Conteúdo verificado

Caridea

Disciplinas relacionadas: insetos, répteis e peixes

Você sabia ...

Crianças SOS tentou tornar o conteúdo mais acessível Wikipedia por esta selecção escolas. Crianças SOS é a maior doação de caridade do mundo órfãos e crianças abandonadas a chance da vida familiar.

Camarão
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Arthropoda
Subfilo: Crustáceos
Classe: Malacostraca
Ordem: Decapoda
Subordem: Pleocyemata
Infraorder: Caridea
Dana, 1852
Superfamílias

Alpheoidea
Atyoidea
Bresilioidea
Campylonotoidea
Crangonoidea
Galatheacaridoidea
Nematocarcinoidea
Oplophoroidea
Palaemonoidea
Pandaloidea
Pasiphaeoidea
Procaridoidea
Processoidea
Psalidopodoidea
Stylodactyloidea

Verdadeiros camarão está nadando, decápodes crustáceos classificadas na infraorder Caridea, encontrou extensamente em todo o mundo, tanto frescos e água salgada . Juntamente com camarões, eles são amplamente travado e cultivado para o consumo humano.

Taxonomia

Aeger, um camarão fóssil

Um número de mais ou menos alheios crustáceos compartilhar a palavra "camarão" em seu nome comum. Exemplos são o mantis camarão eo gambá ou camarão misidáceo, ambos os quais pertencem ao mesmo classe ( Malacostraca) como o verdadeiro camarão, mas constituem dois diferentes ordens dentro dele, o Stomatopoda eo Mysidacea. Triops Triops longicaudatus e cancriformis também são animais de água doce populares em aquários , e são freqüentemente chamados de camarão, embora eles pertencem, em vez de o Notostraca, um grupo completamente alheios.

Camarão são distinguidos do superficialmente semelhante camarões por a estrutura do brânquias, Há, no entanto, muita confusão entre os dois, especialmente entre os não-especialistas, e muitos camarão são chamados de "camarões" e muitos camarões são chamados de "camarão". Isto é particularmente comum em contextos culinárias. Em Sudeste da Ásia, a diferença entre camarão e camarões é baseada no tamanho, com maior camarão sendo chamados camarões.

Camarão como alimento

Um camarão cauda-on vapor

Receitas com camarão forma parte do cozinha de muitas culturas: os exemplos incluem kebabs de camarão, camarão creole, camarão gumbo, pan frito, frito, fritos. Estritamente falando, pratos contendo lagostins deve ser feita a partir da Lagostim, um crustáceo camarão-como mais intimamente relacionado com a lagosta de camarão, mas em alguns lugares é bastante comum para grande camarão para ser usado em seu lugar.

Tal como acontece com outros frutos do mar, camarão é rico em cálcio e proteína , mas pobre em energia alimentar . Uma refeição à base de camarão também é uma fonte significativa de colesterol, a partir de 7 mg a 251 mg por 100 g de camarão, dependendo do método de preparação.

Camarão seco é comumente usado como um condimento e como uma base de sopa em Cozinhas asiáticas, enquanto camarão frito é muito popular na América do Norte. Na Europa, camarão é muito popular, formando um ingrediente necessário em espanhol paella de marisco, Francês bouillabaisse, Italiano cacciucco, Português caldeirada e muitos outros pratos de frutos do mar. Camarão curry é muito popular na Ásia do Sul e Sudeste da Ásia. Eles também são encontrados em pratos caribenhos e latino, como enchiladas.

Camarão e outros crustáceos estão entre os mais comuns alérgenos alimentares. Além disso, comer camarão - ou secas ou frescas - pode levar a intoxicação por iodo.

Distinção de camarões

Embora em termos biológicos camarões são de um biológico distinto subordem dos Decapoda, em comercial agricultura e pesca do camarão e camarão termos são freqüentemente usados alternadamente. Nos países europeus, em particular o Reino Unido , o termo "camarão" é mais comumente em menus do que o termo "camarão", que é usado com mais freqüência em América do Norte . O termo "camarão" também é usado livremente para descrever qualquer grande camarão, especialmente aqueles que vêm de 15 (ou menos) para a libra (também chamado de "camarões jumbo"). Austrália e outros Commonwealth países seguem esse uso / British Europeia a um mesmo maior medida, usando a palavra "camarão" quase que exclusivamente. Uso de Paul Hogan da frase "Eu vou escorregar um camarão extra no barbie para você" em um anúncio de televisão tinha a intenção de fazer o que ele estava dizendo mais fácil para o público norte-americano de compreender, e era, portanto, uma distorção deliberada de um australiano que normalmente seria dizer.

Preparação

Preparando camarão para o consumo normalmente envolve a remoção do escudo, cauda, e "veia de areia".

Para Deshell um camarão, a cauda é realizada enquanto remove suavemente o escudo ao redor do corpo. A cauda pode ser retirado completamente neste ponto, ou permanecer ligados para fins de apresentação.

Pandalus borealis

Removendo a "veia" (a eufemismo para a tracto digestivo) pode ser referido como " deveining ", embora, de fato camarão não têm qualquer reais veias; eles têm um abrir o sistema circulatório. A "veia" pode ser removido por meio de corte superficial para baixo no sentido do comprimento da curva exterior do corpo do camarão, permitindo que o tracto digestivo em forma de tira escuro para ser removido com um utensílio pontiagudo. Como alternativa, se a cauda foi destacado, a veia pode ser beliscado no fim da cauda e tirou completamente com os dedos.

O camarão é então lavado em água fria corrente.

Camarão em aquários

Vários tipos de camarão são mantidos em casa aquários. Alguns são puramente ornamentais, enquanto outros são úteis no controlo de algas e a remoção de detritos. Camarão de água doce geralmente disponível para aquários incluem o Camarão pântano japonês (Caridina multidentata, também chamado de "camarão Amano", como seu uso em aquários foi lançada pela Takashi Amano), camarão cereja (Neocaridina heteropoda), e fantasma ou vidro camarão ( Palaemonetes spp.). Camarão de água salgada populares incluem o camarão limpador Lysmata amboinensis, o camarão fogo (Lysmata debelius) eo camarão arlequim (Hymenocera picta).

Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Caridea&oldid=190985157 "