Christina Aguilera
Você sabia ...
SOS acredita que a educação dá uma chance melhor na vida de crianças no mundo em desenvolvimento também. SOS mães cada um cuidar de uma família de crianças apadrinhadas .
Christina Aguilera | |
---|---|
Aguilera participar do lançamento do Montblanc John Lennon edição em setembro de 2010. | |
Informações gerais | |
Nome de nascença | Christina Aguilera María |
Também conhecido como | Xtina |
Origem | Wexford, Pennsylvania Estados Unidos |
Gêneros | Pop, R & B, alma, dance-pop, hip hop |
Ocupações | A cantora e compositora, dançarina, atriz |
Instruments | Vocals, piano |
Anos ativos | 1993-presente |
Labels | RCA |
Site | christinaaguilera.com |
Christina Aguilera María (nascido em 18 de dezembro de 1980) é um americano gravação artista e atriz. Aguilera apareceu pela primeira vez na televisão nacional em 1990 como um concorrente no Estrela programa de pesquisa, e passou a estrelar Série de televisão do Disney Channel The Mickey Mouse Club 1993-1994. Aguilera assinou contrato com a RCA Records após a gravação " Reflexão ", a canção tema para o filme de animação Mulan (1998).
Em 1999, Aguilera ganhou destaque após seu álbum de estréia Christina Aguilera, que foi um sucesso comercial desova três singles número um na Billboard Hot 100- " Genie in a Bottle "," What a Girl Wants ", e" Come On Over Bebê (All I Want Is You) ". Um álbum de pop latino, Mi Reflejo (2001), e várias colaborações seguido que recebeu Aguilera sucesso mundial, embora ela estava descontente com sua falta de entrada em sua música e imagem. Após a separação de sua gestão, Aguilera assumiu o controle criativo sobre seu segundo álbum de estúdio, Stripped (2002). O segundo single do álbum, " Beautiful ", foi um sucesso comercial e ajudou o desempenho comercial do álbum em meio a controvérsias sobre a imagem de Aguilera. Aguilera acompanhados descascado com Back to Basics (2006), que foi lançado para aclamação da crítica positiva e incluiu elementos de soul, jazz e blues. Quarto álbum de estúdio de Aguilera Bionic (2010), que incorporou aspectos de R & B, electropop e synthpop, foi recebido com críticas mistas e vendas fracas.
Além de ser conhecido por sua habilidade vocal, vídeos de música e imagem, musicalmente, ela inclui temas de lidar com o escrutínio público, a sua infância, e empoderamento feminino em sua música. Além de seu trabalho na música, ela também tem dedicado muito do seu tempo como um filantropo para instituições de caridade, direitos humanos e as questões do mundo. Ela fez sua estréia no cinema no musical Burlesque (2010), ganhando uma Aguilera Ouro indicação ao Globo de Melhor Canção Original. O trabalho de Aguilera ganhou seus inúmeros prêmios e elogios, incluindo uma estrela na Hollywood Walk of Fame, quatro Grammy Awards e um Latin Grammy Award, entre quinze e três indicações, respectivamente. Rolling Stone classificou seu número cinquenta e oito na sua lista das 100 maiores cantores de todos os tempos, classificando como a artista mais jovem e apenas na lista sob a idade de trinta anos. Ela foi classificada como a 20a artista da década 2000-09 por Billboard e é a segunda mais vendidos artista único dos 2,000 por trás de Madonna . Aguilera já vendeu cerca de 50 milhões de álbuns em todo o mundo que fazem dela uma das best-seller artistas da música de todos os tempos.
Arte
Capacidade vocal
Aguilera tem sido referido como a "voz de sua geração" e um azul cantor de soul de olhos. Aguilera também encabeçou a lista das 100 Melhores Pop Vocalists de enseada com uma pontuação de 50/50 e chegou em quinto em 22 Melhores Vozes na Música da MTV. Sua interpretação de "É o mundo do homem do homem de um homem" no 49 Grammy Awards ficou em terceiro lugar na lista de melhores momentos do Grammy por trás Celine Dion desempenho 's de " My Heart Will Go On "e Desempenho do Green Day of " American Idiot ". Em uma entrevista, Dion descreveu Aguilera como" provavelmente o melhor vocalista do mundo. "Rolling Stone classificou Aguilera a 58 em sua lista dos 100 maiores cantores de todos os tempos, a cantora mais jovem da lista.
Descrevendo Aguilera voz, cantando professores Phyllis Fulford e Michael mailler disse: "O registo baixo é leve e cansado, o belting registo é amplo e completo, mas muito arranhado porque ela grita; e cabeça voz, bem como registo apito são leves, pura e brilhante. Seu alcance vocal se estende de G abaixo do meio C para C ♯ uma oitava acima soprano alta C (C 3 - C ♯ 7). Ela pode cinto de F uma oitava e uma terceira acima meio C (F 5). Ela possui um arsenal técnico de bom tamanho. Seu trinado é sólida, ela tem um grande domínio de melisma, e pode sustentar notas muito longas. " Los Angeles Times escritor Margaret Wappler acrescenta Aguilera pode entregar "um bem-executado legato. "
Desde sua estréia em 1999, Aguilera tem sido comparado com os gostos de Mariah Carey e Whitney Houston. David Browne, do The New York Times escreve: "Aguilera tem sido um dos principais praticantes do avassalador, Categoria 5 estilo vocal conhecido como melisma. Ms. Carey, Ms. Houston e Aguilera, para citar suas três principais campeões, são mais associada com o período dos anos 80 até o final da 'final dos anos 90 ". Uma revisão no Los Angeles Times em comparação estilo vocal de Aguilera para Barbra Streisand, Gladys Knight, e Aretha Franklin, acrescentando: "tendências Streisand-esque de Aguilera são uma coisa boa, eles estão ajudando-a a descobrir como se tornar o" grande cantora ", ela foi apelidado desde que ela lançou seu primeiro, o sábio-além-seus anos de solteiro" Genie in a Bottle ", em 18." Embora elogiado por seus vocais, Aguilera tem sido rotulado por oversinging em suas canções e concertos. Produtor de longa data e escritor, Linda Perry, comentou sobre a trabalhar no álbum, "Beautiful", dizendo: "Eu tentei mantê-lo em linha reta. Eu disse a ela para se livrar das ondas do dedo. Toda vez que ela ia começar a entrar em" hoo ha ", eu iria parar a fita. Eu sou como," Você está fazendo isso de novo. "Perry acabou usando o primeiro take, dizendo:" Ela tinha dificuldade em aceitar que, como a faixa final. Não é um vocal perfeito - é muito cru Ela sabe muito bem sua voz, e ela sabe o que está acontecendo Ela pode ouvir coisas que ninguém mais iria pegar "...
Temas e estilo musical
O tema constante nas músicas e letras de Aguilera é amor , embora ela tem escrito sobre outros assuntos, incluindo espiritualidade, empoderamento feminino , e tristeza. Aguilera também escreveu sobre sua infância em dois de seus registros que tenham sido manipulados abuso doméstico. Em uma entrevista Aguilera admitiu que se sente responsável para revelar seus sentimentos mais vulneráveis e para compartilhar os lados mais sombrios de sua vida acrescentando "As pessoas que podem se relacionar não pode se sentir tão só na circunstância." Ela tem sido observado constantemente a mudar seu som em sua música e conteúdo lírico. Originalmente comercializado como um cantor pop chiclete durante a cena do final dos anos 90 do pop, ela rapidamente partiu para uma ampla gama de gêneros musicais para o seu álbum de acompanhamento Stripped. Uma revisão estados, "Claramente aflitos com Síndrome prematura Serious Artist, Aguilera quer demonstrar a gama de seus interesses - alma vampy, quasi-metal, o piano-bar intimidade, quiet-tempestade R & B, pula-bounce hip-hop, e semi-exóticos rock, tudo isso devidamente realizado. "
A maioria das canções são caracterizados por altos vocais de Aguilera, embora ela tenha usado vocais sussurrados e macios. Sua versão 2006, Back to Basics incluído produtor DJ Premier. O New York Times exclama: "Sua decisão de trabalhar com o discreto DJ Premier também foi uma decisão de esnobar alguns dos produtores de grandes nomes de quem estrelas pop, muitas vezes dependem." Aguilera tem frequentemente citado que ela prefere trabalhar com produtores que não estão em demanda popular, dizer "eu não necessariamente ir para as principais pessoas que são as No. 1 canções líderes das paradas da música." O álbum incluía instrumentação ao vivo e amostras de jazz e soul registros do passado. Algumas faixas do álbum incluía formas não tradicionais de música pop, tais como balanço do jazz e big band, fazendo comparações com Madonna Eu sou Breathless e do filme musical Cabaret. Seu primeiro longa-metragem, Burlesque, influenciado por Cabaret, destacados produtores tradicionais e Tricky Stewart Danja na trilha sonora, onde várias músicas estabelecidos foram atualizados e trabalhou em números de dança, um estilo semelhante a 2001 de Moulin Rouge! " Os diamantes são melhor amigo de uma menina "foi realizada por Aguilera no filme, um número musical também realizada por Nicole Kidman em Moulin Rouge!
Influências
Uma das principais influências e ídolo de Aguilera é cantor de blues Etta James, cujo clássico canção " At Last "foi coberta por Aguilera longo de sua carreira. Aguilera diz:" Etta é a minha todos os tempos cantor favorito. Eu já disse isso para os últimos sete anos - desde que tive meu primeiro álbum de estréia fora - em cada entrevista. Quero dizer, todos de velhas canções de Etta, inúmeras músicas que eu poderia nomear, eu cresci ouvindo. "A maioria de seu álbum, Back to Basics, presta homenagem a James e outros pop cantores padrão que muitos originados do 1950. Em seus primeiros anos ela escutou jazz vintage, blues e soul music. O álbum incluía uma música inédita, " Slow Down Baby ", que se provar um Gladys Knight & the Pips canção. Uma revisão em The Guardian declarou: "Praticamente tudo gravado antes Aguilera nasceu borrões em um gênero amorfo, que ela classifica, um tanto inadequadamente, como" música divertida ". Aguilera também nomeou Madonna e Janet Jackson como duas de suas maiores influências "para ser re-inventiva e ser corajoso como mulheres fortes, para explorar o que quer, mesmo que eles fazem obter má imprensa. É exatamente como eles estavam sem medo." Suas outras influências musicais incluem Aretha Franklin, Whitney Houston, e Nina Simone.
Aguilera cita o musical The Sound of Music e sua atriz principal, Julie Andrews como uma inspiração cedo para cantar e se apresentar. Ela mencionou a "idade de ouro de Hollywood "como outra inspiração no qual ela diz:" Eu estou fazendo referência Marlene Dietrich, Marilyn Monroe, Carole Lombard, Greta Garbo, Veronica Lake ". Em seu vídeo da música" Is not No Other Man ", ela interpreta seu alter ego, " Baby Jane "em referência ao filme Whatever Happened to Baby Jane?. Estrelas do filme incluído atrizes Bette Davis e Joan Crawford. O terceiro single Back to Basics " Candyman "foi inspirado pela canção de 1941," Boogie Woogie Bugle Boy "por The Andrews Sisters, que foi jogado durante a Segunda Guerra Mundial . Ela também foi inspirado por pin-up girls e várias pinturas de Alberto Vargas. Aguilera tem manifestado interesse em ícones culturais Nico, Blondie e artistas Roy Lichtenstein e Andy Warhol . Ela tem trabalhado com frequência com o fotógrafo e amigo próximo, David LaChapelle que já trabalhou com Warhol. Chapelle foi baleado muitos dos vídeos de música, sessões de revistas e anúncios de Aguilera. Ela também é um fã de grafite artista Banksy . Em 2006 ela comprou três das obras de Banksy durante uma exposição de arte privada, um deles incluía uma foto pornográfica de Queen Victoria em uma lésbica posar com um prostituta. Ela mencionou em várias entrevistas que ela é fã da atriz Angelina Jolie . Moda também tem sido uma parte da carreira musical de Aguilera e imagem que ela tem usado como uma forma de expressão durante as apresentações e vídeos musicais. Em 2003 ela se tornou a musa e inspiração para Linha de queda de Donatella Versace de 2003. Versace também desenhou pedaços sua turnê no ano seguinte. Aguilera também é um fã de Roberto Cavalli, John Galliano, Marc Jacobs, e Alexander McQueen cujos desenhos ela tem usado ao longo de sua carreira.
Filantropia
Ao longo de sua carreira, Aguilera esteve envolvido com várias instituições de caridade. Ela assinou uma carta de PETA para o governo sul-coreano pedindo que o país pare de sua suposta morte de cães para alimentar. Durante sua turnê de 2007, sem saber, ela usava uma estola de pele durante o início de sua turnê, qual estilista Roberto Cavalli fornecida sem informar Aguilera. Depois de receber um vídeo do vice-presidente PETA Dan Mathews sobre o tratamento de raposas, ela substituiu a estola com peles artificiais para o restante de sua turnê. Aguilera teria sido chateado acrescentando: "Eu sempre apenas usar peles falsas". Em 2010 Aguilera leiloados bilhetes para sua próxima turnê para Christie Tentam salvar a Terra. Os rendimentos beneficiam grupos ambientalistas sem fins lucrativos Conservation International, Oceana, Natural Resources Defense Council, e The Central Park Conservancy. Aguilera também suporta Defensores da Vida Selvagem, crianças desaparecidas, Aliança Nacional de Organizações do cancro da mama, o fundo de pesquisa do cancro das mulheres, e do Instituto de Pesquisa do Câncer de Cedars-Sinai Mulheres. Ela também trabalhou ao lado organização sem fins lucrativos Do Something dizendo: "Toda a pessoa tem o poder de inspirar os jovens em todo o país." Em 2010 ela foi nomeada para um VH1 Do Something for Award seu trabalho com a organização e seus esforços no resposta ao terremoto de 2010 no Haiti. Ela foi destaque na campanha para o fotógrafo, Brie Childers com o objetivo de ajudar as mulheres de todas as idades, raças e estilos de vida se sentir bonita e confiante sobre si mesmos e do corpo e da pele que nasceram com. Os rendimentos das instituições de caridade em todo o país de benefícios de diversas mulheres.
Aguilera ainda é um dos principais contribuintes em sua cidade natal de Pittsburgh contribuindo regularmente para o Center & Shelter of Greater Pittsburgh Feminina. De acordo com seu site oficial, ela percorreu o centro e doou US $ 200.000 para o abrigo. Ela também tem leiloados assentos na primeira fila e bastidores passa para a caridade com sede em Pittsburgh. Ela continuou suas doações e visitas para o abrigo, e planeja abrir um adicional. Ela também suporta a Coalizão Nacional Contra a Violência Doméstica e Refuge Reino Unido. Desde então, ela tem trabalhado com Lifetime 'End violência contra as mulheres' da televisão campanha. Seu trabalho não incluiu uma anúncio de serviço público que foi ao ar na rede e durante a sua 2007 tour.
Aguilera é um torcedor do Comunidade LGBT e é considerado um ícone gay por muitos. Ela foi homenageado no GLAAD Awards for usar imagens transgênero gay e em seu vídeo da música "Beautiful". Ao aceitar o prêmio Aguilera disse: "Meu vídeo capta a realidade de que gays e pessoas trans são bonitas, embora o preconceito ea discriminação contra eles ainda existe." Em 2005, ela apareceu em um álbum de compilação intitulada, Rochas do amor, continua o benefício a Human Rights Campaign, uma organização dedicada à luta por direitos iguais para gays, lésbicas, bissexuais e transgêneros. Em 2008 ela falou publicamente contra Califórnia de Proposição 8, que elimina casamento do mesmo sexo na Califórnia dizendo: "Por que você iria colocar tanto dinheiro por trás de algo [para] parar de pessoas que amam-se e colagem juntos? Eu só não entendo isso. É difícil para mim entender. Mas eu faria estive lá com o meu signo do rali também. "
Aguilera contribui na luta contra a AIDS , através da participação em Artistas AIDS Projeto de Los Angeles contra a SIDA " O que está acontecendo? "Projeto tampa. Em 2004, Aguilera tornou-se o novo rosto para a empresa de cosméticos M · A · C e porta-voz M · A · C AIDS Fund. Aguilera apareceu em anúncios da M · A · Viva Glam batom e gloss V do C, e foi destaque na Vanity Fair em reconhecimento do seu trabalho de campanha. Além disso, Aguilera contribuiu para YouthAIDS por posar para uma campanha conjunta Shoes YouthAIDS e Aldo para "Empoderamento Tags" no Canadá, os EUA eo Reino Unido. Ela foi destaque com um dos três slogans onipresentes, "Speak No Evil?" e declarou: "O HIV é algo que as pessoas não querem falar, ouvir falar, ou face." O cantor Elton John contou com Aguilera em seu livro caridade intitulado "Quatro Inches" beneficiando o Elton John AIDS Foundation. Elton também escolhidos a dedo Aguilera, por sua anual " Fashion Rocks "concerto de caridade que acompanha a música ea moda em benefício da luta contra a SIDA / HIV .
Na corrida para o 2004 United States eleição presidencial, Aguilera foi destaque em outdoors para a unidade de registro de eleitores "Só Você pode silenciar-se" on-line gerido pela apartidária, campanha sem fins lucrativos " Declare Yourself ". Nestes anúncios políticos, baleado por David LaChapelle, Aguilera foi mostrado com a boca fechada costurado, para simbolizar os efeitos de não votar. Ela apareceu na The Oprah Winfrey Show para discutir a importância do voto. No final de 2007 Aguilera tornou-se o porta-voz " Rock the Vote ", onde ela exortou os jovens a votar no 2008 eleição presidencial. Em parceria com "Rock the Vote", ela apareceu em um anúncio de serviço público que foi ao ar no verão de 2008. O anúncio mostrou Aguilera com seu filho, Max Bratman, envolto em um Bandeira americana, enquanto cantava " America the Beautiful ".
Em novembro de 2005, todos os seus presentes de casamento foram submetidos a várias instituições de caridade em todo o país em apoio do furacão Katrina vítimas. Este ano, ela também se apresentou no "Unite das Estrelas" concerto em auxílio da Unidos Contra a Fome em Johannesburg , África do Sul e no Nelson Mandela Fundo das Crianças no Coca-Cola Dome. Em março de 2007 Aguilera participou de um álbum de caridade (refazendo Lennon 's " Mãe "), continua o benefício da Anistia Internacional os esforços para acabar com genocídio em Darfur. O álbum intitulado, Instant Karma: The Amnesty International Campaign to Save Darfur, foi lançado 12 de junho de 2007 e contou com vários artistas. Em 2008 ela encabeçou Africa Rising concerto de caridade de Londres em Royal Albert Hall, que aumenta a consciência para encontrar questões substanciais que o continente enfrenta. Mais tarde, naquele ano, ela apareceu na Turkish versão do Deal or No Deal " Misin Var? Yok musun? ", Onde ela ganhou US $ 180.000. Os recursos foram doados para um programa de caridade para órfãos .
Em 2009 tornou-se o porta-voz Aguilera global para World Hunger Relief aparecem nas propagandas, campanhas on-line e um anúncio de serviço público. Aguilera e seu marido viajou para a Guatemala com o Programa Alimentar Mundial para trazer a consciência para questões como a alta desnutrição taxa nesse país. Ela encontrou-se com famílias das aldeias e alguns dos beneficiários dos programas de nutrição do PAM. Aguilera acrescenta: "O povo do PAM fazer um grande trabalho como ajudar as crianças e as mães com fome. Eu sou grato pela oportunidade de fazer parte de um projeto tão maravilhoso." Desde que se tornou um porta-voz mundial Aguilera ajudou a levantar mais 22 milhões dólares que ajudou a fornecer mais de 90 milhões de refeições. Ela foi homenageado no "Power of Women" Variety 's anual almoço no final de 2009 ao lado de outras mulheres no entretenimento por sua contribuição para causas filantrópicas e de caridade. Em resposta ao terremoto de 2010 no Haiti , Aguilera doou um assinado Chrysler 300, que foi leiloada para os esforços de socorro. Ela foi um dos muitos artistas que apareceram no Esperança para o Haiti telethon em 22 de janeiro de 2010, as doações beneficiaram diretamente Oxfam America, Partners In Health, Cruz Vermelha e UNICEF. Mais tarde, ela apareceu em um segundo anúncio de serviço público ao lado de ícone do esporte Muhammad Ali para levantar fundos para esforços do Programa Alimentar Mundial para trazer comida para os sobreviventes do terremoto. Mais tarde naquele ano Aguilera fez sua primeira visita ao Haiti como embaixador contra a fome onde visitou duas escolas na cidade de Léogâne. Durante seu tempo lá ela ajudou nos esforços em curso para ajudar a cidade bastante danificada onde serviu refeições e destacou os esforços de reconstrução do país.
Discografia
- Christina Aguilera (1999)
- Mi Reflejo (2000)
- My Kind of Christmas (2000)
- Stripped (2002)
- Back to Basics (2006)
- Bionic (2010)