Conteúdo verificado

Cítrico

Assuntos relacionados: Alimentos ; Plantas

Informações de fundo

Crianças SOS tentou tornar o conteúdo mais acessível Wikipedia por esta selecção escolas. Visite o site da SOS Children at http://www.soschildren.org/

Cítrico
Laranja doce (Citrus sinensis × cultivar )
Classificação científica
Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Magnoliopsida
Subclasse: Rosidae
Ordem: Sapindales
Família: Rutaceae
Subfamília: Aurantioideae
Tribo: Citreae
Género: Cítrico
L.
Espécies e híbridos

Espécies importantes:
Citrus aurantifolia - Key lime
Citrus maxima - Toranja
Citrus medica - Cidra
Citrus reticulata - Mandarina


Híbridos importantes:
Citrus aurantium × - Laranja amarga
Citrus latifolia × - Lima da pérsia
Citrus limon do × - Lemon
Citrus limonia × - Cravo
Citrus paradisi × - Toranja
Citrus sinensis × - Laranja doce
Citrus × tangerina - Tangerina
Veja também abaixo de outras espécies e híbridos.

Sinônimos

Eremocitrus
Microcitrus
e ver texto

Citrus é um termo comum e gênero (Citrus) de plantas de florescência na rue família, Rutaceae. Citrus é acreditado para ter originado na parte de Sudeste Asiático fronteira com Northeastern Índia , Myanmar (Burma) ea Província de Yunnan de China . Citrinos tem sido cultivada em uma área cada vez maior desde os tempos antigos; os exemplos mais conhecidos são o laranjas, limões , toranja, e limes.

O nome genérico originou em latim , em que se referia especificamente à planta agora conhecido como Citron (C. medica). Ele foi derivado do grego antigo palavra cedro, κέδρος (KEDROS). Alguns acreditam que este era porque Judeus helenistas utilizado os frutos de C. medica durante Sukkot (Festa dos Tabernáculos) no lugar de um cone de cedro, enquanto outros afirmam que foi devido a semelhanças no cheiro de folhas de citros e frutas com a de cedro. Colectivamente, frutos e plantas cítricas são também conhecidos pela Romance agrumes loanword (literalmente "frutas ácidas").

O taxonomia e sistemática do gênero são complexos eo número preciso de naturais de espécies não é claro, como muitas das espécies nomeadas são híbridos clonalmente propagadas através de sementes (por apomixia), e não há genética evidências que até mesmo algumas espécies, verdadeiros-criação de animais selvagens são de origem híbrida. Cultivado Citrus pode ser derivado de apenas quatro espécies ancestrais. Híbridos origem natural e cultivada comercialmente importantes incluem frutas como laranjas, toranjas, limões, algumas limas, e alguns tangerinas.

A pesquisa sugere que o gênero estreitamente relacionado Fortunella (kumquats), e talvez também Poncirus eo australiano Microcitrus e Eremocitrus, deve ser incluído em Citrus; a maioria dos botânicos agora classificar Microcitrus e Eremocitrus como parte do gênero Citrus. Dois gêneros adicionais: Triphasia e Clymenia são também muito intimamente relacionados, e urso frutas hesperidium, mas não são considerados parte do gênero Citrus. Pelo menos um, Clymenia, vai cruzar com kumquats e alguns limões.

Descrição

Fatias de vários citrinos

Estas plantas são grandes arbustos ou árvores pequenas, alcançando 5-15 m de altura, com tiros espinhosos e dispostas alternadamente sempre-viva deixa com uma margem inteira. As flores são solitárias ou em pequeno corymbs, cada cm de diâmetro flor 2-4, com cinco (raramente quatro) pétalas brancas e numerosos estames; eles são muitas vezes muito fortemente perfumada. A fruta é uma hesperidium, uma baga especializada, globosa para alongado, 4-30 cm de comprimento e 4-20 cm de diâmetro, com uma casca leathery ou "casca" chamado de pericarpo. A camada mais externa do pericarpo é um "exocarp" chamado flavedo, comummente referido como o entusiasmo. A camada do meio do pericarpo é o mesocarpo, que consiste em frutas cítricas do branco esponjoso "albedo", ou "miolo". A camada mais interna do pericarpo é o endocarpo. Os segmentos são também chamados " liths ", e o espaço no interior de cada um é Lith lóculo preenchido com vesículas de suco, ou "polpa". A partir do endocarpo, corda-like "cabelos" estender para os lóculos, que fornecem alimento para a fruta como ele se desenvolve.

As frutas cítricas são notáveis por sua fragrância, em parte devido à flavonóides e limonoids (que por sua vez são terpenos) contidos na casca, e são mais suco-laden. O suco contém uma elevada quantidade de ácido cítrico dando-lhes o seu sabor característico afiado. O gênero é comercialmente importantes como muitas espécies são cultivadas para sua fruta, que é consumido fresco, pressionado por suco , ou conservados em marmeladas e pickles.

Eles também são boas fontes de vitamina C e flavonóides. Os flavonóides incluem várias flavanonas e flavonas.

Cultivo

Limes persas em uma mercearia.

Árvores de citrinos hibridizar muito rapidamente - dependendo do fonte de pólen, as plantas cultivadas a partir de um Sementes do persa cal pode produzir fruto semelhante ao toranja. Assim, todo o cultivo comercial de citros usa árvores produzidas por enxertia, os frutificação desejados cultivares em porta-enxertos selecionados para resistência a doenças e rusticidade.

A cor das frutas cítricas se desenvolve apenas em climas com um ( diurna) inverno frio. Em regiões tropicais com nenhum inverno em tudo, frutas cítricas permanecem verdes até o vencimento, portanto, as laranjas tropicais "verdes". O Cal persa em particular, é extremamente sensível a condições de cool, pelo que não é normalmente exposta a arrefecer condições suficientes para desenvolver uma cor madura. Se eles são deixados em um lugar fresco durante o inverno, as frutas mudará de cor para amarelo.

Os termos "maduros" e "maduros" são geralmente usados como sinônimos, mas eles significam coisas diferentes. Uma fruta madura é aquela que concluiu sua fase de crescimento. A maturação é as alterações que ocorrem dentro do fruto maduro é depois para o início da decomposição. Essas mudanças geralmente envolvem amidos converter em açúcares, uma diminuição em ácidos e um amolecimento e mudança na cor da fruta.

As frutas cítricas são não- climatério e respiração lentamente declina ea produção e liberação de etileno é gradual. Os frutos não passam por um processo de amadurecimento no sentido de que eles se tornam "árvore madura." Algumas frutas, por exemplo, cerejas maduras fisicamente e, em seguida, continuar a amadurecer na árvore. Outras frutas, como pêras, são colhidos quando maduros, mas antes que eles amadurecem, em seguida, continuar a amadurecer fora da árvore. As frutas cítricas passar de imaturidade para a maturidade para o excesso de maturidade enquanto ainda na árvore. Uma vez que eles estão separados a partir da árvore, eles não aumentam em doçura ou continuar a amadurecer. A única mudança maneira pode acontecer após a escolha é que eles acabarão por começar a decair.

Com laranjas, a cor não pode ser usado como um indicador de maturação, porque às vezes as cascas de laranja muito antes de virar as laranjas estão prontos para comer. Prová-los é a única maneira de saber se deve ou não eles estão prontos para comer.

Mediterrâneo mandarim ( Citrus deliciosa × plantação, Son Carrió ( Mallorca)

Árvores de citrinos não são geralmente geada resistentes. Mandarin Oranges (C. reticulata) tendem a ser os mais resistentes das espécies cítricas comuns e pode resistir a períodos curtos para baixo para tão frio quanto -10 ° C, mas realisticamente não temperaturas caindo abaixo de -2 ° C são necessários para o cultivo bem sucedido. Tangerinas, e tangor yuzu podem ser cultivadas no exterior, mesmo em regiões com mais marcados abaixo de zero graus no inverno, embora isso possa afetar a qualidade dos frutos. Alguns híbridos resistentes podem suportar temperaturas muito abaixo de zero, mas não produzem a qualidade dos frutos. Limões pode ser comercialmente cultivadas em refrigerador-verão / inverno moderado-costeira sul da Califórnia, porque não é nem doçura atingido nem esperado no varejo limão frutas. O relacionada Trifoliata (Citrus trifoliata) pode sobreviver abaixo de -20 ° C; seus frutos são adstringentes e não comestíveis, a menos preparados, mas alguns cultivares e híbridos melhores de degustação foram desenvolvidos (ver citranges).

Folha de Citrus árvore

As árvores prosperar em um ambiente consistentemente ensolarado, úmido, com solo fértil e precipitação adequada ou irrigação. Árvores abandonadas em vales podem sofrer, ainda sobreviver, o verão seco de Califórnia central do Inner costeira. Em qualquer idade citrus cresce bem o suficiente com irrigação pouco frequente na sombra parcial, mas a colheita da fruta é menor. Apesar de folhosas, que são perenes e não deixe cair folhas, exceto quando está estressado. O hastes de muitas variedades têm grande afiada espinhos. A flor árvores na primavera, e frutas é definido logo em seguida. Fruit começa a amadurecer no outono ou inverno cedo meses, dependendo da cultivar, e desenvolve crescente doçura depois. Algumas cultivares de tangerinas amadurecer por inverno. Alguns, como o grapefruit, pode levar até 18 meses para amadurecer.

As principais áreas de cultivo de citros comerciais incluem sul da China, a Bacia do Mediterrâneo (incluindo o sul da Espanha), África do Sul , Austrália , a mais meridional dos Estados Unidos , México e em partes da América do Sul . Nos Estados Unidos, Florida , Califórnia , Arizona, e Texas são grandes produtores, enquanto plantações menores estão presentes em outro Sun Belt estados e no Hawaii.

Laranjal do Jardim Botânico em Leuven ( Bélgica )

Plantas ornamentais como

Citros cultivados em banheiras e invernara abrigo eram uma característica de Renascença jardins, uma vez que a tecnologia na produção de vidro habilitado extensões suficientes de vidro transparente para ser produzido. Um laranjal foi uma característica das residências reais e aristocráticas através dos séculos 17 e 18. O Orangerie no Palácio do Louvre, 1617, imitações inspirados que não foram eclipsadas até o desenvolvimento da moderna estufa na década de 1840. Nos Estados Unidos, a maior brevidade pomar sobrevivente é a Tayloe House, Mount Airy, Virginia. George Washington teve um laranjal em Mount Vernon.

Alguns aquaristas modernos ainda crescer citrus anão em recipientes ou estufas em áreas onde é muito frio para crescer ao ar livre. Clima consistente, luz solar suficiente, e rega adequada são cruciais se as árvores estão a prosperar e produzir frutos. Em comparação com muitos dos "arbustos verdes" habituais, árvores cítricas tolerar melhor atendimento deficiente recipiente. Para as áreas mais frias de inverno, limas e limões não deve ser cultivada, uma vez que são mais sensíveis ao frio inverno do que outras frutas cítricas. Híbridos com kumquats (× Citrofortunella) têm boa resistência ao frio.

Pragas e doenças

O cancro cítrico é causada pela gammaproteobacterium Xanthomonas axonopodis

Plantas cítricas são muito susceptíveis à infestação por pulgões , mosca-branca e cochonilhas (por exemplo, California escala vermelha). Também muito importante são as infecções virais a que alguns deles ectoparasitas servir como Os vectores, tais como o pulgão-transmitidos Citrus tristeza virus que, quando desmarcada por métodos adequados de controle é devastador para as plantações de citrinos. A mais recente ameaça à cultura dos citros nos Estados Unidos é o Asian Citrus psilídeo.

Caracóis castanhos europeus ( Helix aspersa) pode ser um problema na Califórnia, apesar de colocar a fêmea Khaki Campbell e outros Mallard baseados patos pode ser usado para controle.

A folha é também utilizada como uma fábrica de alimentos pela larvas de Lepidoptera ( borboleta e traça) espécies como o Geometridae Emerald Comum (Hemithea aestivaria) e Double-listrado Pug (Gymnoscelis rufifasciata), o Arctiidae Gigante Leopard Moth (Hypercompe Escribónia), H. eridanus, H. icasia e H. indecisa, muitas espécies da família Papilionidae (borboletas swallowtail), ea Black-lira lagarta enroladeira Moth ("Cnephasia" jactatana), um Tortrix traça.

Desde 2000, o Citrus mosca minadora (Phyllocnistis citrella) tem sido uma praga na Califórnia, chato padrões sinuosos através das folhas.

No leste da Austrália, Bronze-laranja Bug ( Musgraveia sulciventris) pode ser uma importante praga dos citros, particularmente grapefruit. Em infestações pesadas pode causar queda de flores e frutas e estresse geral árvore.

As principais regiões produtoras

O psilídeo asiático citrus é um inseto pulgão-like que se alimenta de folhas e caules de árvores cítricas e outras plantas cítricas semelhante - mas o verdadeiro perigo reside no que pode transportar uma doença mortal árvore, bacteriana chamada Huanglongbing (HLB), também conhecida como greening.

Em junho de 2008, o psilídeo foi flagrado perigosamente perto de Califórnia - do outro lado da fronteira internacional em Tijuana, México. Apenas alguns meses mais tarde, foi detectado em San Diego e condados imperiais, e desde então se espalhou para Riverside, San Bernardino, Laranja, condados de Los Angeles e Ventura provocando quarentenas naquelas áreas. O psilídeo citrus asiático tem também sido interceptados entrando em Califórnia em embalagens de frutas e plantas, incluindo frutas cítricas, plantas ornamentais, ervas e buquês de flores de corte, enviados de outros estados e países.

Produção

De acordo com dados da ONU de 2007, Brasil , China , o Estados Unidos , México , Índia e Espanha são os maiores países produtores de citros do mundo. Destes, o Brasil é o maior produtor do mundo de laranjas, a China produz a maior parte mandarins do mundo, a Índia é o maior produtor mundial de limões e limas, e os Estados Unidos produzem mais de toranja.

Nos Estados Unidos, a Califórnia é o maior produtor de laranjas frescas, enquanto Florida lidera na produção de suco.

Usos

Culinária

Plataformas de rosa toranja, de cal, e limão , e uma metade laranja (horário de cima)

Muitas frutas cítricas, como laranjas, tangerinas, grapefruits, e clementinas, são geralmente consumidos frescos. Eles são tipicamente descascadas e pode ser facilmente dividida em segmentos. Grapefruit é mais comumente reduzido para metade e comido fora da pele com uma colher. Existem colheres (especiais colheres de toranja) com pontas serrilhadas concebidos para esse fim. Laranja ou de toranja também são muito populares bebidas e café da manhã. Citrus mais ácidos, como limões e limes, geralmente não são comidos por conta própria. Meyer Limões pode ser comido 'fora de controle' com a pele fragant; ambos são doce e azedo. Limonada ou limeade são bebidas populares preparadas diluindo os sucos dessas frutas e adição de açúcar. Limões e limas também são usados como guarnições ou em pratos cozinhados. O seu sumo é utilizado como um ingrediente de uma variedade de pratos; ele pode normalmente ser encontrados em molhos para salada e apertou sobre a carne ou legumes cozidos. Uma variedade de sabores pode ser derivada a partir de diferentes partes e tratamentos de citrinos. O casca e óleo do fruto é geralmente muito amargo, especialmente quando cozinhados, e por isso é muitas vezes combinada com açúcar. A polpa do fruto pode variar de doce e tart a extremamente azedo. Marmalade, um condimento derivado de laranja e limão cozido, pode ser especialmente amarga, mas geralmente é adoçado para cortar a amargura e produzir um resultado jam-like. Limão ou lima é comumente utilizado como um enfeite para água, refrigerantes, ou cocktails. Sumos de citrinos, cascas, ou fatias são usados em uma variedade de bebidas mistas. A pele exterior colorido de algumas frutas cítricas, conhecida como entusiasmo, é utilizado como um condimento na cozinha; a parte interna branca da casca, a medula, normalmente é evitada devido à sua amargura. O entusiasmo de uma fruta cítrica, tipicamente de limão ou uma laranja, também pode ser embebido em água num filtro de café, e bêbado.

Médico

Suco de frutas cítricas também tem usos médicos; suco de limão é usado para aliviar a dor de picadas de abelha. Laranjas foram usados historicamente por seu alto teor de vitamina C , que previne o escorbuto . Escorbuto é causada por deficiência de vitamina C, e pode ser impedida por ter 10 miligramas de vitamina C por dia. Um dos primeiros sinais de escorbuto é a fadiga. Se ignorado, os sintomas posteriores são sangramento e hematomas facilmente. Marinheiros britânicos receberam uma ração de frutas cítricas em longas viagens para prevenir o aparecimento de escorbuto, daí o apelido britânica de Limey.

A pectina é um estrutural heteropolissacarídeo contida nas paredes celulares primárias das plantas. O extracto do mesmo a partir de citrinos é usado na medicina, tais como Tylenol para o efeito de gelificação quando ele discriminado. Cais e limões, bem como laranjas e toranjas são dos mais elevados neste nível.

Após o consumo, a casca é usado às vezes como um limpador facial. A casca dos limões ou laranja é comumente usado como um meio para umedecer cannabis medicinal quando armazenados com ele.

Antes do desenvolvimento de processos baseados em fermentação, limões eram a fonte primária de comercial ácido cítrico.

Os sumos de citrinos, tais como laranja, lima e limão, pode ser útil para diminuir os factores de risco para os tipos específicos de pedras nos rins. Toranja é outro sumo de fruta que pode ser utilizado para baixar a pressão sanguínea porque interfere com o metabolismo de bloqueadores dos canais de cálcio. Limões têm a maior concentração de citrato de qualquer fruto citrino, e o consumo diário de limonada foi demonstrado para diminuir a taxa de formação de cálculos.

Citrinos foram observados para ser usado por Capuchinho (Cebus capucinus) macacos em Costa Rica como balms tópicos para proteger contra insetos, bem como um adstringente anti-fúngicos e agente.

Lista de frutas cítricas

Cidras (Citrus medica) para venda na Alemanha
Vermelho Dedo Lima (Citrus australasica), uma iguaria rara da Austrália

O gênero Citrus foi sugerido originário Sudeste Asiático. Antes de cultivo humano, que consistia em apenas algumas espécies, a saber:

  • Citrus aurantifolia - Key Lime, Lime de Omã, da Índia
  • Citrus maxima - Pomelo (toranja, shaddock), a partir do Arquipélago Malaio
  • Citrus medica - Citron, da Índia
  • Citrus reticulata - Mandarina, a partir de China
  • Citrus trifoliata - Trifoliata, da Coréia e China adjacente (muitas vezes separados como Poncirus)
  • Limes australianos
    • Citrus australasica - Dedo cal (às vezes separados em Microcitrus)
    • Australis Citrino - Cal rodada australiano (às vezes separados em Microcitrus)
    • Citrus glauca - Desert Lime (às vezes separados em Eremocitrus)
e 3 outros Microcitrus
  • Kumquats, 4-5 espécies da Ásia Oriental que vão para o Sudeste da Ásia (muitas vezes separados como Fortunella)
  • Papedas, incluindo
    • Halimii Citrino - Limau kadangsa, Limau kedut kera, de Tailândia e Malaya
    • Citrus indica - Laranja índio selvagem, a partir do Subcontinente indiano
    • Citrus macroptera da Indochina e na Melanésia
    • "Khasi Papeda" - Latipes cítricas de Assam, Meghalaya, Birmânia

Híbridos e cultivares

Docinho ou Oroblanco é um pomelo- grapefruit híbrido.
O Etrog, ou Citron, é central para o ritual do judaica Festa de Sucot. Muitas variedades são utilizados para esta finalidade (incluindo o Variedade iemenita foto).
Clementinas (Citrus × clementina) têm peles mais finas do que laranjas.
Mikan (Citrus × unshiu), também conhecido como satsumas
Laranjas doces (Citrus sinensis ×) são usados em muitos alimentos. Seus antepassados eram provavelmente pomelos e tangerina.
Um lote de limão kaffir (Citrus hystrix ×)
Limões (Citrus limon do ×), todo e em metades

Ordenar por filiação. Como cada um é o produto de (pelo menos) duas espécies parentais, que são listados várias vezes.

Citrus maxima baseados

  • Amanatsu, Natsumikan - Citrus × natsudaidai (C. maxima × desconhecido)
  • Sanh Cam (C. reticulata × × C. sinensis)
  • Grapefruit - Citrus paradisi × (C. maxima × × C. sinensis)
  • Limão Imperial - C. limon do × × × C. paradisi
  • Kinnow (C. nobilis × × × C. deliciosa)
  • Kiyomi (C. sinensis × C. × unshiu)
  • Lemon (provavelmente C. maxima × C. medica)
  • Minneola tangelo (C. reticulata × × C. paradisi)
  • Orangelo, Chironja (C. paradisi × × × C. sinensis)
  • Oroblanco, Docinho (C. maxima × × C. paradisi)
  • Laranja doce - Citrus sinensis × (provavelmente C. maxima × C. reticulata ×)
  • Tangelo - Citrus × tangelo (C. reticulata × C. maxima ou C. × paradisi)
  • Tangor - Citrus × nobilis (C. reticulata × × C. sinensis)
  • Ugli (C. reticulata × C. maxima ou C. × paradisi)

Citrus medica baseados

  • A mão de Buddha -. Citrus medica var sarcodactylus
  • Variedades Citron com azedo polpa: Diamante citron, Citron florentino, Citron grego e Balady citron
  • Citron variedades com polpa doce: Citron corso e Citron marroquina.
  • Etrog, um grupo de cultivares citron (o termo originalmente significa apenas "citrinos")
  • Fernandina - Citrus × limonimedica (provavelmente C. medica × C. maxima × C. medica)
  • Ponderosa limão (provavelmente C. medica × C. maxima × C. medica)
  • Lemon (provavelmente C. medica × C. maxima)
  • Citron iemenita - um citron despolpado.

Citrus reticulata baseados

  • Laranja bergamota - Citrus aurantium ssp × bergamia ou Citrus × bergamia.
  • Laranja amarga, Sevilha Orange - Citrus aurantium ×
  • Laranja de sangue - Citrus sinensis × cultivares
  • Calamondin, Calamansi - Citrus reticulata × Citrus japonica
  • Sanh Cam (C. reticulata × × C. sinensis)
  • Chinotto -. Citrus aurantium var × myrtifolia ou Citrus × myrtifolia
  • ChungGyun - cultivar Citrus reticulata
  • Clementine - Citrus clementina ×
  • Cleopatra Mandarin - Citrus × reshni
  • Siranui - Citrus reticulata cv. 'Decopom' (ChungGyun × Ponkan)
  • Daidai -. Citrus aurantium var × daidai ou Citrus × daidai
  • Grapefruit - Citrus paradisi × (C. maxima × × C. sinensis)
  • Hermandina - Citrus reticulata cv. 'Hermandina'
  • Limão Imperial (C. maxima × C. medica × × C. paradisi)
  • Kinnow, Wilking (C. nobilis × × × C. deliciosa)
  • Kiyomi (C. sinensis × C. × unshiu)
  • Laraha - '' C. Ssp aurantium ×. Currassuviencis
  • Mandarin Mediterrâneo, Willow Leaf - Citrus deliciosa ×
  • Meyer limão, limão Vale - Citrus × meyeri (C. maxima × C. medica × × C. paradisi ou C. × sinensis)
  • Michal mandarin - Citrus reticulata cv. 'Michal'
  • Mikan, Satsuma - Citrus × unshiu
  • Naartjie (Citrus reticulata C. C. nobilis Citrus)
  • Nova mandarim, Clemenvilla
  • Orangelo, Chironja (C. paradisi × × × C. sinensis)
  • Oroblanco, Docinho (C. maxima × × C. paradisi)
  • Ponkan - Citrus reticulata cv. 'Ponkan'
  • Cravo, Lemanderin, mandarim Lime - Citrus limonia × (C. reticulata × C. maxima × C. medica)
  • Laranja doce - Citrus sinensis × (provavelmente C. maxima × C. reticulata ×)
  • Tangelo - Citrus × tangelo (C. reticulata × C. maxima ou C. × paradisi)
  • Tangerine - Citrus × tangerina
  • Tangor - Citrus × nobilis (C. reticulata × × C. sinensis)
  • Ugli (C. reticulata × C. maxima ou C. × paradisi)
  • Yuzu - Citrus × junos (C. reticulata × C. × ichangensis)

Outros / Não Resolvidos

  • Alemow, Colo - Citrus × macrophylla
  • Djeruk Limau - Citrus × amblycarpa
  • Gajanimma, Carabao Lime - Citrus × pennivesiculata
  • Hyuganatsu (Hyuganatsu pumelo) - Citrus tamurana
  • Ichang limão, Ichang Papeda - Citrus × ichangensis
  • Limão Imperial - C. Limon do × × × C. paradisi
  • Iyokan, anadomikan - Citrus × iyo
  • Kabosu - Citrus × sphaerocarpa
  • Kaffir cal , makrut - Citrus hystrix ×
  • Limetta, Sweet Lemon, doce de limão, Mosambi - Citrus × limetta
  • Palestina doce de limão ( fr) - Citrus × limettioides Tanaka
  • Ougonkan, Citrus flaviculpus hort ex.Tanaka
  • Lima da pérsia, Tahiti Lime - Citrus latifolia ×
  • Pompia ("mostruosa Citrus", uma nudum nomen)
  • Limão áspero - Citrus × jambhiri Lush.
  • Sakurajima laranja komikan
  • Shekwasha, Hirami Limão, Taiwan Tangerine - Citrus × depressa
  • Ouro Shonan - flaviculpus (Ougonkan) Citrus hort ex.Tanaka × (Imamura unshiu) Citrus unshiu Marc
  • Sudachi - Citrus × sudachi
  • Sunki, Suenkat - Citrus × sunki
  • Laranja Tachibana - Citrus × tachibana (Mak.) Tanaka
  • Volkamer limão - Citrus × volkameriana

Para híbridos com kumquats, consulte × Citrofortunella. Para híbridos com o Trifoliata, consulte citrange.

Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Citrus&oldid=540301244 "