Conteúdo verificado

Camboja

Assuntos Relacionados: Países africanos ; Ásia ; países asiáticos

Fundo para as escolas Wikipédia

Esta seleção é feita para as escolas de caridade infantil leia mais . Todas as crianças disponíveis para apadrinhamento de crianças de Crianças SOS são cuidadas em uma casa de família pela caridade. Leia mais ...

Reino do Camboja
  • ព្រះរាជាណាចក្រ កម្ពុជា
  • Preăh Réachéanachâk Kâmpŭchéa
Bandeira Braços reais
Lema:
CambodiaMotto.svg
"Nação, Religião, Rei"
Anthem:
Nokoreach
Majestic Unido
Localização do Camboja (verde) na ASEAN (cinza escuro) - [Legend]
Local de   Camboja    (Verde)

em ASEAN    (Cinza escuro) - [ Legend ]

Capital
e maior cidade
Phnom Penh
11 ° 33'N 104 ° 55'E
Línguas oficiais Khmer
Roteiro oficial Roteiro do Khmer
Grupos étnicos (2010)
  • 86,3% Khmer
  • 5,0% Vietnamita
  • 4,7% Chinês
  • 1,5% Cham
  • Outros 2,5%
Governo Unitária parlamentar monarquia constitucional
- Rei Norodom Sihamoni
- O primeiro-ministro Hun Sen ( CPP)
- O presidente do Senado Chea Sim (CPP)
- Presidente da Assembleia Nacional Heng Samrin (CPP)
Legislatura Parlamento
- Casa de cima Senado
- Lower casa Assembléia nacional
Formação
- Funan Unido 68
- Chenla Unido 550
- Império Khmer 802
- Colonização francesa 1863
- Independência 09 de novembro de 1953
- Monarquia restaurada 24 de setembro de 1993
Área
- Total 181,035 km 2 ( 88)
69.898 sq mi
- Água (%) 2,5
População
- 2010 estimativa 14.952.665 ( 65)
- 2008 censo 13388910
- Densidade 81,8 / km 2 ( 118)
211,8 mi / sq
PIB ( PPP) 2012 estimativa
- Total $ 36,010 bilhões
- Per capita $ 2361
PIB (nominal) 2012 estimativa
- Total 14.204 milhões dólares
- Per capita $ 931
Gini (2007) 43
médio
HDI (2013) Aumentar 0,543
· meio 138
Moeda Riel um ( KHR )
Fuso horário ( UTC + 7)
Unidades no direito
Chamando código +855
Código ISO 3166 KH
TLD Internet .kh
um. O dólar norte-americano também é usado muitas vezes.

Camboja ( / k æ m b d Eu ə /; Khmer: ព្រះរាជាណាចក្រ កម្ពុជា, Kampuchea, IPA: [Kɑmpuciə]), oficialmente conhecido como o Reino do Camboja e, uma vez conhecido como o Império Khmer, é um país localizado na porção sul do Indochina Peninsula em Sudeste Asiático. Sua massa de terra total é de 181.035 quilômetros quadrados (69.898 sq mi), fazendo fronteira com a Tailândia para o noroeste, Laos para o nordeste, o Vietnã para o leste e o Golfo da Tailândia para o sudoeste.

Com uma população de mais de 14,8 milhões, o Camboja é o 70 país mais populoso do mundo. A religião oficial é Theravada budismo , que é praticado por aproximadamente 95% da população cambojana. Grupos minoritários do país incluem Vietnamita, Chinês, Chams e 30 tribos. A capital e maior cidade é Phnom Penh, o centro político, econômico e cultural do Camboja. O reino é uma monarquia constitucional com Norodom Sihamoni, uma monarca escolhido pela Real Conselho Trono, como chefe de Estado. O chefe do governo é Hun Sen, que é atualmente o mais longo do serviço líder no Sudeste Asiático e tem governaram o Camboja por mais de 25 anos.

Nome antigo do Camboja é "Kambuja" ( sânscrito : कंबुज). Em 802 dC, Jayavarman II declarou-se rei marcando o início do Império Khmer, que floresceu por mais de 600 anos, permitindo sucessivos reis a dominar grande parte do Sudeste da Ásia e acumular imenso poder e riqueza. O Reino indianizado construíram templos monumentais, tais como Angkor Wat e facilitou a disseminação da primeira Hinduísmo , Budismo, em seguida, para grande parte do Sudeste Asiático. Após a queda de Angkor para Ayutthaya, no século 15, o Camboja foi governado como um vassalo entre seus vizinhos, até que foi colonizada pelos franceses em meados do século 19. Camboja ganhou a independência em 1953.

A Guerra do Vietnã estendido em Camboja, dando origem à Khmer Vermelho, que tomou Phnom Penh, em 1975. Camboja reapareceu vários anos mais tarde dentro de um socialista esfera de influência como o República Popular da Kampuchea até 1993. Depois de anos de isolamento, a nação devastada pela guerra foi reunificada sob a monarquia em 1993 e tem visto um rápido progresso nos domínios económico e áreas de recursos humanos, enquanto a reconstrução de décadas de guerra civil. Camboja tem tido um dos melhores registros econômicos na Ásia, com o crescimento econômico médio de 6 por cento nos últimos 10 anos. Têxteis fortes, agricultura, construção, vestuário e sectores do turismo levou a investimentos estrangeiros e comércio internacional. Em 2005, os depósitos de petróleo e gás natural foram encontrados debaixo das águas territoriais do Camboja, e uma vez que a extracção comercial começa em 2013, as receitas do petróleo pode afetar profundamente a economia do Camboja.

Nome

O nome oficial do país em Inglês é o Reino do Camboja, traduzido do Khmer Preăh Réachéanachâk Kâmpŭchéa, muitas vezes abreviado para apenas Kampuchea ( Khmer: កម្ពុជា). Kampuchea deriva da palavra sânscrita Kambuja. Coloquialmente, os cambojanos mais frequentemente se referem a seu país como ស្រុកខ្មែរ (Khmer Pronúncia: [Srok kʰmae], Srok Khmer), que significa "A Terra dos Khmers" ou usando o formulário ligeiramente mais formal ប្រទេស កម្ពុជា (Khmer Pronúncia: [Prɑteːh kampuciə], equipa Prateh Kampuchea), literalmente "O País do Camboja". A forma Inglês "Cambodia" é derivada de "Cambodge" / "Kamboj", a transcrição sânscrito de "Kampuchea".

História

Pré-história

Existe evidência para um escasso Pleistoceno ocupação humana dos dias atuais Camboja, que inclui quartz e quartzito ferramentas seixo encontrados em terraços ao longo do rio Mekong, no Stung Treng e Províncias Kratie, e em Província de Kampot, embora o seu namoro não é confiável.

Grés vidrada que remonta ao século 12.
Khmer exército ir para a guerra contra o Cham, a partir de um relevo na Bayon.

Alguns ligeira evidência arqueológica mostra comunidades de caçadores-coletores habitada Camboja durante Holoceno: o mais antigo sítio arqueológico do Camboja é considerado a caverna de L'aang Spean, em Battambang Province, que pertence ao Hoabinhian período. Escavações em suas camadas mais baixas produziu uma série de datações a partir de 6000 aC.

Camadas superiores no mesmo site deu provas de transição para Neolítico, contendo as primeiras cerâmicas de barro datadas no Camboja

Registros arqueológicos para o período entre Holoceno e da Idade do Ferro permanecem igualmente limitado. Outros sítios pré-históricos de data um tanto incertos são Samrong Sen (não muito longe da antiga capital de Udong), onde as primeiras investigações começaram em 1875, e Phum Snay, no norte da província de Banteay Meanchey. Artefatos pré-históricos são freqüentemente encontrados durante as atividades de mineração no Ratanakiri.

No entanto, a evidência pré-histórica mais curioso no Camboja são os vários circular " terraplenagem "descoberto no solos vermelhos perto Memot e na região adjacente do Vietname na segunda década de 1950. Sua função e idade ainda são debatidas, mas alguns deles, possivelmente, data a partir da segunda milênio aC, pelo menos.

Um evento crucial na pré-história cambojana foi a lenta penetração dos primeiros produtores de arroz do norte, que começou no final do terceiro milênio antes de Cristo.

Ferro foi trabalhado por cerca de 500 aC, com provas de apoio vindo do Khorat Plateau, no dia moderno Tailândia. No Camboja, alguns assentamentos da Idade do Ferro foram encontrados debaixo Baksei Chamkrong e outros templos Angkorian enquanto terraplenagens circulares, foram encontrados debaixo Lovea a poucos quilômetros ao noroeste de Angkor. Enterros, muito mais ricos do que outros tipos de achados, testemunhar a melhoria da disponibilidade e comércio de alimentos (mesmo em longas distâncias: no século 4 já foram abertas as relações comerciais com a Índia BC) ea existência de uma estrutura social e organização do trabalho.

Era pré-Angkorian e era Angkorian

Faces de Bodhisattva Avalokiteshvara em Prasat Bayon

Durante os 3, 4 e 5 séculos, o Estados de Indianized Funan e seu sucessor, Chenla, fundiram-se no Camboja atual e sudoeste do Vietnã. Por mais de 2.000 anos, Camboja absorvido influências da Índia , passando-as para outras civilizações do Sudeste Asiático que são agora Tailândia e Laos. Pouco mais se sabe quanto a alguns desses sistemas políticos, no entanto crônicas chinesas e registros tributo fazem menção deles. Acredita-se que o território da Funan pode ter mantido a porta conhecido geógrafo alexandrino Cláudio Ptolomeu como " Kattigara ". As crónicas chinesas sugerem que, após Jayavarman I do Chenla morreu por volta de 690, turbulência seguiu-se o que resultou na divisão do reino em terra e água Chenla Chenla que foi livremente governada por príncipes fracos sob o domínio de Java.

O Império Khmer cresceu fora destes restos de Chenla tornar-se firmemente estabelecida em 802, quando Jayavarman II (reinou c790-850) declarou independência da Java e proclamou-se Devaraja. Ele e seus seguidores instituiu o culto do Deus-rei e iniciou uma série de conquistas que formaram um império que floresceu na área do 9 a 15 séculos. Por volta do século 13, monges do Sri Lanka introduziu Budismo Theravada para o Sudeste Asiático. A propagação religião e eventualmente deslocado Hinduísmo e Budismo Mahayana como a religião popular de Angkor.

O Império Khmer foi maior império do Sudeste da Ásia durante o século 12. O centro do império de poder era Angkor , onde uma série de capitais foram construídos durante o apogeu do império. Em 2007, uma equipe internacional de pesquisadores usando fotografias de satélite e outras técnicas modernas concluiu que Angkor tinha sido a maior cidade pré-industrial do mundo, com uma expansão urbana de 1.150 milhas quadradas. A cidade, que poderia ter suportado uma população de até um milhão de pessoas e Angkor Wat , o mais conhecido e mais bem preservado templo religioso no local, ainda servir como lembretes do passado do Camboja como uma grande potência regional. O império, embora em declínio, manteve-se uma força significativa na região até sua queda no século 15.

Idade das trevas do Camboja

A antiga cidade de Lovek

Depois de uma longa série de guerras com reinos vizinhos, Angkor foi demitido pelo Ayutthaya Unido e abandonada em 1432 devido a uma falha ecológica e repartição de infra-estrutura. Isso levou a um período de estagnação económica, social e cultural, quando assuntos internos do reino veio cada vez mais sob o controle de seus vizinhos. Por esta altura, a propensão para Khmer monumento edifício tinha cessado. Credos mais antigos, como Budismo Mahayana e do Culto hindu do deus-rei tinha sido suplantado pelo budismo Theravada para o bem.

O tribunal mudou a capital para Lovek onde o reino procurou recuperar sua glória através do comércio marítimo. A primeira menção do Camboja em documentos europeus era em 1511 pelo Português . Os viajantes portugueses e espanhóis descreveu a cidade como um lugar de riqueza florescente e comércio exterior. A tentativa foi de curta duração no entanto, como guerras continuou com Ayutthaya e os vietnamitas resultou na perda de mais território e Lovek sendo conquistada e destruída pelo rei Naresuan o grande de Ayutthaya em 1594. Um novo Khmer capital foi estabelecida em Udong sul de Lovek em 1618, mas seus monarcas só poderia sobreviver entrando em que equivalia a alternância relações de vassalagem com o Siamese e vietnamita para os próximos três séculos, com apenas alguns períodos de curta duração de relativa independência.

No século XIX, uma luta renovada entre Siam e Vietnã para o controle do Camboja resultou em um período em que as autoridades vietnamitas tentaram forçar o Khmers a adotar costumes vietnamitas. Isso levou a várias rebeliões contra os vietnamitas e os apelos para a Tailândia para obter assistência. O Siamese-vietnamita Guerra (1841-1845) terminou com um acordo para colocar o país sob suserania conjunta. Isto mais tarde levou à assinatura de um tratado para Proteção Francês do Camboja pelo rei Norodom I.

Colonização francesa

Mapa da Indochina em 1886.

Em 1863, Rei Norodom, que tinha sido instalado pela Tailândia, procurou a proteção da França do tailandês e vietnamita após as tensões cresceram entre eles. Em 1867, o rei da Tailândia assinaram um tratado com a França, renunciando soberania sobre o Camboja em troca do controle da Battambang e Siem Reap províncias que se tornaram oficialmente parte da Tailândia. As províncias foram cedidas de volta ao Camboja por um tratado de fronteira entre a França e Tailândia em 1906.

Camboja continuou como um protetorado da França 1863-1953, administrado como parte da colônia de Indochina Francesa, embora ocupada pelo império japonês de 1941 a 1945. Entre 1874 e 1962, a população total aumentou de cerca de 946 mil para 5,7 milhões. Após a morte do rei Norodom em 1904, França manipulado a escolha do rei, e Sisowath, irmão de Norodom, foi colocado no trono. O trono ficou vago em 1941 com a morte de Monivong, filho de Sisowath, ea França passou sobre o filho de Monivong, Monireth, sentindo que ele estava muito ocupado de forma independente. Em vez disso, Norodom Sihanouk, um neto materno do rei Sisowath foi entronizado. O pensamento francês jovem Sihanouk seria fácil de controlar. Eles estavam errados, no entanto, e sob o reinado do rei Norodom Sihanouk, Camboja ganhou a independência da França em 9 de Novembro de 1953.

Independência e Guerra do Vietnã

Camboja tornou-se uma monarquia constitucional sob o rei Norodom Sihanouk. Quando Indochina Francesa foi dada independência, Cambodia perdeu a esperança de recuperar o controle sobre a Mekong Delta, uma vez que foi concedido ao Vietnã . Anteriormente parte do Império Khmer, a área havia sido controlada pelos vietnamitas desde 1698, com o Rei Chey Chettha II concessão de permissão Vietnamita instalar-se nas décadas área antes. Esta continua a ser um ponto de atrito diplomático com mais de um milhão Khmers étnicos (o Khmer Krom) ainda vivem nesta região. O Khmer Vermelho tentou invasões para recuperar o território que, em parte, levou a invasão do Vietnã do Camboja e usurpação do Khmer Rouge.

Norodom Sihanouk e Mao Zedong em 1956

Em 1955, Sihanouk abdicou em favor de seu pai, a fim de participar na política e foi eleito primeiro-ministro. Após a morte de seu pai em 1960, Sihanouk voltou a ser chefe de Estado, tendo o título de príncipe. À medida que a Guerra do Vietnã progrediu, Sihanouk adotado uma política oficial de neutralidade na Guerra Fria , embora ele tenha sido amplamente considerado como simpático à causa comunista. Sihanouk permitiu que os comunistas vietnamitas para usar o Camboja como um santuário e uma rota de abastecimento para as armas e outros auxílios para as suas forças armadas que lutam no Vietnã do Sul. Esta política foi percebida como humilhante por muitos cambojanos. Em dezembro de 1967 Washington Post jornalista Stanley Karnow foi dito por Sihanouk que se os EUA queriam bombardear os santuários comunistas vietnamitas, ele não se oporia, a menos que os cambojanos foram mortos. A mesma mensagem foi transmitida ao emissário do presidente americano Johnson Chester Bowles, em janeiro de 1968. Os membros do governo e do exército, que se ressentiam estilo dominante de Sihanouk, bem como sua inclinação longe dos Estados Unidos, tinha um tal motivação.

República Khmer (1970-1975)

Ao visitar Pequim em 1970 Sihanouk foi deposto por um golpe militar liderado pelo Primeiro-Ministro Geral Lon Nol e Príncipe Sisowath Sirik Matak. Há ampla evidência do envolvimento dos EUA no golpe. No entanto, uma vez que o golpe foi concluída, o novo regime, que imediatamente exigiu que os comunistas vietnamitas deixar Camboja, ganhou o apoio político dos Estados Unidos. As forças norte-vietnamitas e vietcongues, desesperadas para manter seus santuários e linhas de abastecimento de Vietnã do Norte, lançou imediatamente ataques armados contra o novo governo. O rei pediu a seus seguidores para ajudar a derrubar este governo, acelerando o início da guerra civil, Soon Rebeldes do Khmer Vermelho começaram a usá-lo para ganhar apoio. No entanto, de 1970 até o início de 1972, o conflito cambojano foi em grande parte um entre o governo eo exército do Camboja, e as forças armadas do Vietnã do Norte. Como eles ganharam o controle do território cambojano, os comunistas vietnamitas impôs uma nova infra-estrutura política, que acabou por ser dominada pelos comunistas cambojanos que agora se referem como o Khmer Vermelho. Entre 1969 e 1973, República das forças dos Estados Unidos e Vietnã bombardeado Camboja, em um esforço para interromper a Viet Cong e Khmer Rouge.

Documentos descobertos a partir dos arquivos soviéticos depois de 1991 revelam que a tentativa norte-vietnamita para invadir o Camboja em 1970 foi lançada a pedido explícito do Khmer Rouge e negociado por Pol Pot do então segundo em comando, Nuon Chea. Unidades NVA invadiram muitas posições do exército cambojano enquanto o CPK expandido seus ataques em pequena escala em linhas de comunicação. Em resposta à invasão norte-vietnamita, o presidente americano Richard Nixon anunciou que os EUA e as forças terrestres sul-vietnamitas entraram Camboja em uma campanha destinada a destruir superfícies de base NVA no Camboja (ver Incursão cambojano). Embora uma quantidade considerável de equipamento foi apreendido ou destruído por forças americanas e sul-vietnamitas, a contenção das forças norte-vietnamitas provaram indescritível.

Bombers mais de Camboja durante 52 B- Operação do menu.

A liderança da República Khmer foi flagelado pela desunião entre seus três figuras principais: Lon Nol, primo de Sihanouk Sirik Matak, eo líder da Assembleia Nacional Em Tam. Lon Nol permaneceu no poder em parte porque nenhum dos outros estavam preparados para tomar seu lugar. Em 1972, uma constituição foi aprovada, um parlamento eleito, e Lon Nol tornou-se presidente. Mas desunião, os problemas de transformação de um exército de 30.000 homens em uma força de combate nacional de mais de 200 mil homens, e espalhar a corrupção enfraqueceu a administração civil e militar.

A insurgência comunista dentro do Camboja continuou a crescer, auxiliado por suprimentos e apoio militar do Vietnã do Norte. Pol Pot e Ieng Sary afirmou seu domínio sobre os comunistas vietnamitas treinados, muitos dos quais foram purgados. Ao mesmo tempo, o Partido Comunista de Kampuchea forças tornou-se mais forte e mais independente dos seus clientes vietnamitas. Em 1973, a CPK estavam lutando as batalhas contra as forças do governo, com o apoio de tropas norte-vietnamitas pouco ou nenhum, e eles controlavam cerca de 60% do território do Camboja e 25% de sua população. O governo fez três tentativas frustradas de entrar em negociações com os insurgentes, mas em 1974, a CPK estavam operando abertamente como divisões, e algumas das forças de combate NVA tinha se mudado para o Vietnã do Sul. Controle de Lon Nol foi reduzida a pequenos enclaves em torno das cidades e principais rotas de transporte. Mais de 2 milhões de refugiados da guerra viviam em Phnom Penh e outras cidades.

No dia de Ano Novo de 1975, as tropas comunistas lançaram uma ofensiva que, em 117 dias da luta mais difícil da guerra, colapso da República Khmer. Ataques simultâneos ao redor do perímetro de Phnom Penh preso forças republicanas, enquanto outras unidades de CPK invadiram bases de incêndio que controlam a vital inferior Mekong reabastecimento rota. A ponte aérea financiado pelos EUA de munições e arroz terminou quando o Congresso recusou a ajuda adicional para o Camboja. O governo Lon Nol em Phnom Penh se rendeu em 17 de abril de 1975, apenas cinco (5) dias após a missão dos EUA evacuada Camboja.

Regime do Khmer Vermelho

O Khmer Vermelho chegou a Phnom Penh e tomaram o poder em 1975. Liderados por Pol Pot, eles mudaram o nome oficial do país para Kampuchea Democrático. O novo regime próprio modelado em China maoísta durante o Grande Salto Adiante, imediatamente evacuado as cidades, e enviou toda a população em marchas forçadas para projetos de trabalho rurais. Eles tentaram reconstruir a agricultura do país no modelo do século 11, descartados medicina ocidental, e destruíram templos, bibliotecas, e qualquer coisa considerada ocidental.

Bandeira do Khmer Rouge e Kampuchea Democrático

Estimativas de quantas pessoas foram mortas pelo regime do Khmer Vermelho gama de aproximadamente 1-3.000.000; a figura mais comumente citada é de dois milhões (cerca de um quarto da população). Esta época deu origem ao termo Killing Fields, ea prisão Tuol Sleng se tornou famoso por sua história de assassinato em massa. Centenas de milhares de pessoas fugiram pela fronteira para a vizinha Tailândia. O regime desproporcionalmente alvo grupos étnicos minoritários. O Cham muçulmanos sofreram graves com expurgos tanto quanto a metade de sua população exterminados.

No final dos anos 1960, um número estimado de 425.000 étnica Chineses viviam no Camboja, mas, em 1984, devido a matanças do Khmer Vermelho e à emigração, apenas cerca de 61.400 chineses permaneceram no país. Forçado repatriamento em 1970 e mortes durante a era do Khmer Vermelho reduziu a População vietnamita no Camboja a partir de entre 250.000 e 300.000 em 1969 para um relatada 56.000 em 1984. No entanto, a maioria das vítimas do regime do Khmer Vermelho não eram minorias étnicas, mas étnica Khmer. Profissionais, como médicos, advogados e professores, também foram alvo. Conforme Robert D. Kaplan, "óculos eram tão mortal quanto o estrela amarela ", como eles eram vistos como um sinal de intelectualismo.

Ocupação vietnamita e transição

Choeung Ek

Em novembro de 1978, tropas vietnamitas invadiram o Camboja em resposta a incursões fronteiriças pelo Khmer Vermelho. O República Popular da Kampuchea (PRK), um Estado pró-soviética liderada pelo Partido Revolucionário Kampuchean Popular, um partido criado pelo vietnamita em 1951, e liderada por um grupo de Khmer Rouge que haviam fugido Camboja para evitar ser purgado por Pol Pot e Ta Mok, foi estabelecido. Foi totalmente em dívida com o exército vietnamita de ocupação e sob a direção do embaixador do Vietname em Phnom Penh. Seus braços vieram do Vietnã e da União Soviética. Em oposição ao estado recém-criado, um governo no exílio, referido como o Coligação Governo do Kampuchea Democrático (CGDK) foi formada em 1981 a partir de três facções. Esta consistia do Khmer Vermelho, uma facção monarquista liderado por Sihanouk, ea Frente de Libertação Nacional do Khmer Pessoas. Suas credenciais foram reconhecidos pelas Nações Unidas. O representante do Khmer Vermelho com a ONU, Thiounn Prasith, foi mantido, mas ele teve que trabalhar em consulta com os representantes dos partidos não-comunistas cambojanos. A recusa do Vietnã se retirar do Camboja levou a sanções econômicas por os EUA e seus aliados.

King-Pai Procissão funeral de Norodom Sihanouk.

Os esforços de paz começou em Paris em 1989 sob a Estado do Camboja, culminando dois anos mais tarde, em Outubro de 1991, um acordo de paz abrangente. A ONU recebeu um mandato para impor um cessar-fogo e lidar com os refugiados e desarmamento conhecidas como Nações Unidas Autoridade de Transição no Camboja (UNTAC).

Em 1993, Norodom Sihanouk foi restaurado como Rei do Camboja, mas todo o poder estava nas mãos do governo estabelecido após as eleições UNTAC patrocinados. A estabilidade estabelecida na sequência do conflito foi abalada em 1997 por um golpe de Estado liderado pelo co-primeiro-ministro Hun Sen contra os partidos não-comunistas no governo. Muitos dos políticos não-comunistas foram assassinados pelas forças de Hun Sen. Nos últimos anos, os esforços de reconstrução têm progredido e levou a alguma estabilidade política através de um democracia multipartidária sob uma monarquia constitucional . Em julho de 2010 Kang Kek Iew foi o primeiro membro do Khmer Vermelho considerado culpado de crimes de guerra e crimes contra a humanidade em seu papel como o ex-comandante do campo de extermínio S21. Ele foi condenado à prisão perpétua. No entanto, Hun Sen se opôs quaisquer testes extensivos de ex-assassinos em massa do Khmer Vermelho. Ele diz que isso é porque ele deseja evitar a instabilidade política.

Política

Governo

Rei Norodom Sihamoni juntamente com Rainha-mãe Norodom Monineath

Política nacional no Camboja ter lugar no âmbito da constituição da nação de 1993. O governo é uma monarquia constitucional operado como um parlamentar democracia representativa. O O primeiro-ministro do Camboja, um escritório realizada pelo Hun Sen desde 1985, é o chefe de governo, enquanto o Rei do Camboja (atualmente Norodom Sihamoni) é a chefe de Estado. O primeiro-ministro é nomeado pelo rei, a conselho e com a aprovação do Assembleia Nacional.

O primeiro-ministro eo exercício nomeações ministeriais poder executivo enquanto competências legislativas são compartilhadas pelo executivo e do bicameral Parlamento do Camboja, que consiste de uma câmara baixa, a Assembleia Nacional ou Radhsphea e uma câmara alta, o Senado ou Protsaphea. Os membros da Assembleia 123 lugares são eleitos através de um sistema de representação proporcional e servir por um período máximo de cinco anos. O Senado tem 61 assentos, dos quais dois são nomeados pelo rei e os outros dois pela Assembleia Nacional, eo resto eleito pelo vereadores da comuna de 24 províncias do Camboja. Os senadores têm mandatos de seis anos.

Em 14 de Outubro de 2004, o rei Norodom Sihamoni foi selecionado por um conselho especial trono de nove membros, parte de um processo de seleção que foi rapidamente posto em prática após a abdicação do rei Norodom Sihanouk uma semana antes. A seleção de Sihamoni foi endossada pelo primeiro-ministro Hun Sen e à Assembleia Nacional Speaker Príncipe Norodom Ranariddh (meio-irmão do rei e conselheiro-chefe atual), ambos os membros do conselho trono. Ele foi entronizado em Phnom Penh, em 29 de Outubro de 2004.

O Partido do Povo do Camboja (CPP) é o principal partido no poder no Camboja. O CPP controla as câmaras baixa e alta do parlamento, com 90 lugares na Assembleia Nacional e 43 assentos no Senado. A oposição Sam Rainsy Party é o segundo maior partido no Camboja com 26 assentos na Assembleia Nacional e 2 no Senado.

O primeiro-ministro Hun Sen

Hun Sen e seu governo têm visto muita controvérsia. Hun Sen era um ex-comandante do Khmer Vermelho que foi originalmente instalado pelos vietnamitas e, depois os vietnamitas deixaram o país, mantém a sua forte posição homem por violência e opressão quando julgar necessário. Em 1997, temendo a crescente poder de seu co-primeiro-ministro, o príncipe Norodom Ranariddh, Hun lançou um golpe, usando o exército para purgar Ranariddh e os seus apoiantes. Ranariddh foi deposto e fugiu para Paris, enquanto outros adversários de Hun Sen foram presos, torturados e alguns executados sumariamente.

Além de opressão política, o governo cambojano tem sido acusado de corrupção na venda de vastas áreas de terras a investidores estrangeiros, resultando na expulsão de milhares de moradores, bem como aceitar subornos em troca de concessões para explorar a riqueza do petróleo e recursos minerais do Camboja . Camboja é consistentemente classificado como um dos governos mais corruptos do mundo.

Militar

Oficiais da Marinha Real do Camboja observar trimestres aéreas durante o Camboja-Maritime US Exercício de 2011.

O Exército Real do Camboja, Real do Camboja Marinha, Real Força Aérea e do Camboja Real Gendarmerie coletivamente formam o Reais Forças Armadas do Camboja, sob o comando do Ministério da Defesa Nacional, presidida pelo O primeiro-ministro do Camboja. Sua Majestade o Rei Norodom Sihamoni é o Comandante Supremo das Forças Armadas Reais do Camboja (RCAF), eo primeiro-ministro Hun Sen do país efetivamente ocupa o cargo de comandante-em-chefe.

A introdução de uma estrutura de comando revistos no início de 2000 foi um prelúdio chave para a reorganização das Forças Armadas do Camboja. Este viu a forma do ministério da Defesa três departamentos gerais subordinados responsáveis pela logística e finanças, materiais e serviços técnicos, e serviços de defesa no âmbito da Sede Alto Comando (HCHQ).

O ministro da Defesa Nacional é geral Tea Banh. Banh serviu como ministro da Defesa desde 1979. Os Secretários de Estado da Defesa são Chay Saing Yun e Por Bun Sreu. O novo comandante-em-chefe da RCAF foi substituído por seu vice Geral Pol Saroeun, que é um apoiante de longa data do primeiro-ministro Hun Sen. O Comandante do Exército é o general Meas Sophea eo Chefe do Estado Maior é Chea Saran.

Em 2010, as Forças Armadas Reais do Camboja compreendia cerca de 210 mil pessoas. Os gastos militares totais cambojano é de 3% do PIB nacional. The Royal Gendarmerie do Camboja total de mais de 7.000 funcionários. Seus direitos civis incluem o fornecimento de segurança e paz pública, para investigar e prevenir a criminalidade organizada, o terrorismo e outros grupos violentos; para proteger a propriedade estatal e privada; para ajudar e ajudar os civis e outras forças de emergência em caso de emergência, desastre natural, agitação civil e conflitos armados.

Relações exteriores

Embaixador Thay Vanna apresenta credenciais a O presidente russo, Dmitry Medvedev, em 18 de Outubro de 2010.
Ministro dos Negócios Estrangeiros Hor Nam Hong reúne-se com a secretária de Estado Hillary Clinton em New York City em 2009.
Secretário de Defesa dos EUA, Leon Panetta, e da Defesa Nacional Miniter Banh chá no ASEAN reunião ministro da Defesa.

As relações exteriores do Camboja são tratados pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros sob HE Hor Namhong.

Camboja é um membro das Nações Unidas, a Banco Mundial e do Fundo Monetário Internacional. Ele é um membro da Banco Asiático de Desenvolvimento (ADB), ASEAN, e entrou para a OMC em 13 de Outubro de 2004. Em 2005 frequentou o Camboja inaugural Cúpula do Leste Asiático na Malásia. Em 23 de novembro de 2009, o Camboja reintegrado a sua adesão à Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA). Camboja se tornou um membro da AIEA em 06 de fevereiro de 1958, mas retirou a sua adesão, em 26 de Março de 2003. Camboja estabeleceu relações diplomáticas com vários países; o governo relata vinte embaixadas no país, incluindo muitos de seus vizinhos asiáticos e os de jogadores importantes durante as negociações de paz de Paris, incluindo os EUA, Austrália, Canadá, China, União Europeia (UE), Japão e Rússia. Como resultado das suas relações internacionais, várias organizações de caridade têm assistido com sociais, econômicos e civis necessidades de infra-estrutura.

Nos últimos anos, as relações bilaterais entre os Estados Unidos eo Camboja têm fortalecido. Os EUA apoiam os esforços no Camboja para combater o terrorismo, construir instituições democráticas, promover os direitos humanos, promover o desenvolvimento econômico, eliminar a corrupção, conseguir o máximo possível contabilização de americanos desaparecidos desde a Guerra da era do Vietnã, e para trazer à justiça os principais responsáveis pelos graves violações do direito internacional humanitário cometidas sob o regime do Khmer Vermelho. Interesse geopolítico da China no Camboja mudou significativamente com o fim da Guerra Fria. Ele mantém uma influência considerável, inclusive, antes de sua morte, ligações estreitas com o ex-Rei Norodom Sihanouk, membros seniores do Governo do Camboja, ea comunidade de etnia chinesa no Camboja. Há trocas regulares de alto nível entre os dois países. O Japão tem sido um contribuinte vital para a reabilitação e reconstrução do Camboja desde o alto perfil Missão e as eleições da ONU Transitional Authority (UNTAC) em 1993. Japão forneceu cerca de US $ 1,2 bilhão em ajuda pública ao desenvolvimento total (APD) durante o período desde 1992 e continua a ser superior país doador do Camboja.

Enquanto as rupturas violentas de 1970 e 1980 passaram, vários disputas de fronteira entre o Camboja e seus vizinhos persistem. Existem divergências sobre algumas ilhas offshore e seções da fronteira com o Vietnã e indefinida fronteiras marítimas e áreas de fronteira com a Tailândia. Ambos tropas cambojanas e tailandesas entraram em choque sobre a terra imediatamente adjacente ao Preah Vihear templo, levando a uma deterioração das relações. O Tribunal Internacional de Justiça , em 1962, premiado com o templo ao Camboja, mas não estava claro sobre alguns dos terrenos circundantes. Ambos os países culpou o outro para disparar primeiro e negou que entram no território do outro.

Rankings internacionais

Organização Vistoria Posição Ponto
Banco mundial Ease of Doing Business Index (2012) 138 de 183 75,4%
Transparência Internacional Índice de Percepção da Corrupção (2012) 164 de 184 89,13%
Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento Índice de Desenvolvimento Humano (2012) 139 de 184 75,5%
Conselho Mundial do Ouro Reserva de ouro (2010) 65 de 110 60%
Repórteres Sem Fronteiras Índice de Liberdade de Imprensa Worldwide (2012) 117 de 179 65,3%
Fundação Heritage Índices de Liberdade Econômica (2012) 102 de 179 57%
Relatório de Competitividade Global Fórum Econômico Mundial (2012) 97 de 142 68,3%
Índice Global da Paz Instituto de Economia e Paz (2012) 108 de 142 68,3%
Nações Unidas Índice de Educação (2012) 132 de 179 73,7%
Indicadores do Desenvolvimento Mundial A utilização da Internet global (2011) 127 de 193 3%

Geografia

Phnom Dangrek no norte do Camboja
Cachoeira em Phnom Kulen

Camboja tem uma área de 181.035 quilômetros quadrados (69.898 sq mi) e encontra-se inteiramente dentro dos trópicos, entre as latitudes 10 ° e 15 ° N e longitudes 102 ° e 108 ° E. Faz fronteira com a Tailândia ao norte e ao oeste, Laos para o nordeste, e Vietnã para o leste e sudeste. Tem uma costa 443 quilômetros (275 mi) ao longo do Golfo da Tailândia.

Paisagem do Camboja é caracterizada por uma planície central de baixa altitude que está rodeada por planaltos e montanhas baixas e inclui o Tonle Sap (Grande Lago) e os alcances superiores do rio Mekong delta. Se estende para fora a partir desta região central são planícies de transição, finamente florestadas e subindo para elevações de cerca de 650 pés (200 metros) acima do nível do mar. Ao norte da planície cambojana confina com uma escarpa de arenito, que forma um penhasco de frente para o sul-alongamento mais de 200 milhas (320 quilômetros) de oeste para leste e subindo abruptamente acima da planície a alturas de 600 a 1.800 pés (180-550 metros) . Este penhasco marca o limite sul das Montanhas Dangrek.

Fluindo para o sul através de regiões orientais do país é o rio Mekong. Leste do Mekong as planícies de transição mesclar gradualmente com as terras altas do leste, uma região de montanhas arborizadas e planaltos que se estendem para o Laos e Vietnã. No sudoeste do Camboja a dois quarteirões de montanha distintas, as Montanhas Krâvanh e as Montanhas damrei, formar outra região do planalto que cobre grande parte da área de terra entre o Tonle Sap e do Golfo da Tailândia. Nesta área remota e praticamente desabitado, Phnom Aural, pico mais alto do Camboja, aumenta a uma elevação de 5.949 pés (1.813 metros). A região costeira do sul ao lado do Golfo da Tailândia é uma faixa de planície estreita, densamente arborizada e pouco povoada, que é isolado a partir da planície central pelas montanhas do sudoeste.

A característica mais distintiva é geográfica das inundações do Tonle Sap (Grande Lago), medindo cerca de 2.590 quilômetros quadrados (1.000 MI quadrado) durante a estação seca e em expansão para cerca de 24.605 quilômetros quadrados (9.500 MI quadrado) durante a estação chuvosa. Esta planície densamente povoada, que é dedicado para molhar o cultivo de arroz, é o coração do Camboja. Grande parte desta área foi designada como uma reserva da biosfera.

Clima

Urso Sun

O clima de Camboja, como a do resto do Sudeste Asiático, é dominado pormonções, que são conhecidos como tropical úmido e seco por causa das diferenças sazonais distintamente marcadas.

Cambodia tem uma gama de temperaturas de 21 a 35 ° C (69,8 a 95 ° F) e experimenta monções tropicais. Monções do sudoeste sopram do interior trazendo ventos úmidos do Golfo da Tailândia e do Oceano Índico de maio a outubro. Os arrumadores a nordeste de monção na estação seca, que vai de novembro a março. O país experimenta a precipitação mais pesada de setembro para outubro com o período mais seco que ocorre de janeiro a fevereiro.

Camboja tem duas estações distintas. A estação das chuvas, que vai de maio a outubro, pode ver as temperaturas caem para 22 ° C (71,6 ° F) e é geralmente acompanhada com alta umidade. A estação seca dura de novembro a abril, quando as temperaturas podem subir até 40 ° C (104 ° F) em torno de abril. Inundações catastróficas ocorreram em 2001 e novamente em 2002, com algum grau de inundar quase todos os anos.

Ecologia

Macacos emAngkor

Cambodia tem uma grande variedade de plantas e animais. Existem 212 de mamíferos , 536 espécies de aves, 240 de répteis , 850 espécies de peixes de água doce (espécie Tonle Sap Lake área) e 435 espécies de peixes marinhos. Grande parte dessa biodiversidade está contido em torno do lago Tonle Sap e da biosfera circundante. O Tonle Sap Reserva da Biosfera é um fenômeno ecológico único em torno do lago Tonle Sap. Ela abrange o lago e nove províncias: Kampong Thom, Siem Reap, Battambang, Pursat, Kampong Chhnang, Banteay Meanchey, Pailin, Oddar Meanchey e Preah Vihear. Em 1997, ele foi nomeado com sucesso como um UNESCO Reserva da Biosfera. Outros habitats-chave incluem a floresta seca de Mondolkiri e Ratanakiri províncias eo ecossistema cardamomo Mountains, incluindo o Parque Nacional Bokor, Parque Nacional Botum-Sakor, e as Phnom Aural e Phnom Samkos santuários da vida selvagem.

OFundo Mundial para a Naturezareconhece seis diferentesecorregiões terrestres no Camboja - afloresta tropical cardamomo Montanhas,Central Indochina floresta seca,Sudeste Indochina floresta evergreen seca,Annamites sul montanhosa floresta tropical,Tonle Sap pântano de água doce floresta, eTonle Sap-Mekong turfa pântano floresta .

A taxa de desmatamento no Camboja é um dos mais altos do mundo. Cobertura florestal primária do Camboja caiu de mais de 70% em 1969 para apenas 3,1% em 2007. No total, o Camboja perdeu 25.000 quilômetros quadrados (9.700 MI quadrado) de floresta entre 1990 e 2005-3,340 km 2 (1,290 sq mi) de que era floresta primária . Desde 2007, a menos de 3,220 km 2 (1,243 sq mi) de floresta primária permanecem com o resultado de que o futuro da sustentabilidade das reservas florestais do Camboja está sob a ameaça grave, com madeireiros ilegais que procuram gerar receitas.

Divisões administrativas

A capital ( chegar thani ) e províncias ( khaet ) do Camboja são divisões administrativas de primeiro nível. Camboja está dividido em 24 províncias, incluindo a capital.

Municípios e distritos são os de segundo nível divisões administrativas do Camboja. As províncias são subdivididas em 159 distritos e 26 municípios. Os distritos e municípios, por sua vez são divididos em comunas ( Khum ) e quartos ( Sangkat ).

Cambodia, administrative divisions - de - colored.svg
Número Província Capital Área (km²) População
1 Banteay MeancheySisophon6679678033
2 BattambangBattambang11.7021036523
3 Kampong ChamKampong Cham97991680694
4 Kampong ChhnangKampong Chhnang5521472616
5 Kampong SpeuKampong Speu7017716517
6 Kampong ThomKampong Thom13.814708398
7 KampotKampot4873585110
8 KandalTa Khmau35681265805
9 KepKrong Kep 336 40.208
10 Koh KongKoh Kong11.160139722
11 KrachehKracheh11.094318523
12 MondulkiriSenmonorom14.28860.811
13 Oddar MeancheySamraong6158185443
14 PailinPailin 803 70.482
15 Phnom Penh Phnom Penh 758 2234566
16 Preah SihanoukSihanoukville868199902
17 Preah VihearTbeng Meanchey13.788170852
18 PursatPursat12.692397107
19 Prey VengPrey Veng4883947357
20 RatanakiriBanlung10.782149997
21 Siem Reap Siem Reap 10.229896309
22 Stung TrengStung Treng11.092111734
23 Svay RiengSvay Rieng2966482785
24 TakeoTakeo3563843931

Economia

Torre OCIC, emPhnom Penh, a sede temporária doCamboja Securities Exchange.

Em 2011 a renda per capita do Camboja em PPP é 2.470 dólares e 1.040 dólares americanos em per capita nominal. Renda per capita do Camboja está a aumentar rapidamente, mas é baixo em comparação com outros países da região. A maioria das famílias rurais dependem da agricultura e seus sub-sectores relacionados. Arroz, peixe, madeira, vestuário e borracha são as principais exportações do Camboja. O International Rice Research Institute (IRRI) reintroduziu mais de 750 variedades tradicionais de arroz para Camboja a partir de seu banco de sementes de arroz no Filipinas . Estas variedades foram coletados na década de 1960.

Sede do Banco Mekong

Com base na Economist, FMI: crescimento do PIB Média anual para o período 2001-2010 foi de 7,7% e é um dos melhores do mundo dez países com o crescimento médio anual do PIB mais elevado. Turismo foi a indústria que mais cresce no Camboja, com as chegadas passando de 219.000 em 1997 para mais de 2 milhões em 2007. Em 2004, a inflação foi de 1,7% e as exportações em 1600 milhões dólares US $.

China é a maior fonte de Cambodia de investimento directo estrangeiro. China planejava gastar US $ 8 bilhões em 360 projetos nos primeiros sete meses de 2011. É também a maior fonte de ajuda externa, proporcionando cerca de US $ 600 milhões em 2007 e US $ 260 milhões em 2008.

O Banco Nacional do Camboja é o banco central do reino e fornece supervisão regulatória para o setor bancário do país e é responsável, em parte, para o aumento do investimento directo estrangeiro no país. Entre 2010 e 2012 o número de bancos regulamentados e instituições de micro-finanças aumentou de 31 entidades em causa que mais de 70 instituições individuais sublinhando o crescimento no sector bancário e financeiro do Camboja.

Em 2012 Credit Bureau Camboja foi criada com supervisão regulatória direta pelo Banco Nacional do Camboja. O bureau de crédito aumenta ainda mais a transparência ea estabilidade dentro do Setor Bancário cambojano como todos os bancos e as empresas de micro-finanças são agora obrigados por lei a relatar os fatos e números relacionados com o desempenho do empréstimo no país precisos.

Um dos maiores desafios enfrentados Camboja ainda é o fato de que a população mais velha muitas vezes carece de educação, em particular no campo, que sofre com a falta de infra-estrutura básica. Medo de renovada instabilidade política e corrupção dentro do governo desencorajar o investimento estrangeiro e retardar a ajuda externa, embora tenha havido ajuda significativa de doadores bilaterais e multilaterais. Os doadores prometeram 504 milhões dolares para o país em 2004, enquanto o Banco Asiático de Desenvolvimento sozinho forneceu US $ 850 milhões em empréstimos, subvenções e assistência técnica.

Turismo

Campo do arroz emBaray,Kampong Thom
Os agricultores de arroz colheita emBattambang Province

A indústria do turismo é a segunda maior fonte do país de moeda forte após a indústria têxtil. Entre janeiro e dezembro de 2007, as chegadas de visitantes foram de 2,0 milhões, um aumento de 18,5% em relação ao mesmo período de 2006. A maioria dos visitantes (51%) chegaram através de Siem Reap com o restante (49%) através de Phnom Penh e outros destinos. Outros destinos turísticos incluem Sihanoukville no sul ao oeste, que tem vários resorts de praia popular e da área ao redor de Kampot e Kep incluindo o Bokor Hill Station. Turismo tem vindo a aumentar todos os anos no período relativamente estável desde 1993 as eleições UNTAC; em 1993 havia 118.183 turistas internacionais e, em 2009, havia 2.161.577 turistas internacionais.

A maioria dos turistas eram japoneses, chineses, filipinos, americanos, sul-coreanos e os franceses, diz o relatório, acrescentando que o setor faturou cerca de 1,4 bilhões de dólares em 2007, respondendo por quase dez por cento de produtos nacionais brutos do reino. Jornal de língua chinesa Jianhua diário citou funcionários da indústria como dizendo que o Camboja terá três milhões de chegadas de turistas estrangeiros em 2010 e cinco milhões em 2015. O turismo tem sido um dos pilares indústrias triplos do Camboja. O parque histórico de Angkor Wat em Siem Reap província, as praias em Sihanoukville e da capital Phnom Penh são as principais atrações para os turistas estrangeiros.

Indústria lembrança turística do Camboja emprega um monte de gente em torno dos principais locais de interesse. Obviamente, a quantidade de lembranças que são produzidos não é suficiente para fazer face ao número crescente de turistas e uma maioria dos produtos vendidos aos turistas nos mercados são importados da China, Tailândia e Vietnã. Algumas das lembranças produzidos localmente incluem:

  • Krama (lenço tradicional)
  • Obras de cerâmica
  • Sabão, vela, especiarias
  • Escultura em madeira, laca, silverplating
  • Garrafas pintadas contendo vinho de arroz infundido

Cultivo

Descrição Vistoria Posição Mundo
Top 10 produtores de kiwis (2007)Organização para a Alimentação e Agricultura10 (mil toneladas)1.160 (mil toneladas)
Top 12ArrozProdutores (2010)Organização para a Alimentação e Agricultura8,2 (milhões de toneladas métricas)
Vista de Angkor Wat em Siem Reap. Hoje Angkor Wat é a principal atração turística do Camboja e é visitado por muitos turistas de todo o mundo.

Demografia

Grupo étnico População % Do total *
Khmer 12777024 86,3%
Vietnamita 740268 5,0%
Chinês 695852 4,7%
Cham 222080 1,5%
Outro 370134 2,5%

A partir de 2010, o Camboja tem uma população estimada em 14.805.358 pessoas. Noventa por cento da população do Camboja é de origem Khmer e falar a língua khmer, língua oficial do país. População do Camboja é relativamente homogênea. Seus grupos minoritários incluem vietnamita (5%) e chinês (1%). Taxa de natalidade do país é de 25,4 por mil. Sua taxa de crescimento populacional é de 1,7%, significativamente maior do que os da Tailândia, Coréia do Sul e Índia.

A língua Khmer é um membro da subfamília Mon-Khmer do grupo de língua Austroasiatic. francês , uma vez que a língua do governo na Indochina, ainda é falado por muitos cambojanos mais velhos. O francês é também a língua de ensino em algumas escolas e universidades que são financiados pelo governo da França. francês cambojano, um resquício do passado colonial do país, é um dialeto encontrada no Camboja e é por vezes utilizado no governo, particularmente no tribunal.

Nas últimas décadas, muitos cambojanos mais jovens e os da classe empresarial têm favorecido a aprender Inglês. Nas principais cidades e centros turísticos, Inglês é amplamente falado e ensinado em um grande número de escolas por causa do número enorme de turistas de países de língua Inglês. Mesmo nos postos avançados mais rurais, a maioria dos jovens falam pelo menos um pouco de Inglês, como é frequentemente ensinada por monges nos locais pagodes onde muitas crianças são educadas.

A guerra civil e genocídio subsequente afetou intensamente a população do Camboja; 50% da população tem menos de 22 anos de idade. Numa 1,04 fêmea à relação masculina, Camboja tem a maior proporção entre os sexos feminino-tendenciosa em região do Grande Mekong. Na população cambojana mais de 65 anos, a proporção de mulheres para sexo masculino é de 1,6: 1.

Religião

Theravada budismo é a religião oficial do Camboja, que é praticado por mais de 95 por cento da população. A tradição budista Theravada é generalizada e forte em todas as províncias, com um número estimado de 4.392 templos do monastério em todo o país. A grande maioria dos Khmers étnicas são budistas, e há associações estreitas entre o budismo, tradições culturais e vida diária. A adesão ao budismo geralmente é considerado intrínseco a identidade étnica e cultural do país. Religião no Camboja, inclusive o budismo, foi suprimida pelo Khmer Vermelho durante a década de 1970, mas, desde então, experimentou um renascimento.

O budismoé a religião oficial do Camboja.

O Islã é a religião da maioria da Chams e minorias Malay no Camboja. A maioria dos muçulmanos são sunitas da escola Shafi'i e são altamente povoada na província de Kampong Cham. Atualmente, existem mais de 300 mil muçulmanos no país.

Um por cento dos cambojanos são identificados como sendo cristã, da qual os católicos formam o maior grupo seguido pelos protestantes. Atualmente 20 mil católicos em Camboja, o que representa 0,15% da população total. Outras denominações incluem batistas , a Aliança Cristã e Missionária, metodistas , as Testemunhas de Jeová, Apostólica ou Pentecostais Unidos, e A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.

Budismo Mahayana é a religião da maioria dos chineses e vietnamitas no Camboja. Elementos de outras práticas religiosas, tais como a veneração de heróis populares e antepassados, confucionismo e taoísmo misturar com o budismo chinês também são praticados.

Religião no Camboja
por cento
Budismo
96,4%
Islão
2,1%
Cristandade
1,3%
Outros
0,3%

Educação

O Ministério da Educação, Juventude e Desporto é responsável por estabelecer as políticas e diretrizes nacionais para a educação no Camboja. O sistema de ensino cambojano é fortemente descentralizado, com três níveis de governo, central, provincial e distrital - responsável pela sua gestão. A Constituição do Camboja promulga educação obrigatória gratuita durante nove anos, a garantia do direito universal à educação básica de qualidade.

O censo cambojano 2008 estimou que 77,6% da população era alfabetizada (85,1% dos homens e 70,9% das mulheres). Masculino idade dos jovens (15-24 anos) têm uma taxa de alfabetização de 89% em comparação com 86% para o sexo feminino.

O sistema de ensino no Camboja continua a enfrentar muitos desafios, mas durante os últimos anos, tem havido melhorias significativas, especialmente em termos de ganhos líquidos de matrículas primárias, a introdução do programa com base no orçamento, bem como o desenvolvimento de um quadro político que ajuda crianças desfavorecidas para ter acesso à educação. Muitas das universidades mais aclamados do Camboja são baseados em Phnom Penh.

Tradicionalmente, a educação no Camboja foi oferecida pelos wats (templos budistas), proporcionando assim a educação exclusivamente para a população masculina. Durante o regime do Khmer Vermelho, a educação sofreu reveses significativos.

Saúde

A qualidade da saúde no Camboja está a aumentar. A partir de 2010, o expectativa de vida é de 60 anos para os homens e 65 anos para as mulheres, uma grande melhoria desde 1999, quando a expectativa de vida média foi de 49,8 e 46,8, respectivamente. Cuidados de saúde é oferecido por ambos os profissionais públicos e privados e pesquisa descobriu que a confiança em provedores de saúde é um factor fundamental para melhorar a absorção de serviços de saúde no Camboja rural. O Governo Real do Camboja pretende aumentar a qualidade dos cuidados de saúde no país através da sensibilização para o VIH / SIDA , a malária e outras doenças. Os gastos do governo em saúde correspondeu a 5,8% do produto interno bruto do Camboja (PIB). Para turistas, é aconselhável tomar medidas preventivas como tomar medicamentos anti-maláricos e usar cremes repelentes de mosquitos. Eles estão disponíveis nas lojas de farmácias locais. Em alguns casos, os kits que incluem drogas ant-maláricos e repelente creme também estão disponíveis. Não deve ser muito de um problema se pode ser tomado estas medidas básicas.

Do Camboja taxa de mortalidade infantil diminuiu de 115 por 1.000 nascidos vivos em 1993 para 54 em 2009. No mesmo período, a taxa de mortalidade de menores de cinco diminuiu 181-115 por 1.000 nascidos vivos. Na província com piores indicadores de saúde, Ratanakiri, 22,9% das crianças morrem antes dos cinco anos.

UNICEF designou Camboja o mais terceiro país landmined no mundo, atribuindo mais de 60.000 mortes de civis e milhares mais mutilados ou feridos desde 1970 por causa das minas terrestres não detonadas deixadas para trás em áreas rurais. A maioria das vítimas são crianças pastoreando animais ou jogar nos campos. Adultos que sobrevivem muitas vezes as minas terrestres necessitam de amputação de um ou mais membros e têm de recorrer à mendicância para sobreviver. No entanto, o número de vítimas de minas diminuiu acentuadamente, passando de 800 em 2005 para menos de 400 em 2006 e 208 em 2007 (38 mortos e 170 feridos). Havia 271 minas terrestres e engenhos explosivos não detonados vítimas registradas pelo Sistema de Informações cambojano Mina / UXO Vítima em 2008, 243 em 2009 e 286 em 2010. Este aumento é parcialmente devido a dois grandes acidentes com minas anti-tanque, em 2010 - na província de Palin em Maio, e na província de Battambang em novembro - que entre eles mataram ou feriram 30 pessoas. Houve 211 mortes no total, em 2011, e as estatísticas de janeiro a junho de 2012 numerado 104. Vinte e sete por cento destas mortes ocorreram em 2011-12 em Battambang.

Cultura

A ilustração do século 19 conto deVorvong & Sorvong.
Pintura dePreah Vesondore sua família abandonada na selva

Vários fatores contribuem para a cultura cambojana incluindo o budismo Theravada, o hinduísmo , o colonialismo francês, cultura Angkorian , e globalização moderna . O cambojano Ministério da Cultura e Belas Artes é responsável pela promoção e desenvolvimento da cultura cambojana. Cultura cambojana não só inclui a cultura da maioria étnica da planície, mas também cerca de 20 tribos culturalmente distintos coloquialmente conhecido como o Khmer Loeu, um termo cunhado por Norodom Sihanouk para incentivar a unidade entre os highlanders e da planície. Cambojanos rurais usar um lenço krama que é um aspecto único de vestuário cambojana. O sampeah é uma saudação tradicional cambojana ou uma forma de mostrar respeito aos outros. Cultura Khmer, como desenvolveu e se espalhou pelo Império Khmer, tem estilos distintos de dança, arquitetura e escultura, que foram trocados com o vizinho Laos e Tailândia ao longo da história. Angkor Wat ( Angkor significa "cidade" e Wat "templo") é o mais bem preservado exemplo da arquitetura Khmer da era Angkorian juntamente com centenas de outros templos que foram descobertos e em torno da região.

Tradicionalmente, o povo Khmer tem um método único de registo das informações relativas folhas Tra. Lendas Tra livros folha registro do povo khmer, o Ramayana, a origem do budismo e outras séries livro de orações. Eles são muito cuidado e enrolado em um pano para proteger da humidade e do clima.

Bon Om Teuk (Festival de barco de corrida), o concurso anual de barco a remo, é o festival nacional cambojana mais frequentado. Realizada no final da estação chuvosa, quando o rio Mekong começa a afundar de volta aos seus níveis normais, permitindo que o rio Tonle Sap para reverter o fluxo, aproximadamente 10% da população do Camboja frequenta este evento a cada ano para jogar, dar graças à lua, assistir fogos de artifício, jantar e assistir à corrida de barcos em uma atmosfera tipo carnaval. Jogos populares incluem briga de galos, futebol e chutar uma sey, que é semelhante a um footbag. Com base no calendário solar clássica indiana e budismo Theravada, o Ano Novo cambojano é um feriado importante que ocorre em abril. Figuras artísticas mais recentes incluem cantores Sinn Sisamouth e Ros Sereysothea (e mais tarde Meng Keo Pichenda), que introduziram novos estilos musicais para o país.

Cozinha

Num Banh Chok, uma sopa de macarrão populares

O arroz é o grampo grão, como em outros países do Sudeste Asiático. Peixes dos rios Mekong e Tonle Sap é também uma parte importante da dieta. O fornecimento de pescado e produtos para a alimentação e comércio em 2000 foi de 20 quilos por pessoa ou duas onças por dia por pessoa. Alguns dos peixes pode ser feito em prahok por mais tempo de armazenamento. O cozinha do Camboja contém frutas tropicais, sopas e macarrão. Ingredientes-chave são limão kaffir , capim-limão , alho, molho de peixe, molho de soja, caril, tamarindo , gengibre, molho de ostra, leite de coco e pimenta preta . Algumas iguarias são នំបញ្ចុក (Num Bunhjok), អា ម៉ុ ក (Amok), អា ពី ង (Ah Ping).

Influência francesa na culinária cambojana inclui o curry vermelho cambojano com brindado pão baguette. As peças de baguette torradas são mergulhados no curry e comido. Red curry cambojano também é comido com arroz e aletria macarrão de arroz. Provavelmente o mais popular prato jantar fora, kuy teav, é um caldo de carne de porco macarrão de arroz com sopa de alho frito, cebolinha, cebolinha, que também pode conter várias coberturas, tais como bolas de carne, camarão, carne de porco fígado ou alface. A cozinha é relativamente desconhecido para o mundo comparada com a de seus vizinhos Tailândia e Vietnã.

Esportes

O futebol é um dos esportes mais populares, embora profissionais esportes organizados não são tão prevalente no Camboja como nos países ocidentais por causa das condições econômicas. Futebol foi trazido para o Camboja pelos franceses e tornou-se popular com os moradores. O equipa de futebol nacional Camboja gestão em quarto lugar na Copa da Ásia 1972, mas o desenvolvimento tem diminuído desde a guerra civil. Esportes ocidentais, como vôlei, bodybuilding, hóquei em campo, união do rugby, golfe e beisebol estão ganhando popularidade. O voleibol é de longe o esporte mais popular no país. Esportes nativos incluem corridas de barco tradicional, corrida de búfalo, Pradal Serey, Khmer luta tradicional e Bokator. Camboja participou pela primeira vez nos Jogos Olímpicos durante os Jogos Olímpicos de Verão de 1956 o envio de cavaleiros equestres. Cambodia também sediou os Jogos GANEFO, a alternativa para os Jogos Olímpicos, em 1960.

Dança

Khmer Dançarinos de Apsara

Dança cambojana pode ser dividido em três categorias principais: Khmer dança clássica, dança popular, danças e sociais. As origens exatas do Khmer dança clássica são contestadas. A maioria dos estudiosos nativos do Khmer traçar formas de dança moderna de volta ao tempo de Angkor , vendo semelhanças nas gravuras do templo do período, enquanto outros sustentam que os estilos de dança moderna do Khmer foram aprendidas (ou re-aprendidas) de bailarinos judiciais siameses em 1800.

Khmer dança clássica é a forma de arte performática estilizado estabelecido nas cortes reais de Cambodia exibiram tanto para entretenimento e propósitos cerimoniais. As danças são realizadas por intricada fantasiados, homens e mulheres altamente treinados em ocasiões públicas para a homenagem, invocação ou para decretar histórias tradicionais e poemas épicos, como Reamker, a versão Khmer do Ramayana . Conhecida formalmente como Robão Preah Alcance Trop ( របាំ ព្រះរាជទ្រព្យ "teatro de riqueza real") é definida como a música de um conjunto pinpeat acompanhado por um coro vocal.

Cambojana dança folclórica, frequentemente realizada para mahori música, celebra os vários grupos culturais e étnicas do Camboja. Danças folclóricas originado nas aldeias e são realizados, em sua maior parte, pelos aldeões para os moradores. Os movimentos são menos estilizado e roupa usada é a do povo os dançarinos estão retratando, tais como tribos, Chams ou agricultores. Normalmente mais acelerado do que a dança clássica, danças populares temas de exibição da "pessoa comum", tais como amor, comédia ou afastar os maus espíritos.

Danças sociais são aquelas realizadas pelos hóspedes em banquetes, festas ou outras reuniões sociais informais. Khmer danças sociais tradicionais são análogos aos de outras nações do Sudeste Asiático. Exemplos incluem o círculo dança Romvong e Romkbach bem como Saravan e Lam Leav . Danças populares ocidentais modernas, incluindo Cha-cha, Bolero, eo Madison, também influenciaram dança social cambojana.

Sinn Sisamouth

Música

Música tradicional cambojana remonta tão longe como o Império Khmer. Danças reais como a dança Apsara são ícones da cultura cambojana como são os conjuntos Mahori que os acompanham. Formas mais rurais de música incluem Capela e A Yai . O primeiro é popular entre a geração mais velha e é o mais frequentemente uma performance solo de um homem arranca uma guitarra do Camboja ( capela ), entre uma versos cappella. As letras geralmente têm tema moral ou religiosa. A Yai pode ser realizada a solo ou por um homem e uma mulher e é muitas vezes cômico na natureza. É uma forma de poesia lírica, muitas vezes cheio de duplos sentidos, que tanto pode ser scripted ou totalmente improvisada e ad-libbed. Quando cantada por um duo, o homem e as mulheres se revezam, "respondendo" do outro enigmas verso ou posando para o outro para resolver, com intervalos curtos entre os instrumentais versos. Pleng kaah (lit. "música do casamento") é um conjunto de canções e músicas tradicionais jogado tanto para entretenimento e como acompanhamento para as várias partes cerimoniais de um tradicional, dias de duração Khmer casamento.

Música popular cambojano é realizado com instrumentos de estilo ocidental ou uma mistura de instrumentos tradicionais e ocidentais. Música de dança é composta em estilos particulares de danças sociais. A música de crooner Sinn Sisamouth e Ros Sereysothea da década de 1960 para a década de 1970 é considerado como a música pop clássico do Camboja. Durante o Khmer Rouge Revolução, muitos cantores clássicos e populares das décadas de 1960 e 1970, morreu de execução, fome, ou overworkand muitos originais fitas master do período foram perdidos ou destruídos.

Na década de 1980, Keo Surath, (a refugiados reassentados nos Estados Unidos) e outros carregavam sobre o legado dos cantores clássicos, muitas vezes refazer suas canções populares. Os anos 1980 e 1990 também viu o aumento da popularidade do kantrum , um estilo de música do Khmer Surin definido para instrumentação moderna.

Internet

Como o Camboja continua a crescer, o mesmo acontece com a sua conexão com o mundo. Existem inúmeros locais onde o acesso à Internet está disponível para uso público, tais como cafés, bares, restaurantes e postos de gasolina. Modems USB e capacidades de internet em telefones celulares permitem agora que muitos cambojanos para se conectar com o mundo exterior.

Serviço de Internet em áreas metropolitanas é menos caro do que em áreas rurais. Serviço básico com 3 Mbit / s de velocidade custa R $ 12 por mês, mais o preço do aluguer de modem. Taxas de instalação e entrega em áreas rurais podem aumentar o custo. As recentes melhorias a tecnologia de conexão à Internet e concorrência resultaram em preços mais baixos.

A melhoria do acesso à Internet tem criado uma demanda por mais sites focados em Camboja. Devido à taxa de alfabetização no Camboja, a questão surge do facto de sites de Cambodia com foco precisa ser em Inglês ou Khmer. Inglês é a língua predominante da internet, ea maioria dos usuários de internet no Camboja são capazes de compreender Inglês, mas com o uso de Khmer Unicode mais sites têm a capacidade de fornecer versões de idioma khmer.

Transporte

National Highway 4
Aeroporto Internacional Siem Reap

A guerra civil e negligência severamente danificado sistema de transporte do Camboja, mas com assistência e equipamentos de outros países Camboja tem estado a actualizar as principais rodovias para os padrões internacionais e mais melhoraram muito desde 2006. A maioria das estradas principais estão agora pavimentada.

Camboja tem duas linhas ferroviárias, totalizando cerca de 612 km (380 milhas) de, um metro bitola única. As linhas correr a partir da capital para Sihanoukville, na costa sul, e de Phnom Penh a Sisophon (embora trens funcionam frequentemente apenas na medida em Battambang). A partir de 1987, apenas um trem de passageiros por semana operados entre Phnom Penh e Battambang, mas um projeto de 141 milhões dólares americanos, financiado principalmente pelo Banco Asiático de Desenvolvimento, foi iniciado para revitalizar o sistema ferroviário definhando que irá "(interligar) Camboja com um impacto industrial e centros de logística em Banguecoque e Ho Chi Minh City ".

Além da principal artéria de tráfego interprovincial conectar Phnom Penh com Sihanoukville, resurfacing um ex-estrada de terra com concreto / asfalto e implementação de cinco grandes travessias de rios por meio de pontes têm agora permanentemente ligados Phnom Penh comKoh Kong, e, portanto, há agora o acesso rodoviário ininterrupto para a vizinha Tailândia e seu vasto sistema viário.

Taxa de acidentes de viação do Camboja é alta para os padrões mundiais. Em 2004, o número de mortes em acidentes rodoviários por 10.000 veículos era dez vezes maior no Camboja do que no mundo desenvolvido, eo número de mortes na estrada dobrou nos últimos três anos.

A Cambodia Angkor Air Airbus A321

Extensas vias navegáveis ​​interiores da nação historicamente foram importantes no comércio internacional. O Mekong eo lago Tonle Sap River, seus inúmeros afluentes, eo Tonle Sap fornecida avenidas de grande comprimento, incluindo 3.700 quilômetros (2.300 milhas) navegável todo o ano por desenho embarcações de 0,6 metros (2 pés) e mais 282 km (175 milhas) navegáveis para embarcações de desenho 1,8 metros (6 pés). Camboja tem dois grandes portos, Phnom Penh e Sihanoukville, e cinco menores. Phnom Penh, localizado na junção do Bassac, o Mekong, e os rios Tonle Sap, é o único porto fluvial capaz de receber 8.000 navios toneladas durante a estação chuvosa e os navios de 5.000 toneladas durante a estação seca. Com o aumento da atividade econômica veio um aumento no uso do automóvel e motocicleta, bicicletas embora ainda predominam. "Cyclo" (como mão-me-down francês) ou ciclo-riquixás são uma opção adicional, muitas vezes utilizado pelos visitantes. Este tipo de riquixás são exclusivos para o Camboja em que o ciclista está situado atrás do banco do passageiro (s), ao contrário de ciclo-riquixás nos países vizinhos, onde o ciclista está na frente e "puxa" o transporte.

O país tem quatro aeroportos comerciais. Phnom Penh International Airport (Pochentong) em Phnom Penh é o segundo maior no Camboja. Siem Reap-Angkor Aeroporto Internacional é o maior e serve os voos mais internacionais dentro e fora do Camboja. Os outros aeroportos estão em Sihanoukville e Battambang.

Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Cambodia&oldid=559159976 "