Conteúdo verificado

Brasil

Assuntos Relacionados: Americas ; Países

Informações de fundo

Este conteúdo da Wikipedia foi escolhida pela SOS Children para adequação nas escolas de todo o mundo. Uma boa maneira de ajudar outras crianças é por patrocinar uma criança

República Federativa do Brasil
República Federativa do Brasil ( Português )
Bandeira Brasão
Lema:
  • "Ordem e Progresso" (Português)
  • "Ordem e Progresso"
Anthem:
  • Hino Nacional Brasileiro
  • Hino Nacional Brasileiro
Selo nacional
  • Selo Nacional do Brasil
  • Selo nacional de Brasil
  • Selo nacional do Brasil (cor) .svg
Capital Brasília
15 ° 47'S 47 ° 52'W
A maior cidade São Paulo
Línguas oficiais Português
Grupos étnicos (2010)
  • 47,73% Branco
  • 43,13% Brown (Pardo) um
  • 7,61% Preto
  • 1,09% Asiático
  • 0,43% Ameríndia
Demonym Brasileiro
Governo Federal presidencial república constitucional
- Presidente Dilma Rousseff ( PT)
- Vice-Presidente Michel Temer ( PMDB)
- Presidente da
Câmara dos Deputados
Marco Maia (PT)
- Presidente do Senado José Sarney (PMDB)
- Presidente do Supremo Tribunal Federal Joaquim Barbosa
Legislatura Congresso Nacional
- Casa de cima Senado Federal
- Lower casa Câmara dos Deputados
Independência de Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves
- Declarado 07 de setembro de 1822
- Reconhecido 29 de agosto de 1825
- República 15 de novembro de 1889
- Constituição atual 05 de outubro de 1988
Área
- Total 8515767 km 2 ( 5)
3.287.597 sq mi
- Água (%) 0.65
População
- 2012 estimativa 193946886
- Censo 2010 190.732.694 ( 5)
- Densidade 22 / km 2 ( 182)
57 mi / sq
PIB ( PPP) 2012 estimativa
- Total 2294 bilião dólares ( 7ª)
- Per capita $ 11.769 ( 75)
PIB (nominal) 2012 estimativa
- Total 2493 bilião dólares ( 7ª)
- Per capita $ 12,788 ( 53)
Gini (2012) diminuição positivo 51,9
alto
HDI (2012) Aumentar 0.730
· alta 85
Moeda Real (R $) ( BRL )
Fuso horário BRT ( UTC-2 -4)
- Summer ( DST) BRST ( UTC-2 -4)
Formato de data dd / mm / aaaa ( CE)
Unidades no direito
Chamando código +55
Código ISO 3166 BR
TLD Internet .br
um. Multirracial.

Brasil / b r ə z ɪ l / ( Português : Brasil, IPA: [Bɾaziw]), oficialmente República Federativa do Brasil ( Português : República Federativa do Brasil, escuta), é o maior país em tanto a América do Sul ea América Latina região. É o quinto maior país do mundo, tanto por área geográfica e pela população, com mais de 193 milhões de pessoas. É o maior País lusófono do mundo, e é o único nas Américas.

Limitado pelo Oceano Atlântico no leste, Brasil tem um litoral de 7,491 km (4,655 mi). Faz fronteira a norte com a Venezuela , Guiana , Suriname e da região francesa ultramarino da Guiana Francesa ; no noroeste pela Colômbia ; a oeste com a Bolívia e Peru ; no sudoeste por Argentina e Paraguai e ao sul com o Uruguai . Numerosos arquipélagos forma parte do território brasileiro, tais como Fernando de Noronha, Atol das Rocas, São Pedro e Paulo Rocks, e Trindade e Martim Vaz. Faz fronteira com todos os outros países da América do Sul, exceto Equador e Chile .

Brasil era uma colônia de Portugal começando a partir do desembarque de Pedro Álvares Cabral em 1500, até 1815, quando foi elevada à categoria de reino sobre a formação do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves. A ligação colonial era de facto quebrada vários anos antes, em 1808, quando a capital do Império colonial português era transferido de Lisboa para o Rio de Janeiro, depois de Napoleão invadiram Portugal. A independência foi alcançada em 1822, com a formação do Império do Brasil, um Estado unitário governada por uma monarquia constitucional e um sistema parlamentar. O país se tornou uma república presidencial em 1889, quando um golpe militar proclamou a República, embora a legislatura bicameral, chamada agora Congresso, remonta à ratificação da primeira constituição em 1824. Sua atual Constituição, formulada em 1988, define Brasil como uma república federal. A federação é formada pela união do Distrito Federal, a 26 Unidos, eo 5564 Municípios.

O Economia brasileira é o mundo sétimo maior por nominal do PIB e do sétimo maior por paridade de poder aquisitivo, a partir de 2012. O Brasil é uma das economias mais importantes do mundo que mais cresce, e suas reformas econômicas deram ao país novo reconhecimento e influência internacional. O Brasil é um dos membros fundadores das Nações Unidas , o G20, CPLP, União Latina, a Organização dos Estados Ibero-americanos, o Organização dos Estados Americanos, Mercosul ea União das Nações Sul-Americanas, e é um dos Países do BRIC. O Brasil é também um dos 17 países megadiversos, o lar de diversas animais selvagens, ambientes naturais, e de recursos naturais extensivos em uma variedade de habitats protegidos. O Brasil é considerado um potência média nos assuntos internacionais, e foi identificada como uma superpotência potencial.

Etimologia

A palavra "Brasil" vem pau-brasil, uma árvore que uma vez que cresceu abundantemente ao longo da costa brasileira. Em Português, o pau-brasil é chamado de pau-brasil, com a palavra Brasil comumente dado a etimologia "vermelho como uma brasa", formado a partir Latina brasa ("brasa") eo -IL sufixo (de -iculum ou -ilium). Como o pau-brasil produz um corante vermelho escuro, foi muito valorizado pela indústria europeia pano e foi o produto explorados comercialmente mais antiga do Brasil. Ao longo do século 16, grandes quantidades de pau-brasil foram colhidas por povos indígenas (principalmente Tupi) ao longo da costa brasileira, que vendeu a madeira para comerciantes europeus (principalmente Português, mas também francês) em troca de bens de consumo europeus sortidas.

O nome oficial da terra, em registros originais portugueses, foi o "Land of the Holy Cross" (Terra da Santa Cruz), mas os marinheiros e os comerciantes europeus comumente chamado simplesmente a "Terra do Brasil" (Terra do Brasil) em conta do comércio de pau-brasil. A denominação popular, eclipsado e acabou por suplantar o nome oficial. Marinheiros primeiros, por vezes também o chamou de "Terra dos Papagaios" (Terra di Papaga).

No Língua guarani, língua oficial de Paraguai , o Brasil é chamado de "Pindorama". Este foi o nome que os nativos deram à região, que significa "terra das palmeiras".

História

Colonização Português

Aterragem de Pedro Álvares Cabral em Porto Seguro em 1500. Óleo sobre tela Oscar Pereira da Silva (1904).

A terra agora chamado Brasil foi reivindicado por Portugal em Abril de 1500, sobre a chegada da frota Português comandado por Pedro Álvares Cabral. Os portugueses nativos da idade da pedra encontrada dividida em várias tribos, a maioria dos quais falavam línguas da Família Tupi-Guarani, e lutaram entre si. Embora o primeiro assentamento foi fundado em 1532, a colonização foi efetivamente iniciada em 1534, quando o rei Dom João III de Portugal dividiu o território em doze capitanias hereditárias.

Este arranjo mostrou problemático, e em 1549 o rei atribuído um Governador-Geral de administrar toda a colônia. O Português assimilado algumas das tribos nativas, enquanto outros foram escravizados ou exterminados em longas guerras ou por doenças européias para as quais não tinham imunidade. Por meados do século 16, o açúcar tinha-se tornado mais importante de exportação do Brasil e os importados Português escravos africanos para lidar com a crescente demanda internacional.

Através de guerras contra os franceses, o Português lentamente expandiram seu território para o sudeste, tomando Rio de Janeiro em 1567, e para o noroeste, tendo São Luís em 1615. Eles enviaram expedições militares para a floresta amazônica e conquistou redutos britânicos e holandeses, fundando aldeias e fortalezas de 1669. Em 1680, eles chegaram ao extremo sul e fundou Sacramento na margem do Rio de la Plata, na Banco região oriental.

Punir escravos no Calabouço, no Rio de Janeiro , c. 1822

No final do século 17, as exportações de açúcar começaram a diminuir, mas início na década de 1690, a descoberta do ouro por exploradores da região que viria a ser chamado Minas Gerais no atual Mato Grosso e Goiás, salvou a colônia do colapso iminente. De todo o Brasil, bem como de Portugal, milhares de imigrantes foi para as minas. O espanhol tentou impedir a expansão Português para o território que lhes pertencia de acordo com o 1494 Tratado de Tordesilhas, e conseguiu conquistar o Banco Médio em 1777. No entanto, isso foi em vão como o Tratado de San Ildefonso, assinado no mesmo ano, confirmou a soberania Português sobre todas as terras provenientes de sua expansão territorial, criando assim a maior parte das actuais fronteiras brasileiras.

Em 1808, a família real Português ea maioria da nobreza Português, fugindo das tropas do imperador francês Napoleão I que foram invadindo Portugal e grande parte da Europa Central, estabeleceram-se na cidade do Rio de Janeiro, que, assim, se tornou a sede de todo o Império Português. Em 1815 Dom João VI, então regente em nome de sua mãe incapacitada, elevou o Brasil de colônia para soberano Reino unido com Portugal. Em 1809 o Português invadiu a Guiana Francesa (que foi devolvido à França em 1817) e em 1816 o Banco Oriente, posteriormente rebaptizado Cisplatina.

Independência e Império

Declaração do Independência do Brasil pelo Imperador Dom mais tarde Pedro I em 07 de setembro de 1822.
Forças brasileiras (de uniforme azul) envolver o exército paraguaio (alguns no uniforme vermelho e outro sem camisa) durante o Guerra do Paraguai.

Depois de os militares Português teve êxito repeliu a invasão de Portugal por Napoleão, João VI retornou à Europa em Abril de 1821, deixando seu filho mais velho príncipe Pedro de Alcântara como regente para governar o Brasil. O Governo Português, guiada pelo novo regime político imposto pelo Revolução Liberal de 1820, tentou transformar o Brasil em uma colônia mais uma vez, privando-o, assim, de suas realizações desde 1808. Os brasileiros se recusaram a ceder eo príncipe Pedro pararam junto delas declarando a independência do país de Portugal em 07 de setembro de 1822.

Em 12 de outubro de 1822, ele foi declarado o primeiro Imperador do Brasil e coroado Dom Pedro I em 1 de Dezembro de 1822. Nessa altura, a maioria dos brasileiros eram a favor de uma monarquia eo republicanismo teve pouco apoio. A subsequente Guerra da Independência brasileira espalhou por quase todo o território, com batalhas nas regiões Norte, Nordeste e Sul. Os últimos soldados portugueses rendeu-se em 08 de março de 1824 ea independência foi reconhecida por Portugal em 29 de agosto de 1825.

Pedro I abdicou em 7 de abril 1831 e foi para a Europa para recuperar a coroa de sua filha, que tinha sido usurpado por seu irmão, deixando para trás seus cinco anos de idade, filho e herdeiro, que se tornou Dom Pedro II. Como o novo imperador não poderia exercer seus poderes constitucionais até que ele atingiu a maturidade, a regência foi criada. Disputas entre as facções políticas levaram a rebeliões e uma instável, quase anárquica, regência. As facções rebeldes, no entanto, não estavam em revolta contra a monarquia, embora alguns declarado a secessão das províncias como repúblicas independentes, mas somente enquanto Pedro II era menor de idade. Devido a isso, ele foi prematuramente declarado de idade e "O Brasil foi para desfrutar de quase meio século de paz interna e de rápido progresso material."

Apesar do perda da Cisplatina em 1828, quando se tornou uma nação independente conhecida como o Uruguai, o Brasil ganhou três guerras internacionais durante o reinado de Pedro II de 58 anos (o Guerra do Prata, o Guerra uruguaio eo Guerra do Paraguai) e testemunhou a consolidação da democracia representativa, principalmente devido a sucessivas eleições e irrestrita liberdade de imprensa. Mais importante ainda, a escravidão foi extinta após um processo lento, mas constante, que começou com o fim do tráfico internacional de escravos em 1850 e terminou com a completa abolição da escravatura em 1888. A população escrava tinha estado em declínio desde a independência do Brasil: em 1823, 29% da população brasileira eram escravos, mas em 1887 este número baixou para 5%.

Quando a monarquia foi derrubada em 15 de novembro de 1889, houve pouca vontade no Brasil para mudar a forma de governo e Pedro II estava no auge de sua popularidade entre seus súditos. No entanto, ele "deu à luz principal, talvez único, a responsabilidade pela sua própria derrubada." Após a morte de seus dois filhos, o imperador acreditava que "o regime imperial estava destinado a acabar com ele." Ele pouco se importava com o destino do regime e por isso nem fez nada, nem permitiu que qualquer outra pessoa para fazer qualquer coisa, para evitar o golpe militar, apoiado por antigos proprietários de escravos que se ressentiam da abolição da escravatura.

República início

O brasileiro golpe de Estado de 1930 levantou Getúlio Vargas (centro com uniforme militar, mas sem chapéu) ao poder. Ele governou o país há quinze anos.

O "governo republicano início era pouco mais que uma ditadura militar, com o exército de dominação dos negócios tanto no Rio de Janeiro e nos Estados Unidos. A liberdade de imprensa desapareceu e as eleições eram controladas pelos que estão no poder". Em 1894, na sequência de várias crises militares e econômicas, os civis republicanos subiu ao poder.

Pouco a pouco, um ciclo de instabilidade geral provocada por estas crises minou o regime de tal medida, que em 1930, na sequência do assassinato de seu companheiro de chapa, foi possível para o candidato presidencial da oposição derrotado Getúlio Vargas apoiada pela maioria dos militares, liderou um revolta bem sucedida. Vargas deveria assumir o poder temporariamente, mas em vez fechou o Congresso, extinguiu a Constituição, governou com poderes de emergência e substituiu os governadores dos estados com os seus apoiantes. Entre 1932 e 1938, três grandes tentativas para remover Vargas de energia ocorreu. O segundo é o 1935 revolta comunista que serviu como desculpa para a exclusão das eleições, posto em prática por um golpe de Estado em 1937, que fez o Vargas regime uma ditadura total, conhecida pela sua brutalidade e censura da imprensa.

Na política externa, o sucesso na resolução de litígios de fronteiras com os países vizinhos nos primeiros anos do período republicano, foi seguido por uma tentativa fracassada de exercer um papel de destaque na Liga das Nações , após o seu envolvimento na Primeira Guerra Mundial . Na segunda guerra mundial Brasil se manteve neutro até agosto de 1942, quando o país entrou nessa guerra no lado aliado, depois de sofrer retaliações empreendidas pela Alemanha nazista e Itália fascista, devido o país ter cortado relações diplomáticas com -los na esteira da Conferência Pan-Americana.

Com a vitória aliada em 1945 eo fim dos regimes nazi-fascistas na Europa, a posição de Vargas tornou-se insustentável e ele foi rapidamente derrubado por outro golpe militar, sendo a Democracia "reintegrado" pelo mesmo exército que tinha cessado a ele 15 anos antes. Vargas se suicidou em agosto 1954 em meio a uma crise política, depois de ter retornado ao poder pela eleição, em 1950.

Era contemporânea

Construção de Brasília em 1959.

Vários governos provisórios breves sucedeu após o suicídio de Vargas. Juscelino Kubitscheck tornou-se presidente em 1956 e assumiu uma postura conciliadora para com a oposição política que lhe permitiu governar sem grandes crises. O sector da economia e industrial cresceu notavelmente, mas sua maior conquista foi a construção da nova capital, Brasília, inaugurada em 1960. Seu sucessor foi Jânio Quadros, que renunciou em 1961 menos de um ano após assumir o cargo. Seu vice-presidente, João Goulart, assumiu a presidência, mas despertou forte oposição política e era deposto em abril de 1964 por um golpe que resultou em uma regime militar.

O novo regime foi concebido para ser transitório, mas que gradualmente fechada em si mesma e tornou-se uma ditadura completa com a promulgação da Lei de Quinta Institucional em 1968. A repressão de opositores da ditadura, incluindo a guerrilha urbana, foi dura, mas não tão brutal como em outros países latino-americanos. Devido ao crescimento econômico extraordinário, conhecido como um "milagre econômico", o regime atingiu seu maior nível de popularidade nos anos de repressão.

Geral Ernesto Geisel assumiu a presidência em 1974 e começou seu projeto de re-democratização através de um processo que ele disse que seria "lenta, gradual e segura". Geisel acabou com a indisciplina militar que havia assolado o país desde 1889, bem como a tortura de presos políticos, censura da imprensa e, finalmente, a própria ditadura, depois de extinto o Ato Institucional Quinta. No entanto, o regime militar continuou, sob o seu sucessor escolhido Geral João Figueiredo, para completar a transição para uma democracia plena.

Os civis totalmente voltou ao poder em 1985, quando José Sarney assumiu a presidência, mas, até o final de seu mandato, ele tinha se tornado extremamente impopular devido à crise econômica incontrolável e invulgarmente elevada inflação. Governo mal sucedida de Sarney permitiu a eleição em 1989 do quase desconhecido Fernando Collor, que posteriormente foi cassado pelo Congresso Nacional em 1992. Collor foi sucedido por seu Vice-Presidente Itamar Franco, que designou Fernando Henrique Cardoso como ministro das Finanças. Cardoso produzido um grande sucesso Plano Real. que concedeu estabilidade para a economia brasileira e foi eleito presidente em 1994 e novamente em 1998. A transição pacífica de poder para Luís Inácio Lula da Silva, que foi eleito em 2002 e reeleito em 2006, mostrou que o Brasil finalmente conseguiu alcançar a estabilidade política há muito procurado. Lula foi sucedido em 2011 pelo atual presidente, Dilma Rousseff.

Geografia

Mapa da topografia do Brasil

O Brasil ocupa uma grande área ao longo da costa leste da América do Sul e inclui grande parte do interior do continente, a partilha fronteiras terrestres com o Uruguai ao sul, Argentina e Paraguai a sudoeste; Bolívia e Peru ao oeste; Colômbia ao noroeste; e Venezuela , Suriname , Guiana eo departamento ultramarino francês da Guiana Francesa para o norte. Ele compartilha uma fronteira com todos os países da América do Sul, exceto para o Equador e Chile . Também engloba uma série de oceânica arquipélagos, como Fernando de Noronha, Atol das Rocas, São Pedro e Paulo Rocks, e Trindade e Martim Vaz. Seu tamanho, relevo, clima e recursos naturais fazem do Brasil geograficamente diversificada. Incluindo as suas Atlântico ilhas, o Brasil encontra-se entre as latitudes 6 ° N e 34 ° S e longitudes 28 ° e 74 ° W.

O Brasil é o o quinto maior país do mundo, e terceiro maior das Américas, com uma área total de 8.514.876,599 km2 (3.287.612 sq mi), incluindo 55,455 km 2 (21.411 sq mi) de água. Ele abrange três fusos horários ; de UTC-4 nos estados ocidentais, a UTC-3 nos estados do leste (e a hora oficial do Brasil) e UTC-2 na Ilhas atlânticas. O Brasil é o único país do mundo que se encontra no equador ao ter o território contíguo fora dos trópicos.

Topografia brasileira também é diversificada e inclui colinas, montanhas, planícies, planaltos e cerrados. Grande parte do terreno encontra-se entre 200 metros (660 pés) e 800 metros (2.600 pés) de altitude. A principal área de sequeiro ocupa a maior parte da metade sul do país. As partes do noroeste do planalto composto por amplo terreno, rolamento quebrado por baixo, arredondado colinas.

A seção do sudeste é mais robusto, com uma massa complexa de sulcos e cadeias de montanhas que atingem altitudes de até 1.200 metros (3.900 pés). Estes incluem a intervalos Mantiqueira e Montanhas do Espinhaço e do Serra do Mar. No norte, o Guiana Highlands formar uma grande divisória de águas, separando rios que correm para o sul na Bacia Amazônica dos rios que deságuam no Sistema do rio Orinoco, na Venezuela, ao norte. O ponto mais alto no Brasil é o Pico da Neblina em 2994 metros (9823 pés), eo menor é o Oceano Atlântico.

Brasil tem um sistema denso e complexo de rios, um dos do mundo mais extensa, com oito grandes bacias de drenagem, os quais drenam para o Atlântico. Os rios principais incluem a Amazon (segundo maior rio do mundo eo maior em termos de volume de água), a Paraná e seu principal afluente Iguaçu (que inclui o Cataratas do Iguaçu), a Negro, São Francisco, Xingu, Madeira e Rios Tapajós.

Clima

Neve em São Joaquim, Santa Catarina (Sul) e clima tropical em Fernando de Noronha, Pernambuco (Nordeste).

O clima do Brasil compreende uma ampla gama de condições climáticas ao longo de uma grande área e topografia variada, mas a maioria do país é tropical. De acordo com Sistema de Köppen, o Brasil abriga cinco principais subtipos climáticos: equatorial, tropical, semi-árido, highland tropical, de clima temperado e subtropical . As diferentes condições climáticas produzem ambientes que variam de florestas equatoriais do norte e desertos semi-áridas do Nordeste, a florestas temperadas de coníferas no sul e savanas tropicais no Brasil central. Muitas regiões têm totalmente diferente microclimas.

Um clima equatorial caracteriza grande parte do norte do Brasil. Não existe uma verdadeira estação seca, mas existem algumas variações no período do ano em que mais chuva cai. As temperaturas médias de 25 ° C (77 ° F), com variação de temperatura mais significativa entre a noite eo dia do que entre as estações.

Mais de precipitação Brasil central é mais sazonal, característica de um clima de savana. Esta região é tão extensa como a bacia amazônica, mas tem um clima muito diferente, pois fica mais ao sul, a uma altitude superior. No nordeste interior, a precipitação sazonal é ainda mais extrema. A região semi-árida climática geralmente recebe menos de 800 milímetros (31,5 in) de chuva, a maioria dos que geralmente cai em um período de três a cinco meses do ano e, ocasionalmente, menos do que isso, criando longos períodos de seca. Do Brasil 1877-1878 Grande Seca (Grande Seca), a mais grave já registrado no Brasil, causou cerca de meio milhão de mortes. O de 1915 foi devastador também.

Sul da Bahia, perto das costas, e mais ao sul a maioria do estado de São Paulo, a distribuição de alterações de precipitação, com chuva caindo ao longo do ano. O sul goza de condições de clima temperado, com invernos frios e temperaturas médias anuais não superiores a 18 ° C (64,4 ° F); geadas de inverno são bastante comuns, com queda de neve ocasional nas áreas mais elevadas. Outros tipos de precipitações sólidas acontecer em uma área mais ampla, incluindo cidades como Rio de Janeiro e São Paulo. Queda de grãos de neve e pelotas de gelo, considerado como não muito diferente da verdadeira granizo, são popularmente chamado granizo.

Biodiversidade

Grande território do Brasil compreende diferentes ecossistemas, como a Amazônia , reconhecidos como os de maior diversidade biológica do mundo, com o Mata Atlântica eo Cerrado, sustentando a maior biodiversidade. No sul, o Araucaria floresta de pinheiros cresce sob condições de clima temperado. A rica fauna do Brasil reflete a variedade de habitats naturais. Os cientistas estimam que o número total de planta e espécies animais no Brasil poderia se aproximar de quatro milhões.

A floresta amazônica , a floresta tropical mais rica e de maior biodiversidade no mundo.

Mamíferos maiores incluem pumas, jaguares, jaguatiricas, rara arbusto, cães e raposas ; queixadas, antas, tamanduás , preguiças, gambás, e tatus são abundantes. Veados são abundantes no sul, e muitas espécies de Macacos do Novo Mundo são encontrados nas do norte florestas tropicais . A preocupação com o meio ambiente tem crescido em resposta ao interesse global em questões ambientais.

A biodiversidade pode contribuir para a agricultura , pecuária, silvicultura e extração de pesca. No entanto, quase todas as espécies economicamente exploradas de plantas, como a soja eo café, ou animais, como frango, são importados de outros países, eo uso econômico das espécies nativas ainda engatinha. No PIB brasileiro, o setor florestal representa pouco mais de 1% e pesca 0,4%.

Um único fármaco para controlar a hipertensão, desenvolvido com o veneno do jararaca - uma espécie brasileira, renderia cerca de US $ 1,5 bilhão por ano para um laboratório estrangeiro que tem patenteado. Este é um valor comparável ao das exportações nacionais de carne bovina e suína combinados.

Ambiente

O património natural do Brasil é severamente ameaçada pela criação de gado e extração de agricultura, exploração madeireira, mineração, reassentamento, petróleo e gás, o excesso de pesca, comércio de espécies selvagens, barragens e infra-estrutura, poluição da água, as alterações climáticas, fogo e espécies invasoras. Em muitas áreas do país, o ambiente natural está ameaçada pelo desenvolvimento. Construção de rodovias abriu áreas anteriormente remotas para a agricultura e liquidação; barragens inundaram vales e habitats selvagens inundadas; e as minas têm cicatrizes e contaminaram a paisagem. Pelo menos 70 barragens são disse a ser planejado para a região amazônica, incluindo controversa Belo Monte hidrelétrica.

Governo e política

O Congresso Nacional em Brasília, a capital de do Brasil.

A Federação Brasileira é a "união indissolúvel" de três entidades políticas distintas: os Estados, os Municípios eo Distrito Federal. A União, os Estados eo Distrito Federal e os municípios, são as "esferas de governo." A Federação está definida em cinco princípios fundamentais: soberania, cidadania, dignidade da pessoa humana, os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa eo pluralismo político. Os ramos clássicos tripartite de governo (executivo, legislativo e judicial no âmbito de um sistema de freios e contrapesos), está formalmente estabelecido pela Constituição. O executivo e legislativo estão organizados de forma independente em todas as três esferas de governo, enquanto o Judiciário é organizado apenas nas esferas Distrito Federal federais e estaduais /.

Todos os membros dos poderes executivos e legislativos são eleitos diretamente. Juízes e outros funcionários judiciais são nomeados após aprovação em exames de entrada. Para a maioria de sua história democrática, o Brasil teve um sistema multi-partidário e de representação proporcional. O voto é obrigatório para os alfabetizados entre 18 e 70 anos e facultativo para os analfabetos e aqueles entre 16 e 18 anos ou superior a 70.

Juntamente com vários partidos menores, quatro partidos políticos destacam-se: Partido dos Trabalhadores (PT), Partido Social-Democracia Brasileira (PSDB), Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), e Democratas (DEM). Quinze partidos políticos estão representados no Congresso. É comum para os políticos a mudar de partido e, assim, a proporção de assentos parlamentares detidos por partes específicas muda regularmente. Quase todas as funções governamentais e administrativas são exercidos por autoridades e agências filiadas ao Executivo.

A forma de governo é o de uma república democrática, com um sistema presidencial. O presidente é chefe de Estado e chefe de governo da União e é eleito para um mandato de quatro anos, com a possibilidade de reeleição para um segundo mandato consecutivo. O presidente atual é Dilma Rousseff, que foi inaugurado em 1 de Janeiro de 2011. O Presidente nomeia o Ministros de Estado, que auxiliam no governo. Casas legislativas de cada entidade política são a principal fonte de direito no Brasil. O Congresso Nacional é legislatura bicameral da Federação, que consiste na Câmara dos Deputados e do Senado Federal. Autoridades judiciárias exercem funções jurisdicionais quase que exclusivamente.

Lei

Dentro do Edifício do Supremo Tribunal Federal na Três Poderes Plaza.

A legislação brasileira é baseada em Roman - Tradições germânicas e de direito civil conceitos prevalecer sobre prática de direito comum. A maior parte da legislação brasileira é o codificado, embora estatutos não codificado também representam uma parte substancial, desempenhando um papel complementar. As decisões dos tribunais definiu orientações interpretativas; no entanto, eles raramente são vinculativas para outros casos específicos. Obras doutrinárias e as obras de juristas acadêmicos têm forte influência na criação da lei e em casos de direito.

O sistema legal é baseado na Constituição Federal, promulgada em 5 de outubro de 1988, e é a lei fundamental do Brasil. Todas as outras decisões legislativas e judiciais devem estar em conformidade com as suas regras. A partir de abril de 2007, houve 53 alterações. Os Estados têm suas próprias constituições, o que não deve contradizer a Constituição Federal. Municípios eo Distrito Federal têm "leis orgânicas" (leis Orgânicas), que agem de forma semelhante às constituições. Entidades legislativas são a principal fonte de estatutos, embora em certos assuntos órgãos judiciários e executivos podem estabelecer normas jurídicas. A jurisdição é administrada pelas entidades judiciárias, embora em raras situações o Constituição Federal permite que o Senado Federal para passar sobre decisões judiciais. Há também militar especializado, trabalho e tribunais eleitorais. O tribunal mais alto é o Supremo Tribunal Federal.

Este sistema tem sido criticado ao longo das últimas décadas para o ritmo lento de tomada de decisão. Ações judiciais sobre o recurso pode levar vários anos para resolver, e em alguns casos mais de uma década antes de decorrido decisões definitivas. No entanto, o Supremo Tribunal Federal foi o primeiro tribunal do mundo a transmitir suas sessões na televisão, e também via YouTube . Mais recentemente, em dezembro de 2009, o Supremo Tribunal aprovou Twitter para exibir itens no planejador do dia dos ministros, para informar as ações diárias do Tribunal de Justiça e as decisões mais importantes tomadas por eles.

O Brasil continua a ter altos índices de criminalidade em uma série de estatísticas, apesar das recentes melhorias. Mais de 500.000 pessoas foram mortas por armas de fogo no Brasil entre 1979 e 2003, de acordo com um novo relatório da Organização das Nações Unidas . Em 2010, havia 473.600 pessoas encarceradas em prisões e cadeias brasileiras.

Política externa

Apesar de alguns problemas sociais e econômicos impedir o Brasil de exercer o poder global eficaz, o país é agora um político e líder econômico na América Latina . Esta afirmação, no entanto, é parcialmente contestada por outros países, como Argentina e México , que se opõem a meta brasileira de obter um assento permanente como representante da região no Conselho de Segurança das Nações Unidas. Entre a Segunda Guerra Mundial e os anos 1990, os governos democráticos e militares procuraram expandir a influência do Brasil no mundo, prosseguindo uma política externa comum e independente da indústria . Atualmente o país tem objetivo de fortalecer os laços com outros países sul-americanos e buscar a diplomacia multilateral através da Organização das Nações Unidas e da Organização dos Estados Americanos.

A atual política externa do Brasil é baseada na posição do país como um potência regional na América Latina, um líder entre os países em desenvolvimento e uma potência mundial emergente. A política externa brasileira tem geralmente refletida multilateralismo, resolver as disputas de forma pacífica e não-intervenção nos assuntos de outros países . O brasileiro Constituição também determina que o país deve buscar uma laços econômicos, políticos, sociais e culturais com os países da América Latina.

Uma ferramenta cada vez mais bem desenvolvida de política externa do Brasil está fornecendo ajuda como um doador para outros países em desenvolvimento. O Brasil não é só usar sua crescente força econômica para fornecer ajuda financeira, mas também fornece altos níveis de experiência e mais importante de tudo, uma diplomacia não-confrontacional tranquila para melhorar os níveis de governação. A ajuda total é estimado em cerca de US $ 1 bilhão por ano, que inclui:

  • cooperação técnica de cerca de 480.000 mil dólares (US $ 30 milhões em 2010 fornecido diretamente pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC))
  • cerca de US $ 450 milhões para especialização em espécie prestada por instituições brasileiras especializadas em cooperação técnica

Além disso, o Brasil consegue uma missão de paz no Haiti ($ 350,000,000) e faz contribuições em espécie para o Programa Alimentar Mundial ($ 300 milhões). Isto é, além de assistência e contribuições para organismos multilaterais de desenvolvimento humanitário. A escala dessa ajuda a coloca a par com a China ea Índia e à frente de muitos doadores ocidentais. A ajuda Sul-Sul brasileiro tem sido descrito como um "modelo global em espera."

Militar

Fragatas no Brasil durante o treinamento de exercício.

As forças armadas do Brasil consistem na Exército Brasileiro, o Marinha do Brasil, ea Força Aérea Brasileira. Com um total de 371.199 trabalhadores no activo, que constituem a maior força armada na América Latina. O Exército é responsável pelas operações militares terrestres e tem 235.978 funcionários ativos.

O Polícia Militar (Polícia Militar 'Unidos) é descrito como uma força auxiliar do Exército pela Constituição, mas está sob o controle do governador de cada estado. A Marinha é responsável pelas operações navais e pela guarda das águas territoriais brasileiras. É a mais antiga das Forças Armadas brasileiras ea única Marinha da América Latina a operar um porta-aviões, o NAe São Paulo (antigo FS Foch da Marinha Francesa). A Força Aérea é o ramo da guerra aérea das forças armadas brasileiras, ea maior força aérea da América Latina, com cerca de 700 aviões tripulados em serviço.

Divisões administrativas

Região Norte
Região Nordeste
Região Centro-Oeste
Região Sudeste
Região Sul
Acre
Amazonas
Pará
Roraima
Amapá
Rondônia
Tocantins
Maranhão
Bahia
Piauí
Ceará
Rio Grande
do Norte
Paraíba
Pernambuco
Alagoas
Sergipe
Mato Grosso
Mato Grosso
do Sul
Federal
Distrito
Goiás
Minas Gerais
São Paulo
Rio de Janeiro
Espírito Santo
Paraná
Santa Catarina
Rio Grande
do Sul

O Brasil é uma federação composta de 26 Estados, um Distrito Federal (que contém a capital, Brasília) e Municípios. Os Estados têm administrações autónomas, coletar seus próprios impostos e receber uma parte dos impostos cobrados pelo governo federal. Eles têm um governador e um corpo legislativo unicameral eleitos diretamente pelos seus eleitores. Eles também têm Tribunais independentes de Lei para a justiça comum. Apesar disso, os Estados têm muito menos autonomia para criar suas próprias leis do que nos Estados Unidos. Por exemplo, as leis criminais e civis só pode ser votado pelo Congresso bicameral federais e são uniformes em todo o país.

Os estados eo Distrito Federal podem ser agrupados em regiões: Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Southern. as regiões brasileiras são, e não divisões políticas ou administrativas meramente geográficas, e eles não têm qualquer forma específica de governo. Embora definido por lei, as regiões brasileiras são úteis principalmente para fins estatísticos, e também para definir a distribuição de recursos federais em projetos de desenvolvimento.

Municípios, como os estados, têm administrações autónomas, coletar seus próprios impostos e receber uma parte dos impostos arrecadados pela União e governo estadual. Cada um tem um prefeito e um corpo legislativo eleito, mas nenhum tribunal separado do Direito. Na verdade, um Tribunal de Lei organizado pelo Estado pode abranger vários municípios em uma chamada divisão administrativa única justiça comarca (condado).

Economia

São Paulo é o centro comercial e industrial do Brasil.

O Brasil é a maior economia nacional na América Latina , a sétima maior economia do mundo em taxas de câmbio de mercado ea sétima maior em paridade de poder aquisitivo (PPP), de acordo com o Fundo Monetário Internacional eo Banco Mundial. Brasil tem uma economia mista com abundantes recursos naturais. A economia brasileira tem sido previsto para se tornar uma das cinco maiores do mundo nas próximas décadas, o PIB per capita seguintes e em crescimento. Seu PIB atual (PPP) per capita é $ 10,200, colocando o Brasil na 64ª posição de acordo com dados do Banco Mundial. Ele tem grandes e desenvolvidos agrícola , mineração , manufatura e sectores de serviços, bem como uma grande piscina de trabalho.

Um Embraer ERJ-135 jato comercial. O Brasil é o terceiro maior fabricante de aeronaves comerciais do mundo, ea quarta maior produtora de aeronaves quando incluindo jatos executivos em conta.

As exportações brasileiras estão crescendo, criando uma nova geração de magnatas. Os principais produtos de exportação incluem aeronaves, equipamentos elétricos, automóveis , etanol, têxteis , calçados, minério de ferro, aço , café , suco de laranja, soja e carne enlatada. O país tem vindo a expandir a sua presença no financeiras internacionais e mercados de commodities, e faz parte de um grupo de quatro economias emergentes chamado de BRIC. Como sinal de seu progresso econômico, o Brasil tem hoje o quarto maior mercado de automóveis do mundo.

Brasil atrelada sua moeda, oreal, para o dólar norte-americano em 1994. No entanto, após acrise financeira do Leste Asiático, opadrão russo em 1998 e da série de eventos financeiras adversas que se seguiram, oBanco Central do Brasil mudou temporariamente suapolítica monetária a um regime gerido-float enquanto passando por umacrise cambial, até que definitivamente mudar o regime de câmbio para free-float, em Janeiro de 1999.

O Brasil recebeu um pacote de resgate do Fundo Monetário Internacional, em meados de 2002, de 30.400 milhões dólares, em seguida, uma soma recorde. Banco Central do Brasil pago de volta o empréstimo do FMI em 2005, embora não tenha sido devido a ser reembolsado até 2006. Uma das questões do Banco Central do Brasil recentemente tratadas era um excesso de entrada de capitais especulativos de curto prazo para o país, o que pode contribuíram para uma queda no valor do dólar americano frente ao real durante esse período. No entanto, o investimento estrangeiro direto (IED), relacionada com a longo prazo, o investimento menos especulativo na produção, é estimada em 193.800 milhões dolares para monitoramento e controle de 2007. A inflação atualmente desempenha um papel importante no papel do banco central de definir a curto prazo as taxas de juros como uma medida de política monetária.

Entre 1993 e 2010, 7.012 fusões e aquisições com um valor total conhecido de 707.000.000 mil dólares com a participação de empresas Brazlian foram anunciados. O ano de 2010 foi um novo recorde em termos de valor, com 115 bilhões de dólares de transações. A maior transação com a participação de empresas brasileiras tem sido: Cia Vale do Rio Doce adquiriu a Inco em uma oferta pública de aquisição no valor de USD 18.900 milhões dólares.

O poder de compra no Brasil é erodida pelo chamadocusto Brasil.

Turismo

(Esquerda) O aparecimento de cidades europeias, como Gramado, no estado do Rio Grande do Sul, atrai milhares de turistas, especialmente no inverno . (Direita) e Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, no estado do Maranhão, recebe muitos turistas de todo o mundo.

Turismo é uma importante atividade econômica em várias regiões do país. Com cinco milhões de visitantes estrangeiros em 2008, o Brasil é o principal destino para mercado internacional do turismo na América do Sul , e ocupa o segundo lugar na América Latina em termos de fluxo de turistas internacionais.

Os gastos dos turistas estrangeiros que visitam o Brasil atingiu 5,8 bilhões de dólares em 2008, 16,8% a mais que em 2007 eo país abrangeu 3,4% do fluxo turístico internacional nas Américas em 2008. Em 2005, o turismo contribuiu com 3,2% da renda nacional decorrente da exportação de produtos e serviços, responsáveis ​​pela criação de 7% dos empregos diretos e indiretos na economia. Em 2006, um número estimado de 1.870 mil pessoas foram empregadas no setor, com 768 mil empregos formais (41%) e 1,1 milhão de ocupações informais (59%).

O turismo doméstico representa uma parte vital da indústria, respondendo por mais de 50 milhões de viagens por ano, as receitas directas geradas pelo turismo doméstico em 2010 foi de 33.000 milhões dólares - quase seis vezes mais do que é capturado pelo país em relação ao turismo estrangeiro.

Infra-estrutura

Componentes e energia

Usina de Itaipu, a maior do mundopela usina hidrelétrica de geração de energia e segunda maior em capacidade instalada.

A economia do Brasil é diversificada, abrangendo a agricultura , a indústria , e muitos serviços. A recente força econômica tem sido em parte devido a um boom global em preços de commodities com as exportações de carne bovina para a soja subindo. Agricultura e aliados setores como silvicultura , exploração florestal e pesca representaram 5,1% do produto interno bruto em 2007, um desempenho que puts agronegócio em uma posição de destaque em termos de do Brasil balança comercial, apesar de barreiras comerciais e as políticas que subsidiam adotadas pelos países desenvolvidos.

O indústria - de automóveis , aço e petroquímicos para computadores , aviões , e durables- consumidor foi responsável por 30,8% do produto interno bruto. A indústria, que muitas vezes é tecnologicamente avançado, é altamente concentrada na região metropolitana de São Paulo, Rio de Janeiro, Campinas, Porto Alegre e Belo Horizonte.

O Brasil é o mundo décimo maior consumidor de energia com grande parte de sua energia proveniente de fontes renováveis ​​, em particular a hidroeletricidade e etanol ; energia não-renovável é produzida principalmente a partir de óleo e gás natural . A potência global na agricultura e recursos naturais, o Brasil experimentou um tremendo crescimento econômico ao longo das últimas três décadas. Espera-se para se tornar um grande produtor de petróleo e exportador, com enormes descobertas de petróleo feitas recentemente. As agências governamentais responsáveis ​​pela política de energia são o Ministério de Minas e Energia, o Conselho Nacional de Política Energética, a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, ea Agência Nacional de Energia Elétrica.

Ciência e Tecnologia

Brasileiro Laboratório Nacional de Luz Síncrotron em Campinas.

A pesquisa tecnológica no Brasil é em grande parte realizada em universidades públicas e institutos de pesquisa, e mais de 73% do financiamento para a pesquisa básica vem de fontes governamentais. Alguns dos pólos tecnológicos mais notáveis ​​do Brasil são o Instituto Oswaldo Cruz, o Instituto Butantan, da Força Aérea Centro Técnico Aeroespacial, o Brasileira de Pesquisa Agropecuária eo INPE. O Agência Espacial Brasileira tem o programa espacial mais avançado na América Latina.

O urânio é enriquecido no Resende Fábrica de Combustível Nuclear para abastecer a demanda de energia do país e estão em curso planos para construir o primeiro submarino nuclear do país. O Brasil é um dos três países da América Latina, com um operacional Synchrotron Laboratory, um centro de pesquisa em física, química, ciência e vida material ciências. E o Brasil é o único país da América Latina a ter um semicondutor empresa com a sua própria planta de fabricação, o CEITEC.

Transporte

O Brasil tem uma rede de transportes grande e diversificada. As estradas são os principais portadores de carga e de passageiros. O sistema rodoviário totalizaram 1,98 milhão quilômetros (1.230.000 mi) em 2002. O total de estradas pavimentadas aumentou de 35,496 km (22.056 mi) em 1967 para 184,140 km (114,425 mi) em 2002.

Aeroporto de Recife.

Do Brasil ferroviária sistema tem vindo a diminuir desde 1945, quando a ênfase deslocou-se para a construção de rodovias. O comprimento total da linha férrea foi 30,875 km (19.186 mi) em 2002, em comparação com 31,848 km (19.789 mi) em 1970. A maior parte do sistema ferroviário pertence à Ferroviária Federal Corp., com um interesse do governo de maioria. O governo também privatizou sete linhas em 1997. O Metrô de São Paulo foi o primeiro sistema de trânsito subterrâneo no Brasil. Os outros sistemas de metrô estão em Rio de Janeiro , Porto Alegre, Recife, Belo Horizonte, Brasília, Teresina, Fortaleza, e Salvador.

Há cerca de 2.500aeroportos no Brasil, incluindo campos de pouso:. o segundo maior número no mundo, depois dos Estados UnidosAeroporto Internacional de São Paulo-Guarulhos, próximo de São Paulo, é o maior e mais movimentado aeroporto, a manipulação da grande maioria dos populares e tráfego comercial do país e liga a cidade com praticamente todas as grandes cidades em todo o mundo.

Ligações marítimas costeiras partes do país amplamente separados. Bolívia e Paraguai foram dadas gratuitamente portos em Santos. Dos portos de águas profundas 36, Santos, Itajaí, Rio Grande, Paranaguá, Rio de Janeiro, Sepetiba, Vitória, Suape, Manaus e São Francisco do Sul são os mais importantes.

Saúde

O sistema público de saúde brasileiro, o Sistema Único de Saúde (SUS), é gerido e fornecida por todos os níveis de governo , o maior sistema de tipo no mundo. Têm sistemas de saúde privados têm um papel complementar. Os serviços públicos de saúde são universais e disponíveis para todos os cidadãos do país de forma gratuita. No entanto, a construção e manutenção de centros de saúde e hospitais são financiadas pelos impostos, eo país gasta cerca de 9% do seu PIB em gastos na área. Em 2009, o Brasil tinha 1,72 médicos e 2,4 leitos por 1000 habitantes.

Apesar de todos os progressos realizados desde o estabelecimento de cuidados de saúde universal em 1988, ainda existem vários problemas de saúde pública no Brasil. Em 2006, os principais pontos a serem resolvidos foram as altas taxas de mortalidade infantil (2,51%) e mães (73,1 óbitos por 1.000 nascimentos). O número de mortes por doenças não transmissíveis, como as doenças cardiovasculares (151,7 óbitos por 100 000 habitantes) e câncer (72,7 óbitos por 100 000 habitantes), também tem um impacto considerável sobre a saúde da população. Finalmente, fatores externos, mas evitáveis, tais como acidentes de carro, suicídio e violência causou 14,9% de todas as mortes no país.

Educação

Universidade Federal do Paraná (UFPR), uma das mais antigas instituições de ensino superior no país, fundada em 1912.

O Constituição Federal e da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional determina que o Governo Federal, Estados, Distrito Federal e municípios devem gerenciar e organizar respectivos sistemas de ensino. Cada um destes sistemas públicos de ensino é responsável por sua própria manutenção, que administra os fundos, bem como os mecanismos e fontes de financiamento. A nova Constituição reserva 25% do orçamento do Estado e 18% dos impostos federais e impostos municipais para a educação.

De acordo com IBGE, em 2011, a taxa de alfabetização da população foi de 90,4%, o que significa que 13 milhões (9,6% da população) as pessoas ainda são analfabetas no país; iliteracia atingiu 21,6% da população. O analfabetismo é maior no Nordeste, onde 19,9% da população é analfabeta. Ainda de acordo com o Inquérito Domiciliar Nacional, a percentagem de pessoas na escola , em 2007, foi de 97% no grupo etário dos 6-14 anos e 82,1% entre as pessoas de 15 a 17 anos, enquanto o tempo médio total de estudo entre aqueles com mais de 10 anos foi em média de 6,9 anos.

O ensino superior começa com graduação ou seqüenciais cursos, que podem oferecer diferentes opções de especialização em carreiras académicas ou profissionais. Dependendo da escolha, os estudantes podem melhorar a sua formação educacional com cursos de pós-graduação ou sentido amplo. Para participar é necessária uma instituição de ensino superior, através da Lei de Diretrizes e Bases da Educação, completando todos os níveis de ensino adaptadas às necessidades de todos os alunos do ensino jardim de infância, elementar e meio, desde que o aluno não possua alguma deficiência, seja física, mentais , visual ou auditiva.

Comunicação

A imprensa brasileira tem o seu início em 1808, com a chegada do Português real família para o Brasil, até então proibida qualquer atividade de imprensa - foi a publicação de jornais ou livros. A imprensa brasileira nasceu oficialmente no Rio de Janeiro em 13 de Maio de 1808, com a criação da Impressão Régia, Imprensa Nacional pelo Príncipe Regente Dom João.

A Gazeta do Rio de Janeiro, o primeiro jornal publicado no país, começa a circular em 10 de setembro de 1808. Atualmente a imprensa estabeleceu-se como um meio de comunicação de massa e produziu grandes jornais de hoje estão entre as maiores do país e do mundo como Folha de S. Paulo, O Globo e O Estado de S. Paulo, publicações e editoras de Abril e Globo.

A transmissão veio em 7 de Setembro de 1922, sendo a primeira transmissão de um discurso do então presidente Epitácio Pessoa, mas instalar o rádio realmente ocorreu apenas em 20 de abril de 1923 com a criação da "Rádio Sociedade do Rio de Janeiro." Na década de 1930 a era do comercial de rádio , com a permissão de programação comercial, trazendo contratação de artistas e desenvolvimento técnico para o setor. Com a ascensão da popularidade de novelas e de programação na década de 1940, começou a chamar a idade de ouro do rádio brasileiro, que trouxe um impacto na sociedade brasileira semelhante ao que a televisão produz hoje. Com a criação da televisão, o rádio passa por transformações, os programas de humor, artistas, novelas e programas de entrevistas são substituídas pelas músicas e utilitários. Na década de 1960 vieram as FMs de rádio que trazem mais música para o ouvinte.

Televisão no Brasil começou oficialmente em 18 de setembro de 1950, trazida por Assis Chateaubriand, que fundou a primeira televisão do canal no país, a TV Tupi. Desde então, a televisão tem crescido no país, a criação de grandes redes como a Globo, SBT, Record e Bandeirantes. Hoje, a televisão é o fator mais importante na cultura popular moderna da sociedade brasileira. TV Digital no Brasil começou às 20:30, 2 de dezembro de 2007, inicialmente na cidade de São Paulo , o padrão japonês.

Em maio de 2010, o Brasil lançoua TV Brasil Internacional, uma organização internacionalestação de televisão, de radiodifusão inicialmente para 49 países.Luiz Inácio Lula da Silva, ex-presidente do Brasil, descreveu seu objetivo como "apresentando o Brasil para o mundo."

Demografia

A densidade populacional no Brasil (2007).

A população do Brasil, conforme registrado pela PNAD de 2008, foi de aproximadamente 190 milhões (22,31 habitantes por quilómetro quadrado), com uma proporção de homens para mulheres de 0,95: 1 e 83,75% da população definida como urbana. A população é fortemente concentrada no Sudeste (79,8 milhões de habitantes) e Nordeste (53,5 milhões de habitantes) regiões, enquanto as duas regiões mais extensas, o Centro-Oeste e Norte, que juntos compõem 64,12% do território brasileiro, tem uma total de apenas 29,1 milhões de habitantes.

O primeiro censo no Brasil foi realizada em 1872 e gravou uma população de 9.930.478. De 1880 a 1930, 4 milhões de europeus chegaram. A população do Brasil aumentou significativamente entre 1940 e 1970, devido a um declínio na taxa de mortalidade, apesar de a taxa de natalidade sofreu um ligeiro declínio. Na década de 1940 o anual taxa de crescimento populacional foi de 2,4%, subindo para 3,0% em 1950 e mantendo-se em 2,9% na década de 1960, como a expectativa de vida subiu de 44 e 54 anos e para 72,6 anos em 2007. Ele tem vindo a diminuir desde década de 1960, de 3,04% ao ano entre 1950 e 1960-1,05% em 2008 e deverá cair para um valor negativo de -0,29% em 2050, completando assim a transição demográfica.

Em 2008, a taxa de analfabetismo era de 11,48% e entre os jovens (idades 15-19) 1,74%. Era mais alto (20,30%) no Nordeste, que teve uma grande proporção da população rural pobre. O analfabetismo foi alta (24,18%) entre a população rural e inferior (9,05%) entre a população urbana.

Raça e etnia

De acordo com Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) de 2008, 48,43% da população (cerca de 92 milhões de euros) se descreveram como Branco; 43,80% (cerca de 83 milhões de euros) como Brown ( multiétnico), 6,84% (cerca de 13 milhões) em preto; 0,58% (cerca de 1,1 milhões de euros) como asiática; e 0,28% (cerca de 536.000) como ameríndia (oficialmente chamado indígena , Indígena), enquanto 0,07% (cerca de 130 mil) não declarar sua raça.

Em 2007, o Fundação Nacional do Índio relataram a existência de 67 diferentes tribos isoladas, contra 40 em 2005. Acredita-se que o Brasil tenha o maior número depovos isolados do mundo.

Raça e etnia no Brasil
Etnia Percentagem
Branco
47,7%
Brown ( Multiétnico)
43,1%
Preto
7,6%
Asiático
1,1%
Ameríndia
0,4%

Desde a chegada do Português em 1500, considerávelmiscigenação entre estes grupos teve lugar, em todas as regiões do país (com ascendência européia sendo dominante a nível nacional de acordo com a grande maioria de todos os estudos realizados autossômicas cobrindo toda a população, representando entre 65 % a 77%).

Algumas pessoas entre os brasileiros mais famosos, de várias origens.

A sociedade brasileira está mais marcadamente dividido por linhas de classe social, embora uma alta disparidade de renda é encontrada entre os grupos raciais, assim racismo e classismo pode ser confundida. Proximidade socialmente significativo para um grupo racial é levado em conta mais na base da aparência ( fenótipos), em vez de ascendência, na medida em que completa irmãos podem pertencem a diferentes grupos "raciais". Fatores socioeconômicos também são significativos, porque uma minoria de pardos são susceptíveis de começar declarando-se Branco ou Preto se socialmente para cima. A cor da pele e traços faciais não se alinham muito bem com ascendência (geralmente, os afro-brasileiros estão uniformemente misturados e ascendência europeia é dominante em brancos e pardos com uma contribuição não europeia significativa, mas a variação individual é grande).

A população marrom (como os brasileiros multirraciais são chamados oficialmente; pardo em Português, também coloquialmente moreno , ou morena) é uma categoria ampla que inclui caboclos (índios assimilados em geral, e descendentes de brancos e nativos), mulatos (descendentes de brancos e principalmente Os afro-brasileiros) e cafuzos (descendentes de afro-brasileiros e indígenas). Pessoas de considerável ancestralidade ameríndia formam a maioria da população nas regiões Norte, Nordeste e Centro-regiões ocidentais.

Percentagens mais elevadas de negros, mulatos e tri-racials pode ser encontrado na costa leste da região Nordeste da Bahia à Paraíba e também no norte do Maranhão, sul de Minas Gerais e no leste do Rio de Janeiro. A partir do século 19, o Brasil abriu suas fronteiras para imigração. cerca de cinco milhões de pessoas em mais de 60 países migraram para o Brasil entre 1808 e 1972, a maioria deles de Português, Italiano, espanhol, Alemão, japonês e origem do Oriente Médio.

Religião

Religião no Brasil(Censo 2010)
Religião Por cento
Catolicismo romano
64,6%
Protestantismo
22,2%
Sem religião
8,0%
Espiritismo
2,0%
Outros
3,2%

O Brasil possui uma sociedade ricamente espiritual formado a partir do encontro da Igreja Católica Romana com as tradições religiosas dos escravos africanos e os povos indígenas. Esta confluência de crenças durante a colonização Português do Brasil levou ao desenvolvimento de um conjunto diversificado de práticas sincretistas dentro do guarda-chuva global de brasileiro catolicismo romano, caracterizado por festas tradicionais portuguesas, e em alguns casos, de Allan Kardec Espiritismo (a maioria dos espíritas brasileiros são também cristãos ). O pluralismo religioso aumentaram durante o século 20, e uma comunidade protestante tem crescido para incluir mais de 15% da população. As denominações protestantes mais comuns são Pentecostal, Evangélica, Batista , Adventista do Sétimo Dia, luteranos e as igrejas reformadas.

O catolicismo romano é a fé predominante do país. Brasil tem a maior população católica do mundo. De acordo com o Censo Demográfico de 2000 (a PNAD não pergunta sobre religião), 73,57% da população seguiu o Catolicismo Romano; 15,41% protestantismo; 1,33% o espiritismo kardecista; 1,22% outras denominações cristãs; 0,31% religiões afro-brasileiras; 0,13% Budismo ; 0,05% judaísmo ; 0,02% Islam; 0,01% religiões ameríndias; 0.59% de outras religiões, não declaradas ou indeterminados; enquanto 7,35% não têm religião.

No entanto, nos últimos dez anos, o protestantismo, particularmente Pentecostal e / ou protestantismo evangélico, se espalhou no Brasil, enquanto a proporção de católicos caiu significativamente. Após o protestantismo, os indivíduos que professam nenhuma religião também são um grupo significativo, superior a 7% da população no censo de 2000. As cidades de Boa Vista, Salvador e Porto Velho têm a maior proporção de residentes sem religião no Brasil. Teresina, Fortaleza e Florianópolis foram os mais Católica Romana no país. Grande Rio de Janeiro, não incluindo a cidade propriamente dita , é o mais Irreligiosa e periferia brasileira Católica Romana menos, enquanto o Grande Porto Alegre e Grande Fortaleza estão em lados opostos das listas, respectivamente.

Urbanização

De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) áreas urbanas já concentram 84,35% da população, enquanto a região Sudeste continua sendo a mais populosa, com mais de 80 milhões de habitantes. As maiores áreas metropolitanas do Brasil são São Paulo, Rio de Janeiro, e Belo Horizonte - todos na Região Sudeste - com 19,5, 11,5 e 5,1 milhões de habitantes, respectivamente.

Quase todas as capitais estaduais são as maiores cidades em seus estados, com exceção de Vitória, capital do Espírito Santo, e Florianópolis, capital de Santa Catarina. Há também não-capitais áreas metropolitanas nos Estados de São Paulo ( Campinas, Santos e do Vale do Paraíba), Minas Gerais ( Vale do Aço), Rio Grande do Sul ( Vale do Sinos) e Santa Catarina ( Vale do Itajaí).


Língua

A língua oficial é o Português do Brasil (artigo 13 da Constituição da República Federativa do Brasil), que quase toda a população fala e é praticamente a única língua usada em jornais, rádio, televisão, e para fins comerciais e administrativas. A exceção mais famosa para isso é um forte sinal de que lei da língua foi aprovada pelo Congresso Nacional do Brasil. Legalmente reconhecida em 2002, a lei foi regulamentada em 2005. A lei exige o uso da Língua Brasileira de Sinais, mais conhecido por suas portugueses LIBRAS acrônimo, em serviços de educação e governo. A linguagem deve ser ensinada como uma parte da educação e da fala e da linguagem patologia currículos. Professores de LIBRAS, instrutores e tradutores são profissionais reconhecidos. As escolas e serviços de saúde devem fornecer acesso (" inclusão ") para pessoas surdas.

Português do Brasil teve seu próprio desenvolvimento, principalmente semelhante a do século 16 dialetos do sul do Português Europeu e Central (apesar de um número muito substancial de colonizadores portugueses e imigrantes mais recentes, provenientes de regiões do Norte e, em menor grau Português Macaronésia), com algumas influências dos ameríndios e línguas africanas, especialmente do Oeste Africano e Bantu. Como resultado, a linguagem é um pouco diferente, principalmente na fonologia, a partir da linguagem de Portugal e outros países de língua portuguesa (os dialetos de outros países, em parte devido ao fim mais recente do colonialismo Português nessas regiões, têm um mais perto conexão para contemporâneas Português Europeu). Estas diferenças são comparáveis ​​àqueles entre americanos e britânicos Inglês.

O Brasil é o único país de língua Português nas Américas, tornando a língua uma parte importante da identidade nacional brasileira e dando-lhe uma cultura nacional distintas das dos seus vizinhos de língua espanhola.

Em 1990, o Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), que incluiu representantes de todos os países com Português como língua oficial, chegaram a um acordo sobre a reforma da ortografia Português para unificar as duas normas então em uso pelo Brasil de um lado e os restantes países lusófonos no outro. Esta reforma ortográfica entrou em vigor no Brasil em 1º de janeiro de 2009. Em Portugal, a reforma foi assinado em lei pelo Presidente em Julho 21, 2008 permitindo um período de adaptação de 6 anos, durante o qual ambas as ortografias irá co-existir. Os restantes países da CPLP são livres para estabelecer seus próprios horários de transição.

Línguas minoritárias são faladas em todo o país. Cento e oitenta línguas ameríndias são faladas em áreas remotas e um número significativo de outras línguas são faladas por imigrantes e seus descendentes. No município de São Gabriel da Cachoeira, nheengatu (um sul-americano atualmente ameaçadas língua crioula - ou um 'anti-crioulo ", de acordo com alguns lingüistas - com a maioria Línguas Indígenas Brasileiras léxico e da gramática baseada em Português que, juntamente com o seu parente sul língua geral paulista, uma vez que foi uma grande língua franca no Brasil, sendo substituído pelo Português somente após proibição governamental liderada por grandes mudanças políticas), Baniwa e Tucano línguas tinha sido concedido o estatuto de co-oficial com o Português.

Há comunidades significativas de alemão (principalmente o Hunsrückisch brasileira, uma alta de língua alemã dialeto) e Italiano (principalmente o Talian, um origens nas regiões Sul e Sudeste, cujas línguas nativas dos antepassados ​​foram realizadas ao longo de Brasil dialeto veneziano), e que , ainda vivo lá, são influenciados pelo idioma Português. Talian é oficialmente um patrimônio histórico do Rio Grande do Sul, e dois dialetos alemães possuem estatuto co-oficial em alguns municípios.

Aprender pelo menos uma língua segunda (geralmente Inglês e / ou Espanhol) é obrigatória para todos os 12 graus da obrigatoriedade sistema de ensino ( primário e ensino secundário , lá chamado ensino fundamental e ensino médio , respectivamente). O Brasil é o primeiro país da América do Sul a oferecer Esperanto para alunos do ensino secundário.

Cultura

Capoeira é um Africano brasileiracultura, que foi usado porescravospara se defender.

A cultura do núcleo de Brasil é derivada da cultura Português, por causa de seus fortes laços coloniais com o império Português. Entre outras influências, o Português introduziu o idioma Português , o catolicismo romano e estilos arquitetônicos coloniais. A cultura foi, no entanto, também fortemente influenciado por Africano, culturas e tradições indígenas e não-portugueses Europeia.

Alguns aspectos da cultura brasileira foram influenciados pelas contribuições dos Italiano, alemães e outros europeus, bem japoneses e imigrantes árabes que chegaram em grande número no Sul e Sudeste do Brasil. Os ameríndios influenciado linguagem e do Brasil culinária; e os africanos influenciado língua, culinária, música, dança e religião.

Arte brasileira tem desenvolvido desde o século 16 em diferentes estilos que vão desdeBarroco (o estilo dominante no Brasil até o início do século 19) parao romantismo,modernismo,expressionismo,cubismo,o surrealismo eoabstracionismo.

Cinema brasileiro remonta ao nascimento do médium no final do século 19 e ganhou um novo nível de fama internacional nos últimos anos.

Música

A música do Brasil foi formada principalmente a partir da fusão de europeus e elementos africanos, respectivamente interpostos pelos portugueses colonizadores e escravos. Até o século XIX Portugal foi a porta de entrada para a maioria das influências que construíram música brasileira, erudita e popular, introduzindo a maioria dos instrumentos, o sistema harmônico, literatura e musical boa parte das formas musicais cultivados no país ao longo dos séculos, embora muitos estes elementos não eram de origem Português, mas geralmente Europeia. O primeiro foi grande compositor brasileiro José Maurício Nunes Garcia, autor de peças sacras com notável influência do classicismo vienense. A maior contribuição do elemento Africano foi a diversidade rítmica e algumas danças e instrumentos que tiveram um papel maior no desenvolvimento da música popular e folclórica, florescente, especialmente a partir do século XX. O indígena dificilmente deixaram suas marcas no mainstream, exceto em alguns gêneros de folclore , sendo principalmente um participante passivo nas imposições da cultura colonial.

Com grande participação preto, música popular desde o final do século XVIII começou a mostrar sinais de formação de um som caracteristicamente brasileira. Na música clássica, no entanto, que a diversidade de elementos apresentados até o final característica bastante indiferenciada, seguindo de perto - dentro das possibilidades técnicas locais, bastante modesto em comparação com os principais centros europeus ou como México e Peru - o que aconteceu na Europa e, em menor grau em Espanhol América em cada período, a produção nacional um caráter especificamente brasileiro só se tornaria claro após a grande síntese realizada por Villa Lobos, de volta em meados do século XX.

Música brasileira engloba vários estilos regionais influenciados por formas africanos, europeus e ameríndios. Ela se desenvolveu em diferentes estilos, incluindo samba, MPB, música nativista, música country , choro, axé, brega, forró, frevo, balão, lambada, maracatu, bossa nova brasileira e rock.

Literatura

Literatura brasileira remonta ao século 16, para os escritos dos primeiros exploradores portugueses no Brasil, tais como Pêro Vaz de Caminha, cheios de descrições de fauna, flora e nativos que surpreender os europeus que chegaram ao Brasil. O Brasil produziu obras significativas no Romantismo - romancistas como Joaquim Manuel de Macedo e José de Alencar escreveu romances sobre amor e dor. Alencar, em sua longa carreira, também tratada povos indígenas como heróis nos romances Indigenista O Guarany , Iracema , Ubirajara . Machado de Assis, um dos seus contemporâneos, escreveu em praticamente todos os gêneros e continua a ganhar prestígio internacional de críticos de todo o mundo. O Modernismo brasileiro , evidenciado pela Semana de Arte Moderna, em 1922, estava preocupado com a literatura avant-garde nacionalista, enquanto o pós-modernismo trouxe uma geração de poetas distintas como João Cabral de Melo Neto, Carlos Drummond de Andrade e Vinicius de Moraes e escritores de renome internacional lidar com temas universais e regionais, como Jorge Amado, João Guimarães Rosa e Clarice Lispector.

Cozinha

Feijoada, um prato feito com feijão preto, carne de porco, arroz, couve, farinha de mandioca e laranja.

Cozinha brasileira varia muito conforme a região, refletindo mix de populações nativas e de imigrantes do país. Isso criou uma cozinha nacional marcada pela preservação das diferenças regionais. São exemplos Feijoada, considerado o prato nacional do país; e os alimentos regionais, como vatapá, moqueca, polenta e acarajé.

O Brasil tem uma variedade de doces, como brigadeiros (bolas fudge de chocolate), cocada (um doce de coco), beijinhos de coco e trufas (cravo) e romeu e julieta (queijo com goiabada um conhecido como goiabada). Amendoim é usado para fazer paçoca, rapadura e pé-de-moleque. Frutas comuns locais como açaí, cupuaçu, manga , mamão, cacau , caju, goiaba, laranja, maracujá, abacaxi e cajá são transformados em sucos e usado para fazer chocolates , picolés e sorvetes.

Lanches populares sãopastel (uma pastelaria),coxinha (croquete de frango),pão de queijo (pão de queijo e farinha de mandioca /tapioca),pamonha (milho e pasta de leite),esfirra (pastelaria libanês),quibe (de cozinha árabe),empanada (doces) eempada pequenas tortas de sal cheios de camarões ou coração de palma.

Mas a refeição diária consistem principalmente de arroz e feijão com carne e salada. É comum para misturá-lo com farinha de mandioca ( farofa). Batatas fritas, mandioca frita, banana frita, carne frita e queijo frito são muitas vezes consumidos em almoço e servidos em restaurantes mais típicos.

A bebida nacional é café e cachaça é nativa do Brasil licor . Cachaça é destilado de cana-de-açúcar e é o ingrediente principal do coquetel nacional, Caipirinha.

Esportes

Futebolé o esporte mais popular no Brasil.

O esporte mais popular no Brasil éfutebol. O seleção brasileira de futebol está classificada entre as melhores do mundo, segundo oRanking Mundial da FIFA, e ganhou aCopa do Mundotorneio um recorde de cinco vezes.

Voleibol,basquetebol,auto competência, eartes marciais também atraem grandes audiências.Seleção Brasileira de Voleibol Masculino, por exemplo, detém atualmente os títulos daLiga Mundial,World Grand Champions Cup,Campeonato do Mundo e do Copa do Mundo.

Outros esportes praticados no Brasil são de tênis , handebol, natação e ginástica têm encontrado um número crescente de entusiastas ao longo das últimas décadas. Algumas variações do esporte tem suas origens no Brasil: futebol de praia, futsal (futebol de salão) e futevôlei surgiu no Brasil como variações de futebol. Nas artes marciais, os brasileiros desenvolveram Capoeira, Vale tudo, e Brazilian Jiu-Jitsu. Em corridas de automóveis, três pilotos brasileiros ganharam a Fórmula Um campeonato mundial oito vezes.

Brasil já sediou diversos eventos esportivos internacionais de alto perfil, incluindoUFC 134, aCopa do Mundo FIFA 1950 e foi escolhida para sediar aCopa do Mundo FIFA. 2014 O circuito São Paulo,Autódromo José Carlos Pace, recebe anualmente oGrande Prêmio do Brasil.

São Paulo organizou os Jogos Pan-Americanos IV em 1963, e Rio de Janeiro sediou os XV Jogos Pan-americanos em 2007. Em 2 de outubro de 2009, o Rio de Janeiro foi escolhido para sediar os Jogos Olímpicos de 2016 e 2016 Jogos Paraolímpicos, a primeira a ser realizada na América do Sul e segunda na América Latina depois da Cidade do México . Além disso, o país sediou as Copas do Mundo de Basquetebol da FIBA em 1954 e 1963. No evento de 1963, da equipa de basquetebol nacional O Brasil ganhou um de seus dois títulos mundiais.

Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Brazil&oldid=544924888 "