto para os mesmos pérolas significado e naturais que se afastem das formas habituais, regulares para que eles não têm um eixo de rotação são conhecidos como "pérolas barrocas". Outros lo derivar do termo denotando mnemônico "Baroco", na lógica Escolástica, uma forma supostamente trabalhado de silogismo.
O termo "barroco" foi inicialmente usado com um significado pejorativo, para sublinhar os excessos de sua ênfase. Em particular, o termo foi usado para descrever sua redundância excêntrico e abundância de detalhes barulhento, o que contrastou acentuadamente a racionalidade claro e sóbrio do Renascimento. Ele foi reabilitado pela primeira vez pelo suíço historiador da arte, Heinrich Wölfflin (1864-1945) em sua Renaissance und Barock (1888); Wölfflin identificou o barroco como "movimento importados em massa", uma arte antitética a Renaissance art. Ele não fez a distinção entre Maneirismo e Barroco que os escritores modernos fazem, e ele ignorou a fase posterior, o barroco acadêmica que durou até o século 18. Escritores em francês e Inglês não começou a tratar barroco como um estudo respeitável até a influência de Wölfflin tinha feito bolsa alemã pré-eminente.