Escalada
Informações de fundo
Crianças SOS têm produzido uma seleção de artigos da Wikipedia para escolas desde 2005. Com SOS Children você pode escolher para patrocinar crianças em mais de cem países
A escalada é a actividade de usar as mãos e os pés (ou na verdade qualquer outra parte do corpo) para subir um objeto íngreme. Ele é feito tanto para a recreação (de chegar a um lugar inacessível, ou para o seu próprio prazer) e profissionalmente, como parte das atividades tais como a manutenção de uma estrutura, ou operações militares.
Atividades de escalada incluem:
- Bouldering: pedregulhos ascendente ou pequenos afloramentos, muitas vezes com sapatos de escalada e um saco de giz ou balde. Normalmente, em vez de usar uma corda de segurança a partir de cima, lesão é evitado utilizando um crash pad e um observador humano (para dirigir um escalador caindo para o pad).
- Buildering: Escalada de estruturas urbanas - geralmente sem equipamento - evitando meios normais de subida, como escadas, escadas rolantes, e elevadores. Aspectos da buildering pode ser visto na arte do movimento conhecido como Parkour.
- Canyoning: Escalada ao longo canyons para esporte ou recreação.
- Giz escalada: falésias de giz pode (com dificuldade) ser escalado usando algumas das mesmas técnicas como escalada no gelo .
- Climbing Concorrência: Um esporte formal, competitiva das origens recentes, praticada normalmente em paredes artificiais que se assemelham a formações rochosas naturais. A Federação Internacional do Desporto Climbing ( IFSC) é a organização que rege escalada de competição oficial em todo o mundo e é reconhecido pelo COI e GAISF e é um membro do International World Games Association ( IWGA). Escalada competição tem três disciplinas principais: Lead, Bouldering e velocidade.
- Escalada no gelo: Ascensão gelo ou neve formações rígidos usando equipamento especial projetado para o efeito, normalmente machados de gelo e crampons. As técnicas de protecção do escalador são semelhantes aos de escalada, mas os próprios dispositivos de protecção são diferentes (parafusos, cunhas de gelo de neve).
- Escalada à frente: Uma forma importante de escalada recreativa em que o alpinista começa na base de uma rota, em seguida, sobe para cima puxando uma corda atrás dele para proteção (isto é, sem o benefício de uma corda de cima). De tempos a tempos, o cabo é passado através de um mosquetão anexado à rocha por meio de algum tipo de âncora (conhecida como uma amarração em execução, ou corredor), obtendo-se assim o alpinista algum grau de protecção deve ele / ela cair. O grau de segurança depende essencialmente da qualidade das âncoras disponíveis, e a distância entre eles. Um montanhista fallling normalmente caem mais de duas vezes a distância entre ele / ela eo último corredor.
- Alpinismo (montanhismo): Ascensão montanhas para esporte ou recreação. É muitas vezes envolve rocha e / ou gelo escalada.
- Rede de escalada: escalada estruturas líquidas. As estruturas de escalada consistem em vários cabos de aço reforçado interligados ligados aos pólos terrestres e de aço. Redes de escalada são normalmente instalados em playgrounds para ajudar as crianças a desenvolver a sua balanceamento e escalada habilidades.
- Pólo de escalada (ginástica): Escalada de postes e mastros sem equipamento.
- Lumberjack árvore-aparamento e competitivo tronco de árvore ou poste escalada para a velocidade usando spikes e cintos.
- Escalada: Ascensão formações rochosas, muitas vezes usando sapatos de escalada e um giz saco. Equipamentos como cordas, parafusos, porcas, feitiços e dispositivos de came trabalha normalmente, ou como uma salvaguarda ou da ajuda artificial.
- Acesso por corda: escalada industrial, normalmente rappel, como uma alternativa aos andaime para obras curtas sobre estruturas expostas.
- Corda de escalada: Escalando uma curta, corda grossa para a velocidade. Não deve ser confundida com a escalada roped, como em rocha ou escalada no gelo.
- Cifragem que inclui escalada fácil, e é considerado parte da hillwalking.
- Escalada esportiva é uma forma de escalada que se baseia em permanente âncoras fixado ao rock, e possivelmente parafusos, para protecção, (em contraste com escalada tradicional, onde a rocha é normalmente desprovido de âncoras e parafusos fixos, e onde os escaladores devem colocar a proteção removível como eles sobem).
- Arvorismo: Ascensão árvores sem a intenção de prejudicá-los, usando cordas e outros equipamentos. Esta é uma atividade menos competitiva do que escalada.
Rock, gelo e arvorismo tudo costumo usar cordas para a segurança ou a ajuda. Pólo de escalada e corda de escalada estavam entre os primeiros exercícios a serem incluídas nas origens de ginástica modernos no final do século 18 e início do século 19.