Bluetooth
Você sabia ...
Crianças SOS oferecem um download completo desta seleção para as escolas para uso em escolas intranets. Crianças SOS é a maior instituição de caridade do mundo dando crianças órfãs e abandonadas a chance da vida familiar.
Bluetooth é uma especificação industrial para redes sem fio redes de área pessoal (PANs). Bluetooth fornece uma maneira de conectar e trocar informações entre dispositivos como telefones celulares , laptops , PCs , impressoras, câmeras digitais e consoles de videogame mais de um seguro, globalmente não licenciada de curto alcance de frequência de rádio . As especificações do Bluetooth são desenvolvidas e licenciadas pelo Bluetooth Special Interest Group.
Usos
Bluetooth é um protocolo padrão de comunicações e projetado principalmente para baixo consumo de energia, com um intervalo curto (de classe power-dependente: 1 metros, 10 metros, 100 metros) com base no baixo custo transceptor microchips em cada dispositivo.
Bluetooth permite que esses dispositivos se comuniquem uns com os outros quando eles estão no intervalo. Os dispositivos usam um sistema de comunicações de rádio, para que eles não tem que estar na linha de visão do outro, e pode até mesmo ser em outros quartos, enquanto a transmissão recebida é poderoso o suficiente.
Classe | Potência Máxima Permitida ( mW / dBm) | Alcance (Aproximado) |
---|---|---|
Classe 1 | 100 mW (20 dBm) | ~ 100 metros |
Classe 2 | 2,5 mW (4 dBm) | ~ 10 metros |
Classe 3 | 1 mW (0 dBm) | ~ 1 metro |
É de notar que na maioria dos casos, o alcance efetivo de classe 2 dispositivos é estendido se conectar a uma classe 1 transceptor, em comparação com puro rede de classe 2. Isto é conseguido por uma maior sensibilidade e transmissor de energia do dispositivo de Classe 1. A maior potência do transmissor da classe 1 dispositivo permite maior poder de ser recebido pelo dispositivo de Classe 2. Além disso, maior sensibilidade da classe 1 dispositivo permite a recepção de muito menor transmitida poder dos dois dispositivos de classe. Assim, permitindo a operação de Classe 2 dispositivos em distâncias muito maiores. Dispositivos que utilizam um amplificador de potência na transmissão, melhoraram receber sensibilidade e antenas altamente otimizados estão disponíveis, que rotineiramente atingir intervalos de 1 km dentro do padrão Bluetooth Classe 1.
Versão | Taxa de dados |
---|---|
Versão 1.2 | 1 Mbit / s |
Versão 2.0 + EDR | 3 Mbit / s |
WiMedia Alliance (Proposta) | 53-480 Mbit / s |
Perfis de Bluetooth
A fim de utilizar o Bluetooth, um dispositivo deve ser compatível com determinados perfis Bluetooth. Estas definem as possíveis aplicações e utilizações da tecnologia.
Lista de aplicações
Aplicações mais prevalentes de Bluetooth incluem:
- Controle sem fio e de comunicação entre um telemóvel e um mãos livres fone de ouvido. Esta foi uma das primeiras aplicações para se tornar popular.
- A rede sem fio entre PCs em um espaço confinado e onde pouca largura de banda é necessária.
- As comunicações sem fios com dispositivos de entrada e saída de PC, sendo a mais comum o rato, e teclado impressora.
- Transferência de arquivos entre dispositivos com OBEX.
- Transferência de contactos, compromissos do calendário e lembretes entre dispositivos com OBEX.
- A substituição do tradicional com fio comunicação serial em equipamentos de teste, Receptores GPS, equipamentos médicos, scanners de código de barras e dispositivos de controle de tráfego.
- Para controles onde infravermelho foi utilizada tradicionalmente.
- Envio de pequenos anúncios de Bluetooth habilitado painéis publicitários a outros, detectáveis dispositivos Bluetooth.
- Dois sétima geração consolas de jogos de -Nintendo Wii e Sony PlayStation 3 usa Bluetooth para seus respectivos controles sem fio.
- Acesso discado à internet no computador pessoal ou PDA usando um telefone móvel a dados capaz como um modem.
- Receber anúncios comerciais (" spam ") através de um quiosque, por exemplo, em um cinema ou no lobby
Bluetooth vs. Wi-Fi em redes
Bluetooth e Wi-Fi tem um pouco diferentes aplicações de hoje em escritórios, casas, e em movimento: a criação de redes, a impressão, ou transferir apresentações e arquivos de PDAs para computadores. Ambos são de versões não licenciado tecnologia spread spectrum.
Bluetooth difere de Wi-Fi em que este prevê um maior rendimento e cobre distâncias maiores, mas exige hardware mais caro e maior consumo de energia. Eles usam o mesmo faixa de freqüência, mas empregam diferentes esquemas de multiplexação. Enquanto Bluetooth é uma substituição de cabos para uma variedade de aplicações, Wi-Fi é um substituto do cabo apenas para acesso à rede de área local. Bluetooth é muitas vezes visto como sem fio USB, enquanto o Wi-Fi é sem fio Ethernet, tanto a operar numa largura de banda muito mais baixo do que os sistemas de cabos que estão a tentar substituir. No entanto, esta analogia não é inteiramente correta uma vez que qualquer dispositivo Bluetooth pode, em teoria, sediar qualquer outro dispositivo Bluetooth, algo que não é universal a dispositivos USB, por isso, se assemelharia mais um sem fio FireWire.
Bluetooth
Bluetooth existe em muitos produtos, tais como telefones, impressoras, modems e fones de ouvido. A tecnologia é útil quando a transferência de informações entre dois ou mais dispositivos que estão próximos uns dos outros em situações de baixa largura de banda. Bluetooth é comumente usado para transferir dados de som com telefones (ou seja, com um fone de ouvido Bluetooth) ou bytes de dados com computadores de mão (transferência de arquivos).
Bluetooth simplifica a descoberta e configuração de serviços entre dispositivos. Dispositivos Bluetooth anunciam todos os serviços que prestam. Isso torna o uso de serviços mais fácil porque não há mais a necessidade de endereços de rede de instalação ou permissões como em muitas outras redes.
Wi-Fi
Wi-Fi é mais parecido com redes Ethernet tradicionais, e requer uma configuração para configurar recursos compartilhados, transmitir arquivos, e criar links de áudio (por exemplo, fones de ouvido e mãos-livres dispositivos). Ele usa as mesmas freqüências de rádio como Bluetooth, mas com maior potência, resultando em uma conexão mais forte. Wi-Fi é às vezes chamado de "sem fio Ethernet. "Esta descrição é precisa, como também fornece uma indicação dos seus pontos fortes e fracos. Wi-Fi requer mais configuração, mas é mais adequado para operar redes de grande escala, pois permite uma conexão mais rápida, melhor alcance da estação de base e melhor segurança do que Bluetooth.
Requisitos do computador
Um computador pessoal deve ter um adaptador Bluetooth, a fim de ser capaz de se comunicar com outros dispositivos Bluetooth (tais como telefones celulares , e ratinhos teclados). Enquanto alguns computadores desktop já contêm um adaptador Bluetooth interno, a maioria requer um externo Bluetooth dongle. Novas laptops vêm com um adaptador Bluetooth integrado.
Ao contrário de seu antecessor, IrDA, o que requer um adaptador separado para cada dispositivo, Bluetooth permite que vários dispositivos para se comunicar com um computador através de um único adaptador.
Suporte ao Sistema Operacional
A Apple tem apoiado desde Bluetooth Mac OS X versão 10.2 lançado em 2002.
Da Microsoft plataformas, o Windows XP Service Pack 2 e versões posteriores tem suporte nativo para Bluetooth. As versões anteriores exigiam que os usuários de instalar drivers próprios do seu adaptador Bluetooth, que não foi directamente suportados pela Microsoft. Próprios dongles Bluetooth da Microsoft (que são empacotados com seus dispositivos de computador Bluetooth) também não tem drivers externos e, portanto, exigem pelo menos o Windows XP Service Pack 2.
Linux fornece dois Pilhas Bluetooth, com a pilha BlueZ incluído com a maioria dos kernels Linux. Ele foi originalmente desenvolvido por Qualcomm e Apor. BlueZ suporta todos os protocolos e camadas Bluetooth núcleo.
NetBSD possui suporte Bluetooth desde o seu lançamento 4.0 . Sua pilha do bluetooth foi portado para FreeBSD e OpenBSD também.
Especificações e recursos
A especificação Bluetooth foi desenvolvido em 1994 por Jaap Haartsen e Sven Mattisson, que estavam trabalhando para Ericsson Mobile Platforms em Lund, Suécia . A especificação é baseada em tecnologia fhss.
As especificações foram formalizados pela Bluetooth Special Interest Group ( SIG), organizado pela Mohd Syarifuddin. O SIG foi formalmente anunciado em 20 de maio de 1998 . Hoje ele tem mais de 7000 empresas em todo o mundo. Foi estabelecido por Ericsson, Sony Ericsson, IBM , Intel , Toshiba, e Nokia, e mais tarde juntaram-se muitas outras empresas.
Bluetooth 1.0 e 1.0B
As versões 1.0 e 1.0B tinha muitos problemas, e os fabricantes tiveram dificuldades de fazer seus produtos interoperáveis. As versões 1.0 e 1.0B também teve transmissão obrigatória Bluetooth endereço de dispositivo de hardware (BD_ADDR) no Processo de ligação, tornando impossível o anonimato a nível de protocolo, que foi um grande revés para determinados serviços planejados para ser usado em ambientes de Bluetooth.
Bluetooth 1.1
- Ratificado como Padrão IEEE 802.15.1-2002.
- Muitos erros encontrados nas especificações 1.0B foram corrigidos.
- Adicionado suporte para canais não codificados.
- Força do sinal recebido Indicator ( RSSI).
Bluetooth 1.2
Esta versão é compatível com versões anteriores com 1,1 e os principais aprimoramentos incluem o seguinte:
- Conexão mais rápida e Discovery
- Adaptativo freqüência-hopping spread spectrum (AFH), o que melhora a resistência à interferência de rádio freqüência, evitando a utilização de frequências lotados na sequência de hopping.
- Velocidades mais altas de transmissão em prática, até 721 kbit / s, como em 1.1.
- Conexões estendidas síncronos (ESCO), que melhoram a qualidade de voz das ligações de áudio, permitindo retransmissões de pacotes corrompidos.
- Host Controller Interface apoio (HCI) para três fios UART.
- Ratificado como Padrão IEEE 802.15.1-2005.
Bluetooth 2.0
Esta versão, especificada em 10 de Novembro de 2004, é compatível com versões anteriores com 1.1. A melhoria principal é a introdução de um Enhanced Data Rate (EDR) de 3,0 Mbit / s. Isto tem os seguintes efeitos:
- Três vezes transmissão mais rápida velocidade até 10 vezes, em certos casos (até 2.1 Mbit / s).
- Menor consumo de energia através de uma reduzida ciclo de trabalho.
- Simplificação dos cenários multi-ligação devido à largura de banda mais disponível.
A taxa de transferência de dados é prático 2.1 megabits por segundo e a taxa de sinalização de base é de cerca de 3 megabits por segundo.
A especificação "Bluetooth 2.0 + EDR" dada no Bluetooth Special Interest Group (SIG) inclui EDR e não há especificação "Bluetooth 2.0", usado por muitos fornecedores. O HTC TyTN telefone pocket PC, mostra "Bluetooth 2.0 EDR sem" em sua folha de dados e uma outra fonte afirma Bluetooth 2.0 EDR sem equivale a versão 1.2 com correções de bugs adicionais. Em muitos casos, não é claro se um produto alegando a apoiar "Bluetooth 2.0" realmente suporta o EDR maior taxa de transferência.
Bluetooth 2.1
Bluetooth Core Specification versão 2.1 é totalmente compatível com 1.1, e foi adotado pelo Bluetooth SIG em 1 de Agosto de 2007. Esta especificação inclui as seguintes características:
- Resposta de consulta estendida: fornece mais informações durante o procedimento de inquérito para permitir uma melhor filtragem de dispositivos antes da conexão. Esta informação inclui o nome do dispositivo, uma lista de serviços do dispositivo de suporte, bem como outras informações, como a hora do dia, e informação de emparelhamento.
- Sniff subrating: reduz o consumo de energia quando os dispositivos estão no modo de baixa energia sniff, especialmente em links com fluxos de dados assimétricos. Dispositivos de interface humana (HID) são esperados para beneficiar a maioria, com dispositivos de mouse e teclado aumentando a vida útil da bateria por um fator de 3 a 10.
- Encryption Pausa Resume: permite que uma chave de criptografia para ser atualizada, permitindo a criptografia mais forte para conexões que ficar até por mais de 23,3 horas (um dia Bluetooth).
- Fixe emparelhamento simples: melhora radicalmente a experiência de emparelhamento de dispositivos Bluetooth, enquanto o aumento do uso e da força de segurança. Espera-se que esta característica irá aumentar de forma significativa o uso da tecnologia Bluetooth.
- NFC cooperação: criação automática de conexões Bluetooth seguras ao interface de rádio NFC também está disponível. Por exemplo, um fone de ouvido deve ser emparelhado com um telefone Bluetooth 2.1, incluindo NFC apenas trazendo os dois dispositivos próximos uns dos outros (alguns centímetros). Outro exemplo é o upload automático de fotos de um telefone celular ou câmera a uma moldura digital apenas, trazendo o telefone ou a câmera perto do quadro.
Futuro do Bluetooth
- Transmissão Canal: permite pontos de informação Bluetooth. Isto irá conduzir a adoção de Bluetooth em telefones celulares, e permitir modelos de publicidade baseados em torno de usuários que puxam as informações dos pontos de informação, e não com base em torno do modelo de envio objeto que é usado de forma limitada hoje.
- Gestão Topologia: permite a configuração automática do especialmente em topologias piconet Scatternet situações que estão se tornando mais comum hoje em dia. Isso tudo deve ser invisível para os usuários da tecnologia, ao mesmo tempo, tornando a tecnologia funcionar.
- Alternate MAC PHY: permite o uso de alternativa E MAC PHY para o transporte de dados de perfil Bluetooth. A Rádio Bluetooth ainda será usado para descoberta de dispositivo, conexão inicial e configuração do perfil, no entanto, quando muitos dados precisam ser enviados, o suplente de alta velocidade MAC PHY de será usado para transportar os dados. Isto significa que os modelos de conexão de baixa potência comprovados de Bluetooth são usados quando o sistema estiver ocioso, eo baixo consumo de energia per rádios bits são usados quando muitos dados precisam ser enviados.
- Melhorias de QoS: permitir que os dados de áudio e vídeo a ser transmitido com uma qualidade superior, especialmente quando o tráfego melhor esforço está sendo transmitida na mesma piconet.
Tecnologia Bluetooth já desempenha um papel no crescente Voz IP (VOIP) sobre cena, com fones de ouvido Bluetooth que está sendo usado como extensões sem fio para o sistema de áudio do PC. Como VOIP torna-se mais popular, e mais adequado para casa ou escritório usuários em geral do que linhas de telefone com fio, Bluetooth pode ser usado em aparelhos sem fio, com uma estação base conectada à ligação à Internet.
Bluetooth de alta velocidade
Em 28 de Março de 2006 , o Grupo de Interesse Especial Bluetooth anunciou a sua selecção do WiMedia Aliança Multi-Banda Orthogonal Frequency Division Multiplexing (MB-OFDM) versão de UWB para integração com atual tecnologia sem fio Bluetooth.
Integração UWB irá criar uma versão da tecnologia sem fio Bluetooth com uma opção de alta taxa de dados de alta velocidade /. Esta nova versão da tecnologia Bluetooth vai atender às demandas de alta velocidade de sincronização e transferência de grandes quantidades de dados, bem como permitir que aplicativos de áudio e vídeo de alta qualidade e para dispositivos portáteis, projetores multimídia e aparelhos de televisão e VoIP sem fio.
Ao mesmo tempo, a tecnologia Bluetooth vai continuar para atender às necessidades de aplicações de energia muito baixos, como mouses, teclados e fones de ouvido mono, permitindo que dispositivos para selecionar o rádio físico mais adequado para os requisitos das aplicações, oferecendo assim o melhor dos dois mundos.
Bluetooth 3.0
A próxima versão do Bluetooth v2.1 depois, Seattle codinome (o número da versão que é TBD) tem muitas das mesmas características, mas é mais notável por planos de adotar de banda ultralarga (UWB) tecnologia de rádio. Isto irá permitir o uso de Bluetooth no rádio UWB, permitindo transferências de dados muito rápidas de até 480 Mbit / s, enquanto a construção nos muito baixa potência modos ociosas de Bluetooth.
Ultra Low Power Bluetooth
Em 12 de junho de 2007, Nokia e Bluetooth SIG anunciou que Wibree será uma parte da especificação Bluetooth como um ultra-baixa tecnologia Bluetooth poder. Casos de uso esperados incluem relógios exibindo informações Caller ID, sensores esportivos monitorização da frequência cardíaca durante o exercício, bem como dispositivos médicos. O Grupo de Trabalho Dispositivos Médicos também está criando um perfil de dispositivos médicos e protocolos associados para habilitar esse mercado.
Informação técnica
Comunicação e conexão
Um dispositivo Bluetooth mestre pode se comunicar com até sete dispositivos. Este grupo de rede de até oito dispositivos é chamado de piconet.
Um piconet é uma rede de computadores ad-hoc, usando protocolos de tecnologia Bluetooth para permitir que um dispositivo mestre para interconectar com até sete dispositivos ativos. Até 255 novos dispositivos pode ficar inativo, ou estacionado, que o dispositivo mestre pode pôr em estado ativo a qualquer momento.
Num dado momento, os dados podem ser transferidos entre o mestre e um outro dispositivo, no entanto, os dispositivos podem exibir funções e o escravo pode tornar-se o mestre a qualquer momento. O mestre troca rapidamente de um dispositivo para outro em um round-robin. (Transmissão simultânea do mestre para vários outros dispositivos é possível, mas não muito usado.)
Especificação Bluetooth permite ligar dois ou mais piconets em conjunto para formar um scatternet, com alguns dispositivos agindo como uma ponte, jogando simultaneamente a função de mestre eo papel escravo em uma piconet. Estes dispositivos estão previstos para 2007.
Muitos Bluetooth USB adaptadores estão disponíveis, alguns dos quais também incluem um Adaptador IrDA. Adaptadores Bluetooth mais velhas (pré-2003), serviços no entanto, têm limitado, oferecendo apenas o Enumerador Bluetooth e uma menos-poderosa encarnação de rádio Bluetooth. Tais dispositivos podem ligar computadores com Bluetooth, mas eles não oferecem muito na forma de serviços que os adaptadores modernos fazem.
Configuração das conexões
Qualquer dispositivo Bluetooth irá transmitir os seguintes conjuntos de informações sob demanda:
- Nome do dispositivo.
- Classe de dispositivo.
- Lista de serviços.
- Informações técnicas, por exemplo, os recursos do dispositivo, o fabricante, especificação Bluetooth, relógio offset.
Qualquer dispositivo pode realizar uma investigação para encontrar outros dispositivos ao qual se conectar, e qualquer dispositivo pode ser configurado para responder a essas perguntas. No entanto, se o dispositivo tentando conectar sabe o endereço do dispositivo, ele sempre responde a dirigir pedidos de ligação e transmite as informações mostradas na lista acima, se solicitado. Utilização de serviços de dispositivos podem exigir o emparelhamento ou aceitação por seu proprietário, mas a conexão em si pode ser iniciado por qualquer dispositivo e segurou até que ele vai fora da faixa. Alguns dispositivos podem ser conectados a um único dispositivo de cada vez, e se conectar a eles os impede de se conectar a outros dispositivos e aparecendo em inquéritos até que eles desconectar-se do outro dispositivo.
Cada dispositivo tem um endereço exclusivo de 48 bits. No entanto, estes endereços geralmente não são mostrados nos inquéritos. Em vez disso, os nomes Bluetooth amigáveis são usados, o que pode ser definido pelo utilizador. Este nome aparece quando outro usuário faz a varredura para dispositivos e em listas de dispositivos emparelhados.
A maioria dos telefones tem o nome Bluetooth definida para o fabricante e modelo do telefone por padrão. A maioria dos telefones e laptops mostrar apenas os nomes Bluetooth e programas especiais que são necessários para obter informações adicionais sobre dispositivos remotos. Isso pode ser confuso como, por exemplo, poderia haver vários telefones na faixa nomeados T610 (veja Bluejacking).
O emparelhamento
Pares de dispositivos podem estabelecer uma relação de confiança de aprendizagem (por usuário de entrada) um segredo compartilhado conhecido como uma chave de acesso. Um dispositivo que deseja se comunicar apenas com um dispositivo confiável pode cryptographically autenticar a identidade do outro dispositivo. Dispositivos confiáveis também pode criptografar os dados que trocam entre si sobre o ar de modo que ninguém pode ouvir. A criptografia pode, entretanto, ser desligado, e chaves de acesso são armazenados no sistema de arquivos do dispositivo, não no chip Bluetooth em si. Já que o endereço Bluetooth é permanente, um emparelhamento é preservada, mesmo se o nome Bluetooth é alterado. Os pares podem ser excluídos a qualquer momento por qualquer dispositivo. Dispositivos geralmente requerem emparelhamento ou avisar o proprietário antes de permitir que um dispositivo remoto para usar qualquer um ou mais dos seus serviços. Alguns dispositivos, tais como Celulares Sony Ericsson, costumam aceitar cartões de visita OBEX e notas sem qualquer emparelhamento ou prompts.
Certas impressoras e pontos de acesso permitem qualquer dispositivo para usar seus serviços por padrão, assim como inseguros Wi-Fi redes. Algoritmos de emparelhamento são, por vezes, para transmissores e receptores utilizados em aplicações tais como música e entretenimento específico do fabricante.
Interface aérea
O protocolo opera na licença-livre ISM banda no 2,4-2,4835 GHz. Para evitar a interferência com outros protocolos que utilizam a banda de 2,45 GHz, o protocolo Bluetooth divide a faixa em 79 canais (cada 1 MHz de largura) e muda de canal até 1600 vezes por segundo. Implementações com versões 1.1 e 1.2 velocidades alcance de 723.1 kbit / s. Versão 2.0 possuem implementações Bluetooth Enhanced Data Rate (EDR) e atingir 2,1 Mbit / s. Tecnicamente, dispositivos versão 2.0 tem um consumo de energia mais elevada, mas taxa de três vezes mais rápido reduz os tempos de transmissão, reduzindo efetivamente o consumo de energia para metade da de dispositivos 1.x (assumindo carga igual de tráfego).
Segurança
Implementos Bluetooth confidencialidade, e autenticação derivação de chave com algoritmos personalizados com base no SAFER + cifra de bloco. Em Bluetooth, geração de chaves é geralmente baseada em um PIN Bluetooth, que tem de ser entrou em ambos os dispositivos. Este procedimento pode ficar ligeiramente modificado, se um dos dispositivos possui um pino fixo, o que é o caso, por exemplo, para auriculares ou dispositivos similares, com um interface de utilizador restrito. Acima de tudo, uma chave de inicialização ou chave mestre é gerada, usando o algoritmo de E22.
O E0 cifra de fluxo é usado para criptografar pacotes, a concessão de confidencialidade e é baseado em um segredo de criptografia compartilhada, ou seja, uma chave de ligação gerado anteriormente ou chave mestra. Essas chaves, usado para criptografia subseqüente de dados enviados através da interface ar, dificilmente contam com o PIN Bluetooth, que foi celebrado um ou ambos os dispositivos.
Uma demonstração dessa redução foi colocado esforço em por Y. Shaked e A. Lã in. Uma visão geral das vulnerabilidades mais importantes e as façanhas mais comuns a essas vulnerabilidades é apresentado em.
As preocupações sociais
As preocupações de segurança
2003:
Em novembro de 2003, Ben e Adam Laurie de AL Digital Ltd. descobriram que falhas graves na segurança Bluetooth pode levar à divulgação de dados pessoais. Deve notar-se, no entanto, que os problemas de segurança reportadas em causa algumas implementações pobres de Bluetooth, em vez do próprio protocolo.
Em um experimento posterior, Martin Herfurt do trifinite.group foi capaz de fazer um campo-julgamento no Feiras CeBIT, mostrando a importância do problema para o mundo. Um novo ataque chamado BlueBug foi usado para esta experiência.
Este é um de uma série de preocupações que foram levantadas sobre a segurança das comunicações Bluetooth. Em 2004, a primeira suposta vírus usando Bluetooth para espalhar-se entre os telefones móveis apareceu na Symbian OS. O vírus foi descrito pela primeira vez por Kaspersky Lab e exige que os usuários para confirmar a instalação de software desconhecido antes que ele possa propagar.
O vírus foi escrito como uma prova de conceito por um grupo de criadores de vírus conhecido como 29A e enviado para os grupos anti-vírus. Assim, ele deve ser considerado como um potencial (mas não real) ameaça de segurança para Bluetooth ou Symbian OS desde que o vírus não se espalhou em estado selvagem.
Em agosto de 2004, um experimento de definição recorde-world-(ver também Bluetooth sniping) mostrou que a gama de Classe 2 rádios Bluetooth poderia ser alargado a 1,78 quilômetros (1,08 milha) com antenas direcionais e amplificadores de sinal. Isto representa uma ameaça potencial de segurança porque permite aos crackers acesso vulneráveis-dispositivos Bluetooth a uma distância além das expectativas. O atacante também deve ser capaz de receber informações da vítima para configurar uma conexão. Nenhum ataque pode ser feita contra um dispositivo Bluetooth, a menos que o atacante conhece o seu endereço Bluetooth e quais canais para transmitir on.
2005:
Em abril de 2005, da Universidade de Cambridge pesquisadores de segurança publicou os resultados de sua aplicação efectiva de ataques passiva contra o emparelhamento com base em PIN entre os dispositivos Bluetooth comerciais, confirmando os ataques a ser praticamente rápido eo método de chave simétrica Bluetooth estabelecimento a ser vulnerável. Para corrigir esta vulnerabilidade, eles realizaram uma aplicação que mostrou que mais forte, de estabelecimento de chave assimétrica é viável para certas classes de dispositivos, como handphones.
Em junho de 2005, Yaniv Shaked e Avishai Lã publicou o artigo "Decifrando o PIN1 Bluetooth", que mostra métodos passivos e ativos para a obtenção do PIN para uma ligação Bluetooth. O ataque passivo permite que um atacante devidamente equipado para espionar as comunicações e spoof se eles estavam presentes no momento do emparelhamento inicial. O método ativo faz uso de uma mensagem especialmente construída que deve ser inserido em um ponto específico no protocolo, para tornar o mestre e escravo repita o processo de emparelhamento. Depois disso, o primeiro método pode ser utilizado para quebrar o PIN. Fraqueza principal deste ataque é que ele requer que o usuário dos dispositivos sob ataque de re-introduzir o PIN durante o ataque quando o dispositivo pede-lhes para. Além disso, este ataque ativo provavelmente requer hardware personalizado, uma vez que os dispositivos Bluetooth mais disponíveis comercialmente não são capazes de o tempo necessário.
Em agosto de 2005, a polícia em Cambridgeshire, Inglaterra, emitiu avisos sobre ladrões usando telefones habilitados para Bluetooth para controlar outros dispositivos deixados em carros. A polícia está aconselhando os usuários para assegurar que quaisquer conexões de redes móveis estão desactivados se laptops e outros dispositivos são deixados desta forma.
2006:
Em abril de 2006, os investigadores de Rede Segura e F-Secure publicou um relatório que alerta para o grande número de dispositivos deixados em um estado visível, e emitiu estatísticas sobre a propagação de vários serviços Bluetooth e da facilidade de propagação de uma eventual verme Bluetooth.
Em outubro de 2006, na Conferência de Segurança luxemburguês Hack.lu, Kevin Finistere Thierry Zoller e demonstrado e lançou um shell de root remoto através de Bluetooth no Mac OSX 10.3.9 e 10.4. Eles também demonstraram a primeira Bluetooth PIN e Linkkeys biscoito, que é baseado na pesquisa de lã e Shaked.
Bluejacking:
Bluejacking permite que os usuários de telefone para enviar cartões de visita anonimamente usando a tecnologia sem fio Bluetooth. Faz Bluejacking não envolvam a remoção ou alteração de quaisquer dados a partir do dispositivo. Estes cartões têm frequentemente uma mensagem inteligente ou paquera em vez do nome e número de telefone típica. Bluejackers muitas vezes olhar para o telefone de destino para executar ping ou o usuário para reagir. Eles, então, enviar um outro, mensagem mais pessoal a esse dispositivo. Mais uma vez, a fim de realizar uma Bluejacking, os dispositivos de emissão e de recepção deve estar dentro do alcance do outro, o que é, tipicamente, de 10 metros para a maioria dos dispositivos móveis. Os proprietários de telefones que recebem mensagens bluejack deve recusar-se a adicionar os contatos para sua lista de endereços. Dispositivos que são definidas no modo não-detectável não são suscetíveis a bluejacking. No entanto, a utilização da aplicação Linux Redfang, permite que isso seja ignorado.
Preocupações com a saúde
Bluetooth utiliza o microondas de rádio freqüência espectro na faixa de 2,4 GHz a 2,4835 GHz. Potência máxima de saída de um rádio Bluetooth é de 1 mW, 2,5 mW e 100 mW para a Classe 3, Classe 2 e Classe 1 dispositivos, respectivamente, o que coloca Classe 1 ou menos ao mesmo nível que os telefones celulares, e as outras duas classes muito mais baixos . Por conseguinte, os dispositivos de classe 2 e de classe 3 Bluetooth são considerados menos de um potencial perigo do que os telefones celulares, e de Classe 1 pode ser comparável à de telefones celulares.
Origem do nome e do logotipo
Bluetooth foi nomeado após um décimo rei final do século, Harald Bluetooth, o rei de Dinamarca e Noruega . Ele é conhecido por sua unificação das tribos anteriormente em guerra de Dinamarca (incluindo agora sueco Scania, onde a tecnologia Bluetooth foi inventada), e Noruega . Bluetooth da mesma forma foi destinado a unificar diferentes tecnologias, como computadores e telefones celulares.
O nome pode ter sido inspirada pelo menos Harald histórica do que a interpretação solta dele em Os navios de comprimento por Frans Gunnar Bengtsson, um sueco Viking-inspirado romance.
O logotipo Bluetooth mescla a Germânico runas análoga à letra moderno H e B Latina: ( Hagall) e ( Berkanan) unidas, formando um runa ligação.
Bluetooth Special Interest Group
Em 1998, Ericsson, IBM , Intel , Toshiba, e Nokia, formaram um consórcio e adotou o nome de código Bluetooth para a sua especificação aberta proposto. Em dezembro de 1999, 3Com, Lucent Technologies, Microsoft , e Motorola juntou os fundadores iniciais como o promotor do Bluetooth Special Interest Group (SIG). Desde essa altura, Lucent Technologies transferido sua filiação ao seu spinoff Agere Systems e 3Com deixou o grupo promotor. Agere Systems foi mais tarde se fundiu com LSI Corporation e deixou o grupo promotores Bluetooth em agosto de 2007.
O Bluetooth Special Interest Group (SIG) é uma associação comercial de capital fechado, não tem fins lucrativos com sede em Bellevue, Washington. Em setembro de 2007, o SIG é composto por mais de 9.000 empresas associadas que são líderes nos setores de telecomunicações, informática, automotiva, música, roupa, automação industrial e indústrias de rede, e um pequeno grupo de funcionários dedicados em Hong Kong, Suécia, e os EUA. Membros SIG impulsionar o desenvolvimento da tecnologia sem fio Bluetooth, e implementar e comercializar a tecnologia em seus produtos que variam de telefones celulares para impressoras. Se a própria Bluetooth SIG não fazer, fabricação, ou vender produtos Bluetooth ativados.