Conteúdo verificado

Ben Jonson

Fundo para as escolas Wikipédia

Esta seleção wikipedia foi escolhido por voluntários que ajudam Crianças SOS da Wikipedia para este Seleção Wikipedia para as escolas. Para comparar instituições de caridade de patrocínio esta é a melhor ligação de patrocínio .

Ben Jonson
Benjamin Jonson por Abraham van Blyenberch.jpg
Retrato por Ben Jonson Abraham Blyenberch, óleo sobre tela c. 1617, National Portrait Gallery, Londres
Nascido c. 11 de junho de 1572
Westminster, Londres, Inglaterra
Morreu 06 de agosto de 1637 (1637/08/06) (65 anos)
Westminster, Londres, Inglaterra
Ocupação Dramaturgo, poeta e ator
Nacionalidade Inglês


Benjamin "Ben" Jonson (c 11 de junho de 1572 -. 06 de agosto de 1637) foi um Inglês Renascença dramaturgo, poeta e ator. Um contemporâneo de William Shakespeare , ele é mais conhecido por seu peças satíricas, particularmente Volpone, O Alquimista, e Bartholomew Fair, que são considerados o seu melhor, e sua poemas líricos. Um homem de vasta leitura e um apetite aparentemente insaciável de controvérsia, Jonson teve uma amplitude sem precedentes de influência sobre Jacobino e Dramaturgos e poetas Caroline.

Infância

Jonson alegou que sua família era de Scottish descida país Border, e esta afirmação pode ter sido apoiada pelo fato de que seu brasão carrega três fusos ou losangos, um dispositivo compartilhado por uma família Borders, as Johnstones de Annandale. Seu pai morreu um mês antes do nascimento de Ben, e sua mãe se casou dois anos depois, a um mestre pedreiro. Jonson freqüentou a escola em Pista de St Martin, e mais tarde foi pago por um amigo para ir para Escola de Westminster, onde um de seus professores foi William Camden. Jonson permaneceu amigável com Camden, cuja erudição ampla evidentemente influenciado seu próprio estilo, até a morte deste último em 1623. Ao sair, Jonson já foi pensado para ter ido para a Universidade de Cambridge, mas o próprio Jonson contradiz isso, dizendo que ele não o fez ir para a universidade, mas foi posto a um comércio, provavelmente, pedreiro, imediatamente: a lenda registrada por Thomas Fuller indica que ele trabalhou em uma parede do jardim em A pensão de Lincoln. Ele logo teve o suficiente do comércio e passei algum tempo no Países Baixos como um voluntário com os regimentos de Francis Vere. Em conversas com poeta William Drummond de Hawthornden, publicado posteriormente como os Manuscritos Hawthornden, Jonson relata que, enquanto nos Países Baixos ele matou um adversário combate individual e despojaram de suas armas.

Jonson se casou com uma mulher a quem ele descreveu a Drummond como "uma megera, mas honesto." Sua esposa não foi definitivamente identificado, mas ela às vezes é identificado como a Ann Lewis que se casou com um Benjamin Jonson em St Magnus-the-Mártir, perto de London Bridge . Os registros de estado Igreja de St. Martin que sua filha mais velha Mary morreu em novembro de 1593, quando ela tinha seis meses de idade. Seu filho mais velho Benjamin morreu de peste, dez anos depois de sete anos (o epitáfio de Jonson a ele Em meu primeiro Sonne foi escrito pouco depois), e um segundo Benjamin morreu em 1635. Durante cinco anos durante este período Jonson viveu separado de sua esposa, desfrutando da hospitalidade do Senhor Aubigny.

Carreira

No verão de 1597, Jonson tinha um compromisso fixo na Homem do almirante, em seguida, realizando sob Gestão de Philip Henslowe em O Rose. John Aubrey relata, na autoridade incerta, que Jonson não foi bem sucedida como ator; o que quer que suas habilidades como ator, ele era, evidentemente, mais valioso para a empresa como um escritor.

Por esta altura Jonson tinha começado a escrever peças originais para homens do almirante; em 1598 ele foi mencionado por Francis Meres em sua Palladis Tamia como um dos "o melhor para a tragédia." Nenhum de seus primeiros tragédias sobrevive, no entanto. Uma comédia sem data, O caso é alterado, pode ser o seu jogo mais antigo sobrevivente.

Em 1597, um jogo que ele co-escreveu com Thomas Nashe, O Isle of Dogs, foi suprimida depois de causar grande ofensa. Mandados de prisão para Jonson e Nashe foram emitidas pela rainha Elizabeth I chamado interrogador 's, Richard Topcliffe. Jonson foi preso em Marshalsea prisão e acusado de "Leude e comportamento mutynous", enquanto Nashe conseguiu fugir para Great Yarmouth . Dois dos atores, Gabriel Spenser e Robert Shaw, também foram presos. Um ano depois, Jonson foi preso de novo brevemente, desta vez em Newgate Prison, para matar Gabriel Spenser em um duelo em 22 de setembro de 1598 em Hogsden Fields (hoje parte da Hoxton). Tentei sob a acusação de homicídio culposo, Jonson se declarou culpado, mas foi liberado por benefício do clero, um estratagema legal através do qual ele ganhou clemência por recitar uma breve verso da Bíblia (o pescoço-verso), perdendo seus "bens móveis" e que está sendo marcada em seu polegar esquerdo. Enquanto na prisão Jonson convertido ao catolicismo, possivelmente através da influência do companheiro de prisão Pai Thomas Wright, Padre jesuíta.

Em 1598 Jonson produziu seu primeiro grande sucesso, Cada um no seu humor, capitalizando sobre a moda para peças humorísticas que George Chapman havia começado com Mirth de um dia bem-humorado. William Shakespeare foi um dos primeiros atores a serem expressos. Jonson seguido este em 1599 com Cada homem fora de seu humor, uma tentativa de imitar pedante Aristófanes. Não se sabe se este foi um sucesso no palco, mas quando publicado provou popular e passou por várias edições.

Outra obra de Jonson para o teatro nos últimos anos de Elizabeth I reinado 's foi marcado pela luta e controvérsia. Revels de Cynthia foi produzido pela Filhos da Capela Real em Blackfriars Theatre em 1600. É tanto satirizado John Marston, que acreditava Jonson o acusara de lascívia, possivelmente em Histrio-Mastix, e Thomas Dekker. Jonson atacou os dois poetas novamente em 1601 de Poetaster. Dekker respondeu com Satiromastix, com o subtítulo "o untrussing do poeta cómico". A cena final deste jogo, enquanto certamente não deve ser levado muito a sério como um retrato de Jonson, oferece uma caricatura que é reconhecível do relatório de Drummond - gabando-se a si mesmo e condenar outros poetas, criticando performances de suas peças, e chamando a atenção para -se em qualquer forma disponível.

Este " Guerra dos Teatros "parece ter terminado com a reconciliação de todos os lados. Jonson colaborou com Dekker em um Pageant acolhedor James I de Inglaterra em 1603, embora Drummond relata que Jonson chamou Dekker um ladino. Marston dedicado Malcontent de Jonson e os dois colaboraram com Chapman em Eastward Ho, um jogo de 1605, cujo sentimento anti-Scottish desembarcou brevemente ambos os autores na cadeia.

Patrocínio real

No início do reinado de James I, rei da Inglaterra , em 1603 Jonson se juntou a outros poetas e dramaturgos em acolher o novo rei. Jonson rapidamente se adaptou à demanda adicional para masques e entretenimentos introduzidas com o novo reinado e promovidas tanto pelo rei e sua consorte Anne da Dinamarca. Além de sua popularidade na cena pública e no salão real, ele teve o patrocínio de aristocratas como Elizabeth Sidney (filha de Sir Philip Sidney) e Lady Mary Wroth. Esta ligação com a família Sidney deu o impulso para uma das letras de Jonson mais famosos, o casa de campo poema Para Penshurst.

Em 1603 Thomas Overbury informou que Jonson estava vivendo em Aurelian Townsend e "desprezando o mundo." Talvez isso explique por que seu problema com autoridades inglesas continuaram. Naquele mesmo ano ele foi questionado pelo Conselho Privado sobre Sejanus, uma jogada politicamente temático sobre a corrupção no Império Romano. Ele estava novamente em apuros por alusões tópicas de uma peça, agora perdido, no qual ele participou. Pouco tempo após a sua libertação a partir de um breve período de prisão aplicada para marcar desagrado das autoridades no trabalho, na segunda semana de outubro 1605, ele estava presente em uma festa de jantar com a presença de mais do Conspiradores Gunpowder Plot. Após a descoberta da trama, ele parece ter evitado mais de prisão; ele ofereceu o que ele sabia do caso ao investigador Robert Cecil eo Conselho Privado. Padre Thomas Wright, que ouviu a confissão de Fawkes, era conhecido por Jonson da prisão em 1598 e Cecil pode tê-lo direcionado para trazer o sacerdote perante o conselho, como testemunha. (Teague, 249).

Frontispício da Workes de Beniamin Ionson (1616), o primeiro fólio publicação que incluiu peças de teatro

Ao mesmo tempo, Jonson seguiu uma carreira de mais prestígio, escrevendo máscaras para corte de James. O Satyr (1603) e O Masque of Blackness (1605) são dois dos cerca de duas dezenas de máscaras que Jonson escreveu para James ou para a Rainha Anne; O Masque of Blackness foi elogiado por Algernon Charles Swinburne como o exemplo consumado de gênero agora extinta, que se misturavam discurso, dança e espetáculo.

Em muitos desses projetos que colaboraram, nem sempre pacificamente, com o designer Inigo Jones . Por exemplo, Jones projetou o cenário para masque de Jonson Oberon, o país das fadas Príncipe realizada a Whitehall em 01 de janeiro de 1611, em que Príncipe Henry, filho mais velho de James I, apareceu no papel-título. Talvez em parte como resultado desta nova carreira, Jonson desistiu de escrever peças para os teatros públicos de uma década. Mais tarde, ele disse Drummond, que tinha feito a menos de £ 200 em todas as suas peças em conjunto.

Em 1616 Jonson recebeu uma pensão anual de 100 marcos (cerca de £ 60), levando alguns a identificá-lo como a Inglaterra do primeiro Poeta Laureado. Este sinal de favor real pode tê-lo encorajado a publicar o primeiro volume do fólio recolhidos edição de suas obras nesse ano. Outros volumes seguida em 1640-1641 e 1692. (Veja: Fólios Ben Jonson)

Em 1618 Jonson partiu para seu ancestral Scotland a pé. Ele passou mais de um ano lá, ea hospitalidade mais lembrado que ele gostava era a do poeta escocês, William Drummond de Hawthornden, em abril de 1619, situada na Rio Esk. Drummond se comprometeu a gravar tanto da conversa de Jonson que pôde em seu diário, e, assim, registadas aspectos da personalidade de Jonson que de outra forma teria sido menos claramente visto. Jonson entrega suas opiniões, na elaboração de relatórios concisos de Drummond, em um humor expansivo e até mesmo magisterial. Drummond notou que ele era "um grande amante e praiser de si mesmo, uma contemner e escarnecedor dos outros".

Em Edimburgo, Jonson é registrada como se hospedar com um John Stuart de Leith. Lá, ele foi nomeado cidadão honorário de Edimburgo . Ao voltar para a Inglaterra, ele foi premiado com um honorário Master of Arts grau da Universidade de Oxford.

A partir de Edinburgh ele viajou para o oeste e entregues no Duque de Lennox onde ele escreveu uma peça baseada em Loch Lomond.

O período entre 1605 e 1620 pode ser visto como o auge de Jonson. Por 1616 tinha produzido todos os jogos em que a sua reputação como dramaturgo presente se baseia, incluindo a tragédia Catilina (agiram e impresso 1611), que alcançou um sucesso limitado, e as comédias Volpone, (agiram 1605 e impressa em 1607), Epicoene, ou a Mulher Silenciosa (1609), O Alquimista (1610), Bartholomew Fair (1614) e O Diabo é um Ass (1616). O alquimista e Volpone foram um sucesso imediato. De Epicoene, Jonson disse Drummond de um verso satírico que informou que o subtítulo do jogo era apropriado, já que seu público se recusou a aplaudir o jogo (ou seja, permaneceu em silêncio). No entanto Epicoene, juntamente com Bartholomew Fair e (em menor medida) O Diabo é um burro têm nos tempos modernos alcançado um certo grau de reconhecimento. Enquanto sua vida durante este período foi aparentemente mais estável do que tinha sido na década de 1590, a sua segurança financeira ainda não estava assegurada.

Religião

Jonson contou que seu pai tinha sido um próspero Latifundiário protestante até o reinado do " Bloody Mary "e tinha sofrido prisão e confisco de sua fortuna durante a tentativa daquele monarca para restaurar a Inglaterra ao catolicismo. Sobre a adesão da Elizabeth ele foi libertado e foi capaz de viajar para Londres para se tornar um clérigo. (Tudo o que sabemos do pai de Jonson, que morreu um mês antes de seu filho nasceu, vem da própria narrativa do poeta.) Ensino fundamental de Jonson foi em uma pequena escola da igreja ligada a St Martin-in-the-Fields, ele garantiu paróquia, e com a idade de cerca de sete em um lugar Escola de Westminster, em seguida, parte da Abadia de Westminster .

Não obstante este aterramento enfaticamente protestante, Jonson manteve um interesse na doutrina católica em toda a sua vida adulta e, em um momento particularmente perigosa enquanto uma guerra religiosa com a Espanha era amplamente esperada e perseguição dos católicos foi se intensificando, ele se converteu à fé. Isto ocorreu em outubro de 1598, enquanto Jonson foi em prisão preventiva em Newgate prisão acusado de homicídio. O biógrafo de Jonson Ian Donaldson está entre aqueles que sugerem que a conversão foi instigada pelo Padre Thomas Wright, um Padre jesuíta que se demitiu da ordem sobre a sua aceitação da direita da rainha Elizabeth para governar em Inglaterra. Wright, embora colocado sob prisão domiciliar sob as ordens do Lord Burghley, foi autorizado a ministrar aos presos das prisões de Londres. Pode ter sido que Jonson, temendo que seu julgamento seria ir contra ele, foi buscar a inequívoca a absolvição de que o catolicismo poderia oferecer se ele fosse condenado à morte. Alternativamente, ele poderia ter sido olhando para vantagem pessoal de aceitar a conversão desde protector do Pai Wright, o Conde de Essex, estava entre aqueles que podem esperar para subir à influência após a sucessão de um novo monarca. Conversão de Jonson veio em um momento importante em assuntos de Estado; a sucessão real, a partir da Elizabeth sem filhos, não tinha sido resolvido e aliados católicos de Essex estavam esperançosos de que um governante simpático pode atingir o trono.

Convicção, e certamente não conveniência sozinho, sustentou a fé de Jonson durante os incômodos doze anos, ele permaneceu um católico. Sua postura recebido atenção além do baixo nível de intolerância à qual a maioria dos seguidores da fé que foram expostos. O primeiro esboço de sua peça Sejanus foi banido por " papado ", e não voltar a aparecer até algumas passagens ofensivas foram cortadas. Em janeiro de 1606 (com Anne, sua esposa) compareceu perante o Consistório Corte de Londres para responder a uma acusação de adversidade, com Jonson sozinho adicionalmente acusado de permitir a sua fama como um católico para "seduzir" os cidadãos para a causa. Este foi um assunto sério (a Gunpowder Plot ainda estava fresca na mente), mas ele explicou que a sua não tomada comunhão era só porque ele não havia encontrado som endosso teológica para a prática, e mediante o pagamento de uma multa de treze xelins ele escapou das mais graves sanções à disposição das autoridades. Seu hábito era a deslizar fora durante o sacramento, uma rotina comum na época de fato era um seguido do consorte real, Queen Anne, ela mesma para mostrar lealdade política enquanto não ofender a consciência. Principais figuras da igreja, incluindo John geral, Decano de St Paul, foram incumbidos de ganhar Jonson voltar à ortodoxia, mas essas propostas foram resistiu.

Na maio 1610 Rei Henrique IV da França, um monarca católico respeitado na Inglaterra por tolerância para com os protestantes, foi assassinado, supostamente em nome do Papa, e este parece ter sido a causa imediata da decisão de Jonson para se juntar à Igreja da Inglaterra. Ele fez isso em grande estilo flamboyant, incisivamente beber um cálice cheio de vinho da comunhão na eucaristia para demonstrar a sua renúncia ao rito católico, em que o sacerdote sozinho bebe o vinho. A data exata da cerimônia é desconhecida. No entanto o seu interesse na crença e na prática católica permaneceu com ele até sua morte.

Declínio e morte

Jonson começou a declinar na década de 1620. Ele ainda estava bem conhecido; a partir deste momento as datas a proeminência da Filhos de Ben ou o " Tribo de Ben ", aqueles poetas mais jovens, tais como Robert Herrick, Richard Lovelace, e Sir John Suckling que assumiu seu rolamento no verso de Jonson. No entanto, uma série de contratempos drenado sua força e danificou sua reputação. Ele retomou a escrever peças regulares na década de 1620, mas estes não são considerados entre o seu melhor. Eles são de interesse significativo, no entanto, para a sua interpretação de Charles I da Inglaterra. O grampo de Notícias, por exemplo, oferece um olhar marcante na fase mais precoce do jornalismo Inglês. A recepção morna dado que o jogo foi, no entanto, nada comparado com o fracasso de The New Inn; a fria recepção dada este jogo levou Jonson a escrever um poema condenando sua audiência (a Ode to Myself), que por sua vez solicitado Thomas Carew, um dos "Tribo de Ben," para responder em um poema que pede Jonson a reconhecer seu próprio declínio.

O principal fator de eclipse parcial de Jonson foi, no entanto, a morte de James e da adesão de rei Charles I em 1625. Jonson sentiu negligenciada pelo novo tribunal. Uma disputa decisiva com Jones prejudicado sua carreira como escritor de máscaras judiciais, apesar de continuar a entreter o tribunal de forma irregular. Por sua parte, Charles exibido um certo grau de cuidado para o grande poeta do dia do pai: ele aumentou pensão anual de Jonson para £ 100 e inclui um tierce de vinho.

Apesar dos acidentes vasculares cerebrais que ele sofreu na década de 1620, Jonson continuou a escrever. Na sua morte, em 1637, ele parece ter sido trabalhando em outro jogo, O Pastor Sad. Apesar de apenas dois atos são existentes, isto representa uma nova direção notável para Jonson: um movimento em o drama pastoral. Durante o início da década de 1630 ele também realizou uma correspondência com James Howell, que o alertou sobre desfavor na corte, na esteira de sua disputa com Jones.

Jonson morreu no dia 06 de agosto de 1637 e seu funeral foi realizado em 9 de agosto. Ele está enterrado no corredor norte da nave na Abadia de Westminster , com a inscrição "O Rare Ben Johnson" (sic) definido na laje sobre seu túmulo. John Aubrey, em um registro mais meticulosa do que o habitual, observa que um transeunte, de John Young Great Milton, Oxfordshire, viu o marcador grave nua e no impulso pagou um operário dezoito pence para fazer a inscrição. Outra teoria sugere que a homenagem veio do William D'Avenant, o sucessor de Jonson como Poeta Laureado (e um cartão-playing companheiro de Young), como a mesma frase aparece na vizinha túmulo de D'Avenant, mas ensaísta Caça de Leigh afirma que a formulação de Davenant não represente mais de cunhagem de Young, mais barato reutilizados. O fato de que Jonson foi enterrado em uma posição ereta foi uma indicação de suas circunstâncias reduzidos no momento da sua morte, embora também tenha sido escrito que ele pediu um túmulo exatamente 18 polegadas quadradas do monarca e recebeu uma sepultura na posição vertical para caber no espaço requerido.

Foi alegado que a inscrição poderia ser lido "orare Ben Jonson" (rezar por Ben Jonson), possivelmente em uma alusão à aceitação de Jonson Doutrina católica durante a sua vida (embora ele havia retornado para a Igreja da Inglaterra em cerca de 1610, quando as leis anti-católicas, mais uma vez tornar-se mais estritamente aplicadas), mas a escultura mostra um espaço distinto entre "O" e "raro".

Seu trabalho

Drama

Além de duas tragédias, Sejanus e Catilina, que em grande parte não conseguiu impressionar o público Renascença, a obra de Jonson para os teatros públicos foi na comédia. Estas peças variam em alguns aspectos. As pequenas peças iniciais, particularmente aqueles escritos para jogadores menino, presentes parcelas um pouco mais solto e personagens menos desenvolvidos do que aqueles escritos mais tarde, para as empresas de adultos. Já nas peças que foram salvos em seus Guerra do Poeta, ele exibe o olho afiado para o absurdo ea hipocrisia que marca seus mais conhecidos execuções; nestes primeiros esforços, no entanto, o enredo leva principalmente o segundo lugar a variedade de incidente e quadrinhos lances de bola parada. Eles são, também, notadamente mal-humorado. Thomas Davies chamou Poetaster "uma mistura desprezível do serio-comic, onde os nomes de Augusto César , Maecenas, Virgil , Horace, Ovídio, e Tibullus, são todos sacrificados no altar do ressentimento privado ". Outra comédia cedo em uma veia diferente, The Case for alterada, é marcadamente similar ao comédias românticas de Shakespeare em sua configuração externa, a ênfase na inteligência genial, eo amor-enredo. O diário de Henslowe indica que Jonson teve uma mão em inúmeras outras peças, incluindo muitos em gêneros, tais como histórico Inglês com que ele não é de outra maneira associada.

As comédias de sua carreira, a partir de meio Eastward Ho para O Diabo é um burro são, na maior parte comédia da cidade, com um ambiente de Londres, temas da malandragem e dinheiro, e uma ambiguidade moral distinto, apesar objetivo professado de Jonson no Prólogo Volpone "misturar lucro com o seu prazer". Suas peças tardias ou " dotages ", particularmente A senhora magnético eo pastor triste, exibem sinais de uma acomodação com as tendências românticas de Comédia elizabetano.

Dentro dessa progressão geral, no entanto, estilo cómico de Jonson permaneceu constante e facilmente reconhecível. Ele anuncia o seu programa no prólogo ao versão fólio de Cada um no seu humor: ele promete para representar "atos e linguagem, como os homens não usam." Ele planejava escrever comédias que reavivou as premissas clássicas da teoria dramática isabelina, ou melhor, uma vez que todos, mas os loosest comédias Inglês poderia reivindicar alguma descendência de Plauto e Terence, que pretendia aplicar essas instalações com rigor. Este compromisso implicou negações: depois que o caso for alterado, Jonson evitou locais distantes, personagens nobres, tramas românticas, e outros alimentos básicos da comédia Isabelino, focando em vez disso, a herança satírica e realista de nova comédia. Ele colocou suas peças, num ambiente contemporâneo, povoado los com tipos reconhecíveis, e configurá-los para ações que, se não for estritamente realista, envolvido motivos do cotidiano, como ganância e ciúme. De acordo com o temperamento de sua idade, ele foi muitas vezes tão ampla em sua caracterização que muitos dos seus mais famosos fronteira cenas no farsa (como William Congreve, por exemplo, julgado Epicoene). Ele foi mais diligente em aderir ao unidades clássicas do que muitos de seus pares, embora como Margaret Cavendish observou, a unidade de acção nas grandes comédias foi bastante comprometida pela abundância de incidente de Jonson. Para este modelo clássico Jonson aplicado as duas características de seu estilo que salvar suas imitações clássicos do mero pedantismo: a vivacidade com a qual ele descreveu as vidas de seus personagens, ea complexidade de suas tramas. Coleridge, por exemplo, afirmou que O Alquimista teve um dos três lotes mais perfeitos na literatura.

Poesia

A poesia de Jonson, como seu drama, é informado por sua aprendizagem clássica. Alguns de seus poemas mais conhecidos são estreitas traduções de modelos gregos ou romanos; tudo exibir o cuidadosa atenção à forma e estilo que muitas vezes veio naturalmente para aqueles treinados em clássicos no forma humanista. Jonson evitado em grande parte dos debates sobre rima e métrica que tinham consumido classicistas Isabelino como Thomas Campion e Gabriel Harvey. Aceitando tanto rima e stress, Jonson usou para imitar as qualidades clássicas da simplicidade, contenção e precisão.

"Epigrams" (publicado em 1616 o fólio) é uma entrada em um gênero que era popular entre o público-final Isabelino e jacobino, embora Jonson foi talvez o único poeta de seu tempo para trabalhar em sua gama clássica completa. Os epigramas explorar várias atitudes, a maioria do estoque satírico do dia: queixas contra mulheres, cortesãos, e espiões abundam. Os poemas condenatórias são curtos e anônimo; Epigramas de Jonson de louvor, incluindo um famoso poema de Camden e linhas para Lucy Harington, são mais longos e são principalmente dirigidas a indivíduos específicos. Embora seja incluído entre os epigramas, " Em meu primeiro Sonne "não é nem satírico nem muito curto; o poema, intensamente pessoal e profundamente sentida, tipifica um gênero que viria a ser chamado de" poesia lírica "É possível que a ortografia de 'filho' como 'Sonne' é. destina-se a aludir à forma do soneto, com o qual compartilha algumas características. Algumas outras chamadas epigramas compartilhar essa qualidade. Os poemas de Jonson de "A Floresta" também apareceu no primeiro fólio. A maioria dos quinze poemas são dirigidas aos partidários aristocráticos de Jonson, mas os mais famosos são a sua casa de campo poema "Para Penshurst" eo poema "Para Celia" ("Vem, meu Celia, vamos provar") que aparece também em Volpone .

Underwood, publicado no fólio expandida de 1640, é um grupo maior e mais heterogêneo de poemas. Contém Uma celebração de Charis, esforço mais alargado de Jonson na poesia de amor; várias peças religiosas; encomiásticas poemas, incluindo o poema de Shakespeare e um soneto em Mary Wroth; o Execration contra Vulcan e outros. O volume de 1640 também contém três elegias que têm sido muitas vezes atribuídos a Donne (um deles apareceu em Collected Poems póstumas de Donne).

Relacionamento com Shakespeare

Existem muitas lendas sobre a rivalidade de Jonson com Shakespeare , alguns dos quais podem ser verdade. Drummond relata que durante a conversa, Jonson zombou dois absurdos aparentes em peças de Shakespeare: uma linha de sentido no Júlio César, ea definição de Conto do Inverno no litoral inexistente de Bohemia. Drummond também informou Jonson, dizendo que Shakespeare "quis a arte" (ou seja, faltou habilidade). Se Drummond é visto como precisa ou não, os comentários se encaixam bem com bem conhecidas teorias de Jonson sobre literatura.

Na Madeira, que foi publicado postumamente e reflete sua vida inteira de experiência prática, Jonson oferece uma completa e comentário mais conciliador. Ele se lembra de que está sendo dito por certos atores que Shakespeare não manchadas (ou seja, cruzado para fora) uma linha quando ele escreveu. Sua própria resposta: "Será que ele havia apagado mil", foi tomado como malicioso. No entanto, Jonson explica: "Ele era, na verdade, honesto, e de uma natureza aberta e livre, teve uma excelente fantasia, noções bravos, e expressões suaves, em que ele corria com aquela facilidade que, por vezes, era necessário que ele deve ser interrompido". Jonson conclui que "não havia cada vez mais nele digno de ser louvado do que ser perdoado." Além disso, quando Shakespeare morreu, ele disse: "Ele não era de uma idade, mas por todo o tempo."

Thomas Fuller relata histórias de Jonson e Shakespeare se engajar em debates no Mermaid Tavern; Fuller imagina conversas em que Shakespeare seria executado anéis em torno do mais erudito, mas mais pesado Jonson. Que os dois homens se conheciam pessoalmente é sem sombra de dúvida, não só por causa do tom de referências de Jonson para ele, mas porque a companhia de Shakespeare produziu uma série de peças de Jonson, pelo menos, um dos quais ( Cada um no seu humor) Shakespeare certamente agiu em. No entanto, agora é impossível dizer o quanto a comunicação pessoal que tinham, e contos de sua amizade não pode ser fundamentada.

Comentário mais influente e reveladora de Jonson em Shakespeare é o segundo dos dois poemas que ele contribuiu para o verso prefácio que abre Shakespeare First Folio. Este poema, "À memória de meu amado, o autor, o Sr. William Shakespeare: E o que ele nos deixou", fez um bom negócio para criar a visão tradicional de Shakespeare como um poeta que, apesar de "pequena Latine, e lesse Greeke ", tinha um gênio natural. O poema tem sido tradicionalmente pensado para exemplificar o contraste que Jonson percebida entre si, o classicista disciplinado e erudita, desdenhoso da ignorância e cético das massas, e Shakespeare, representada no poema como uma espécie de maravilha natural cujo gênio não estava sujeito a quaisquer regras, exceto os das audiências para que ele escreveu. Mas o próprio poema qualifica este ponto de vista:

No entanto, eu não devo dar Nature tudo: Thy Art,
Meu gentil Shakespeare, devem desfrutar de uma parte.

Alguns vêem essa elegia como um exercício convencional, mas outros a vêem como uma sentida homenagem ao "Cisne doce de Avon", o "Soul of the Age!" Tem sido argumentado que Jonson ajudou a editar o First Folio, e ele pode ter sido inspirado para escrever este poema, lendo obras do dramaturgo seu companheiro, um número que tinha sido previamente ou não publicados ou disponíveis em versões menos satisfatórios, de forma relativamente completa.

Recepção e influência

Durante a maior parte do século 17 Jonson era uma figura literária altaneiro, e sua influência foi enorme para ele tem sido descrito como "uma das mentes mais vigorosas que já adicionados à força da literatura Inglês. Antes da Guerra Civil Inglês, a "Tribo de Ben" defendeu a importância, e durante comédias satíricas de Restauração Jonson e sua teoria e prática de "personagens humor" (que são muitas vezes incompreendido; ver as cartas de William Congreve para o esclarecimento) foi extremamente influente, estabeleceu o plano para muitas comédias da Restauração. No século 18 o status de Jonson começou a declinar. Na era romântica, Jonson sofreu o destino de ser injustamente comparados e contrastados com Shakespeare, como o gosto pelo tipo de comédia satírica de Jonson diminuiu. Jonson era às vezes muito apreciado pelos românticos, mas no geral ele foi denegrida por não ter escrito em uma veia de Shakespeare. No século 20, o status de Jonson aumentou significativamente.

Em 2012, depois de mais de duas décadas de pesquisa, Cambridge University Press publicou a primeira nova edição de obras completas de Jonson por 60 anos.

Drama

Como observa GE Bentley em Shakespeare e Jonson: suas reputações no século XVII Em comparação, a reputação de Jonson foi em alguns aspectos, igual ao de Shakespeare no século 17. Após os teatros ingleses foram reabertos no Restauração de Charles II , o trabalho de Jonson, juntamente com Shakespeare e A obra de Fletcher, formaram o núcleo inicial do repertório Restauração. Foi só depois de 1710 que as peças de Shakespeare (normalmente em formas fortemente revisto) foram mais freqüentemente realizado do que os de seus contemporâneos da Renascença. Muitos críticos desde o século 18 foram classificados Jonson abaixo somente entre Shakespeare Dramaturgos Inglês Renascença. Julgamento crítico tende a enfatizar as qualidades que o próprio Jonson Laudes em seus prefácios, na Madeira, e em seus prefácios e dedicatórias dispersos: o realismo ea adequação de sua linguagem, a mordida de sua sátira, eo cuidado com que ele planejou sua comédias.

Para alguns críticos, a tentação para contrastar Jonson (representando arte ou ofício) com Shakespeare (representando a natureza, ou gênio untutored) pareceu natural; Se Jonson pode ser dito para iniciar esta interpretação no segundo fólio, e Samuel Butler chamou a mesma comparação em sua livro comum no final do século.

Na restauração, essa diferença sentiu tornou-se uma espécie de dogma crítico. Charles de Saint-Evremond colocado comédias de Jonson acima de tudo no drama Inglês, e Charles Gildon chamado Jonson o pai de Inglês comédia. John Dryden ofereceu uma avaliação mais comum no Ensaio de Dramatic Poesie, em que a sua Avatar Neander compara Shakespeare para Homer e Jonson para Virgil : o ex criatividade profunda representada, este último artifício polido. Mas "artifício" foi no século 17 quase sinônimo de "arte"; Jonson, por exemplo, usou "artífice" como sinônimo de "artista" (Descobertas, 33). Para Lewis Theobald, também, Jonson "ow [va] toda a sua excelência a sua Arte", em contraste com Shakespeare, o gênio natural. Nicholas Rowe, a quem podem ser rastreados a lenda que Jonson devido à produção de cada um no seu humor à intercessão de Shakespeare, igualmente atribuída a excelência de Jonson à aprendizagem, que não criá-lo bastante para o nível de gênio. Um consenso formado: Jonson foi o primeiro poeta Inglês para entender preceitos clássicos com alguma precisão, e ele foi o primeiro a aplicar esses preceitos com sucesso à vida contemporânea. Mas havia também mais rodadas negativos sobre arte aprendi de Jonson; por exemplo, na década de 1750, Edward Young casualmente comentou sobre a forma em que a aprendizagem de Jonson trabalhava, como força de Sansão, para seu próprio prejuízo. Mais cedo, Aphra Behn, escrevendo em defesa dos dramaturgos do sexo feminino, tinha apontado para Jonson como um escritor cuja aprendizagem não o fez populares; sem surpresa, ela o compara desfavoravelmente com Shakespeare. Particularmente nas tragédias, com seus discursos longos abstraídas de Salústio e Cícero, críticos de Augusto viu um escritor cuja aprendizagem havia inundado sua estética julgamento.

Neste período, Alexander Pope é excepcional em que ele notou a tendência ao exagero nesses retratos críticos concorrentes: "É sempre a natureza das Partes para a extremos; e nada é tão provável, como isso porque Ben Johnson teve muito mais aprendizagem, dizia-se, por um lado, que Shakespear teve nenhum em tudo, e porque Shakespear tinha muito mais sagacidade e sofisticados, foi retrucou por outro lado, que Johnson queria tanto ". Para a maior parte, o consenso do século 18 continua comprometido com a divisão que o Papa duvidava; tão tarde quanto 1750, Sarah Fielding poderia colocar uma breve recapitulação da análise na boca de um "homem de bom senso" encontrado por David simples.

Apesar de sua estatura diminuiu durante o século 18, Jonson ainda foi lido e comentado ao longo do século, em geral, o tipo de termos comparativos e desdenhosos que acabamos de descrever. Heinrich Wilhelm von Gerstenberg traduziu partes da edição de Peter Whalley em alemão em 1765. Pouco antes do revolução romântica, Edward Capell ofereceu uma rejeição quase absoluto de Jonson como poeta dramático, que (ele escreve) "tem pretensões muito pobres para o alto lugar que ocupa entre os bardos Inglês, já que não há maneira original para distingui-lo, eo mesmice tedioso visível em suas tramas indica um defeito de gênio. " As falhas desastrosas de produções de Volpone e Epicoene no início dos anos 1770, sem dúvida reforçou um sentimento generalizado de que Jonson tinha finalmente crescido muito antiquada para o público contemporâneo; se ele ainda atraiu entusiastas como Earl Camden e William Gifford, ele praticamente desapareceu do palco no último quartel do século.

O romântico revolução na crítica provocou um declínio geral na estimativa crítica de Jonson. Hazlitt se refere ao desdém de Jonson Coleridge, enquanto mais respeitoso, descreve Jonson como psicologicamente superficial: "Ele era um homem observando com muita precisão;" cautela trabalhoso. " . mas ele se preocupava apenas para observar o que estava aberto a, e, provavelmente, para impressionar, os sentidos "Coleridge colocado Jonson perdendo apenas para Shakespeare; outros críticos românticos eram menos de aprovação. O início do século 19 foi a grande época para recuperar o drama renascentista. Jonson, cuja reputação tinha sobrevivido, parece ter sido menos interessante para alguns leitores que escritores como Thomas Middleton ou John Heywood, que foram, em alguns sentidos "descobertas" do século 19. Além disso, a ênfase que os escritores românticos colocado na imaginação, e sua tendência concomitante a desconfiar de arte estudada, baixou o status de Jonson, se ele também aguçou sua percepção da diferença tradicionalmente observada entre Jonson e Shakespeare. Esta tendência foi de nenhuma maneira universal, no entanto, William Gifford, primeiro editor do século 19 de Jonson, fez um grande negócio para defender a reputação de Jonson durante este período de declínio geral. Na próxima época, Swinburne, que estava mais interessado em Jonson que a maioria dos vitorianos, escreveu: "As flores de seu crescimento tem todas as qualidades, mas que pertence ao mais raro e mais fino entre flores: eles têm cor, a forma, a variedade, fertilidade, vigor: a única coisa que eles querem é fragrância "- por" fragrância ", Swinburne significa espontaneidade.

No século 20, o corpo da obra de Jonson foi sujeita a um conjunto mais variado de análises, coerente com os interesses e programas de crítica literária moderna. Em um ensaio impresso em A madeira sagrado , TS Eliot tentou repudiar a acusação de que Jonson era um classicista árido, analisando o papel da imaginação em seu diálogo. Eliot era apreciativo da concepção global de Jonson e sua "superfície", uma opinião consonante com a reação modernista contra a crítica romântica, que tende a denegrir dramaturgos que não se concentram em representações de profundidade psicológica. Por volta de meados do século, uma série de críticos e estudiosos seguiram o exemplo de Eliot, produzindo estudos detalhados de estilo verbal de Jonson. Ao mesmo tempo, o estudo de temas e convenções isabelino, como os de EE Stoll e MC Bradbrook, desde um sentido mais vivo de como o trabalho de Jonson foi moldada pelas expectativas de seu tempo.

A proliferação de novas perspectivas críticas depois de meados do século tocou em Jonson inconsistente. Jonas Barish foi a principal figura entre os críticos que apreciaram o talento artístico de Jonson. Por outro lado, Jonson recebeu menos atenção dos novos críticos do que fizeram alguns outros dramaturgos e seu trabalho não era de interesse programático aos críticos psicanalíticos. Mas a carreira de Jonson, eventualmente, fez dele um ponto focal para a revivido crítica sociopolítica. As obras de Jonson, particularmente suas máscaras e desfiles, oferecer informações significativas sobre as relações de produção literária e poder político, assim como seus contatos com e poemas para patronos aristocratas; além disso, sua carreira no centro do emergente mundo literário de Londres tem sido visto como exemplificando o desenvolvimento de uma cultura literária totalmente mercantilizado. Nesse sentido, ele é visto como uma figura de transição, um autor cujas habilidades e ambição o levou a um papel de liderança tanto na cultura em declínio de clientelismo e à cultura crescente de consumo de massa.

Poesia

Jonson foi chamado de "o primeiro poeta laureado". Se a reputação de Jonson como dramaturgo tradicionalmente tem sido associada a Shakespeare, sua reputação como um poeta, desde o início do século 20, foi ligado ao de John Donne. Nesta comparação, Jonson representa a estirpe cavaleiro da poesia, enfatizando a graça e clareza de expressão; Donne, pelo contrário, sintetizou a escola metafísica da poesia, com sua dependência de tensas, barroco metáforas e frases muitas vezes vagas. Desde os críticos que fizeram esta comparação ( Herbert Grierson por exemplo), foram em graus diferentes redescobrindo Donne, essa comparação muitas vezes trabalhou em detrimento da reputação de Jonson.

Em seu tempo Jonson foi pelo menos tão influente como Donne. Em 1623, o historiador Edmund Bolton nomeou-o o melhor e mais polida poeta Inglês. Que este julgamento foi amplamente compartilhada é indicada pela influência admitiu que ele tinha sobre poetas mais jovens. Os motivos para descrever Jonson como o "pai" dos poetas spaniel são claros: muitos dos poetas spaniel de se descreveram como seus "filhos" ou sua "tribo". Para alguns esta tribo, a conexão foi tanto social como poética; Herrick descreveu reuniões na "Sun, o cão, o Triplo Tunne". Todos eles, incluindo aqueles que, como Herrick cujas realizações no versículo são geralmente considerados como superiores aos de Jonson, inspirou-se o renascimento de Jonson de formas e temas clássicos, suas melodias sutis, e seu uso disciplinado de sagacidade. Nesses aspectos Jonson pode ser considerado como uma das figuras mais importantes na pré-história do Inglês neoclassicismo.

O melhor de letras de Jonson permaneceram atual desde seu tempo; periodicamente, eles experimentam uma breve voga, como após a publicação da edição de Peter Whalley da poesia 1756. Jonson continua a estudiosos de juros para a luz que ele lança sobre a história literária Inglês, como a política, sistemas de clientelismo e atitudes intelectuais. Para o leitor em geral, a reputação de Jonson repousa sobre algumas letras que, embora breve, são superadas por graça e precisão por muito poucos poemas Renascença: " em meu primeiro Sonne "; " Para Celia "; " Para Penshurst "; eo epitáfio jogador menino Salomão Pavy.

As obras de Jonson

Jogadas

  • Um conto de uma cuba, comédia (.? c 1596 revisto realizadas 1.633; impresso 1640)
  • O Isle of Dogs, comédia (1597, comThomas Nashe; perdido)
  • O caso é alterada, comédia (c 1597-1598;. impresso 1609), comHenry Porter eAnthony Munday?
  • Cada um no seu humor, comédia (realizado 1598; impresso 1601)
  • Cada homem fora de seu humor, comédia (realizado 1599; impresso 1600)
  • Revels de Cynthia(realizado 1600, impresso 1601)
  • O Poetaster, comédia (realizado 1601; impresso 1602)
  • Sejanus sua queda, a tragédia (realizado 1603; impresso 1605)
  • Eastward Ho, comédia (realizada e impresso 1605), uma colaboração comJohn Marston eGeorge Chapman
  • Volpone, comédia (c 1605-1606;. impresso 1607)
  • Epicoene, ou a mulher silenciosa, comédia (realizado 1609; impresso 1616)
  • O Alquimista, comédia (realizado 1610; impresso 1612)
  • Catilina conspiração, tragédia (realizada e impresso 1611)
  • Bartholomew Fair, comédia (realizada 31 de outubro de 1614; impresso 1631)
  • O Diabo é um burro, comédia (realizado 1616; impresso 1631)
  • O grampo de Notícias, comédia (realizada fev 1626; impresso 1631)
  • The New Inn, ou o coração Luz, comédia (licenciado 19 de janeiro de 1629; impresso 1631)
  • The Magnetic Senhora, ou Humors reconciliado, comédia (licenciado 12 de outubro de 1632; impresso 1641)
  • O pastor triste,pastoral (c. 1637, impresso 1641), inacabado
  • Mortimer sua queda,história (impresso 1641), um fragmento

Masques

  • A coroação Triumph, ouentretenimento do Rei(realizada 15 de março de 1604; impresso 1604); com Thomas Dekker
  • Um entretenimento Private do Rei e da Rainha em Maio-Dia (The Penates)(01 de maio de 1604; impresso 1616)
  • O entretenimento da rainha eo príncipe Henry em Althorp (O Sátiro)(25 de junho de 1603; impresso 1604)
  • O Masque of Blackness(06 de janeiro de 1605; impresso 1608)
  • Hymenaei(05 de janeiro de 1606; impresso 1606)
  • O entretenimento dos Reis da Grã-Bretanha e Dinamarca (As Horas)(24 de julho de 1606; impresso 1616)
  • O Masque of Beauty(10 de janeiro de 1608; impresso 1608)
  • O Masque of Queens(02 de fevereiro de 1609; impresso 1609)
  • O Matiz e grito Depois de Cupido, ouThe Masque no Casamento do Senhor Haddington(09 de fevereiro de 1608; c impresso 1608).
  • O entretenimento à Burse da Grã-Bretanha(11 de abril de 1609; perdida, reencontrada 2004)
  • Os Discursos em Barreiras do infante D. Henrique, ouA Dama do Lago(06 de janeiro de 1610; impressos 1616)
  • Oberon, o país das fadas Príncipe(01 de janeiro de 1611; impresso 1616)
  • Amor Livres de ignorância e insensatez(03 de fevereiro de 1611; impresso 1616)
  • Amor Restaurado(06 de janeiro de 1612; impresso 1616)
  • Um desafio em Tilt, em um casamento(27 de dezembro 1613/1 janeiro 1614; impresso 1616)
  • O Masque irlandesa no Tribunal(29 de dezembro de 1613; impresso 1616)
  • Mercury Vindicated dos Alquimistas(06 de janeiro de 1615; impresso 1616)
  • A Era de Ouro Restaurado(01 de janeiro de 1616; impresso 1616)
  • Natal, Sua Masque(Natal 1616; impresso 1641)
  • O Vision of Delight(06 de janeiro de 1617; impresso 1641)
  • Amantes Feito Homens, oua máscara da Lethe,ouThe Masque no Senhor Hay(22 de fevereiro de 1617; impresso 1617)
  • Pleasure Reconciliados com Virtude (06 de janeiro de 1618; impresso 1641) The masque foi um fracasso; Jonson revista-lo, colocando o anti-masque primeiro, transformando-o em:
  • Para a honra de Gales(17 de fevereiro de 1618; impresso 1641)
  • Notícias do Novo Mundo descoberto na Lua(07 de janeiro de 1620: impresso 1641)
  • O entretenimento em Blackfriars, ou O Newcastle Entretenimento(maio 1620 ?; MS)
  • Aniversário do Pan, ou Santo-Dia do Pastor(19 de junho de 1620 ?; impresso 1641)
  • A ciganos Metamorphosed(3 e 05 de agosto de 1621; impresso 1640)
  • O Masque of Augurs(06 de janeiro de 1622; impresso 1622)
  • Tempo vindicada a si mesmo e aos seus Honours(19 de janeiro de 1623; impresso 1623)
  • Triumph de Netuno para o retorno de Albion(26 de janeiro de 1624; impresso 1624)
  • O Masque of Owls em Kenilworth(19 de agosto de 1624; impresso 1641)
  • As Ilhas Afortunadas ea sua união(09 de janeiro de 1625; impresso 1625)
  • Triumph do amor Através Callipolis(09 de janeiro de 1631; impresso 1631)
  • Chloridia: Ritos para Chloris e suas ninfas(22 de fevereiro de 1631; impressos 1631)
  • Entretenimento do rei em Welbeck em Nottinghamshire(21 de maio de 1633; impresso 1641)
  • Bem-vindo de amor à Bolsover(30 de julho de 1634; impresso 1641)

Outros trabalhos

  • Epigramas(1612)
  • The Forest(1616), incluindoa Penshurst
  • Em meu primeiro Sonne(1616),elegia
  • Um discurso do Amor(1618)
  • Barclay Argenis, traduzido por Jonson (1623)
  • O Execration contra Vulcan(1640)
  • Arte de Horácio da Poesia, traduzido por Jonson (1640), com um verso commendatory porEdward Herbert
  • Underwood(1640)
  • Inglês Grammar(1640)
  • Madeira, ou descobertas feitas sobre os homens e matéria, como têm fluiu fora de suas leituras diárias, ou tiveram seu refluxo para sua noção peculiar das vezes,um livro comum
  • Para Celia (bebida a mim somente com olhos), poema

É em JonsonTimber, ou Descobrimentos ...que ele famosa brincou sobre a forma em que a linguagem tornou-se uma medida de alto-falante ou escritor:

" Língua mais mostra um homem: Fale para que eu possa ver-te. Ele brota das partes mais aposentados e mais íntimos de nós, e é a imagem do pai dele, a mente. Nenhum vidro torna forma ou semelhança de um homem tão verdadeiro como o seu discurso. Não, ele é comparado a um homem; e à medida que consideramos recurso e composição em um homem, de modo palavras na linguagem; na grandeza, aptidão, estrutura de som e harmonia dela. "
- Ben Jonson, 1640 (póstuma)

Tal como acontece com outros dramaturgos Inglês Renascença, uma parte da produção literária de Ben Jonson não sobreviveu. Além de The Isle of Dogs (1597), os registros sugerem estes jogos perdidos na totalidade ou em parte do trabalho de Jonson: Richard Crookback (1602); Anger Hot Logo Frio (1598), com Porter e Henry Chettle; Página de Plymouth (1599) , com Dekker; e Robert II, Rei da Escócia (1599), com Chettle e Dekker. Várias das máscaras e entretenimentos Jonson também não são existentes: o entretenimento no Taylors mercante (1607); o entretenimento à Salisbury House para James I (1608); e The Lord May (1613-1619).

Finalmente, existem atribuições questionáveis ​​ou limítrofe. Jonson pode ter tido uma mão em Rollo, duque da Normandia, ou o irmão sangrento , um jogo no cânone de John Fletcher e seus colaboradores. A comédia The Widow foi impresso em 1652 como o trabalho de Thomas Middleton, Fletcher e Jonson, embora estudiosos têm sido intensamente cético sobre a presença de Jonson na peça. Algumas atribuições de peças anônimas, tais como The London Prodigal , foram aventurou por pesquisadores individuais, mas se encontrou com respostas interessantes.

Biografias de Ben Jonson

  • Ben Jonson: Sua Vida e de TrabalhoporRosalind Miles
  • Ben Jonson: Sua Artesanato e ArteporRosalind Miles
  • Ben Jonson: Uma Vida Literária por W. David Kay
  • Ben Jonson: A LifeporDavid Riggs (1989)
  • Ben Jonson: A LifeporIan Donaldson (2011)
Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Ben_Jonson&oldid=545035916 "