Conteúdo verificado

Tubarão-frade

Disciplinas relacionadas: insetos, répteis e peixes

Sobre este escolas selecção Wikipedia

Arranjar uma seleção Wikipedia para as escolas no mundo em desenvolvimento sem internet foi uma iniciativa da SOS Children. Patrocinar uma criança para fazer uma diferença real.

Tubarão-frade
Gama Temporal: Early Oligoceno ao presente
Estado de conservação

Vulnerável ( IUCN 2.3)
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Chondrichthyes
Subclasse: Elasmobranchii
Ordem: Lamniformes
Família: Cetorhinidae
Gill, 1862
Género: Cetorhinus
Blainville, 1816
Espécie: C. maximus
Nome binomial
Cetorhinus maximus
( Gunnerus, 1765)
Range (em azul)

O tubarão-frade, Cetorhinus maximus, é o segundo maior peixe , depois de o tubarão-baleia . É um espécie cosmopolita - é encontrado em todos os oceanos temperadas do mundo. É um movimento lento e geralmente inofensivas alimentador de filtro.

Como outros grandes tubarões , os tubarões-frade estão em risco de extinção devido a uma combinação de baixa resiliência e sobrepesca para abastecer o mercado mundial de barbatanas do tubarão, carne e órgãos.

Distribuição e habitat

O tubarão-frade é um coastal- pelágicos tubarão encontrado mundial em boreal aquecer-temperadas águas em torno das plataformas continentais. Ele prefere águas entre 8 e 14 ° C (46 e 57 ° F). É muitas vezes visto perto de terra e entrará baías fechadas. O tubarão seguirá concentrações de plâncton na coluna de água e é, portanto, muitas vezes visível na superfície. Eles são uma espécie altamente migradora levando a aparições sazonais em determinadas áreas do intervalo.

Anatomia e aparência

Masculino tubarão-frade

O tubarão-frade é um dos maiores tubarões conhecidos, perdendo apenas para o tubarão-baleia . O maior espécime medido com precisão foi preso em uma rede arenque no Bay of Fundy, Canadá em 1851. Seu comprimento total foi de 12,27 (40,3 metros ft), e pesava um número estimado de 19 toneladas. Há relatos de Noruega de três tubarões-frade mais de 12 m (o maior sendo 13,7 m), mas aqueles são considerados duvidosa desde poucos ou nenhuns tubarões em qualquer lugar perto de tal dimensão foram capturados na área desde então. Normalmente, o tubarão-frade alcança um comprimento de entre 6 metros (20 pés) e um pouco mais de 8 metros (26 ft). Alguns espécimes ultrapassar 9 ou até 10 metros (33 pés), mas depois de anos de pesca duro, espécimes desse porte se tornaram extremamente raros.

Estes tubarões possuem o típico plano e corpo lamniform foram confundidas com grandes tubarões brancos . As duas espécies podem ser facilmente distinguidas, no entanto, por mandíbula cavernoso do tubarão-frade (até 1 m de largura, bem abertas, enquanto a alimentação), mais longo e mais óbvia guelras (que quase circundam a cabeça e são acompanhados por bem desenvolvido rastros branquiais), olhos pequenos e circunferência média menor. Grandes tubarões brancos possuem dentes grandes, punhal-like, enquanto os do tubarão-frade são muito menores (5-6 mm) e viciado; apenas os primeiros três ou quatro fileiras de maxilar superior e 6 ou 7 linhas da mandíbula inferior são funcionais. Existem também várias diferenças comportamentais entre os dois (ver Comportamento ).

Outras características distintivas do tubarão-frade incluem um forte Keeled pedúnculo caudal, pele altamente texturizada coberto de escamas placóides e uma camada de muco, um focinho aguçado (o qual está enganchado em amostras distintamente mais jovens), e um semilunar nadadeira caudal. Em grandes indivíduos a barbatana dorsal pode falhanço sobre quando acima da superfície. A coloração é bastante variável (e provável dependente das condições de observação e a condição do próprio animal): normalmente, a coloração é marrom escuro para dorsal preta ou azul desaparecendo a um ventrally branco maçante. Os tubarões são muitas vezes visivelmente marcado, possivelmente através de encontros com lampreias ou tubarões cookiecutter . O fígado do tubarão-frade, que podem ser responsáveis por 25% do seu peso corporal, se estende a todo o comprimento da cavidade abdominal e pensa-se que desempenham um papel na regulação flutuabilidade e armazenamento de energia a longo prazo.

Nas fêmeas, apenas o direito aparece ovário para ser funcional: em caso afirmativo, esta é uma característica única entre os tubarões.

Dieta

O tubarão-frade é um passivo alimentador de filtro, filtrando zooplâncton, pequenos peixes e invertebrados de até 2.000 toneladas de água por hora. Ao contrário do tubarão-boca-grande e tubarão-baleia , o tubarão-frade não aparecer a procurar activamente a sua pedreira, mas não possuem grande bulbos olfativos que podem orientá-lo na direção certa. Ao contrário dos outros grandes alimentadores do filtro, que se baseia apenas na água que é empurrado através das brânquias por natação; o megamouth tubarão e tubarão-baleia pode chupar ou bombear água através de suas brânquias.

Comportamento

Cabeça de um tubarão-frade.

Estudos realizados em 2003 refutaram a ideia de que os tubarões-frade hibernar e mostraram que eles são ativos durante todo o ano. No inverno, os tubarões-frade se deslocar para águas mais profundas (profundidade de até 900 m) se alimentam de plâncton em águas profundas. Etiquetagem Satélite confirmou que os tubarões-frade mover milhares de quilômetros durante os meses de inverno localizar o plâncton. Constatou-se também que os tubarões-frade galpão e renovar seus gillrakers em um processo contínuo, em vez de sobre um curto período.

Eles se alimentam na ou perto da superfície com a boca bem aberta e rastros branquiais ereto. Eles são tubarões (lento alimentar em cerca de 2 nós) e não tente fugir barcos que se aproximam (ao contrário de grandes tubarões brancos). Eles são inofensivos aos seres humanos se deixado sozinho e não serão atraídos para chum.

Os tubarões-frade são animais sociais e escolas de formulário separados por sexo, geralmente em pequenas quantidades (3 ou 4), mas segundo as informações recebidas até 100 indivíduos. Seu comportamento social é pensado para seguir pistas visuais, como, embora os olhos do tubarão-frade são pequenos, eles estão totalmente desenvolvidos e ter sido conhecida a inspecionar visualmente barcos, possivelmente confundindo-as com indivíduos da mesma espécie. As fêmeas são pensados para buscar água rasa para dar à luz.

Estes tubarões têm poucos predadores, mas orcas e tubarões-tigre são conhecidos para se alimentar deles, eo já mencionado lampreias são muitas vezes vistos que lhes são inerentes, embora seja improvável que eles são capazes de cortar através da pele grossa do tubarão.

Mesmo que o tubarão-frade é grande e lenta, isso pode violação e foi relatado que salta completamente fora da água. Este comportamento pode ser uma tentativa de desalojar parasitas ou comensals. Existem dúvidas quanto à precisão dessas observações - uma vez que o tubarão-frade tem uma velocidade de natação topo registrado de 4 mph (6,4 km / h) e não foi observada a saltar, mesmo sob o stress de harpooning.

Reprodução

Os tubarões-frade são ovovivíparos: os embriões em desenvolvimento dependem de um primeiro saco vitelino, e como não existe conexão placentária, que mais tarde se alimentam de não fertilizado óvulos produzidos pela mãe (um comportamento conhecido como oophagy). A gestação é pensado para abranger mais de um ano (mas talvez 2 ou 3 anos), com uma pequena embora desconhecido número de jovens nascidos totalmente desenvolvidos em 1,5-2 m (5-6,5 ft). Apenas uma fêmea grávida é conhecido por ter sido apanhado; ela estava carregando seis jovens por nascer. Acasalamento é pensado para ocorrer no início do verão e do parto no final do verão, seguindo o movimento do sexo feminino em águas costeiras rasas.

O início da maturidade em tubarões-frade não é conhecida, mas pensa-se ser entre a idade de 6 e 13 e em um comprimento de entre 4,6 e 6 m. Freqüência de reprodução também é desconhecida, mas é pensado para ser de 2 a 4 anos.

Os dentes aparentemente inúteis de tubarões-frade pode desempenhar um papel antes do nascimento desde o tubarão-frade parece se alimentar de ovos não fertilizados in utero.

Importância para os seres humanos

O "peixe maravilhoso" descrito no harpista semanal em 24 de outubro de 1868 , foi provavelmente os restos de um tubarão-frade.

Historicamente, o tubarão-frade tem sido um grampo de pesca por causa de sua velocidade de natação lenta, natureza pouco agressiva e números anteriormente abundantes. Comercialmente ele foi colocado para muitos usos: a carne para a alimentação ea farinha de peixe, a pele para couro, e a sua grande fígado (que tem um elevado conteúdo esqualeno) para óleo. É actualmente pescadas principalmente para suas aletas (para sopa de barbatana de tubarão). Peças (como cartilagem) são também utilizados em medicina tradicional chinesa e como um afrodisíaco no Japão , aumentando ainda mais a demanda.

Como resultado de números rápido declínio, o tubarão-frade foi protegido eo comércio de seus produtos restrito em muitos países. Ele é totalmente protegida no Reino Unido , Malta , Florida e US Golfo e águas do Atlântico . Pesca alvo de tubarões-frade é ilegal na Nova Zelândia .

É tolerante com barcos e mergulhadores aproximam-lo e pode até mesmo círculo mergulhadores, tornando-se um empate importante para turismo de mergulho em áreas onde é comum.

Tubarões-frade e criptozoologia

Em várias ocasiões, " Globster "cadáveres inicialmente pensado para ser serpentes do mar ou plesiossauros foram mais tarde identificados como susceptíveis de ser os cadáveres em decomposição de tubarões-frade, como no Stronsay besta eo Casos Zuiyo Maru.

Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Basking_shark&oldid=227761216 "