Conteúdo verificado

Carl Lewis

Assuntos Relacionados: Esportes e Jogos pessoas

Sobre este escolas selecção Wikipedia

SOS acredita que a educação dá uma chance melhor na vida de crianças no mundo em desenvolvimento também. Você quer saber sobre o patrocínio? Veja www.sponsorachild.org.uk

Carl Lewis
Save The World Awards 2009 show06 - Carl Lewis.jpg
Carl Lewis no Save The World Awards em julho de 2009
Informações pessoais
Nome completo Frederick Carlton Lewis
Nacionalidade Americana
Nascido (1961/07/01) 01 de julho de 1961
Birmingham, Alabama, Estados Unidos
Residência Houston , Texas, EUA
Altura 1,91 m (6 pés 3 pol)
Peso 81 kg (180 lb; 12,8 st)
Esporte
País Estados Unidos EUA
Esporte Atletismo
Evento (s) 100 metros, 200 metros, salto em distância
Equipe da faculdade Universidade de Houston
Clube Santa Monica Track Club
Aposentado 1997
Carl Lewis como um atleta no Universidade de Houston
Carl Lewis

Frederick Carlton "Carl" Lewis (nascido em 01 de julho de 1961) é um ex-atleta do atletismo americano e das Nações Unidas Embaixadora da Boa Vontade, que ganhou 10 Olímpicos medalhas, incluindo nove de ouro, e 10 Campeonatos do Mundo medalhas, incluindo oito de ouro. Sua carreira mediu a partir de 1979, quando ele primeiro alcançou um ranking mundial de 1996, quando ele venceu pela última vez um título olímpico e, posteriormente, se aposentou. Lewis se tornou um ator e já apareceu em vários filmes.

Lewis era um velocista e saltador dominante que liderou o ranking mundial no 100 m, 200 m e eventos salto em distância com freqüência a partir de 1981 para o início de 1990, foi nomeado Atleta do Ano pela Track & Field News em 1982, 1983, e 1984, e conjunto recordes mundiais nos 100 m, 4 × 100 m e 200 m × 4 relés. Sua recorde mundial no salto em comprimento interior está ali desde 1984 e seus 65 vitórias consecutivas no salto em distância alcançada em um período de 10 anos é uma das faixas mais longa invicto do esporte. Ao longo de sua carreira atletismo, Lewis quebrou 10 segundo para os 100 metros 15 vezes e 20 segundos para os 200 metros 10 vezes.

Suas realizações levaram a inúmeros prêmios, incluindo o ser eleito o "Esportista do Século" pela Comitê Olímpico Internacional e que está sendo chamado de "olímpico do Século" pela revista esportiva americana Sports Illustrated. Ele também ajudou a transformar a pista e campo do seu estatuto de amador nominal ao seu estatuto profissional atual, permitindo que os atletas a terem carreiras mais lucrativas e mais duradouros. Em 2011 ele tentou concorrer a uma vaga como um Democrata na New Jersey Senado, mas foi removido do escrutínio, devido à exigência de residência do estado. Lewis é dono de uma empresa de marketing e branding chamado CLEG, que comercializa e marcas de produtos e serviços, incluindo o seu próprio.

Athletic carreira

Início da vida e emergência como um atleta de competição

Frederick Carlton Lewis nasceu em Birmingham, Alabama, em 1 de Julho de 1961, o filho de William e Evelyn Lewis. O casal passou um clube de atletismo local que forneceu uma influência crucial em ambos Carl e sua irmã, Carol. Aos 13 anos, Lewis começou a competir na salto em comprimento, e ele emergiu como um atleta promissor enquanto participava Willingboro High School, em sua cidade natal, Willingboro Township, New Jersey. Como um júnior, ele foi um dos melhores saltadores de distância em Nova Jersey, e por seu último ano, ele foi um dos melhores saltadores de distância do mundo. Lewis foi inicialmente treinado por seu pai, que treinou outros atletas locais para a categoria elite, incluindo Tom Farrell, um corredor e eventual medalhista olímpico júnior e sub-4 minutos miler local. Muitas faculdades tentou recrutar Lewis, e ele escolheu para se inscrever no Universidade de Houston, onde Tom Tellez foi treinador. Tellez seria, posteriormente, permanecer treinador Lewis 'para toda a sua carreira. Dias depois de terminar o colegial em 1979, Lewis quebrou o ensino médio registro salto em comprimento com um salto de 8,13 m (26 ft 8 in).

Lewis imediatamente decidiu fazer uma vida fora de suas habilidades atléticas, apesar de pista e campo era nominalmente um esporte amador. Após a reunião Tellez, pela primeira vez depois de chegar ao Universidade de Houston, no outono de 1979, Lewis disse: "Eu quero ser um milionário e eu não quero nunca mais um trabalho real." No final do ano, Lewis conseguiu seu primeiro ranking mundial como tabulados por Track and Field News, um publicação americana e auto-descrito "Bíblia do Sport." Ele era quinto no mundo no salto em distância. (Todas as referências do ranking subsequentes estão de acordo com Track and Field News.)

Lewis classificou para a equipe americana para o 1980 Jogos Olímpicos no salto em distância e como um membro da equipe de m revezamento 4 × 100. Embora seu foco estava no salto em comprimento, ele estava agora a começar a emergir como um talento sprint. O Boicote olímpico significava que Lewis não competir em Moscou. No entanto, ele fez competir no Liberty Bell clássico em julho de 1980, um encontro alternativo para boicotar as nações. Ele saltou 7,77 m lá por uma medalha de Bronze, e da American 4 × 100 m revezamento ganhou o ouro com um tempo de 38.61 segundos. No final do ano, Lewis ficou em sexto no mundo no salto em distância e sétimo nos 100 m.

Descoberta em 1981 e 1982

Em 1981, Lewis começou a emergir como um velocista dominante e salto em comprimento.

No início de 1981, Lewis 'melhor salto em comprimento legal era o seu recorde do ensino médio de 1979. Em 20 de junho, Lewis melhorou o seu recorde pessoal por quase meio metro saltando 8,62 m (28 ft 3 in) no TAC Championships quando ainda era adolescente. O salto fez Lewis o número dois do jumper longo da história, atrás apenas Bob Beamon, eo titular do registro de baixa altitude.

Enquanto marcas definidas no ar rarefeito de alta altitude são elegíveis para recordes mundiais, alguns puristas sentir que há alguma "mancha" para a assistência que dá altitude para atletas na corrida e eventos de salto. Lewis estava determinado a definir seus registros em locais do nível do mar para evitar este "mancha". Em resposta a uma pergunta sobre a sua pular uma competição 1982 salto em altitude, ele disse: "Eu quero o registro e eu pretendo obtê-lo, mas não em altitude. Eu não quero que «(A) '[para a altitude] após a marca." Quando ele ganhou destaque no início de 1980, os registros de sprint todos os homens existentes e o registro do salto longo tinha sido definido no alta altitude da Cidade do México .

Também em 1981, tornou-se o mais rápido Lewis 100 m corredor no mundo. Sua relativamente modesto melhor de 1979 (10,67 s) melhorou para um mundo de classe 10,21 no ano seguinte. Mas 1981 viu-o correr 10,00 s na Conferência Southwest Championships em Dallas em 16 de maio, uma vez que foi o terceiro mais rápido da história e ficou como o registro de baixa altitude. Pela primeira vez, Lewis foi classificada como número um do mundo, tanto no 100m e salto em distância. Ele ganhou seu primeiro de seis Associação títulos National Collegiate Athletic (NCAA) para o University of Houston e ganhou seus primeiros títulos nacionais nos 100 metros e salto em comprimento. Além disso, ele ganhou o James E. Sullivan Award como o atleta amador top nos Estados Unidos. Sua perda de Larry Myricks no Campeonato Indoor TAC em Fevereiro iria ficar como sua última derrota no salto em distância por mais de uma década.

Desde que era raro para um atleta para competir e dominar tanto uma faixa e um evento de campo, as comparações foram feitas para Jesse Owens , que dominou de sprint e salto em comprimento eventos na década de 1930.

Em 1982, Lewis continuou seu domínio, e pela primeira vez, parecia que alguém poderia desafiar Recorde mundial de Bob Beamon de 8,90 m no salto em distância definida no Olimpíada de 1968, uma marca muitas vezes descrita como uma das maiores conquistas esportivas nunca. Antes de Lewis, 28 pés [8,53 m] tinham sido ultrapassados em duas ocasiões por duas pessoas: Beamon e 1980 campeão olímpico Lutz Dombrowski. Durante 1982, Lewis limpou 8,53 m cinco vezes ao ar livre, duas vezes mais dentro de casa, indo tão longe como 8,76 m (28 ft 9 in) em Indianapolis em 24 de julho Ele também correu 10,00 s nos 100 m, o tempo mais rápido do mundo, igualando o seu recorde de baixa altitude a partir de 1981. Ele alcançou seus 10,00 s cronometrar o mesmo fim de semana ele saltou 8,61 m duas vezes, e no dia em que gravou seu novo recorde de baixa altitude 8,76 m no Indianapolis, ele tinha três faltas com o dedo do pé quase sobre a placa, dois dos quais pareciam ultrapassar o recorde de Beamon, o terceiro que vários observadores disseram que chegaram a 30 pés (cerca de 9,15 m). Alguns dizem Lewis deveria ter sido creditado com estabelecendo um recorde mundial com esse salto, alegando a faixa funcionários mal interpretado as regras sobre faltas.

Ele repetiu o número um do ranking nos 100 metros e salto em comprimento, e está classificado número seis nos 200 m. Além disso, ele foi nomeado Atleta do Ano pela Track and Field News. De 1981 até 1992, Lewis liderou Classificação seis vezes a 100 m (sete se 1.987 topo do ranking de Ben Johnson é ignorado), e classificado como não inferior a terceira. Sua posição dominante no salto em distância foi ainda maior, como ele chegou à classificação nove vezes durante o mesmo período, e ficou em segundo lugar nos outros anos.

1983 e os Campeonatos do Mundo inaugural

Pela primeira vez, o Associação Internacional de Federações de Atletismo (IAAF), o órgão dirigente do atletismo, organizou uma Campeonatos Mundiais, um evento que viria a ser um dos maiores eventos esportivos do ano em todo o mundo. Os campeonatos ostentava um número então recorde de países participantes para um evento esportivo (154), mais do que até mesmo os Jogos Olímpicos, que tinha sido atormentado por boicotes politicamente motivados em suas duas celebrações anteriores e que sofrem um outro em 1984.

No Campeonato Mundial, principal rival Lewis 'no salto em distância foi previsto para ser o último homem que vencê-lo: Larry Myricks. Mas, embora Myricks tinha juntado Lewis em superar 28 pés [8,53 m] no ano anterior, ele não conseguiu se classificar para a equipe americana, e Lewis ganhou em Helsínquia com relativa facilidade. Seu salto vencedor de 8,55 m derrotou medalhista de prata Jason Grimes por 26 cm.

Ele também ganhou o 100 m com relativa facilidade. Lá, Calvin Smith que tinha no início desse ano estabeleceu um novo recorde mundial nos 100 m em altitude com um desempenho 9,93 s, foi batido sadia por Lewis 10,07 s para 10,21 s. Smith ganhou o título de 200 m, um evento que Lewis não tinha entrado, mas mesmo lá estava ele, em parte, Lewis 'sombra como Lewis havia estabelecido um recorde americano, nesse caso, no início daquele ano. Ele ganhou os 200 m 19 de junho no Campeonato TAC / Mobil em 19,75 s, o segundo melhor tempo da história eo registro de baixa altitude, apenas 0,03 s atrás 1979 marca de Pietro Mennea. Observadores aqui notar que Lewis provavelmente poderia ter quebrado o recorde mundial, se ele não facilitar fora nos metros finais para levantar os braços em comemoração. ver o final da corrida neste vídeo. Por fim, Lewis correu a âncora no m revezamento 4 × 100, vencendo em 37,86 s, um novo recorde mundial eo primeiro na carreira de Lewis.

Lewis anos de melhores performances nos 100 metros e salto em comprimento não estavam no Campeonato Mundial, mas pelo outro se reúne. Ele se tornou a primeira pessoa a executar um sub-10 segundo 100 m em baixa altitude com um clock em 9.97 s Modesto Maio 14. Seu ouro no Campeonato Mundial e seus outros tempos rápidos valeu-lhe o número um do ranking no mundo naquele ano, apesar do recorde mundial da Calvin Smith. No Campeonato TAC em 19 de junho, ele estabeleceu um novo recorde de baixa altitude no salto em comprimento, 8,79 m, e ganhou o mundo número um do ranking nesse evento. Ele foi classificado como número dois nos 200 m, apesar de seu recorde de baixa altitude de 19,75 s, como Smith tinha ganhou o ouro em Helsínquia e títulos conquistados geralmente superam marcas estabelecidas para os rankers na Track and Field News. Lewis foi novamente nomeado Atleta do Ano pela revista.

1984 Jogos Olímpicos ea busca para igualar Jesse Owens

Carl Lewis nos Jogos Olímpicos de 1984

Lewis foi uma das maiores celebridades esportivos do mundo até o início do ano de 1984, mas devido a controlar e perfil relativamente baixo de campo nos Estados Unidos, Lewis não era tão bem conhecido lá. O 1984 Jogos Olímpicos em Los Angeles faria Lewis um nome familiar na América.

Lewis e agente Joe Douglas, fundador e gerente da Santa Monica Track Club de que Lewis era um membro, freqüentemente discutido seu desejo de corresponder Jesse Owens façanha de ganhar quatro medalhas de ouro em um único Jogos Olímpicos "e" cash in "depois com os contratos publicitários lucrativos que certamente viriam a seguir. Como se viu, o antigo se mostrou muito mais facilmente conseguido do que o último, pelo menos na América.

Lewis começou sua busca para corresponder Owens com uma vitória convincente nos 100m, correndo 9,99 s para derrotar com folga seu concorrente mais próximo, o colega americano Sam Graddy, por .20s. Em seu próximo evento, o salto em comprimento, Lewis ganhou com relativa facilidade. Mas sua abordagem para vencer este evento amarradão controvérsia, mesmo como observadores experientes concordaram sua abordagem era a correta. Desde Lewis ainda tinha eliminatórias e as finais no 200m e revezamento 4 × 100m para competir, ele optou por ter o menor número de saltos que for necessário para ganhar o evento. Ele arriscou lesão nas condições frias do dia se ele over-extended si mesmo, e seu objetivo final a ganhar quatro medalhas de ouro pode estar em risco. Seu primeiro salto em 8.54m era, ele sabia, suficiente para vencer o evento. Ele deu mais um salto, uma falta, então passou os restantes quatro saltos atribuídas. Ele venceu com folga ouro, como medalhista de prata Gary mel de melhor salto da Austrália era 8,24 m. Mas o público foi geralmente desconhecem os meandros do esporte e tinha sido repetidamente dito pela mídia de busca Lewis 'para superar o lendário recorde do salto longo de Bob Beamon de 8,90 m. O próprio Lewis havia afirmado muitas vezes que era um objetivo de sua ultrapassar a marca. Um anúncio de televisão com Beamon apareceu antes da final, que caracteriza o provérbio-detentor do recorde, "Eu espero que você faça isso, garoto." Então, quando Lewis decidiu não fazer mais tentativas para tentar quebrar o recorde, ele foi duramente vaiado. Quando perguntado sobre essas vaias, Lewis disse: "Eu fiquei chocado com o primeiro. Mas depois eu pensei sobre isso, eu percebi que eles estavam vaiando porque queriam ver mais de Carl Lewis. Eu acho que é lisonjeiro."

Sua terceira medalha de ouro veio nos 200 m, onde ele voltou a vencer com folga em um tempo de 19,80 s, um novo recorde olímpico e o terceiro melhor tempo na história. Finalmente, ele ganhou o seu quarto ouro quando a equipe de revezamento 4 × 100 m ele ancorou acabado em um tempo de 37,83 s, um novo recorde mundial superando o recorde que ele ajudou a definir o ano antes no Campeonato Mundial.

Falta de avais e percepção pública

Lewis tinha conseguido o que ele tinha a intenção de fazer. Ele havia combinado façanha lendário Jesse Owens 'de ganhar quatro medalhas de ouro no Olimpíadas de 1936, e que ele tinha feito com relativa facilidade. No entanto, Lewis tinha esperado também para ganhar negócios muito lucrativos, mas poucos se qualquer foram divulgados na América. A longa controvérsia salto foi uma das razões. E, conduta auto-congratulatório Lewis 'não impressionam várias outras estrelas da trilha. "Ele esfrega-lo em demasia", disse Edwin Moses, duas vezes medalhista de ouro olímpico nos 400 m com barreiras. "Um pouco de humildade está em ordem. Isso é o que Carl não tem." Além disso, o agente de Lewis 'Joe Douglas comparou-o a estrela pop Michael Jackson , uma comparação que não ir mais além. Douglas disse que foi citado de forma imprecisa, mas a impressão de que Lewis era indiferente e egoísta estava firmemente plantada na percepção do público até o final dos Jogos Olímpicos de 1984.

Além disso, rumores no momento em que Lewis era gay circulou e, embora Lewis negou os rumores, eles provavelmente prejudicou sua comercialização também. Olhar de Lewis nos Jogos, com um corte de cabelo e roupas flattop flamboyant, adicionou combustível para os relatórios. "Não importa o que a sexualidade de Carl Lewis é," saltador em altura Dwight Pedras disse. " Madison Avenue percebe-o como homossexual ". Coca-Cola tinha oferecido um negócio lucrativo para Lewis antes dos Jogos Olímpicos, mas Lewis e Douglas transformou-o para baixo, confiante de que Lewis seria vale mais depois dos Jogos Olímpicos. Mas Coke rescindiu a oferta após os Jogos. Nike teve Lewis sob contrato já há vários anos, apesar de dúvidas sobre como isso afetou seu estatuto de amador, e ele estava aparecendo em anúncios de televisão da Nike, na cópia, e em outdoors. Depois dos Jogos e enfrentados nova imagem negativa Lewis 'com, Nike caiu dele. "Se você é um atleta masculino, eu acho que o público americano quer que você olhar machista", disse Don Coleman, um representante Nike. "Eles começaram a procurar maneiras de se livrar de mim", disse Lewis. "Toda a gente não estava tão assustada e tão cínico que não sabiam o que fazer." (Lewis e Nike, eventualmente, se separaram, e Lewis assinou um contrato de patrocínio com Mizuno.) O próprio Lewis iria colocar a culpa em algum relato impreciso, especialmente o "Carl contusão", como ele dizia, tipificado por um artigo Sports Illustrated antes dos Jogos Olímpicos.

No final do ano, Lewis conquistou novamente o topo do ranking nos 100 m e salto em distância e, adicionalmente, foi classificada como número um nos 200 m. E pelo terceiro ano consecutivo, ele foi premiado com o Atleta do título do ano por Track & Field News. Lewis foi redigido na 10ª rodada do 1984 NBA Draft pelo Chicago Bulls (o projecto de onde os touros selecionados Michael Jordan com a escolha número 3), mas não jogou um jogo da NBA. Ele também foi redigido na 12ª rodada do 1984 NFL Draft pelo Dallas Cowboys como um receptor de largura, mas não foi assinado.

Ben Johnson surge como um challenger

Após os Jogos Olímpicos de Los Angeles, Lewis continuou a dominar atletismo, especialmente no salto em distância, um evento que ele não iria perder por mais sete anos, mas outros começaram a desafiar seu domínio nos 100 m sprint. Seu recorde de baixa altitude havia sido superado pelo compatriota norte-americano Mel Lattany com um tempo de 9,96 s, pouco antes do Jogos Olímpicos de 1984, mas o seu maior adversário viria a ser canadense Ben Johnson, medalhista de bronze atrás de Lewis nos Jogos Olímpicos de 1984. Johnson iria bater Lewis uma vez em 1985, mas Lewis também perdeu para os outros, ao ganhar a maioria de suas corridas. Lewis manteve o seu número um ranking esse ano; Johnson colocaria segundo. Em 1986, Johnson vencido Lewis convincente no Goodwill Games em Moscou, marcando um novo recorde de baixa altitude de 9,95 s. No final do ano, Johnson foi classificada como número um, enquanto Lewis caiu para o número três depois de ter perdido mais corridas do que ele venceu. Ele até parecia vulnerável no salto em distância, um evento que não perdeu em 1986, ou no ano anterior, embora ele competiu com moderação. Lewis terminou-se em segundo lugar atrás de Soviética Robert Emmiyan, que teve o mais longo salto legal do ano em 8,61 m.

1987 Campeonato do Mundo

O 1987 Campeonato Mundial de Atletismo em Roma viu Lewis recuperar a forma que tinha em 1984, embora ele perdeu a maior corrida do ano para Johnson.

Para se concentrar em seu evento mais forte, o salto em comprimento, Lewis pulou a 200 m e fez-se a tomar todas as suas tentativas. Esta foi a não responder os críticos da controvérsia 1984 salto em distância; isso foi porque segundo 29 pés longa-ligação em ponte da história estava no campo. Robert Emmiyan saltou 8,86 m (29 pés) a 1 em altitude em maio, apenas quatro centímetros do recorde de Bob Beamon. Mas Emmiyan de melhor foi um 8,53 m salto naquele dia, segundo a de Lewis 8,67 m. Lewis limpou 8,60 m quatro vezes. No m revezamento 4 × 100, Lewis ancorado a equipe medalha de ouro com o tempo de 37,90 s, o terceiro mais rápido de todos os tempos.

O evento, que foi mais falado e que causou a maior parte do drama foi a 100 m final. Johnson tinha executado em 10,00 s três vezes naquele ano antes de Roma, enquanto Lewis não tinha conseguido ficar sob a barreira 10,00 s em tudo. Mas Lewis parecia forte nas eliminatórias do 100 m, estabelecendo um recorde do campeonato na semi-final, enquanto correndo em um vento com um 10,03 s esforço. No final, no entanto, Johnson venceu com um tempo que surpreendeu observadores: 9,83 s, um novo recorde mundial. Lewis, em segundo lugar com 9,93 s, tinha amarrado o recorde mundial existente, mas que não foi suficiente.

Enquanto Johnson basked na glória de sua realização, Lewis começou a explicar sua derrota. Ele primeiro afirmou que Johnson tinha falso-iniciado, então ele fez alusão a um vírus estomacal que o havia enfraquecido e, finalmente, sem citar nomes, disse que "Há uma grande quantidade de pessoas que vêm do nada. Eu não acho que eles estão fazendo isso sem drogas. "Ele acrescentou:" Eu poderia correr 9.8 ou mais rápido nos 100 metros se eu poderia saltar para drogas de imediato. "Este foi o início do chamado Lewis 'sobre o esporte de pista e campo para eliminar o uso ilegal de substâncias dopantes. Os cínicos observou que o problema havia sido no esporte por muitos anos, e isso só se tornou um motivo de Lewis uma vez que ele foi realmente derrotado. Em resposta às acusações, Johnson respondeu: "Quando Carl Lewis estava ganhando tudo, eu nunca disse uma palavra contra ele. E quando o próximo cara vem e me bate, eu não vou reclamar sobre o que quer".

Os Jogos Olímpicos de 1988

Lewis não só perdeu o confronto mais divulgado no atletismo em 1987, ele também perdeu seu pai. Quando William McKinley Lewis Jr. morreu, Lewis colocou a medalha de ouro que ganhou para os 100 m em 1984 em sua mão para ser enterrado com ele. "Não se preocupe", disse sua mãe. "Eu vou começar outro." Lewis se referiu várias vezes a seu pai como um fator motivador para a temporada de 1988. "Muita coisa aconteceu comigo no ano passado, especialmente a morte do meu pai. Isso fez com que eu me reeducar a ser o melhor que possivelmente pode ser nesta temporada ", disse ele, depois de derrotar Johnson em Zürich 17 de agosto.

A derrota da Johnson pouco antes dos Jogos Olímpicos era parte de um jogo rancor de um ano entre os dois atletas. O acampamento Johnson tinha raiva defendeu sua estrela contra (em última análise, correctas) acusações de drogas de Lewis, mas eles também se esforçavam para preparar Johnson depois que ele sofreu uma lesão muscular durante a temporada indoor. Quando Lewis Johnson derrotado em sua primeira reunião desde Campeonatos Mundiais de Roma, o drama para os Jogos Olímpicos só aumentou. Lewis tinha corrido 9,93 s, ao mesmo tempo, ele correu ao terminar em segundo a Johnson no ano anterior. Johnson correu 10,00 s, indicando que ele estava se recuperando de sua lesão, mas não respondendo à questão de saber se ele estaria pronto para a final olímpica um pouco mais de um mês afastado.

O 100 m final no Jogos Olímpicos de Verão de 1988 foi um dos mais sensacionais histórias dos esportes do ano e seu desfecho dramático classificaria como um dos mais infames histórias de esportes do século. Johnson ganhou em 9,79 s, um novo recorde mundial, enquanto Lewis estabeleceu um novo recorde americano com 9,92 s. Três dias depois, Johnson testou positivo para esteróides, sua medalha foi tirado e Lewis foi premiado com ouro e creditado com um novo recorde olímpico.

No salto em distância, Robert Emmiyan retirou-se da competição citando uma lesão, e principais adversários de Lewis foram estrela em ascensão salto em comprimento americana Mike Powell e rival de longa data Larry Myricks. Lewis saltou 8,72 m, uma baixa altitude Olímpico melhor, e nenhum dos seus concorrentes poderia igualá-la. Os norte-americanos varreu as medalhas no evento pela primeira vez em 84 anos. Nos 200 m, Lewis passou por debaixo de seu recorde olímpico de 1984, em execução 19,79 s, mas fê-lo em segundo lugar para Joe DeLoach, que afirmou que o novo recorde e ouro olímpico em 19,75 s. No evento final ele entrou, o relé 4 m × 100, Lewis nunca fez para a faixa como os americanos se atrapalhou uma troca em um calor e foram desqualificados.

A honra subseqüente iria seguir: Lewis finalmente, foi creditado com o recorde mundial de 100 m para os 9,92 s Ele correu em Seul. Embora 9,79 s de tempo de Ben Johnson nunca foi ratificado como um recorde mundial, os 9,83 s ele correu no ano anterior era. No entanto, na precipitação ao escândalo de esteróides, um inquérito foi chamado no Canadá em que Johnson admitiu sob juramento para o uso de esteróides de longa data. O IAAF posteriormente despojado Johnson de seu recorde e medalha de ouro dos Campeonatos do Mundo. Lewis foi considerado detentor do recorde do mundo por seu desempenho olímpico 1988 e declarado o Campeão do Mundo de 1987 100 m. A IAAF também declarou que Lewis também tinha, portanto, duas vezes amarrado a "verdadeira" recorde mundial (9,93 s) para o seu desempenho Campeonato do Mundo de 1987, e novamente em 1988 na Zürich meet onde derrotou Johnson. No entanto, esses tempos nunca foram ratificados como registros. A partir de 01 de janeiro de 1990, Lewis foi o detentor do recorde mundial nos 100 m. O registro não durou muito tempo, como o colega americano e University of Houston companheiro de equipe Leroy Burrell corri 9,90 s em 14 de Junho de 1991, para quebrar a marca de Lewis. Lewis também perdeu sua classificação como número um sprinter em 1989 e 1990, embora ainda permanecendo invicto no salto em distância.

Os 1991 campeonatos do mundo: os grandes performances de Lewis

Tóquio foi o palco para a 1991 Campeonato Mundial. No 100 m final, Lewis enfrentou os dois homens que classifica o número um do mundo nos últimos dois anos: Burrell e jamaicano Raymond Stewart. No que seria o mais profundo de 100 metros de corrida nunca para aquela época, com seis homens terminando em menos de dez segundos, Lewis não só derrotou os seus adversários, ele recuperou o recorde mundial com um clock de 9,86 s. Embora anteriormente um recordista mundial neste evento, esta foi a primeira vez que ele tinha cruzado a linha com "WR" ao lado de seu nome nas telas de televisão gigantes, ea primeira vez que ele pudesse saborear sua conquista no momento em que ocorreu. Ele poderia ser visto com lágrimas nos olhos depois. "A melhor corrida da minha vida", disse Lewis. "A melhor técnica, o mais rápido. E eu fiz isso em trinta anos." Recorde mundial de Lewis iria ficar por quase três anos. Lewis adicionalmente ancorado a equipe m revezamento 4 × 100 para outro recorde mundial, 37,50 s, pela terceira vez naquele ano, ele havia ancorado um esquadrão m 4 x 100 a um recorde mundial.

Salto em comprimento confronto contra Powell

O Campeonato Mundial de 1991 são talvez mais lembrado para a final do salto longo, considerado por alguns de ter sido uma das maiores competições sempre em qualquer esporte.

Lewis estava contra seu principal rival dos últimos anos, Mike Powell, medalhista de prata na prova do 1988 Jogos Olímpicos e ao topo do ranking saltador de 1990. Lewis tinha naquele momento não perdeu uma competição salto em comprimento em uma década, vencendo 65 atende consecutivo. Powell tinha sido incapaz de derrotar Lewis, apesar de, por vezes, colocar em saltos perto de território recorde mundial, apenas para vê-los governou faltas. Ou, como com outros concorrentes, como Larry Myricks, colocando em saltos que o próprio Lewis havia apenas raramente ultrapassaram, só para ver Lewis ultrapassá-los em sua próxima tentativa ou final. Primeiro salto de Lewis foi 8,68 m (28 pés, 5 ¾ polegadas), um recorde do Campeonato do Mundo, e uma marca superado por apenas três outros ao lado de Lewis de todos os tempos. Powell, pulando primeiro, tinha falhado na primeira rodada, mas saltou 8,54 m para reivindicar o segundo lugar na segunda rodada. Myricks também estava na competição, mas ele não desafiou os líderes.

Lewis saltou 8,83 m (28-11½), um salto auxiliado pelo vento, na terceira rodada, uma marca que teria vencido todas as competições salto longo na história salvar dois. Powell respondeu com uma longa falta, estimado em cerca de 8,80 m. De Lewis próximo salto fez história: O primeiro salto sempre para além de Bob Beamon registro. O medidor de vento indicou que era um salto auxiliado pelo vento, por isso não poderia ser considerado um recorde, mas ainda contaria na competição. 8,91 m (29-2¾) foi o maior salto já sob qualquer condição. Agora, apenas uma recorde mundial poderia derrotar Lewis.

Na próxima rodada, Powell respondeu. Seu salto foi medida como 8,95 m (29-4½); Neste momento, seu salto não era uma falta, e com uma medição de calibre de vento de 0,3 m / s, bem dentro do permitido legal para um registro. Powell não só tinha saltado quatro centímetros mais longe do que Lewis, que tinha eclipsado a 23-year-old marca estabelecida por Bob Beamon e feito em baixa altitude.

Lewis ainda tinha dois saltos para a esquerda, se ele estivesse agora não mais perseguir Beamon, mas Powell. Ele saltou 8,87 m (29-1¼), que era uma nova condições de vento legais melhor pessoais ao abrigo, em seguida, um salto final de 8,84 m (29-0). Assim, ele perdeu sua primeira competição salto em comprimento em uma década. 8,95 m de Powell e finais dois saltos de Lewis ainda estão de pé a partir de outubro de 2011 como o início de três baixa altitude salta sempre. O mais longe que alguém tenha saltado uma vez em condições legais é 8,74 m.

Reação de Lewis para o que era uma das maiores competições de sempre no desporto foi a de oferecer reconhecimento da realização de Powell. "Ele só fez isso", disse Lewis de salto vencedor de Powell. "Foi tão perto, e foi o melhor de sua vida." Powell fez saltar o mais longe ou mais longe em duas ocasiões posteriores, embora ambos foram saltos auxiliado pelo vento em altitude: 8,99 m em 1992 e 8,95 m em 1994. melhores resultados subseqüentes de Lewis eram dois saltos auxiliado pelo vento em 8,72 m, 8,68 m e um em condições legais, enquanto nas fases de qualificação nos Jogos Olímpicos de Barcelona.

Em referência aos seus esforços no Campeonato Mundial 1991, Lewis disse: "Este foi o maior encontro que eu já tive." Track and Field Notícias estava preparado para ir ainda mais longe do que isso, o que sugere que, depois destas Championships, "It tinha-se tornado difícil argumentar que ele não é o maior atleta de sempre a pôr os pés na pista ou no campo. "

1991 excelentes resultados de Lewis ganhou o ABC Wide World of Sports Atleta do Ano, prêmio que ele dividia com a ginástica estrela Kim Zmeskal.

Os Jogos Olímpicos de 1992 e 1993 Campeonato do Mundo

Após as alturas alcançadas em 1991, Lewis começou a perder a sua posição dominante em ambos os sprints e salto em distância. Embora ele ancorou um recorde mundial de 1: 19.11 na funcionam raramente 4 × 200 m revezamento com a Santa Monica Track Club no início de 1992, ele não conseguiu se classificar para a equipe olímpica nos 100 m ou 200 m. Na última corrida, ele terminou em quarto lugar nas Olimpíadas atrás de estrela em ascensão Michael Johnson, que estabeleceu um recorde pessoal de 19,79 s. Foi a primeira vez que os dois nunca se encontraram na pista. Lewis fez, no entanto, qualificar-se para o salto em comprimento, terminando em segundo atrás de Powell, e era elegível para a equipe m revezamento 4 × 100.

No Jogos Olímpicos de 1992 em Barcelona, Lewis saltou 8,67 m na primeira rodada do salto em comprimento, batendo Powell que fez uma última rodada 8,64 m. No m revezamento 4 × 100, Lewis ancorado outro recorde mundial, em 37,40 s, uma vez que ficou por 16 anos. Ele cobriu a etapa final em 8,85 segundo, o mais rápido registrado oficialmente âncora perna nunca até ultrapassado por Asafa Powell em 2007, com 8,84.

Lewis competiu no 4 Campeonato Mundial de Stuttgart em 1993, mas terminou em quarto lugar nos 100 m, e não competiu no salto em distância. Ele, no entanto, ganhar sua primeira medalha de Campeonato Mundial nos 200 m, um bronze com seu desempenho 19,99 s. Essa medalha viria a ser sua última medalha olímpica Campeonato Mundial ou em um evento de corrida. Lesões mantido em grande parte fora dos gramados por Lewis próximos anos, então ele fez um retorno para a temporada de 1996.

Os Jogos Olímpicos de 1996

Lewis classificou para a equipe olímpica americana, pela quinta vez no salto em distância, a única vez que um homem americano tem feito isso. No 1996 Jogos Olímpicos de Atlanta, lesões recordista mundial Mike Powell e líder de longa ponte do mundo, Iván Pedroso, afetado suas performances. Lewis, por outro lado, estava em boa forma. Embora ele não se encontraram performances passadas, seu salto na terceira rodada de 8,50 m ganhou o ouro por 21 cm acima do segundo-lugar James Beckford da Jamaica . Ele tornou-se um dos três únicos atletas olímpicos a vencer a mesma prova individual quatro vezes, juntando-se dinamarquesa marinheiro Paul e ELVSTROM lançador de disco Al Oerter dos Estados Unidos. Além disso, nove medalhas de ouro Lewis amarrá-lo para segundo no lista de vários medalhistas de ouro olímpicos com Paavo Nurmi, Larisa Latynina e Mark Spitz, atrás nadador americano Michael Phelps.

Salto 8,50 metros de Lewis foi também declarado oficialmente amarrado com Larry Myricks pela registro de mestres para o grupo de 35-39 anos.

Controvérsia atingido quando, como Track and Field Notícias colocá-lo, "a atitude de Lewis em todo o relé treta alguns dias mais tarde serviu apenas para tomar o brilho de seu ouro final." Depois inesperado salto em comprimento ouro Lewis, observou-se que ele poderia se tornar o atleta com mais medalhas de ouro olímpicas, se ele entrou na equipe m revezamento 4 × 100. Qualquer membro do atletismo equipe masculina americana Olímpicos poderiam ser usados, mesmo que eles não tinham qualificado para a prova de revezamento. Lewis disse: "Se eles me perguntaram, eu executá-lo em um segundo. Mas eles não me pediram para executá-lo. "Ele ainda sugeriu no Larry King Live que os telespectadores telefonar para o Comitê Olímpico dos Estados Unidos de pesar sobre a situação. Lewis tinha pulado o campo de treinamento relé obrigatório e exigido para executar a perna âncora, que acrescentou ao debate. A decisão final foi a de não adicionar Lewis para a equipe. Treinador da equipe olímpica Erv Caça disse: "A base do seu parecer [da equipe de revezamento] foi 'Queremos correr, nós trabalhamos nossos traseiros fora e nós merecemos estar aqui.'" A equipe de revezamento americano terminou em segundo atrás do Canadá, o primeiro tempo de equipe de revezamento 4 x um americano de 100 m dos homens tinham sido derrotados em uma final olímpica.

Lewis se aposentou do atletismo em 1997.

Em 1999, Lewis foi eleito o "Esportista do Século" pelaComitê Olímpico Internacional, eleita "World Atleta do Século" pelaAssociação Internacional de Federações de Atletismo e nomeado "olímpico do Século" pela Sports Illustrated.Em 2000 sua alma materUniversidade de Houston nomeado oComplexo Carl Lewis Internacional depois dele.

O uso de estimulantes

Em 2003, o Dr. Wade Exum, o diretor do Comitê Olímpico dos Estados Unidos de administração de controle de drogas 1991-2000, deu cópias de documentos a Sports Illustrated que revelou que cerca de 100 atletas americanos que falharam em testes de drogas e deveria ter sido impedidos de competir no Jogos Olímpicos foram, no entanto, liberado para competir. Entre esses atletas foi Lewis.

Foi revelado que Lewis testados positivos três vezes antes dos Jogos Olímpicos de 1988 para a pseudoefedrina, efedrina, e fenilpropanolamina, proibidos estimulantes e broncodilatadores também encontrados em remédio para resfriado, e que tinha sido banido das Olimpíadas de Seul e da competição por seis meses. O USOC aceitou sua alegação de uso inadvertido e revogou a decisão. Companheiros de time Santa Monica Track Club Joe DeLoach e Floyd Heard também foram encontrados para ter os mesmos estimulantes proibidos em seus sistemas, e foram liberado para competir pela mesma razão.

Os resultados positivos ocorreram nas Olimpíadas em julho de 1988, onde os atletas eram obrigados a declarar sobre as formas de teste de drogas "over-the-counter medicamentos, medicamentos e outras substâncias que você tenha tomado por via oral, injeção ou por supositório."

"Carl não fez nada errado. Nunca houve intenção. Ele nunca foi dito, você violou as regras", disse Martin D. Cantor, advogado de Lewis, que também disse que Lewis tinha tomado inadvertidamente os estimulantes proibidos em um erval over-the-counter remédio. "A única coisa que posso dizer é que eu acho que é lamentável que Wade Exum está tentando fazer", disse Lewis. "Eu não sei o que as pessoas estão tentando fazer a partir do nada, porque todo mundo foi tratado da mesma forma, então o que estamos falando? Eu não entendo."

Em entrevista posterior abril 2003 Carl Lewis concordou que ele testou positivo 3 vezes em 1988, mas ele foi deixado fora, que era a prática normal naqueles tempos.

Conquistas

  • Lewis é o único homem para defender um título olímpico salto em comprimento com sucesso.
  • O Chicago Bulls redigido Lewis no 1984 NBA Draft como a picareta total 208, embora ele tinha jogado nem alta nem escola basquete universitário. Lewis nunca jogou na NBA. Uma pesquisa no site da NBA classificados Lewis segundo para Lusia Harris, a única mulher a ser elaborado pela NBA, como a escolha mais incomum na história do Draft da NBA. Ken Passon, um assistente olheiro Costa Oeste para o Bulls, recomenda-Lewis, porque ele era o melhor atleta disponíveis.
  • Embora ele não jogar futebol na faculdade, Lewis foi redigido como um grande receptor na 12ª rodada do 1984 NFL Draft pelo Dallas Cowboys. Ele nunca jogou na NFL.

Melhores marcas pessoais

  • 100 m:9,86 s (Agosto de 1991, Tokyo)
  • 200 m:19.75 s (Junho de 1983, Indianapolis)
  • Salto em comprimento:8,87 m (29 pés em 1 ¼) 1991, w 8,91 m (29 pés) de 2 ¾ em 1991 (ambos em Tóquio)
  • 4 × 100 m de revezamento:37,40 s (Estados Unidos -Marsh;Burrell;Mitchell; Lewis - Agosto de 1992, Barcelona)
  • 4 × 200 m revezamento:1: 18,68 min (Santa Monica Track Club - Marsh; Burrell;Heard; Lewis - 1994; atual recorde mundial)

Carreira fora atletismo

Cinema e televisão

Lewis tem aparecido em vários filmes e produções televisivas. Entre eles, jogou-se em cameos em Perfect Strangers e Speed ​​Zone! , estrangeiro Hunter e foi visto em Material Girls . Lewis fez uma aparição em O elo mais fraco . Além disso, ele jogou Stu no filme feito para a TV Twister Atómica .

Em 2011 Lewis apareceu no documentário curto Impossibilidade desafiadorque apresenta as proezas de força demonstrada pelo falecido professor espiritual e paz advogadoSri Chinmoy.

Licitação para New Jersey State Senado

Em 11 de abril de 2011, Lewis apresentou petições para ser executado como um democrata para o Senado em New Jersey do Estado distrito legislativo 8 em Burlington County. Duas semanas mais tarde, ele foi desclassificado pelo Governador Tenente Kim Guadagno, uma atuação republicana, em seu papel como a secretária de Estado, que decidiu que não cumprir a exigência do Estado que os candidatos Senado vive em Nova Jersey por quatro anos. Lewis recorreu de sua decisão para o Terceiro Circuito de Apelações; o tribunal inicialmente concedida seu apelo, mas poucos dias depois o tribunal inverteu-se e Lewis retirou o seu nome.

Vida pessoal

Lewis mãe ' Evelyn foi um atleta olímpico que competiu nos Jogos Olímpicos de 1952, em Helsínquia nos 80 m com barreiras. A irmã de Carl Lewis Carol também foi um atleta olímpico, terminando em nono no salto em distância nos Jogos Olímpicos de 1984, e ganhar uma medalha de bronze na mesma prova no Campeonato Mundial de 1983. Ela adicionalmente dois recordes americanos no salto em distância em 1985. Ela tem sido um locutor de programa de televisão para uma série de anos.

Lewis é vegan. Lewis Créditos seus pendentes 1.991 resultados em parte, à dieta vegan ele adotou em 1990, trinta idosos. Ele alegou que é mais adequado para ele, porque ele pode comer uma quantidade maior sem afetar sua capacidade atlética e ele acredita que a mudança para uma dieta vegan pode levar a um melhor desempenho atlético.

Em 2007, Lewis se tornou uma apoiadora oficial daRonald McDonald House Charities e é um membro do seu conselho de celebridades, chamado Amigos da RMHC.

Em 16 de outubro de 2009, Lewis foi nomeado Embaixador da Boa Vontade para a Organização para a Alimentação e Agricultura das Nações Unidas.

2008de Fórmula Umcampeão do motoristaLewis Carl Hamilton, nascido alguns meses após o sucesso de Carl Lewis em 1984 Olympics, foi nomeado após ele.

Em 2011, ele apareceu como convidado noprograma televisivo ESPN faculdade GameDayquando foi transmitido ao vivo a partir de sua alma mater, aUniversidade de Houston.

Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Carl_Lewis&oldid=545949886 "