Conteúdo verificado

Cat Stevens

Assuntos Relacionados: Artistas e compositores

Informações de fundo

Arranjar uma seleção Wikipedia para as escolas no mundo em desenvolvimento sem internet foi uma iniciativa da SOS Children. Para comparar instituições de caridade de patrocínio esta é a melhor ligação de patrocínio .

Cat Stevens / Yusuf Islam
Yusuf Islam (Cat Stevens) .jpg
Cat Stevens em Böblingen, Alemanha em 1976
Informações gerais
Nome de nascença Steven Demetre Georgiou
Também conhecido como Steve Adams, Yusuf
Nascido (1948/07/21) 21 de julho de 1948
Marylebone, Londres, Inglaterra, Reino Unido
Gêneros Folk rock, rock psicodélico, soft rock, pop rock, synthpop, eletro, Nasheed, palavra falada, hamd
Ocupações O cantor e compositor, músico
Instruments Vocals, guitarra, baixo, bandolim, órgão , piano, mellotron, contrabaixo , percussão, sintetizador
Anos ativos 1966-1980 (como Cat Stevens)
1995-presente (como Yusuf Islam)
Labels Deram, Island, A & M, Jamal, Ya
Atos associados Alun Davies
Site www.yusufislam.com
Instrumentos Notáveis
Baldwin de piano
Epiphone Casino
Fender Rhodes
Fender Telecaster
Gibson Everly Brothers Flattop
Gibson ES-335
Gibson J-200

Yusuf Islam (nascido Steven Demetre Georgiou, 21 de julho de 1948), mais conhecido pelo seu antigo nome artístico de Cat Stevens, é um cantor e compositor britânico, multi-instrumentista, humanitário, filantropo educação, e proeminente converter ao islamismo.

Seus primeiros álbuns gravados 1970 Chá para o Tillerman e Teaser eo Firecat foram ambas certificadas tripla platina nos Estados Unidos pela RIAA. Seu álbum de 1972 Touro captura no Four vendeu meio milhão de cópias nas duas primeiras semanas de lançamento sozinho e foi Billboard 's número um LP durante três semanas consecutivas. Ele também ganhou dois ASCAP prêmios de composição em anos consecutivos para " O primeiro corte é o mais profundo ", que tem sido um single de sucesso por quatro artistas diferentes.

Stevens se converteu ao Islã em dezembro de 1977 e adotou o nome Yusuf Islam no ano seguinte. Em 1979, ele leiloou todas as suas guitarras para caridade e deixou sua carreira musical para se dedicar a causas educacionais e filantrópicas na comunidade muçulmana. Ele foi dado vários prêmios por seu trabalho na promoção da paz no mundo, incluindo a 2003 World Award, 2004 Homem Prêmio para a Paz, eo Prêmio 2007 Mediterrânica para a Paz. Em 2006, ele voltou à música pop com seu primeiro álbum de novas canções pop em 28 anos, intitulado An Other Cup. Ele agora vai profissionalmente pelo nome único Yusuf. Seu álbum mais recente, Roadsinger, foi lançado em 05 de maio de 2009.

Início da vida (1948-1965)

Steven Georgiou, nascido em Marylebone, Londres, Inglaterra, foi o terceiro filho de um Pai grego-cipriota, Stavros Georgiou (b. 1900), e um Mãe sueca, Ingrid Wickman (b. 1915). Steven tinha uma irmã mais velha, Anita, e um irmão, David. A família viveu acima do Moulin Rouge, um restaurante que seus pais operado no extremo norte de Shaftesbury Avenue, que foi uma curta caminhada do Piccadilly Circus no Soho distrito dos teatros de Londres. Todos os membros da família trabalhou no restaurante. Seus pais se divorciaram quando ele tinha cerca de 8 anos de idade, mas eles continuaram a manter o restaurante da família e viver acima dela.

Embora seu pai era Ortodoxo grego e sua mãe uma Sueco Batista , Georgiou foi enviado para uma escola católica, a Escola Primária St. Joseph Católica Romana em Macklin Street, que estava mais perto do negócio de seu pai em Drury Lane. Georgiou desenvolveu um interesse em piano em uma idade bastante jovem, eventualmente usando a família piano de cauda para trabalhar fora das cordas, já que ninguém mais lá jogou bem o suficiente para ensiná-lo. Inspirado pela popularidade dos Beatles , aos 15 anos, ele estendeu o seu interesse para a guitarra, convenceu o pai a pagar £ 8 para o seu primeiro instrumento, e começou a jogá-lo e escrever canções. Ele escaparia às vezes de suas responsabilidades familiares para o telhado acima de sua casa, e ouvir as canções dos musicais deriva do mesmo ao virar da esquina da Denmark Street, que era então o centro da indústria musical britânica. Mais tarde, Stevens tem enfatizado que o advento da West Side Story, em particular, o afetou, dando-lhe uma "visão diferente da vida", disse ele em 2000, em um VH1 Atrás do programa Music. Com interesses em arte e música, ele e sua mãe se mudou para Gävle, na Suécia, onde frequentou a escola primária (Solängsskolan) e começou a desenvolver suas habilidades de desenho depois de ter sido influenciado por seu tio Hugo Wickman, um pintor. Eles posteriormente voltou à Inglaterra.

Ele participou de outros locais Escolas West End, onde ele diz que estava constantemente em apuros, e fez mal em tudo, mas arte. Ele foi chamado de "o menino artista" e menciona que "I foi imbatível, mas eu estava notado". Ele passou a fazer um curso de estudo de um ano em Hammersmith School of Art, como ele considerou uma carreira como cartunista. Embora ele gostava de arte (seus álbuns gravados mais tarde caracterizaria seus trabalhos artísticos originais em seu álbum de covers), ele queria estabelecer uma carreira musical e começou a executar originalmente sob o nome artístico "Steve Adams" em 1965, enquanto em Hammersmith. Nesse momento, seu objetivo era se tornar um compositor. Entre os músicos que o influenciaram foram Bob Dylan , Nina Simone, artistas de blues Lead Belly e Muddy Waters, John Lennon , Biff Rose (que jogou em seu primeiro álbum), Leo Kottke, e Paul Simon . Ele também queria emular compositores que escreveram musicais, como Ira Gershwin e Leonard Bernstein. Em 1965, ele assinou um publicação de acordo com Ardmore & Beechwood e cortar vários demos, incluindo " O primeiro corte é o mais profundo ".

Carreira musical (1966-1970)

Carreira musical precoce

Georgiou começou a exercer as suas músicas em cafés e pubs. No começo, ele tentou formar uma banda, mas logo percebeu que ele preferiu realizar a solo. Pensando que seu nome dado pode não ser memorável para os fãs em potencial, ele escolheu um nome artístico Cat Stevens, em parte por causa de uma namorada disse que ele tinha olhos como um gato, mas, principalmente, porque ele disse: "Eu não poderia imaginar alguém vai para o loja de discos e pedindo "que Steven Demetre Georgiou álbum '. E na Inglaterra, e eu tinha certeza de que na América, eles amava os animais." Em 1966, aos 18 anos, ele impressionou gestor / produtor Mike Hurst, anteriormente do grupo vocal britânico O Springfields, com suas canções e Hurst arranjou-lhe para gravar uma demo e, em seguida, ajudou-o a conseguir um contrato de gravação. Os primeiros singles foram sucessos. " Eu amo meu cão "alcançou o número 28, e" Matthew and Son ", a canção título de seu álbum de estréia, foi a número 2." Eu estou indo obter-me uma arma "atingiu a Grã-Bretanha do Top 10, eo álbum Matthew eo próprio Filho começou a traçar. A versão original do Os Tremeloes cobrir hit, " Here Comes My Baby ", foi escrito e gravado por Stevens.

Ao longo dos próximos dois anos, Stevens gravou e excursionou com um grupo eclético de artistas que vão de Jimi Hendrix para Engelbert Humperdinck. Stevens era considerado uma estrela adolescente fresco-enfrentado, colocando vários lançamentos individuais no Paradas de música pop britânica. Alguns dos que o sucesso foi atribuído ao estação de rádio pirata Wonderful Radio London, que ele ganhou fãs ao jogar seus registros. Em agosto de 1967, ele entrou no ar com outros artistas que tinham beneficiado a partir da estação para lamentar o seu encerramento.

Seu álbum de dezembro 1967 Novos Mestres falhou ao gráfico no Reino Unido. O álbum é agora o mais notável para sua canção " O primeiro corte é o mais profundo ", uma canção que ele vendeu por R $ 30 a PP Arnold que se tornou um enorme sucesso para ela, e um sucesso internacional para Keith Hampshire, Rod Stewart, James Morrison, e Sheryl Crow. Quarenta anos depois, ele gravou a primeira demo da música, que lhe rendeu dois back-to-back ASCAP "Compositor do Ano" prêmios, em 2005 e 2006.

Tuberculose

Stevens contraiu tuberculose em 1969 e estava perto da morte no momento de sua admissão no Hospital King Edward VII, Midhurst; Ele passou meses se recuperando no hospital e um ano de convalescença. Durante esse tempo, Stevens começou a questionar aspectos de sua vida e espiritualidade. Mais tarde, ele disse, "para ir a partir do ambiente show business e achar que você está no hospital, recebendo injeções dia após dia, e as pessoas ao seu redor estão morrendo, ele certamente muda sua perspectiva. Eu tenho até pensando em mim. Parecia quase como se eu tinha os meus olhos fechados. "

Pegou meditação, yoga, e metafísica; ler sobre outras religiões; e tornou-se um vegetariano. Como resultado de sua doença grave e longa convalescença, e, como parte de seu despertar espiritual e questionamento, ele escreveu até quarenta canções, muitas das quais aparecem em seus álbuns nos próximos anos.

Mudanças no som musical após a doença

A falta de sucesso do segundo álbum Stevens 'espelhado uma diferença de gostos pessoais na direção musical, e um crescente ressentimento em tentativas do produtor Mike Hurst para recriar outro álbum como o de sua estréia, com mão pesada orquestração, e o excesso de produção, em vez de a som folk rock Stevens estava tentando produzir. Ele admite ter propositalmente sabotado seu próprio contrato com Hurst, fazendo exigências orquestrais outlandishly caros e ameaçando tomar medidas legais, o que resultou em seu objetivo: liberação de seu contrato com Deram Records, uma sub-label da maior Decca Records. Após ter recuperado a sua saúde em casa depois de sua liberação do hospital, Stevens gravou algumas de suas canções recém-escritos sobre seu gravador e jogou seu som mudando para alguns novos executivos de gravadoras. Depois de contratar agente Barry Krost, que tinha organizado para uma audição com Chris Blackwell de Island Records, Blackwell lhe ofereceu uma "oportunidade de gravar [suas canções] quando e com quem ele gostava, e mais importante para o gato, no entanto ele gostava". Com a recomendação do Krost, Stevens assinado com Paul Samwell-Smith, anteriormente o baixista do Yardbirds, para ser seu novo produtor.

Carreira musical (1970-1978)

Altura de popularidade

Stevens atuando em Waikiki Shell, Oahu, Hawaii, 1974

Saudável e ostentando uma barba nova, Stevens estava armado com um catálogo de músicas novas que refletia sua nova perspectiva sobre o que ele queria trazer para o mundo com sua música. Seu trabalho anterior tinha vendido no Reino Unido, mas Stevens ainda era relativamente desconhecido pelo público através do Atlântico. Para corrigir esta situação, após assinar com Island Records em 1970, um acordo de distribuição norte-americana foi organizado com A & M Records ' Jerry Moss na América do Norte. Stevens começou a trabalhar em Mona osso Jakon, uma folk rock álbum baseado.

Produtor Paul Samwell-Smith Stevens emparelhado com o guitarrista Alun Davies, que era naquele tempo como um músico de sessão. Davies foi o veterano mais experiente dos dois álbuns que já tinha começado a explorar os gêneros emergentes da skiffle e música folk rock. Davies também foi pensado um ajuste perfeito com Stevens, em especial por sua "fingerwork" na guitarra, harmonização e seus backing vocals. Eles se conheceram apenas para gravar Mona osso Jakon, mas desenvolveram uma rápida amizade. Davies, como Stevens, era um perfeccionista, aparecendo depois de todas as passagens de som tinha sido concluída, só para ter certeza de que todos os equipamentos e som foram preparadas para cada concerto. Ele colaborou com Stevens em todos, mas dois dos álbuns subsequentes Stevens liberados, e tocou e gravou com ele até a aposentadoria Stevens. A amizade continuou, no entanto, e quando Stevens ressurgiu como Yusuf Islam depois de 27 anos, Davies apareceu novamente executar a seu lado, e permaneceu lá.

O primeiro single lançado do Mona osso Jakon era " Lady D'Arbanville ", que Stevens escreveu sobre sua jovem namorada americana Patti D'Arbanville. O disco, com um som madrigal ao contrário da maioria da música tocada no rádio pop, com sons de djembes e baixo, além de Stevens e de Davies guitarras, alcançou o número 8 no Reino Unido. Foi o primeiro de seus hits para obter airplay verdadeiro nos Estados Unidos. Ele vendeu mais de um milhão de cópias, e foi premiado com um disco de ouro em 1971. Outras canções escritas para D'Arbanville incluído "Talvez você tenha razão", e "Just Another Night". Além disso, a canção "Pop Star", sobre sua experiência como uma estrela teen, e "Katmandu", caracterizando Genesis frontman Peter Gabriel tocando flauta , foram destaque. Mona osso Jakon foi um dos primeiros exemplos do formato álbum cantor e compositor solo que foi se tornando popular para outros artistas também. A revista Rolling Stone comparou sua popularidade com a de Elton John 's Tumbleweed Connection, dizendo que foi jogado "através da placa, através de formatos de rádio".

Mona osso Jakon foi o precursor para o álbum de estreia internacional de Stevens, Chá para o Tillerman, que se tornou um Top 10 Billboard atingido. Dentro de seis meses de seu lançamento, tinha vendido mais de 500.000 cópias, alcançando status de disco de ouro nos Estados Unidos e na Grã-Bretanha. A combinação de novas letras de Stevens estilo folk rock e acessíveis que falavam de situações e problemas do cotidiano, misturadas com o início de questões espirituais sobre a vida, permaneceria em sua música a partir de então. O álbum conta com o Top 20 single " Wild World ", uma canção de despedida após D'Arbanville seguiu em frente." Wild World "foi creditado como a canção que deu Chá para" pontapé suficiente 'o Tillerman para obtê-lo jogado na rádio FM; eo chefe da Island Records, Chris Blackwell, foi citado como chamando-lhe "o melhor álbum que já lançou". Outros cortes do álbum incluem "Hard-Headed Woman", e " Pai e Filho ", uma canção cantada tanto no barítono e tenor, sobre a luta entre pais e seus filhos que são confrontados com as suas próprias escolhas pessoais na vida. Em 2001, o álbum foi certificado pela RIAA como um registro Multi-Platina, tendo vendido 3 milhões de cópias nos Estados Unidos na época. Ela é classificada como número 206 em Lista da Rolling Stone Magazine de 2003, do " 500 Maiores Álbuns de Todos os Tempos ".

Após o término de seu relacionamento com D'Arbanville, Stevens observou o efeito que teve sobre a escrita de sua música, dizendo:

Tudo o que eu escrevi quando eu estava ausente estava em um período de transição e reflete isso. Como Patti. Um ano atrás, nós dividir; Eu tinha estado com ela por dois anos. O que eu escrevo sobre Patti e minha família ... quando eu cantar as músicas agora, eu aprendo coisas estranhas. Eu aprender os significados das minhas canções tarde ...

Tendo estabelecido um som característico, Stevens teve uma série de sucessos ao longo dos anos seguintes. 1971 de Teaser eo álbum Firecat alcançou o número dois e alcançou o status de disco de ouro no prazo de três semanas de seu lançamento nos Estados Unidos. Ele rendeu vários sucessos, incluindo " Peace Train "," A manhã quebrou ", e" Moon Shadow ". Este álbum também foi certificada pela RIAA como um registro Multi-Platina em 2001, com mais de três milhões de vendas nos Estados Unidos através desse tempo. Quando entrevistado em uma estação de rádio de Boston, Stevens disse sobre Teaser eo Firecat:

Recebo a melodia e depois eu continuo cantando a melodia até que as palavras saem da melodia. É uma espécie de um estado hipnótico que você chegar depois de um tempo quando você continuar a jogar-lo onde apenas palavras evoluir a partir dele. Então você pega essas palavras e apenas deixá-los ir do jeito que eles querem ... 'Moonshadow'? Engraçado, que estava na Espanha, eu fui lá sozinho, completamente sozinho, para ficar longe de algumas coisas. E eu estava dançando nas rochas lá ... direito sobre as rochas onde as ondas eram, como, soprando e splashin '. Realmente, era tão fantástico. E a lua brilhava, você sabe, e eu comecei a dançar e Singin 'e eu cantei essa música e ela ficou. É exatamente o tipo de momento que você quer encontrar quando você está writin canções '.

Durante sete meses 1971-1972 Stevens foi romanticamente ligada a popular cantora Carly Simon enquanto ambos foram produzidos por Samwell-Smith. Durante esse tempo, tanto escreveu músicas para e sobre o outro. Simon escreveu e gravou pelo menos duas músicas Top 50, "Legend em seu próprio tempo" e " Antecipação "sobre Stevens. Ele retribuiu em sua canção para ela, depois de seu romance, intitulado," Sweet Scarlet ".

Seu próximo álbum, Assista Bull at Four, lançado em 1972, foi o seu álbum mais bem sucedido rapidamente nos Estados Unidos, atingindo o status de disco de ouro em 15 dias, e segurando a posição de número um na parada da Billboard por três semanas. Esse álbum continuou as letras introspectivas e espiritual que ele era conhecido por, combinadas com uma voz áspera gumes e um som acústico menos do que seus álbuns anteriores, que utilizam sintetizadores e outros instrumentos. Embora as vendas do álbum indicado Stevens 'popularidade, o álbum não produzir qualquer hits reais, com exceção do single "Sentar-se", que alcançou o número 16. Captura de Bull at Four foi disco de platina em 2001.

Exploração com trilhas sonoras de filmes

Em julho de 1970, Stevens gravou uma de suas canções: "Mas eu poderia morrer hoje à noite", para o Jerzy Skolimowski filme Deep End. Em 1971, Stevens fornecida nove músicas para a trilha sonora do comédia de humor negro Harold e Maude, que se tornou um popular filme cult celebrando o espírito livre, e trouxe a música de Stevens para um público mais amplo, continuando a fazê-lo por muito tempo depois que ele parou de gravar no final de 1970. Entre as canções eram " Onde brincam as crianças? "," Trouble "e" I Think I See the Light ". Duas das canções," Do not Be Shy "e" Se você quer cantar, cante ", não foram liberados em nenhum álbum até sua inclusão em 1984 em um segundo" greatest hits "coleção: Passos na Escuridão: Greatest Hits, Vol. 2.

Depois de sua conversão religiosa no final de 1970, Stevens parou de conceder permissão para que suas canções para ser usado em filmes. No entanto, quase vinte anos depois, em 1997, o filme Rushmore recebeu sua permissão usar suas canções " Here Comes My Baby "e" The Wind ", que mostra uma nova disposição de sua parte para libertar a sua música a partir de seus ocidentais" pop star "dias. Isto foi seguido em 2000 pela inclusão de" Peace Train "no filme Duelo de Titãs, em 2000, pelo uso em Almost Famous da canção "The Wind", e, em 2006, a inclusão de "Peace Train" na trilha sonora We Are Marshall. Desde então, a permissão foi dada para canções Cat Stevens para ser usado nas bandas sonoras para diversos filmes e programas de TV, incluindo a canção "Chá para O Tillerman" usado como a música tema para o Ricky Gervais BBC - HBO comédia Extras. Um comercial de televisão Natal-temporada para presentear pela indústria do diamante foi ao ar em 2006 com Tampa do Poder do gato de "Como eu posso te dizer".

Gravações posteriores

Stevens em 1974. A decoração estágio reflete sua canção, "Menino com uma Lua & estrela em sua cabeça" de Assista Bull em Quatro

As liberações subseqüentes na década de 1970 também se deu bem nas paradas e nas vendas em curso, apesar de não tocar o sucesso que teve no período de 1970 a 1973. Em 1973, Stevens se mudou para o Rio de Janeiro, Brasil , como um exílio imposto a partir do Reino Unido, no entanto, mais tarde ele doou o dinheiro para a UNESCO . Durante esse tempo ele criou o álbum Foreigner, que foi um afastamento da música que o trouxera à altura de sua fama. Foi diferiam em vários aspectos: inteiramente escrito por Stevens, ele largou a banda e produziu o disco sem a assistência de Samwell-Smith, que havia desempenhado um grande papel na catapultando-o para a fama, e em vez de guitarra, tocava instrumentos de teclado em todo o álbum. Foi destinado a mostrar um elemento funk / soul crescendo em popularidade que Stevens tinha vindo a apreciar. Um lado do Foreigner foi contínua, muito diferente das músicas pop radio-friendly fãs tinham vindo a esperar. Em novembro de 1973 ele executou o lado dois do álbum no Aquarius Theatre em Hollywood, com um ininterrupto pré-estabelecido quadraphonic simulcast no Rede ABC. O show foi intitulado o "Lua e estrela" concerto. Este desempenho fez incluem sua banda, mas eles foram todos, mas ofuscado por uma orquestra. O álbum produzido um par de singles, incluindo "The Hurt", mas não alcançar as alturas ele já tinha apreciado. O follow-up para Foreigner foi Buddha ea caixa de bombons, em grande parte, um retorno à instrumentação e estilos empregado em Teaser eo Firecat e chá para o Tillerman. Apresentando o retorno de Alun Davies e mais conhecido por " Oh Very Young ", Buddha eo status de platina Chocolate Box alcançado em 2001. próximo álbum Stevens 'foi o conceito álbum Números, uma partida menos bem sucedido para ele.

Em Abril de 1977, o seu Izitso atualizou seu álbum pop rock e estilo folk rock com o uso extensivo de sintetizadores , dando-lhe uma mais estilo synthpop. "Era um cão rosquinha", em particular, foi um dos primeiros techno-pop faixa de fusão e um precursor para a década de 1980 gênero da música electro, fazendo uso precoce de uma música sequenciador. Izitso incluído o seu último hit gráfico, "(Lembre-se dos dias da) Old Schoolyard", uma canção synthpop cedo que utilizou um sintetizador polifônico; foi um dueto com a cantora Reino Unido Elkie Brooks. Linda Lewis aparece no vídeo da canção, com Cat Stevens cantando para ela, como eles retratam antigos colegas de escola, cantando um para o outro em um pátio de escola merry-go-round. Este é um dos poucos vídeos de música que Stevens feitas, exceto vídeos simples de concertos.

Seu último álbum de originais sob o nome Cat Stevens foi De volta à Terra, lançado no final de 1978, que foi também o primeiro álbum produzido por Samwell-Smith desde o seu pico em vendas de álbuns individuais no início de 1970.

Várias compilações foram liberados antes e depois que ele parou de gravar. Depois de Stevens deixou a Decca Records eles empacotados seus dois primeiros álbuns juntos como um conjunto, na esperança de acompanhar a maré comercial de seu sucesso precoce; depois, seus rótulos mais recentes fizeram o mesmo, e ele mesmo lançou compilações. O mais bem sucedido dos álbuns de compilação foi o 1975 Greatest Hits que já vendeu mais de 4 milhões de cópias nos Estados Unidos. Em maio de 2003 ele recebeu sua primeira Platinum Europe Award do IFPI para Lembre-Cat Stevens, The Ultimate Collection, indicando mais de um milhão de vendas na Europa.

Conversão religiosa

Enquanto estiver de férias em Marrakech, Marrocos, pouco depois de visitar Ibiza, Stevens estava intrigado com o som do Adhan, a chamada para a oração islâmica ritual, o que foi explicado a ele como "música para Deus". Stevens disse: "Eu pensei, música para Deus que eu nunca tinha ouvido isso antes? - Eu tinha ouvido falar de música por dinheiro, música para a fama, a música para o poder pessoal, mas a música de Deus"

Em 1976, Stevens quase se afogou ao largo da costa Malibu, Califórnia, EUA e disse que ele gritou: "Oh Deus! Se você me salvar Eu vou trabalhar para você. "Ele relatou que logo em seguida uma onda apareceu e levou-o de volta à costa. Este encontro com a morte intensificou sua busca de longa data para a verdade espiritual. Ele olhou para " Budismo , Zen, I Ching , numerologia, cartões e tarot astrologia ". irmão Stevens David Gordon trouxe-lhe uma cópia do Alcorão como um presente de aniversário de uma viagem a Jerusalém . Stevens levou para-lo imediatamente, e começou sua transição para o Islã.

Durante o tempo em que ele estava estudando o Alcorão, ele começou a se identificar cada vez mais com o nome de Joseph, um homem comprados e vendidos no mercado, que é como ele diz que tinha cada vez mais sentida dentro do negócio da música. A respeito de sua conversão, em sua entrevista de 2006, com Alan Yentob, ele declarou: "para algumas pessoas, pode ter parecido um salto enorme, mas, para mim, foi um movimento gradual para isso." E, numa Rolling Stone entrevista a revista, ele reafirmou isso, dizendo: "Eu tinha encontrado o lar espiritual que eu estava procurando para a maioria da minha vida. E se você ouvir a minha música e letras, como" Peace Train "e" On The Road To Descobrir ", ele mostra claramente o meu desejo de direção eo caminho espiritual que eu estava viajando."

Stevens converteu formalmente à religião islâmica, em 23 de dezembro de 1977, tomando o nome de Yusuf Islam em 1978. Yusuf é o árabe capitulação do nome Joseph. Ele afirmou que ele "sempre amou o nome Joseph", e foi especialmente desenhado para a história de Joseph no Alcorão. Apesar de ter interrompido sua carreira pop, ele foi persuadido a realizar uma última vez antes que se tornaria seu hiato musical 25 anos. Aparecendo com seu cabelo recém-rapado e uma barba não aparada, ele encabeçou um concerto de caridade em 22 de Novembro de 1979, Wembley Stadium para benefício UNICEF Ano Internacional da Criança. O concerto encerrou com uma performance de Stevens, David Essex, Alun Davies, e irmão de Stevens, David, que escreveu a canção que foi o finale, "Criança por um dia".

Yusuf casado Fauzia Mubarak Ali, em 7 de setembro de 1979, em Parque Mesquita do regente em Londres. Eles têm cinco filhos e três netos e atualmente vive em Londres, gastando parte de cada ano em Dubai .

A vida como Yusuf Islam (1978-presente)

Fé muçulmana e carreira musical

Yusuf aparece na Expo Islam em Londres, (2008)

Depois de sua conversão, Yusuf abandonou sua carreira musical. Quando ele se tornou um muçulmano em 1977, disse ele, o Imam da mesquita foi dito que ele era um estrela pop, e ele disse que Yusuf foi bom para continuar como um músico, desde que as músicas eram moralmente aceitável. Mas Yusuf diz que ele sabia que havia aspectos do negócio da música, como vaidade e tentações, que se vão contra os ensinamentos do Alcorão, e este foi o principal motivo que ele deu para se retirar dos holofotes. Mas, em sua primeira apresentação no programa de televisão Later ... with Jools Holland, 27 anos depois de deixar o negócio da música, e em outras entrevistas, ele deu diferentes razões para sair: "Um monte de gente me teria gostado de continuar cantando", disse ele. "Você chega a um ponto em que você cantou, mais ou menos ... todo o seu repertório e você quer descer para o trabalho de viver. Você sabe, até aquele momento, eu não tinha tido uma vida. Eu d estavam procurando, estado na estrada ".

Estimando em janeiro de 2007 que ele continua a ganhar USD aproximadamente US $ 1,5 milhões por ano a partir de sua música Cat Stevens, ele decidiu usar sua riqueza acumulada e ganhos em curso de sua carreira musical em causas filantrópicas e educacionais na comunidade muçulmana de Londres e em outros lugares. Em 1981, ele fundou a Islamia Escola Primária em Salusbury Road, no norte de Londres área de Kilburn e, logo depois, fundou várias escolas secundárias muçulmanas; em 1992, Yusuf configurado A Associação de Escolas muçulmano (AMS-UK), uma instituição de caridade que reuniu todas as escolas muçulmanas no Reino Unido. Ele também é o fundador e presidente do Pequeno caridade Bondade, que inicialmente assistida vítimas da fome na África e agora suporta milhares de órfãos e famílias no Balcãs, Indonésia e Iraque . Ele serviu como presidente da caridade Ajuda muçulmano 1985-1993.

Em 1985, Yusuf decidiu voltar aos holofotes público pela primeira vez desde sua conversão religiosa, no histórico Live Aid concerto, preocupado com a fome ameaçando Etiópia . Embora ele tinha escrito uma música especialmente para a ocasião, sua aparência foi ignorado quando Elton John set 's correu muito tempo.

Salman Rushdie controvérsia

A cantora atraiu controvérsia em 1989, durante um discurso para estudantes em Londres de Kingston University, onde ele foi questionado sobre a fatwa pedindo a morte de Salman Rushdie, autor de Os Versos Satânicos. A mídia interpretou a sua resposta como suporte para a fatwa. Yusuf divulgou um comunicado no dia seguinte como negar que ele apoiou vigilantismo, e alegando que ele tinha apenas relatou a punição islâmica legal por blasfêmia. Em uma entrevista à BBC, ele mostrou um recorte de jornal da época, com citações de sua declaração. Os comentários subsequentes feitas por ele em 1989 em um programa de televisão britânica também foram vistos como sendo de apoio à fatwa. Em uma declaração na seção FAQ de um de seus Web sites, Yusuf afirmou que enquanto ele lamentou os comentários, ele estava brincando e que o show foi editado de forma inadequada. Nos anos desde esses comentários, tem negado repetidamente sempre pedindo a morte de Rushdie ou apoiar a fatwa.

Ataques de 11 de setembro de 2001

Imediatamente após o 11 de setembro de 2001, os ataques contra os Estados Unidos, ele disse:

Desejo expressar o meu sincero horror aos ataques terroristas indiscriminados cometidos contra pessoas inocentes dos Estados Unidos ontem. Embora ainda não está claro quem realizou o ataque, há que referir que nenhum seguidor bem pensante do Islã poderia tolerar tal ação. O Alcorão iguala o assassinato de uma pessoa inocente do assassinato de toda a humanidade. Oramos para as famílias de todos aqueles que perderam suas vidas nesse ato impensável de violência, bem como todos os feridos; Espero que para refletir os sentimentos de todos os muçulmanos e pessoas de todo o mundo cujas simpatias vão para as vítimas desse momento triste.

Ele apareceu em fita de vídeo em um VH1 pré-show para a outubro 2001 Concert for New York City, condenando os ataques e cantando sua canção "Peace Train" pela primeira vez em público em mais de 20 anos, como um uma versão a cappella. Ele também doou uma parte de seus royalties box-set para o Fundo para as famílias das vítimas, eo restante para órfãos em países subdesenvolvidos. Durante o mesmo ano, Yusuf Islam dedica tempo e esforço em juntar-se a Fórum Contra a islamofobia eo racismo, uma organização que trabalhou para lutando contra equívocos e atos contra os outros por causa de suas crenças religiosas ou sua identidade racial (ou ambos), depois de muitos muçulmanos relataram uma reação contra eles, devido em parte ao sofrimento causado pelos acontecimentos na Estados Unidos em 11/09 .

Negação de entrada nos Estados Unidos

Em 21 de Setembro de 2004, Yusuf estava em uma Voo United Airlines entre Londres e Washington , viajando para uma reunião com entertainer EUA Dolly Parton, que gravou "Peace Train" há vários anos e estava planejando incluir outra música Cat Stevens em um próximo álbum. Enquanto o avião estava no vôo, o seu nome foi marcado como estando em um nenhuma lista da mosca. Alfândega e Proteção de Fronteiras (CBP) oficiais alertaram a Administração dos Estados Unidos Transportation Security, que, em seguida, desviou o vôo para Bangor, Maine, onde ele foi detido por oficiais do Departamento de Segurança Interna.

No dia seguinte, Yusuf foi negada a entrada e voou de volta para o Reino Unido. Um porta-voz para a Segurança Interna afirmou que havia "preocupações dos laços que ele pode ter de actividades relacionadas com terroristas potenciais". O Governo israelense havia deportado Yusuf em 2000 sobre alegações de que ele forneceu financiamento para o Organização palestina Hamas; ele negou fazer isso com conhecimento de causa. Yusuf, que repetidamente tem condenado o terrorismo e O extremismo islâmico, afirmou: "Eu nunca conscientemente suportado ou dado dinheiro para o Hamas". "Na época, eu foi relatado para ter feito isso, eu não sabia que existia um tal grupo. Algumas pessoas dão uma interpretação política para a caridade. Ficamos horrorizados com a forma como as pessoas estavam sofrendo na Terra Santa."

No entanto, os Estados Unidos Departamento de Segurança Interna (DHS) adicionou-o a uma "lista de observação". A remoção dos Estados Unidos provocou uma controvérsia internacional e levou Secretário do Exterior britânico Jack Straw para reclamar pessoalmente ao secretário de Estado dos EUA Colin Powell nas Nações Unidas. Powell respondeu afirmando que a lista foi objecto de análise, acrescentando: "Eu acho que nós temos que obrigação de rever essas questões para ver se estamos certos".

Yusuf acreditava que sua inclusão numa "lista de observação" pode ter sido simplesmente um erro: a identificação equivocada dele por um homem com o mesmo nome, mas ortografia diferente. Em 01 de outubro de 2004 ele pediu a retirada de seu nome, "eu continuo perplexo com a decisão das autoridades dos EUA para me recusar a entrada aos Estados Unidos". De acordo com uma declaração de Yusuf, o homem na lista foi batizada de "Youssef Islã", indicando que o próprio Yusuf não foi o apoiador do terrorismo suspeita. romanização de nomes árabes pode facilmente resultar em diferentes grafias: a transliteração do nome islâmico para Joseph ( nome escolhido por Yusuf) enumera uma dúzia de grafias.

Dois anos depois, em dezembro de 2006, Yusuf foi admitido sem incidentes para os Estados Unidos durante vários concertos de rádio e entrevistas para promover seu novo disco. Yusuf disse que o incidente na época, "Nenhuma razão foi já dado, mas sendo convidado a repetir a ortografia de meu nome de novo e de novo, me fez pensar que era um bastante simples erro de identidade. Os rumores que circularam após me fez imaginar o contrário . "

Yusuf tem escrito uma canção sobre a exclusão de os EUA 2004, intitulado "Botas e Areia ", gravado no verão de 2008 e comPaul McCartney, Dolly Parton, eTerry Sylvester.

Casos de difamação

Relatórios britânicos em matéria de inadmissibilidade para os EUA

Em outubro de 2004 os jornais britânicos The Sun e The Sunday Times manifestaram seu apoio a exclusão de Yusuf de os EUA, alegando que ele tinha apoiado o terrorismo. Yusuf processado com sucesso por calúnia e recebeu um acordo fora do tribunal financeiro substancial e desculpas dos jornais afirmando que ele nunca tinha apoiado o terrorismo e reconhecendo que ele recentemente tinha sido dado um homem de paz prêmio do privado Paz Prêmio Nobel Laureates Comissão. No entanto The Sunday Times editor-chefe Richard Caseby disse que, enquanto houve uma "liquidação acordado", que "sempre negou responsabilidade" e "não concordou com Cat Stevens 'advogados interpretação", mas teve uma "visão pragmática" da ação judicial.

Yusuf respondeu que estava "encantado com a liquidação [que] ajuda a reivindicar meu caráter e bom nome. ... Parece ser a coisa mais fácil do mundo nos dias de hoje para fazer acusações indecentes contra os muçulmanos, e no meu caso ele impacta diretamente no meu trabalho de socorro e danos a minha reputação como um artista. O dano feito é muitas vezes difícil de reparar ", e acrescentou que tinha a intenção de doar o prêmio financeiro dado a ele pelo tribunal para ajudar os órfãos dotsunami no Oceano Índico.

Yusuf escreveu sobre a experiência em um artigo de jornal intitulada "Um gato em um mundo selvagem".

Rumor falso sobre mulheres sem véu

Em 18 de Julho de 2008, Yusuf recebeu danos não revelados substanciais do Entertainment News Network World seguintes a sua distribuição do falso boato de que o cantor não falou com mulheres sem véu. As alegações vieram à tona no jornal alemão BZ depois da viagem de Yusuf para Berlim em Março de 2007 para recolher o prémio Echo música por "realizações de vida como músico e embaixador entre culturas". Danos uma vez, ele foi premiado após a News Network World Entertainment permitiu um artigo a ser publicado em Contactmusic.com, um "site que receberia 2,2 milhões de page views por mês", alegando que Yusuf não iria falar com mulheres sem véu com exceção de sua esposa. Seu advogado foi relatado como tendo dito que "ele foi feito para ser" tão sexista e preconceituoso que ele se recusou em uma cerimônia de premiação para falar ou mesmo reconhecer todas as mulheres que não estivessem usando véu ". A agência de notícias agressor pediu desculpas, admitindo que Yusuf nunca teve qualquer problema em trabalhar com mulheres e, ao contrário do artigo em questão, nunca exigiu um terceiro como intermediário de funcionar no trabalho. O dinheiro desse processo vai para o de Yusuf Small Kindness Caridade.

Se Yusuf discute este tema em seu site, dizendo: "É verdade que eu pedi ao meu gerente para respeitosamente apresentadores pedido senhora abster-se de me abraçar ao dar prêmios ou durante aparições públicas, mas que não tem nada a ver com os meus sentimentos ou respeito por eles . Islã simplesmente me obriga a honrar a dignidade de senhoras ou meninas que não estão intimamente relacionados com a mim, e evitar a intimidade física, por mais inocente que seja. " Ele acrescenta: "As minhas quatro filhas todos seguem o básico uso de roupas que cobrem modestamente que Deus lhes deu beleza Eles são extremamente bem educados;. Eles não cobrem seus rostos e interagir perfeitamente com os amigos e com a sociedade."

Retornar para a música

1990-2006: como Yusuf Islam

Yusuf nos 2009Mojo Awards em Londres.

Yusuf gradualmente retomou sua carreira musical na década de 1990. Suas gravações iniciais não tinha incluído quaisquer outros instrumentos musicais de percussão, e contou com letras sobre temas islâmicos. Ele investiu na construção de seu próprio estúdio de gravação que ele chamou de Mountain of Studios luz no final dos anos 1990, e ele foi destaque como cantor convidado em "Deus é Luz", uma música em um álbum de Nasheeds pelo grupo Raihan. Além disso, ele convidou e colaborou com outros cantores muçulmanos, incluindo artista canadense Dawud Wharnsby. Depois amigo de Yusuf, Irfan Ljubijankic, o ministro das Relações Exteriores da Bósnia e Herzegovina , foi morto por um ataque com foguete sérvio, Yusuf apareceu em um show beneficente de 1997, em Sarajevo e gravou um álbum beneficente em homenagem a uma canção escrita por Ljubijankic, Eu não tenho nenhum canhões que Roar .

Percebendo havia poucos recursos educacionais projetados para ensinar as crianças sobre a religião islâmica, Yusuf escreveu e produziu o álbum infantil, a é para Allah , em 2000, com a assistência do Sul Africano cantor e compositor Zain Bhikha. O título da canção foi um Yusuf havia escrito anos antes de apresentar o seu primeiro filho para tanto a religião eo alfabeto árabe. Ele também estabeleceu a sua própria gravadora, "Jamal Records", e Montanha de Luz Productions, e ele doa uma porcentagem dos rendimentos de seus projetos para o seu Small Kindness caridade, cujo nome é retirado do Alcorão.

Por ocasião do relançamento de seus álbuns Cat Stevens 2000, ele explicou que tinha parou de se apresentar em Inglês devido ao seu mal-entendido da fé islâmica. "Esta edição de música no Islã não é tão cut-and-dried como eu fui levado a acreditar ... eu confiei na heresia [ sic ], que foi talvez o meu erro. "

Yusuf refletiu que sua decisão de deixar o negócio da música pop ocidental era talvez demasiado rápido com muito pouco comunicação para seus fãs. Para a maioria, foi uma surpresa, e até mesmo seu guitarrista, Alun Davies disse em entrevistas posteriores que ele não tinha acreditado que Stevens seria realmente passar com ele, depois de suas muitas incursões em outras religiões em todo o seu relacionamento. Se Yusuf disse que o "corte" entre sua antiga vida e sua vida como um muçulmano poderia ter sido muito rápida, muito grave, e que mais pessoas poderiam ter sido mais bem informados sobre o Islã, e dada uma oportunidade para melhor compreendê-lo, e ele próprio , se ele tivesse simplesmente removido os itens que foram considerados Haram , em suas performances, o que lhe permite se expressar musicalmente e educar os ouvintes através de sua música sem violar quaisquer restrições religiosas.

Em 2003, depois de repetidas incentivo de dentro do mundo muçulmano, Yusuf, mais uma vez gravou " Peace Train "para um CD de compilação, que também incluiu actuações de David Bowie e Paul McCartney. Ele apresentou " Wild World "em Nelson Mandela 's 46664 show com sua ex- jogador sessão Peter Gabriel, a primeira vez que ele tinha executado publicamente em Inglês em 25 anos. Em dezembro de 2004, ele e Ronan Keating lançou uma nova versão de " Pai e Filho ": a música entrou nas paradas no número dois, atrás Band Aid 20 do " Do They Know É Natal? " Eles também produziram um vídeo do casal andando entre fotografias de pais e filhos, enquanto cantando a música. Os recursos de "Pai e Filho" foram doados para a caridade Band Aid. Primeiro grupo de Keating, Boyzone, teve um hit com a canção uma década antes. Como ele havia sido persuadido antes, Yusuf contribuiu para a canção, porque os recursos foram marcados para a caridade.

Em 21 de abril de 2005 Yusuf deu uma breve conversa antes de uma performance musical agendada emAbu Dhabi, Emirados Árabes Unidos, no aniversário deMuhammadaniversário 's. Ele disse:

Há uma grande dose de ignorância no mundo sobre o Islã hoje, e esperamos para se comunicar com a ajuda de algo mais refinado do que palestras e debates. Nossas gravações são particularmente atraentes para os jovens, tendo canções utilizadas, bem como versos do Alcorão com efeitos sonoros agradáveis ​​...

Yusuf observou que não existem orientações reais sobre instrumentos e não há referências sobre o negócio da música no Alcorão, e que os viajantes muçulmanos primeiro trouxe a guitarra para Espanha mourisca. Ele observou que Muhammad gostava de festas, como no caso do nascimento de uma criança, ou um viajante que chega após uma longa viagem. Assim, concluiu que Yusuf entretenimento saudável era aceitável dentro das limitações, e que agora ele sentiu que não era pecado para tocar com a guitarra. Música, ele sentiu agora, é edificante para a alma; algo extremamente necessário em tempos difíceis. Nesse ponto, ele foi acompanhado por vários cantores jovens que cantaram backing vocals e jogado um cilindro, com Yusuf como vocalista e guitarrista. Eles tocaram duas músicas, tanto metade em árabe, e metade em Inglês; " Tala'a Al-Badru Alayna ", uma velha canção em árabe que Yusuf gravado com um som popular para ele, e uma outra música," The Wind Oriente e do Ocidente " , que foi recém-escrito por Yusuf e contou com uma distinta R & B som.

Com esse desempenho, Yusuf começou lentamente a integrar instrumentos para tanto material mais antigo de seu era Cat Stevens (alguns com mudanças ligeiras líricas) e novas músicas, tanto os que são conhecidos para as comunidades muçulmanas em todo o mundo e alguns que têm o mesmo flair ocidental desde antes com foco em novos temas e outra geração de ouvintes.

Num comunicado de imprensa de 2005, ele explicou a sua carreira a gravação reviveu:

Depois que abraçaram o Islã, muitas pessoas me disseram para continuar compondo e gravando, mas na época eu estava hesitante, por medo de que isso possa ser para as razões erradas. Senti-me sem saber o que o curso de direito de ação era. Eu acho que é só agora, depois de todos esses anos, que eu vim a compreender e apreciar o que todo mundo tem vindo a pedir de mim. É como se eu tivesse um círculo completo; no entanto, tenho reuniu um monte de conhecimento sobre o assunto no mesmo período.

"No Islã não é algo chamado o princípio de bem comum. O que isto significa é que sempre que se é confrontado por algo que não é mencionada nas escrituras, deve-se observar o que beneficiará ele pode trazer. Será que servir o bem comum, não é proteger o espírito, e ele serve a Deus? Se os estudiosos ver que é algo positivo, eles podem muito bem aprovo o que eu estou fazendo. "

Yusuf Islam

No início de 2005, Yusuf lançou uma nova música intitulada "Oceano Índico", sobre o tsunami de 2004 desastre. A música foi apresentada indiano compositor / produtor AR Rahman, o a-ha tecladista Magne Furuholmen e Travis baterista Neil Primrose. Produto da única foi para ajudar os órfãos em Banda Aceh, uma das áreas mais afetadas pelo tsunami , através de Yusuf Small Kindness caridade. Na primeira, o single foi lançado apenas através de várias lojas de música online, mas mais tarde incluído no álbum de compilação Cat Stevens: Gold . "Eu tive que aprender a minha fé e cuidar da minha família, e eu tive que fazer prioridades. Mas agora eu tenho feito tudo e há um pouco de espaço para me para preencher o universo da música novamente."

Em 28 de Maio de 2005, Yusuf fez um discurso e se apresentou no Adopt-A-Minefield Gala em Düsseldorf. A caridade Adopt-A-Minefield, sob o patrocínio de Paul McCartney, trabalha internacionalmente para conscientizar e levantar fundos para limpar as minas terrestres e reabilitar os sobreviventes de minas. Yusuf participaram como parte de um comitê honorário que também incluiu George Martin, Richard Branson, Boutros Boutros-Ghali, Klaus Voormann, Christopher Lee e outros.

Em meados de 2005, Yusuf tocou guitarra para o álbum Dolly Parton, aqueles eram os dias , em sua versão de sua "Where Do the Children Play?" (Parton também tinha coberto "Peace Train" alguns anos antes.)

Yusuf creditou seu filho depois de 21 anos de idade, Muhammad Islam, também músico e artista, para seu retorno à música secular, quando o filho trouxe um violão de volta para a casa, que Yusuf começou a tocar. Nome profissional de Maomé é Yoriyos e seu álbum de estréia foi lançado em fevereiro de 2007. Yoriyos criou a arte no álbum de Yusuf An Other Cup , algo que Cat Stevens fez por seus próprios álbuns na década de 1970.

Em maio de 2006, em antecipação de seu próximo álbum pop, o programa BBC1 Imagine que foi ao ar um documentário de 49 minutos com Alan Yentob chamado Yusuf: O artista anteriormente conhecido como Cat Stevens . Este documentário apresenta raras de áudio e clips de vídeo a partir do final dos anos 1960 e 1970, bem como uma extensa entrevista com Yusuf, seu irmão David Gordon, vários executivos de gravadoras, Bob Geldof, Dolly Parton, e outros descrevendo sua carreira como Cat Stevens, seu conversão e emergência como Yusuf Islam, e seu retorno à música em 2006. Há clipes dele cantando no estúdio quando ele estava gravando An Other Cup , bem como alguns trechos de 2.006 ele na guitarra cantando alguns versos de canções Cat Stevens incluindo "The Wind" e "On the Road Descobrir".

Em dezembro de 2006, Yusuf foi um dos artistas que se apresentaram no Concerto do Prêmio Nobel da Paz em Oslo, Noruega, em honra dos vencedores do prêmio, Muhammad Yunus e Grameen Bank. Ele executou as canções "Midday (Evite Cidade após a obscuridade)", "Peace Train ", e" Heaven / Onde o amor verdadeiro ". Ele também deu um concerto em Nova York naquele mês como um Jazz at Lincoln Center evento, gravado e transmitido pela rádio KCRW-FM, juntamente com uma entrevista por Nic Harcourt. A acompanhá-lo, como nos dias Cat Stevens, foi Alun Davies, na guitarra e vocal.

2006-presente: como Yusuf

2006-2008:An Other Cupe aparições

Em março de 2006, Yusuf terminou de gravar seu primeiro todos os novos-álbum pop desde 1978. O álbum, An Other Cup , foi lançado internacionalmente em novembro de 2006 em seu próprio selo, Ya Records (distribuído pela Polydor Records no Reino Unido e internacionalmente pela Atlantic Records ) - o 40º aniversário de seu primeiro álbum, Matthew e Filho . Um single, chamado Céu / Onde o amor verdadeiro , foi lançado simultaneamente. O álbum foi produzido com Rick Nowels, que já trabalhou com Dido e Rod Stewart. O artista é conhecido como "Yusuf", com uma etiqueta de cobertura identificando-o como "o artista anteriormente conhecido como Cat Stevens". A arte do álbum é creditado a Yoriyos. Yusuf escreveu todas as músicas, exceto " Do not Let Me Be Misunderstood ", e gravou nos Estados Unidos e no Reino Unido.

Yusuf promovido ativamente o álbum, aparecendo no rádio, na televisão e em entrevistas de impressão. Em novembro de 2006, ele disse à BBC: "É-me, por isso vai soar como o de curso ... Isto é a coisa real .... Quando meu filho trouxe a guitarra de volta para a casa, você sabe, que era o ponto de viragem. Ele abriu uma inundação de, de novas idéias e músicas que eu acho que um monte de gente iria ligar com ". Originalmente, Yusuf começou a voltar só para seu violão como ele tinha no passado, mas seu filho encorajou a "experiência", o que resultou na compra de um Stevie Ray Vaughan Fender Stratocaster em 2007.

Também em novembro de 2006, Billboard revista estava curioso para saber por que o artista é creditado como apenas seu primeiro nome, "Yusuf" em vez de "Yusuf Islam". Sua resposta foi: "Porque o islã não tem de ser sloganised. O segundo nome é como a marca oficial, mas você chamar um amigo pelo seu primeiro nome. É mais íntimo, e para mim essa é a mensagem deste registro. " Quanto ao porquê de o encarte do álbum diz que "o artista anteriormente conhecido como Cat Stevens", ele respondeu: "Essa é a tag com o qual a maioria das pessoas estão familiarizados; para fins de reconhecimento Eu não sou avesso a isso para um monte de gente, lembra. -los de algo que eles querem segurar. Esse nome faz parte da minha história e um monte de coisas que eu sonhei sobre como Cat Stevens se tornaram realidade como Yusuf Islam ".

Yusuf foi convidado pela Swiss periódico Das Magazin por que o título do álbum foi An Other Cup , ao invés de "Another Cup". A resposta foi que o seu primeiro álbum de sucesso, Chá para o Tillerman em 1970, foi decorado com pintura de um camponês de sentar para uma xícara fumegante de bebida na terra de Yusuf. Yusuf comentou que os dois mundos ", então, e agora, são muito diferentes". Seu novo álbum mostra uma xícara fumegante sozinho nesta tampa. Sua resposta foi que este era na verdade um outro copo; algo diferente; uma ponte entre o Oriente eo Ocidente, que explicou Yusuf era o seu próprio papel percebido. Ele acrescentou que, através dele, "os ocidentais pode obter um vislumbre do Oriente, e os orientais, alguma compreensão do Ocidente A taça também é importante;. É um lugar de encontro, uma coisa feita para ser compartilhada."

NaCBS Sunday Morning, em dezembro de 2006, ele disse: "Você sabe, o copo está lá para ser preenchido com ... o que você quiser preenchê-lo com. Para aquelas pessoas que procuram Cat Stevens, que provavelmente vai encontrá-lo neste recorde. Se você quiser encontrar [Yusuf] Islam, ir um pouco mais fundo, você vai encontrá-lo. "

Yusuf, desde então, descreveu o álbum como sendo muito "sobre-produzida" e refere-se aAn Other Cupcomo sendo um obstáculo necessário que ele teve que superar antes que ele pudesse lançar seu novo álbum,Roadsinger.

Em abril de 2007, BBC1 transmitir um concerto dado no Porchester Salão por Yusuf como parte da BBC Sessions , sua primeira performance ao vivo em Londres em 28 anos (o anterior sendo a UNICEF "Year of the Child" concerto em 1979). Ele jogou várias novas canções junto com alguns antigos como "Pai e Filho", "The Wind", "onde brincam as crianças?", "Não seja tímido", "Wild World", e "Peace Train".

Em julho de 2007, ele se apresentou em um concerto em Bochum, Alemanha, em benefício do Arcebispo Desmond Tutu Peace Centre 's na África do Sul e da Fundação Milagro de Deborah e Carlos Santana. A audiência incluiu Prémios Nobel Mikhail Gorbachev , Desmond Tutu e outras figuras proeminentes globais. Mais tarde, ele apareceu como o ato final na perna alemã do Live Earth em Hamburgo realizando algumas músicas Cat Stevens clássicos e composições mais recentes, reflectindo a sua preocupação pela paz e bem-estar infantil. Seu conjunto incluído de Stevie Wonder "Saturno", "Peace Train", "onde brincam as crianças?", "Ruínas", e "Wild World". Ele se apresentou no concerto Peace One Day at the Royal Albert Hall em 21 de setembro de 2007. Em 2008, Yusuf contribuiu com a canção "Edge of Existence" para o álbum de caridade Songs for Survival , em apoio da organização de direitos indígenas Survival International.

2008-presente:Roadsingere passeios

Em janeiro de 2009, Yusuf lançou um single em ajuda das crianças em Gaza - uma versão da canção George Harrison, "The Day the World Gets Redonda", junto com o baixista alemão Klaus Voorman, que tinha anteriormente colaborou com os Beatles . Para promover o novo single, Voormann re-projetado seu famoso Beatles Revolver capa do álbum, que desenha um retrato de um gato jovem Stevens junto com ele e Harrison. Produto da única foram doados para instituições de caridade e organizações, incluindo UNESCO , UNRWA, eo grupo sem fins lucrativos Save the Children, com os fundos destinados às crianças de Gaza. Israelense Consul David Saranga criticou Yusuf para não dedicar a música para todas as crianças que são vítimas do conflito, incluindo israelenses crianças.

28 Desempenho Maio de 2009,50º aniversário O2 Shepherds Bush Empire Island Records '

Em 5 de maio de 2009, Yusuf lançou Roadsinger , um novo álbum pop registrados em 2008. A faixa principal, "Thinking 'Bout You", recebeu o seu jogo de rádio de estréia em um programa da BBC, em 23 de março de 2009. Ao contrário de An Other Cup , Yusuf promoveu a novo álbum com aparições na televisão americana, bem como no Reino Unido Ele apareceu na Isaak Hour Chris sobre a rede A & E em abril de 2009, executando versões ao vivo de suas novas canções, "World O'Darkness", "Botas e Areia", e "Roadsinger". Em 13 de maio, ele apareceu no The Tonight Show com Jay Leno , em Los Angeles, e em 14 de Maio, sobre o relatório de Colbert , em Nova York, tocando a música título do Roadsinger álbum. Em 15 de maio, ele apareceu no Late Night with Jimmy Fallon , realizando "Botas e Areia" e "Pai e Filho". Em 24 de maio, ele apareceu na BBC Andrew Marr O Show, onde foi entrevistado e realizou a faixa-título de Roadsinger . Em 15 de agosto, ele foi um dos muitos hóspedes no anual da Convenção de Fairport Convention Cropredy de Fairport, onde ele executou cinco músicas acompanhadas por Alun Davies, com Fairport Convention como sua banda de apoio, introfivr

Uma turnê mundial foi anunciado em seu site para promover o novo álbum. Ele foi programado para se apresentar em um concerto apenas para convidados no Highline Ballroom, em Nova York, no dia 3 de Maio e para ir para Los Angeles, Chicago e Toronto, bem como alguns locais da Europa para-ser-anunciadas. No entanto, a aparência de Nova York foi adiada devido a questões relativas a seu visto de trabalho. Ele apareceu em Maio de 2009, 50 Anniversary concerto Island Records 'em Londres. Em novembro e dezembro de 2009 Yusuf empreendeu sua "Acho que vou Take My Time Tour", que também apresentou sua peça musical Moonshadow . O passeio levou para Dublin, onde teve uma recepção mista; Posteriormente, ele foi bem recebido em Birmingham e Liverpool, culminando com um desempenho emocional no Royal Albert Hall em Londres. Em junho de 2010 ele visitou a Austrália pela primeira vez em 36 anos, e Nova Zelândia pela primeira vez na história.

Em 30 de outubro de 2010 Yusuf apareceu na Jon Stewart e Stephen Colbert da reunião para restaurar a sanidade e / ou medo em Washington, DC, cantando ao lado de Ozzy Osbourne. Yusuf realizada " Peace Train "e Ozzy cantou" Crazy Train ", ao mesmo tempo, seguido por O desempenho O'Jays de " Trem do Amor ".

Em 2 de março de 2011, Yusuf lançou seu mais recente canção, "meu povo", como um download gratuito disponível através de seu site oficial, bem como inúmeras outras lojas on-line. Disse ter sido gravado em um estúdio localizado dentro de cem jardas do site do Muro de Berlim, a canção é inspirada por uma série de revoltas populares no mundo árabe, conhecida como a Primavera Árabe.

Em 1º de abril de 2011, Yusuf lançou um novo site tour (yusufinconcert.com) para comemorar sua primeira turnê européia em mais de 36 anos agendado a partir de 7 maio - 2 junho de 2011. A turnê de dez data visitou a Alemanha, França,Países Baixos, Áustria,Bélgicae cidades comoEstocolmo, Hamburgo,Oberhausen, Berlim,Munique,Rotterdam, Paris,Mannheim, Viena eBruxelas.

Em maio de 2012, Moonshadow , um novo musical por Yusuf, com músicas de toda sua carreira, abriu no Princess Theatre, em Melbourne, Austrália. De acordo com o site do Teatro, "Through muito amadas canções e música, [de Yusuf] Moonshadow vai levar o público em uma viagem incrível com uma história mágica de um homem jovem e luta de seu moonshadow contra o que se aproxima das trevas e da busca da felicidade eterna " .

Prêmios

Prêmios humanitários

  • 2003 Prêmio Mundial também conhecido como o "Prêmio Social Mundial" para o "trabalho de ajuda humanitária ajudar as crianças e as vítimas de guerra".
  • 2004 Homem Prêmio da Paz por apresentada porMikhail Gorbachevpor sua "dedicação para promover a paz, a reconciliação do povo e para condenar o terrorismo", a cerimônia foi realizada em Roma, Itália com a participação de cincoPrémio Nobel da Pazlaureados.
  • (2005)Doutor Honoris Causa pelaUniversidade de Gloucestershire por serviços prestados à educação e ajuda humanitária.
  • 04 de janeiro de 2007, o prêmio Mediterrânica para a Paz em Nápoles, Itália. O prêmio foi recebido "como resultado do trabalho que ele tem feito para aumentar a paz no mundo."
  • 10 de julho de 2007, doutorado honorário (LLD) pelaUniversidade de Exeter, em reconhecimento do "seu trabalho humanitário e melhorar a compreensão entre as culturas islâmica e ocidental".
  • 06 de novembro de 2009, Special Achievement Award do Prêmio Alemão de Sustentabilidade.

Prêmios de música e reconhecimento

  • 2005 Nomeado para indução no Rock and Roll Hall of Fame
  • 20 de outubro de 2005,nomeou ASCAP Compositor do Ano eCanção do Ano para "O primeiro corte é o mais profundo "
  • 08 de junho de 2006, listado como número 49 em Colarda revista "100 Best Living Songwriters"
  • 11 de outubro de 2006, concedido Compositor do Ano pelo segundo ano consecutivo, para a mesma canção "O primeiro corte é o mais profundo"
  • 25 de março de 2007, recebeu o ECHO alemão "prêmio especial para realizações de vida como músico e embaixador entre culturas", Grammy da Europa, em Berlim
  • 2008 Nomeado para indução noSongwriters Hall of Fame

Discografia

(Inclui Yusuf discografia)
Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Cat_Stevens&oldid=542735925 "