Conteúdo verificado

Tubarão azul

Disciplinas relacionadas: insetos, répteis e peixes

Informações de fundo

Crianças SOS, uma instituição de caridade educação , organizou esta seleção. Clique aqui para saber mais sobre apadrinhamento de crianças.

Tubarão azul
Gama Temporal: Plioceno-Recentes
Є
O
S
D
C
P
T
J
K
Pg
N
Estado de conservação

Quase Ameaçada ( IUCN 3.1)
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Chondrichthyes
Subclasse: Elasmobranchii
Ordem: Carcharhiniformes
Família: Carcharhinidae
Género: Prionace
Cantor de 1849
Espécie: P. glauca
Nome binomial
Prionace glauca
( Linnaeus , 1758)
Faixa do tubarão azul

O tubarão-azul (Prionace glauca) é uma espécie de carcharhinidae, família Carcharhinidae, que habita águas profundas no mundo do temperadas e tropicais dos oceanos. Preferem águas mais frias, tubarões azuis migram distâncias longas, por exemplo a partir de Nova Inglaterra para a América do Sul .

Embora geralmente letárgico, eles podem se mover muito rapidamente. Tubarões azuis são vivíparos e são conhecidos por grandes ninhadas de 25 a mais de 100 filhotes. Eles se alimentam principalmente de pequenos peixes e lulas, embora possam tomar presas maiores. Os tubarões-azuis, muitas vezes escola segregada por sexo e tamanho, e este comportamento tem levado à sua alcunha de "lobos do mar". Duração máxima ainda é desconhecida, mas acredita-se que eles podem viver até 20 anos.

Anatomia e aparência

Ilustração de Prionace glauca.

Tubarões azuis são de corpo leve, com longa barbatanas peitorais. O topo do corpo é azul profundo, mais leves nos lados, e o lado de baixo é branco. O tubarão azul macho cresce geralmente para 1,82-2,82 m (6,0-9,3 pés) na data de vencimento, enquanto as fêmeas maiores comumente crescer para 2,2-3,3 m (7,2-11 pés) na maturidade. Grandes espécimes podem crescer até 3,8 m (12 pés) de comprimento. Ocasionalmente, um tubarão azul com tamanho invulgar é relatado, com um pedido amplamente impressa de um comprimento de 6,1 m (20 ft), mas nenhum tubarão que se aproxime o que foi confirmado nesta espécie. O tubarão azul é bastante alongado e fino na construção e tipicamente pesa 27-55 kg (60 a 120 lb) no sexo masculino e 93-182 kg (210-400 lb) em grandes fêmeas. Ocasionalmente, uma fêmea superior a 3 m (9,8 pés) irá pesar mais de 204 kg (450 libras). O mais pesado peso relatado para a espécie foi de 391 kg (860 libras).

Reprodução

Voltar de tubarão azul

Eles são vivípara, com um saco vitelino placenta, entregando 4-135 filhotes por ninhada. O período de gestação é entre 9 e 12 meses. As fêmeas maduras em 5 a 6 anos de idade e machos de 4 a 5. Corte é acreditado para envolver o macho por cortante, como amostras maduras podem ser sexados com precisão de acordo com a presença ou a ausência de formação de cicatrizes mordida. Feminino tubarões azuis se adaptaram ao ritual de acasalamento rigorosa através do desenvolvimento de pele 3 vezes mais espessa que a pele masculina.

Ecologia

Gama e habitat

O tubarão-azul é uma oceânica e epipelágica tubarão encontrado em todo o mundo em profunda temperadas e tropicais águas desde a superfície até cerca de 350 metros. Em mares temperados, pode aproximar-se da costa, onde pode ser observado por mergulhadores, enquanto em águas tropicais que habita profundidades maiores. Ela vive no extremo norte como Noruega e até o sul de Chile . Os tubarões-azuis são encontrados ao largo das costas de todos os continentes, exceto a Antártida . Seus maiores do Pacífico concentrações ocorrer entre 20 ° e 50 ° Norte, mas com fortes flutuações sazonais. Nos trópicos se espalha uniformemente entre 20 ° N e 20 ° S. Prefere águas com uma gama de temperaturas de 7-16 ° C (45-61 ° F), mas irão tolerar temperaturas de 21 ° C (70 ° F) ou superiores. Os registros do Atlântico mostram uma migração no sentido horário normal dentro das correntes dominantes.

Alimentação

Squid são presas importantes para tubarões azuis, mas sua dieta inclui outros invertebrados, como chocos e pelágica polvos, bem como lagosta , camarão, caranguejo, um grande número de peixes ósseos, pequenos tubarões, carniça de mamíferos e aves marinhas ocasionais. baleia e botos gordura de baleia e carne foram recuperados dos estômagos dos exemplares capturados e eles são conhecidos por tomar bacalhau de redes de arrasto. Tubarões azuis raramente comer atum .

Predators

Tubarões azuis adultos não sofrem predação em uma base regular, exceto por seres humanos e baleias assassinas . Os indivíduos jovens e menores podem ser comido por qualquer tubarões suficientemente maiores, como o grande tubarão branco eo tubarão tigre . No entanto, eles são hospedeiras de várias espécies de parasitas. Por exemplo, o tubarão azul é o hospedeiro definitivo do tetraphyllidean tênia, Pelichnibothrium speciosum (Prionacestus bipartitus). Eles são infectados pela ingestão de hospedeiros intermediários, provavelmente OPAH, (Lampris Guttatus), e / ou lancetfish longnose, (Alepisaurus ferox).

Relação com seres humanos

Estima-se que 10 a 20 milhões dessas espécies são mortos a cada ano como resultado de pesca. A carne é comestível, mas não é amplamente procurada; ele é consumido fresco, seco, fumado e salgado e desviados para farinha de peixe. A pele é utilizada para couro, as aletas de shark-fin sopa e do fígado para o petróleo. Os tubarões-azuis são ocasionalmente procurado como peixes de jogo por sua beleza e velocidade.

A partir de 2009 houve 13 ataques registrados em seres humanos e 4 mortes.

Em cativeiro

Os tubarões-azuis, como a maioria tubarões pelágicos, tendem a se sair mal em cativeiro. As tentativas de mantê-los usando tanques circulares com caminhos de deslizamento longos, e piscinas com 3 metros (9,8 pés) de profundidade central, ascendendo suavemente para zero profundidade reuniram-se com resultados mistos na melhor das hipóteses; a maioria dos espécimes durar menos de 30 dias. Tal como acontece com outros tubarões pelágicos, eles parecem ter paredes evitando problemas ou outros obstáculos. Num caso em Sea World San Diego, o tubarão azul fez muito bem até tubarões-touro foram adicionados ao tanque; os tubarões-touro comeu o tubarão azul. O registro cativeiro por tubarões azuis a partir de 2008 foi realizada por A New Jersey Aquarium para um espécime que durou cerca de sete meses antes de expirar de uma infecção bacteriana aparente.

Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Blue_shark&oldid=531677405 "