Conteúdo verificado

Charlie Chaplin

Assuntos Relacionados: atores, modelos e celebridades

Você sabia ...

Esta seleção wikipedia foi escolhido por voluntários que ajudam Crianças SOS da Wikipedia para este Seleção Wikipedia para as escolas. Patrocinar uma criança para fazer uma diferença real.

Sir Charlie Chaplin
KBE
Nome de nascença Charles Spencer Chaplin
Nascido (1889 -04-16) 16 de abril de 1889
Walworth, Londres,
Reino Unido
Morreu 25 de dezembro de 1977 (1977/12/25) (idade 88)
Vevey, Vaud,
Suíça
Médio Cinema, música, mímica
Nacionalidade Britânico
Anos ativos 1895-1976
Gêneros Pancadaria, mime, comédia visuais
Influenciado Milton Berle
Rowan Atkinson
Cônjuge Mildred Harris (m 1918-1921.) «Começar: (1918) -end + 1: (1922)» "Casamento: Mildred Harris para Charlie Chaplin "Localização: (linkback: //en.wikipedia.org/wiki/Charlie_Chaplin) 1 criança
Lita Grey (m 1924-1927.) «Começar: (1924) -end + 1: (1928)» "Casamento: Lita Grey Charlie Chaplin "Localização: (linkback: //en.wikipedia.org/wiki/Charlie_Chaplin) 2 crianças
Paulette Goddard (m 1936-1942.) «Começar: (1936) -end + 1: (1943)» "Casamento: Paulette Goddard para Charlie Chaplin "Localização: (linkback: //en.wikipedia.org/wiki/Charlie_Chaplin)
Oona O'Neill (m 1943-1977.) «Começar: (1943) -end + 1: (1978)» "Casamento: Oona O'Neill para Charlie Chaplin "Localização: (linkback: //en.wikipedia.org/wiki/Charlie_Chaplin) 8 crianças

Sir Charles Spencer "Charlie" Chaplin, KBE (16 de Abril 1889-1825 December 1977) foi um Inglês ator cômico e diretor de cinema do cinema mudo era. Ele se tornou uma das estrelas de cinema mais conhecidos do mundo antes do final da Primeira Guerra Mundial . Chaplin usado mime, pastelão e outros rotinas de comédia visuais, e continuou bem na era da talkies, embora seus filmes diminuíram em frequência a partir do final da década de 1920. Seu papel mais famoso foi o de A Tramp, que jogou pela primeira vez no Keystone comédia Kid Auto Races em Veneza em 1914. Desde o abril 1914 um reeler Vinte Minutos de Amor em diante ele estava escrevendo e dirigindo a maioria de seus filmes, em 1916 ele também estava produzindo, e de 1918 a compor a música. Com Mary Pickford, Douglas Fairbanks e DW Griffith, ele co-fundou United Artists em 1919.

Chaplin foi uma das personalidades mais criativas e influentes da era do cinema mudo. Ele foi influenciado por seu antecessor, o comediante francês filme mudo Max Linder, a quem dedicou um de seus filmes. Sua vida trabalhando em entretenimento durou mais de 75 anos, a partir da Palco Vitoriano eo Music Hall, no Reino Unido como um performer criança, até perto de sua morte na idade de 88. Seu alto perfil vida pública e privada abrangia tanto a adulação e controvérsia. Identificação de Chaplin com a esquerda em última análise, o obrigou a reassentar na Europa durante a McCarthy era no início de 1950.

Em 1999, o Instituto do cinema americano classificou Chaplin o 10o maior lenda da tela do sexo masculino de todos os tempos. Em 2008, Martin Sieff, em uma resenha do livro Chaplin: Uma vida, escreveu: "Chaplin não era apenas" grande ", ele era gigantesco Em 1915, ele estourou em um mundo devastado pela guerra trazendo-lhe o presente da comédia, risos e alívio enquanto ele estava se dividir através Guerra Mundial. I. Ao longo dos próximos 25 anos, através da Grande Depressão ea ascensão de Adolf Hitler , permaneceu no trabalho. ... É duvidoso qualquer indivíduo deu nunca mais entretenimento, prazer e alívio para tantos seres humanos quando eles necessários -lo o mais ". George Bernard Shaw chamado Chaplin "o único gênio sair da indústria do cinema".

Biografia

Início da vida em Londres (1889-1909)

Charles Spencer Chaplin nasceu em 16 de Abril 1889, em East Street, Walworth, Londres, Inglaterra. Seus pais eram ambos artistas na Music Hall tradição; seu pai, Charles Spencer Chaplin Sr, era um vocalista e um ator e sua mãe, Hannah Chaplin, a cantora e atriz que atendia pelo nome de estágio Lilly Harley. Eles se separaram antes de Charlie tinha três anos. Ele aprendeu a cantar de seus pais. A 1891 censo mostra que sua mãe vivia com Charlie e seu meio-irmão mais velho Sydney em Barlow Street, Walworth.

Como uma criança pequena, Chaplin também morava com a mãe em vários endereços de e em torno de Kennington Road em Lambeth, incluindo 3 Pownall Terraço, Rua Chester e 39 Methley Street. A mãe de sua avó paterna era da família Smith de Romanichals, um fato do qual ele era extremamente orgulhoso, embora ele descreveu em sua autobiografia como "o esqueleto no armário nossa família". O pai de Chaplin, Charles Chaplin Sr., era um alcoólatra e tinha pouco contato com seu filho, apesar de Chaplin e seu meio-irmão brevemente viveu com seu pai e sua amante, Louise, a 287 Kennington Road. Os meio-irmãos viviam lá enquanto sua mãe doente mental viveu em Asilo Cane Hill em Coulsdon. A amante do pai de Chaplin mandou o menino para o arcebispo Templos Boys School. Seu pai morreu de cirrose quando Charlie tinha doze anos em 1901. Até à data do Census 1901, Chaplin residiu em 94 Ferndale Road, Lambeth, como parte de uma trupe de jovens bailarinos do sexo masculino, Os Eight Lancashire Lads, geridos por um William Jackson.

A condição laringe acabou com a carreira de cantora da mãe de Chaplin. Depois que a mãe de Chaplin foi novamente admitido no Asilo Cane Hill, seu filho foi deixado na casa de trabalho em Lambeth, no sul de Londres, movendo-se após várias semanas para a Escola Distrital Central de Londres para indigentes em Hanwell.

Em 1903, Chaplin garantiu o papel de Billy o pajem em Sherlock Holmes, escrita por William Gillette e estrelado pelo ator Inglês HA Saintsbury. Saintsbury levou Chaplin sob sua asa e lhe ensinou a empacotar seus talentos. Em 1905 Gillette veio para a Inglaterra com Marie Doro para estrear sua nova peça, Clarice, mas o jogo não ir mais além. Quando Gillette fez seu um ato cortina-raiser, a situação dolorosa de Sherlock Holmes como uma piada sobre a imprensa britânica, Chaplin foi trazido das províncias jogar Billy. Quando Sherlock Holmes foi substituído por Clarice, Chaplin permaneceu como Billy até que a produção terminou em dezembro 2. Durante o prazo, Gillette treinou Chaplin em seu estilo de atuar contido. Foi durante este compromisso que o Chaplin adolescente caiu perdidamente apaixonada por Doro, mas seu amor não correspondido e fui Doro retornou aos Estados Unidos com Gillette quando a produção fechada.

Eles se encontraram novamente em Hollywood onze anos mais tarde. Ela havia esquecido seu nome, mas, quando apresentado a ela, Chaplin disse a ela de ser silenciosamente apaixonado por ela e como ela tinha quebrado seu jovem coração. Durante o jantar, ele colocou-a sobre de espessura sobre o seu amor não correspondido. Não deu em nada até que dois anos mais tarde, quando ambos estavam em Nova York e ela o convidou para jantar e uma unidade. Em vez disso, Chaplin observou, eles simplesmente "jantaram tranquilamente no apartamento de Marie sozinho." No entanto, como Kenneth Lynn apontou, "Chaplin não teria sido Chaplin se tivesse simplesmente jantaram tranquilamente com Marie."

Primeiros anos nos Estados Unidos (1910-1913)

Foto Bain News Service de Chaplin em sua mesa c. 1910

Chaplin primeiro excursionou pelos Estados Unidos com a Fred Karno troupe de 1910 a 1912. Depois de cinco meses de volta à Inglaterra, ele voltou para os EUA para uma segunda turnê, que chega com a Troupe Karno em 2 de Outubro de 1912. No Karno estava Arthur Stanley Empresa Jefferson, que mais tarde ficou conhecido como Stan Laurel. Chaplin e Laurel dividiam um quarto em uma pensão. Stan Laurel voltou para a Inglaterra, mas Chaplin permaneceu nos Estados Unidos. No final de 1913, o ato de Chaplin com o Karno Troupe foi visto por Mack Sennett, Mabel Normand, Minta Durfee, e Arbuckle gordo. Sennett o contratou para seu estúdio, a Keystone Film Company como um substituto para Ford Sterling. Chaplin teve considerável dificuldade inicial ajustar às demandas de atuação cinema e sua atuação sofreu por isso. Após a primeira aparição no cinema de Chaplin, Fazendo uma vida foi filmado, Sennett sentia que ele tinha cometido um erro caro. A maioria dos historiadores concorda que era Normand que o convenceu a dar outra chance Chaplin.

Mack Sennett não fez quente para Chaplin imediatamente, e Chaplin acreditava Sennett destina-se a demiti-lo após um desentendimento com Normand. No entanto, as fotos de Chaplin foram logo um sucesso, e ele se tornou uma das maiores estrelas da Keystone.

Chaplin foi entregue a Normand, que dirigiu e escreveu um punhado de seus primeiros filmes. Chaplin não gostam de ser dirigido por uma mulher, e muitas vezes eles discordaram. Eventualmente, os dois trabalharam as suas diferenças e permaneceram amigos por muito tempo depois Chaplin deixou Keystone.

A Tramp (1914-1915)

Chaplin à direita em sua estréia no cinema Fazendo uma vida (1914)

A Tramp estreou durante a era do cinema mudo na comédia Keystone Kid Auto Races em Veneza (lançado em 07 de fevereiro de 1914). No entanto, Chaplin tinha inventado o traje vagabundo para um filme produzido alguns dias mais cedo, mas liberado mais tarde (09 de fevereiro de 1914), Estranho Predicament de Mabel. Mack Sennett tinha solicitado que Chaplin "entrar em um make-up comedy". Como Chaplin lembrou em seu autobiografia:

Eu não tinha idéia do que maquiagem para colocar. Eu não gostava de minha get-up como a imprensa repórter [em Making a Living]. No entanto no caminho para o guarda-roupa que eu pensei que eu iria vestir-se de calças largas, sapatos grandes, uma bengala e um chapéu de derby. Eu queria que tudo fosse uma contradição: a calça folgada, o casaco apertado, o chapéu pequeno e os sapatos grandes. Eu estava indeciso se a olhar jovem ou velho, mas lembrando Sennett esperava que eu fosse um homem muito mais velho, eu adicionei um pequeno bigode, que eu raciocinei, acrescentaria idade sem esconder a minha expressão. Eu não tinha idéia do personagem. Mas no momento em que eu estava vestido, as roupas ea maquiagem me fez sentir a pessoa que ele era. Eu comecei a conhecê-lo, e pelo tempo que eu entrei no palco que ele estava completamente carregado.

"The Tramp" é um Vagrant com as maneiras refinadas, roupas e dignidade de um cavalheiro. "Fatty" Arbuckle contribuiu com seu pai-de-lei de derby e as próprias calças (de generosas proporções). Chester Conklin desde o pequeno fraque fraque, e Ford Sterling O tamanho-14 sapatos, que eram tão grandes, Chaplin teve que usar cada com o pé errado para mantê-los em. Ele inventou o bigode de um pouco de cabelo crepe pertencente a Mack Swain. A única coisa que Chaplin se tinha era a cana-de-whangee.

Kid Auto Races em Veneza (1914): segundo filme de Chaplin ea estréia de seu traje de "tramp"

Chaplin, com seu personagem Vagabundo, rapidamente tornou-se a estrela mais popular Diretor Keystone A empresa de Mack Sennett de jogadores. Ele imediatamente ganhar enorme popularidade entre o público de cinema. " A Tramp ", principal personagem de Chaplin, era conhecido como" Charlot "no Francófona mundo, Itália, Espanha, Andorra , Portugal, Grécia, Roménia e Turquia , "Carlitos" no Brasil e Argentina , e "Der Vagabund" na Alemanha.

Chaplin continuou a desempenhar a Tramp através de dezenas de curtas-metragens e, mais tarde, produções de longa-metragem (em apenas um punhado de outras produções jogou outros do que a Tramp caracteres). Ele retratou um Keystone Kop em A Thief Catcher filmado 05-26 janeiro de 1914.

A Tramp estava estreitamente identificada com a era do cinema mudo, e foi considerado um carácter internacional; quando o som era começou no final de 1920, Chaplin se recusou a fazer um walkie que caracteriza o caráter. A produção de 1931 Luzes da cidade contou com nenhum diálogo. Chaplin aposentou oficialmente o personagem do filme Modern Times (lançado 05 de fevereiro de 1936), que apropriadamente terminou com a Tramp andando uma estrada sem fim em direção ao horizonte. O filme foi apenas um walkie parcial e é muitas vezes chamado o último filme mudo. A Tramp permanece em silêncio até perto do final do filme, quando, pela primeira vez, sua voz é finalmente ouvido, ainda que apenas como parte de um / canção jargão derivado do italiano francês.

Dois filmes Chaplin fez em 1915, A Tramp e O Banco, criou as características de seu personagem na tela. Embora no final a Tramp consegue sacudir sua decepção e retomar seus caminhos despreocupados ", o pathos reside na esperança do Tramp para uma transformação mais permanente através do amor, e seu fracasso para conseguir isso."

Chaplin de início Keystones usar o padrão fórmula Mack Sennett de extrema comédia física e gestos exagerados. Pantomima de Chaplin era mais sutil, mais adequado para farsas românticas e domésticos do que o Keystone perseguições e cenas de multidão habitual. As gags visuais eram puros Keystone, no entanto; o personagem vagabundo faria agressivamente ataque seus inimigos com pontapés e tijolos. Os cinéfilos adorei esse novo comediante alegremente terra, embora os críticos alertaram que suas travessuras beirava a vulgaridade. Chaplin foi logo confiada a dirigir e editar seus próprios filmes. Ele fez 34 shorts para Sennett durante seu primeiro ano em imagens, bem como o recurso marco comédia Punctured O Romance de Tillie.

O personagem Tramp foi destaque no primeiro trailer do filme para ser exibido em um cinema dos EUA, uma promoção de slides desenvolvido por Nils Granlund, gerente de publicidade para o Marcus Loew cadeia de teatro, e mostrado na Seventh Avenue Teatro do Loew em Harlem em 1914. Em 1915, Chaplin assinou um contrato muito mais favorável com Essanay Studios, e desenvolvido suas habilidades cinematográficas, adicionando novos níveis de profundidade e pathos para o pastelão Keystone estilo. A maioria dos filmes Essanay eram mais ambiciosa, correndo duas vezes, enquanto a comédia média Keystone. Chaplin também desenvolveu sua própria sociedade por ações, incluindo ingénue Edna Purviance e vilões em quadrinhos Leo Branco e Bud Jamison.

À medida que novos grupos de imigrantes chegaram em ondas para a América filmes mudos eram capazes de atravessar todas as barreiras da linguagem, e falou a todos os níveis do americano Torre de Babel, justamente porque eles estavam em silêncio. Chaplin foi emergindo como o expoente supremo do cinema mudo, ele próprio um emigrante de Londres. Vagabundo de Chaplin promulgada as dificuldades e humilhações do imigrante underdog, a luta constante na parte inferior da pilha americana e ainda assim ele triunfou sobre a adversidade sem nunca subir ao topo, e, assim, ficou em contato com o seu público. Filmes de Chaplin também foram deliciosamente subversivo. Os funcionários trapalhão permitiu que os imigrantes para rir daqueles que temiam.

Artista pioneiro cinema e celebridade mundial (1916-1918)

Em 1916, o Mutual Film Corporation pagou US Chaplin 670,000 dólares para produzir uma dúzia de comédias de dois tambores. Ele recebeu perto de controle artístico completo, e produziu doze filmes ao longo de um período de dezoito meses que estão entre os filmes de comédia mais influentes todo o cinema. De suas comédias mútuos, os mais conhecidos incluem: Easy Street, Um AM, A Casa de Penhores, e O aventureiro. Edna Purviance continuou a ser o protagonista, e acrescentou Chaplin Eric Campbell, Henry Bergman, e Albert Austin para sua sociedade por ações; Campbell, Gilbert e Sullivan veterano, desde vilania soberbo, e segundo bananas Bergman e Austin permaneceria com Chaplin por décadas. Chaplin considerado o período Mutual como o mais feliz de sua carreira, embora ele também teve a preocupação de que os filmes durante esse tempo foram se tornando estereotipada devido à produção rigorosos agendar seu contrato necessária. Após os EUA entrar na Primeira Guerra Mundial, tornou-se um porta-voz Chaplin para ligações da liberdade com seu amigo Douglas Fairbanks e Mary Pickford.

A maioria dos filmes de Chaplin em data a circulação de seu Keystone, Essanay, e períodos mútuos. Depois de Chaplin assumiu o controle de suas produções em 1918 (e manteve expositores e público esperando por eles), os empresários atendido a demanda por Chaplin, trazendo de volta suas comédias mais velhos. Os filmes foram recut, renomeado, e reeditado várias vezes, primeiro para os teatros, em seguida, para o mercado de home-cinema, e nos últimos anos, para home video. Mesmo Essanay era culpado desta prática, formando "novos" comédias de Chaplin de trechos de filmes antigos e fora preciso. Os doze comédias mútuos foram reformadas como filmes sonoros em 1933, quando o produtor J. Van Beuren Amadee adicionado novo partituras orquestrais e efeitos sonoros.

"Id =" "style =" mwe_player_0 width: 180px; height: 130px "> Arquivo: Charlie Chaplin, laço de amizade, 1918.ogg 
Um clipe do filme mudo Charlie Chaplin, "The Bond" (1918).

Na conclusão do contrato de mútuo, em 1917, Chaplin assinou um contrato com First National para a produção de oito filmes de duas bobinas. First National financiado e distribuído estas imagens (1918-1923), mas caso contrário, deu-lhe total controle criativo sobre a produção. Chaplin já tinha seu próprio estúdio, e ele poderia trabalhar em um ritmo mais relaxado que lhe permitiu concentrar na qualidade. Embora First National esperado Chaplin para entregar comédias curtas como as Mutualidades célebres, Chaplin ambiciosamente ampliado a maioria de seus projetos pessoais em mais longos, longas-metragens, incluindo Shoulder Arms (1918), A Pilgrim (1923) eo clássico de longa-metragem The Kid (1921).

Artistas Nações (1919-1939)

Charlie Chaplin Studios, 1922

Em 1919, Chaplin co-fundou a United Artists empresa de distribuição de filmes com Mary Pickford, Douglas Fairbanks e DW Griffith, tudo de quem estavam procurando para fugir da crescente consolidação poder de distribuidores de filmes e financeiros no desenvolvimento de Hollywood sistema de estúdio. Este movimento, juntamente com o controle completo de sua produção cinematográfica através de seu estúdio, garantiu a independência de Chaplin como cineasta. Ele atuou no conselho de UA até o início dos anos 1950.

Tudo de Chaplin United Artists Pictures eram de longa-metragem, começando com o drama atípica, em que Chaplin teve apenas um papel breve aparição, A Woman of Paris (1923). Isto foi seguido por comédias clássicos A Quimera do Ouro (1925) e The Circus (1928).

Após a chegada dos filmes sonoros, Chaplin continuou a se concentrar em filmes mudos; O Circo (1928), Luzes da Cidade (1931), e Tempos Modernos (1936) foram essencialmente filmes silenciosos marcou com a sua própria música e efeitos sonoros. City Lights tem sido elogiado por sua mistura de comédia e sentimentalismo. Crítico James Agee, por exemplo, escreveu na revista Life em 1949 que a cena final em City Lights foi o "maior peça única de agir sempre empenhada em celulóide ".

Chaplin e Jackie Coogan em The Kid (1921)

Enquanto Modern Times (1936) é uma organização não-talkie, que contém talk-geralmente vindo de objetos inanimados, como um rádio ou um monitor de TV. Isso foi feito para ajudar a 1930, as audiências que estavam fora do hábito de assistir filmes mudos, ajustar para não ouvir o diálogo. Modern Times foi o primeiro filme onde a voz de Chaplin é ouvido (no música absurdo no final, que Chaplin ambos realizados e escreveu as letras sem sentido a). No entanto, para a maioria dos telespectadores ainda é considerado um filme mudo.

Embora " talkies "tornou-se o modo dominante de filme que faz logo depois que eles foram introduzidos em 1927, Chaplin resistiu a fazer tal filme durante toda a década de 1930. Ele considerou cinema essencialmente uma arte pantomimic Ele disse:.." A ação é mais geralmente entendido que as palavras. Como simbolismo chinês, vai significar coisas diferentes de acordo com a sua conotação cênica. Ouça a uma descrição de algum objeto-um warthog Africano desconhecido, por exemplo; em seguida, olhar para uma foto do animal e ver como você está surpreso ".

É uma homenagem a versatilidade de Chaplin que ele também tem um crédito para o filme coreografia para o filme 1952 Limelight, e outro como um cantor para a música título de The Circus (1928). O mais conhecido de várias músicas que compôs são " Smile ", composta para o filme Tempos Modernos (1936) e dado letras para ajudar a promover um renascimento 1950 do filme, famosa coberta por Nat King Cole. " This Is My Song "do último filme de Chaplin, A Condessa de Hong Kong, foi um hit número um em várias línguas diferentes no final dos anos 1960 (notadamente a versão por Petula Clark e descoberta de uma versão inédita na década de 1990 gravado em 1967 por Judith Durham de Os Seekers), e tema de Chaplin de Limelight foi um sucesso na década de 1950 sob o título " Eternamente. "Pontuação de Chaplin para Limelight ganhou um Oscar em 1972; um atraso no filme estréia em Los Angeles tornou elegíveis décadas depois de ter sido filmado. Chaplin também escreveu partituras para seus filmes antes silenciosas quando foram re-lançado na era de som, nomeadamente The Kid para a sua re-lançamento 1971.

O Grande Ditador (1940)

Picture primeiro falar de Chaplin, O Grande Ditador (1940), foi um ato de desafio contra o nazismo , filmado e lançado nos Estados Unidos um ano antes da entrada dos EUA na Segunda Guerra Mundial. Chaplin desempenhou o papel de "adenóide Hynkel", Ditador de Tomania, inspirado no ditador alemão Adolf Hitler , que tinha apenas quatro dias mais jovem. O filme também apresentou comediante Jack Oakie como "Benzino Napaloni", ditador de bactérias, um jab no ditador italiano Benito Mussolini .

Paulette Goddard filmado com Chaplin, novamente, que descreve uma mulher no gueto. O filme foi visto como um ato de coragem no ambiente político da época, tanto pela sua ridicularização do nazismo e para a caracterização de personagens judaicas ostensivas ea representação de sua perseguição. Além Hynkel, Chaplin também desempenhou um barbeiro judeu sósia perseguido por seu regime, que fisicamente parecia o personagem Tramp.

Na conclusão, os dois personagens Chaplin retratado posições trocados através de uma trama complexa, e ele saiu de seu caráter cômico para abordar o público diretamente em um discurso.

No discurso, Chaplin diz "" Eu sinto muito, mas eu não quero ser um imperador. Isso não é o meu negócio. Eu não quero dominar ou conquistar ninguém. Gostaria de ajudar todo mundo se possível - judeus, gentios - negro - branco. "Todos nós queremos ajudar uns aos outros seres humanos são assim Queremos viver pela felicidade do outro -.... Não pela miséria do outro Nós não queremos ódio e desprezo um pelo outro Neste mundo há espaço para todos e a terra boa é rica e pode fornecer para todos. "

Ele foi nomeado para os prémios da Academia para Melhor Filme (produtor), Melhor Roteiro Original (escritor) e Melhor Ator em O Grande Ditador.

Era McCarthy

Embora Chaplin teve seus maiores sucessos nos Estados Unidos e era um residente 1914-1953, ele sempre manteve uma postura nacionalista neutro. Durante a era de Macarthismo, Chaplin foi acusado de " atividades un-americanos ", como uma suspeita de comunista e J. Edgar Hoover, que instruiu o FBI para manter extensos arquivos secretos sobre ele, tentou acabar com sua residência Estados Unidos. FBI pressão sobre Chaplin cresceu depois de sua campanha 1942 para uma segunda frente na guerra europeia e atingiu um nível crítico na década de 1940, quando as figuras do Congresso ameaçou chamar-lo como testemunha nas audiências. Isso nunca foi feito, provavelmente por medo de capacidade de Chaplin para satirizar os investigadores.

Em 1952, Chaplin deixou os EUA para que foi concebido como uma breve viagem de volta para o Reino Unido para a estréia de Londres Limelight. Hoover soube da viagem e negociado com o Serviço de Imigração e Naturalização para revogar autorização de retorno de Chaplin, exilando Chaplin para que ele não poderia voltar para suas supostas inclinações políticas. Chaplin decidiu não voltar a entrar nos Estados Unidos, escrevendo: "Desde o fim da última guerra mundial, eu tenho sido o objeto de mentiras e propaganda por grupos reacionários poderosos que, por sua influência e com a ajuda de América de imprensa amarela, criaram uma atmosfera insalubre em que os indivíduos liberais podem ser apontados e perseguidos. Sob estas condições, acho que é praticamente impossível continuar meu trabalho de cinema, e tenho, portanto, dado a minha residência nos Estados Unidos ".

Chaplin, em seguida, fez sua casa em Vevey, Suíça. Ele brevemente e triunfante retornou aos Estados Unidos em abril de 1972, com sua esposa, para receber um Oscar honorário, e também para discutir como seus filmes seriam re-lançado e comercializado.

Os trabalhos finais (1957-1976)

Charlie Chaplin em 1965
Foto: Erling Mandelmann / foto © ErlingMandelmann.ch

Dois últimos filmes de Chaplin foram feitas em Londres: Um Rei em Nova Iorque (1957), no qual ele estrelou, escreveu, dirigiu e produziu; e A Condessa de Hong Kong (1967), que dirigiu, produziu e escreveu. As últimas estrelas de cinema Sophia Loren e Marlon Brando, e Chaplin fez sua última aparição na tela em uma breve participação especial como um mordomo enjoado. Ele também compôs a música para dois filmes com a música-tema de A Condessa de Hong Kong ", Esta é a minha canção ", chegando a número um no Reino Unido como cantada por Petula Clark. Chaplin também compilou um filme O Chaplin Revue de três filmes Primeira Nacionais Vida de um cão (1918), Shoulder Arms (1918) e A Pilgrim (1923) para o qual ele compôs a música e gravou uma narração introdutória. Bem como dirigir esses filmes finais, Chaplin também escreveu My Autobiography, entre 1959 e 1963, que foi publicado em 1964.

Em sua autobiografia pictórica My Life In Pictures, publicado em 1974, Chaplin indicou que ele tinha escrito um roteiro para a sua filha, Victoria; intitulado A Freak, o filme teria colocou como um anjo. De acordo com Chaplin, um script foi concluído e ensaios pré-produção começou no filme (o livro inclui uma fotografia de Victoria no traje), mas foram interrompidas quando se casou com Victoria. "Eu quero dizer para torná-lo algum dia," escreveu Chaplin. No entanto, sua saúde diminuiu de forma constante na década de 1970 que impediram que a todas as esperanças de o filme já está sendo produzido.

De 1969 até 1976, Chaplin escreveu composições musicais originais e pontuações por seus filmes mudos e re-lançado-los. Ele compôs a pontuação de todos os seus shorts Primeira Nacional: The Idle Class em 1971 (emparelhado com o miúdo para o re-lançamento em 1972), O prazer de um dia em 1973, Dia de pagamento em 1972, Sunnyside, em 1974, e de seus filmes de longa-metragem em primeiro lugar O circo em 1969 e The Kid em 1971. Chaplin trabalhou com música associado Eric James, enquanto compondo todas as suas partituras.

Último trabalho concluído de Chaplin foi a pontuação da sua película 1923 A Woman of Paris, que foi concluída em 1976, altura em que Chaplin era extremamente frágil, mesmo encontrando a comunicação difícil.

Morte (1977)

O túmulo de Chaplin na Suíça

Saúde robusta de Chaplin começou a falhar lentamente na década de 1960, após a conclusão do seu último filme A Condessa de Hong Kong, e mais rapidamente depois que ele recebeu seu Oscar em 1972. Em 1977, ele teve dificuldade para se comunicar, e estava usando uma cadeira de rodas. Chaplin morreu enquanto dormia em Vevey, Suíça no dia de Natal de 1977.

Chaplin foi enterrado em Corsier-Sur- Vevey Cemetery, Vaud, Suíça. Em 1 de março de 1978, seu cadáver foi roubado por um pequeno grupo de mecânicos suíços em uma tentativa de extorquir dinheiro de sua família. A trama falhou; os ladrões foram capturados, eo cadáver foi recuperado 11 semanas mais tarde perto Lago de Genebra. Seu corpo foi enterrado com menos de 6 pés (1,8 m) de concreto para evitar novas tentativas.

Técnicas de filmagem

Chaplin nunca falou mais do que superficialmente sobre seus métodos de filmagem, alegando que tal coisa seria o equivalente a um mágico estragar sua própria ilusão. Na verdade, até que ele começou a fazer filmes com diálogos falados O Grande Ditador, em 1940, Chaplin nunca atirei em a partir de um roteiro completo. O método que ele desenvolveu, uma vez que seu contrato Essanay deu-lhe a liberdade de escrever e dirigir para si mesmo, era para começar a partir de um exemplo premissa-de vaga "Charlie entra em um spa de saúde" ou "Charlie trabalha em uma loja de penhores." Chaplin tinha então conjuntos construídos e trabalhou com sua empresa de estoque de improvisar piadas e "business" em torno deles, quase sempre trabalhando as idéias para fora no filme. Como as idéias foram aceitas e rejeitadas, uma estrutura narrativa iria surgir, frequentemente exigindo Chaplin a refazer uma cena já concluído que poderiam ter de outra forma contradizia a história. Técnicas de filmagem exclusivos de Chaplin ficou conhecido apenas após sua morte, quando seus outtakes sobreviventes raras e cortar seqüências foram cuidadosamente analisadas no documentário britânico 1983 Chaplin Desconhecido.

Esta é uma razão pela qual Chaplin levou muito mais tempo para concluir seus filmes do que os de seus rivais. Além disso, Chaplin era um diretor incrivelmente exigente, mostrando os atores exatamente como ele queria que eles executam e dezenas de disparo de demora até que ele teve o tiro que ele queria. (Animator Chuck Jones, que vivia perto estúdio Lone Star de Charlie Chaplin como um menino, lembrou de seu pai dizendo que ele assistiu Chaplin filmar uma cena mais de uma centena de vezes até que ele ficou satisfeito com ele. Esta combinação de história improvisação e incansável perfeccionismo-o que resultou em dias de esforço e milhares de pés de filme que está sendo desperdiçado, tudo a enorme despesa frequentemente-se revelado muito exigente para Chaplin, que em frustração, muitas vezes lançar-se a seus atores e equipe, manter -los de braços cruzados esperando por horas ou, em casos extremos, fechando completamente a produção.

Comparação com outros quadrinhos silenciosas

Desde os anos 1960, os filmes de Chaplin foram comparados com os de Buster Keaton e Harold Lloyd (os outros dois grandes comediantes do cinema mudo da época), especialmente entre os fãs leais de cada cômico.

Os três tinham diferentes estilos: Chaplin teve uma forte afinidade para o sentimentalismo e pathos (que foi popular na década de 1920), Lloyd era famoso por sua persona homem comum e 1920 otimismo, e Keaton aderiu ao estoicismo na tela com um tom cínico mais adequado para as audiências modernas .

Comercialmente, Chaplin fez alguns dos filmes de maior bilheteria do cinema mudo ; A Quimera do Ouro é o quinto com US 4250 mil dólares e O circo é o sétimo, com US $ 3,8 milhões. No entanto, os filmes de Chaplin conjunta feita sobre US $ 10,5 milhões, enquanto Harold Lloyd arrecadou, US $ 15,7 milhões. Lloyd foi muito mais prolífico, liberando doze filmes na década de 1920, enquanto Chaplin lançado apenas três. Os filmes de Buster Keaton não estavam tão bem sucedido comercialmente como Chaplin ou Lloyd mesmo no auge de sua popularidade, e só recebeu elogios da crítica tardia no final dos anos 1950 e 1960.

Há evidências de que Chaplin e Keaton, que tanto tem seu início no vaudeville, pensei muito um do outro: Keaton declarou em sua autobiografia que Chaplin foi o maior comediante que já viveu, e o maior diretor de comédia, enquanto Chaplin congratulou-se com a Keaton United Artists em 1925, aconselhou-o contra o seu movimento desastroso para a MGM em 1928, e por seu último filme americano, Limelight, escreveu uma parte especificamente para Keaton como seu primeiro parceiro de comédia na tela desde 1915.

Compositor e compositor

Chaplin escreveu ou co-escreveu as partituras e músicas para muitos de seus filmes. Sorriso, que ele compôs para seu filme Modern Times, bateu o número dois nas paradas britânicas quando cantada por Nat King Cole na década de 1950. Foi também Michael Jackson canção favorita 's. Esta é minha canção, escrita e composta por Chaplin para seu filme A Condessa de Hong Kong, bateu o número 1 nas paradas britânicas quando cantada por Petula Clark na década de 1960. Em 1973, Chaplin ganhou o Oscar por Melhor Filme Partituras de seu filme Limelight. Chaplin não era o único membro de sua família com talento musical; seu sobrinho, Spencer Dryden foi o baterista da Rock and Roll Hall of Fame introduzido banda, Jefferson Airplane.

Política

Chaplin em conjunto com o socialista americano Max Eastman em Hollywood 1919

De Chaplin políticos simpatias sempre estava com o esquerda. Seus filmes mudos feitos antes da Grande Depressão normalmente não continha temas políticos evidentes ou mensagens, além da situação do Tramp na pobreza e seus desentendimentos com a lei, mas seus 1930 filmes eram mais abertamente política. Modern Times descreve trabalhadores e pessoas pobres em péssimas condições. O discurso final dramático em O Grande Ditador, que era crítico da seguinte nacionalismo patriótico, sem dúvida, e seu apoio público vocal para a abertura de uma segunda frente Europeu em 1942 para ajudar a União Soviética na Segunda Guerra Mundial eram controversos.

Chaplin com Mahatma Gandhi em Canning Town, Londres, 1931.

Chaplin se recusou a apoiar o esforço de guerra como tinha feito para a Primeira Guerra Mundial que levou a raiva do público, apesar de seus dois filhos viram o serviço no Exército na Europa. Para a maioria da Segunda Guerra Mundial, ele estava lutando graves acusações criminais e civis relacionadas ao seu envolvimento com a atriz Joan Barry (veja abaixo). Após a guerra, sua 1947 comédia de humor negro, Monsieur Verdoux mostrou uma visão crítica do capitalismo . Cinema americano finais de Chaplin, Limelight , foi menos político e mais autobiográfica na natureza. Seu filme seguinte de fabrico europeu, Um Rei em Nova Iorque (1957), satirizou a perseguição política e paranóia que o havia forçado a deixar os EUA cinco anos antes.

Outras controvérsias

Durante a Primeira Guerra Mundial , Chaplin foi criticado na imprensa britânica por não se juntar ao exército. Ele tinha, de facto, apresentou-se para o serviço, mas foi negado por ser muito pequeno em 5'5 "e abaixo do peso. Chaplin levantou fundos substanciais para o esforço de guerra durante a ligação de guerra impulsiona não só com falar em público em comícios, mas também por fazer, a seu expensas, The Bond , uma comédia filme de propaganda utilizado em 1918. A controvérsia persistente pode ter impedido Chaplin de receber o título de cavaleiro em 1930. Uma curta-metragem 1.916 propaganda Zepped com Chaplin foi descoberto em 2009.

Para toda a carreira de Chaplin, algum nível de controvérsia existia sobre os créditos de ascendência judaica. Propaganda nazista na década de 1930 e 40s destaque retratou-o como judeu (chamado Karl tonstein) contando com artigos publicados na imprensa norte-americana antes, e investigações do FBI de Chaplin no final de 1940 também se concentrou na de Chaplin origens étnicas. Não há provas documentais de ascendência judaica para si próprio Chaplin. Durante toda a sua vida pública, ele recusou-se ferozmente para desafiar ou refutar as afirmações de que ele era judeu, dizendo que a fazê-lo sempre "jogar diretamente nas mãos dos anti-semitas ". Embora batizado em Igreja da Inglaterra , Chaplin foi pensado para ser um agnóstico para a maioria de sua vida.

Ao longo da vida de Chaplin atração por mulheres mais jovens continua a ser outra fonte duradoura de interesse para alguns. Seus biógrafos atribuíram isto a uma paixão adolescente com Hetty Kelly, a quem ele conheceu na Grã-Bretanha durante a execução no corredor de música, e que possivelmente definido seu ideal feminino. Chaplin apreciava claramente o papel de descobrir e orientar de perto jovens estrelas femininas; com exceção de Mildred Harris, todos os seus casamentos ea maioria de seus principais relacionamentos começou desta maneira.

Vida pessoal e familiar

A mãe de Chaplin morreu em 1928 em Glendale, Califórnia, sete anos após terem sido trazidos para os EUA por seus filhos. Desconhecido para Charlie e Sydney até anos mais tarde, eles tinham um meio-irmão através de sua mãe. O menino, Wheeler Dryden (1892-1957), foi levantado no exterior por seu pai, mas depois conectado com o resto da família e passou a trabalhar para Chaplin em seu estúdio de Hollywood.

A dupla Sul-AfricanoLocnville, Andrew e Brian Chaplin, estão relacionados com Chaplin (seu avô era primo em primeiro grau de Chaplin).

Relacionamentos

  • Hetty Kelly foi o primeiro amor de Chaplin, uma dançarina com quem ele se apaixonou quando tinha quinze anos e quase se casou quando tinha dezenove anos, em 1908. Diz-se Chaplin caiu loucamente apaixonado por ela e pediu-lhe para casar com ele. Quando ela se recusou, Chaplin sugeriu que seria melhor se eles não ver outra vez; ele teria sido esmagado quando ela concordou. Anos mais tarde, sua memória permaneceria uma obsessão com Chaplin. Ele foi devastada em 1921 quando soube que ela tinha morrido de gripe durante a pandemia de gripe de 1918.
  • Chaplin com Edna Purviance em The Immigrant(1917).
    Edna Purviance foi o primeiro grande protagonista de Chaplin depois de Mabel Normand. Purviance e Chaplin estavam envolvidos em um relacionamento romântico perto durante a produção de seu Essanay e filmes mútuos em 1916-1917. O romance parece ter terminado em 1918, eo casamento de Chaplin para Mildred Harris, no final de 1918 acabou com qualquer possibilidade de reconciliação. Purviance continuaria como protagonista em filmes de Chaplin até 1923, e permaneceria na folha de pagamento de Chaplin até sua morte em 1958. Ela e Chaplin falou calorosamente um do outro para o resto de suas vidas.
  • Mildred Harris, c. 1918-1920
    Mildred Harris : Em 23 de outubro de 1918, Chaplin, 29 anos, se casou com a atriz mirim popular, Harris, que tinha 16 anos na época. Eles tiveram um filho, Norman Spencer "The Little Mouse" Chaplin, nascido em 7 de Julho de 1919, que morreu três dias depois e foi enterrado sob o nome de The Little mouse em Inglewood Park Cemetery, Inglewood Califórnia. Chaplin separada da Harris no final de 1919, se movendo de volta para o Los Angeles Athletic Club. O casal se divorciou em novembro de 1920, com Harris ficando um pouco de sua propriedade da comunidade e um US $ 100,000 liquidação. Chaplin admitiu que ele "não estava apaixonado, agora que [ele] era casado [ele] queria ser e queria que o casamento seja um sucesso." Durante o divórcio, Chaplin afirmou Harris teve um caso com a atriz notou parte do tempo Alla Nazimova, rumores de ser Amante de seduzir jovens atrizes.
  • Merna Kennedy : amigo de Lita Grey, Kennedy era uma dançarina que Chaplin contratada como atriz principal em The Circus (1928). Há rumores de que os dois tiveram um caso durante o disparo. Cinza usou a infidelidade rumores em seus processos de divórcio.
  • Georgia Hale foi o substituto de Lita Grey, em The Gold Rush . Na série documental, Unknown Chaplin , (dirigido e escrito por historiadores do cinema Kevin Brownlow e David Gill), Hale, em uma entrevista de 1980 afirma que ela idolatrava Chaplin desde a infância e que a atriz e Chaplin então-19-year-old começou um caso que continuou por vários anos, que ela detalha em seu livro de memórias, Charlie Chaplin:. Intimate Close-Ups Durante a produção do filme de Chaplin Luzes da cidade em 1929-1930, Hale, que até então era companheiro mais próximo de Chaplin, foi chamado para substituí- Virginia Cherrill como a menina da flor. Sete minutos de teste metragem sobrevive a partir desta reformulação, e está incluído na versão 2003 DVD do filme, mas a economia forçou Chaplin recontratar Cherrill. Ao discutir a situação na Unknown Chaplin , Hale afirma que seu relacionamento com Chaplin era tão forte como nunca durante as filmagens. Seu romance aparentemente terminou em algum momento após o retorno de Chaplin de sua turnê mundial em 1933.
  • Louise Brooks era uma corista no Ziegfeld Follies quando conheceu Chaplin. Ele tinha ido a Nova York para a abertura lá de The Gold Rush . Durante dois meses no verão de 1925, os dois cavorted juntos no Ritz, e com financista filme AC Blumenthal e Brooks 'companheiro garota Ziegfeld Peggy Fears em suite penthouse de Blumenthal no Ambassador Hotel. Brooks foi com Chaplin quando ele passou quatro horas assistindo a um músico torturar um violino em um restaurante Lower East Side, um ato que ele iria recriar em Limelight.
  • Maio Reeves foi originalmente contratado para ser secretário de Chaplin em seu 1931-1932 longa viagem para a Europa, lidando principalmente com a leitura de sua correspondência pessoal. Ela trabalhou apenas uma manhã, e, em seguida, foi apresentado a Chaplin, que foi instantaneamente apaixonado por ela. Maio se tornou sua companheira constante e amante na viagem, para grande desgosto do irmão de Chaplin, Syd. Depois de Reeves também envolveu-se com Syd, Chaplin terminou o relacionamento e ela deixou sua comitiva. Reeves narrou seu curto período de tempo com Chaplin em seu livro, "The Intimate Charlie Chaplin".
  • Chaplin e Paulette Goddard em O Grande Ditador(1940)
    Paulette Goddard : Chaplin e atriz Goddard estavam envolvidos em um relacionamento romântico e profissional entre 1932 e 1940, com Goddard vivendo com Chaplin em sua casa em Beverly Hills para a maior parte deste tempo. Chaplin deu-lhe papéis de protagonista em Tempos Modernos e O Grande Ditador . Recusa de esclarecer seu estado civil é muitas vezes alegou ter eliminado Goddard de consideração final para o papel de Scarlett O'Hara em Tudo o Vento Levou. Depois do relacionamento terminou em 1940, Chaplin e Goddard fizeram declarações públicas que haviam sido secretamente casados ​​em 1936; mas estas alegações eram provavelmente um esforço mútuo para evitar qualquer dano duradouro para a carreira de Goddard. Em qualquer caso, a sua relação terminou amigavelmente em 1942, com Goddard sendo concedido a um acordo. Goddard passou a uma grande carreira em filmes da Paramount na década de 1940, trabalhando várias vezes com Cecil B. DeMille. como Chaplin, ela viveu a vida dela mais tarde na Suíça, morrendo em 1990.
  • Joan Barry (1920-1996): Em 1942, Chaplin teve um breve affair com Barry, a quem ele estava a considerar para um papel de protagonista em um filme proposto, mas o relacionamento terminou quando ela começou a perturbá-lo e exibir sinais de doença mental grave (não ao contrário de sua mãe). Breve envolvimento de Chaplin com Barry provou ser um pesadelo para ele. Depois de ter um filho, ela entrou com um processo de paternidade contra ele em 1943. Embora exames de sangue provaram Chaplin não era o pai do filho de Barry, o advogado de Barry, Joseph Scott, convenceu o tribunal de que os testes foram admitidas como prova, e Chaplin foi condenada a suportar a criança. A injustiça da decisão mais tarde levou a uma mudança na lei da Califórnia para permitir exames de sangue como prova. Os procuradores federais também trouxe acusações Lei Mann contra Chaplin relacionadas com Barry, em 1944, dos quais ele foi absolvido. A imagem pública de Chaplin na América foi gravemente danificado por estes ensaios sensacionais. Barry foi institucionalizado em 1953, depois que ela foi encontrada andando pelas ruas com os pés descalços, carregando um par de sandálias de bebê e anel de uma criança, e murmurando: "Este é mágico". A segunda esposa de Chaplin, Lita Grey, mais tarde afirmou que Chaplin tinha pago funcionários corruptos do governo para adulterar os resultados do teste de sangue. Ela afirmou ainda que "não há dúvida de que ela [Carol Ann] era o seu filho."
  • Oona O'Neill : Durante a problemas legais de Chaplin sobre o caso Barry, ele conheceu O'Neill, filha de Eugene O'Neill, e se casou com ela em 16 de junho de 1943. Ele era cinqüenta e quatro; ela tinha acabado de completar dezoito anos. O casamento produziu oito filhos; seu último filho, Christopher, nasceu quando Chaplin tinha 73 anos de idade. Oona Chaplin sobreviveu por 14 anos, e morreu de câncer no pâncreas em 1991.

Crianças

Criança Nascimento Morte Idade de Chaplin
na época do nascimento
Mãe Netos
Norman Spencer Chaplin07 de julho de 191910 de julho de 1919
30
Mildred Harris
Charles Spencer Chaplin, Jr.05 de maio de 192520 de março de 1968
36
Lita Grey,Susan Maree Chaplin (b 1959)
Sydney Earle Chaplin31 de março de 192603 de março de 2009
36
Stephan Chaplin (b 19xx)
Carol Ann Barry Chaplin (Contestação)02 de outubro de 1943
54
Joan Barry Desconhecido
Geraldine Chaplin Leigh31 de julho de 1944
55
Oona O'NeillShane Saura Chaplin (b 1974)
Oona Chaplin Castilla (b 1986)
Michael John Chaplin07 de março de 1946
56
Kathleen Chaplin (b. 1975)
Dolores Chaplin (b. 1979)
Carmen Chaplin (b 19xx)
George Chaplin (b 19xx)
Josephine Hannah Chaplin28 de março de 1949
59
Julien Ronet (b. 1980)
Victoria Chaplin19 de maio de 1951
62
Aurélia Thierrée (b. 1971)
James Thierrée (b. 1974)
Eugene Anthony Chaplin23 de agosto de 1953
64
Kiera Chaplin (b. 1982)
Jane Cecil Chaplin23 de maio de 1957
68
Annette Emily Chaplin03 de dezembro de 1959
70
Orson Salkind (b. 1986)
Osceola Salkind (b. 1994)
Christopher James Chaplin06 de julho de 1962
73

Prêmios e reconhecimento

Estátua de Chaplin emLeicester Square, Londres

Chaplin foi nomeado cavaleiro em 1975 com a idade de 85 como um Cavaleiro Comandante do Império Britânico (KBE) pela Rainha Elizabeth II . A honra foi proposta pela primeira vez em 1931. Knighthood foi sugerido novamente em 1956, mas foi vetada depois de um relatório do Foreign Office levantou preocupações sobre pontos de vista comunistas de Chaplin e seu comportamento moral em se casar com duas meninas de 16 anos; sentiu-se que honrá-lo prejudicaria tanto a reputação do sistema de honras britânicas e as relações com os Estados Unidos.

Entre outros reconhecimentos, Chaplin recebeu uma estrela no Hollywood Walk of Fame em 1970; que ele não tinha sido entre aqueles originalmente homenageado em 1961 causou alguma controvérsia. Mansão suíça de Chaplin é para ser aberto como um museu traçando sua vida dos salões de música em Londres para Hollywood fama.

Uma estátua de Charlie Chaplin foi feita por John Doubleday, situando-se em Leicester Square, em Londres, Reino Unido . Ela foi desvendada por Sir Ralph Richardson em 1981. Uma estátua de bronze dele está em Waterville, County Kerry.

Cerimónia dos Óscares

Chaplin recebeu três Oscars em sua vida: uma para Melhor Trilha Sonora Original, e dois prêmios honorários. No entanto, durante seus anos ativos como cineasta, Chaplin expressou desdém para o Oscar; seu filho Charles Chaplin Jr. escreveu que invocou a ira da Academia em 1930 por brincando com seu Oscar 1929 como um doorstop. Isso pode ajudar a explicar por que as luzes da cidade e Modern Times, considerado por várias pesquisas a ser dois dos maiores de todos os filmes, não foram nomeados para um único prémio da Academia.

  • A cerimónia de entrega dos Óscares primeiro : Quando os primeiros Oscars foram concedidos em 16 de Maio de 1929, os procedimentos de auditoria de voto que agora existe ainda não tinha sido posto em prática, e as categorias foram ainda muito fluido. De Chaplin The Circus foi definido para ser fortemente reconhecida, como Chaplin tinha sido originalmente nomeado para Melhor Produção, Melhor Diretor em um retrato de Comédia, Melhor Ator e Melhor Roteiro (original story). No entanto, a Academia decidiu retirar o seu nome de todas as categorias competitivas e em vez disso dar-lhe um prêmio especial "para a versatilidade e genialidade em atuar, escrever, dirigir e produzir The Circus ". O único outro filme a receber um Prémio Especial que ano foi O Cantor de Jazz .
  • A 13ª cerimônia do Oscar : Em 1941, O Grande Ditador foi indicado para cinco prêmios, incluindo dois para Chaplin: Melhor Roteiro e Melhor Ator. Chaplin perdeu para fora em ambas as contagens. Para a escrita, ele perdeu para o Preston Sturges para The Great McGinty , e por agir com James Stewart para The Philadelphia Story .
  • A 20ª cerimônia do Oscar: Em 1948, o roteiro de Chaplin para Monsieur Verdouxfoi nomeado, mas o prêmio foi em vez deSidney Sheldon para The Bachelor and the Bobby-Soxer.
  • O 44º Academy Awards cerimônia : segundo Oscar de Chaplin foi premiado com 43 anos depois de sua primeira, em 1972. Chaplin saiu do exílio para receber o prêmio honorário para "o efeito incalculável que ele teve na tomada de imagens em movimento a forma de arte do século XX ". Pisar no palco do Pavilhão Dorothy Chandler, Chaplin recebeu a mais longa ovação de pé na história do prémio da Academia, com duração de um total de 12 minutos.
  • A 45ª cerimônia do Oscar : Em 1973, o filme de Chaplin Limelight foi homenageado com um Oscar de Melhor Trilha Sonora Original. Embora o filme foi originalmente lançado em 1952, devido a dificuldades políticas de Chaplin na época, o filme não jogar por uma semana em Los Angeles, e, portanto, não cumpria o critério para a nomeação, até que foi re-lançado em 1972.

Legado

Estátua de bronze emWaterville, County Kerry

Caráter "tramp" de Chaplin é possivelmente o mais imitado em todos os níveis de entretenimento. Diz-se que Chaplin entrou uma vez por competição "Chaplin sósia" e ficou em terceiro lugar.

  • De 1917 a 1918, o ator de cinema mudoBilly West fez mais de 20 filmes como comediante imitando precisamente tramp personagem, maquiagem e figurino de Chaplin.
  • O terceiro do compositor1929-1930 composição de Karl Amadeus HartmannWachsfigurenkabinett: Fünf kleine Opern (Waxworks: Cinco Pouco Óperas)intitula-se «Chaplin-Ford-Trote ', e apresenta o personagem de Charlie Chaplin (em uma língua, em vez de papel de ópera).
  • Kamal Haasan moldado seu caráter "Chaplin Chellappa" na Chaplin nofilme TamilPunnagai Mannan
  • De setembro a novembro de 1977 (pouco antes da morte de Chaplin em dezembro do mesmo ano),DePatie-Freleng Enterprises produziu uma série de desenhos animados, estrelado por um personagem de Chaplin, chamadoBaggy.
  • Em 1985, Chaplin foi honrado com sua imagem em umselo postal do Reino Unido, e em 1994 ele apareceu em umselo postal dos Estados Unidos, projetado pelo caricaturistaAl Hirschfeld.
  • IBMpublicou uma série de comerciais para os seuscomputadores pessoaisna década de 1980 que caracterizam um imitador de Chaplin.
  • John Woo dirigiu um filme de Chaplin paródia de "The Kid" chamadoHua ji shi dai (1981), também conhecido como "Rindo Times."
  • A planeta menor,3623 Chaplin, descoberto porSoviéticaastrônomoLyudmila Georgievna Karachkina em 1981, é nomeado após Chaplin.
  • Em 1992, um filme foi feito sobre de Chaplin a vida intitulada Chaplin, dirigido por Oscar-vencedorRichard Attenborough, e estrelado porRobert Downey, Jr., em um desempenho indicado ao Oscar, eGeraldine Chaplin fazendo o papel de mãe de Charlie Chaplin, sua própria avó .
  • Em 2001, o comediante britânicoEddie Izzard jogado Chaplin nofilme de Peter Bogdanovich, Meow do gato, que especularam sobre a morte ainda sem solução de-produtorThomas H. Ince, durante uma festa de iatismo jogado porWilliam Randolph Hearst, de que Chaplin foi um dos convidados.

Filmografia questões atuais e de direitos

Chaplin escreveu, dirigiu e estrelou dezenas de filmes e curtas-metragens. Os destaques incluem The Immigrant (1917), A Quimera do Ouro (1925), Luzes da Cidade (1931), Tempos Modernos (1936), e O Grande Ditador (1940), todos os quais foram selecionadas para inclusão no National Film Registry. Três destes filmes feitos a de AFI 100 anos ... 100 Movies e do AFI 100 anos ... 100 Movies (10th Anniversary Edition) listas: The Gold Rush ", Luzes da cidade , e Tempos Modernos .

Uma listagem de dezenas de filmes de Chaplin e versões alternativas podem ser encontradas no livro Ted Okuda-David Maska Charlie Chaplin at Keystone e Essanay: Dawn of the Tramp . Graças ao projeto Chaplin Keystone, esforços para produzir versões definitivas de curtas-metragens pré-1918 de Chaplin ter chegado a um fim bem-sucedido: depois de dez anos de pesquisa e trabalho de cooperação internacional clínica, 34 Keystone filmes foram totalmente restaurados e publicado em Outubro de 2010 sobre uma caixa de 4 dvd set. Todos os doze filmes mútuos foram restauradas em 1975 pelo arquivista David Shepard e Blackhawk Films, e novas restaurações com ainda mais filmagens foram lançadas em DVD em 2006.

Hoje, quase toda a produção de Chaplin é propriedade de Roy Export SAS em Paris, o que reforça os direitos autorais da biblioteca e decide como e quando este material pode ser liberado. Francês MK2 empresa atua como agente de distribuição a nível mundial para a empresa Export. Em os EUA a partir de 2010, a distribuição é feita sob licença pela Janus Films, com home video releases de Criterion Collection, filiados a Janus.

Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Charlie_Chaplin&oldid=410508896 "