Conteúdo verificado

Nuvem

Assuntos Relacionados: Clima e Meteorologia

Você sabia ...

Crianças SOS feita esta seleção Wikipedia ao lado de outras escolas recursos . Antes de decidir sobre o patrocínio de uma criança, por que não aprender sobre as diferentes instituições de caridade de patrocínio primeiro ?

Perlucidus Stratocumulus nuvens, como pode ser visto a partir de uma janela do avião.

Uma nuvem é uma massa visível das gotas ou cristais congelados flutuando no atmosfera acima da superfície da Terra ou em outro corpo planetário . Uma nuvem é uma massa visível também atraído pela gravidade (nuvens também pode ocorrer como massas de material no espaço interestelar, onde são chamados nuvens interestelares e nebulosas.) O ramo da meteorologia em que as nuvens são estudados é nephology .

Em terra a substância de condensação é tipicamente vapor de água , que forma pequenas gotas ou gelo cristais, tipicamente 0,01 milímetros de diâmetro. Quando cercado por milhares de milhões de outras gotas ou cristais tornam-se visíveis como nuvens. Densas nuvens profundas apresentam uma reflectância elevada (70% a 95%) ao longo do gama de comprimentos de onda visíveis: eles parecem assim branco, pelo menos, a partir do topo. Gotículas de nuvem tendem a dispersar a luz de forma eficiente, de modo a que a intensidade da radiação solar diminui com a profundidade para os gases, por conseguinte, o aspecto cinzento ou mesmo às vezes escuro das nuvens em seu base. Nuvens finas podem parecer ter adquirido a cor do seu ambiente ou de fundo, e as nuvens iluminado por uma luz não-branco, como durante nascer do sol ou pôr do sol, pode ser colorido em conformidade. Na faixa do infravermelho próximo, nuvens parece mais escura porque a água que constitui as gotículas de nuvens absorve fortemente a radiação solar nesses comprimentos de onda.

As nuvens podem lançar sombras
Nuvens e arco nuvem acima do Pacífico

Nuvens são divididos em duas categorias gerais: em camadas e convectiva. Estes são denominados stratus nuvens estratiformes (ou, o estrato latim significa "layer") e nuvens cumulus (ou cumuliform; cumulus significa "empilhados"). Estes dois tipos de nuvens são divididos em mais quatro grupos que distinguem altitude das nuvens. Nuvens são classificados pela altura base da nuvem, e não o topo da nuvem. Este sistema foi proposto pela Luke Howard, em 1802, em uma apresentação ao Sociedade Askesian.

Nuvens altas (Família A)

Cirrus Clouds over Golden Gate Bridge

Estes formam geralmente acima de 20.000 pés (6,000 m), na região do frio troposfera. Em Regiões polares, estes poderão formar um preço tão baixo quanto 16.500 pés (5.030 m); eles são denotados pelo prefixo ou cirro- cirrus. A esta altitude, a água congela tão freqüentemente nuvens são compostas de cristais de gelo. As nuvens tendem a ser fino e são muitas vezes transparentes.

Nuvens em Família Uma incluem:

  • Cirrocumulus (Cc)
  • Cirrostratus (Cs)
  • Cirrus (Ci)
  • Cirrus Kelvin-Helmholtz Colômbia
  • Cirrus uncinus
  • Contrail, uma nuvem fina longa que se desenvolve como o resultado da passagem de uma aeronave em altas altitudes.
  • Pileus

Nuvens médias (Family B)

Estes desenvolver entre 6.500 e 20.000 pés (entre 2.000 e 6.000 m) e são indicadas pela Alto- prefixo. Elas são feitas de gotas de água e são frequentemente arrefecida.

Nuvens em Família B incluem:

  • Altocumulus (Ac)
  • Altocumulus castellanus
  • Nuvem lenticular
  • Céu cavala Altocumulus
  • Altocumulus undulatus
  • Altostratus (As)
  • Altostratus undulatus

Nuvens baixas (Família C)

Estes são encontrados até 6.500 pés (2.000 m) e incluem o estrato (denso e cinza). Quando stratus nuvens em contato com o chão, eles são chamados nevoeiro.

Nuvens em Família C incluem:

  • Cumulus humilis (Cu)
  • Mediocris Cumulus (Cu)
  • Nimbostratus (Ns)
  • Stratocumulus (Sc)
  • Stratus (St)
Um cloudscape cumulus sobre Swifts Creek, Victoria, Austrália

Nuvens verticais (Familiar D)

A bigorna em forma Cumulonimbus bigorna típico

Estas nuvens podem ter fortes up-correntes, subir muito acima de suas bases e formar em muitas alturas.

Nuvens em família D incluem:

  • Cumulonimbus (associada com a precipitação pesada e trovoadas) (Cb)
  • Calvus cumulonimbus
  • Cumulonimbus bigorna
  • Cumulonimbus com mammatus
  • Cumulus congestus
  • Pyrocumulus
Formações de nuvens Mammatus

Outros nuvens

Nuvem lenticular sobre Wyoming.

Algumas nuvens podem ser encontrados acima do troposfera; esses incluem noctilucentes e nuvens polares estratosféricas (ou nuvens nacaradas), que ocorrem no mesosfera e estratosfera respectivamente.

Algumas nuvens formam como uma conseqüência de interações com características geográficas específicas. Talvez o mais estranho nuvem geograficamente específicas no mundo é Morning Glory, um nuvem cilíndrico rolamento, que aparece de forma imprevisível para o Golfo de Carpentaria no norte da Austrália. Associado com um poderoso "ripple" na atmosfera, a nuvem pode ser "surfou" em unpowered planador aeronaves.

Campos nuvem

Um campo em nuvem é simplesmente um grupo de nuvens, mas às vezes nuvem campos podem assumir certas formas que têm as suas próprias características e são especialmente classificadas. Stratocumulus nuvens muitas vezes podem ser encontrados nas seguintes formas:

  • Actinoform, que se assemelha a uma folha ou uma roda com raios.
  • Célula fechada, que é nublado no centro e clara sobre as bordas, semelhante a um favo de mel cheia.
  • Abra a pilha, que se assemelha a um favo de mel, com nuvens em torno das bordas e espaço livre, aberto no meio.

Cores

Nuvem iridescência ocorrendo nas nuvens.
Kelvin-Helmholtz instabilidade sobre San Francisco Bay
Pôr do sol em Lynnwood, Washington

A cor de uma nuvem diz muito sobre o que está acontecendo dentro da nuvem. Nuvens se formam quando o ar relativamente quente contendo vapor de água é mais leve que o ar circundante e isso faz com que ele a subir. À medida que sobe e esfria o vapor condensa-se fora do ar como micro-gotas. Essas minúsculas partículas de água são relativamente densamente ea luz do sol não consegue penetrar muito na nuvem antes que ela seja refletida para fora, dando uma nuvem sua cor branca característica. Como uma nuvem amadurece, as gotículas se podem combinar para produzir gotas maiores, que se podem combinar para formar gotas grandes o suficiente para cair como chuva . Neste processo de acumulação, o espaço entre as gotas se torna cada vez maior, permitindo que a luz penetre muito mais para dentro da nuvem. Se a nuvem é suficientemente grande e as gotículas dentro são separados o suficiente, pode ser que uma porcentagem da luz que entra na nuvem não é refletida de volta para fora antes que ela seja absorvida (Pense em quanto mais longe se pode ver em um pesado chuva ao invés de quão longe se pode ver em uma névoa pesada). Este processo de reflexão / absorção é o que leva à gama de cor nuvem do branco com cinza através de preto. Pela mesma razão, a parte inferior de grandes nuvens e overcasts pesados aparecer vários graus de cinzento; pouco de luz está sendo refletida ou transmitida de volta ao observador.

Outras cores ocorrem naturalmente em nuvens. Cinza-azulado é o resultado de espalhamento de luz dentro da nuvem. No espectro visível, azul e verde estão no fim curto de comprimentos de onda visíveis de luz, enquanto o vermelho e amarelo estão na ponta mais longa. Os raios curtas são mais facilmente espalhados por gotas de água, e os raios longas são mais susceptíveis de serem absorvidos. A cor azulada é evidência de que tal dispersão está sendo produzido por gotas da chuva porte na nuvem.

A coloração esverdeada a uma nuvem é produzido quando a luz solar é dispersa pelo gelo. Uma nuvem cumulonimbus que mostra verde é um sinal iminente de chuva forte, granizo, fortes ventos e possíveis tornados .

Nuvens amareladas são raras, mas podem ocorrer no final da primavera através meses de outono cedo durante temporada de incêndios florestais. A cor amarela é devido à presença de fumar.

Nuvens vermelhas, laranja e rosa ocorrer quase que inteiramente ao nascer do sol / por do sol e são o resultado do espalhamento da luz solar pela atmosfera. As nuvens não são tão cor; eles estão refletindo os raios longos (e não dispersa) de luz solar que são predominantes nessas horas. O efeito é o mesmo que se fosse para chamar a atenção vermelho em um lençol branco. Em combinação com os grandes, thunderheads maduros isso pode produzir vermelho-sangue nuvens.

Nuvens em outros planetas

Dentro do nosso sistema solar , qualquer planeta ou lua com uma atmosfera também tem nuvens. Venus nuvens 'são compostas inteiramente de ácido sulfúrico gotículas. Mars tem nuvens altas, finas de gelo de água. Tanto Júpiter e Saturno tem um deck de nuvem externa composta de amônia nuvens, um deck intermediário de amónio nuvens hidrosulfureto e um deck interior de nuvens de água. Urano e Netuno têm atmosferas dominadas por metano nuvens.

Lua de Saturno Titã tem nuvens que se acredita ser composto em grande parte de gotículas de líquido metano . A Cassini-Huygens missão Saturno descobriu evidências de um ciclo de líquidos em Titã, incluindo lagos perto dos pólos e canais fluviais na superfície da lua.

Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Cloud&oldid=226106109 "