Conteúdo verificado

Moeda

Assuntos Relacionados: Moeda

Informações de fundo

Crianças SOS voluntários ajudaram a escolher artigos e fez outro material currículo Clique aqui para mais informações sobre Crianças SOS.

Uma seleção de moedas modernas

A moeda é um pedaço de material duro que é padronizado em peso, é produzido em grandes quantidades, a fim de facilitar o comércio, e é usado principalmente como um meio de troca ou curso legal.

As moedas são normalmente de metal ou de um material metálico e, por vezes, feita de materiais sintéticos, geralmente sob a forma de um disco, e na maioria das vezes emitido por um governo. As moedas são usadas como uma forma de dinheiro em operações de vários tipos, desde as cotidianas moedas em circulação para o armazenamento de grandes quantidades de moedas de ouro. Atualmente, moedas e notas de tornar-se moeda , as formas de todos os sistemas modernos de dinheiro de caixa. Moedas feitas para pagar as contas e geral uso monetizados são normalmente utilizados para unidades de menor valorizado, e notas para os valores mais elevados; também, em muitos sistemas de dinheiro, a moeda de maior valor feito para circulação vale menos do que a nota de menor valor. Nos últimos cem anos, o valor de face das moedas correntes tem sido geralmente mais elevado do que o valor bruto do metal utilizado em fazê-las; excepções que ocorrem quando a inflação faz com que o valor do metal para superar o valor de face, fazendo com que a autoridade cunhagem de alterar a composição e as antigas moedas para começar a desaparecer de circulação (ver A lei de Gresham.) No entanto, isso geralmente não tem sido o caso em todo o resto da história para as moedas em circulação em metais preciosos.

Excepções à regra de valor de face-coin sendo maior do que o valor de conteúdo também ocorrer por algumas moedas de ouro feitas de prata ou ouro (e, raramente, outros metais, tais como platina ou paládio ), destinados a colecionadores ou investidores em metais preciosos. Exemplos de colecionador moderno ouro / moedas investidores incluem o Águia americana do ouro cunhadas pelos Estados Unidos, o Folha de bordo canadense ouro cunhadas pelo Canadá, eo Krugerrand, cunhadas pela África do Sul. O Águia americana do ouro tem um valor nominal de US $ 50, eo Moedas de ouro Folha de bordo canadenses também têm puramente simbólicas (valores nominais) nominal (por exemplo, C $ 50 para uma onça); mas o Krugerrand não.

Historicamente, um grande número de cunhagem de metais (incluindo ligas) e outros materiais (por exemplo, Porcelana) têm sido utilizados na prática, artisticamente, e experimentalmente na produção de moedas para circulação, coleta e investimento metal, onde moedas de ouro muitas vezes servem como lojas mais convenientes de quantidade de metal assegurada e pureza do que outros metais preciosos.

Moedas foram há muito ligada ao conceito de dinheiro, como refletido pelo fato de que em algumas outras línguas a expressão "moeda" e " moeda "são sinônimos. Moedas fictícias pode também levam o nome da moeda (como tal, um item pode ser dito a valer 123 moeda ou 123 moedas).

História

As primeiras moedas desenvolvidas no contexto de Idade do Ferro e Anatolia Grécia Arcaica por volta de 600 aC. Moedas espalhou-se rapidamente no 6º e 5º séculos aC, durante todo Grécia e Persia, e após Balcãs e Índia. Padronizado Moeda romana foi usada durante todo o Império Romano . Roman importante e ouro moedas de prata foram continuou na Idade Média (ver Dinar de ouro, Solidus, Aureus, Denário). Moedas medievais antigos e início dos anos representou o valor do metal que foram feitos. A idéia de fiat dinheiro surgiu pela primeira vez na China medieval, com o dinheiro de papel jiaozi. Dinheiro de papel cedo foi introduzido na Europa no final da Idade Média, mas as moedas continuou a representar o valor do ouro ou prata eles foram feitos de todo o Época Moderna. O centavo foi cunhada como uma moeda de prata até o século 17. As primeiras moedas de cobre foram cunhadas nos Estados Unidos na década de 1790. Teor de prata foi reduzida em muitas moedas no século 19 (utilização de billon), e o primeiro moedas de metais básicos (por exemplo, níquel , cuproníquel, bronze de alumínio), o que representa valores mais elevados do que o valor de seu metal, foram cunhadas a partir de meados do século 19.

Antecessores da Idade do Bronze

Um Lingote de Oxhide Creta. Idade do Bronze Final lingotes de metal foram dadas formas convencionais, tais como a forma de um "couro de boi", sugerindo que eles representavam valores padronizados.

Moedas foram uma evolução dos sistemas de "moeda" da Idade do Bronze tardia , onde tamanho padrão lingotes, e tokens, tais como dinheiro faca, foram usados para representar valor. No final do chinês da Idade do Bronze , os tokens elenco padronizadas foram feitas, como os descobertos em um túmulo próximo Anyang. Estes eram réplicas em bronze de dinheiro chinês anteriormente, búzios, então eles foram nomeados Bronze Shell. Estes, bem como bronzes chineses posteriores, eram réplicas de facas, espadas, e enxadas, mas não "moedas" no sentido estrito como eles não carregam uma marca ou marcas de certificação que eles sejam de um valor de troca definitiva.

Idade do Ferro

1/3 stater de Lydia, do século 6 aC.
Moeda de ouro Anatolian do século 4 aC Mísia.
Grego dracma de Egina. Anverso: Terra Chelone / Reverso: ΑΙΓ (INA) e golfinho. O mais antigo Egina Moedas Chelone representado tartarugas marinhas e foram cunhadas ca. 700-550 aC.

As primeiras moedas são principalmente associados com Idade do Ferro Anatólia, especialmente com o reino de Lydia. Cedo electrum moedas não eram padronizados em peso, e em seu estágio inicial pode ter representado objetos cerimoniais, tais como emblemas ou medalhas, emitidos por sacerdotes. Muitas moedas primeiros Lydian e gregos foram, sem dúvida, cunhadas sob a autoridade dos particulares e são, portanto, mais parecido com símbolos ou emblemas que verdadeiras moedas, embora por causa de seus números, é evidente que alguns eram questões oficiais do estado, com Rei Alyattes de Lydia ser um criador de cunhagem freqüentemente mencionados.

As primeiras moedas foram feitas de Lydian electro, uma liga de ocorrência natural de prata e de ouro que foi adicionalmente misturada com prata e cobre adicionados. A maioria das moedas primeiros Lydian incluir nenhuma escrita, chamado de "lenda" ou "inscrição", apenas a uma imagem de um animal simbólico. Por isso a datação destas moedas se baseia principalmente em evidências arqueológicas, com a evidência mais comumente citados provenientes de escavações no Templo de Artemis em Éfeso , também chamado Artemision de Éfeso (que viria a evoluir para uma das Sete Maravilhas do Mundo Antigo). O fato de que as mais antigas moedas de cabeça de leão foram descobertos nesse templo, eo fato de que eles não foram usados no comércio, fortalece o cenário que estas moedas encontradas lá podem realmente ter sido emblemas ou medalhas que foram emitidos pelos sacerdotes do templo de Artemis , Artemis Anatolian sendo o Potnia Theron ("Mistress of Animals"), cujo símbolo era o leão.

Uma pequena porcentagem de moedas gregos Lydian / têm uma lenda.

Um famoso moeda electrum cedo, a moeda mais antiga inscrito conhecido no momento, é de perto Caria. Esta moeda tem uma lenda grega lendo phaenos emi sema interpretado de várias formas como "Eu sou o distintivo de Phanes", ou "Eu sou o sinal de luz", ou "Eu sou o túmulo de luz", ou "Eu sou o túmulo de Phanes ". As moedas de Phanes são conhecidos por estar entre os primeiros de moedas gregas, uma hemihekte do problema foi encontrado no depósito de fundação do templo de Artemis em Éfeso (o depósito mais antigo de moedas electrum descoberto). Uma suposição é que Phanes era um comerciante rico, outro que esta moeda está associada a Apolo Phanes e, devido à Deer, com Artemis (irmã gêmea do deus da luz Apollo -Phaneos). Embora apenas sete tipo moedas Phanes foram descobertos, que também é de notar que 20% de todos os precoce electrum moedas também têm o leão de Artemist ea explosão de sol Apollo-Phaneos. Alternativamente, Phanes pode ter sido o Mercenário Halicarnassian de Amasis mencionado por Heródoto , que escapou ao Tribunal de Cambyses, e tornou-se seu guia na invasão do Egito, no ano BC 527 ou 525. De acordo com Heródoto, este Phanes foi enterrado vivo por uma tempestade de areia, juntamente com 50 mil soldados persas, enquanto tenta conquistar o templo de Amun- Zeus no Egito. O fato de que a palavra grega "Phanes" também significa luz (ou lâmpada), ea palavra "sema" também significa túmulo faz esta moeda um famoso e controverso.

Outro candidato para o local das primeiras moedas é Egina, onde Ca. Chelone ("tartaruga") moedas foram cunhadas 700-550 aC, quer pela população local ou por Aegina Pheidon rei de Argos (que primeiro definir os padrões de pesos e medidas). No Biblioteca Nacional, Paris, existe uma única Stater do Electrum de Egina. ^

Moedas de Atenas e Corinto aparecem logo depois, a partir do final do século 6 aC.

Antiguidade Clássica

Jogo de três roman aurei que descreve os governantes da Dinastia dos Flávios. De cima para baixo: Vespasiano, Tito e Domiciano. 69-96 AD.

Cunhagem seguido colonização e influência grega primeiro em torno do Mediterrâneo e logo depois para o Norte de África (incluindo o Egito), Síria, Pérsia, e nos Balcãs.

Moedas foram cunhadas no Aquemênida Império, incluindo o ouro dracmas e prata sigloi. e com a conquista de Achemenid Gandhara sob Dario, o Grande c. 520 aC, a prática se espalhou para o Indo-Ganges Plain. As moedas deste período foram chamados Puranas, Karshapanas ou Pana. Estas primeiras moedas indianas, no entanto, são diferentes das circulou na Pérsia, que foram derivadas do tipo grego / Anatolian; eles não em forma de disco, mas sim carimbado barras de metal, o que sugere que a inovação da moeda estampado foi adicionado a um formulário pré-existente de moeda símbolo que já havia estado presente na a Reinos mahajanapadas do Idade do Ferro indiano. Mahajanapadas que suas próprias moedas cunhadas incluído Gandhara, Kuntala, Kuru, Panchala, Shakya, Surasena e Surashtra.

Na China, as moedas redondas iniciais aparecem no século 4 aC.

O primeiro Moedas romanas, que foram bruto, bronzes elenco pesados, foram emitidos ca. 289 aC.

Idade média

A primeira moeda europeia para usar algarismos arábicos até à data o ano em que a moeda foi cunhada foi o St. Gall prata Plappart de 1424.

Valor

A prata moeda feita durante o reinado do Imperador Mughal Alamgir II.

Como moeda

A maioria das moedas actualmente são feitos de um metais comuns, e seu valor vem de seu status como moeda fiduciária. Isto significa que o valor da moeda está determinado por decreto do governo (lei), e, assim, é determinada pela mercado livre apenas na medida em moedas nacionais são submetidos a vários tipos de mercados de câmbio no comércio internacional. Isso faz com que essas moedas a ser monetária tokens no mesmo sentido em que moeda de papel é, quando o papel-moeda não é feito diretamente pelo metal, mas sim por uma garantia do governo de intercâmbio internacional de bens ou serviços. Alguns têm sugerido que essas moedas não ser considerados "verdadeiros moedas" (veja abaixo). No entanto, porque fiat dinheiro é apoiado pela garantia do governo de uma certa quantidade de bens e serviços, onde o valor desta é por sua vez determinada pela taxas de câmbio livre câmbio de mercado, semelhante ao caso para os valores de troca do mercado internacional que determina o valor dos metais que apoiá moeda-mercadoria, na prática, há muito pouca diferença económica entre os dois tipos de dinheiro (tipos de moedas).

Moedas podem ser cunhadas que tem fiat valores inferiores ao valor de seus metais componentes, mas isso nunca é feito intencionalmente e, inicialmente, para as moedas em circulação, e acontece apenas em devido tempo mais tarde na história da produção de moedas, devido à inflação , como valores de mercado para o metal ultrapassar o valor de face fiat declarado da moeda. Exemplos deste fenómeno incluem a pré-1965 moeda de dez centavos dos EUA, quarto, meio dólar, eo dólar, Níquel EUA, e pré-1982 moeda dos EUA. Como resultado do aumento do valor de cobre, Estados Unidos reduziu significativamente a quantidade de cobre em cada moeda. Desde meados de 1982, Estados Unidos tostões são feitas de 97,5% de zinco, revestida com 2,5% de cobre. Extremas diferenças entre os valores fiat e os valores de moedas metálicas faz com que moedas a serem retirados de circulação pelas fundições ilícitas interessados no valor do seu teor em metais. Este é um exemplo de A lei de Gresham. Na verdade, o United States Mint, em antecipação a esta prática, implementadas novas regras provisórias em 14 de dezembro de 2006, sujeito a consulta pública por 30 dias, que criminalizava a fusão e exportação de moedas de um centavo e níqueis. Os infratores podem ser punidos com uma multa de até US $ 10.000 e / ou presos por um período máximo de cinco anos.

Como um item de colecionador

Em termos de seu valor como um item de colecionador, uma moeda é geralmente feito mais ou menos valiosos por sua condição, significado específico histórico, raridade, qualidade / beleza do design e popularidade geral com colecionadores. Se uma moeda é muito carente em todas elas, é pouco provável que valer muito. Bullion moedas também são avaliados com base nesses fatores, mas são em grande parte valorizados com base no valor do ouro ou prata neles. Moedas de ouro, por vezes, não-monetários, como o Folha de bordo canadense e do Águia americana do ouro são cunhadas com valores faciais nominais menos do que o valor do metal em si, mas como essas moedas nunca são destinadas a circulação, esses números não são de valor de mercado, mas valores fiat.

Coin debasement

Ao longo da história, os governos têm sido conhecida a criar mais cunhagem de seu suprimento de metais preciosos permitiria. Ao substituir uma fração do precioso conteúdo de metal de uma moeda com um metal base (muitas vezes de cobre ou níquel ), o valor intrínseco de cada moeda indivíduo foi reduzida (assim "rebaixar" o seu dinheiro), permitindo que a autoridade cunhar para produzir mais moedas do que de outra forma ser possível. Degradação ocorre algumas vezes, a fim de fazer a moeda mais difícil e, portanto, menos susceptível de ser desgastado mais rapidamente. Aviltamento de dinheiro quase sempre leva a preços inflação a menos controles de preços também são instituídos pela autoridade de governo, caso em que um mercado negro, muitas vezes surgem.

Os Estados Unidos é incomum, pois tem apenas ligeiramente modificado seu sistema de cunhagem (exceto para as imagens e símbolos das moedas, que foram alterados várias vezes) para acomodar dois séculos de inflação. A moeda de um centavo pouco mudou desde 1856 (embora a sua composição foi alterada em 1982 para remover praticamente todo o cobre a partir da moeda) e ainda permanece em circulação, apesar de um poder de compra muito reduzido. Na outra extremidade do espectro, a maior das moedas em circulação comum é 25 centavos, um valor baixo para o maior denominação da moeda em comparação com outros países. Os recentes aumentos nos preços de cobre, níquel e zinco, significa que tanto os EUA um e moedas de cinco cêntimos agora valem mais por seu conteúdo de metal cru do que seu valor de face (fiat). Em particular, peças de cobre de um centavo (aquelas com data anterior a 1982 e algumas 1982-datados moedas) agora contêm cerca de dois centavos de cobre. Algumas denominações de moedas em circulação que antes eram cunhadas nos Estados Unidos não são mais feitas. Estes incluem as moedas com um valor nominal de meio centavo, dois centavos, três centavos, vinte centavos. (. As moedas de dólar Half and dólar ainda são produzidos, mas principalmente para máquinas e colecionadores de venda automática) Os Estados Unidos também usado para cunhar as seguintes denominações para circulação em ouro: Um dólar, US $ 2,50, três dólares, cinco dólares, dez dólares, e vinte dólares. Além disso, centavos eram originalmente um pouco maior do que o trimestre moderno e pesava cerca de metade de uma onça, enquanto cinco cêntimos foram menores do que um centavo e feito de uma liga de prata. Dólares também foram muito maiores e pesava cerca de uma onça. Um dólar moedas de ouro não são mais produzidas e raramente usado. Os EUA também tem bullion e moedas comemorativas com as seguintes denominações: 50 centavos, $ 1, $ 5, $ 10, $ 25, $ 50 e $ 100.

Outros usos

Alguns criminosos condenados das ilhas britânicas que foram condenados ao transporte para a Austrália nos séculos 18 e 19 moedas utilizadas para deixar mensagens de lembrança para os entes queridos deixados para trás na Grã-Bretanha. As moedas foram desfiguradas, alisado e inscrito, quer por ponteado ou gravação, às vezes tocando com palavras de perda. Estas moedas foram chamados de "fichas de amor condenado" ou "corações de chumbo". Algumas destas fichas estão na coleção do Museu Nacional da Austrália.

Características de moedas modernas

1884 Estados Unidos Dólar Trade

Moedas que circulam comumente sofriam de "barbear" ou "recorte", pelo qual as pessoas iria cortar pequenas quantidades de metais preciosos de suas bordas para formar novas moedas. Unmilled britânico moedas de prata esterlina foram, por vezes, reduzido a quase metade de seu peso cunhadas. Esta forma de degradação em Tudor Inglaterra foi comentado por Sir Thomas Gresham, cujo nome mais tarde foi anexado ao A lei de Gresham. O monarca teria que recordar periodicamente moedas em circulação, pagando apenas o valor do lingote de prata, e reminting-los. Esta, também conhecida como recoinage, é um processo longo e difícil, que foi feito apenas ocasionalmente. Muitas moedas têm moído ou bordas com palheta, originalmente projetada para tornar mais fácil a detecção de recorte.

Tradicionalmente, o lado de uma moeda transportando um busto de um monarca ou outra autoridade, ou um emblema nacional, é chamado de anverso, ou coloquialmente, cabeças; veja também Lista de pessoas em moedas. O outro lado, o que leva a denominação, é chamado o reversa, ou coloquialmente, caudas. No entanto, a regra é violada em alguns casos. Outra regra é que o lado carregando o ano de cunhagem é o inverso, embora alguns chineses moedas, a maioria Moedas canadenses, o pré-2008 britânico 20p moeda, e todas as moedas japonesas, são exceções.

Nos casos em que uma moeda orientado corretamente é invertida verticalmente para mostrar o outro lado orientado corretamente, a moeda é dito ter Orientação moeda. Nos casos em que uma moeda é virado na horizontal para mostrar o outro lado, diz-se que têm Orientação Medallic. Enquanto moedas do dólar dos Estados Unidos são moeda orientado, as do Euro e Libra Esterlina são Medallic.

Moedas bimetálicas são por vezes utilizados para valores mais elevados e para fins comemorativos. Na década de 1990, França usaram uma moeda tri-metálicos. Exemplos comuns incluem a circulação 1 €, € 2, £ 2 britânicas e Canadian $ 2.

O exergue é o espaço em uma moeda abaixo do projeto principal, muitas vezes usado para mostrar a data da moeda, embora às vezes é deixado em branco ou contendo uma marca de hortelã, marca privy, ou algum outro recurso de design decorativo ou informativo. Muitas moedas não têm um exergue em tudo, especialmente aqueles com poucos ou nenhum lendas, como a penny bun vitoriana.

3 Rubles da Rússia moeda cunhada em 2008.

Nem todas as moedas são redondas. O Australian moeda de 50 cêntimos, por exemplo, tem doze lados planos. Uma torção no que é bordas onduladas, encontrados no dólar dois e os vinte cêntimos de Hong Kong e os 10 cêntimos de Bahamas. Algumas moedas também foram emitidas na forma de um quadrado, como a moeda de 15 cêntimos das Bahamas. Durante os anos 1970, Swazi moedas foram cunhadas em diversos formatos, incluindo quadrados, polígonos e círculos afiadas onduladas com 8 e 12 ondas.

Algumas outras moedas, como o Cinqüenta pence moeda britânica e canadense Loonie, tem um número ímpar de lados, com as arestas arredondadas. Desta forma, a moeda tem um diâmetro constante, reconhecível pela máquinas de venda automática qualquer direção que ele está inserido.

Uma moeda triangular com um valor nominal de £ 5 (produzido para comemorar o 2007/2008 Exposição de Tutankamon no A O2 Arena) foi encomendado pela Ilha de Man , tornou-se moeda legal em 6 de dezembro de 2007. Outras moedas triangulares emitidos anteriormente incluem: Cabinda moeda, Bermuda moeda, 2 dólar Ilhas Cook 1992 moeda triangular, Uganda Millennium Coin e polonês Sterling-Silver 10 Zloty Coin.

Moedas em forma de guitarra já foram emitidas na Somália. Polónia, uma vez emitida a 10 złoty moeda em forma de leque e 2002 $ 10 moeda de Nauru , era em forma de Europa.

Algumas moedas medievais, chamadas bracteates, eram tão finas que foram atingidas em apenas um lado.

O Royal Canadian Mint agora é capaz de produzir efeito holográfico-ouro e moedas de prata. No entanto, este procedimento não está limitado a apenas metais preciosos ou moedas comemorativas. O ¥ 500 moeda do Japão, foi sujeito a uma enorme quantidade de contrafacção. O governo japonês em resposta produzida uma moeda circulatório com uma imagem holográfica.

O Royal Canadian Mint também lançou várias moedas que são coloridos, o primeiro dos quais foi em comemoração do Dia da Lembrança. O assunto era uma papoila cor no reverso de uma peça de 25 centavos.

Para obter uma lista de muitos elementos metálicos puro e suas ligas que têm sido usados em moedas reais de circulação e para experimentos de avaliação, consulte metais de cunhagem.

Física

Lançando

As moedas são popularmente usada como uma espécie de dupla-face morrer ; a fim de escolher entre duas opções com a possibilidade aleatória, uma escolha será marcado cabeças e caudas dos outros, e uma moeda será invertido ou atiradas para ver se o lado do cara ou coroa surge no topo - veja flipping moeda. Matematicamente, isto é conhecido como um Julgamento Bernoulli: uma moeda honesta é definida a ter a probabilidade de cabeças (na linguagem de tentativas de Bernoulli, um "sucesso") de exatamente 0,5. As moedas são por vezes falsificados para fazer um lado pesa mais, a fim de simular um tipo justo de moeda que, na verdade, não é justo. Essa moeda é dito ser ponderados.

Fiação

Moedas também pode ser girado sobre uma superfície plana tal como uma mesa. Isso resulta no seguinte fenômeno: como a moeda cai e rola na sua borda, ela gira cada vez mais rápido (formalmente, a taxa de precessão do eixo de simetria da moeda, isto é, o eixo que passa a partir de uma face da moeda para o outro) antes de chegar a uma paragem abrupta. Isto é matematicamente modelada como um singularidade em tempo finito - a taxa de precessão está acelerando para o infinito, antes que ele pára de repente, e foi estudada usando fotografia de alta velocidade e dispositivos, como Disco de Euler. O abrandamento é predominantemente causada pelos atrito de rolamento (resistência do ar é menor), e a singularidade (divergência da taxa de precessão) pode ser modelado como um lei de potência com expoente aproximadamente -1/3.


Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Coin&oldid=545969257 "