Conteúdo verificado

Beterraba

Assuntos relacionados: Alimentos ; Plantas

Fundo para as escolas Wikipédia

Este conteúdo da Wikipedia foi escolhida pela SOS Children para adequação nas escolas de todo o mundo. Antes de decidir sobre o patrocínio de uma criança, por que não aprender sobre as diferentes instituições de caridade de patrocínio primeiro ?

Raiz de beterraba
Beta vulgaris subsp. Vulgaris
Classificação científica
Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Magnoliopsida
Ordem: Caryophyllales
Família: Chenopodiaceae
Género: Beta
Espécie: B. vulgaris
Nome binomial
Beta vulgaris
Carolus Linnaeus
Beterraba, matéria-
Valor nutricional por 100 g (3,5 onças)
Energia 180 kJ (43 kcal)
Os hidratos de carbono 9,56 g
- Açúcares 6,76 g
- A fibra dietética 2,8 g
Gordura 0,17 g
Proteína 1,61 g
Vitamina A equiv. 2 ug (0%)
Tiamina (vit. B 1) 0,031 mg (3%)
A riboflavina (vit. B 2) 0,04 mg (3%)
Niacina (vit. B 3) 0,334 mg (2%)
O ácido pantotênico (B 5) 0,155 mg (3%)
A vitamina B 6 0,067 mg (5%)
Folato (vit. B 9) 109 mg (27%)
Vitamina C 4,9 mg (6%)
Cálcio 16 mg (2%)
Ferro 0,80 mg (6%)
Magnésio 23 mg (6%)
Fósforo 40 mg (6%)
Potássio 325 mg (7%)
Zinco 0,35 mg (4%)
As percentagens são em relação ao
Recomendações dos EUA para adultos.
Fonte: USDA Nutrient banco de dados

Beta vulgaris, vulgarmente conhecido como beterraba ou de beterraba, que é o comum Inglês Americano prazo para o vegetal, é uma espécies de plantas de florescência na família Chenopodiaceae. Várias cultivares são valorizados em todo o mundo como comestível vegetais de raiz, forrageiras (mangel) e açúcar -producing beterraba sacarina .

Descrição

Beta vulgaris é um herbáceo bienal ou raramente planta perene com hastes frondosas crescente de 1-2 m de altura. O folhas são, 5-20 cm de comprimento em plantas selvagens (freqüência muito maior em plantas cultivadas) em forma de coração. As flores são produzidas em espigas densas, cada flor muito pequena, 3-5 mm de diâmetro, avermelhada verde ou tingida, com cinco pétalas; eles são polinizadas pelo vento. O fruto é um conjunto de rígidos nutlets .

Taxonomia

Três subespécies são reconhecidas:

  • Beta vulgaris subsp. Maritima. Beterraba mar. Europa do Norte-Oeste. Planta menor, de 80 cm de altura; raiz não inchado.
  • Beta vulgaris ssp. Vulgaris. Europa . Planta maior, de 2 m de altura; com uma carnuda arredondada taproot. O ancestral da beterraba cultivada (não subsp. Maritima, como às vezes indicado). Var. Ruba é a beterraba vermelha.
  • Beta vulgaris subsp CICLA -. Ver Acelga

Usos

Comida

Folhas de acelga são comidos como uma pote erva. As folhas jovens da beterraba jardim são por vezes usados de forma semelhante. As nervuras de acelga são consumidos cozidos, enquanto toda a folha lâminas são comidos como acelga.

Na África toda a folha lâminas são geralmente preparadas com as nervuras como um prato.

As folhas e caules de plantas jovens são cozinhados de forma breve e comido como um vegetal; folhas mais velhas e hastes são frito e têm um sabor que se assemelha taro folhas.

As raízes geralmente profundamente vermelho de beterraba jardim são consumidos cozidos ou como um vegetal cozido, ou frio como um salada depois de cozinhar e a adição de óleo e vinagre. Uma grande proporção da produção comercial é transformado em beterraba cozida e esterilizados ou em pickles. Na Europa Oriental sopa de beterraba, tais como borscht frio, é um prato popular. Beterraba jardim de cor amarela são cultivados em uma escala muito pequena para o consumo doméstico.

Beterraba pode ser descascado, cozido no vapor, e depois comido quente com manteiga como um delicadeza; cozidos, em conserva, e depois comido frio como um condimento; ou desenrolada, picado cru, e depois comido como uma salada. Beterraba em conserva são um alimento tradicional do Sul-americano . Também é comum na Austrália e Nova Zelândia para beterraba em conserva para ser consumido em um hambúrguer.

Uma preparação cada vez mais popular envolve jogar peladas e beterraba em cubos com uma pequena quantidade de óleo e tempero, em seguida, assar no forno até ficar macio.

A Pennyslvania alemão (US) prato tradicional é Red Beet ovos. Ovos cozidos são refrigerados no líquido de cozimento de beterraba em conserva e permitiu a marinar até que os ovos virar uma cor rosa-vermelho profundo.

Suco de beterraba jardim é um popular comida saudável. Betanins, obtidos a partir das raízes, são utilizados industrialmente como vermelho corantes alimentares, por exemplo, para melhorar a cor do massa de tomate, molhos, sobremesas, compotas e geleias, gelados, doces e cereais de pequeno almoço.

A polpa de beterraba é alimentado aos cavalos que estão em treinamento vigoroso ou condicionado e para aqueles que podem ser alérgico a poeira do feno.

Red Beet também faz uma rica, vinho Burgundy estilo vermelho.

Medicina

As raízes e folhas têm usos medicinais.

Os romanos usavam beterraba como um tratamento para febre e prisão de ventre, entre outras doenças. Apicius em De re coquinaria dá cinco receitas de sopas para ser dada como um laxante, três dos quais com a raiz da beterraba. Hipócrates defendido o uso de folhas de beterraba como obrigatório para feridas.

Desde os tempos romanos, o suco de beterraba tem sido considerada uma afrodisíaco. É uma rica fonte do mineral boro , que desempenha um papel importante na produção de hormônios sexuais humanos. Marechal de Campo Montgomery tem a fama de ter exortado as suas tropas para "tomar favores nos campos de beterraba", um eufemismo para visitar prostitutas .. A partir do Idade Média , beterraba foi usado como um tratamento para uma variedade de condições, especialmente doenças relacionadas com a digestão e do sangue. Platina recomendado tomar beterraba com alho para anular os efeitos da «alho-respiração".

Hoje, a beterraba ainda é defendido como um universal panacéia. Um dos exemplos mais controversos é a posição oficial do Sul Africano ministro da Saúde sobre o tratamento da AIDS . Dr. Manto Tshabalala-Msimang, ministro da Saúde, sob Thabo Mbeki, foi apelidado de "Dr. Beterraba "por promover beterraba e outros vegetais sobre o anti-retroviral Medicamentos para Aids, que ela considera tóxico.

Pesquisa publicada na revista American Heart Association Hipertensão no 04 de fevereiro de 2008 e mostrou beber 500mls de suco de beterraba por dia pode ajudar a reduzir os níveis de pressão arterial. Os pesquisadores observaram uma redução da pressão arterial em voluntários depois de apenas uma hora de 500mls de beber do suco de beterraba. A redução foi mais acentuada após 3 a 4 horas e até 24 horas depois de beber o suco.

Outros usos

Formulários com folhas grandes, contundentemente coloridos são cultivadas como ornamentais.

Beterraba são usados como uma fábrica de alimentos pela larvas de um certo número de Espécies de Lepidoptera - veja Lista de Lepidoptera que alimentam de beterraba.

Cultivo

Uma seleção de Beta vulgaris, conhecido como raiz de beterraba, em uma mercearia.

Numerosos cultivares foram selecionados e criados para várias características diferentes. Por exemplo, o sabor "terra" de alguns cultivares de beterraba vem da presença do composto químico geosmina. Os investigadores ainda não respondeu se produzem beterraba geosmina si, ou se é produzido por solo simbiótica micróbios que vivem na planta. No entanto, programas de melhoramento genético pode produzir cultivares com níveis baixos geosmina produzindo sabores mais aceitável para os compradores.

Major grupos de cultivares incluem:

  • Beterraba forrageira wurzel ou mangold usados como animais forragens.
  • A beterraba sacarina cultivada para o açúcar .
  • Chard, uma beterraba, que foi produzido por, em vez de folhas e raízes é utilizado como um folha vegetal.
  • Beterraba ou beterraba (ou, no século 19, "nabo sangue"), utilizado como vegetal de raiz. Cultivares notáveis neste grupo incluem:
    • Albina Vereduna, uma variedade branca.
    • Sangue de Touro, uma de polinização aberta variedade originária da Grã-Bretanha , conhecida por sua folhagem vermelha escura. É cultivada principalmente por suas folhas, que adicionam cor a saladas.
    • Burpee de Ouro, uma beterraba com a pele vermelho-alaranjado e polpa amarela.
    • Chioggia, uma variedade de polinização aberta originalmente cultivada em Itália . Os anéis concêntricos de suas raízes vermelhas e brancas são visualmente impressionante quando cortado. Como uma variedade herança, Chioggia é largamente não melhorada e tem concentrações relativamente elevadas de geosmina.
    • Detroit Dark Red tem relativamente baixas concentrações de geosmina, e é, portanto, uma cultivar comercial popular em o US .
    • Índia Beterraba não é tão doce como a beterraba Ocidental.
    • Lutz Greenleaf, uma variedade com uma raiz vermelha e folhas verdes, e uma reputação de manter a sua qualidade bem no armazenamento.
    • Red Ace, a principal variedade de beterraba encontrados em US supermercados, típicos para a sua raiz vermelho brilhante e folhagem verde-veado vermelho.

Propriedades

Salada de beterraba bebê, secas ao sol tomate e atum

Beta vulgaris raízes contêm quantidades significativas de vitamina C , enquanto as folhas são uma excelente fonte de vitamina A. Eles também são ricos em folato , solúvel e insolúvel fibra dietética e antioxidantes . É entre o mais doce dos vegetais, que contêm mais açúcar do que até mesmo cenouras ou milho doce. O teor de açúcar na beterraba é não mais do que 10%; na beterraba do açúcar é normalmente de 15 a 20%.

Beterrabas são ricos em nutriente betaína. Suplementos betaína, fabricados como um subproduto do processamento da beterraba açucareira, são prescritos para reduzir os níveis potencialmente tóxicos de homocisteina (Hcy), um homólogo do aminoácido de ocorrência natural cisteína, que pode ser prejudicial para os vasos sanguíneos, contribuindo assim para o desenvolvimento de doença cardíaca, acidente vascular cerebral , e doença vascular periférica.

Vermelho / coloração roxa

A cor de vermelho / púrpura beterraba é devido a uma variedade de pigmentos betalain, ao contrário da maioria dos outros plantas vermelhas, tais como repolho vermelho, que contêm pigmentos de antocianina. A composição dos diferentes pigmentos betalain pode variar, dando raças de beterraba que são tons de amarelo ou outras para além do vermelho escuro familiarizado. Alguns dos betalains em beterrabas são betanin, isobetanin, probetanin, e neobetanin (o vermelho para as violetas são conhecidos coletivamente como betacianina). Outros pigmentos contidos na beterraba são indicaxanthin e vulgaxanthins (amarelo com pigmentos laranja conhecidos como betaxanthins). Indicaxanthin tem sido mostrado como um antioxidante poderoso protector para talassemia, bem como impede a quebra de alfa-tocoferol (vitamina E).

Betacianina em beterraba pode causar vermelho urina em algumas pessoas que são incapazes de acabar com isso. Isto é chamado beeturia.

Os pigmentos estão contidos na célula vacúolos. Células de beterraba são bastante instável e vai "vazar" quando cortado, aquecido, ou quando em contacto com o ar ou luz solar. É por isso que beterrabas vermelhas deixar uma mancha roxa. Deixando a pele durante a cozedura, no entanto, irá manter a integridade das células e, por conseguinte, minimizar as fugas.

História

Restos de beterraba foram escavados no Terceira dinastia Pirâmide de Saqqara em Tebas, Egito , e quatro frutos de beterraba carbonizados foram encontrados na Sítio neolítico de Aartswoud na Holanda . Mas é difícil determinar se estas são formas domesticadas e selvagens de B. vulgaris. Zohary e Hopf, note que beterraba é "linguisticamente bem identificados." Eles afirmam a primeira menção escrita da beterraba vem Século 8 aC na Mesopotâmia ; o Grego Peripatético Theophrastus descreve depois a beterraba como semelhante ao rabanete . " Roman e judeus fontes literárias indicam que já no primeiro século aC beterraba doméstico foi representada no Bacia do Mediterrâneo por formas de folhas de acelga () e muito provavelmente também por cultivares de beterraba. "Com a imposição do bloqueio do continente durante as Guerras Napoleónicas , houve um impulso para desenvolver beterraba para seu teor de açúcar. historiadores de beterraba têm sustentado que o termo "bombom de naturel" ou "naturezas doces" entrou na populares vernáculo durante este período de tempo.

Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Beet&oldid=226671292 "