Brad Pitt
Fundo para as escolas Wikipédia
Crianças SOS feita esta seleção Wikipedia ao lado de outras escolas recursos . Antes de decidir sobre o patrocínio de uma criança, por que não aprender sobre as diferentes instituições de caridade de patrocínio primeiro ?
Brad Pitt | |
---|---|
Pitt na estréia de 2008 Queime Depois de Ler | |
Nascido | William Bradley Pitt 18 de dezembro de 1963 Shawnee, Oklahoma, Estados Unidos |
Ocupação | Ator, produtor |
Anos ativos | 1987-presente |
Cônjuge (s) | Jennifer Aniston (2000-2005; divorciado) |
Parceiro (s) | Angelina Jolie (2005-presente, 6 crianças) |
William Bradley "Brad" Pitt (nascido em 18 de dezembro de 1963) é um ator americano e produtor de cinema. Pitt recebeu dois Oscar nomeações e quatro Ouro nomeações Globe Award, ganhando um. Ele foi descrito como um dos homens mais atraentes do mundo, um rótulo para o qual ele recebeu substancial atenção da mídia.
Pitt começou sua carreira de ator com participações especiais de televisão, incluindo um papel na CBS em horário nobre novela Dallas, em 1987. Mais tarde, ele ganhou reconhecimento como o carona cowboy que seduz O personagem de Geena Davis no filme 1991 de estrada Thelma & Louise. Papéis primeira líderes de Pitt em produções de grande orçamento veio com A River Runs Through It (1992) e Entrevista com o Vampiro (1994). Ele foi lançado em frente Anthony Hopkins no drama 1994 Lendas da Paixão, que lhe rendeu sua primeira indicação ao Globo de Ouro. Em 1995, ele deu desempenhos aclamados pela crítica no thriller de crime Sete eo filme de ficção científica Os 12 Macacos, este último garantir-lhe uma Golden Globe Award de Melhor Ator Coadjuvante e uma indicação ao Oscar. Quatro anos depois, em 1999, Pitt estrelou o hit cult Clube da Luta. Em seguida, ele estrelou o grande sucesso internacional como Rusty Ryan em Onze Homens (2001) e suas seqüelas, Doze Homens (2004) e Treze Homens (2007). Seus maiores sucessos comerciais têm sido Troy (2004) e Mr. & Mrs. Smith (2005). Pitt recebeu sua segunda indicação ao Oscar por sua atuação no papel-título do filme de 2008 O Curioso Caso de Benjamin Button.
Na sequência de um relacionamento de alto nível com a atriz Gwyneth Paltrow , Pitt foi casado com a atriz Jennifer Aniston por cinco anos. Pitt atualmente vive com a atriz Angelina Jolie em uma relação que tem gerado ampla publicidade. Ele e Jolie têm seis filhos-Maddox, Zahara, Pax, Shiloh, Knox, e Vivienne. Desde o início de seu relacionamento com Jolie, ele tornou-se cada vez mais envolvido em questões sociais, tanto nos Estados Unidos e internacionalmente. Pitt é dono de uma empresa de produção chamado Plan B Entertainment, cujas produções incluem a Academia Award 2007 vencedor Melhor Filme, Os Infiltrados.
Infância
O filho de Jane Etta (née Hillhouse), um conselheiro da escola alta, e William Alvin Pitt, proprietário de uma empresa caminhão, Pitt nasceu em Shawnee, Oklahoma. Junto com seus irmãos Doug (nascido em 1966) e Julie Neal (nascido em 1969), ele cresceu em Springfield, Missouri, onde a família se mudou logo após seu nascimento. Ele foi criado como um conservador Southern Baptist.
Pitt participaram Kickapoo High School, onde ele era um membro das equipes de golfe, ténis e natação. Ele participou da escola de Principais clubes e Forensics, em debates escolares, e em musicais. Após a sua graduação no ensino médio, Pitt inscritos no Universidade de Missouri em 1982, com especialização em jornalismo, com foco na publicidade. Como um membro da Sigma Chi fraternidade, atuou em vários programas de fraternidade. Como a formatura se aproximava, Pitt viu seus amigos se empregos, mas não se sentia pronta para se estabelecer a si mesmo. Ele amava films- "um portal para mundos diferentes para mim" -e, desde filmes não foram feitos em Missouri, ele decidiu que iria para onde elas foram feitas. Duas semanas antes de ganhar seu diploma, Pitt deixou a universidade e se mudou para Los Angeles, onde ele teve aulas de teatro e trabalhou biscates.
Carreira
Os primeiros trabalhos
Enquanto luta para estabelecer-se em Los Angeles, Pitt teve aulas com professor de teatro Roy Londres. Ele assumiu vários empregos ocasionais, passar algum tempo como motorista e vestir-se como um El Pollo Loco frango para pagar aulas de atuação.
Carreira na tela de Pitt começou em 1987, com partes sem créditos nos filmes No Way Out, Terra de Ninguém e Less Than Zero. Sua estréia na televisão foi em novembro do mesmo ano, com uma aparição no ABC comédia Growing Pains. Ele apareceu em quatro episódios da CBS primetime novela Dallas entre dezembro de 1987 e fevereiro 1988 como Randy, o namorado de Charlie Wade (interpretado por Shalane McCall). Pitt descreveu seu personagem como "um namorado idiota que fica preso no feno." Falando de suas cenas com McCall, Pitt disse mais tarde "Era uma espécie de selvagem, porque eu nunca tinha encontrado antes." Mais tarde, em 1988, Pitt fez uma aparição no Fox drama policial 21 Jump Street.
No mesmo ano, o iugoslavo-US co-produção The Dark Side of the Sun (1988) deu Pitt seu primeiro papel principal do filme, como um jovem americano levado por sua família para o Adriático para encontrar um remédio para uma doença de pele. No entanto, o filme foi arquivado sobre o surto da Guerra Croata de Independência, e foi lançado apenas em 1997. Pitt fez duas aparições no cinema em 1989: a primeira em um papel de apoio na comédia Happy Together; o segundo, um papel de destaque no filme de terror Cutting Class, o primeiro dos filmes de Pitt para chegar a teatros. Ele fez aparições em séries de televisão Head of the Class, Freddy Nightmares, Thirtysomething, e (pela segunda vez) Growing Pains.
Pitt foi escalado como Billy Canton, um viciado em drogas que tirou proveito de uma jovem fugitiva (interpretado por Juliette Lewis) na década de 1990 NBC filme de televisão Too Young to Die?, A história de um adolescente abusado condenado à morte por um assassinato. Ken Tucker, revisor de televisão para Entertainment Weekly escreveu: "Pitt é um magnífico slimeball como seu namorado um casaco com capuz, olhando e soando como uma malévola John Cougar Mellencamp, ele é realmente assustador." No mesmo ano, Pitt co-estrelou em seis episódios da Fox drama de curta duração Glory Days, e assumiu um papel de apoio no HBO filme para televisão A Imagem. Sua próxima aparição veio no filme 1991 Across the Tracks; Pitt retratado Joe Maloney, um corredor de alta escola com um irmão criminoso, interpretado por Ricky Schroder.
Depois de anos de papéis coadjuvantes em filmes e freqüentes aparições de televisão, o reconhecimento público mais amplo veio para Pitt com seu papel coadjuvante no filme de 1991 de estrada Thelma & Louise. Ele jogou JD, um criminoso pequeno-tempo que faz amizade com Thelma ( Geena Davis).
Depois de Thelma & Louise, Pitt estrelou no filme 1991 Johnny Suede, um quadro de baixo orçamento sobre uma estrela do rock aspirante, eo filme de 1992 Cool World, embora nem promoveu sua carreira à luz de seus comentários pobres e desempenho nas bilheterias. Pitt assumiu o papel de Paul Maclean no filme biográfico 1992 A River Runs Through It, dirigido por Robert Redford. Seu retrato da personagem tem sido descrito como um desempenho de tomada de carreira, provando que Pitt poderia ser mais do que um "pedaço hatted-cowboy", embora ele admitiu que sentiu sob pressão ao fazer o filme. Pitt acrescentou que ele considerou uma de suas "performances mais fracas ... É tão estranho que acabou sendo a única que eu tenho mais atenção para." Pitt acreditava que ele beneficiou de trabalhar com um elenco talentoso e tal equipe, passando a comparar o trabalho com Redford para jogar tênis, dizendo que "quando você joga com alguém melhor do que você, o jogo fica melhor."
Em 1993, Pitt se reuniu com Juliette Lewis, co-estrela de Too Young to Die?, Para o filme de estrada Kalifornia. Ele jogou precoce Grayce, um serial killer eo namorado da personagem de Lewis em um desempenho Peter Travers de Rolling Stone descreveu como "excelente, tudo charme pueril e, em seguida, um bufo que exala ameaça pura". Pitt também chamou a atenção para uma breve aparição no hit cult True Romance como um drogado chamado Floyd, proporcionando alívio cômico muito necessário para o filme de ação. Ele tampou o ano ganhando um ShoWest Award de Astro do Amanhã.
Sucesso de crítica
1994 marcou um ponto de viragem importante na carreira de Pitt. Estrelando como vampiro Louis de Pointe du Lac no longa-metragem Entrevista com o Vampiro, baseado em Anne Rice de 1976 romance de mesmo nome, ele era parte de um elenco que incluía Tom Cruise, Kirsten Dunst, Christian Slater, e Antonio Banderas. Apesar de ter vencido dois MTV Movie Awards no 1995 cerimônia, o seu desempenho foi mal recebido. De acordo com Dallas Observer ", Brad Pitt ... é uma grande parte do problema [no filme]. Quando os diretores jogar até seu arrogante, hunkish, lado folclórico ... ele é uma alegria para assistir. Mas não há nada sobre ele que sugere interior tormento, ou mesmo auto-consciência, o que faz dele um Louis chato ".
Após o lançamento de Entrevista com o Vampiro, Pitt estrelou Lendas da Paixão (1994), um filme ambientado durante as primeiras quatro décadas do século XX. Pitt retratado Tristan Ludlow, filho do coronel William Ludlow ( Anthony Hopkins), e recebeu sua primeira Dourado nomination Globe Award, na Categoria Melhor Ator. Aidan Quinn e Henry Thomas co-estrelou como irmãos de Pitt. Embora a recepção do filme foi mista, muitos críticos de cinema elogiou o desempenho de Pitt. Janet Maslin de O New York Times disse: "mix tímido de Pitt de agir e atitude trabalha para tal perfeição galã é uma vergonha superficialidade do filme fica em seu caminho", enquanto o Deseret News previu que Legends of the Fall iria solidificar a reputação de Pitt como ator principal.
Em 1995, estrelou ao lado de Pitt Morgan Freeman e Gwyneth Paltrow no thriller de crime Sete, jogando um detetive no rastro de um serial killer (interpretado por Kevin Spacey ). Pitt chamou o filme de um grande filme e declarou a parte iria expandir seus horizontes de atuação, expressando um desejo de passar de "esta coisa" pretty boy '[...] e jogar alguém com falhas ". Seu desempenho foi extremamente bem recebida, com Variedade dizendo que era tela agindo no seu melhor, ainda comentando sobre a capacidade de Pitt para transformar em um "determinado, energético, trabalho meritório", como o detetive. Sete ganhou 327 milhões dólares nas bilheterias internacionais.
Após o sucesso dos Sete, Pitt assumiu um papel de apoio como Jeffrey Goines em Terry Gilliam de 1995 filme de ficção científica Os 12 Macacos. O filme recebeu críticas positivas predominantemente, com Pitt elogiado em particular. Janet Maslin do New York Times chamou Doze Macacos "feroz e perturbador" e comentou sobre "desempenho surpreendentemente frenética" de Pitt, concluindo que ele "eletrifica Jeffrey com um magnetismo estranho que se torna importante mais tarde no filme." Ele ganhou um Globo de Ouro para Melhor Ator Coadjuvante pelo filme e recebeu seu primeiro Oscar nomeação para Melhor Ator Coadjuvante.
No ano seguinte, ele teve um papel no drama legal Travessas (1996), com base na O romance de Lorenzo Carcaterra de mesmo nome. O filme recebeu críticas mistas. No filme de 1997 Próprio Pitt estrelou do Diabo, em frente Harrison Ford, como o Irish terrorista Exército Republicano Rory Devany, um papel para o qual ele foi obrigado a aprender um sotaque irlandês. Opinião crítica foi dividido em sua aproximação do acento; "Pitt encontra o tom certo de ambigüidade moral, mas às vezes seu sotaque irlandês é muito convincente - é difícil de entender o que ele está dizendo", escreveu o San Francisco Chronicle, enquanto um contribuinte a partir de The Charleston Gazette opinou que tinha favorecido o sotaque de Pitt sobre o filme. O Inimigo Íntimo arrecadou 140 milhões dólares em todo o mundo, mas foi um fracasso crítico. Mais tarde naquele ano, ele levou como alpinista austríaco Heinrich Harrer no Jean-Jacques Annaud filme Sete Anos no Tibet. Pitt treinou durante meses para o papel, que exigiu alpinismo significativa e prática de trekking, inclusive por escalada na Califórnia e ao Parlamento Europeu Alpes com sua co-estrela David Thewlis. O filme recebeu críticas em sua maioria negativos, e foi geralmente considerada uma decepção.
Pitt, em seguida, teve o papel principal em 1998 de Meet Joe Black. Ele retratou um personificação da morte habitando o corpo de um jovem a aprender o que é ser humano. O filme recebeu críticas mistas, e muitos foram críticos do desempenho de Pitt. Conforme Mick LaSalle do San Francisco Chronicle, Pitt não foi capaz de "fazer uma platéia acreditar que ele conhece todos os mistérios da morte e da eternidade."
De 1999 a 2003
Em 1999, Pitt retratou Tyler Durden, um indivíduo inflexível e carismática, em Fight Club, uma adaptação cinematográfica de Chuck Palahniuk de romance de mesmo nome, dirigido por David Fincher. Pitt preparado para a parte com aulas em boxe, taekwondo , e grappling. Para olhar para o lado, Pitt concordou com a remoção de pedaços de seus dentes da frente que foram restauradas quando as filmagens acabaram. Ao promover Clube da Luta, Pitt disse que o propósito do filme não era necessariamente de tomar uma de agressões para fora em alguém, mas em vez de "ter uma experiência, levar um soco mais" e veja como você sair na outra extremidade. Clube da Luta estreou no 1999 Festival Internacional de Veneza e, apesar da opinião crítica dividida sobre o filme como um todo, o desempenho de Pitt foi amplamente elogiado. Paul Clinton de CNN notou a natureza arriscada ainda bem sucedida do filme, enquanto Variety comentou sobre a habilidade de Pitt para ser "legal, carismático e mais dinâmica física, talvez não seja [...] seu primeiro papel de destaque em Thelma e Louise". Apesar de um desempenho pior do que o esperado bilheteria, Fight Club se tornou um clássico cult depois de seu lançamento em DVD em 2000.
Seguindo Fight Club, Pitt foi escalado como um cigano irlandês pugilista com um sotaque quase inteligível em Filme de gangsters, Guy Ritchie, 2000 Snatch. Vários usuários foram crítica de Snatch, porém a maioria elogiou Pitt. Mick LaSalle do San Francisco Chronicle disse Pitt foi "idealmente escalado como um irlandês cujo sotaque é tão espessa mesmo Brits não pode entendê-lo", passando a dizer que, antes de Snatch, Pitt tinha sido "acorrentado por papéis que exigiam ninhada introspecção, mas recentemente ele encontrou sua vocação na outrageousness quadrinhos preto e extroversão flashy "; enquanto Amy Taubin de The Village Voice afirmou que "Pitt recebe quilometragem máxima comic fora de um papel de uma piada".
No ano seguinte, estrelou ao lado de Pitt Julia Roberts no comédia romântica O mexicano, um filme que recebeu uma ampla gama de comentários, mas teve um sucesso de bilheteria. O próximo papel de Pitt, em 143.000 mil dólares bilheteria, de 2001, Guerra Fria suspense Jogo de Espiões, era como Tom Bishop, um agente do CIA de Atividades Especiais Divisão, orientado por O personagem de Robert Redford. Salon.com gostei do filme, embora observando que nem Pitt nem Redford fornecido "muito de uma conexão emocional para o público". Em 22 de novembro de 2001, Pitt fez uma aparição no oitava temporada da série de televisão Amigos, interpretando um homem com um rancor contra Rachel Green, interpretada por Jennifer Aniston, a quem Pitt foi casado na época. Para este desempenho, ele foi nomeado para um Emmy Award na categoria de Ator Convidado em Série de Comédia. Em dezembro de 2001, Pitt teve o papel de Ryan Rusty no filme de assalto Onze Homens, um remake de 1960 Rat Pack originais. Ele se juntou a um elenco incluindo George Clooney , Matt Damon, Andy García, e Julia Roberts. Bem recebido pela crítica, Onze Homens foi bem sucedido nas bilheterias, ganhando 450 milhões dólares americanos em todo o mundo.
Pitt apareceu em dois episódios de Reality show da MTV Jackass em Fevereiro de 2002, primeiro correndo pelas ruas de Los Angeles com vários membros do elenco em trajes de gorila, e participando de seu próprio rapto encenado em outro episódio. No mesmo ano, Pitt teve uma participação especial na estréia na direção de George Clooney Confissões de Uma Mente Perigosa. Ele tomou em seus primeiros papéis de ação de voz em 2003, emprestando sua voz para o personagem-título do DreamWorks filme de animação Sinbad: A Lenda dos Sete Mares e jogar O irmão de Boomhauer, Patch, em um episódio da série de televisão animada King of the Hill.
Depois de 2003
Pitt tinha dois grandes papéis no cinema em 2004, estrelando como Aquiles em Troy, e fazer uma segunda aparição como Rusty Ryan, na sequela Oceano do Doze. Ele passou seis meses de formação espada antes das filmagens de Troy, com base no Ilíada. Uma lesão no set de seu tendão de Aquiles adiada produção na imagem durante várias semanas. Com um bruto mundial total de $ 497.000.000, Troy permanece imagem de maior sucesso comercial de Pitt até à data. O filme arrecadou 364,000 mil dólares fora os EUA e 133 milhões dólares americanos no mercado interno. Stephen Hunter de O Washington Times afirmou que Pitt se destacou em um papel tão exigente. Doze Homens ganhou $ 362.000.000 em todo o mundo, e Pitt e dinâmica de Clooney foi descrita (por CNN Paul Clinton) como "o melhor química do sexo masculino, uma vez Paul Newman e Robert Redford".
Em 2005, Pitt estrelou o Doug Liman-dirigido comédia de ação Mr. & Mrs. Smith, em que um casal entediado casado descobrir que cada um é um assassino enviado para matar o outro. O recurso recebeu críticas razoáveis, mas foi geralmente elogiado por a química entre Pitt e Angelina Jolie , que interpretou a mulher de seu personagem Jane Smith. O Star Tribune observou que "enquanto a história se sente ao acaso, o filme fica por em charme gregário, galope e energia termonuclear química tela das estrelas." Mr. & Mrs. Smith ganhou 478 milhões dólares em todo o mundo, tornando-se um dos maiores sucessos de 2005.
Para seu próximo filme, Pitt estrelou ao lado Cate Blanchett em O drama multi-narrativa de Alejandro González Iñárritu Babel (2006). Desempenho de Pitt foi criticamente bem recebido, eo Seattle Post-Intelligencer acreditava que ele era credível e deu a visibilidade filme. Pitt disse mais tarde que ele considerava tomar parte como uma das melhores decisões da sua carreira. O filme foi exibido em uma apresentação especial no Festival de Cannes 2006 e mais tarde foi caracterizado no 2006 Toronto International Film Festival. Babel recebeu sete Óscares e ao Globo de Ouro indicações a prêmios, vencendo o Melhor Drama Globo de Ouro, e ganhou Pitt uma nomeação para o Melhor Ator Coadjuvante Globo de Ouro.
Reprisando seu papel como Rusty Ryan em uma terceira imagem, Pitt estrelou o filme de 2007 Oceano treze. Embora menos lucrativo do que os dois primeiros filmes, esta sequela ganhou 311.000 mil dólares em bilheteria internacional. Próximo papel filme de Pitt era tão fora da lei americana Jesse James em 2007 O drama Ocidental O Assassinato de Jesse James pelo Covarde Robert Ford, adaptado de Ron Hansen 1983 romance de mesmo nome. Dirigido por Andrew Dominik e produzido pela empresa de Pitt Plano B, o filme estreou no 2007 Festival de Veneza, com Pitt desempenhando um papel "assustador e carismática", de acordo com Lewis Beale de Film Journal International, e ganhando o Pitt Prêmio Volpi Cup de Melhor Ator no 64 Venice International Film Festival. Embora Pitt participaram do festival para promover o filme, ele saiu mais cedo após ser atacado por um fã que empurrado por seus guarda-costas. Ele finalmente recebeu o prêmio um ano depois no 2008 festival.
Próxima aparição de Pitt estava na comédia de humor negro 2008 Queime Depois de Ler, sua primeira colaboração com o Irmãos Coen. O filme recebeu uma recepção positiva da crítica, com The Guardian chamando-o de "uma enrolada, slickly plotados comédia de espionagem", notando que o desempenho de Pitt era um dos mais engraçados. Mais tarde ele foi escalado como Benjamin Button, a liderança na 2008 O filme de David Fincher O Curioso Caso de Benjamin Button, uma versão adaptada vagamente de um 1921 conto de F. Scott Fitzgerald. A história segue um homem que nasce um idades octogenários e em sentido inverso, com Benjamin Button "sensíveis" tomada de desempenho de Pitt uma "obra-prima atemporal", segundo a Michael Sragow de A Sun Baltimore. O desempenho ganhou seu primeiro Pitt Screen Actors Guild Award, bem como uma quarta ao Globo de Ouro e segunda indicação ao Oscar, todos na categoria de Melhor Ator. O filme em si recebeu treze indicações ao Oscar no total, e arrecadou $ 329.000.000 em bilheteria em todo o mundo.
Desde 2008, o trabalho de Pitt incluiu um papel de liderança na Quentin Tarantino Inglourious Basterds, lançado em agosto de 2009 em uma apresentação especial no 2009 Cannes Film Festival. Pitt jogou o tenente Aldo Raine, um combatente da resistência americana lutando contra nazistas na França ocupada pelos alemães. O filme foi um sucesso de bilheteria, tendo 311 milhões dólares americanos em todo o mundo, e conquistando avaliações favoráveis. O filme recebeu múltiplos prêmios e indicações, incluindo oito indicações ao Oscar e sete Indicações ao MTV Movie Award, incluindo Melhor Desempenho Masculino Pitt. Ele dublou o personagem super-herói Metro Man no filme de animação 2010 Megamind. Pitt é devido a aparecer em O drama de Terrence Malick A Árvore da Vida, co-estrelado por Sean Penn, e assinou contrato para aparecer como um explorador britânico à procura de uma civilização na Amazônia misteriosa no Lost City of Z, com base em David Grann de livro de mesmo nome.
Outros projetos
Cinema e televisão de trabalho
Juntamente com Jennifer Aniston e Brad Grey, CEO da Paramount Pictures, Pitt fundou a empresa de produção cinematográfica Plan B Entertainment em 2002, apesar de Aniston e cinza se retirou em 2005. A empresa produziu vários filmes, incluindo Charlie ea Fábrica de Chocolate, estrelado por Johnny Depp em 2005, bem como de 2007 O Assassinato de Jesse James pelo Covarde Robert Ford e A Mighty Heart, estrelado por Angelina Jolie . Plano B também estava envolvido na produção de Os Infiltrados, o vencedor do 2007 Oscar de melhor filme. Pitt foi creditado na tela como produtor; no entanto, apenas Graham King foi governado elegíveis para a vitória Oscar. Pitt tem sido relutante em discutir a empresa de produção em entrevistas.
Pitt apareceu em vários comerciais de televisão: uma para o mercado norte-americano, um Heineken comercial foi ao ar durante o 2005 Super Bowl; foi dirigido por David Fincher, que dirigiu em Pitt Sete, Clube da Luta e O Curioso Caso de Benjamin Button. Outras aparições comerciais veio em spots de televisão concebidos para os mercados asiáticos, anunciando produtos como o Acura Integra, em que ele foi destaque modelo russo oposto Tatiana Sorokko, bem como SoftBank e Edwin Jeans.
Causas humanitárias
Pitt apoia a ONE Campaign, uma organização que visa combater a Aids ea pobreza no mundo em desenvolvimento. Ele narrou a 2005 PBS série de televisão pública Rx for Survival: Um Desafio Global para a Saúde, que discute questões de saúde global atual e viajou para o Paquistão em novembro de 2005, com Angelina Jolie para ver o impacto do terremoto da Caxemira 2005 . No ano seguinte, Pitt e Jolie voou para o Haiti , onde visitou uma escola apoiada por Yéle Haiti, uma instituição de caridade fundada pelo músico haitiano-nascido hip hop Wyclef Jean. Em maio de 2007, Pitt e Jolie doou US $ 1 milhão a três organizações em Chade e Sudão dedicado a todos aqueles afetados pela crise na região de Darfur. Junto com Clooney, Damon, Don Cheadle, e Jerry Weintraub, Pitt é um dos fundadores do "Not On Our Watch", uma organização que tenta concentrar a atenção e os recursos globais para parar e prevenir genocídios como o de Darfur.
Pitt tem um interesse contínuo em arquitetura e narrou Projeto e2, uma série de televisão PBS focada em esforços mundiais para construir estruturas amigas do ambiente através da arquitetura e design sustentável. Ele fundou a Make It Fundação Direito em 2006, a organização de profissionais da habitação em New Orleans para financiar e construir 150 novas casas a preços acessíveis, sustentáveis em New Orleans de Ninth Ward após a devastação causada pelo furacão Katrina . O projeto envolve 13 empresas de arquitetura e organização ambiental Global Green EUA, com várias das empresas que doam os seus serviços. Pitt e filantropo Steve Bing tem cada comprometida $ 5 milhões em doações. Os primeiros seis casas foram concluídas em Outubro de 2008, e em setembro de 2009 Pitt recebeu um prêmio em reconhecimento ao projeto do US Green Building Council, uma organização comercial sem fins lucrativos que promove a sustentabilidade na forma como os edifícios são projetados, construídos e operados. Pitt se reuniu com o presidente americano Barack Obama ea presidente da Câmara dos Deputados Nancy Pelosi março 2009 para promover o seu conceito de habitação verde como um modelo nacional e discutir possibilidades de financiamento federais.
Em setembro de 2006, Pitt e Jolie estabeleceu uma organização de caridade, a Fundação Jolie-Pitt, para ajudar causas humanitárias ao redor do mundo. A fundação fez doações iniciais de US $ 1 milhão cada para Ação Global pela Criança e Médicos Sem Fronteiras, seguida de uma doação de Outubro de 2006, US $ 100.000 para a Fundação Pérola Daniel, uma organização criada em memória do falecido jornalista americano Daniel Pearl. De acordo com arquivamentos federais, Pitt e Jolie investiu 8,5 milhões dólares para a fundação, em 2006; ele deu afastado $ 2,4 milhões em 2006 e US $ 3,4 milhões em 2007. Em junho de 2009 a Fundação Jolie-Pitt doou US $ 1 milhão para uma agência de refugiados da ONU para ajudar paquistaneses deslocados pelos combates entre as tropas e Militantes do Taliban. Em janeiro de 2010 a fundação doou US $ 1 milhão para os Médicos Sem Fronteiras para assistência médica de emergência para ajudar as vítimas do terremoto no Haiti .
Vida pessoal
No final dos anos 1980 e os anos 1990 Pitt estava envolvido em relações sucessivas com vários de seus colegas de elenco, incluindo Robin Givens ( Head of the Class), Jill Schoelen ( Classe de corte), e Juliette Lewis ( Too Young to Die? E Kalifornia), que, com a idade de dezesseis anos, era dez anos mais jovem quando eles começaram a namorar. Além disso, Pitt teve um romance de muito divulgado e engajamento para Sete co-estrela Gwyneth Paltrow , com quem namorou 1994-1997.
Pitt se reuniu Amigos atriz Jennifer Aniston em 1998 e se casou com ela em uma cerimônia de casamento em privado Malibu em 29 de julho de 2000. Para os anos de seu casamento foi considerado um sucesso raro Hollywood; no entanto, em janeiro de 2005, Pitt e Aniston anunciaram que tinham decidido formalmente a separar depois de sete anos juntos. Dois meses depois Aniston pediu o divórcio, citando diferenças irreconciliáveis.
Durante o divórcio de Pitt de Aniston, seu envolvimento com Mr. & Mrs. Smith co-estrela Angelina Jolie atraiu a atenção da mídia vigorosa. Enquanto Pitt negou as acusações de adultério, ele admitiu que "se apaixonou" com Jolie no set e disse que a produção em Mr. & Mrs. Smith iria continuar depois de sua separação de Aniston.
Em abril de 2005, um mês após Aniston pediu o divórcio, um conjunto de fotografias de paparazzi surgiu mostrando Pitt, Jolie e seu filho Maddox em uma praia no Quênia ; as imagens foram interpretadas pela imprensa como evidência de uma relação entre Pitt e Jolie. Durante o verão de 2005, os dois foram vistos juntos com freqüência crescente, e os meios de entretenimento apelidado o casal " Brangelina ". Do Pitt e Aniston divórcio foi finalizado pelo Los Angeles Superior Tribunal de Justiça em 02 de outubro de 2005, terminando legalmente o casamento. Em 11 de janeiro de 2006, Jolie confirmou a Pessoas que ela estava grávida de Pitt, assim confirmando publicamente sua relação pela primeira vez. Em uma entrevista de outubro de 2006, com Esquire, Pitt disse que ele e Jolie se casaria quando todos nos Estados Unidos é legalmente capaz de se casar. Em fevereiro de 2010, Pitt e Jolie processou o tablóide britânico News of the World sobre relatos de que os dois estavam se separando.
Apesar de relatos da mídia de que Pitt e Aniston tem uma relação azeda, em uma entrevista fevereiro 2009, Pitt disse que ele e Aniston "check-in com o outro", acrescentando que ambos eram grandes partes da vida de cada um.
Em uma entrevista de outubro de 2007, Pitt revelou que ele não é mais um cristão e não acredita em um vida após a morte. "Não há paz na compreensão que eu tenho apenas uma vida, aqui e agora, e eu sou responsável." Em uma entrevista de julho de 2009, ele disse que não acreditava em Deus, e que ele era "provavelmente 20 por cento ateu e 80 por cento agnóstico . "
Crianças
- Maddox Chivan Jolie-Pitt (nascido em 05 de agosto de 2001 no Camboja ; adotado em 19 de janeiro de 2006)
- Pax Thien Jolie-Pitt (nascido em 29 de novembro de 2003 no Vietnã; adoptada em 15 de março de 2007)
- Zahara Marley Jolie-Pitt (nascido em 08 de janeiro de 2005 na Etiópia ; adotado em 19 de janeiro de 2006)
- Shiloh Nouvel Jolie-Pitt (nascido em 27 de maio de 2006 em Swakopmund, Namíbia )
- Knox Léon Jolie-Pitt (nascido em 12 de julho de 2008 em Nice, França)
- Vivienne Marcheline Jolie-Pitt (nascido em 12 de julho de 2008, em Nice, França)
Em julho de 2005, Pitt acompanhou Jolie à Etiópia, onde ela adotou seu segundo filho, uma menina de seis meses de idade chamado Zahara, uma decisão que mais tarde ela declarou Jolie e Pitt tinham feito juntos. Confirmou-se, em Dezembro de 2005, que Pitt estava buscando a adotar legalmente dois filhos de Jolie, Maddox e Zahara; em 19 de janeiro de 2006, um juiz da Califórnia concedeu o seu pedido para alterar os sobrenomes das crianças para "Jolie-Pitt".
Jolie deu à luz uma filha, Shiloh Nouvel Jolie-Pitt, em Swakopmund, Namíbia, em 27 de maio de 2006. Pitt confirmou que sua filha recém-nascida teria um passaporte da Namíbia. O casal vendeu as primeiras fotos de Shiloh através do distribuidor Getty Images e os direitos norte-americanos foram comprados por pessoas de mais de US $ 4,1 milhões, enquanto a revista britânica Olá! Obteve os direitos internacionais para aproximadamente US $ 3,5 milhões. Os recursos provenientes da venda, até US $ 10 milhões no mundo todo, foram doados para uma instituição de caridade não revelada por Pitt e Jolie. Madame Tussauds em Nova York revelou um figura de cera de dois meses de idade, Shiloh, tornando Shiloh a primeira criança a ter uma estátua no Madame Tussauds.
Em 15 de março de 2007, Jolie adotou um menino de três anos de idade, de Vietnam , Pax Thien Jolie-Pitt (originalmente Pax Thien Jolie). Desde o orfanato não permitiu que casais não casados de adotar, Jolie adotou Pax como mãe solteira, e Pitt depois o adotou como seu filho nos Estados Unidos.
Após meses de especulação da mídia, Jolie confirmou em uma entrevista no 2008 Cannes Film Festival que ela estava esperando gêmeos. Ela deu à luz no hospital Lenval em Nice, França, em 12 de julho de 2008. Os gêmeos Knox Léon foram nomeados e Vivienne Marcheline. Os direitos para as primeiras imagens de Knox e Vivienne foram vendidos em conjunto para Pessoas e Olá! Por US $ 14 milhão-os mais caros de celebridades fotos já tomadas. O casal doou a renda para a Fundação Jolie-Pitt.
Filmografia
Ano | Filme | Papel | Notas |
---|---|---|---|
1987 | Sem Saída | Diretor na festa | |
1987 | Terra de ninguém | Garçom | |
1987 | Less Than Zero | Partygoer | |
1987 | Growing Pains | Jeff | Seriado de TV (dois episódios: "Quem é Zoomin "Quem" e "Feet of Clay "[1989]) |
1987 | Dallas | Barulhento | Seriado de TV (quatro episódios) |
1988 | Rua Do Pulo 21 | Peter | Seriado de TV (um episódio: "melhores anos da sua vida") |
1987 | Felizes Juntos | Brian | |
1987 | Classe de corte | Dwight Ingalls | |
1987 | Head of the Class | Mandril | Seriado de TV (um episódio: "Parceiros") |
1987 | Pesadelos de Freddy | Rick Austin | Seriado de TV (um episódio: "Bilhetes Black") |
1990 | The Image | Cinegrafista | Filme de TV |
1990 | Muito jovem para morrer? | Billy Canton | Filme de TV |
1990 | Dias De Glória | Walker Lovejoy | Seriado de TV (seis episódios) |
1991 | Across the Tracks | Joe Maloney | |
1991 | Thelma & Louise | JD | |
1991 | Johnny Suede | Johnny Suede | |
1992 | Contato | Cox | |
1992 | Cool World | Detetive Frank Harris | |
1992 | A River Runs Through It | Paul Maclean | |
1993 | Kalifornia | No início Grayce | |
1993 | True Romance | Floyd | |
1994 | The Favour | Elliott Fowler | |
1994 | Entrevista com o Vampiro | Louis de Pointe du Lac | MTV Movie Award de Melhor Performance - Male MTV Movie Award de maioria masculina Desejável Nominated- MTV Movie Award de Melhor Duo On-Screen compartilhado com Tom Cruise Nominated-Saturn Award de Melhor Ator |
1994 | Legends of the Fall | Tristan Ludlow | Nominated-Golden Globe Award de Melhor Ator - Motion Picture Drama |
1995 | Sete | David Mills | MTV Movie Award de maioria masculina Desejável Nominated- MTV Movie Award de Melhor Duo On-Screen compartilhado com Morgan Freeman Nominated- MTV Movie Award de Melhor Performance - Male |
1995 | Os 12 Macacos | Jeffrey Goines | Golden Globe Award de Melhor Ator Coadjuvante - Filme Saturn Award de Melhor Ator Coadjuvante Nominated- Academy Award de Melhor Ator Coadjuvante Nominated-MTV Movie Award de Melhor Performance Masculino |
1996 | Sleepers | Michael Sullivan | |
1997 | The Devil da própria | Francis "Frankie" Austin McQuire / Rory Devaney | |
1997 | Sete Anos no Tibet | Heinrich Harrer | |
1997 | The Dark Side of the Sun | Rick | |
1998 | Meet Joe Black | Joe Black / Man in the Coffee Shop | |
1999 | Clube Da Luta | Tyler Durden | |
1999 | Ser John Malkovich | Se | Camafeu |
2000 | Arrebatar | Mickey O'Neil | Nominated-Satellite Award de Melhor Ator Coadjuvante - Filme |
2001 | The Mexican | Jerry Welbach | |
2001 | Jogo de Espiões | Tom Bishop | |
2001 | Onze Homens | Rusty Ryan | Nominated-MTV Movie Award de Melhor Equipe On-Screen Nominated-Críticos Phoenix Film Society Award de Melhor Elenco |
2001 | Amigos | Will Colbert | Seriado de TV (um episódio: "Aquele com o Rumor ") Nominated-Emmy Award de Melhor Ator Convidado em Série de Comédia |
2002 | Full Frontal | Se | |
2002 | Confissões de Uma Mente Perigosa | Brad, Bachelor # 1 | |
2003 | Sinbad: A Lenda dos Sete Mares | Sinbad | Dublador |
2003 | Abby Singer | Se | Camafeu |
2004 | Troy | Aquiles | Teen Choice Award de Melhor Ator de Ação Nominated-MTV Movie Award de Melhor Lutapartilhada com Eric Bana Nominated- MTV Movie Award de Melhor Performance - Male |
2004 | Doze Homens | Rusty Ryan | Nominated-Broadcast Film Critics Association Award de Melhor Elenco |
2005 | Mr. & Mrs. Smith | John Smith | MTV Movie Award de Melhor Lutacompartilhado comAngelina Jolie Nominated-MTV Movie Award de Melhor Beijocompartilhado com Angelina Jolie |
2006 | Babel | Richard | Gotham Award de Melhor Elenco Palm Springs International Film Festival de Melhor Elenco Críticos San Diego Film Society Award de Melhor Elenco Nominated- Chicago Film Critics Association Award de Melhor Ator Coadjuvante Nominated- Golden Globe Award de Melhor Ator Coadjuvante - Filme Nominated-Ator Satellite Award de Melhor Coadjuvante - Motion Picture Nominated- Screen Actors Guild Award por Melhor Performance de Elenco em um Filme |
2007 | Treze Homens | Rusty Ryan | |
2007 | O Assassinato de Jesse James pelo Covarde Robert Ford | Jesse James | Festival de Veneza -Volpi Cup de Melhor Ator |
2008 | Queime Depois De Ler | Chad Feldheimer | Nominated-BAFTA Award de Melhor Ator Coadjuvante Nominated-Críticos Detroit Film Society Award de Melhor Elenco Nominated-Críticos Houston Film Society Award de Melhor Ator Coadjuvante |
2008 | O Curioso Caso de Benjamin Button | Benjamin Button | Nominated- Oscar de melhor ator Nominated- BAFTA Award de Melhor Ator em um papel principal Nominated-Broadcast Film Critics Association Award de Melhor Ator Nominated-Broadcast Film Critics Association Award de Melhor Elenco Nominated-Golden Globe Award de Melhor Ator - Motion Picture Drama Nominated-Houston Film Critics Society Award de Melhor Ator Nominated-Saturn Award de Melhor Ator Nominated- Screen Actors Guild Award por Melhor Performance de Elenco em um Filme Nominated-Screen Actors Guild Award por Melhor Performance de um Actor em um papel principal |
2009 | Bastardos Inglórios | Lt. Aldo Raine | Broadcast Film Critics Association Award de Melhor Elenco Críticos Phoenix Film Society Award de Melhor Elenco Críticos San Diego Film Society Award de Melhor Elenco Screen Actors Guild Award por Melhor Performance de Elenco em um Filme Nominated-Críticos Detroit Film Society Award de Melhor Elenco Nominated- MTV Movie Award de Melhor Performance |
2010 | Megamind | Metro-Man | |
2011 | Árvore da Vida | Mr. O'Brien | concluído |
2011 | Moneyball | Billy Beane | filmando |
Ano | Filme | Notas |
---|---|---|
2006 | Deus Grew Tired of Us | Produtor executivo |
2006 | The Departed | Oscar de melhor filme Boston Society of Film Critics Award de Melhor Filme para Broadcast Film Critics Association Award de Melhor Filme para Chicago Film Critics Association Award de Melhor Filme Critics Circle Award Florida Film de Melhor Filme Nominated-Globo de Ouro de Melhor Filme Drama Nominated-BAFTA Award de Melhor Filme |
2006 | Correndo com Tesouras | |
2007 | O Projeto Tehuacan | Produtor executivo |
2007 | Year of the Dog | Produtor executivo |
2007 | Mighty Heart | Co-produtor Nominated-Independent Spirit Award de Melhor Filme |
2007 | O Assassinato de Jesse James pelo Covarde Robert Ford | |
2008 | Muito Bonito | Produtor executivo (TV) |
2009 | Esposa The Time Traveler | Produtor executivo |
2009 | Vidas Privadas As de Pippa Lee | Produtor executivo |
2010 | Arrebentar | |
2010 | Eat Pray Love | |
2011 | Árvore da Vida |