Conteúdo verificado

Blantyre

Assuntos Relacionados: África ; Cidades

Você sabia ...

Esta seleção wikipedia foi escolhido por voluntários que ajudam Crianças SOS da Wikipedia para este Seleção Wikipedia para as escolas. Todas as crianças disponíveis para apadrinhamento de crianças de Crianças SOS são cuidadas em uma casa de família pela caridade. Leia mais ...

Blantyre
Blantyre está localizado em Malawi
Blantyre
Localização no Malawi
Coordenadas: 15 ° 47'10 "S 35 ° 0'21" E
País Malavi
Região Região Sul
Distrito Blantyre District
População (2008)
• total 732518
Fuso horário 2
St Michael e toda a igreja dos anjos, construída em 1888-1891

Blantyre é Malawi centro 's de finanças e comércio e sua maior cidade, pela população, com um número estimado de 732.518 habitantes a partir de 2008. É por vezes referido como a capital comercial do Malawi, em oposição ao capital político, Lilongwe . É a capital do país de Região Sul, bem como a Blantyre District.

O Malawi Broadcasting Corporation (MBC), emissora estatal do país eo provedor de único canal de televisão do Malawi, tem sua sede em Blantyre. O Supremo Tribunal de Justiça também está localizado aqui. A cidade também abriga a Faculdade de Medicina, Instituto Politécnico Malawi ea faculdade de enfermagem Kamuzu, colégios constitutivos do Universidade do Malawi, localizado ao longo da rodovia Chipembere. A localização pouco convencional da cidade fez com que Blantyre é ignorado por Mount Soche, montanha Ndirande, Chiradzulu montanha e Michiru montanha que consolida Montanha área da conservação de Michiru.

Blantyre suporta uma pequena população de expatriados de cerca de 25.000, principalmente da Inglaterra , o resto da Europa , e África do Sul .

História

Fundada em 1876 por meio do trabalho missionário da Igreja da Escócia, a importância histórica de Blantyre é rivalizada por nenhuma outra cidade do Malauí. Ele tem muitos recursos do património histórico e cultural, que constituem uma parte vital da cidade e são cruciais para sua identidade, cultural e social bem-estar ea capacidade de atracção para negócios e turismo. Tornou-se um consular britânica em 1883 e alcançou o status município de 1895, tornando-se município mais antigo do Malawi. Blantyre é um dos mais antigos centro urbano no Leste, Central e África Austral; que pré-lançamento Nairobi , Harare e Joanesburgo , portanto, tem o mais longo património histórico e cultural da região. O Museu de Malawi está localizado próximo aos escritórios Centro Cívico em Chichiri, e constitui um ativo valioso da cidade.

Estatura da cidade como centro de comércio e indústria do Malawi começou graças ao seu papel como um centro para o comércio colonial em marfim. Assim, Blantyre rapidamente se estabeleceu como uma encruzilhada para o comércio em África Austral . Hoje a cidade é o principal núcleo de produção do Malawi com sapatos, algodão, metais e fábricas de produção de plástico localizados aqui. De 1876 a 1905, o desenvolvimento urbano foi confinado a Blantyre apenas em três áreas distintas dentro de 2 km de distância um do outro: Missão Blantyre na HHI, Mandala (empreendimento comercial Europeia), e na zona de governo e triângulo centro comercial marcado por Haile Selassie Road, Glyn Jones Road andHannover Street. Em Limbe desenvolvimento começou em 1906, após o estabelecimento da sede da Shire Highlands Railways Companhia e reparação e servicingfacilities, e Grupo Imperial Tobacco (ITG) e embalagens de tabaco de classificação factorynearby. Como resultado do estabelecimento dessas grandes operações, fácil acessibilidade andflat topografia, Limbe experimentou um boom de desenvolvimento de Indian atacado e retailshops na medida em que em 1910 superou Limbe cidade Blantyre cidade. Habitação de baixa densidade andmedium para a equipe européia e asiática foram localizados em Mpingwe, ITGand Mudi em Limbe e em Mount Pleasant, Sunnyside, Namiwawa, Kabula e Mandalain Blantyre. As lojas indianas incluído alojamento na parte traseira ou no piso superior de theshops. Habitação de alta densidade para a força de trabalho Africano foi localizado longe composto exceptChiwembe em Limbe. A história do desenvolvimento de Blantyre foi o desenvolvimento principalmente dictatedby fragmentada não coordenado, como resultado de groupdecisions individuais e juros relativos ao evangelismo, comércio, agricultura, indústria e administração.

Blantyre é nomeado após a cidade em South Lanarkshire, Escócia , onde o explorador David Livingstone nasceu. Esforços missionários de Livingstone viu a criação da St Michael e toda a igreja dos anjos. A igreja data de 1891 e foi famosamente construído por uma equipe de operários locais sem o conhecimento da arquitetura de técnicas de construção. O desenvolvimento urbano foi estimulado pela construção da ferrovia. Em 1956 foi fundida com sua cidade irmã, Limbe, para formar uma única cidade. O Museu de Malawi está localizado próximo aos escritórios Centro Cívico em chichiri, e constitui um ativo valioso da cidade. No entanto, o actual nível de protecção e conservação dos recursos é insuficiente, principalmente por causa dos recursos financeiros inadequados, falta de um plano de conservação abrangente para a cidade, e aparentemente a baixa prioridade dada ao setor pelo governo. Blantyre Cidade tem um total de 8 concursados Monumentos Nacionais, principalmente edifícios de importância histórica. Além disso, a assembleia da cidade nomeou dois recursos para a designação como Monumentos Nacionais, e outros 23 recursos para a investigação no que respeita à sua elegibilidade para a designação como monumentos nacionais e locais.

Geografia

Blantyre City, maior centro urbano da capital comercial e industrial e do Malawi, está localizado nas Highlands Shire e centro geográfico da Região Sul do país e situa-se a 35 ° leste do Meridiano de Greenwich e 15 ° 42 "do Sul do Equador. É um nó de comunicações de transporte com estrada, ferroviário e aéreo links para todas as partes dos países vizinhos e de países Moçambique , Zimbabwe , SouthAfrica, Zâmbia e Tanzânia . Abrange uma área de 228 km 2. A cidade é classificada como a'National Centro urbano "no âmbito do sistema de centros urbanos do país seis níveis hierárquicos designado, e também é a sede administrativa regional da Região Sul.

A geologia da cidade consiste em dois principais tipos de rochas de um antigo Complexo Basal, como resultado de um processo que teve lugar durante o período Pré-Cambriano tarde cerca de 500 milhões de anos atrás. A formação rochosa mais ampla consiste em piroxênio granulite gnaisse, que abrange mais de 50% da área da cidade, a partir do norte-oeste para o leste e se estende em duas pequenas bandas sul na parte ocidental da cidade; e gnaisse sienítico que responde por cerca de 40% que cobre o canto sul, oeste e nordeste da cidade e também na forma de pequenas espalhadas intrusões no gnaisse piroxênio granulite. Em seu estado unweathered, ambos os tipos de rochas são impermeáveis aquíferos, portanto, pobres, mas eles fornecem um recurso valioso para a construção de estradas e construção. Blantyre Cidade está localizado no extremo leste do Grande Vale do Rift , e, assim, algumas falhas importantes ocorrem dentro e nas imediações da cidade tornando-a propensa a terremotos. As principais falhas e zonas associadas de rocha run profundamente fraturado a partir do norte da cidade, em uma direcção sudoeste, e são potenciais aquíferos para as águas subterrâneas.

Blantyre Cidade encontra-se em uma área montanhosa, portanto, tem variado topografia que vão desde uma altitude de cerca de 780 a 1612 metros acima do nível do mar. Existem três tipos principais de características topográficas, que têm implicações importantes para o desenvolvimento da cidade, e compõem a colinas, planaltos e cume e do sistema de drenagem natural. A característica física mais visível e dominante da cidade é as inúmeras colinas residuais que são encontrados em todas as partes da cidade. Os principais colinas são as cabeceiras dos diversos rios e córregos que se originam e se irradiam a partir da cidade, formando um sistema de drenagem natural com nove bacias hidrográficas distintas, ou seja, Likhubula, Lunzu, Mombezi e Khombwi, que drenam a parte norte da cidade, e Mudi , Chisombezi, Limbe, Luchenza e Mwampanzi drenagem das partes centrais e do sul. Devido à topografia montanhosa, estes canais de drenagem natural são estreitas e têm lados íngremes e inclinações. O planaltos e cume compreende toda a terra que é adequado para o desenvolvimento urbano, incluindo extensa terra relativamente plana, os sopés de montanhas e planícies, e longos bacias hidrográficas e estreitas faixas de terra que separam os rios e córregos.

Clima

O clima de Blantyre é muito influenciada pela sua localização dentro da zona tropical e altitude. A cidade experimenta o Tropical Continental Climática com duas estações distintas do ano. A estação chuvosa é de novembro a abril, com uma continuação informar de chuveiros frios leves localmente conhecidos como 'Chiperoni' do final de maio a julho. A estação seca é de maio a outubro. A precipitação média anual é de 1.122 milímetros (44.17 in), dos quais cerca de 80% cai dentro de 3 ½ meses entre novembro e março. A cidade é geralmente fresco, com temperaturas médias anuais que variam de 13 ° C (55 ° F) durante a estação fria (maio a julho) a 21 ° C (70 ° F) durante a estação quente (setembro a novembro). Há particularmente dois períodos de clima desconfortável; a estação mais quente associado à alta umidade logo antes do início das primeiras chuvas (final de outubro-novembro), e à geada ao longo dos rios, névoa e chuveiros frios e ventos característicos da estação fria em junho e julho.

Demografia

Economia

Blantyre Cidade, como a capital comercial e industrial da economia nacional, tem uma base forte sólido económica para um crescimento económico sustentado e um moderneconomy diversificada que oferece uma ampla gama de oportunidades de emprego. O sector do comércio, do comércio e da indústria é a principal força motriz do desenvolvimento econômico na segunda Malawi só para a agricultura e, portanto, um dos principais contribuintes para o PIB. É de longe o maior gerador de emprego na cidade e tem o maior efeito multiplicador na economia urbana. A cidade é o centro industrial do Malawi com muitas plantas industriais localizadas aqui. Há oito áreas industriais designados nomeadamente Makata, Ginnery de canto, Maselema, Limbe, Chirimba, South Lunzu, Maone e Chitawira. Destes canto Makata, Ginnery, Maselema, Limbe, Chirimba e Maone estão ativamente indústrias de hospedagem, enquanto Sul Lunzu ainda está para ser desenvolvido.

As zonas industriais existentes são ainda classificados em zonas industriais pesadas e leves. Makata e Limbe, por exemplo, são os únicos locais industriais pesados de hospedagem mais de trinta empresas.

Enquanto Chirimba área industrial, embora designado um pesado área industrial, é a menos desenvolvida em termos de número de indústrias na região. Além de Makata, canto Ginnery local industrial é outro sítio ativo seguido de Limbe e Maselema eo mínimo é Chirimba zonas industriais e Maone. Chitawira e Maselema são exemplos clássicos de áreas industriais leves (assembleia da cidade de Blantyre, 1999). Todas as zonas industriais estão localizadas ao longo das margens dos principais rios ou córregos da cidade de Blantyre. Makata área industrial encontra-se entre fluxos de Mudi e Nasolo enquanto Ginnery canto área industrial é ao longo do rio Mudi. Maselema área industrial existe ao longo do rio e córrego Naperi Chirimba hospeda Chirimba área industrial. Existem várias regras para o tratamento de resíduos nas indústrias (Lei do Governo Local, 1982; assembleia da cidade de Blantyre, 1999), mas a eliminação de águas residuais não tratadas no sistema de esgotos e, posteriormente, em grandes fluxos da cidade é muito comum, representando assim um potencial à saúde e risco ambiental para as pessoas que vivem na cidade de Blantyre ea jusante. Outras fontes de poluição da água na cidade, como escoamentos de atividades domésticas e agrícolas e também as emissões veiculares (Lakudzalaet al, 1999;. Masamba e Chimbalanga, 2001, Sajiduet al, 2007) foram identificados. Estudos anteriores indicavam poluição por metais pesados substancial nos corpos d'água da cidade, incluindo fluxos (Lakudzala et al, 1999;.. Sajidu et al, 2007;. Kaonga et al, 2008). No entanto principais mudanças nas atividades industriais têm ocorrido na cidade, incluindo diminuição do volume das águas residuais geradas por David Whitehead empresa que costumava ser um dos principais contribuintes de efluentes de águas residuais em Makata área industrial; mudança de propriedade e gestão de águas residuais de Cold Storage Companhia; encerramento da Linha Bus Shire; duplicação da geração de efluentes, tanto Carlsberg e produtos Chibuku devido ao aumento na produção e instalação de pré-tratamento de algumas plantas industriais, tais como a Chibuku, Plascon e Dulux.

Manufacturing contribui com aproximadamente 14% do PIB. No período 1996 - 1999 o setor apresentou 0% de crescimento, em parte devido à rápida liberalização dos mercados expondo fabricantes do Malawi à concorrência da África do Sul e Zimbabwe. O sector continua a ser dificultada por comportamento monopolista (algodão), as barreiras comerciais, a falta de acesso ao capital, importações ilegais, ea aplicação imprevisível ou a falta de aplicação de acordos comerciais bilaterais existentes.

A estrutura de emprego da cidade é de duas categorias que compreendem setores formal e informal, em conjunto oferecendo um emprego que é estimado entre 50 mil e 55 mil postos de trabalho e absorvendo, assim, 62% da força de trabalho. O emprego no setor formal é composto por subsetores primários, secundários e terciários da indústria e do setor informal é principalmente operações de negócios de pequena escala. O sub-sector terciário ou de serviços indústria é líder em termos de criação de emprego e importância para a economia da cidade; emprega um total de 26.074 pessoas, representando 56,5% do emprego formal total. O sub-setor da indústria secundário emprega 18.824 pessoas, principalmente na fabricação e responde por cerca de 41% do emprego total. Informações sobre as actividades do sector informal é escassa ou inexistente. Mas um estudo recente da Africon e investigação de campo sob o perfil Blantyre Cidade Ambiental, leva à conclusão de que é uma economia substancial e vibrante, que oferece emprego a cerca de 4.500 pessoas que de outra forma estariam desempregados.

Blantyre também é a casa do Malawi Bolsa de Valores localizado na Victoria Avenue, no coração da cidade. Abriu as suas portas em Novembro de 1996 e opera sob a Lei de Mercado de Capitais de Desenvolvimento 1990 e Lei das Sociedades de 1984. Antes da listagem da primeira empresa, as principais atividades que estavam sendo realizadas foram a prestação de um mecanismo para negociação no mercado secundário no Governo de obrigações Malawi nomeadamente, Bilhetes do Tesouro e local registrado Stocks.

Como principal centro econômico e financeiro do Malawi, a cidade é palco de uma feira internacional a cada ano, que acontece durante o mês de maio. O evento busca mostrar o melhor do comércio do Malauí, indústria, agricultura e tecnologia da informação e abriu sob um tema de "Capacity Building Produtividade para alcançar Exportação Competitividade", em 2007.

Em 15 de janeiro de 2007, foi revelado que o Zimbabwe baseados em ônibus e caminhão edifício empresa AVM África (Pvt) Limited estará investindo mais de K100 milhões para comprar e reformar um site na Makata com a intenção de construir ônibus e caminhões em Blantyre. A empresa planeja empregar cerca de 1.000 pessoas - todos os moradores, no empreendimento de fabricação e AVM África é esperado também subcontratar cerca de 10.000 outras pessoas para o trabalho de produção.

Infra-estrutura

A cidade tem um sistema razoavelmente bem desenvolvido de ambos infraestrutura física e social, incluindo estradas, água, electricidade reticulada, saneamento, proteção contra incêndio, saúde, educação e instalações comerciais e de lazer. Mas a maioria desses serviços essenciais são caracterizados por muitos problemas, especialmente de baixo nível de cobertura, mau estado de manutenção e abandono, interrupção freqüente de serviços e gerenciamento de falhas.

O maior estádio do Malawi, Kamuzu Stadium, que detém e estima 60.000 está situado em Chichiri. Jogos de futebol internacionais são jogados aqui, bem como os principais eventos do Malawi, tais como inaugurações presidenciais e celebrações do Dia da Independência.

Transporte

Blantyre Cidade é servido por uma rede de estradas totalizando cerca de 554 km constituídos por sixcategories de estradas, ou seja, designados, coletor, distribuidor, residenciais, industriais e de estradas de acesso em ordem de importância ou volumes de tráfego descendente. Muito fewformal caminhos existem na cidade, além de calçadas, embora o modo predominante de viagens está andando.

Tráfego aumentou tremendamente nos últimos anos, principalmente devido à liberalização da economia eo crescimento global de desenvolvimento econômico. Sendo a mais notável carros particulares e microônibus que substituíram completamente os ônibus como meio de transporte público da cidade. Microônibus, um dispositivo elétrico principal na maioria das cidades africanas, comece serviços desde as primeiras horas enquanto os últimos serviços geralmente terminar por 19:00. Os táxis foram encontrados principalmente fora melhores hotéis da cidade, Mount Soche e Ryalls, também fornecem um modo alternativo de transporte para os moradores de Blantyre.

Serviços ferroviários contribuir enormemente para o status da cidade como principal centro comercial e industrial do Malawi. A Central Africano Railways Co. (Ferrovias anteriormente Malawi) tem sua sede em Limbe. Ela opera através de Blantyre para Nsanje, perto da fronteira sul com Moçambique que liga Malawi com os portos da Beira e Nacala, Mchinji, perto da fronteira com zamibia, Salima e Lilongwe, e entre Nkaya e Nayuchi na fronteira oriental com Moçambique, cobrindo um total de 797 km. Há uma estação de intercâmbio rail-lago no Chipoka no Lago Malawi, de onde os navios Railways Malawi operar serviços para outros portos lacustres no Malawi. Em setembro de 2007, o Presidente Bingu wa Mutharika encomendado locomotivas doados pelo governo de Taiwan, que irá fornecer serviços de trem de passageiros para Blantyre para outras partes do país. Um governo subsidiado serviço ferroviário de passageiros operado três vezes por semana a partir de Blantyre para Makhanga e da fronteira com Moçambique no Nayuchi antes desta.

O Aeroporto Internacional de Chileka localizada a aproximadamente nove milhas do centro da cidade Blantyre tem duas pistas que servem Blantyre com voos para África do Sul e outros países africanos. O aeroporto é a base principal para a companhia aérea de bandeira do país, Air Malawi. Aeroporto Chileka também abriga estações meteorológicas importantes. Em 2007, o Governo do Malawi proposto planos de expansão que estão ainda a ser realizado. Em 2009, foi anunciado que o Governo do Malawi estava buscando parceiros para uma reabilitação 1000 milhões dólares dólar do aeroporto, que vai incluir a construção de um novo terminal ea ampliação da pista atual.

A cidade também tem serviços de ônibus que vão do centro da cidade e da estação de ônibus Wenela para Lilongwe , Mzuzu e outras capitais africanas, incluindo Joanesburgo e Harare .

Compras

Mercado de souvenirs

Como o centro comercial de Malawi, os viajantes vêm de toda a região (incluindo a vizinha Moçambique) para estocar suprimentos alimentares, materiais de construção, eletrônicos, etc. O centro da cidade é cheia de asiáticos (indianos) lojas funcionam, como é Limbe nas proximidades. A área movimentado mercado popular entre os habitantes oferece todos os tipos de frutas, legumes, roupas usadas, materiais de construção, etc. a um preço barato.

Novas lojas de estilo ocidental estão disponíveis para aqueles que querem apenas para entrar e sair na Chichiri Shopping Centre, indiscutivelmente maior shopping do Malawi. O shopping oferece aos consumidores uma ampla gama de instalações de serviços bancários e caixas eletrônicos a partir de: Standard Bank, NBS Bank, MSB Bank, Banco Nacional do Malawi, Western Union e outras agências de serviços de telecomunicações, tais como Forex Zain, Telekom Networks Malawi, MTL, muitos restaurantes de fast food, como Nandos, Hungry Lion, selva Pimenta Pizza, Curry Corner Comida Indiana, varejistas, tais como: Shoprite, Jogo das lojas, um cinema, lojas de móveis, lojas de roupas, livrarias, farmácias, cirurgia dentária, oftalmologista, Digital Photo Express, florista e até cabeleireiros.

Alternativamente, Savers escolha é uma loja de corrida asiática bem abastecido indo em direção Limbe que atende a comunidade de expatriados com itens difíceis de encontrar comida, uma boa padaria, um bar de sorvete e loja de doces. Os preços para a mesma coisa muitas vezes pode variar de loja para loja e uma abundância de produtos contrafeitos inundar o mercado, por isso é melhor comprar ao redor e permanecer no maior complexo de compras de guard.Blantyre, Habitação Shoprite, jogo Stores e um número de lojas privados e Bancos

Educação

Blantyre City tem uma ampla gama de instalações educacionais que compreendem o ensino primário, ensino secundário e ensino superior, bem como pré-escola. Estes são fornecidos pelo governo, Assembleia City, instituições missionárias e do setor privado.

O ensino superior compreende formação técnica e profissional e instituições de ensino superior localizadas principalmente na área de Chichiri-Ginnery Canto (Malawi Politécnica, Faculdade de Medicina, Kamuzu Escola de Enfermagem, Blantyre Escola de Ciências da Saúde e Faculdade Malawi de Contabilidade), Nacional de Telecomunicações e SADCC multi Escolas -País Formação, Escola Técnica, Escola de Formação da Polícia e Faculdade de Blantyre professor. No entanto, algumas empresas privadas oferecem treinamento feito sob medida para o seu pessoal (Caminhos de Ferro de Malawi, ADMARC, bancos, etc.), enquanto empreendedores individuais fornecem treinamento especializado em campos variados, tais como gestão, secretariado, negócios, contabilidade e computadores.

Há 50 escolas primárias da cidade, com um total de matrículas em 1999 de cerca de 134 mil alunos. Isso é menos do que 40% das escolas necessárias, resultando em superlotação excessivo de salas de aula, viagens de longa distância para / da escola, inaceitavelmente elevado rácios aluno / professor e alta proporção de alunos que tem aulas no exterior, sob sombras de árvores. A combinação de superlotação, inadequada e latrinas mal conservados, e da aprendizagem no aberto está exacerbando os riscos de saúde e deterioração da qualidade ambiental na escola pública.

Apesar de esta cidade Blantyre, provavelmente, tem o maior número de escolas para fora de qualquer outra cidade do Malauí que oferecem ensino padrão ocidental. Estes incluem Saint Andrews Internacional Primária e da Escola Secundária, Central High School, Academy St Patricks, Primary School Phoenix, Hillview Escola e Kalibu Academy.

Saúde

O sistema de prestação de cuidados de saúde na cidade compreende tanto os serviços de cuidados de saúde curativos e preventivos, e isso é fornecido através de uma rede de hospitais e centros de saúde / clínicas que são distribuídos em diferentes partes do governo city.The corre rainha Elizabeth Hospital Central (QECH ), o maior hospital de referência no país, que tem um total de 1.000 leitos hospitalares, e os três hospitais particulares, tem um total de 122 leitos hospitalares. Os 18 postos de saúde são administrados pelo Instituto Distrital de Saúde em parceria com a assembleia da cidade de Blantyre e compreendem Bangwe, Chigumula, Chilomoni, Chirimba, Limbe, Ndirande, Manyowe, Masala, Mapanga, Misesa, Mzedi, Nancholi, Nkolokoti, Ntenje, Ntonda, Sul Lunzu, Zingwangwa e Centro Cívico.

Existem várias clínicas administradas por organizações religiosas, onde as pessoas se pagar serviços de cuidados de saúde, e aqueles pertencentes a corporações legais / empresas (que servem o seu pessoal), como ADMARC, Caminhos de Ferro do Malawi, Portland Cement, Lever Brothers, de transformação de tabaco, e Companhia Nacional de Sementes de Malawi. Seguindo a política de liberalização, a cidade tem testemunhado a criação de muitas clínicas e hospitais privados (incluindo Hospital Adventista de Blantyre e Mwaiwathu PVT Hospital, indiscutivelmente melhores instalações médicas do país), que complementam as poucas instalações antigas limitadas. A maioria delas oferecem serviços de ambulatório, enquanto os poucos bem estabelecidos oferecem ambos. Além dos serviços de saúde de base da cidade, muitos moradores da cidade fazem uso regular dos hospitais missionários que estão localizados fora da cidade na medida em que estes fazem parte do sistema de saúde da cidade (Hospital árvores mlambe e Nguludi). Além disso, os curandeiros tradicionais (ervanárias) e Parteiras Tradicionais (PTs) também desempenham um papel importante na prestação de cuidados de saúde para os moradores da cidade em forma de serviços de entrega de curativo e materna, respectivamente.

O sistema de saúde da cidade é manifestamente insuficiente. As enfermarias hospitalares públicas são muito congestionado e longas filas são característicos de serviços ambulatoriais. O rácio médio clínica na população da cidade é de entre 25.000 e 28.000 pessoas por clínica, e os assentamentos não planejados são os menos servidos com mais de 40.000 pessoas por clínica, em comparação com o padrão de planejamento urbano recomendada de 10.000 pessoas por clínica.

Mwaiwathu Hospital Privado e Hospital Adventista de Blantyre fornecer os melhores serviços médicos na cidade, com muitos moradores de Lilongwe para viajar para Blantyre para receber tratamento dos Hospitais.

Relações internacionais

Blantyre é geminada com Hanover na Alemanha .

Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Blantyre&oldid=357684109 "