Conteúdo verificado

Bob Dylan

Assuntos Relacionados: Artistas e compositores

Fundo para as escolas Wikipédia

Esta seleção wikipedia foi escolhido por voluntários que ajudam Crianças SOS da Wikipedia para este Seleção Wikipedia para as escolas. Antes de decidir sobre o patrocínio de uma criança, por que não aprender sobre as diferentes instituições de caridade de patrocínio primeiro ?

Bob Dylan
Bob Dylan - Azkena Rock Festival 2010 1.jpg
Dylan no palco Azkena Rock Festival, Vitoria-Gasteiz, Espanha, 26 de junho de 2010
Informações gerais
Nome de nascença Robert Allen Zimmerman
Também conhecido como Elston Gunnn, Blind Boy Grunt, Bob Landy, Robert Milkwood Thomas, Tedham Porterhouse, Sorte / Boo Wilbury, Jack Frost, Sergei Petrov
Nascido (1941/05/24) 24 de maio de 1941
Duluth, Minnesota, Estados Unidos
Origem Hibbing, Minnesota, EUA
Gêneros Rock, arte popular, azuis, país , evangelho
Ocupações Músico, cantor e compositor, produtor musical, artista, escritor
Instruments Vocais, guitarra, teclados, gaita
Anos ativos 1961-presente
Labels Columbia, Asilo
Atos associados Joan Baez, a banda, Tom Petty e os Heartbreakers, Grateful Dead, Viajando Wilburys, Mark Knopfler
Site bobdylan.com

Bob Dylan ( / d ɪ l ən /; nascido Robert Allen Zimmerman; 24 de maio de 1941) é um músico norte-americano, cantor e compositor, produtor musical, artista e escritor. Ele tem sido uma figura influente na música e na cultura popular por mais de cinco décadas. Grande parte das suas datas de trabalho mais célebres da década de 1960, quando ele era um cronista informal e uma figura aparentemente relutantes de agitação social. Um número de primeiras canções de Dylan, como " Blowin 'in the Wind "e" As vezes eles são a-Changin '", tornaram-se hinos para o EU direitos civis e movimentos anti-guerra. Deixando a sua base inicial na cultura da música folk para trás, de seis minutos de Dylan single " Like a Rolling Stone "alterou radicalmente os parâmetros da música popular em 1965. Suas gravações empregando instrumentos elétricos atraiu denúncia e crítica de outros no movimento popular.

Letras de Dylan ter incorporado uma variedade de influências políticas, sociais, filosóficas e literárias. Eles desafiaram convenções de música pop existente e apelou enormemente para o então florescente contracultura. Inicialmente inspirado pelo estilo de desempenho Little Richard, e as composições de Woody Guthrie, Robert Johnson, e Hank Williams, Dylan tem tanto amplificado e musical personalizado gêneros. Sua carreira de gravação, que mede 50 anos, explorou muitas das tradições na música-de American Folk , azuis, e país para evangelho, rock and roll, e rockabilly para Inglês, Scottish, e Música folclórica irlandesa, abrangendo até mesmo jazz e swing. Dylan realiza com guitarra, teclados e gaita. Apoiado por uma mudança line-up de músicos, ele fez turnês regularmente desde o final de 1980 no que foi apelidado de Never Ending Tour. Suas realizações como um artista e performer têm sido centrais para a sua carreira, mas sua maior contribuição é geralmente considerada como suas composições.

Desde 1994, Dylan já publicou três livros de desenhos e pinturas, e seu trabalho tem sido exibido nos principais galerias de arte. Como compositor e músico, Dylan já vendeu mais de 100 milhões de discos em todo o mundo e recebeu vários prêmios ao longo dos anos, incluindo Grammy, Globo de Ouro e Oscar ; ele foi introduzido no Rock and Roll Hall of Fame, Minnesota Music Hall of Fame, Nashville Songwriters Hall of Fame, e Songwriters Hall of Fame. O Prêmio Pulitzer júri em 2008 concedeu-lhe uma citação especial por "seu profundo impacto na música popular e na cultura americana, marcada por composições líricas de poder poético extraordinário". Em maio de 2012, Dylan recebeu o Medalha Presidencial da Liberdade do presidente Barack Obama .

Vida e carreira

Origens e princípios musicais

Bob Dylan nasceu Robert Allen Zimmerman ( hebraico nome שבתאי זיסל בן אברהם [Shabtai Zisl ben Avraham]) no Hospital St. Mary, em 24 de Maio de 1941, em Duluth, Minnesota, e cresceu em Hibbing, Minnesota, na Mesabi Iron Range oeste de Lake Superior . Seus avós paternos, Zigman e Anna Zimmerman, emigrou da Odessa no Império Russo (agora Ucrânia ) para os Estados Unidos após a anti-semita pogroms de 1905. Seus avós maternos, Benjamin e Lybba Edelstein, foram Judeus lituanos que chegaram nos Estados Unidos em 1902. Em sua autobiografia Chronicles: Volume One, Dylan escreve que o nome de solteira de sua avó paterna era quirguiz e sua família originado Kağızman em norte leste da Turquia.

Os pais de Dylan, Abram Zimmerman e Beatrice "Beatty" Stone, faziam parte da comunidade judaica pequena, mas muito unida da região. Robert Zimmerman viveu em Duluth até seis anos de idade, quando seu pai foi acometido de poliomielite ea família retornou à cidade natal de sua mãe, Hibbing, onde Zimmerman passou o resto de sua infância. Robert Zimmerman passou seus primeiros anos ouvindo o rádio-primeiro a blues e estações país transmitindo a partir de Shreveport, Louisiana, e, como um adolescente, de início rock and roll. Zimmerman formou várias bandas enquanto participava Hibbing High School. Nos acordes de Ouro, ele executou cobre de músicas de Little Richard e Elvis Presley . Seu desempenho de Danny e os Juniors '"Rock and Roll veio para ficar" em seu show de talentos do ensino médio era tão alto que o principal cortar o microfone. Em 1959, seu anuário da High School realizada a legenda: "Robert Zimmerman: para juntar-se 'Little Richard'." No mesmo ano, usando o nome de Elston Gunnn [ sic], ele executou duas datas com Bobby Vee, tocando piano e fornecendo palmas.

Zimmerman mudou-se para Minneapolis em setembro 1959, onde ele se matriculou na Universidade de Minnesota. Seu foco desde o início do rock and roll deu lugar a um interesse na música folk norte-americana; em 1985, Dylan explicou a atração que a música popular tinha exercida sobre ele:

A coisa sobre o rock'n'roll é que pelo menos para mim não foi suficiente ... Havia grandes frases de efeito e de condução ritmos de pulso ... mas as músicas não eram graves ou não refletir a vida em um realista caminho. Eu sabia que quando eu entrei na música popular, era mais de um tipo grave de coisa. As músicas são preenchidos com mais desespero, mais tristeza, mais vitória, mais fé no sobrenatural sentimentos, muito mais profundas.

Ele logo começou a se apresentar no Ten O'Clock Scholar, um café a poucos quarteirões do campus, e se tornou ativamente envolvida no local, Dinkytown música popular circuito.

Durante seus dias de Dinkytown, Zimmerman começou apresentando-se como "Bob Dylan". Em sua autobiografia, Dylan reconheceu que ele tinha sido influenciado pela poesia de Dylan Thomas. Explicando sua mudança de nome em uma entrevista concedida em 2004, Dylan comentou:... "Você nasce, você sabe, os nomes errados, os pais errados Quer dizer, isso acontece Você chama si mesmo o que você quiser chamar-se Esta é a terra de o livre. "

1960

Deslocalização para Nova York e contrato de gravação

Dylan abandonou a faculdade no final do seu primeiro ano (maio de 1960). Em janeiro de 1961, ele viajou para a cidade de Nova York, na esperança de realizar ali e visitar o seu ídolo musical Woody Guthrie, que estava gravemente doente com doença de Huntington em Greystone Park Hospital Psiquiátrico. Guthrie tinha sido uma revelação para Dylan e foi a maior influência sobre suas primeiras performances. Descrevendo o impacto de Guthrie sobre ele, Dylan escreveu mais tarde: ". As músicas em si tinha a varredura infinita da humanidade neles ... [Ele] era a verdadeira voz do espírito americano disse a mim mesmo que eu estava indo para ser o grande discípulo de Guthrie. " Além de visitar Guthrie no hospital, Dylan fez amizade acólito de Guthrie Ramblin 'Jack Elliott. Grande parte do repertório de Guthrie foi, na verdade, canalizada através de Elliott, e Dylan prestou homenagem a Elliott em Chronicles (2004).

A partir de fevereiro de 1961, Dylan jogou em vários clubes ao redor Greenwich Village. Tornou-se amigo e pegou material de muitas cantores populares na cena do Village, incluindo Dave Van Ronk, Fred Neil, Odetta, o Nova Perdido City Ramblers, e músicos irlandeses Tommy Makem e os Clancy Brothers. Em setembro, Dylan ganhou algum reconhecimento público quando Robert Shelton escreveu uma resenha positiva em The New York Times de um show em Folk City, em Gerde. No mesmo mês, Dylan jogado harmônica no cantor folk Terceiro álbum homônimo de Carolyn Hester, que trouxe seus talentos para a atenção do produtor do álbum, John Hammond. Hammond assinado Dylan para Columbia Records em outubro. As apresentações sobre o seu primeiro álbum Columbia, Bob Dylan, lançado em março de 1962, consistiu em folclóricas familiares, azuis e material de evangelho combinado com duas composições originais. O álbum teve pouco impacto, vendendo apenas 5.000 cópias em seu primeiro ano, apenas o suficiente para quebrar mesmo. Dentro Columbia Records, alguns que se refere ao cantor como "insensatez de Hammond" e sugeriu deixar cair o seu contrato. Hammond defendeu vigorosamente Dylan. Em março de 1962, Dylan contribuiu gaita e back-up vocals para o álbum Três Reis ea Rainha, que acompanha Victoria Spivey e Big Joe Williams em uma gravação para Spivey Records. Enquanto trabalhava para Columbia, Dylan também gravou várias músicas sob o pseudônimo Blind Boy Grunt, para Broadside Magazine, uma revista de música folk e gravadora. Dylan usou o pseudônimo Bob Landy para registrar como um jogador de piano no álbum antologia 1964, The Blues Project, emitido por Elektra Records. Sob o pseudônimo Tedham Porterhouse, Dylan contribuiu gaita para 1964 álbum de Ramblin 'Jack Elliott Jack Elliott.

Dylan está sentado, cantando e tocando violão. Sentado à sua direita é uma mulher olhando para cima e cantar com ele.
Com Joan Baez durante os direitos civis " Marcha sobre Washington ", 28 de agosto de 1963
Dylan com sua guitarra no palco, rindo e olhando para baixo.
Bob Dylan em novembro de 1963

Dylan fez dois movimentos importantes de carreira em agosto de 1962. Ele mudou legalmente seu nome para Bob Dylan, e assinou um contrato de gestão com Albert Grossman. Grossman permaneceu gerente de Dylan até 1970, e foi notável tanto pela sua personalidade, por vezes conflituosa, e pela lealdade ferozmente protetora ele mostrou para com o seu principal cliente. Dylan disse, posteriormente, de Grossman, "Ele era como uma espécie de Figura Coronel Tom Parker ... você poderia sentir o cheiro dele vindo. "As tensões entre Grossman e John Hammond Hammond levou a ser substituído como o produtor do segundo álbum de Dylan pelo jovem produtor de jazz americano Africano Tom Wilson.

De dezembro de 1962 a janeiro de 1963, Dylan fez sua primeira viagem ao Reino Unido. Ele havia sido convidado pelo diretor de TV Philip Saville para aparecer em um drama, O Madhouse em Castle Street, que estava dirigindo para Saville BBC Television. No final do jogo, Dylan cantou "Blowin 'in the Wind", um dos primeiros grandes apresentações públicas da música. A gravação do filme The Madhouse em Castle Street foi destruída pela BBC em 1968. Enquanto em Londres, Dylan realizado em vários clubes populares Londres, incluindo The Troubadour, Les Cousins, e Bunjies. Ele também aprendeu um novo material a partir de vários artistas do Reino Unido, incluindo Martin Carthy.

Ao segundo álbum o tempo de Dylan, A Freewheelin 'Bob Dylan, foi lançado em maio de 1963, ele tinha começado a fazer seu nome tanto como um cantor e compositor. Muitas das canções deste álbum foram marcadas canções de protesto, inspirado em parte por Guthrie e influenciados por A paixão de Pete Seeger para canções tópicas. "Oxford Town", por exemplo, era uma conta de sardônico O calvário de James Meredith como o primeiro estudante negro a arriscar inscrição na Universidade de Mississippi.

Sua canção mais famosa, neste momento, "Blowin 'in the Wind", derivado parcialmente sua melodia do tradicional escravo canção "No More Auction Block", enquanto suas letras questionou o status quo social e política. A canção foi amplamente registrado e se tornou um sucesso internacional para Peter, Paul and Mary, estabelecendo um precedente para muitos outros artistas que tiveram sucessos com canções de Dylan. " A-indo de A Hard Rain Fall "foi baseada na melodia de balada popular" Senhor Randall ". Com suas referências veladas ao apocalipse nuclear, ganhou ainda mais ressonância quando o Crise dos mísseis cubanos desenvolveram apenas algumas semanas depois de Dylan começou a realizá-lo. Como "Blowin 'in the Wind", "a-indo de A Hard Rain Fall" marcou uma importante nova direção na composição moderna, misturando um -stream de consciência, imagist ataque lírico com uma forma popular tradicional.

Enquanto canções tópicas de Dylan solidificou sua reputação inicial, Freewheelin também incluiu uma mistura de canções de amor e jokey, surreal azuis falando. Humor foi uma grande parte da personalidade de Dylan, ea gama de material sobre o álbum impressionou muitos ouvintes, incluindo The Beatles . George Harrison disse: "Nós só tocamos, só usava-o para fora. O conteúdo das letras de canções e apenas a atitude, era incrivelmente original e maravilhoso."

A borda áspera de cantar de Dylan era inquietante para alguns ouvintes cedo, mas uma atração para os outros. Descrevendo o impacto que Dylan tinha sobre ela e seu marido, Joyce Carol Oates escreveu: "Quando ouvimos pela primeira vez esta voz crua, muito jovem, e aparentemente inexperiente, francamente nasal, como se uma lixa poderia cantar, o efeito foi dramático e eletrizante." Muitas de suas canções mais famosas primeiros primeiro chegou ao público através de mais imediatamente versões palatáveis por outros artistas, tais como Joan Baez, que se tornou advogado do Dylan, bem como sua amante. Baez foi influente em trazer Dylan à proeminência nacional e internacional através da gravação de vários de seus primeiros canções e convidando-o no palco durante seus próprios concertos.

Outros que gravadas e tiveram sucessos com canções de Dylan no início e em meados da década de 1960 incluiu The Byrds; Sonny e Cher; The Hollies; Peter, Paul and Mary; A Associação; Manfred Mann; e The Turtles. A maioria tentou transmitir uma sensação pop e ritmo das músicas, enquanto Dylan e Baez realizada los peças folclóricas principalmente como esparsos. As versões cover tornou-se tão onipresente que CBS começou a promovê-lo com a tag "Ninguém canta Dylan Como Dylan."

"Mixed Up Confusão", gravada durante as sessões do Freewheelin 'com uma banda de apoio, foi lançada como single e então rapidamente retirada. Em contraste com as performances acústicas principalmente a solo no álbum, o single mostrou uma vontade de experimentar com uma som rockabilly. Cameron Crowe descreveu-o como "um fascinante olhar para um artista popular com sua mente vagando em direção a Elvis Presley e Sun Records. "

Protesto e Another Side

Em maio de 1963, o perfil político de Dylan foi levantada quando ele saiu do The Ed Sullivan Show. Durante os ensaios, Dylan tinha sido informado por CBS Television de "chefe de práticas de programa" que a música que ele estava planejando para executar ", Talkin 'John Birch Paranoid Blues ", era potencialmente difamatória para o John Birch Society. Ao invés de cumprir com a censura, Dylan se recusou a aparecer no programa.

Por esta altura, Dylan e Baez foram destaque no movimento dos direitos civis, cantando juntos no Marcha em Washington, em 28 de agosto de 1963. O terceiro álbum de Dylan, The Times They Are a-Changin ', refletiu uma Dylan mais politizada e cínico. As músicas muitas vezes tomaram como assunto contemporâneo, histórias da vida real, com "Só um penhor em seu jogo" abordando o assassinato de trabalhador de direitos civis Medgar Evers; e o Brechtiano " A morte de Hattie Carroll Lonesome "a morte do hotel negro barmaid Hattie Carroll, nas mãos do jovem socialite branco William Zantzinger. Em um tema mais geral, " Ballad of Hollis Brown "e" North Country Blues "Endereço do desespero gerado pela quebra da actividade agrícola e comunidades de mineração. Este material político foi acompanhado por duas músicas pessoais amor," Botas de couro espanhol "e" One Too Many Mornings ".

Até o final de 1963, Dylan sentiu tanto manipulado e constrangido pelos movimentos populares e de protesto. Essas tensões foram exibidos publicamente quando, aceitando o " Tom Paine Award "do Comitê Nacional de Emergência Liberdades Cívicas logo após o assassinato de John F. Kennedy , uma Dylan intoxicado questionou o papel da comissão, caracterizado os membros como velho e careca, e afirmou ter visto algo de si mesmo (e de todos os homens) em assassino de Kennedy, Lee Harvey Oswald.

Um foco de luz brilha sobre Dylan como ele executa em palco.
Bobby Dylan, como o Anuário faculdade lista dele: St. Lawrence University, Nova York, novembro 1963

Um outro lado de Bob Dylan, gravado em um único noite de junho de 1964, teve um clima mais leve que seu antecessor. O surreal, cómico Dylan ressurgiu em "I Shall Be Free No. 10" e "Motorpsycho Nightmare". " Harlem Espanhol Incident "e" Para Ramona "são românticos e apaixonados canções de amor, enquanto" Corvo preto Blues "e" Eu não acredito que você (ela age como nunca nos encontramos) "sugerem do Rock and Roll em breve a dominar a música de Dylan." Não é Me Babe ", sobre a superfície uma canção sobre o amor rejeitado, tem sido descrito como uma rejeição do papel sua reputação havia empurrado para ele Seu mais novo sentido foi assinalado por duas canções longas:. O impressionista " Chimes of Freedom ", que define os elementos de comentário social contra uma paisagem mais denso metafórica em um estilo mais tarde caracterizada por Allen Ginsberg como "cadeias de imagens que piscam", e " My Back Pages ", que ataca a gravidade simplista e arco de suas próprias canções mais cedo tópicos e parece prever a reação que ele estava prestes a encontrar a partir de seus ex-campeões como ele tomou uma nova direção.

Na segunda metade de 1964 e 1965, a aparência e estilo musical de Dylan mudou rapidamente, como ele fez o seu movimento de levar compositor contemporâneo da cena folk ao folk-rock estrela da música pop. Sua calça jeans desalinhado e camisas de trabalho foram substituídos por um Carnaby Street guarda-roupa, óculos de sol de dia ou de noite, e pontudo " Botas Beatle ". Um repórter London escreveu:" O cabelo que iria definir os dentes de um pente na borda. Uma camisa alto que iria escurecer as luzes de néon de Leicester Square. Ele se parece com um subnutrida cacatua. "Dylan também começou a treinar de forma cada vez mais surreais com seus entrevistadores. Aparecendo no Programa de TV Les guindaste e perguntou sobre um filme que ele estava planejando fazer, ele disse guindaste que seria um filme de cowboy horror. Perguntado se ele jogou o vaqueiro, Dylan respondeu: "Não, eu jogo a minha mãe."

Indo elétrica

Abril 1965 álbum de Dylan Bringing It All Back Home foi mais um salto estilístico, com suas primeiras gravações feitas com instrumentos elétricos. O primeiro single, " Subterranean Homesick Blues ", deve muito a Chuck Berry " Too Much Monkey Business "; seus lyrics associação têm sido descritos como ambos remetendo para a energia maníaca de A poesia beat e como um precursor do rap e hip-hop . A canção foi fornecido com um vídeo da música que abriu cedo DA Pennebaker de cinéma vérité apresentação de 1965 turnê de Dylan da Grã-Bretanha, Não olhe para trás. Em vez de mímica para a gravação, Dylan ilustrado as letras jogando cartões de sugestão que contenham palavras-chave a partir da música no terreno. Pennebaker disse que a sequência foi idéia de Dylan, e foi amplamente imitado em ambos os vídeos de música e anúncios.

O segundo lado de Bringing It All Back Home consistiu em quatro músicas longas em que Dylan se acompanhados no violão e gaita. " Mr. Tambourine Man "rapidamente se tornou uma das mais conhecidas canções de Dylan quando The Byrds gravado uma versão elétrica que alcançou o número um em ambos os EUA e as paradas do Reino Unido." É All Over Now Azul "e" É Certo Ma (Eu sou somente Bleeding) "foram aclamados como duas das mais importantes composições de Dylan.

Em 1965, como o headliner no Newport Folk Festival, Dylan executou seu primeiro conjunto elétrico desde seus tempos de colegial com um grupo de captura elaborado principalmente a partir da Paul Butterfield Blues Band, caracterizando Mike Bloomfield (guitarra), Sam Lay (bateria) e Jerome Arnold (baixo), além de Al Kooper (órgão) e Barry Goldberg (piano). Dylan tinha aparecido em Newport em 1963 e 1964, mas em 1965 Dylan, reuniu-se com uma mistura de aplausos e vaias, deixou o palco depois de apenas três músicas. Uma versão da lenda conta que as vaias eram de fãs indignados folclóricas quem Dylan tinha alienado por aparecer, inesperadamente, com uma guitarra elétrica. Murray Lerner, que filmou o desempenho, disse: "Eu absolutamente acho que eles estavam vaiando Dylan vai elétrico." Um sinistros conta alternativos membros da audiência foram apenas chateado por má qualidade de som e um conjunto surpreendentemente curto. Essa conta é suportada pelo Kooper e um dos diretores do festival, que relata sua gravação de áudio do concerto prova que as únicas vaias foram em reação ao anúncio do emcee que houve apenas tempo suficiente para um jogo curto.

No entanto, o desempenho de 1965 Newport Dylan provocou uma resposta hostil a partir do estabelecimento de música folk. Na edição de setembro de Cante para fora!, Cantor Ewan MacColl escreveu: "Nossas músicas tradicionais e baladas são as criações de artistas extremamente talentosos que trabalham disciplinas dentro formuladas ao longo do tempo ... 'Mas o que de Bobby Dylan? gritam os adolescentes insultado ... Só um público completamente não-crítico, nutrida no pap aguado da música pop, poderia ter caído para essa baboseira de décima. " Em 29 de julho, apenas quatro dias depois de sua performance controversa em Newport, Dylan estava de volta ao estúdio em Nova York, gravando " Positively 4th Street ". As letras estavam repletas de imagens de vingança e paranóia, e foi amplamente interpretado como de Dylan put-down de antigos amigos dos povos da comunidade-amigos que conhecera nos clubes ao longo West 4th Street.

Acidente de moto e reclusão

Depois de sua turnê européia, Dylan voltou para Nova York, mas as pressões sobre ele aumentou. ABC Television tinha pago um adiantamento para um programa de TV que poderiam tela. Seu editor, Macmillan, estava exigindo um manuscrito pronto do poema / romance Tarantula. Gerenciador Albert Grossman já havia agendado uma extensa turnê para esse verão e outono.

Em 29 de julho de 1966, Dylan deixou de funcionar seu 500cc Triumph Tiger 100 motocicleta em uma estrada perto de sua casa em Woodstock, Nova York, e foi jogado ao chão. Embora a extensão de seus ferimentos não foram totalmente revelados, Dylan disse que ele quebrou vários vértebras no pescoço. Mistério ainda envolve as circunstâncias do acidente uma vez que nenhuma ambulância foi chamada para o local e Dylan não foi hospitalizado. Biógrafos de Dylan ter escrito que o acidente oferecido Dylan a chance muito necessária para escapar das pressões que se acumularam ao redor dele. Dylan confirmou esta interpretação do acidente, quando afirmou em sua autobiografia, "Eu tinha estado em um acidente de moto e eu tinha sido ferido, mas me recuperei. A verdade era que eu queria sair da corrida dos ratos." Na esteira do seu acidente, Dylan retirou-se do público e, além de algumas aparições escolha, não uma turnê novamente por quase oito anos.

Uma vez que Dylan estava bem o suficiente para retomar o trabalho criativo, ele começou a editar filmagens de sua turnê para 1966 Eat the Document, um raramente exibiu seguimento Não olhe para trás. Um corte brusco mostrou- ABC Television e foi prontamente rejeitado como incompreensível para um público mainstream. Em 1967, ele começou a gravar músicas com os Hawks em sua casa e no porão da casa vizinha os Hawks, chamados "Big Pink". Estas canções, inicialmente compilados como demos para outros artistas para gravar, fornecidos singles de sucesso para Julie Driscoll (" Esta roda é on Fire "), The Byrds (" Você não está Goin Nowhere "," Nada foi entregue "), e Manfred Mann (" Quinn Poderoso "). Columbia lançou seleções a partir deles, em 1975, como The Basement Tapes. Ao longo dos anos, mais e mais das músicas gravadas por Dylan e sua banda, em 1967, apareceu em diversos gravações piratas, culminando em um conjunto bootleg cinco CD intitulado The Basement Tapes genuínas, contendo 107 canções e takes alternativos. Nos próximos meses, os Hawks gravou o álbum Music from Big Pink usando músicas que eles trabalharam em primeiro em seu porão em Woodstock, e rebatizou-se A Band, começando assim uma gravação longa e bem sucedida carreira e realização dos seus próprios.

Em outubro e novembro de 1967, Dylan voltou para Nashville . De volta ao estúdio de gravação após uma pausa de 19 meses, ele estava acompanhado apenas de Charlie McCoy no baixo, Kenny Buttrey na bateria, e Pete Drake no violão de aço. O resultado foi John Wesley Harding, um recorde tranqüila, contemplativa das músicas mais curtas, numa paisagem que atraiu tanto no Oeste americano e da Bíblia. A estrutura esparsa e instrumentação, juntamente com letras que tomaram a Tradição judaico-cristã a sério, marcou uma partida não só do próprio trabalho de Dylan, mas do fervor psicadélico escalada da década de 1960 cultura musical. Ele incluía " All Along the Watchtower ", com letras derivadas do Livro de Isaías (21: 5-9). A canção foi gravada por Jimi Hendrix, cuja versão Dylan mais tarde reconhecido como definitivo. Woody Guthrie morreu em 3 de outubro de 1967, e Dylan fez sua primeira aparição ao vivo em 20 meses em um Guthrie memorial concerto realizado no Carnegie Hall em 20 de janeiro de 1968, onde foi apoiada por The Band.

Próxima versão de Dylan, Nashville Skyline (1969), era praticamente um recorde país grosso da população com acompanhamento instrumental por músicos de Nashville, um mellow-dublado Dylan, um dueto com Johnny Cash, eo single de sucesso " Lay Lady Lay ". Variedade revista escreveu, "Dylan é definitivamente fazendo algo que pode ser chamado de cantar. De alguma forma ele conseguiu adicionar uma oitava ao seu alcance." Dylan e Cash também gravou uma série de duetos, mas apenas a sua gravação de Dylan " Menina do North Country "foi usada no álbum.

Em maio de 1969, Dylan apareceu no primeiro episódio de Novo programa de televisão de Johnny Cash, dueto com dinheiro em " Menina do North Country "," I jogou tudo fora ", e" Living the Blues ". Dylan seguinte viajou para a Inglaterra para cima a conta no Isle of Wight festival de rock em 31 de agosto de 1969, depois de rejeitar propostas para aparecer no o Woodstock Festival muito mais perto de sua casa.

1970

No início de 1970, os críticos cobrado que a saída de Dylan foi de qualidade variável e imprevisível. Rolling Stone revista escritor Greil Marcus notoriamente perguntou: "O que é isso?" em primeira audição para Auto-Retrato, lançado em junho de 1970. Em geral, Auto-retrato, um LP duplo, incluindo algumas canções originais, foi mal recebido. Em outubro de 1970, Dylan lançado New Morning, que alguns consideraram um retorno à forma. Em Novembro de 1968, Dylan tinha co-escrito " Eu teria que você a qualquer momento "com George Harrison; Harrison gravada tanto "eu teria que você a qualquer momento" e Dylan " Se não para você "para seu álbum solo triplo 1970 All Things Must Pass. Aparição surpresa de Dylan em Harrison de 1971 Concert for Bangladesh atraiu muita atenção da mídia, o que reflecte que as actuações ao vivo de Dylan tinha se tornado raros.

Entre 16 de Março e 19 de 1971, Dylan reservados três dias no Blue Rock Studios, um pequeno estúdio em Nova York de Greenwich Village. Estas sessões resultou em um single ", Assistindo o fluxo do rio ", e uma nova gravação de" Quando eu pinto meu Masterpiece ". Em 04 de novembro de 1971 Dylan gravou" George Jackson ", que ele lançou uma semana depois. Para muitos, o single foi um surpreendente retorno para protestar material, de luto pela morte de Pantera Negra George Jackson em Prisão de San Quentin no início daquele ano. Dylan contribuiu de piano e harmonia vocal para Álbum de Steve Goodman, Troubles de outra pessoa, sob o pseudônimo de Robert Thomas Milkwood em setembro de 1972.

Em 1972, Dylan assinado em O filme de Sam Peckinpah Pat Garrett e Billy the Kid, proporcionando canções e música de fundo para o filme, e desempenhando o papel de "Alias", um membro da gangue de Billy com alguma base histórica. Apesar do fracasso do filme nas bilheterias, a canção " Knockin na porta do céu "provou sua durabilidade como uma das músicas mais amplamente cobertos de Dylan.

Retornar para touring

Dylan, juntamente com três músicos da banda no palco. Dylan é o terceiro da esquerda, vestindo uma jaqueta preta e calças. Ele está cantando e tocando uma guitarra elétrica.
Bob Dylan e A turnê da banda em Chicago, 1974

Dylan começou 1973 por assinar com uma nova gravadora, David Geffen de Asylum Records, quando seu contrato com a Columbia Records expirado. Em seu próximo álbum, Planet Waves, ele usou a banda como banda de apoio, enquanto ensaiava para uma grande turnê. O álbum incluía duas versões de "Forever Young", que se tornou uma de suas canções mais populares. Como um crítico descreveu, a canção projectada "algo hinário e sincera que falou do pai em Dylan", eo próprio Dylan comentou: "Eu escrevi-o a pensar sobre um dos meus meninos e não querer ser demasiado sentimental." Biógrafo Howard Sounes observou que Jakob Dylan acreditava que a canção era sobre ele.

Columbia Records lançou simultaneamente Dylan, uma coleção aleatória de outtakes de estúdio (quase cobrir exclusivamente músicas), que foi amplamente interpretada como uma resposta grosseira para assinatura de Dylan com uma gravadora rival. Em janeiro de 1974, Dylan voltou a viver em turnê depois de uma pausa de sete anos; apoiada por The Band, ele embarcou em um alto perfil, de costa a costa Turnê norte-americana, jogando 40 concertos. Um duplo álbum ao vivo da turnê, Antes do Dilúvio, foi lançado em Asylum Records. Logo, a Columbia Records mandou dizer que eles "não poupará coisa alguma para trazer Dylan volta ao redil". Dylan tinha dúvidas sobre Asilo, aparentemente ofendido que, embora tivesse havido milhões de pedidos de bilhetes não cumpridas para a turnê 1974, a Geffen tinha conseguido vender apenas 700 mil cópias de Planet Waves. Dylan voltou a Columbia Records, que posteriormente reeditados os seus dois álbuns de asilo na sua marca.

Após o passeio, Dylan e sua esposa se afastou publicamente. Ele encheu um pequeno caderno vermelho com canções sobre relacionamentos e rupturas, e rapidamente gravou um novo álbum intitulado Blood on the Tracks, em setembro de 1974. Dylan atrasou o lançamento do álbum, e re-gravadas metade das músicas em Som 80 Studios em Minneapolis com assistência de produção de seu irmão David Zimmerman.

Lançado no início de 1975, Blood on the Tracks recebeu críticas mistas. No NME, Nick Kent descreveu "os acompanhamentos [como] muitas vezes tão inútil que soam como simples prática leva." Em Rolling Stone, revisor Jon Landau escreveu que "o registro foi feito com shoddiness típico." Ao longo dos anos os críticos passaram a vê-lo como uma das maiores conquistas de Dylan, talvez o único rival sério para sua trilogia meados dos anos 1960 de álbuns. Em Salon.com, Bill Wyman escreveu: "Blood on the Tracks é o seu único álbum impecável e seu melhor produzido; as canções, cada uma delas, são construídos de forma disciplinada É o seu álbum mais bondosa e consternado, e parece, em retrospectiva para. ter alcançado um equilíbrio sublime entre os excessos atormentado-logorrhea de sua saída meados da década de 1960 e as composições auto-conscientemente simples dos seus anos pós-acidente. " Romancista Rick Moody chamou de "a mais verdadeira conta, mais honesta de um caso de amor de ponta a popa nunca colocar para baixo em fita magnética."

Dylan, vestindo um casaco de couro e chapéu, toca guitarra e canta, sentado. Agachou-se ao lado dele é um homem barbudo, ouvindo-o com a cabeça inclinada.
Bob Dylan fotografado por Elsa Dorfman comAllen Ginsberg, naRolling Thunder Revue em 1975

Naquele verão Dylan escreveu uma balada longa defender a causa do pugilista Rubin "Hurricane" Carter, que tinha sido preso por um triplo assassinato cometido em Paterson, New Jersey, em 1966. Depois de visitar Carter na cadeia, Dylan escreveu " Hurricane ", apresentando o caso para a inocência de Carter. Apesar do seu comprimento 8:32 minutos, a canção foi lançada como single, atingindo um máximo de No.33 sobre os EUA Billboard, e realizada a cada 1975 data da próxima turnê de Dylan, a Rolling Thunder Revue, em homenagem ao homem de medicina Shoshone, shaman, professor e ativista Rolling Thunder. O passeio foi uma noite variado de entretenimento com cerca de cem artistas e simpatizantes extraídas da cena popular ressurgente Greenwich Village, incluindo T-Bone Burnett, Ramblin 'Jack Elliott, Joni Mitchell, David Mansfield, Roger McGuinn, Mick Ronson, Joan Baez, e violinista Scarlet Rivera, a quem Dylan descobriu enquanto ela estava andando na rua, seu caso violino pendurado em suas costas. Allen Ginsberg acompanhou a trupe, encenando cenas para o filme Dylan estava filmando simultaneamente. Sam Shepard foi inicialmente contratado para escrever roteiro do filme , mas acabou acompanhando a turnê como cronista informal.

Correr até o final de 1975 e novamente até o início de 1976, a turnê abrangeu o lançamento do álbum Desejo , com muitas das novas canções de Dylan que caracterizam um quase estilo narrativo travelogue-like, mostrando a influência do seu novo colaborador, dramaturgo Jacques Levy. O 1976 metade da turnê foi documentada por um concerto especial de TV, Hard Rain , eo LP Hard Rain ; nenhum álbum de concerto do melhor recebidos e melhor conhecida metade da turnê de abertura foi lançado até 2002 de 1975 ao vivo .

Dylan realizando em Roterdão, 23 de junho de 1978

A turnê 1975 com o Revue também serviu de cenário para o filme de Dylan quase quatro horas Renaldo and Clara , um alastrando e narrativa improvisada, misturado com imagens de concertos e reminiscências. Lançado em 1978, o filme recebeu críticas pobres, às vezes contundentes, e teve uma breve corrida teatral. Mais tarde nesse ano, Dylan permitiu uma edição de duas horas, dominada pelos concertos, para ser mais amplamente divulgado.

Em novembro de 1976, Dylan apareceu no concerto "despedida" da banda, juntamente com outros convidados, incluindo Joni Mitchell, Muddy Waters, Van Morrison e Neil Young . crónica cinematográfica do aclamado Martin Scorsese deste show, The Last Waltz , foi lançado em 1978 e incluiu cerca de metade do conjunto de Dylan. Em 1976, Dylan também escreveu e fez um dueto na canção "Língua Gestual" para Eric Clapton 's nenhuma razão gritar .

Em 1978, Dylan embarcou em uma turnê mundial que durou um ano, realizando 114 apresentações no Japão, o Extremo Oriente, a Europa e os EUA, para um público total de dois milhões de pessoas. Para a turnê, Dylan montou uma banda de oito peça, e também foi acompanhada por três backing vocals. Concertos em Tóquio em fevereiro e março foram registrados e lançado como o álbum duplo ao vivo, Bob Dylan at Budokan . Foram misturados comentários. Robert Christgau premiado com o álbum de uma classificação C +, dando ao álbum um comentário irrisório, enquanto Janet Maslin defendeu na Rolling Stone , escrevendo: "Estas últimas versões ao vivo de canções antigas têm o efeito de libertar Bob Dylan a partir dos originais . " Quando Dylan trouxe a turnê para os EUA em setembro de 1978, ele ficou consternado a imprensa descreveu a aparência eo som do show como "Las Vegas Tour '. O 1978 turnê arrecadou mais de US $ 20 milhões, e Dylan reconheceu ao Los Angeles Times que ele tinha algumas dívidas para pagar, porque "eu tinha um par de anos ruins. Eu coloquei um monte de dinheiro para o filme, construiu uma casa grande. .. e não custa muito para se divorciar na Califórnia ".

Em abril e maio de 1978, Dylan tomou as mesmas grandes vocalistas da banda e backing em Rundown Studios, um espaço de ensaio Dylan tinha alugado em Santa Monica, Califórnia, para gravar um álbum de material novo: Street-Legal . Ele foi descrito por Michael Gray como, "depois de Blood on the Tracks , sem dúvida, melhor registro de Dylan da década de 1970: um álbum fundamental documentar um período crucial na própria vida de Dylan ". No entanto, ele sofria de má gravação de som e mixagem (atribuída às práticas de estúdio de Dylan), turvando o detalhe instrumental até que um lançamento em CD remasterizado em 1999 restaurou alguns dos pontos fortes das músicas.

Período de Christian

No final de 1970, Dylan se tornou um cristão nascido de novo e lançou dois álbuns de música gospel Christian. Slow Train Coming (1979) contou com o acompanhamento da guitarra de Mark Knopfler (de Dire Straits) e foi produzido pelo veterano R & B produtor, Jerry Wexler. Wexler lembrou que, quando Dylan tinha tentado evangelizar-lo durante a gravação, ele respondeu: ". Bob, você está lidando com um sessenta e dois anos de idade, judeu ateu Vamos apenas fazer um álbum." O álbum ganhou Dylan um Grammy Award como "Melhor Vocalista Masculino" para a canção " Gotta Serve Somebody ". O segundo álbum evangélico, Saved (1980), recebeu críticas mistas, e foi descrito pelo crítico Dylan Michael Gray como "a coisa mais próxima a um álbum de acompanhamento Dylan já fez, Slow Train Vindo II e inferior. " Ao passear no final de 1979 e início de 1980, Dylan não iria jogar qualquer um dos seus mais antigos, obras seculares, e ele entregou declarações de sua fé a partir do estágio, tais como:

Anos atrás, eles ... disse que eu era um profeta. Eu costumava dizer: "Não, eu não sou um profeta", dizem "Sim, você está, você é um profeta". Eu disse: "Não, não sou eu." Eles costumavam dizer: "Você com certeza é um profeta". Eles usaram para me convencer de que eu era um profeta. Agora eu sair e dizer Jesus Cristo é a resposta. Eles dizem, "de Bob Dylan nenhum profeta." Eles simplesmente não pode lidar com isso.

Abraço de nascidos de novo cristianismo de Dylan era impopular com alguns de seus fãs e colegas músicos. Pouco antes de seu assassinato, John Lennon gravou "Sirva-se" em resposta a Dylan de "Gotta Serve Somebody". Em 1981, Stephen Holden escreveu no New York Times que "nem a idade (ele é agora 40), nem a sua conversão muito divulgado para nascidos de novo cristianismo alterou seu temperamento essencialmente iconoclasta."

1980

Dylan, onstage and with eyes closed, plays a chord on an electric guitar.
Dylan em Toronto 18 de abril de 1980

No final de 1980 Dylan brevemente retomada touring para uma série de concertos faturados como "A Retrospective Musical", onde ele restaurou várias de suas canções populares dos anos 1960 ao repertório. Plano de Amor, registrou a próxima primavera, caracterizado primeiras composições seculares de Dylan em mais de dois anos, misturados com músicas cristãs. A canção " Cada grão de areia "lembrou alguns críticos deversos de William Blake.

Na década de 1980 a recepção de Dylan gravou trabalhar variada, desde as bem-visto infiéis em 1983 para os garimpados Down in the Groove em 1988. Críticos como 1980 Michael Gray condenado álbuns de Dylan tanto para mostrando um descuido extraordinária no estúdio e por não para liberar suas melhores canções. Como exemplo deste último, os infiéis sessões de gravação, o que novamente empregadas Mark Knopfler na guitarra solo e também como produtor do álbum, resultaram em diversas canções notáveis ​​que Dylan deixou fora do álbum. Mais bem vista deles eram " cego Willie McTell ", um tributo ao músico de blues morto e uma evocação da história americana Africano, "Foot of Pride" e "Senhor proteger o meu filho". Estes três canções foram posteriormente lançado em os volumes da série do Bootleg 1-3 (Rare & Unreleased) 1961-1991 .

Entre julho de 1984 e março de 1985, Dylan gravou Empire Burlesque . Arthur Baker, que havia remixado hits para Bruce Springsteen e Cyndi Lauper, foi convidado para projetar e mixar o álbum. Baker disse que sentia que ele foi contratado para fazer álbum de Dylan som "um pouco mais contemporâneo".

Dylan cantou em EUA para África da fome alívio fundraising single " We Are the World ". Em 13 de julho de 1985, ele apareceu no clímax no Live Aid concerto no JFK Stadium, Filadélfia. Apoiado por Keith Richards e Ronnie Wood, Dylan executou uma versão irregular de "Hollis Brown", a balada da pobreza rural, e, em seguida, disse para o público mundial superior a um bilhão de pessoas: "Eu espero que algum do dinheiro ... talvez eles pode apenas tomar um pouco sobre isso, talvez ... um ou dois milhões, talvez ... e "usá-lo para pagar as hipotecas em algumas das fazendas e, os fazendeiros aqui, devemos aos bancos. Suas observações foram amplamente criticada como inadequado, mas eles fizeram inspirar Willie Nelson para organizar uma série de eventos, Farm Aid, para beneficiar os agricultores endividados americanos.

Em abril de 1986, Dylan fez uma breve incursão no mundo da música rap quando ele acrescentou vocais para o verso de "Street Rock", uma canção destaque na abertura do álbum de Kurtis Blow Unido Golpe . Próximo álbum de estúdio de Dylan, Knocked Out Loaded , foi lançado em Julho de 1986 e continha três covers (por Little Júnior Parker, Kris Kristofferson e do hino gospel tradicional " Precious Memories "), além de três colaborações com outros escritores ( Tom Petty, Sam Shepard e Carole Bayer Sager), e duas composições para piano solo de Dylan. Um usuário comentou que "o registro segue também muitos desvios a ser consistentemente convincente, e alguns desses desvios encerrar as estradas que são, indiscutivelmente, becos sem saída. Em 1986, esses registros irregulares não foram totalmente inesperado por Dylan, mas que não fez -los menos frustrante. " Foi o primeiro álbum de Dylan desde Freewheelin ' (1963) para deixar de fazer o Top 50. Desde então, alguns críticos têm chamado o épico de 11 minutos que Dylan co-escreveu com Sam Shepard, " Brownsville Girl ', uma obra de gênio .

Em 1986 e 1987, Dylan fez várias turnês com Tom Petty e os Heartbreakers, compartilhando os vocais com Petty em várias músicas a cada noite. Dylan também excursionou com The Grateful Dead em 1987, resultando em um álbum ao vivo Dylan & The Dead . Este álbum recebeu algumas críticas muito negativas: Allmusic disse: "Muito possivelmente o pior álbum de Bob Dylan quer ou do Grateful Dead." Depois de realizar com estas permutações musicais, Dylan iniciou o que veio a ser chamado The Never Ending tour em 07 de junho de 1988, tocando com uma banda o guitarrista back-up que caracteriza apertado GE Smith. Dylan iria continuar a turnê com um pequeno banda em constante evolução para os próximos 20 anos.

Dylan plays his guitar and sings into a microphone onstage.
Dylan emBarcelona, Espanha, 1984

Em 1987, Dylan estrelou filme de Richard Marquand Hearts of Fire , no qual ele interpretou Billy Parker, um frango lavado-up-rock-virou-estrelas agricultor cuja adolescente amante ( Fiona) deixa-o como um cansado sensação Inglês synth-pop ( interpretado por Rupert Everett). Dylan também contribuiu com duas canções originais para o "Night After Night" soundtrack-, e "I Had a Dream About You, Baby", bem como um cover de John Hiatt, "The Usual". O filme foi um fracasso comercial e de crítica. Dylan foi introduzido no Hall da Fama do Rock and Roll em janeiro de 1988, com o discurso introdutório de Bruce Springsteen declarando: "Bob libertou sua mente a forma como Elvis libertou seu corpo. Ele mostrou-nos que só porque a música era inata física não quis dizer que era anti-intelectual.

Quando Dylan lançou o álbum Down in the Groove maio 1988, foi ainda mais sucesso em suas vendas do que o seu álbum de estúdio anterior. Michael Gray escreveu: "O próprio título enfraquece qualquer ideia que inspirou o trabalho pode estar dentro Aqui foi mais uma desvalorização do conceito de um novo álbum de Bob Dylan como algo significativo.". A decepção crítica e comercial do álbum foi rapidamente seguido pelo sucesso dos Viajantes Wilburys. Dylan co-fundou a banda com George Harrison, Jeff Lynne, Roy Orbison e Tom Petty, e no final de 1988 a sua multi-platina Traveling Wilburys Vol. 1 alcançou o número três na parada de álbuns dos EUA, com músicas que foram descritas como composições mais acessíveis de Dylan em anos. Apesar da morte de Orbison em dezembro de 1988, os quatro restantes registaram um segundo álbum em maio de 1990, que lançou com o título inesperado Traveling Wilburys Vol. 3 .

Dylan terminou a década com uma nota alta crítico com Oh Mercy produzido por Daniel Lanois. Crítico Dylan Michael Gray escreveu que o álbum foi: "Atentamente escrito, vocalmente distintivo, musicalmente quente, e intransigente profissional, este todo coeso é a coisa mais próxima a um grande álbum de Bob Dylan na década de 1980". A faixa "Most of the Time", uma composição de amor perdido, foi mais tarde em lugar de destaque no filme High Fidelity , enquanto "O que você queria?" tem sido interpretado tanto como um catecismo e um comentário irônico sobre as expectativas dos críticos e fãs. O imaginário religioso de "ring-los Bells" atingiu alguns críticos como uma re-afirmação de fé.

1990

1990 de Dylan começou com Under the Red Sky (1990), uma reviravolta do sério Oh Mercy . O álbum continha várias canções aparentemente simples, incluindo "Under the Red Sky" e "Wiggle Wiggle". O álbum foi dedicado à "Gabby Goo Goo"; este foi mais tarde explicada como um apelido para a filha de Dylan e Carolyn Dennis, Desiree Gabrielle Dennis-Dylan, que tinha quatro anos na época. Sidemen sobre o álbum incluía George Harrison, corte de Guns N 'Roses, David Crosby, Bruce Hornsby, Stevie Ray Vaughan, e Elton John . Apesar do estelar line-up, o registro recebeu críticas negativas e vendeu muito pouco.

Em 1991, Dylan foi homenageado pela indústria fonográfica com um Grammy Lifetime Achievement Award do ator americano Jack Nicholson. O evento coincidiu com o início da Guerra do Golfo contra Saddam Hussein, e Dylan executou sua canção " Masters of War ". Dylan em seguida, fez um breve discurso que assustou alguns da platéia.

Os próximos anos viu Dylan retornando às suas raízes com dois álbuns que cobrem os velhos e blues números: Good as I Been to You (1992) e Mundial errada ida (1993), a caracterização de interpretações e trabalho de guitarra acústica. Muitos críticos e fãs comentou sobre a beleza tranquila da canção "Lone Pilgrim", escrita por um professor do século 19 e cantada por Dylan com uma reverência assombração. Em Novembro de 1994 Dylan gravou dois shows ao vivo para MTV Unplugged . Ele alegou que seu desejo de executar um conjunto de canções tradicionais para o show foi rejeitado por Sony executivos que insistiam em uma maior pacote hits. O álbum produzido a partir dele, MTV Unplugged , incluído "John Brown", uma canção inédita 1963 detalhando as devastações da guerra e chauvinismo.

Dylan and members of his band perform onstage. Dylan, wearing a red shirt and black pants, plays an electric guitar and sings.
Dylan executa em um concerto de 1996, emEstocolmo

Com uma coleção de canções supostamente escritos enquanto nevou-in em seu rancho Minnesota, Dylan reservado tempo de gravação com Daniel Lanois em Miami 's Studios Critérios em janeiro de 1997. As sessões de gravação posteriores foram, segundo alguns relatos, carregados de tensão musical. Mais tarde, naquela primavera, antes do lançamento do álbum, Dylan foi hospitalizado com uma infecção cardíaca com risco de vida, pericardite, provocada pela histoplasmose. Sua turnê européia prevista foi cancelada, mas Dylan fez uma rápida recuperação e deixou o hospital dizendo: "Eu realmente pensei que eu ia estar vendo Elvis em breve. " Ele estava de volta na estrada em meados do verão, e realizada antes de o Papa João Paulo II na Conferência Mundial eucarística em Bolonha , Itália. O Papa tratou o público de 200 mil pessoas para uma homilia baseada na letra de Dylan "Blowin 'in the Wind".

Setembro viu o lançamento do novo álbum produzido em Lanois, Time Out of Mind . Com a sua apreciação amarga de amor e ruminações mórbidas, a primeira coleção de canções originais de Dylan em sete anos foi altamente aclamado. Um crítico escreveu: "as músicas em si são uniformemente poderoso, somando-se a melhor coleção global de Dylan em anos." Esta coleção de canções complexas ele ganhou seu primeiro solo "Álbum do Ano" Grammy Award.

Em dezembro de 1997, o presidente dos EUABill Clintonapresentou Dylan com umKennedy Center honra no Salão Leste daCasa Branca, pagar este tributo: "Ele provavelmente teve mais impacto sobre as pessoas da minha geração que qualquer outro artista criativo Sua voz e letras refúgio. 't sempre foi fácil na orelha, mas ao longo de sua carreira Bob Dylan nunca voltado para agradar. Ele está perturbado a paz ea discomforted o poderoso ".

2000s

Dylan iniciou o novo milênio ao vencer o Polar Music Prize maio de 2000 e seu primeiro Oscar ; sua canção " Things Have Changed ", escrita para o filme Garotos Incríveis , ganhou um Oscar em março de 2001. O Oscar, por alguns relatos um fac-símile, passeios com ele, presidindo mostra empoleiradas em cima de um amplificador.

"Love and Theft" foi lançado em 11 de setembro de 2001. Gravado com sua banda de turnê, Dylan produziu o próprio álbum sob o pseudônimo de Jack Frost. O álbum foi extremamente bem recebido e ganhou indicações para vários prêmios Grammy. Os críticos observaram que Dylan foi ampliando sua paleta musical para incluir rockabilly, balanço ocidental, jazz, e até mesmo baladas de salão. "Love and Theft" gerou polêmica quando o The Wall Street Journal apontou semelhanças entre as letras do álbum e livro do autor japonês Junichi Saga Confissões de a Yakuza .

Em 2003, Dylan revisitou as canções evangélicas de sua época "renascido" e participou do projeto de CD Gotta Serve Somebody: As músicas gospel de Bob Dylan . Naquele ano também viu o lançamento do filme Masked & Anonymous , que Dylan co-escreveu com o diretor Larry Charles sob o pseudônimo Sergei Petrov. Dylan interpretou o personagem central do filme, Jack Destino, ao lado de um elenco que incluía Jeff Bridges, Penélope Cruz e John Goodman. O filme polarizado críticos: muitas demiti-lo como uma "bagunça incoerente"; alguns trataram como uma obra de arte séria.

Em outubro de 2004, Dylan publicou a primeira parte de sua autobiografia, Chronicles: Volume One . O livro confundidos expectativas. Dylan dedicou três capítulos para o seu primeiro ano em Nova York, em 1961-1962, praticamente ignorando os meados da década de 1960, quando sua fama estava no auge. Ele também dedicou capítulos para os álbuns New Morning (1970) e Oh Mercy (1989). O livro chegou a número dois no The New York Times ' Hardcover Non-Fiction lista de best seller em dezembro de 2004 e foi nomeado para um National Book Award.

No Direction Home , biografia aclamado filme de Martin Scorsese de Dylan, foi transmitido pela primeira vez em 26-27 de setembro de 2005, na BBC Two no Reino Unido e PBS em os EUA. O documentário centra-se no período compreendido entre a chegada de Dylan em Nova Iorque em 1961 para o seu acidente de moto em 1966, com entrevistas com Suze Rotolo, Liam Clancy, Joan Baez, Allen Ginsberg, Pete Seeger, Mavis Staples, eo próprio Dylan. O filme recebeu um prêmio Peabody em abril de 2006 e um Prêmio Columbia-duPont em janeiro de 2007. A trilha sonora que acompanha contou com canções inéditas do início da carreira de Dylan.

Dylan ganhou ainda uma outra distinção em um estudo de US pareceres jurídicos e cuecas que encontraram suas letras foram citados por juízes e advogados mais do que os de qualquer outro compositor, 186 vezes contra 74 em 2007 os Beatles , que eram segundo. Entre aqueles citando Dylan foram US Supremo Tribunal Chief Justice John Roberts e Justiça Antonin Scalia, tanto conservadores. As linhas mais citados incluem "você não precisa um meteorologista de saber que maneira o vento sopra" de " Subterranean Homesick Blues "e" quando você não tem nada, você tem nada a perder "de" Like a Rolling Stone ".

Tempos Modernos

03 de maio de 2006, foi a estréia da carreira de apresentador de rádio de Dylan, que hospeda um programa semanal de rádio, Theme Time Radio Hour , para XM Satellite Radio, com seleção de músicas que giram em torno de um tema escolhido. Dylan jogou registros clássicos e obscuros da década de 1930 até os dias atuais, incluindo artistas contemporâneos tão diversos como Blur, Prince, LL Cool J e The Streets. O show foi elogiado por fãs e críticos como "grande rádio", como Dylan contou histórias e fez referências ecléticas com seu humor sarcástico, ao conseguir uma beleza temático com suas escolhas musicais. Em abril de 2009, Dylan transmitir o show 100 em sua série de rádio; o tema foi "Goodbye" eo registro final foi jogado Woody Guthrie de "So Long, ele foi bom saber Yuh". Isso levou à especulação de que a série de rádio de Dylan pode ter terminado.

Dylan together with five members of his band onstage. Dylan, dressed in a white shirt and black pants, is second from right.
Dylan, o Spectrum de 2007

Em 29 de agosto de 2006, Dylan lançou seu Modern Times álbum. Apesar de alguns engrossamento da voz de Dylan (um crítico para The Guardian caracterizou o seu cantar no álbum como "um estertor catarral") a maioria dos comentadores elogiaram o álbum, e muitos descreveram como o capítulo final de uma trilogia de sucesso, abraçando Time Out of Mind e "Love and Theft" . Tempos Modernos entrou nas paradas dos EUA no número um, tornando-se o primeiro álbum de Dylan para chegar a essa posição desde 1976 do Desejo . O New York Times publicou um artigo explorando semelhanças entre algumas das letras de Dylan em Modern Times eo trabalho da Guerra Civil poeta Henry Timrod.

Nomeado para três Grammy Awards, Modern Times ganhou Melhor Contemporary Folk / Americana Álbum e Bob Dylan também ganhou Best Rock Solo Performance Vocal para "Someday bebê". Modern Times foi nomeado Álbum do Ano de 2006 pela Rolling Stone revista, e por Uncut no Reino Unido. No mesmo dia em que Modern Times foi lançado no iTunes Music Store lançou Bob Dylan: The Collection , um conjunto de caixa digital contendo todos os seus álbuns (773 faixas no total), juntamente com 42 faixas raras e inéditas.

Em agosto de 2007, o filme premiada biografia de Dylan Não Estou Lá , escrito e dirigido por Todd Haynes, foi lançado o slogan de suporte de "inspirado pela música e muitas vidas de Bob Dylan". O filme utiliza seis personagens diferentes para representar diferentes aspectos da vida de Dylan, interpretado por Christian Bale , Cate Blanchett, Marcus Carl Franklin, Richard Gere, Heath Ledger e Ben Whishaw. Gravação inédita de Dylan 1967 a partir do qual o filme leva o seu nome foi lançado pela primeira vez no filme trilha sonora original; todas as outras faixas são covers de canções de Dylan, gravadas especialmente para o filme por uma variada gama de artistas, incluindo Sonic Youth, Eddie Vedder, Mason Jennings, Stephen Malkmus, Jeff Tweedy, Karen O, Willie Nelson, Cat Power, Richie Havens, e Tom Verlaine.

Dylan, dressed in a black western outfit with red highlights, stands onstage and plays the keyboards. He gazes to the left of the photo. Behind him is a guitar player, dressed in black.
Bob Dylan realiza no Air Canada Centre, Toronto, 07 de novembro de 2006

Em 1 de Outubro de 2007, a Columbia Records lançou o CD triplo álbum de retrospectiva Dylan , anthologising toda a sua carreira sob o Dylan 07 logotipo. Como parte desta campanha, Mark Ronson produziu um re-mix, de 1966 a canção de Dylan " Most Likely You Go Your Way (E eu irei meus) ", que foi lançado como um maxi-single. Esta foi a primeira vez que Dylan havia sancionado um re-mix de um de seus gravações clássicas.

A sofisticação do Dylan 07 campanha de marketing foi um lembrete de que o perfil comercial de Dylan tinha aumentado consideravelmente desde a década de 1990. Este primeiro ficou evidenciado em 2004, quando Dylan apareceu em uma propaganda de TV para lingerie Victoria Secret. Três anos depois, em outubro de 2007, ele participou de uma campanha multi-meios de comunicação social para o 2008 Cadillac Escalade. Então, em 2009, ele deu o maior endosso perfil de sua carreira, aparecendo com o rapper will.i.am em um anúncio da Pepsi, que estreou durante a cerimônia de Super Bowl XLIII. O anúncio, transmitido para um público recorde de 98 milhões de espectadores, abriu com Dylan cantando a primeira estrofe de "Forever Young", seguido de will.i.am fazendo uma versão hip hop de terceiro e último verso da canção.

Em outubro de 2008, a Columbia lançou Volume 8 de Dylan Bootleg Series , Tell Tale Signs: Rare E Unreleased 1989-2006 tanto como um conjunto de dois CD e uma versão de três-CD com um livro de capa dura de 150 páginas. O conjunto contém performances ao vivo e outtakes de álbuns de estúdio seleccionados de Oh Mercy para Modern Times , bem como contribuições de trilha sonora e colaborações com David Bromberg e Ralph Stanley. O preço do álbum de o conjunto de dois CD foi colocado à venda por 18,99 dólares ea versão de três-CD para 129,99 dólares levou-a queixas sobre "embalagem rip-off" de alguns fãs e comentaristas. O lançamento foi amplamente aclamado pela crítica. A abundância de alternativas leva e material inédito sugeriu a um usuário que este volume de outtakes velhos "se sente como um novo registro de Bob Dylan, não só para o frescor surpreendente do material, mas também para a qualidade de som incrível e sensação orgânica de tudo aqui . "

Together Through LifeeChristmas in the Heart

Bob Dylan lançou seu álbum Together Through Life em 28 de abril de 2009. Em conversa com o jornalista de música Bill Flanagan, publicado no site do Dylan, Dylan explicou que a gênese do registro foi quando cineasta francês Olivier Dahan pediu-lhe para fornecer uma canção para seu novo filme de estrada, My Own Love Song ; inicialmente apenas com a intenção de gravar uma única faixa, "a vida é dura", "o tipo de registro tomou sua própria direção". Nove das dez canções do álbum são creditados como co-escrito por Bob Dylan e Robert Hunter.

O álbum recebeu críticas favoráveis ​​em grande parte, embora vários críticos descreveram como uma pequena adição ao cânon da obra de Dylan. Andy Gill escreveu no The Independent que o registro "apresenta Dylan em bastante relaxado, humor espontâneo, conteúdo para agarrar essas ranhuras e sentimentos como flit momentaneamente em seu radar. Então, enquanto ele não pode conter muitas faixas marco, é um dos mais naturalmente álbuns agradáveis ​​que você vai ouvir todo o ano. "

Dylan, wearing a white shirt and pants, sunglasses and a cowboy hat, plays the keyboards onstage.
Em teclados noNew Orleans Jazz e Heritage Festival, 28 de abril de 2006

Em sua primeira semana de lançamento, o álbum alcançou o número um na Billboard 200 em os EUA, tornando Bob Dylan (67 anos de idade), o artista mais velha a estrear no número um no que gráfico. Ele também alcançou o número um na parada de álbuns do Reino Unido, 39 anos após a anterior parada de álbuns do Reino Unido de Dylan topper New Morning . Isto significava que Dylan atualmente detém o recorde para o maior intervalo entre a solo álbuns número um na parada do Reino Unido.

Em 13 de outubro de 2009, Dylan lançou um álbum de Natal, Christmas in the Heart , compreendendo essas normas de Natal como " Little Drummer Boy "," Winter Wonderland "e" Here Comes Santa Claus ". Royalties de Dylan da venda deste álbum irá beneficiar instituições de caridade Feeding America nos EUA, crise no Reino Unido, e do Programa Alimentar Mundial.

O álbum recebeu críticas favoráveis. The New Yorker comentou que Dylan tinha soldada um som pré-rock musical com "alguns dos seus vocais croakiest em um tempo", e especulou que as intenções de Dylan pode ser irônico: "Dylan tem uma longa e altamente publicitada história com o cristianismo; a reivindicação não há uma piscadela no otimismo infantil de "Here Comes Santa Claus" ou "Winter Wonderland" é ignorar um meio século de sátira mordaz ". Em Hoje EUA , Edna Gundersen assinalou que Dylan foi "revisitando estilos yuletide popularizada por Nat King Cole, Mel Tormé, e os cantores Ray Conniff ". Gundersen concluiu que Dylan "não poderia soar mais sentimental ou sincera".

Em uma entrevista publicada em The Big Issue, jornalista Bill Flanagan perguntou por que ele tinha Dylan executou as canções em um estilo simples, e Dylan respondeu: "Não havia qualquer outra maneira de jogar Essas músicas fazem parte da minha vida, apenas. como canções folclóricas. Você tem que jogá-los diretamente também. "

2010s


"Os tempos estão mudando '"
áudio única versão

Problemas que jogam esses arquivos? Ver ajuda mídia.

Em 18 de outubro de 2010, Dylan lançou Volume 9 da sua Bootleg Series, The Witmark Demos . Este constituída por 47 gravações demo de canções gravadas entre 1962 e 1964 para as editoras musicais mais antigos de Dylan: Leeds Music, em 1962, e Witmark musical de 1962 a 1964. Um crítico descreveu o conjunto como "um vislumbre saudável do jovem Bob Dylan mudando o negócio da música, e do mundo, uma nota de cada vez. " O site agregador Metacritic crítico premiado com o álbum de um metascore de 86, indicando "aclamação universal". Na mesma semana, Sony Legado lançado Bob Dylan: Os Mono Recordings originais , um conjunto de caixa, que pela primeira vez apresentou oito primeiros álbuns de Dylan, de Bob Dylan (1962) para John Wesley Harding (1967), em seu mix mono original o formato de CD. Os CDs foram alojados em fac-símiles em miniatura dos capas de álbuns originais, repletos com encarte originais. O conjunto foi acompanhado de um livreto que contou com um ensaio do crítico de música Greil Marcus.

Em 12 de abril de 2011, Legacy Recordings lançou Bob Dylan in Concert - Brandeis University 1963 A gravação foi gravado em. Universidade Brandeis em 10 de Maio de 1963, duas semanas antes do lançamento de The Freewheelin 'Bob Dylan . A fita tinha sido descoberto no arquivo do compositor musical Ralph J. Gleason, e tinha sido anteriormente disponível como um suplemento da edição limitada de The Bootleg Series Vol. 9 . A gravação traz encarte por Dylan estudioso Michael Gray, que escreve: "(O) desempenho Dylan capturou, a partir de caminho de volta quando Kennedy foi Presidente e os Beatles ainda não tinha chegado à América, não foi sequer no radar dos fãs ... Ele revela ele não a qualquer momento, mas dando um grande desempenho como seus conjuntos de clube popular da época ... Esta é a última performance ao vivo, temos de Bob Dylan antes de se tornar uma estrela. "

A medida em que seu trabalho foi estudada a nível académico foi demonstrado em 70 º aniversário de Dylan em 24 de maio de 2011, quando três universidades organizaram simpósios sobre seu trabalho. O Universidade de Mainz, na Universidade de Viena, e da Universidade de Bristol convidou críticos literários e historiadores culturais para dar trabalhos sobre aspectos da obra de Dylan. Outros eventos, incluindo bandas de tributo, discussões e singalongs simples, teve lugar em todo o mundo, como relatado em The Guardian : "A partir de Moscovo a Madrid, Noruega a Northampton e Malásia para seu estado de origem de Minnesota, confesso" linces "vai reunir hoje para comemorar o 70th aniversário de um gigante da música popular ".

Dylan eo Obamas naCasa Branca, depois de um desempenho celebrando música a partir domovimento dos direitos civis (9 de Fevereiro de 2010)

Em 4 de outubro de 2011, etiqueta de Dylan, registros egípcios, lançou um álbum de inéditas canções de Hank Williams, The Lost Notebooks de Hank Williams . Dylan tinha ajudado a curadoria este projeto, no qual as músicas inacabada quando Williams morreu em 1953 foram concluídas e gravadas por uma variedade de artistas, incluindo o próprio Dylan, seu filho Jakob Dylan, Levon Helm, Norah Jones, Jack White, e outros.

Em 29 de maio de 2012, o presidente Barack Obama concedeu Dylan a Medalha Presidencial da Liberdade na Casa Branca. Na cerimônia, Obama elogiou a voz de Dylan para o seu "poder de cascalho única que redefiniu não apenas o que soou como música, mas a mensagem que realizou e como ele fez as pessoas se sentem".

Em 11 de setembro de 2012, Dylan lançou seu álbum de estúdio 35, Tempest . O álbum apresenta um tributo a John Lennon , "Roll On John", ea faixa-título é uma canção de 14 minutos sobre o naufrágio do Titanic. Em uma prévia do álbum, Neil McCormick relatado em The Daily Telegraph que "o maior trovador da música popular ainda é tão brilhante e desconcertante como sempre". McCormick acrescentou "fiquei encantada com a energia louca do álbum. Em 71 anos de idade Dylan ainda é marcante para fora estranho novos lugares em vez de revisitar seu passado."

Revendo Tempest para Rolling Stone , Will Hermes deu ao álbum cinco de cinco estrelas, escrevendo: "Liricamente, Dylan está no topo de seu jogo, brincando, caindo jogo de palavras e alegorias que escapam leituras pat e citando palavras outros povos 'como uma rapper de freestyle no fogo. " Hermes chamado Tempest "um dos mais estranhos álbuns [de Dylan] sempre", e opinou: "Também pode ser o registro mais escuro único no catálogo de Dylan." Em The Guardian , Alexis Petridis preterido anexando tal hipérbole para o álbum, notando que "a música é o mesmo ensopado de azuis lindamente jogado, rockabilly, folk e country como cada álbum Dylan para os últimos 12 anos: os estilos que você poderia chamar de pré-rock ou, talvez mais pertinente, pré-lo ". Petridis argumentou que: "Bob Dylan, ao que parece, está determinado a ver os seus dias a tocar música pop da era antes de Bob Dylan mudou a música pop para sempre, como se ele preferia esquecer que ele nunca fez isso." O site agregador de críticas Metacritic premiado com o álbum de uma pontuação de 83 em 100, indicando "aclamação universal".

Never Ending tour

Dylan, standing and playing the keyboards, onstage with members of his band.
Bob Dylan (à direita, em teclados) noFestival Roskilde, 2006

O tour Never Ending início em 07 de junho de 1988, e Dylan jogou cerca de 100 datas por ano para a totalidade dos anos 1990 e os anos 2000 (década) -A agenda mais pesada do que a maioria dos artistas que começaram na década de 1960. Em maio de 2013, Dylan e sua banda tinha jogado mais de 2.500 shows, ancorados pelo baixista de longa data Tony Garnier, multi-instrumentista Donnie Herron, eo guitarrista Charlie Sexton. Para o desespero de alguns dos seu público, performances de Dylan permanecer imprevisível como ele altera seus arranjos e muda sua abordagem vocal noite após noite. Opinião crítica sobre os shows de Dylan continua dividida. Críticos como Richard Williams e Andy Gill argumentaram que Dylan tenha encontrado uma maneira bem sucedida para apresentar o seu rico legado de material. Outros criticaram suas performances ao vivo para desconfiguração e cuspindo "os maiores letras já escritas para que eles sejam efetivamente irreconhecível", e dando tão pouco para o público que "é difícil entender o que ele está fazendo no palco em tudo."

Performances de Dylan na China em abril de 2011 gerou polêmica. Alguns o criticaram por não fazer qualquer comentário explícito sobre a situação política na China, e por, alegadamente, permitindo que as autoridades chinesas a censurar seu set-list. Outros defenderam performances de Dylan, argumentando que tais críticas representado um mal-entendido da arte de Dylan, e que nenhuma evidência para a censura de set-list de Dylan existiu. Em resposta a estas alegações, Dylan publicou um comunicado em seu site: ". Na medida em que a censura continua, o governo chinês pediu para os nomes das músicas que eu estaria jogando Não há uma resposta lógica para que, por isso, enviou-lhes o definir listas de 3 meses anteriores. Se não houvesse as músicas, versos ou linhas censuradas, ninguém nunca me disse sobre ele e nós tocamos todas as músicas que nós destinados para jogar. "

Em abril e maio de 2013, Dylan completou uma turnê de concertos em os EUA, com início em Buffalo, Nova York, e terminando em St Augustine, Florida. Site de Dylan anunciou uma turnê intitulada "AmericanaramA", de junho a agosto de 2013, em os EUA, com artistas convidados, incluindo Wilco, My Morning Jacket e Richard Thompson.

Artista

Mais de uma década após a Random House havia publicado Desenhada em branco (1994), um livro de desenhos de Dylan, The Series Em Branco Desenhada abriu em Outubro de 2007, no Kunstsammlungen em Chemnitz, Alemanha. Esta primeira exibição pública de pinturas de Dylan apresentou mais de 200 aquarelas e guaches feitos a partir dos desenhos originais. A exposição coincidiu com a publicação do livro de Bob Dylan: The Series em branco Desenhada , que inclui 170 reproduções da série. De setembro de 2010 até abril de 2011, a Galeria Nacional da Dinamarca exibiu 40 pinturas acrílicas em grande escala por Dylan, The Series Brasil .

Em julho de 2011, uma galeria de arte contemporânea de liderança, Gagosian Gallery, anunciou a sua representação de pinturas de Dylan. Uma exposição de arte de Dylan, The Series Asia , abriu no Gagosian Madison Avenue Gallery em 20 de setembro, exibindo pinturas de Dylan de cenas na China e no Extremo Oriente. O New York Times informou que "alguns fãs e Dylanologists têm levantado dúvidas sobre se alguns destas pinturas são baseadas nas próprias experiências e observações do cantor, ou em fotografias que são amplamente disponíveis e não foram tomadas pelo Sr. Dylan. " The Times apontou para fechar semelhanças entre pinturas de Dylan e fotos históricas de Japão e China, e fotografias tiradas por Dmitri Kessel e Henri Cartier-Bresson. O Magnum agência de fotografia confirmou que Dylan tinha licenciado os direitos de reprodução destas fotografias.

Segundo show de Dylan na Galeria Gagosian, Revisionista Art , inaugurado em novembro de 2012. O show consistiu de trinta pinturas, transformando e satirizando revistas populares, incluindo Playboy e Babytalk . Em fevereiro de 2013, Dylan exibiu a série New Orleans de pinturas no Palazzo Reale em Milão .

Discografia

  • Bob Dylan(1962)
  • A Freewheelin 'Bob Dylan(1963)
  • Os tempos estão mudando "(1964)
  • Um outro lado de Bob Dylan(1964)
  • Bringing It All Back Home(1965)
  • Highway 61 Revisited(1965)
  • Blonde on Blonde(1966)
  • John Wesley Harding(1967)
  • Nashville Skyline(1969)
  • Auto-Retrato(1970)
  • New Morning(1970)
  • Pat Garrett & Billy the Kid(1973)
  • Dylan(1973)
  • Planet Waves(1974)
  • Blood on the Tracks(1975)
  • The Basement Tapes(1975)
  • Desejo(1976)
  • Street Legal(1978)
  • Slow Train Coming(1979)
  • Salvo(1980)
  • Plano de Amor(1981)
  • Infiéis(1983)
  • Empire Burlesque(1985)
  • Knocked Out Loaded(1986)
  • Down in the Groove(1988)
  • Oh Mercy(1989)
  • Sob o Céu Vermelho(1990)
  • Bom, como eu Já esteve em Você(1992)
  • Mundial Gone Wrong(1993)
  • Time Out of Mind(1997)
  • Love and Theft(2001)
  • Tempos Modernos(2006)
  • Together Through Life(2009)
  • Christmas in the Heart(2009)
  • Tempest(2012)

Prêmios

O presidente Barack Obama apresenta Bob Dylan com uma Medalha da Liberdade (29 de maio de 2012).

Dylan ganhou muitos prêmios ao longo de sua carreira, incluindo 11 Grammys, um Oscar e um Globo de Ouro; Ele foi introduzido no Rock and Roll Hall of Fame, Nashville Songwriters Hall of Fame, e Songwriters Hall of Fame. Em maio de 2000, Dylan foi agraciado com o Prêmio Polar Music. Em maio de 2012, Dylan foi um dos treze homenageados para receber a Medalha Presidencial da Liberdade.

Vida pessoal

Família

Dylan se casou com Sara Lownds em 22 de novembro de 1965. Seu primeiro filho, Jesse Byron Dylan, nasceu em 06 de janeiro de 1966, e tiveram mais três filhos: Anna Lea (nascido em 11 de julho de 1967), Samuel Isaac Abraão (nascido em 30 de julho , 1968), e Jakob Luke (nascido em 9 de dezembro de 1969). Dylan também adotou a filha de Sara de um casamento anterior, Maria Lownds (mais tarde Dylan, nascido 21 de outubro de 1961). Bob Dylan e Sara se divorciaram em 29 de junho de 1977. Maria casou com o músico Peter Himmelman em 1988. Na década de 1990, filho de Jakob Dylan se tornou conhecido como o vocalista da banda The Wallflowers. Jesse Dylan é um diretor de cinema e um empresário de sucesso.

Em junho de 1986, Dylan se casou com sua cantora de apoio de longa data Carolyn Dennis (muitas vezes conhecido profissionalmente como Carol Dennis). Sua filha, Desiree Gabrielle Dennis-Dylan, nasceu em 31 de janeiro de 1986. O casal se divorciou em outubro de 1992. Seu casamento e criança permaneceu um segredo bem guardado até a publicação de Howard Sounes 'Dylan biografia, pela auto-estrada: a vida de Bob Dylan em 2001. Em 2009, Dylan vive em Malibu, Califórnia, quando não na estrada.

Crenças religiosas

Crescendo em Hibbing, Minnesota, Dylan e sua família faziam parte da comunidade judaica pequena, mas muito unida da área, e maio 1954 Dylan tinha o seu Bar Mitzvah. Na época do seu 30º aniversário, em 1971, Dylan visitou Israel , e também se reuniu com o rabino Meir Kahane, fundador do New York-based judaica Liga de Defesa. Tempo revista citou-o dizendo sobre Kahane, "Ele é um cara muito sincero. Ele é realmente colocá-lo todos juntos. " Posteriormente, Dylan minimizou a extensão de seu contato com Kahane.

Dylan performing onstage with an electric guitar.
Dylan turnê na Holanda, em 1984

Durante o final dos anos 1970 e início dos anos 1980, Dylan se converteu ao cristianismo. De janeiro a abril de 1979, ele participou de aulas de estudo da Bíblia na Escola Vineyard do Discipulado em Reseda, Califórnia. Pastor Kenn Gulliksen recordou: ". Larry Myers e Paul Emond foi até a casa de Bob eo servia Ele respondeu dizendo: 'Sim, ele fez de fato deseja Cristo em sua vida." E ele orou para que dia e recebeu o Senhor ".

Em 1984, Dylan foi se distanciando da " etiqueta nascer de novo ". Ele disse Kurt Loder da Rolling Stone Magazine: "Eu nunca disse que eu nasci de novo Isso é apenas um termo mídia eu não acho que eu fui um.. agnóstico Eu sempre pensei que há um poder superior, que. este não é o mundo real e que há um mundo inteiro para vir. " Em resposta a Loder de perguntar se ele pertencia a nenhuma igreja ou sinagoga, Dylan, rindo, respondeu: "Não é verdade. Uh, a Igreja da Mente veneno." Em 1997, ele disse David Gates of Newsweek :

" Aqui está a coisa comigo e com a coisa religiosa. Esta é a verdade flat-out: Acho que a religiosidade e filosofia na música. Eu não encontrá-lo em qualquer outro lugar. Canções como "Deixe-me descansar em uma montanha Peaceful" ou " Eu vi a luz ", isto é a minha religião. Eu não aderir ao rabinos, pastores, evangelistas, tudo isso. Eu aprendi mais com as músicas que eu aprendi a partir de qualquer deste tipo de entidade. As músicas são meu léxico. Eu acredito que as canções. "

Em uma entrevista publicada noThe New York Timesem 28 de setembro de 1997, o jornalistaJon Pareles informou que "Dylan diz que agora assina nenhuma religião organizada."

Dylan tem sido um apoiante do movimento Chabad Lubavitch nos últimos 20 anos, e tem participado em particular em eventos religiosos judaicos, incluindo o Bar Mitzvahs de seus filhos e irão Hadar Hatorah, um Chabad Lubavitch yeshiva. Em setembro de 1989 e setembro de 1991, ele apareceu no Chabad telethon . Dylan declaradamente visita sinagogas Chabad; no Yom Kippur , em 2007, ele participou Congregação Beth Tefillah, em Atlanta , Geórgia, onde ele foi chamado para o Torah para o sexto aliyah.

Dylan continuou a executar canções de seus álbuns gospel em concerto, ocasionalmente cobrindo canções religiosas tradicionais. Ele também fez referências passageiras à sua fé religiosa-como em uma entrevista concedida em 2004 com 60 minutos , quando ele disse Ed Bradley que "a única pessoa que você tem que pensar duas vezes antes de mentir para você mesmo ou é de Deus." Ele também explicou sua agenda de shows constante como parte de um acordo que ele fez há muito tempo com o "comandante-em-chefe desta terra e no mundo que não podemos ver."

Em uma entrevista de 2009 com Bill Flanagan promoção de Natal LP de Dylan, Christmas in the Heart , Flanagan comentou sobre o "desempenho heróico" Dylan deu de " O Little Town of Bethlehem "e que ele" entregou a música como um verdadeiro crente ". Dylan respondeu: "Bem, eu sou um verdadeiro crente".

Legado

Bob Dylan tem sido descrito como uma das figuras mais influentes do século 20, musicalmente e culturalmente. Ele foi incluído no Time 100: as pessoas mais importantes do século onde ele foi chamado de "mestre poeta, crítico social cáustica e intrépido espírito, orientador da geração contracultura". O presidente Barack Obama disse de Dylan em 2012, "Não há um gigante maior na história da música americana." Biógrafo Howard Sounes colocou-o entre a empresa mais exaltado quando ele disse: "Há figuras gigantes na arte que são sublimemente bom- Mozart , Picasso , Frank Lloyd Wright, Shakespeare , Dickens . Dylan está a par desses artistas. " Rolling Stone Magazine classificou Dylan no número dois na sua lista de 2011 "100 Maiores Artistas de todos os tempos". Na sua avaliação das "100 maiores cantores" de 2008, Rolling Stone classificou-o em # 7.

Inicialmente modelar seu estilo de escrita nas músicas de Woody Guthrie, o blues deRobert Johnson, eo que ele chamou de as "formas arquitetônicas" demúsicas de Hank Williams, Dylan acrescentou técnicas líricas cada vez mais sofisticados para a música folk do início dos anos 1960, infundindo-lo " com o intelectualismo de literatura clássica e poesia ".Paul Simonsugeriu que primeiras composições de Dylan tomou praticamente todo o gênero popular: "primeiras canções [de Dylan] foram muito ricos ... com melodias fortes" Blowin 'in the Wind' tem um realmente. forte melodia. Ele então ampliou-se através do fundo popular que ele incorporou-lo por um tempo. Ele definiu o gênero por um tempo. "

Quando Dylan fez o seu movimento de música acústica para um suporte rock, a mistura tornou-se mais complexa. Para muitos críticos, sua maior conquista foi a síntese cultural exemplificado por sua trilogia meados dos anos 1960 de álbuns- Bringing It All Back Home , Highway 61 Revisited e Blonde on Blonde . Em palavras de Mike Marqusee: "Entre o final de 1964 e no verão de 1966, Dylan criou um corpo de trabalho que continua a ser único. Baseando-se em popular, blues, country, R & B, rock, gospel, batida britânico, simbolista, modernista e poesia beat, surrealismo e dadaísmo , jargão publicidade e comentário social, Fellini e Mad revista, ele forjou uma voz artística coerente e original e visão. A beleza destes álbuns mantém o poder de chocar e console ".

Um legado de sofisticação verbal de Dylan era a crescente atenção dada pelos críticos literários para suas letras. Crítico literário Christopher Ricks publicou uma análise de 500 páginas da obra de Dylan, colocando-o no contexto de Eliot , Keats e Tennyson, e afirmando que Dylan era um poeta digno de a mesma análise perto. O ex-britânico laureado poeta, Sir Andrew Motion, argumentou que suas letras devem ser estudados nas escolas. Desde 1996, os acadêmicos têm pressionado a Academia Sueca de adjudicar Dylan o Prêmio Nobel de Literatura .

A voz de Dylan foi, em alguns aspectos, tão surpreendente quanto suas letras. Crítico do New York Times Robert Shelton descreveu seu estilo vocal no início como "uma voz enferrujada sugerindo performances antigas de Guthrie, gravado em cascalho como Dave Van Ronk. " David Bowie, em sua homenagem, " Song for Bob Dylan ", descreveu o canto de Dylan como" um voz como areia e cola ". Sua voz continuou a desenvolver quando ele começou a trabalhar com bandas de apoio rock'n'roll; o crítico Michael Gray descreveu o som do vocal de Dylan em seu hit single, "Like a Rolling Stone", como "de uma vez jovem e zombeteiramente cínico". Como a voz de Dylan envelhecido durante a década de 1980, para alguns críticos, tornou-se mais expressivo. Christophe Lebold escreve no jornal Tradição Oral ", a voz quebrada mais recente de Dylan lhe permite apresentar uma visão de mundo na superfície sonora das canções-essa voz nos leva através da paisagem de um mundo quebrado, caído. A anatomia de um mundo quebrado em "Everything is Broken" (no álbum Oh Mercy ) é apenas um exemplo de como a preocupação temática com todas as coisas quebradas está fundamentada em uma realidade sonora concreto. "

A influência de Dylan foi sentido em vários gêneros musicais. Como Edna Gundersen afirmou em EUA hoje : "DNA musical de Dylan informou quase todos os simples torção do pop desde 1962." Muitos músicos têm testemunhado a influência de Dylan, como Joe Strummer, que o elogiou como tendo "estabeleceu o modelo para lírico, música, seriedade, a espiritualidade, a profundidade da música rock." Outros grandes músicos reconheceram a importância de Dylan incluem John Lennon , Paul McCartney , Pete Townshend, Neil Young , Bruce Springsteen , David Bowie, Bryan Ferry, Nick Cave, Patti Smith, Syd Barrett, Joni Mitchell e Tom Waits. Mais diretamente, ambos os The Byrds e The Band, dois grupos contemporâneos de 1960 com alguma medida de influência na música popular-se, em grande parte devido seu sucesso inicial para Dylan: The Byrds com seu hit de " Mr. Tambourine Man "e álbum subsequente; e The Band por sua associação com ele em turnê em 1966, em retiro em Woodstock, e em seu álbum de estréia com três canções de Dylan inéditas.

Alguns críticos têm discordou da opinião de Dylan como uma figura visionária na música popular. Em seu livro Awopbopaloobop Alopbamboom , Nik Cohn objetou: "Eu não posso levar a visão de Dylan como vidente, como messias adolescente, como tudo o resto que ele foi adorado como A maneira que eu vejo, ele é um talento menor com uma grande doação para. auto-hype. " Crítico australiano Jack Marx creditado Dylan com a mudança da persona da estrela do rock: "O que não pode ser contestado é que Dylan inventou a postura arrogante, faux-cerebral que foi o estilo dominante no rock uma vez que, com todos, de Mick Jagger para Eminem educar-se a partir do manual de Dylan. "

Joni Mitchell descreveu Dylan como um "plagiador" ea sua voz como "fake" em uma entrevista de 2010, no Los Angeles Times , em resposta a uma sugestão de que ela e Dylan foram semelhantes, uma vez que ambos tinham mudado suas birthnames. O comentário de Mitchell levou a discussões sobre o uso de Dylan de material de outras pessoas, tanto apoiando e criticá-lo. Em uma entrevista de 2012 com Mikal Gilmore na Rolling Stone , Dylan respondeu à alegação de plágio, incluindo o seu uso de versos de Henry Timrod em seu álbum Modern Times , dizendo que era "parte da tradição".

Se o legado de Dylan na década de 1960 era visto como trazendo ambição intelectual para a música popular, agora que ele já passou dos 70 anos, ele tem sido descrito como uma figura que tem se expandido muito a cultura popular do qual ele surgiu inicialmente. Como J. Hoberman escreveu em The Village Voice ", Elvis nunca poderia ter nascido, mas alguém teria certamente trouxe o rock 'n' roll mundo. Nenhuma dessas contas lógica para Bob Dylan. Nenhuma lei de ferro da história exigiu que um aspirante a Elvis a partir de Hibbing, Minnesota, iria desviar através do renascimento popular Greenwich Village para tornar-se primeiro e maior de rock do mundo 'n' roll beatnik bardo e, em seguida, tendo alcançado fama e adoração além da conta-desaparecem em uma tradição popular de sua própria criação. "

Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Bob_Dylan&oldid=564044383 "