Conteúdo verificado

Aipo

Assuntos relacionados: Alimentos ; Plantas

Sobre este escolas selecção Wikipedia

Crianças SOS, que corre cerca de 200 sos escolas no mundo em desenvolvimento, organizado esta selecção. Você quer saber sobre o patrocínio? Veja www.sponsorachild.org.uk

Aipo
Classificação científica
Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Magnoliopsida
Ordem: Apiales
Família: Apiaceae
Género: Apium
Espécie: graveolens
Nome binomial
Apium graveolens
L.
Aipo, cru
Valor nutricional por 100 g (3,5 onças)
Energia 57 kJ (14 kcal)
Os hidratos de carbono 3 g
- Açúcares 2 g
- A fibra dietética 1,6 g
Gordura 0,2 g
Proteína 0,7 g
Água 95 g
Vitamina C 3 mg (4%)
As percentagens são em relação ao
Recomendações dos EUA para adultos.
Fonte: USDA Nutrient banco de dados

Apium graveolens é uma planta espécies na família Apiaceae, e produz dois vegetais importantes conhecidas como aipo e aipos. Cultivares da espécie têm sido usadas durante séculos, enquanto outros só foram domesticados nos últimos 200-300 anos. O caule é a parte consumida.

Taxonomia

Aipo foi oficialmente descrito por Carolus Linnaeus em Volume Um de seus Species Plantarum em 1753.

O intimamente relacionado Apium bermejoi da ilha de Minorca é uma das plantas mais raras na Europa com apenas 60 indivíduos restantes.

Usos

Apium graveolens é utilizada em todo o mundo como um vegetal, ou para o pecíolo crisp (folha talo) ou raiz principal carnuda.

Em países de clima temperado, aipo também é cultivado pelas suas sementes, que produzem um óleo volátil valioso utilizado nas indústrias farmacêuticas e de perfume. Ele também contém um composto orgânico chamada apiol. Sementes de aipo pode ser usado como aromatizante ou especiarias ou sementes como um todo ou, triturado e misturado com sal, como sal de aipo. Sal de aipo, também pode ser feita a partir de um extracto de raízes. Aipo sal é usado como um tempero, em cocktails (nomeadamente para realçar o sabor de Coquetéis Bloody Mary), por Chicago estilo cachorro-quente, e, Old Bay tempero.

O aipo é um dos três vegetais considerado o santíssima trindade (junto com cebolas e pimentões) de Louisiana Creole e Culinária Cajun. Também é um dos três produtos hortícolas (em conjunto com as cebolas e as cenouras ) que constituem o Francês mirepoix, que é frequentemente utilizado como uma base para molhos e sopas. É um grampo em Frango sopa de macarrão.

Medicina

O uso de sementes de aipo em pílulas para aliviar a dor foi descrita por Aulus Cornelius Celsus ca. 30 AD.

Sementes de aipo
Secção transversal de um talo de aipo Pascal.

Nutrição

O aipo é valioso em dietas, onde fornece baixa caloria fibra granel. O aipo contém androstenona, não androsterona. Bergapten nas sementes pode aumentar a fotossensibilidade, de modo que o uso de óleo essencial deve ser evitada externamente à luz do sol. O óleo e grandes doses de sementes devem ser evitados durante a gravidez: eles podem actuar como um estimulante uterino. Sementes destinadas para o cultivo não são adequados para comer como eles são muitas vezes tratadas com fungicidas. Há uma crença comum de que o aipo é tão difícil para os humanos a digerir, que tem calorias negativas porque a digestão humana queima mais calorias do que pode ser extraído.

As reações alérgicas

Embora muitas pessoas gostam de alimentos feitos com aipo, uma pequena minoria de pessoas pode ter graves reações alérgicas . Para as pessoas com alergia aipo, a exposição pode causar potencialmente fatal choque anafilático. O O alérgeno não parecem ser destruídas a temperaturas de cozimento. Root-comumente aipo comido como aipo-rábano, ou colocado em bebidas-é conhecido por conter mais alérgeno do que o talo. As sementes contêm os mais altos níveis de conteúdo alergênico. O aipo é entre um pequeno grupo de alimentos (chefiadas por amendoim) que aparecem para provocar as reações alérgicas mais graves (anafilaxia). Anafilaxia induzida pelo exercício pode ser exacerbada. Uma reacção alérgica também pode ser desencadeada pela ingestão de alimentos que foram processados com máquinas que já processados aipo, tornando evitar tais alimentos difícil. Em contraste com alergia a amendoim sendo o mais prevalente em US , aipo alergia é mais prevalente na Europa Central . Na União Europeia , os alimentos que contêm ou podem conter aipo, mesmo em quantidades vestigiais, devem ser claramente marcados como tal.

História

Zohary e Hopf, note que as folhas de aipo e inflorences faziam parte das guirlandas encontrados no túmulo de Tutankhamun, faraó do Egito antigo , e aipo mericarps datado do século 7 aC foram recuperadas no Heraion de Samos. No entanto, eles observam "desde A. graveolens cresce selvagem nessas áreas, é difícil decidir se esses restos representam formas silvestres ou cultivadas." Só por tempos clássicos é certo que o aipo foi cultivada.

M. Fragiska menciona outro achado arqueológico de aipo, que datam do século 9 aC, a Kastanas; no entanto, a evidência literária para Grécia antiga é muito mais abundante. Em Homer 's Ilíada, os cavalos de Myrmidons pastar em aipo selvagem que cresce nos pântanos de Troy, e em Odyssey há menção dos prados de violeta e aipo selvagem em torno da caverna de Calypso.

Representações culturais

A símbolo das profundezas, aipo foi dito ter brotado do sangue de Kadmilos, pai do Cabers, divindades subterrâneos celebrado em Samotrácia, Lemnos e Tebas. O odor picante e cor da folha escura encorajou esta associação com o culto da morte. Em folhas de aipo clássicos Grécia foram usados como guirlandas para os mortos, e as coroas dos vencedores na Jogos Ístmicos foram primeiro feitas de aipo antes de ser substituído por coroas feitas de pinho . Conforme Plínio, o Velho (História Natural XIX.46), em Archaia a guirlanda usado pelos vencedores do concurso sagrado na Nemea também foi feita de aipo.

Cultivo

Apium graveolens cresce até 1 m (3 pés) de altura. As folhas são pinadas para bipinadas deixa com folhetos rômbicas 3-6 cm de comprimento e 2-4 cm de largura. As flores são branco-creme, 2-3 mm de diâmetro, produzido em composto denso umbels. As sementes são amplas ovóide a globose, 1,5-2 mm de comprimento e largura.

Na América do Norte, a produção comercial de aipo é dominado por uma variedade chamada Pascal aipo. Jardineiros pode crescer uma gama de cultivares , muitos dos quais diferem pouco das espécies selvagens, principalmente em ter folha stouter hastes. Eles são variou em duas classes, branco e vermelho; as cultivares brancas sendo geralmente o melhor sabor, e os mais nítidos e concurso.

A forma selvagem de aipo é conhecido como smallage. Tem uma haste franzida com folhas em forma de cunha, toda a planta ter uma grossa, gosto da terra, e um cheiro característico. Com o cultivo e branqueamento, os talos perder suas qualidades ácidas e assumir o suave, adocicado, sabor aromático específico para aipo como uma planta salada.

As plantas são levantadas a partir de sementes , semeadas ou em uma cama quente ou no jardim aberto de acordo com a estação do ano, e depois de um ou dois desbastes para fora e transplantings eles estão, ao atingir uma altura de 15-20 cm, plantadas em trincheiras profundas para a conveniência de branqueamento, que é afetada por amontoa para eliminar a luz a partir do caule.

No passado, o aipo foi cultivada como um vegetal para o inverno e início da primavera; por causa de suas propriedades antitóxico, foi percebido como uma limpeza tônico, congratulou-se após a estagnação do inverno.

Colheita e armazenamento

Colheita ocorre quando o tamanho médio de aipo em um campo é comercializável; devido ao crescimento da cultura extremamente uniforme, os campos são colhidas apenas uma vez. Pecíolos e folhas são removidos e colhidas aipo são embalados por tamanho e qualidade (determinada pela cor, forma, retidão e da espessura do pecíolo, talo e nervura central comprimento e ausência de doença, rachaduras, splits, danos causados por insetos e podridão). Quando armazenado em condições óptimas, aipo pode ser armazenado durante até sete semanas entre 0 a 2 ° C (32 a 36 ° F). Talos de interiores podem continuar crescendo, se conservados a temperaturas acima de 0 ° C (32 ° F). Pecíolos recém-cortadas de aipo são propensos à decomposição, que podem ser evitados ou reduzidos através da utilização de lâminas afiadas durante o processamento, manipulação suave e saneamento adequado.

Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Celery&oldid=225518451 "