Conteúdo verificado

FC Celtic

Assuntos Relacionados: As equipes de esportes

Informações de fundo

Esta seleção wikipedia foi escolhido por voluntários que ajudam Crianças SOS da Wikipedia para este Seleção Wikipedia para as escolas. Patrocinar crianças ajuda crianças no mundo em desenvolvimento para aprender também.

Celta
Celtic crest
Nome completo O Celtic Football Club
Apelido (s) Os Bhoys, The Hoops, Os Celtas
Fundado 06 de novembro de 1887 (1887/11/06)
Chão Celtic Park
Glasgow , Escócia
(Capacidade: 60.832)
Proprietário Celtic PLC
Presidente Ian Bankier
Gerente Neil Lennon
Liga Scottish Premier League
2012-13 1
Site Home page Clube
Casa cores
Longe cores
Terceiro cores

Época actual

Celtic Football Club ( / s ɛ l t ɪ k /; LSE : CCP) é um escocês de futebol do clube com sede em Glasgow , que desempenha no Scottish Premier League. O clube foi fundado em 1887, e jogou seu primeiro jogo em 1888. Celtic tem uma longa rivalidade com Rangers ; os dois clubes Glasgow são conhecidos coletivamente como o Old Firm.

Celtic venceu o Scottish League Championship em 44 ocasiões, mais recentemente, no 2012-13 temporada, o Scottish Cup 35 vezes e o Taça da Liga Escocesa 14 vezes. Em 1967 Celtic ganhou um inédito quintuplicar: não só se tornar a primeira equipe britânica a vencer a Taça dos Campeões Europeus, mas também vencer a Scottish League Championship, o Copa da Escócia, o Taça da Liga Escocesa, ea Glasgow Cup. Celtic também alcançou o 1970 Final da Copa Europeia, o 2003 Final da Taça UEFA.

História

Uma foto da equipe desde os primeiros dias do clube, antes da adopção das agora famosas jerseys hooped.

Celtic Football Club foi formalmente constituída em uma reunião em Salão da igreja de St. Mary em East Rose Street (agora Forbes Street), Calton, em Glasgow, por Irish Marista Irmão Walfrid em 06 de novembro de 1887, com o objetivo de diminuir a pobreza no East End de Glasgow por levantar o dinheiro para a caridade Walfrid havia instituído, mesa de jantar do pobre Crianças. O movimento de Walfrid para estabelecer o clube como um meio de angariação de fundos foi em grande parte inspirada pelo exemplo de Hibernian que foram formados fora do imigrante irlandês população de alguns anos antes, em Edimburgo . Própria sugestão do nome 'celta' (Seltik pronunciado), do Walfrid foi a intenção de refletir raízes irlandesas e escocesas do clube, e foi aprovada na mesma reunião. O clube tem o apelido oficial, "The Bhoys". No entanto, de acordo com a assessoria de imprensa do Celtic, o clube recém-criada foi conhecido por muitos como "os meninos corajosos". A cartão do início do século 20 que imaginou a equipe, e ler "O Bould Bhoys", é o primeiro exemplo conhecido de a ortografia única. O h adicional imita o sistema ortográfico de gaélico, onde a letra b é muitas vezes acompanhada pela letra h.

Irmão Walfrid, fundador do Celtic FC

Em 28 de Maio 1888, Celtic jogou sua primeira partida oficial contra o Rangers e venceu por 5-2, no que foi descrito como um "encontro amigável". Neil McCallum marcou o primeiro golo do Celtic nunca. A equipa que jogou nesse dia foi composto em grande parte de jogadores assinados a partir de Hibernian.

Primeiro kit do Celtic consistia em uma camisa branca com gola verde, calção preto, e meias verde-esmeralda. O escudo do clube original era um verde simples cruz em um fundo oval vermelho.

Em 1889 Celtic chegou à final do Copa da Escócia, esta era a sua primeira temporada na competição, mas perdeu por 2-1 na final. Celtic voltou a atingir a final da Taça da Escócia em 1892, mas desta vez foram vitoriosos depois de derrotar Rainha Parque 5-2 na final. Vários meses depois, o clube mudou-se para sua nova terra, Celtic Park, e na temporada seguinte conquistou o Scottish League Championship pela primeira vez na história. Em 1895, o Celtic estabeleceu o recorde da Liga para a maior pontuação em casa quando bateram Dundee 11-0.

William Angus (centro) jogou pelo Celtic e ganhou a Cruz Victoria durante a Primeira Guerra Mundial

Em 1897, o clube tornou-se um Sociedade de responsabilidade limitada e Willie Maley foi apontado como o primeiro "secretário- Gerente '. Entre 1905 e 1910, o Celtic venceu o Scottish League Championship seis vezes em uma fileira. Em ambos os 1907 e 1908 Celtic também ganhou o Copa da Escócia, esta foi a primeira vez que um clube escocês já tinha vencido a Duplo. Durante a Primeira Guerra Mundial , o Celtic ganhou o campeonato quatro vezes seguidas, incluindo 62 partidas invicto entre novembro de 1915 e abril 1917.

Ex-jogador e capitão Jimmy McGrory assumiu em 1945. Sob McGrory, o Celtic derrotou o Arsenal , Manchester United e Hibernian para ganhar o Coronation Cup, um torneio de one-off realizado em maio de 1953 para comemorar a coroação de Elizabeth II .

Em 19 de Outubro de 1957, Celtic derrotou o Rangers um registro 7-1, na final da Taça da Liga Escocesa em Hampden Park, em Glasgow, mantendo o troféu que haviam conquistado apenas a primeira vez que o ano anterior. O placar continua a ser uma vitória recorde em uma final da taça nacional britânico.

O ex-capitão do Celtic Jock Stein sucedeu McGrory em 1965. Celtic Stein guiado para nove reta da Liga Escocesa ganha 1966-1974, estabelecendo um recorde mundial que não foi igualada até 1997.

1967 foi celta de annus mirabilis. O clube ganhou todas as competições que entrou: o Scottish League, o Copa da Escócia, o Taça da Liga Escocesa, a Glasgow Cup e da Taça da Europa. Sob a liderança de Stein, o clube derrotado Inter de Milão por 2-1, no Estádio Nacional, em Lisboa , em 25 de maio de 1967. Celtic tornou-se assim o primeiro time britânico, ea primeira de fora de Espanha, Portugal e Itália a vencer a competição. Eles continuam a ser a única equipa escocesa ter chegado ao final. Os jogadores naquele dia tornou-se posteriormente conhecido como o " Lisboa Lions ". Jimmy Johnstone, Bobby Lennox e Bobby Murdoch fazia parte dessa equipe famoso, e agora estão entre os maiores jogadores nunca celtas. No ano seguinte perdeu para o Celtic Racing Club de Argentina no Taça Intercontinental.

Celtic chegou à final da Copa Européia de novo em 1970, mas foram espancados por 2-1 Feyenoord no San Siro, em Milão .

Apesar de ainda mais sucesso nacional na década de 1980, o Bank of Scotland informou Celtic que ele estava chamando nos receptores em 3 de Março de 1994 como resultado do clube exceda a £ 5.000.000 cheque especial. No entanto, o empresário de expatriados Fergus McCann tomou o controle do clube, e derrubou as dinastias familiares que tinham controlado Celtic desde a sua fundação. De acordo com relatos da mídia, McCann assumiu a ata do clube antes que fosse para ser declarada falida. McCann reconstituído o negócio clube como uma sociedade anónima - Celtic PLC - e supervisionou a reconstrução do Celtic Park em um estádio de 60.832 lugares todos. Em 1998, sob Dutchman Wim Jansen Celtic ganhou o título novamente e impediu Rangers de bater o recorde de Celtic-9-em-um-fila.

Martin O'Neill, ex- Copa da Europa vencedor com Nottingham Forest, assumiu o comando do clube em junho de 2000. Sob a sua liderança, o Celtic venceu três campeonatos SPL em cinco e em sua primeira temporada no comando, o clube também ganhou o triplo doméstico, tornando O'Neill apenas o segundo treinador do Celtic para fazê-lo depois de Jock Stein.

Em 2003, cerca de 80.000 adeptos do Celtic viajou para assistir o clube competir no Final da Copa da UEFA, em Sevilha. Celtic perdeu por 3-2 para FC Porto, após prolongamento, apesar de dois gols de Henrik Larsson durante o tempo normal. A conduta exemplar dos que viajam milhares de adeptos do Celtic recebeu elogios do povo de Sevilha (não um torcedor foi preso) e os fãs foram agraciados com prestígio Fair Play Prémios de ambos FIFA e UEFA "por seu comportamento extraordinariamente leal e esportivo".

Gordon Strachan foi anunciado como substituto de O'Neill em Junho de 2005 e depois de ganhar o título SPL em seu primeiro ano no cargo, ele se tornou apenas o terceiro treinador do Celtic a vencer três títulos consecutivos. Ele também orientou celta a sua primeira UEFA Champions League na fase eliminatória 2006-07 e repetiu o feito em 2007-08 antes de sair do clube em maio de 2009, depois de não conseguir ganhar o Título SPL. Tony Mowbray assumiu o comando do clube em junho de 2009, e foi sucedido por um ano mais tarde Neil Lennon. Em novembro de 2010, o Celtic estabeleceu um Scottish Premier League recorde para a maior vitória na história SPL derrotar Aberdeen 9-0 no Celtic Park.

Crista e cores

Para primeira temporada do Celtic que usava um top branco com calção preto e meias pretas e verdes hooped. Este kit contou com um verde Cruz celta dentro de um círculo vermelho. Na próxima temporada, eles mudaram para um verde e branco listrado verticalmente superior e para os próximos 14 anos este manteve-se inalterada. Em 1903 Celtic adoptaram os seus famosos topos hooped verdes e brancas.

Estádio

Estádio do Celtic é Celtic Park, que está no Área de Parkhead de Glasgow . Celtic Park, um todo-seater estádio com uma capacidade de 60.832, é o maior estádio de futebol na Escócia e no sétimo maior estádio do Reino Unido, após Murrayfield, Old Trafford, Twickenham, Wembley , a Estádio olímpico de Londres 2012 eo Millennium Stadium. É comumente conhecido como Parkhead ou paraíso.

Celtic primeiro colocado para fora um terreno na área de Parkhead em 1888. O clube mudou-se para um local diferente em 1892, no entanto, quando a taxa de aluguel foi muito maior. O novo site foi desenvolvido em um estádio em forma oval, com vastas secções terraceamento. O recorde de público de 83.500 foi criado por um Derby de Old Firm em 1 de Janeiro de 1938. Os terraços foram cobertos e refletores foram instalados entre 1957 e 1971. A Relatório Taylor determinou que todos os grandes clubes deve ter um estádio todo-assentado em agosto de 1994. Celtic estava em uma situação financeira ruim no início de 1990 e nenhum grande trabalho foi realizado até Fergus McCann assumiu o controle do clube em março de 1994. Ele realizou um plano para demolir os antigos terraços e desenvolver um novo estádio em uma gradual reconstrução, que foi concluída em agosto de 1998. O custo total do novo estádio foi de £ 40 milhões.

Para o 1994-1995 temporada Celtic disputada no estádio nacional Hampden Park, este custo o clube £ 500.000 no aluguel. Celtic Park tem sido frequentemente utilizado como um local para Escócia e internacionais Cup Finals, em particular quando Hampden Park foi indisponíveis. Antes da Primeira Guerra Mundial , Celtic Park sediou vários outros eventos esportivos, incluindo regras compostas shinty-hurling, atletismo e 1897 De Ciclismo de Pista Campeonato Mundial. Ar livre massas e unidades de recrutamento da Primeira Guerra Mundial também foram realizadas lá. Celtic Park tem sido ocasionalmente usada para concertos, incluindo performances de The Who e U2 .

Torcedores

Em 2003 Celtic foram estimados para ter uma base de fãs de nove milhões de pessoas, incluindo um milhão nos EUA e Canadá. Há mais de 160 Núcleos Celtic em mais de 20 países ao redor do mundo.

Em 2003, um 80 mil adeptos do Celtic estimado, muitos sem bilhetes para os jogos, viajou para Sevilha, na Espanha para o Final da Taça UEFA, os adeptos do clube, posteriormente, recebeu prêmios de UEFA e FIFA por seu comportamento no jogo.

No 2010-11 temporada, Celtic teve a maior média de público em casa de qualquer clube escocês. Eles também tinham o 12º maior média de público de todo o clubes de futebol na Europa.

Rivalidade Old Firm

Tradicionais rivais do Celtic são Rangers ; coletivamente, os dois clubes são conhecidos como o Old Firm. Os dois têm dominado a história do futebol escocês; entre eles, eles ganharam o campeonato da liga escocesa 97 vezes desde a sua criação em 1890 - todos os outros clubes combinadas ganharam 19 campeonatos. Os dois clubes também são de longe o mais apoiado na Escócia, com o Celtic ter a terceira maior comparecimento casa no Reino Unido. Celtic tem uma associação histórica com o povo da Irlanda e escoceses de ascendência irlandesa, que são ambos principalmente católica romana . Tradicionalmente fãs de rivais Rangers vieram de Scottish ou Irlanda do Norte Origens evangélicas e apoio Sindicalismo britânico.

Os clubes têm atraído o apoio de facções opostas na dificuldades políticas da Irlanda do Norte, que se intensificou a rivalidade na Escócia. Caridade anti-sectário Nil by Mouth observa que alguns apoiantes usar músicas, cantos e banners nos dias de jogos para expressar abuso ou apoio para o protestante ou crenças católicas e proclamar apoio a grupos paramilitares da Irlanda do Norte baseados tais como o IRA e UVF. Um estudo realizado em 2008 pelo University of Strathclyde constatou que a rivalidade Old Firm foi "fortemente ligada ao conflito na Irlanda do Norte".

Houve quase 400 partidas Old Firm jogado a partir de 2011. Os jogos têm sido descritas como tendo um "clima de ódio, tensão religiosa e intimidação que continua a levar a violência em comunidades em toda a Escócia." A rivalidade tem alimentado muitas agressões e até mortes em Old Firm Derby dias. Admissões em salas de emergência do hospital foram relatados para aumentar nove vezes acima dos níveis normais e jornalista Franklin Foer observou que, no período de 1996 a 2003, oito mortes em Glasgow estavam diretamente ligados aos jogos Old Firm, e centenas de assaltos.

Ambos os conjuntos de fãs lutou uma batalha on-campo, no rescaldo da vitória do Celtic por 1-0, na 1980 Copa da Escócia final Hampden Park. Havia distúrbio sério fã durante uma partida de Old Firm jogado maio 1999 no Celtic Park; mísseis foram lançados por adeptos do Celtic, incluindo um que atingiu árbitro Hugh Dallas, que precisava de tratamento médico, e um pequeno número de fãs invadiram o campo.

Sectarismo

Celtic ter tomado medidas para reduzir o sectarismo. Em 1996, o clube lançou sua campanha Bhoys Contra Fanatismo, mais tarde seguido por Juventude Contra Fanatismo "educar os jovens em ter ... respeito por todos os aspectos da comunidade - todas as raças, todas as cores, todos os credos".

Em março de 2008, a UEFA investigado adeptos do Celtic para alegado canto sectária em uma partida contra o Barcelona. O caso foi descartado antes do final do mês, devido à falta de provas.

Republicanismo irlandês

Alguns grupos de adeptos do Celtic expressar seu apoio a Republicanismo irlandês e do Exército Republicano Irlandês cantando ou cantando sobre eles em jogos. IRA canto tem sido descrito como sendo ofensivo, mas a opinião está dividida sobre se eles são sectários. UEFA chefe de comunicações William Gaillard, ao falar sobre o assunto em 2006, disse que a IRA cantar era uma questão nacionalista e foi semelhante para os fãs de outros clubes, como Barcelona e Athletic Bilbao, que apoiam movimentos nacionalistas em seus próprios países. Ele também afirmou que apenas em Países dos Balcãs, onde alguns fãs mostram apoio para as organizações que havia se envolvido em limpeza étnica, a situação era diferente, porque estas organizações eram por sua natureza discriminatória. Ele disse que isso não se aplica ao IRA.

Em 2008 e 2010, houve protestos por grupos de fãs sobre a equipe vestindo a símbolo de papoula para Dia da Lembrança. Celtic expressa desaprovação destes protestos, dizendo que eles eram prejudiciais para a imagem do clube e seus fãs, e se comprometeram a banir os envolvidos.

Em novembro de 2011 UEFA lançou uma investigação sobre Celtic sobre a suposta "cânticos ilícitos" envolvendo pró-IRA canções durante a sua Tie Europa League contra Rennes, em 3 de novembro de 2011. A audiência teve lugar em 9 de Dezembro de 2011, eo clube foi multado em R $ 12.700 para o delito. Também em novembro de 2011, o Scottish Premier League anunciou uma investigação sobre Celtic sobre o "pró-IRA" cantando por fãs durante uma partida contra o Hibernian no mês anterior. O inquérito concluiu, em 5 de Dezembro de 2011, com a SPL afirmando que "Não se contesta que um pequeno número de adeptos do Celtic envolvidos em cantar e cantando em apoio ao IRA". No entanto, Celtic foram consideradas como tendo tomado todas as medidas possíveis "" para tentar evitar o comportamento assim nenhuma ação foi tomada contra eles. A SPL também afirmou que repetiu a condenação dos cânticos pelo gerente Neil Lennon, bem como executivo-chefe Peter Lawwell tinham sido tomados em consideração.

Celtic e caridade

Celtic foi fundada inicialmente para arrecadar dinheiro para os pobres no East End de Glasgow eo clube ainda mantêm fortes tradições de caridade hoje.

Em 09 de agosto de 2011 Celtic realizada uma partida depoimento em homenagem ao ex-jogador John Kennedy. Devido à crise humanitária no leste da África, todo o produto foram doados para Oxfam. Estima-se que £ 300.000 foi levantada.

Em 1995, o fundo de caridade Celtic foi formada com o objectivo de "revitalizar tradições celtas da caridade" e a agosto de 2011 levantou mais de £ 3 milhões.

Celtic realizar um show beneficente de moda anual Celtic Park. Em 2011, os principais beneficiários foram Breast Cancer Care Scotland.

Yorkhill Hospital é outra caridade com quem Celtic são filiados e em dezembro de 2011 o clube doou £ 3.000 a ele. Chefe do Executivo Peter Lawwell disse que; "O Celtic tem sido sempre muito mais do que um clube de futebol e é importante que, em todas as vezes que desempenham um papel importante na comunidade em geral. O clube tem o prazer de ter desfrutado de uma ligação tão longa e positiva com Yorkhill Hospital."

Propriedade e finanças

Empresa privada

Celtic foram formados em 1888 e em 1897, o clube tornou-se um Private Limited Company, este foi detida e gerida por vários familiares "dinastias". Esses diretores tinha a reputação de ser muito mesquinha e autoritária, bem como não mostrando lealdade para com os seus jogadores ou gerentes. Em particular, eles eram conhecidos por vender continuamente seus melhores jogadores e não pagar a sua equipe o suficiente, eles também não tinham ambição e muitos gerentes tinham run-ins com eles devido a isso. Três das figuras mais lendárias do Celtic Billy McNeill, Jock Stein e Jimmy McGrory todos sofreram com isso. A placa tentou vender McGrory, maior já goleador do Celtic, para Arsenal em 1928. Sabendo quão leal ele era para o clube, que atraiu-o para Londres sob falsos pretextos e, apesar de sua infelicidade com isso, e oferta de fazê-lo do Arsenal o mais bem pago jogador na Grã-Bretanha, ele se recusou a se mover. Assim como esta, ao longo de toda sua carreira, ele foi pago £ 8 por semana, £ 1 a menos do que o resto da equipe. Como gerente McGrory também estava descontente com o conselho como eles controlaram a seleção da equipe, ele considerou renunciar três anos em sua gestão como o clube quase foi rebaixado. Apesar de ter marcado 550 gols em 547 jogos, apesar de não ser tão bem sucedido como um gerente, ao longo de sua 35-year Tocando e gerenciando a carreira com o clube eram geralmente mal sucedidos e estavam sempre na sombra do Rangers.

Stein, que também havia jogado pelo Celtic, assumiu a gestão do clube de McGrory em 1965 e revolucionou a equipe. Ele ganhou nove títulos ea Liga sucessivas 1967 Taça dos Campeões Europeus, bem como sendo vice-campeão em 1970, em grande parte, com a equipe que McGrory tinha deixado para trás. Em meados dos anos 70 Celtic estavam em declínio e Stein estava lutando para substituir o Leões de Lisboa. Ele também tinha sido gravemente ferido em um acidente de carro em 1975 que tinha sido disse tê-lo afetado mal. Stein reconstruiu o pelotão e conseguiu duplo em 1976-1977. No entanto, a próxima temporada foi mal ea capacidade e compromisso de muitos desses jogadores foi posta em causa. O conselho decidiu substituir Stein em 1978. O presidente recém-nomeado, Desmond Branco, e Stein tinha uma relação pobre e Stein deixou o clube de uma maneira ruim. A história oficial do Celtic foi lançado na época e Stein foi criticado no livro para perder a Taça da Europa 1970. Branco e os diretores haviam contribuído para o livro e Stein estava descontente com essa crítica. Stein foi oferecido um lugar no conselho Celtic depois que ele deixou, no entanto, eles queriam que ele revive as vendas de bilhetes no clube. Stein senti essa humilhante e ele disse que era; "Um homem do futebol, não um vendedor de bilhetes". Ele se recusou esta oferta e decidiu ficar em gestão. O tratamento que o conselho de Stein era muito pobre considerando a sua contribuição para o clube.

McNeil, a Taça dos Campeões Europeus ganhar capitão sob Stein, foi trazido para substituí-lo. Depois de cinco temporadas, ele pediu um contrato com um aumento salarial, teve do gestor anterior do Celtic "acordos de cavalheiros" com o clube, no entanto, McNeil queria mais segurança, ele tinha uma família jovem. Ele tinha sido o gestor mais bem sucedida na Escócia durante o seu mandato e que foi revelado que ele ganhava menos do que os seus homólogos em Aberdeen, Dundee United e Rangers . McNeil também pediu publicamente a placa para obter mais dinheiro para investir no plantel jogo. No dia seguinte, o conselho anunciou que havia rejeitado, por unanimidade, seus pedidos e McNeil mudou-se para gerir Manchester City como ficar no Celtic teria humilhado.

McCann aquisição e transição para plc

Ao longo dos anos 1960 e 70 Celtic tinha sido um dos clubes mais fortes da Europa. No entanto, os diretores não conseguiram acompanhar a onda de desenvolvimento econômico voltado para o futebol na década de 1980. Em 1989, o orçamento anual do clube foi de £ 6,4 milhões, cerca de um terço tanto quanto Barcelona, com uma dívida de cerca de 40% e em campo o sucesso se deteriorando. No início de 1990 a situação começou a piorar, em 1993 os fãs começaram a organizar grupos de pressão para protestar contra a bordo, um dos mais proeminentes sendo "celtas para a Mudança". Eles apoiaram fortemente uma OPA liderada por Fergus McCann e Brian Dempsey. Escritor Futebol Jim Traynor comparou a tentativa de McCann para comprar o clube da placa como sendo "bem contra o mal".

Em 4 de março de 1994, McCann comprou Celtic por R $ 9 milhões. Quando ele comprou o clube foi relatado para ser dentro de 24 horas de entrar em liquidação judicial devido a um descoberto £ 5.000.000. Ele virou Celtic em uma sociedade anónima pública através de uma emissão de ações que levantou mais de £ 14 milhões, a emissão de acções de maior sucesso na história do futebol britânico. Ele também supervisionou a construção de um novo estádio, a 60.000 lugares Celtic Park, que custa £ 40 milhões e na época era o maior estádio capacidade da Grã-Bretanha. Isto permitiu Celtic para o progresso como um clube porque mais de £ 20 milhões foram sendo criados a cada ano em vendas de ingressos temporada.

McCann tinha mantido desde o início que ele só seria no Celtic por cinco anos e, em setembro de 1999, ele anunciou oficialmente que sua participação de 50,3% no Celtic estava à venda. McCann sempre quis a posse de Celtic para ser espalhado mais amplamente possível e deu preferência aos atuais acionistas e detentores de temporada-ticket. Este era parar um novo consórcio assumir o clube. 14400000 partes foram vendidos pela McCann a um valor de 280 pence cada. McCann fez £ 40.000.000 fora deste, o que significa que ele deixou Celtic com um lucro £ 31.000.000. Durante seu mandato, o volume de negócios no Celtic aumentou 385%, para R $ 33.8m e lucros operacionais subiram de £ 282.000 para R $ 6,7 milhões. McCann foi muitas vezes criticado durante seu tempo no Celtic e muitas pessoas não concordavam com ele sobre a construção de um estádio que eles pensavam Celtic não conseguiu preencher, não investir o suficiente na equipe e ser excessivamente focado em finanças. No entanto, a McCann foi responsável pela recuperação financeira do clube e para fornecer uma plataforma muito boa para ele para construir. Depois que ele saiu Celtic, o clube foram capazes de investir em jogadores e alcançou muito sucesso como vencedora The Treble em 2000-01 e atingindo o 2003 Final da Taça UEFA.

Após a saída de McCann, bilionário irlandês Dermot Desmond foi deixado como o accionista maioritário. Ele comprou 2,8 milhões de ações da McCann para aumentar sua participação no clube de 13% para 20%.

Em 2005, o Celtic emitiu uma oferta de ações projetado para levantar £ 15.000.000 para o clube, 50 milhões de novas ações foram disponibilizados ao preço de 30p cada um. Também foi revelado que a maioria sharholder Desmond iria comprar em torno de £ 10.000.000 no valor das ações. £ 10.000.000 do dinheiro arrecadado foi para a construção de uma nova instalação e juventude state-of-the-art academia de formação, expandindo a rede de aferição global do clube e investir em programas de treinamento e desenvolvimento jogador. O resto do dinheiro era para ser usado para reduzir a dívida. A construção de uma escola de juniores foi importante para o Celtic para superar tanto Corações e Rangers que tinham instalações juventude superiores no momento. A emissão de ações foi um sucesso e Celtic teve mais candidatos do que ações disponíveis, Celtic de novo Centro de treinamento Lennoxtown foi inaugurado em Outubro de 2007.

Celtic foram classificados no Deloitte Football Money League seis vezes. Esta lista os 20 principais clubes de futebol do mundo de acordo com a receita. Eles foram classificados entre 2002 ( 2000-01 temporada), 2006 ( 2004-05 temporada) e 2008 ( 2006-07 temporada).

Resultados financeiros do Celtic para 2011 mostraram que a dívida do clube tinha sido reduzida de € 5,5 milhões para £ 500.000 e que um lucro antes de impostos de £ 100.000 tinha sido alcançado, em comparação com uma perda de mais de £ 2.000.000 no ano anterior. O volume de negócios também diminuiu em 15% a partir de £ 63 milhões para £ 52.000.000.

Em maio de 2012, o Celtic foram classificados em 37 Avaliação anual da Brand Finance dos maiores clubes de futebol do mundo. Marca do Celtic foi avaliado em 64 milhões dólares (£ 40.700.000), US $ 15 milhões a mais que no ano anterior. Foi a primeira vez que um clube escocês tinha sido classificado no top 50. Matt Hannagan, Sports Marca Analista de Avaliação a Brand Finance, disse que o Celtic foram constrangidos pela quantidade de dinheiro que recebeu do SPL e que, se eles estavam na Premiership então, devido à sua grande base de fãs, eles poderiam estar no top 10 clubes do mundo. Mais tarde naquele mês David Low, o consultor financeiro que aconselhou Fergus McCann em sua aquisição da Celtic em 1994, disse que o Celtic de 'enterprise value' (o quanto isso custaria para comprar o clube) foi de £ 52 milhões.

Honras

Palmarés nacional

Caso do troféu no Celtic Park

  • Liga Escocesa Campeonatos: 44
1893, 1894, 1896, 1898, 1905, 1906, 1907, 1908, 1909, 1910, 1914, 1915, 1916, 1917, 1919, 1922, 1926, 1936, 1938, 1954, 1.966, 1967, 1968, 1969 1970, 1971, 1972 1973, 1974, 1977, 1979, 1981, 1982, 1986, 1988, 1998, 2001, 2002, 2004, 2006, 2007, 2008, 2012, 2013
  • Taça da Escócia: 35
1892, 1899, 1900, 1904, 1907, 1908, 1911, 1912, 1914, 1923, 1925, 1927, 1931, 1933, 1937, 1951, 1954, 1965, 1967, 1969 1971, 1972 1974, 1975 1977, 1980, 1985, 1988, 1989, 1995, 2001, 2004, 2005, 2007, 2011
  • Taça da Liga Escocesa: 14
1956-1957, 1957-1958, 1965-1966, 1966-1967, 1967-1968, 1968-1969, 1969-1970, 1974-1975, 1982-1983, 1997-1998, 1999-2000, 2000-01, 2005-06, 2008-09

Honras europeus

  • Taça da Europa :
    • Os vencedores (1): 1967
    • Vice-campeão: 1970
  • Taça UEFA
    • Vice-campeão: 2003

Honras menores e especiais

  • Glasgow Cup: 31 (contestada por menores de 18 equipas de jovens a partir de 2008)
1891, 1892, 1895, 1896, 1905, 1906, 1907, 1908, 1910, 1916, 1917, 1920, 1921, 1927, 1928, 1929, 1931, 1939, 1941, 1949, 1956, 1962, 1964, 1965, 1967, 1968, 1970, 1975 * 1982, 2008, 2011
  • Glasgow Charity Cup: 26
1892, 1894, 1895, 1896, 1899, 1903, 1905, 1908, 1912, 1913, 1914, 1915, 1916, 1917, 1918, 1920, 1921, 1924, 1926, 1936, 1937, 1943, 1950, 1953, 1959, 1961 (compartilhado)
  • North Eastern Cup: 2
1889, 1890
  • Britânico League Cup: 1
1902
  • Ferencvaros Vaso: 1
1914
  • Marinha de Guerra do Exército e do protetor Fundo: 1
1918
  • Empire Exhibition Troféu: 1
1938
  • Victory Na Europa Cup: 1
1945
  • São Mungo Cup: 1
1951
  • Coronation Cup: 1
1953
  • Alfredo di Stefano Troféu: 1
1967
  • CNE Cup of Champions: 1
1968
  • Drybrough Cup: 1
1974
  • Translink Cup: 1
2009
  • World of Soccer Cup: 1
1977
  • Feyenoord Torneio: 1
1981
  • Dubai Gold Cup: 1
1989
  • Wembley Cup: 1
2009
  • Fenway Football Challenge: 1
2010
  • Jock Stein Friendship Cup: 5
2006, 2007, 2008, 2009, 2010

Honras de reserva

  • Reserve League Championship: 19
1896, 1959, 1960, 1961, 1963, 1965, 1966, 1970, 1971, 1980, 1985, 1991, 1994, 1995, 2005, 2006, 2007, 2008, 2009
  • Reserve Scottish Cup: 8
1891, 1935, 1936, 1958, 1966, 1971, 1974, 1985
  • Reserve League Cup: 13
1960, 1967, 1969, 1970, 1971, 1980, 1981, 1986, 1990, 1992, 1994, 1995, 1996,
  • Alliance escocês: 4
1922, 1934, 1937, 1938
  • Combinou Reserve League: 6 1
1959, 1960, 1961, 1962, 1964, 1966

Honras da Juventude

  • Scottish Youth Cup: 11
1984, 1987, 1989, 1996, 1997, 1999, 2003, 2005, 2006, 2010, 2011
  • Menores de 18 anos Scottish Premier League: 2
2000, 2003
  • Sob 19 Scottish Premier League: 5
2004, 2005, 2006, 2010, 2011
  • Under 21 Scottish Premier League: 3
2002, 2003, 2004

Outros prêmios

  • BBC Sports Personalidade do Ano Prêmio Equipe: 1
1967
  • France Football Team Europeu do Ano: 1
1970
  • Prêmio FIFA Fair Play: 1
2003 (concedido aos fãs do Celtic FC)
  • UEFA Fair Play Prêmio: 1
2003
  • Equipe IFFHS Mundial de Clubes do mês: 3
Novembro de 2002, agosto de 2003, agosto 2012

* 1975 troféu compartilhado com Rangers depois de um empate 2-2.
1 Celtic B, os clubes de segundo time reserva competiram em todas as estações do Combinada Reserve League.

Gestores

Nome Nacionalidade A partir de Para Liga Escocesa Copa da Escócia Taça da Liga Escocesa Taça da Europa Total
Maley, Willie Willie Maley Escócia 1897 1940 16 14 - - 30
McStay, Jimmy Jimmy McStay Escócia 1940 1945 0 0 - - 0
McGrory, Jimmy Jimmy McGrory Escócia 1945 1965 1 2 2 - 5
Stein, Jock Jock Stein Escócia 1965 1978 10 8 6 1 25
McNeill, Billy Billy McNeill Escócia 1978 1983 3 1 1 0 5
Hay, David David Hay Escócia 1983 1987 1 1 0 0 2
McNeill, Billy Billy McNeill Escócia 1987 1991 1 2 0 0 3
Brady, Liam Liam Brady Irlanda 1991 1993 0 0 0 0 0
Macari, Lou Lou Macari Escócia 1993 1994 0 0 0 0 0
Burns, Tommy Tommy Burns, Escócia 1994 1997 0 1 0 0 1
Jansen, Wim Wim Jansen Holanda 1997 1998 1 0 1 0 2
Venglos, Jozef Jozef Venglos Eslováquia 1998 1999 0 0 0 0 0
Barnes, John John Barnes Inglaterra 1999 2000 0 0 0 0 0
Dalglish, Kenny Kenny Dalglish Escócia 2000 2000 0 0 1 0 1
O'Neill, Martin Martin O'Neill Irlanda do Norte 2000 2005 3 3 1 0 7
Strachan, Gordon Gordon Strachan Escócia 2005 2009 3 1 2 0 6
Mowbray, Tony Tony Mowbray Inglaterra 2009 2010 0 0 0 0 0
Lennon, Neil Neil Lennon Irlanda do Norte 2010 2 1 0 0 3

Capitães

Nome Nacionalidade A partir de Para Liga Escocesa Copa da Escócia Taça da Liga Escocesa Taça da Europa Total
Kelly, James James Kelly Escócia 1888 1897 3 1 - - 4
Doyle, Dan Dan Doyle Escócia 1897 1899 1 1 - - 2
McMahon, Sandy Sandy McMahon Escócia 1899 1903 0 1 - - 1
Orr, Willie Willie Orr Escócia 1903 1906 2 1 - - 3
Hay, James James Hay Escócia 1906 1911 4 3 - - 7
Young, Jim Jim Young Escócia 1911 1917 4 2 - - 6
McNair, Alec Alec McNair Escócia 1917 1920 1 0 - - 1
Cringan, Willie Willie Cringan Escócia 1920 1923 1 1 - - 2
Shaw, Charlie Charlie Shaw Escócia 1923 1925 0 1 - - 1
McStay, Willie Willie McStay Escócia 1925 1929 1 1 - - 2
McStay, Jimmy Jimmy McStay Escócia 1929 1934 0 2 - - 2
Hogg, Bobby Bobby Hogg Escócia 1934 1935 0 0 - - 0
Lyon, Willie Willie Lyon Escócia 1935 1939 2 1 - - 3
McPhail, John John McPhail Escócia 1948 1952 0 1 0 - 1
Fallon, Sean Sean Fallon Irlanda 1952 1953 0 0 0 - 0
Stein, Jock Jock Stein Escócia 1953 1955 1 1 0 - 2
Evans, Bobby Bobby Evans Escócia 1955 1957 0 0 1 - 1
Peacock, Bertie Bertie Peacock Irlanda do Norte 1957 1961 0 0 1 - 1
Mackay, Duncan Duncan Mackay Escócia 1961 1963 0 0 0 0 0
McNeill, Billy Billy McNeill Escócia 1963 1975 9 7 6 1 23
Dalglish, Kenny Kenny Dalglish Escócia 1975 1977 1 1 0 0 2
McGrain, Danny Danny McGrain Escócia 1977 1987 4 2 1 0 7
Aitken, Roy Roy Aitken Escócia 1987 1990 1 2 0 0 3
McStay, Paul Paul McStay Escócia 1990 1997 0 1 0 0 1
Boyd, Tom Tom Boyd Escócia 1997 2002 3 1 3 0 7
Lambert, Paul Paul Lambert Escócia 2002 2004 1 1 0 0 2
McNamara, Jackie Jackie McNamara Escócia 2004 2005 0 1 0 0 1
Lennon, Neil Neil Lennon Irlanda do Norte 2005 2007 2 1 1 0 4
McManus, Stephen Stephen McManus Escócia 2007 2010 1 0 1 0 2
Brown, Scott Scott Brown Escócia 2010 2 1 0 0 3

Registros

Registros do clube

  • A vitória na final da Taça da Escócia contra Aberdeen, em 1937, foi assistido por uma multidão de 147.365, em Hampden Park, em Glasgow, que permanece um portão recorde mundial para uma final nacional
  • Maior Assistência para uma partida Europeia clube competição: v Celtic Leeds United no European Cup semi-final, 15 de abril de 1970, em Hampden Park, Glasgow. Atendimento Oficial 136.505
  • Registo em casa atendimento: 92.000 contra o Rangers em 1 de Janeiro de 1938. A vitória por 3-0 para o Celtic
  • Registro do Reino Unido para uma série de invencibilidade no futebol profissional: 62 jogos (49 Won, 13 sacadas), a partir de 13 de novembro de 1915 até 21 de Abril 1917 - um total de 17 meses e quatro dias em tudo (que perdeu em casa para Kilmarnock no penúltimo dia da temporada)
  • Ficha SPL para uma série invicta de jogos em casa (77), 2001-2004
  • 14 jogos consecutivos finais da Taça da Liga, a partir temporada 1964/65 a 1977/78, inclusive, um recorde mundial para sucessivas aparições na final de uma grande competição de futebol
  • Maior número de golos marcados em um escocês de alto vôo liga jogo por um jogador: 8 gols por Jimmy McGrory contra Dunfermline em 9-0 vencer em 14 de janeiro de 1928
  • Maior pontuação em um copo doméstico britânico finais: Celtic 7-1 Rangers, Scottish League Cup Final 1957
  • Fastest hat-trick no European Football Club - Mark Burchill vs Jeunesse Esch em 2000; 3 minutos (entre 12 minutos e 15 minutos), um recorde na época
  • Abertura de SPL Campeonato ganhou. Ganhou duas vezes com 6 jogos restantes, contra Kilmarnock em 18 de Abril de 2004 e Corações em 05 de abril de 2006
  • Maior margem de vitória na SPL. 9-0 contra o Aberdeen, 06 de novembro de 2010
  • Celtic e Hibernian detêm o recorde para o maior taxa de transferência entre dois clubes escoceses. Celtic comprou Scott Brown do Hibernian em 16 de Maio de 2007, para R $ 4,4 milhões
  • A maioria exportação caro do futebol escocês, Aiden McGeady para Spartak Moscou, agosto 2010
  • Primeira publicação semanal do clube no Reino Unido, The View Celtic
  • Primeiro clube europeu a campo um jogador do sub-continente indiano, Mohammed Salim
  • Primeiro clube britânico a chegar à final da Taça da Europa, ea única escocês, e primeira equipe britânica a vencer a Taça dos Campeões Europeus

Os registros individuais

  • Aparências de gravação: Billy McNeill, 790 1957-1975
  • Mais jogador tampado: 102, Kenny Dalglish
  • Gravar marcador: Jimmy McGrory, 468 (1922/23 - 1937/38)
  • A maioria dos gols em uma temporada (todas as competições): Jimmy McGrory, 59 (1926/27) (49 League / 10 Scottish Cup)
  • A maioria dos gols em uma temporada (apenas liga): Jimmy McGrory, 50 (1935-1936)
Todos os jogadores são da Escócia, salvo indicação contrária.
Melhores Marcadores
Categoria Nome Carreira Gols
1 Jimmy McGrory 1922-1937 522
2 Bobby Lennox 1961-1978
1979-1980
273
3 Henrik Larsson Suécia 1997-2004 242
4 Stevie Chalmers 1958-1971 231
5 Jimmy Quinn 1900-1917 217
6 Patsy Gallacher República da Irlanda 1911-1926 192
7 John Hughes 1960-1971 189
8 Sandy McMahon 1891-1903 171
9 Jimmy McMenemy 1902-1920 168
10 Kenny Dalglish 1969-1977 167
Top League Marcadores
Categoria Nome Carreira Gols
1 Jimmy McGrory 1922-1937 395
2 Jimmy Quinn 1900-1917 187
3 Patsy Gallacher República da Irlanda 1911-1926 186
4 Henrik Larsson Suécia 1997-2004 174
6 Bobby Lennox 1961-1978
1979-1980
167
6 Stevie Chalmers 1958-1971 159
7 Jimmy McMenemy 1902-1920 144
8 Sandy McMahon 1891-1903 130
9 Adam McLean 1917-1928 128
10 John Hughes 1960-1971 115
A maioria das Aparições
Categoria Nome Carreira Apps
1 Billy McNeill 1957-1975 790
2 Paul McStay 1981-1997 678
3 Roy Aitken 1976-1990 669
4 Danny McGrain 1970-1987 661
5 Packie Bonner República da Irlanda 1978-1995 642
6 Alec McNair 1904-1925 641
7 Bobby Lennox 1961-1978
1979-1980
587
8 Bobby Evans 1944-1960 548
9 Jimmy Johnstone1962-1975 515
10 Jimmy McMenemy 1902-1920 515

UEFA co-eficiente

A partir de 21 de julho de 2012
Categoria País Equipe Pontos
60 Peru Galatasaray38,310
61 Bélgica Club Brugge35.480
62 Chipre APOEL Nicosia33,599
63 Escócia Celta 32,728
64 Israel Hapoel Tel Aviv31,400
65 Alemanha Hannover 96 31,037
66 Alemanha Borussia Dortmund 31,037

Jogadores anteriores notáveis

Ver Lista de Celtic FC jogadores para jogadores com mais de 100 aparições,Lista de futebolistas internacionais Celtic FC eCeltic FC Categoria: Jogadores

Maior time ever

Soccer.Field Transparant.png

SIMPSON
McNEILL
MURDOCH
Gemmell
McGrain
JOHNSTONE
AULD
McStay
LARSSON
Dalglish
LENNOX
Maior time ever Celtic

A seguinte equipe foi eleita a melhor equipa alguma vez Celtic por partidários em 2002:

  • Escócia Ronnie Simpson
  • Escócia Danny McGrain
  • Escócia Tommy Gemmell
  • Escócia Bobby Murdoch
  • Escócia Paul McStayMBE
  • Escócia Billy McNeillMBE - Votado maior já capitão do Celtic
  • Escócia Bertie Auld
  • Escócia Jimmy Johnstone - Eleita maior jogador de sempre do Celtic
  • Escócia Bobby Lennox MBE
  • Escócia Kenny Dalglish MBE
  • Suécia Henrik Larsson MBE - Eleito melhor jogador nunca externa do Celtic

Scotland Football Hall of Fame

A novembro de 2011, 21 jogadores do Celtic e gerentes entraram noScottish Football Hall of Fame:

  • Bertie Auld
  • Paddy Crerand
  • Kenny Dalglish MBE
  • Jimmy Delaney
  • Bobby Evans
  • Tommy Gemmell
  • Jimmy Johnstone
  • Maurice Johnston
  • Paul Lambert
  • Henrik Larsson
  • Bobby Lennox
  • Willie Maley
  • Danny McGrain
  • Jimmy McGrory
  • Billy McNeill
  • Paul McStay
  • Bobby Murdoch
  • Jock Stein CBE
  • Ronnie Simpson
  • Gordon Strachan
  • John Thomson

Scotland Roll of Honour

O Scotland futebol nacional equipe rolo de honra reconhece jogadores que ganharam 50 ou mais internacionalizações pela Escócia. Inductees ter jogado pelo Celtic são:

  • Roy Aitken
  • Tom Boyd
  • Gary Caldwell
  • John Collins
  • Kenny Dalglish MBE
  • Danny McGrain
  • Paul McStay
  • Kenny Miller

Scottish Sports Hall of Fame

No Scottish Sports Hall of Fame, cinco jogadores do Celtic foram selecionadas, são elas:

  • Kenny Dalglish MBE
  • Jimmy Johnstone
  • Jimmy McGrory
  • Billy McNeillMBE
  • Jock Stein CBE
Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Celtic_F.C.&oldid=552176301 "