Conteúdo verificado

Bryce Canyon National Park

Assuntos Relacionados: Norte Geografia americana

Sobre este escolas selecção Wikipedia

Esta seleção Wikipedia está offline disponível a partir de Crianças SOS, para distribuição no mundo em desenvolvimento. Patrocinar crianças ajuda crianças no mundo em desenvolvimento para aprender também.

Bryce Canyon National Park
Categoria II da IUCN ( Parque Nacional)
BryceCanyon-Amphiteatre1.jpg
Mapa mostrando a localização de Bryce Canyon National Park
Localização Garfield County e Kane County, Utah, Estados Unidos
Cidade mais próxima Trópico, Panguitch
Coordenadas 37 ° 37'42 "N 112 ° 10'04" W Coordenadas: 37 ° 37'42 "N 112 ° 10'04" W
Área 35.835 acres (14.502 ha)
Estabelecido 15 de setembro de 1928
Visitantes 1.296.000 (em 2011)
Junta de Governo National Park Service

Bryce Canyon National Park (pron .: / b r s /) É uma parque nacional localizado no sudoeste Utah, nos Estados Unidos. A principal característica do parque é Bryce Canyon, que apesar do nome, não é um canyon, mas uma coleção de natural de grande dimensão anfiteatros ao longo do lado oriental do Paunsaugunt Plateau. Bryce é distintivo devido às estruturas geological chamadas hoodoos, formados por intemperismo geada e córrego erosão dos rios e lagos cama rochas sedimentares . Os laranja, e cores brancas vermelhas das rochas fornecem vistas espectaculares para visitantes do parque. Bryce senta-se em uma elevação muito maior do que nas proximidades Zion National Park . O aro em Bryce varia de 8.000 a 9.000 pés (2.400 a 2.700 m).

A área de Bryce Canyon foi colonizada por Pioneiros mórmons na década de 1850 e foi nomeado após Ebenezer Bryce, que homesteaded na área em 1874. A área em torno da garganta de Bryce tornou-se um Monumento Nacional em 1923 e foi designado como um Parque Nacional em 1928. O parque abrange 35.835 hectares (55,99 sq mi; 145,02 km 2) e recebe relativamente poucos visitantes comparados ao parque nacional de Zion e ao Grand Canyon, em grande parte devido à sua localização remota.

Geografia e clima

Bryce Canyon National Park está localizado no sudoeste Utah cerca de 50 milhas (80 km) a nordeste de e 1.000 pés (300 m) mais elevados do Parque Nacional de Zion . O tempo em Bryce Canyon é, portanto, mais frio, eo parque recebe mais precipitação: um total de 15 a 18 polegadas (38-46 cm) por ano. Temperaturas anuais variam de uma média mínima de 9 ° F (-13 ° C) em Janeiro e um máximo médio de 83 ° F (28 ° C), em Julho, temperaturas extremas, mas pode variar de -30 ° F a 97 ° F ( -34 ° C a 36 ° C). O recorde de alta temperatura no parque foi de 98 ° F (37 ° C) em 14 de julho de 2002. O recorde de baixa temperatura era de -28 ° F (-33 ° C) em 10 de dezembro de 1972.

O parque nacional encontra-se dentro do Colorado Plateau província geográfico da América do Norte e atravessa a borda sudeste do Paunsagunt Plateau oeste do Paunsagunt Fault (Paunsagunt é Paiute para "casa do castor "). Os visitantes do parque chegam da parte planalto do parque e olhar sobre a borda do planalto em direção a um vale contendo a falha eo Rio Paria apenas para além dela (Paria é Paiute para "água barrenta ou alces"). A aresta da Kaiparowits Plateau limita o lado oposto do vale.

Paisagem com as rochas vermelhas e cor de rosa com um pouco de neve
O ponto de Bryce

Bryce Canyon não foi formada a partir da erosão iniciada a partir de um fluxo central, o que significa que tecnicamente não é um canyon. Em vez erosão remontante escavou grande características em forma de anfiteatro na Rochas do Cenozóico Paunsagunt Plateau-idade. Esta erosão exposto pináculos delicados e coloridos chamados hoodoos que são até 200 pés (61 m) de altura. Uma série de anfiteatros estende mais de 20 milhas (32 quilômetros) de norte-sul dentro do parque. O maior é Bryce Amphitheater, que é de 12 milhas (19 km) de comprimento, três milhas (4,8 km) de largura e 800 pés (240 m) de profundidade. Um exemplo nas proximidades de anfiteatros com hoodoos na mesma formação, mas em uma elevação mais alta, está em Cedar Breaks National Monument, que é de 25 milhas (40 quilômetros) a oeste do Markagunt Plateau.

Rainbow Point, a parte mais alta do parque em 9.105 pés (2.775 m), é no final da de 18 milhas (29 km) passeio panorâmico. A partir daí, Aquarius Plateau, Bryce Amphitheater, o Montanhas de Henry, o Vermilion Cliffs ea White Cliffs pode ser visto. Yellow Creek, onde ela sai do parque no nordeste, é a parte mais baixa do parque em 6.620 pés (2.020 m).

A história humana

Habitação indígena americana

Pouco se sabe sobre a habitação humana precoce na área do Bryce Canyon. Levantamentos arqueológicos do Parque Nacional de Bryce Canyon eo Paunsaugunt Plateau mostram que as pessoas têm sido na área há pelo menos 10.000 anos. Basketmaker Artefatos de Anasazi vários milhares de anos foram encontrados ao sul do parque. Outros artefatos a partir do Pueblo período Anasazi eo Cultura Fremont (até meados do século 12) também foram encontrados.

O Índios Paiute mudou-se para os vales circundantes e planaltos na área em torno do mesmo tempo que as outras culturas esquerda. Estes nativos americanos caçavam e se reuniram para a maioria de seus alimentos, mas também sua dieta complementada com alguns produtos cultivados. O Paiute na área desenvolveu um mitologia em torno dos hoodoos (pináculos) em Bryce Canyon. Eles acreditavam que eram os hoodoos Legend Pessoas a quem o malandro Coyote transformado em pedra. Pelo menos um mais velho Paiute disse que sua cultura chamado de hoodoos Anka-ku-era-a-inteligência, que é Paiute para "vermelho pintado rostos".

Exploração americana Europeu e liquidação

Não era até o dia 18 tarde e início do século 19 que os primeiros americanos europeus exploraram a área remota e de difícil alcance. Escuteiros mórmons visitaram a área na década de 1850 para avaliar o seu potencial para o desenvolvimento agrícola, uso para pastagem, e de liquidação.

Ebenezer Bryce e sua família viveram em Bryce Canyon, nesta cabine, aqui fotografado c. 1881.

A primeira grande expedição científica para a área foi liderada por Exército dos EUA major John Wesley Powell em 1872. Powell, juntamente com uma equipe de cartógrafos e geólogos, examinou o Sevier e Virgin River área como parte de uma pesquisa maior do Platôs Colorado. Seus mapmakers manteve muitos dos nomes de lugares Paiute.

Pequenos grupos de pioneiros mórmons seguido e tentou resolver a leste de Bryce Canyon ao longo da Rio Paria. Em 1873, o Kanarra Cattle Company começou a usar a área para pastagem de gado.

A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias enviou imigrante escocês Ebenezer Bryce e sua esposa Mary para resolver terra no vale de Paria, porque eles achavam suas habilidades de carpintaria seria útil na área. A família Bryce escolheu viver logo abaixo da garganta de Bryce Amphitheater. Bryce pastavam o gado dentro do que são agora estacionar fronteiras, e supostamente pensava que os anfiteatros eram um "lugar infernal para perder uma vaca." Ele também construiu uma estrada para o planalto para recuperar lenha e madeira, e um canal para irrigar as suas culturas e água aos seus animais. Outros colonos logo começou a chamar o lugar incomum "canyon de Bryce", que mais tarde foi formalizada em Bryce Canyon.

Uma combinação de seca , sobrepastoreio e inundações eventualmente levou os Paiutes restantes da área e levou os colonos para tentar construção de um canal de desvio de água da drenagem do rio Sevier. Quando esse esforço falhou, a maioria dos colonos, incluindo a família Bryce, deixou a área. Bryce mudou com sua família para Arizona em 1880. Os restantes colonos cavaram a 10 milhas (16 km) vala de garfo leste do Sevier em Tropic Valley.

Criação do parque

Bryce Canyon Lodge foi construído entre 1924 e 1925 a partir de materiais locais.

Estas áreas cênicas foram descritos pela primeira vez para o público em artigos de revistas publicadas pelas ferrovias Union Pacific e Santa Fe em 1916. Pessoas como Floresta Supervisor JW Humphrey promoveu as lindas paisagens de anfiteatros de Bryce Canyon, e por volta de 1918 artigos distribuídos nacionalmente também ajudou a despertar o interesse. No entanto, o fraco acesso à área remota e da falta de acomodações mantido visitação a um mínimo.

Rubi Syrett, Harold Bowman eo Perry irmãos mais tarde construiu modesto alojamento, e criar "serviços de turismo" na área. Syrett mais tarde serviu como o primeiro postmaster de Bryce Canyon. Visitação aumentaram de forma constante, e pelo início de 1920 o Union Pacific Railroad tornou-se interessado em expandir serviço ferroviário em Utah sudoeste para acomodar mais turistas.

Dois andares edifício de madeira ao lado de pólo de bandeira com a bandeira dos Estados Unidos que acena no vento. Neve no chão.
Em 1928 tornou-se um canyon Parque Nacional. Ela agora tem centro esta forasteiro.

Ao mesmo tempo, conservacionistas ficou alarmado pelo pastoreio excessivo e danos registrando no planalto, junto com visitação regulamentada, estavam tendo sobre as características frágeis de Bryce Canyon. Um movimento para ter a área protegida foi logo iniciado, e National Park Service Director Stephen Mather respondeu propondo que Bryce Canyon ser feita em um parque estadual. O governador de Utah e do Utah Legislativo, no entanto, fez lobby para a protecção nacional da área. Mather cedeu e enviou a sua recomendação ao presidente Warren G. Harding , que em 08 de junho de 1923 declarou Bryce Canyon National Monument à existência.

A estrada foi construída no mesmo ano no planalto para proporcionar fácil acesso a perspectivas sobre os anfiteatros. De 1924 a 1925, Bryce Canyon Lodge foi construído a partir de madeira local e pedra.

Os membros do Congresso dos Estados Unidos começou a trabalhar em 1924 na modernização estado de protecção do Bryce Canyon a partir de um US National Monument a um Parque Nacional, a fim de estabelecer o Parque Nacional de Utah. Um processo liderado pelo Utah Parques Companhia para transferir a propriedade de terras privadas e em poder do Estado no monumento ao governo federal começou em 1923. A última das terras em fronteiras do parque proposto foi vendido para o governo federal, quatro anos depois, e em 25 de fevereiro de 1928 , o Parque Nacional Bryce Canyon renomeado foi estabelecida.

Em 1931, o presidente Herbert Hoover anexou uma área adjacente ao sul do parque, e em 1942 foi adicionado um adicional de 635 hectares (2,57 km 2). Isso trouxe área total do parque para a figura atual de 35.835 hectares (145,02 km 2). Rim Road, a movimentação cênica que é usado ainda hoje, foi concluída em 1934 pelo Corpo Civil de Conservação. A administração do parque foi conduzido do vizinho Parque Nacional de Zion Canyon até 1956, quando o primeiro superintendente do Bryce Canyon começou a trabalhar.

História mais recente

O USS Bryce Canyon foi nomeado para o parque e serviu como uma oferta e da reparação naval no US Pacific Fleet de 15 de Setembro de 1950, a 30 de junho de 1981.

Bryce Canyon Natural History Association (BCNHA) foi estabelecido em 1961. Ele é executado a livraria dentro do centro de visitantes do parque e é uma organização sem fins lucrativos criada para auxiliar as atividades interpretativas, educacionais e científicos do Serviço Nacional de Parques em Bryce Canyon National Park. Uma parcela dos lucros de todas as vendas das livrarias são doados para unidades terrestres públicas.

Respondendo ao aumento da visitação e congestionamento do tráfego, o Serviço Nacional de Parques implementou um, só de verão, sistema voluntário em parque de transporte em junho de 2000. Em 2004, a reconstrução começou no envelhecimento e sistema viário inadequada no parque.

Geologia

A grande abertura no vermelho vermelho com neve no topo
Erosão de rochas sedimentares criou arcos naturais.
O martelo do Thor
O martelo do Thor.

A área de Bryce Canyon mostra um registro de deposição que se estende a partir da última parte do Cretáceo período e na primeira metade do Era Cenozóica. A antiga ambiente de deposição da região em torno do que é hoje o parque variou. O Dakota Sandstone eo Trópico de xisto foram depositados nas águas quentes e rasas do avançando e recuando Cretáceo Seaway (afloramentos de rochas estes são encontrados apenas fora do parque fronteiras). O colorido Formação Claron, a partir do qual o parque de delicado hoodoos são esculpidas, foi estabelecido como sedimentos em um sistema de correntes frias e lagos que existia de 63 para cerca de 40 milhões de anos atrás (do Paleoceno aos Eoceno épocas). Diferentes tipos de sedimentos foram estabelecidas como os lagos se aprofundou e se tornou rasa e como a linha costeira e deltas de rios migrados.

Várias outras formações também foram criadas, mas eram em sua maioria corroído afastado após dois principais períodos de elevação. O Laramide orogeny afetou toda a parte ocidental do que viria a ser a América do Norte começando cerca de 70-50 milhões de anos atrás. Este evento ajudou a construir as Montanhas Rochosas e no processo fechado o Cretáceo Seaway. As retas Cliffs, Wahweap e Kaiparowits formações foram vítimas desta elevação. O Colorado Platôs foram elevados 16 milhões anos atrás e foram segmentados em diferente planaltos, cada um separado de seus vizinhos por falhas e cada um com sua própria taxa de elevação. O Conglomerado Boat Mesa e da Formação Rio Sevier foram removidos pela erosão seguindo este levantamento.

Juntas verticais foram criados por esta melhoria, que acabaram por ser (e ainda são) preferencialmente corroído. Os Pink Cliffs facilmente erodidos da Formação Claron responderam formando autônomas pináculos em ermo chamado hoodoos, enquanto os mais resistentes White Cliffs formado monólitos. As cores marrom, rosa e vermelho são de hematite (óxido de ferro; Fe 2 O 3); os amarelos de limonite (FeO (OH) n · H2O); e os roxos são de pirolusite (MnO2). Também criou eram arcos, pontes naturais, paredes e janelas. Hoodoos são compostos de rocha sedimentar macio e são cobertas por um pedaço de pedra mais dura, menos facilmente erodido que protege a coluna dos elementos. Bryce Canyon tem uma das maiores concentrações de hoodoos de qualquer lugar da Terra.

As formações expostas na área do parque são parte do Grand Staircase. Os membros mais antigos desta Superseqüência de unidades de rochas estão expostas no Grand Canyon , os intermediários em Zion National Park , e suas partes mais jovens são postas a nu na área Bryce Canyon. Uma pequena quantidade de sobreposição ocorre em e ao redor de cada parque.

Biologia

Veados são os grandes animais mais comuns encontrados no parque.

Mais de 400 espécies de plantas nativas vivem no parque. Existem três zonas de vida no parque baseado em elevação: As menores áreas do parque são dominadas por florestas anãs de pinyon pinho e zimbro com manzanita, serviceberry, e antílope bitterbrush no meio. Aspen, cottonwood, Água Birch e Willow crescer ao longo dos córregos. Florestas Ponderosa Pine cobrir meados da década de elevações com Blue Spruce e Douglas-fir em áreas ricas em água e manzanita e bitterbrush como vegetação rasteira. Douglas-abeto e White Fir, juntamente com Aspen e Engelmann Spruce, compõem as florestas no Paunsaugunt Plateau. As áreas mais severos têm Limber Pine e antiga Great Basin Bristlecone Pine, algumas mais de 1.600 anos de idade, segurando.

Árvores com neve sobre eles
Bryce Canyon tem uma vasta florestas de abetos.

As florestas e prados de Bryce Canyon fornecer o habitat para suportar vida animal diversificada, de aves e pequenos mamíferos para raposas e ocasionais linces , leões de montanha, e ursos pretos. Veados são os grandes mamíferos mais comuns no parque. Elk e pronghorn, que foram reintroduzidos nas proximidades, por vezes, aventurar-se no parque.

Bryce Canyon National Park faz parte do habitat de três espécies de animais selvagens que são listadas sob o Endangered Species Act: a Utah Prairie Dog, o Condor de Califórnia, eo Texmex Willow Flycatcher. O cão de pradaria é uma espécie ameaçada que foi reintroduzido ao parque para a conservação, ea maior população protegida se encontra dentro dos limites do parque.

Cerca de 170 espécies de aves visitar o parque a cada ano, incluindo andorinhões e andorinhas . A maioria das espécies migram para regiões mais quentes no inverno, embora jays, corvos , nuthatches , águias e corujas ficar. No inverno, a veados, leão de montanha, e coiotes migrar para altitudes mais baixas. Esquilos terrestres e marmotas passar o inverno em hibernação.

Onze espécies de répteis e quatro espécies de anfíbios foram encontrados em no parque. Répteis incluem o Grande cascavel da bacia, Curto-horned Lagarto, Lagarto manchado-Side, Listrado Whipsnake, eo Tiger Salamander.

Também no parque são os pretos irregulares muito de crescimento lento, de colônias, cryptobiotic solo, que são uma mistura de líquenes , algas , fungos , e cianobactérias. Juntos, esses organismos erosão lenta, adicionar nitrogênio ao solo, e ajudá-la a reter a umidade.

Enquanto os seres humanos têm muito reduzida a quantidade de habitat disponível para a vida selvagem na maior parte dos Estados Unidos, a relativa escassez de água no sul de Utah restringe o desenvolvimento humano e ajuda a explicar muito maior diversidade de vida selvagem da região.

Atividades

Uma linha de snowshoers com penhasco rocha colorida no fundo.
Há trilhas marcadas para caminhadas, para os quais raquetes são necessários no inverno.
Navajo Trail. As árvores são Pseudotsuga menziesii e Pinus ponderosa.

A maioria dos visitantes do parque passear usando o passeio panorâmico, que oferece acesso a 13 pontos de vista sobre os anfiteatros. Bryce Canyon tem oito marcado e mantido trilhas que podem ser hiked em menos de um dia (tempo de ida e volta, trailhead): Mossy Cave (uma hora, State Route 12 a noroeste de Tropic), Rim Trail (5-6 horas, em qualquer lugar do rim), Bristlecone loop (uma hora, Rainbow Point), e Queens Garden (1-2 horas, Sunrise Point) são fáceis caminhadas a moderada. Do laço do Navajo (1-2 horas, Sunset Point) e Tower Bridge (2-3 horas, norte de Sunrise Point) são caminhadas moderadas. Fairyland laço (4-5 horas, Fairyland Point) e Peekaboo laço (3-4 horas, Bryce Point) são caminhadas extenuantes. Várias dessas trilhas cruzam, permitindo que os caminhantes para combinar rotas para caminhadas mais desafiadoras.

O parque também tem duas trilhas designadas para caminhadas durante a noite: a 9 milhas (14 km) Riggs Primavera Loop Trail ea 23 milhas (37 km) Under-the-Rim Trail. Ambos exigem uma licença backcountry camping. No total, há 50 milhas (80 km) de trilhas no parque.

Horseriders em uma trilha de terra indo em direção pilares de rocha rosa
Equitação está disponível no parque de abril a outubro.

Mais de 10 milhas (16 km) de marcadas, mas ungroomed esqui trilhas estão disponíveis fora do Fairyland, Paria, e Rim trilhas no parque. Vinte milhas (32 quilômetros) de ligação pistas de esqui preparado estão em nas proximidades Dixie National Forest e de Ruby Inn.

O ar na área é tão claro que na maioria dos dias de Yovimpa e arco-íris pontos, Navajo Mountain eo Kaibab Plateau pode ser visto 90 milhas (140 quilômetros) de distância em Arizona. Em dias extremamente claros, os Mesas pretas de Arizona oriental e ocidental Novo México pode ser visto cerca de 160 milhas (260 quilômetros) de distância.

O parque também tem um céu nocturno 7,4 magnitude, tornando-o um dos mais obscuros na América do Norte. Stargazers pode, portanto, ver 7.500 estrelas com a olho nu, enquanto na maioria dos lugares menos de 2000 pode ser visto devido ao poluição luminosa (em muitas grandes cidades apenas algumas dezenas pode ser visto). Park rangers sediar eventos públicos a observar estrelas e programas noturnos sobre astronomia, animais noturnos, e proteção céu noturno. O Bryce Canyon Astronomia Festival, normalmente realizada em junho, atrai milhares de visitantes. Em homenagem a este festival astronomia, Asteróide 49272 foi nomeado após o parque nacional.

Há dois acampamentos no parque, North Campground e Sunset Campground. Um circuito em North Campground está aberto durante todo o ano. Laçadas adicionais e Sunset Campground estão abertos do final da primavera ao início do outono. O quarto 114 Bryce Canyon Lodge é outra maneira de a noite no parque.

A atividade favorita da maioria dos visitantes é a fotografia da paisagem. Com alta altitude do Bryce Canyon e ar limpo, as fotografias do nascer e pôr do sol pode ser espetacular.

Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Bryce_Canyon_National_Park&oldid=531979299 "