Catherine Zeta-Jones
Fundo para as escolas Wikipédia
Crianças SOS feita esta seleção Wikipedia ao lado de outras escolas recursos . Um link rápido para o patrocínio criança é http://www.sponsor-a-child.org.uk/
Catherine Zeta-Jones | |
---|---|
Zeta-Jones em 2005 Hasty Pudding Mulher do Ano Parade, Cambridge, MA | |
Nascido | Catherine Zeta Jones 25 de setembro de 1969 Swansea, País de Gales |
Ocupação | Atriz |
Anos ativos | 1990-presente |
Cônjuge (s) | Michael Douglas (2000-presente) |
Catherine Zeta-Jones, CBE (pronuncia- / Ziːtə /; nascido 25 de setembro de 1969) é um Welsh atriz . Ela começou sua carreira no palco em uma idade adiantada. Depois de estrelar em uma série de Reino Unido e Estados Unidos filmes para a televisão e pequenos papéis em filmes, ela veio à proeminência com papéis em filmes de Hollywood como o filme de ação 1998 A Máscara do Zorro eo filme de suspense 1,999 crime Aprisionamento. Seu primeiro papel de destaque foi no filme 2000 Trânsito para o qual ela ganhou seu primeiro Golden Globe Award de Melhor Atriz Coadjuvante - Filme.
Zeta-Jones posteriormente estrelou como Velma Kelly na adaptação cinematográfica do musical 2002 Chicago, um sucesso comercial e de crítica, e recebeu um prêmio da Academia , BAFTA Award, um Screen Actors Guild Award e foi nomeado para um Golden Globe Award de Melhor Atriz Coadjuvante. Mais tarde, ela apareceu no filme de comédia romântica 2003 Crueldade Intolerável e filme de comédia crime 2004 Oceano do Doze. Zeta-Jones fez o papel feminino principal na sequela do filme de 1998 2005, The Legend of Zorro. Ela também estrelou em 2008 o filme biográfico suspense romântico Death Defying Acts. Em 2010, ela ganhou o Tony Award por Melhor atriz protagonista em um Musical por seu retrato de Desiree em A música Little Night.
Infância
Zeta-Jones nasceu Catherine Zeta Jones em Swansea, País de Gales , a Patricia (née Fair), um irlandês costureira, e David James Jones, proprietário de uma fábrica de doce de Galês. Seu nome deriva dos de seus avós - sua avó materna, Catherine Fair, e sua avó paterna, Zeta Jones. Ela agora hifeniza seu nome como "Catherine Zeta-Jones", aceitando o erro pela imprensa americana no início de sua carreira.
Depois que seus pais ganhou £ 100,000 no Housie na década de 1980, eles se mudaram para St Andrews Drive em Mayals, uma área de classe média alta de Swansea. Jones deixou o privado Dumbarton House School cedo para promover suas ambições de atuação sem obter Níveis S. Enquanto em Dumbarton, uma vez que ela tinha seu dinheiro do almoço roubado por colega da escola Rob Brydon. Ela, então, participaram As Escolas de Educação em Artes Chiswick, oeste de Londres, para um tempo integral curso de três anos em teatro musical.
Carreira
Os primeiros trabalhos, 1986-1995
Carreira fase Zeta-Jones começou na infância. Ela muitas vezes realizados a amigos e funções da família e fazia parte do grupo de dança local, a Johnson Escola de Dança Hazel que ensaiou na Igreja de St. Alban, Treboeth. Zeta-Jones fez sua estréia profissional, quando ela interpretou a liderança na Annie, uma produção em Swansea Grand Theatre. Quando ela tinha 14 anos, Mickey Dolenz colocou como Tallulah em Bugsy Malone. Em 1986, aos 17 anos, ela teve um papel no coro de The Pajama Game no Haymarket Theatre, Leicester estrelando Paul Jones e Fiona Hendley. O show seguida, visitou o Reino Unido e em 1987, ela estrelou 42nd Street como Peggy Sawyer no Theatre Royal, Drury Lane . Ela foi escalada para o papel principal, tanto após a atriz que interpreta Peggy Sawyer e sua substituta adoeceu. Ela também jogou Mae Jones no Kurt Weill ópera Cena da rua com a Inglês National Opera no London Coliseum Theatre em 1989. Após o show fechado, ela viajou para a França, onde desempenhou o papel principal no diretor francês De Philippe de Broca Les Nuits 1001, seu estréia no cinema.
Sua habilidade para cantar e dançar sugeriu um futuro promissor, mas foi em um papel em linha reta actuando como Mariette na adaptação bem sucedida de televisão britânica HE Bates ' The Darling Buds of May que a trouxeram a atenção do público e fizeram dela uma queridinha dos tablóides britânicos. Ela brevemente flertou com uma carreira musical, começando com uma parte no álbum 1992 Versão Musical de Jeff Wayne de Spartacus, a partir do qual o single "For All Time" foi lançado em 1992. Ele alcançou a posição # 36 nas paradas britânicas. Ela passou a lançar os singles "Nos Braços de Amor", "I Can not Help Myself", e um dueto com David Essex "True Love Ways", alcançando # 38 no Reino Unido parada de singles em 1994. Ela também estrelou em um episódio de The Young Indiana Jones Chronicles, bem como em Cristóvão Colombo: A Descoberta.
Ela continuou a encontrar sucesso moderado com um número de projetos de televisão, incluindo The Return of the Native (1994) com base na romance de mesmo nome ea mini-série Catarina, a Grande (1995). Ela também apareceu em Herdeiros de divisão (1993), uma comédia estrelada por Eric Idle, Rick Moranis e John Cleese. Em 1996, ela foi lançada como o mal aviadora Sala no filme de ação, O Fantasma, baseado na HQ por Lee Falk. No ano seguinte, ela co estrelou o Mini-série da CBS Titanic, que também estrelou Peter Gallagher, Tim Curry e George C. Scott.
Sucesso na carreira, 1998-2003
Steven Spielberg , que observou seu desempenho na mini-série Titanic, recomendou-a Martin Campbell, o diretor de A Máscara do Zorro. Zeta-Jones, posteriormente, conseguiu um papel principal no filme, ao lado de seu compatriota Anthony Hopkins e Antonio Banderas. Ela aprendeu dança, equitação, combate a espada e tomou parte nas aulas de dialeto para jogar seu papel de Elena. Comentando sobre seu desempenho, Variety observou, "Zeta-Jones é bewitchingly adorável como o centro das atenções de todos, e ela se joga em muitas vezes as demandas físicas de seu papel com impressionante graça". Ela ganhou o Blockbuster Entertainment Award para Favorito Mulher Iniciante e recebeu um Empire Award de Melhor Atriz e um britânico Saturn Award de Melhor Atriz.
Em 1999, ela co-estrelou com Sean Connery no filme Aprisionamento, e ao lado Liam Neeson e Lili Taylor em A Caçada. No ano seguinte, ela estrelou o aclamado Tráfego com o futuro marido Michael Douglas. Tráfego ganhou elogios da imprensa, com o crítico para a Dallas Observer chamando o filme "uma conquista notável no cinema, um belo e brutal trabalho". Desempenho Zeta-Jones 'lhe rendeu seu primeiro Globo de Ouro, como Melhor Atriz Coadjuvante em um Filme, bem como muitas outras nomeações e aclamação.
Depois de tomar o papel principal de Queridinhos da América, a 2001 filme de comédia romântica que também estrelou Julia Roberts, Billy Crystal e John Cusack. O filme recebeu críticas desfavoráveis, com Los Angeles Weekly afirmando que o filme "não é apenas banal, é agressiva, arrogante banal." No entanto, foi um hit na bilheteria bilheteria mais de 138 milhões dólares americanos em todo o mundo. Sua personagem no filme foi Gwen Harrison, que é uma estrela de cinema.
Em 2002, Zeta-Jones continuou seu impulso e jogou assassina Velma Kelly vaudevillian na adaptação cinematográfica do musical da Broadway Chicago. Seu desempenho foi bem recebido pela crítica; Seattle Post-Intelligencer declarou: "Zeta-Jones faz uma deusa saloon maravilhosamente escultural e mal intencionado". Revista Slate também elogiou seu desempenho, dizendo que ela "tem uma confiança latente que leva sua mente fora dela não - dança fluida - - sempre. Embora ela é um perfeitamente bem hoofer, com membros majestosas e uma clivagem comandando"
Chicago foi um sucesso comercial, arrecadando mais de $ 306.000.000 em todo o mundo, e recebeu aclamação universal. Em 2003, Zeta-Jones recebeu um Academy Award de Melhor Atriz Coadjuvante, uma BAFTA Award de Melhor Atriz Coadjuvante, e dois Screen Actors Guild Awards, para Performance de uma Actriz Coadjuvante e como membro do Performance de um Elenco em um Filme por seu desempenho. Também nesse ano, ela expressou Marina no filme de animação Sinbad: A Lenda dos Sete Mares opostos Brad Pitt , bem como estrelando como divorciada de série Marilyn Rexroth na comédia de humor negro Crueldade Intolerável com George Clooney .
2004-present
Em 2004, ela interpretou aeromoça Amelia Warren em O terminal, bem como A agente da Europol Isabel Lahiri em Doze Homens, a sequela Onze Homens. Ela e os membros do elenco foram nomeados para o Broadcast Film Critics Association Award de Melhor Elenco. Em 2005, ela reprisou seu papel como Elena em The Legend of Zorro, a sequela de A Máscara do Zorro. O filme recebeu críticas mistas-negativo, no entanto, os críticos, os aclamados desempenhos individuais dos atores, Bandera de e Zeta-Jones '. The Legend of Zorro arrecadou mais de 142 milhões dólares em todo o mundo.
Em 2007, ela estrelou ao lado de Aaron Eckhart e Abigail Breslin no drama comédia romântica americana No Reservations, um remake do filme alemão Principalmente Martha, pelo qual ela recebeu uma Popular Choice Award. O filme recebeu críticas mistas ou média, mas foi bem sucedido comercialmente, arrecadando 92 milhões dólares em todo o mundo. Claudia Puig de EUA Hoje escreveu que Zeta-Jones "brilha como um personagem que finamente saldos fora de colocar reserva com apelo simpático."
Em 2008, estrelou ao lado Guy Pearce e Saoirse Ronan em Death Defying Acts, um filme biográfico sobre o lendário escapologist Harry Houdini, no auge de sua carreira na década de 1920. O filme foi bem recebido por muitos críticos; Opinião de Londres observou que "Zeta Jones também retira um extremamente impressionante sotaque de Edimburgo e é ótimo vê-la em um papel digno para uma vez." Em 2009, Zeta-Jones estrelou na comédia romântica The Rebound, no qual ela interpretou a 40 anos, mãe de dois filhos que se apaixona por um homem mais jovem, interpretado por Justin Bartha. O filme foi lançado nos cinemas em vários países ao longo de 2009. O filme está previsto para ser lançado nos Estados Unidos no dia 25 de Dezembro, 2010.
Em agosto de 2009, foi anunciado que ela iria retornar às suas raízes musicais e fazer sua estréia na Broadway no renascimento da A música Little Night com Angela Lansbury, a partir de Dezembro de 2009. Por sua atuação, Zeta-Jones recebeu um Outer Critics Circle Award, Drama Desk Award, bem como um Tony Award por Melhor atriz protagonista em um Musical.
Além de sua carreira de atriz, Zeta-Jones também é um porta-voz da publicidade, atualmente o porta-voz global para a gigante de cosméticos Elizabeth Arden. Ela já apareceu em vários comerciais de TV para a empresa de telefonia T-Mobile, e uma para Alfa Romeo. Ela é também o porta-voz da jóia Di Modolo. Zeta-Jones foi nomeado Comandante da Ordem do Império Britânico (CBE) nas Honras de aniversário 2010.
Vida pessoal
Zeta-Jones conheceu o ator Michael Douglas, que compartilha o mesmo aniversário como ela, e é exatamente 25 anos mais velho, no Festival de Cinema de Deauville, na França em agosto de 1998, depois de ter sido introduzido por Danny DeVito. Eles começaram a namorar em março de 1999. Ela afirma que quando eles se conheceram, ele usou a linha "Eu gostaria de pai seus filhos." Eles ficaram noivos em 31 de dezembro de 1999, e se casaram no Plaza Hotel em Nova York em 18 de novembro de 2000. Um coro tradicional de Galês (COR Cymraeg Rehoboth) cantou em seu casamento. Sua aliança de ouro galês inclui um motivo celta e foi comprado na cidade galesa de Aberystwyth . Eles têm dois filhos. Seu filho, Dylan Michael Douglas (em homenagem a Dylan Thomas), nasceu em 8 de agosto de 2000, com a gravidez Zeta Jones 'incorporado em seu papel em Traffic. Sua filha, Carys Zeta Douglas, nasceu em 20 de abril de 2003. A família vive atualmente em New York City .
Zeta-Jones tem dois irmãos, David e Lyndon. O primo de seu pai é casado com a cantora Bonnie Tyler, da vizinha Neath, Wales. Seu irmão mais novo, Lyndon Jones, é seu empresário pessoal e produtor para Milkwood Films . Pais Zeta-Jones se mudou recentemente de sua propriedade Mayals para uma casa £ 2.000.000 duas milhas (3 km) mais a oeste, ao longo da costa Swansea, paga por sua filha.
Em 2004, Douglas e Zeta-Jones tomou medidas legais contra o assediador Dawnette Knight, que foi acusado de enviar cartas violentas para o casal que continha ameaças gráficos sobre a vida de Catherine. Testemunhando, Zeta-Jones disse que as ameaças a deixou tão abalado que ela temia um ataque de nervos. Cavaleiro alegou que ela tinha sido no amor com Douglas e admitiu às infracções, que teve lugar entre Outubro de 2003 e Maio de 2004. Ela foi sentenciada a três anos de prisão.
Filmografia
Ano | Título | Papel | Notas |
---|---|---|---|
1990 | Les 1001 nuits | Scheherazade | Inglês: 1001 Noites |
1992 | Cristóvão Colombo: A Descoberta | Beatriz | |
1993 | Herdeiros de divisão | Gatinho | |
1994 | O Caminho Cinder | Victoria Chapman | |
The Return of the Native | Eustacia Vye | ||
1995 | Catarina, a Grande | Catherine II | |
Blue Juice | Chloe | ||
1996 | O Fantasma | Sala | |
1998 | A Máscara do Zorro | Elena (De La Vega) Montero | Blockbuster Entertainment Award para Favorito Mulher Iniciante Nomeadas - Empire Award de Melhor Atriz britânica Nomeadas - Saturn Award de Melhor Atriz |
1999 | Entrapment | Virginia Baker | Blockbuster Entertainment Award de Atriz Favorita - Ação European Film Award de Melhor Atriz |
A Caçada | Theo | Nomeadas - Blockbuster Entertainment Award de Atriz Favorita - Horror | |
2000 | Alta fidelidade | Charlie Nicholson | |
Tráfego | Helena Ayala | Screen Actors Guild Award por Melhor Performance de Elenco em um Filme Nomeadas - Blockbuster Entertainment Award de Atriz Favorita - Drama Nomeadas - Chicago Film Critics Association Award para Melhor Atriz Coadjuvante Nomeadas - Empire Award de Melhor Atriz britânica Nomeadas - Golden Globe Award de Melhor Atriz Coadjuvante - Filme | |
2001 | Queridinhos da América | Gwen Harrison | |
2002 | Chicago | Velma Kelly | Academy Award de Melhor Atriz Coadjuvante BAFTA Award de Melhor Atriz Coadjuvante Broadcast Film Critics Association Award de Melhor Elenco Broadcast Film Critics Association Award para Melhor Atriz Coadjuvante Evening British Standard Film Award de Melhor Atriz Phoenix Film Critics Society Award de Melhor Atriz Coadjuvante Screen Actors Guild Award por Melhor Performance de Elenco em um Filme Screen Actors Guild Award por Melhor Performance de uma Actriz Coadjuvante Nomeadas - Golden Globe Award de Melhor Atriz - Filme Musical ou Comédia Nomeadas - Online Film Critics Society Award de Melhor Atriz Coadjuvante Nomeadas - Phoenix Film Critics Society Award de Melhor Elenco |
2003 | Sinbad: A Lenda dos Sete Mares | Marina | Papel de voz |
Crueldade Intolerável | Marylin Rexroth | ||
2004 | O Terminal | Amelia Warren | |
Doze Homens | Isabel Lahiri | Nomeadas - Broadcast Film Critics Association Award de Melhor Elenco | |
2005 | The Legend of Zorro | Elena de la Vega Murrieta | Nomeadas - Prêmio Escolha Popular para Favorito Mulher Ação Estrela |
2007 | No Reservations | Kate Armstrong | |
2008 | Death Defying Acts | Mary McGarvie | |
2009 | The Rebound | Arenoso |