Conteúdo verificado

Colônia

Assuntos Relacionados: a Europa ; as Cidades Europeias

Informações de fundo

Crianças SOS tentou tornar o conteúdo mais acessível Wikipedia por esta selecção escolas. Patrocinar crianças ajuda crianças no mundo em desenvolvimento para aprender também.

Köln
Colônia
De cima para baixo esquerda: ponte de Hohenzollern por noite, Igreja de São Martinho, Colonius TV-tower, Catedral de Colónia, edifícios Kranhaus em Rheinauhafen, MediaPark, as pessoas comemorando Cologne Carnival, e Kölnarena.
De cima para baixo esquerda:

Ponte Hohenzollern por noite, Igreja de São Martinho, Colonius TV-tower, Catedral de Colónia, em edifícios Kranhaus Rheinauhafen, MediaPark, pessoas celebrando Cologne Carnival, e Kölnarena.

Flag of Cologne
Brasão de Colônia
Colónia está localizado na Alemanha
Colônia
Coordenadas 50 ° 57'N 6 ° 58'E Coordenadas: 50 ° 57'N 6 ° 58'E
Administração
País Alemanha
Estado North Rhine-Westphalia
Administrador. região Colônia
Distrito Distrito urbano
Lord Mayor Jürgen Roters ( SPD)
As estatísticas básicas
Área 405,15 km 2 (156,43 sq mi)
Elevação 37 m (121 pés)
População 1.017.155 (31 de Dezembro de 2011)
- Densidade 2.511 / km 2 (6.502 / sq mi)
Fundado 38 BC
Outras informações
Fuso horário CET / CEST ( UTC + 1 / 2)
Da matrícula K
Códigos postais 50.441-51.149
Os códigos de área 0221, 02203 ( Porz)
Site www.stadt-koeln.de

Colônia (pronúncia do Inglês: / k ə l n /, alemão : Köln [Koeln], Kölsch: Kölle [Kœɫə]) é a Alemanha de quarta maior cidade (depois de Berlim , Hamburgo e Munique ), e é a maior cidade tanto no Estado Federal Alemão de North Rhine-Westphalia e dentro do Reno-Ruhr Região Metropolitana, uma das principais áreas metropolitanas europeias com mais de dez milhões de habitantes.

Cologne está localizado em ambos os lados do Reno River. A cidade famosa Catedral de Colônia (Kölner Dom) é a sede da Catholic Arcebispo de Colónia. O Universidade de Colônia (Köln Universität zu) é uma das maiores e mais antigas universidades da Europa.

Colônia foi originalmente fundada e estabelecida pelos romanos em 50 dC, sob o nome Colonia Claudia Ara Agrippinensium. Foi a capital da província romana de Germania Inferior e da sede dos militares na região até ocupada pelos francos em 462. Durante a Idade Média que floresceu como uma das mais importantes principais rotas de comércio entre o leste eo oeste da Europa. Colônia foi um dos principais membros da Liga Hanseática e uma das maiores cidades norte do Alpes em tempos mediaval e renascentistas. Até a Segunda Guerra Mundial, a cidade tinha sofrido várias outras ocupações pelos franceses e também os britânicos. Colónia foi um dos a maioria das cidades fortemente bombardeadas na Alemanha durante a Segunda Guerra Mundial. O bombardeio reduziu a população em 95% e destruiu quase toda a cidade. Com a intenção de restaurar como muitos edifícios históricos quanto possível, a reconstrução resultou em uma paisagem urbana muito misturado e único.

Colônia é um grande centro cultural da Rhineland e tem uma cena artística vibrante. Colônia é o lar de mais de trinta museus e centenas de galerias. Exposições variam de antigos sítios arqueológicos romanos locais para gráficos contemporâneos e escultura. O Cologne Trade Fair abriga uma série de feiras, tais como Art Cologne, imm Cologne, Gamescom, eo Photokina.

História

Roman Colônia

O primeiro assentamento urbano em razão da moderna Colônia foi Oppidum Ubiorum, fundada em 38 aC pelo Úbios, uma Cisrhenian Tribo germânica. Em 50 dC, os romanos fundaram Colonia no Reno ea cidade se tornou a capital da província de Germania Inferior em 85 AD. A cidade foi nomeada " Colonia Claudia Ara Agrippinensium "em 50 AD. Vestígios romanos consideráveis pode ser encontrada na atual Colônia, especialmente perto da área do cais, onde uma descoberta notável de um 1900 ano velho barco romano foi feito no final de 2007. A partir de 260-271 Colónia foi a capital do Império das Gálias sob Póstumo, Marius, e Vitorino. Em 310 sob Constantino uma ponte foi construída sobre o Rio Reno em Colônia. Governadores imperiais romanos residia na cidade e tornou-se um dos centros comerciais e de produção mais importantes do Império norte dos Alpes Roman.

Maternus, que foi eleito como bispo em 313, foi o primeiro bispo conhecido de Colónia. A cidade era a capital de uma província romana até ocupada pelos francos em 462. Em 785, Colônia tornou-se sede de um arcebispado.

Idade média

Durante o tempo do Sacro Império Romano nos Idade Média , a Arcebispo de Colônia era um dos sete Príncipe-eleitores e um dos três eleitores eclesiásticas. Os arcebispos tinha governado domínios grandes temporais, mas em 1288 bispo Sigfried II von Westerburg foi derrotado na Batalha de Worringen e forçado ao exílio em Bonn.

Localização no rio Reno, em Colónia colocou-o no cruzamento das principais rotas de comércio entre o leste eo oeste e foi a base do crescimento de Colónia. Colônia era um membro da Liga Hanseática e tornou-se um Livre a cidade imperial em 1475. Curiosamente, no entanto, o arcebispo preservado o direito de pena de morte. Assim, o conselho municipal (embora em estrita oposição política para o arcebispo) dependiam dele em todas as questões em matéria de justiça criminal. Isto incluiu tortura, que sentença só foi autorizado a ser proferida pelo juiz episcopal, o chamado "Greve". Esta situação jurídica durou até a conquista francesa de Colónia.

Para além da sua importância económica e política Colónia também se tornou um importante centro de peregrinação medieval, quando o arcebispo de Colónia Rainald de Dassel deu as relíquias do Três homens sábios para a Catedral de Colónia em 1164 (depois que eles de fato haviam sido capturados de Milão ). Além dos três reis magos Colônia preserva as relíquias de Santa Úrsula e Albertus Magnus.

As estruturas económicas de Colônia medieval e moderna foram caracterizados por o estatuto da cidade como um importante porto e centro de transportes sobre o Reno. Artesanato foi organizada por alianças auto-administrar, alguns dos quais eram exclusivas para as mulheres.

Colónia em torno 1411

Como uma cidade livre Colônia era um Estado soberano dentro do Sacro Império Romano e, como tal, tinha o direito (e obrigação) de manter a sua própria força militar. Vestindo um uniforme vermelho essas tropas eram conhecidos como o Rote Funken (faíscas vermelhas). Estes soldados faziam parte do exército do Sacro Império Romano ("Reichskontingent") e lutou nas guerras do século 17 e 18, incluindo as guerras contra a França revolucionária, quando a pequena força foi quase completamente exterminada em combate. A tradição destas tropas é preservado como uma chacota militar por mais destacado sociedade carnaval de Colónia, a Rote Funken.

A cidade livre de Colónia não deve ser confundida com a Arcebispado de Colônia, que era um estado de sua própria dentro do Sacro Império Romano . Desde a segunda metade do século 16 os arcebispos foram retirados do Dinastia bávara Wittelsbach. Devido ao status de livre de Colónia, os arcebispos geralmente não foram autorizados a entrar na cidade. Assim, eles fixaram residência em Bonn e depois em Brühl no Reno. Como membros de uma família influente e poderoso e apoiado por seu status como excelente eleitores, os arcebispos de Colônia repetidamente desafiado e ameaçado o estado livre de Colônia durante o século 17 e 18, resultando em assuntos complexos, que foram manipulados por meios diplomáticos e propaganda, bem como pelos tribunais supremos do Sacro Império Romano.

A partir do século 19 até a Segunda Guerra Mundial

Colônia perdeu seu status como um cidade gratuito durante o período francês. De acordo com a paz Tratado de Lunéville (1801) todos os territórios do Sacro Império Romano , na margem esquerda do Reno foram oficialmente incorporadas ao República Francesa (que já havia ocupado Colónia, em 1794). Assim, esta região se tornou mais tarde parte de Napoleão Império. Colônia era parte da francesa Departamento Roer (nomeado após o rio Roer, alemão: Rur) com Aachen (francês: Aix-la-Chapelle) como sua capital. Os franceses modernizado vida pública, por exemplo através da introdução do Código Napoleônico e removendo as antigas elites do poder. O Código Napoleônico permaneceu em uso na margem esquerda do Reno até 1900, quando um código civil unificado (o BGB) foi introduzido no Império Alemão. Em 1815, o Congresso de Viena, Colónia foi feito parte do Reino da Prússia, pela primeira vez na Província de Jülich-Cleves-Berg e, em seguida, o Província do Reno.

As tensões permanentes entre a Igreja Católica Romana Rhineland eo estado prussiano predominantemente protestante repetidamente escalado com Colônia estar no foco do conflito. Em 1837 o arcebispo de Colônia, Clemens August von Droste-Vischering, foi preso e encarcerado por dois anos após uma disputa sobre o estatuto jurídico dos casamentos entre protestantes e católicos romanos (Mischehenstreit). Em 1874, durante o Kulturkampf, Arcebispo Paul Melchers foi preso antes de tomar refúgio na Holanda. Estes conflitos alienado a população católica de Berlim e contribuiu para um ressentimento anti-prussiana profundamente sentida, que ainda foi significativa após a Segunda Guerra Mundial, quando o ex-prefeito de Colônia, Konrad Adenauer, tornou-se o primeiro chanceler da Alemanha Ocidental.

Durante os séculos 19 e 20, Colônia absorvido numerosas cidades vizinhas, e pela Primeira Guerra Mundial já havia crescido para 700.000 habitantes. A industrialização mudou da cidade e estimulou seu crescimento. Veículos e fabricação de motores foram especialmente bem sucedido, embora a indústria pesada foi menos onipresente do que no Área de Ruhr. O catedral, iniciada em 1248, mas abandonado por volta de 1560, foi finalmente concluído em 1880 não apenas como um lugar de culto, mas também como um monumento nacional alemão comemorando a recém-fundada Império Alemão e da continuidade da nação alemã desde a Idade Média. Algum deste crescimento urbano ocorreu à custa do património histórico da cidade com muito a ser demolido (por exemplo, as muralhas da cidade ou a área ao redor da catedral) e, por vezes, substituídos por prédios atuais.

Colónia foi designado como um dos Fortalezas da Confederação Alemã. Ele foi transformado em uma fortaleza fortemente armados (opondo as fortalezas francesas e belgas de Verdun e Liège) com dois cintos fortificadas ao redor da cidade, os restos do que pode ser visto até hoje. As exigências militares sobre o que se tornou a maior fortaleza da Alemanha apresentou um obstáculo significativo ao desenvolvimento urbano, com fortes, bunkers, de um vasto abrigos defensivas que cercam completamente a cidade e que impedem a expansão; isso resultou em um muito densa área construída dentro da própria cidade.

Durante a I Guerra Mundial Colônia foi alvo de vários ataques aéreos, mas menores e sobrevivido às hostilidades sem danos significativos. Até 1926 Colônia foi ocupada pelo Exército britânico do Reno nos termos do armistício eo subsequente Tratado de Paz de Versalhes . Ao contrário das duras medidas tomadas pelas tropas de ocupação francesas, o britânico agiu com mais tato para com a população local. O prefeito de Colônia de 1917 até 1933 e futuro chanceler da Alemanha Ocidental Konrad Adenauer reconheceu o impacto político desta abordagem, especialmente que os britânicos se opuseram planos franceses para uma ocupação aliada permanente da Renânia.

Como parte do de-militarização da Rhineland as fortificações teve que ser desmontado. Isto foi tomado como uma oportunidade para criar dois cinturões verdes (Grüngürtel) ao redor da cidade, convertendo as fortificações e seus campos claros de fogo em grandes parques públicos. No entanto, este projecto não foi concluída até 1933. Em 1919, a Universidade de Colônia, fechada pelos franceses em 1798, foi refundado. Esta re-fundação foi considerado uma substituição para a perda do Alemão Universidade de Estrasburgo, que reverteu para a França com o resto do Alsácia. Colônia prosperou durante a República de Weimar (1919-1933) eo progresso foi feito especialmente no que diz respeito à governança pública, planejamento urbano, habitação e assuntos sociais. Projetos de habitação social foram considerados exemplares e copiado por outras cidades alemãs. Como Colônia competiram para sediar os Jogos Olímpicos de um estádio de esportes modernos foi erguida no Müngersdorf. Quando a ocupação britânica terminou, a proibição da aviação civil foi removido e Colônia Butzweilerhof Aeroporto logo se tornou um centro para o tráfego aéreo de segunda nacional e internacional na Alemanha apenas para Berlim Tempelhof Airport.

Os partidos democráticos perdeu as eleições locais em Colónia março 1933 ao Partido Nazista e outros partidos de direita. Depois disso Comunista, bem como Os social-democratas membros da assembléia da cidade foram presos e prefeito Adenauer foi demitido pelos novos detentores do poder. No entanto, em comparação com outras grandes cidades, os nazistas nunca ganhou um apoio decisivo em Colônia (significativamente, o número de votos expressos para o Partido Nazista em Eleições para o Reichstag tinha sido sempre a média nacional. Em 1939 a população tinha aumentado para 772.221 habitantes.

II Guerra Mundial

A devastação de Colônia, 1945

Durante a Segunda Guerra Mundial, Colônia era um Quartel General do Comando Militar da área (Militärbereichshauptkommandoquartier) para o Distrito Militar (Wehrkreis) VI Münster. Colônia foi sob o comando do tenente-general Freiherr von Roeder Diersburg, que era responsável pelas operações militares em Bonn, Siegburg, Aachen, Jülich, Düren, e Monschau. Colônia foi a casa do 211th regimento de infantaria e 26 Regimento de Artilharia.

Durante o Bombardeamento de Colônia na Segunda Guerra Mundial, Colônia sofreu 262 ataques aéreos pela Ocidental Aliados, o que causou cerca de 20.000 mortes de civis e quase completamente dizimado o centro da cidade. Durante a noite de 31 de maio de 1942, Colônia foi alvo de " Operação Milênio ", o primeiro ataque bombista 1000 pela Royal Air Force durante a Segunda Guerra Mundial. 1.046 bombardeiros pesados atacaram seu alvo com 1.455 toneladas de explosivos, aproximadamente, dois terços dos quais foram incendiário. Este ataque durou cerca de 75 minutos, destruiu 600 hectares (243 ha) de área construída, matou 486 civis e fez 59 mil pessoas desabrigadas. Até o final da guerra, a população de Colônia tinham sido reduzidos em 95 por cento. Essa perda foi causada principalmente por uma evacuação em massa do povo para áreas rurais mais. O mesmo aconteceu em muitas outras cidades alemãs nos últimos dois anos de guerra. Até o final de 1945, no entanto, a população já tinha recuperado a cerca de 500.000.

Até o final da guerra, essencialmente todos pré-guerra de Colónia judaica população de 11.000 haviam sido deportados ou mortos pelos nazistas. Os seis sinagogas da cidade foram destruídos. O sinagoga no Roonstraße foi reconstruído em 1959.

Colônia do pós-guerra até hoje

Apesar do estatuto de Colónia como a maior cidade da região, nas proximidades Düsseldorf foi escolhido como o capital político do estado federado de North Rhine-Westphalia. Com Bonn sendo escolhida como a capital provisória (provisorische Bundeshauptstadt) e sede do governo da República Federal da Alemanha (então informalmente Alemanha Ocidental), Colônia beneficiado ao ser imprensado entre dois centros políticos importantes. A cidade se tornou e ainda é lar de uma série de agências federais e organizações. Após a reunificação, em 1990, Berlim se tornou a capital da Alemanha.

Em 1945 arquiteto e urbanista Rudolf Schwarz chamado Colônia "a maior pilha de escombros do mundo" o. Schwarz projetou o plano mestre de reconstrução em 1947, que apelava para a construção de várias novas vias através do centro da cidade, especialmente o Nord-Süd-Fahrt ("Norte-Sul-Drive"). O plano diretor levou em consideração o fato de que mesmo logo após a guerra um grande aumento no tráfego de automóveis poderia ser antecipado. Os planos para novas estradas já teve, até um certo grau, evoluiu sob a administração nazista, mas a construção real tornou-se mais fácil nos momentos em que a maioria dos lotes do centro foram subdesenvolvido.

A destruição de 95% do centro da cidade, incluindo o famoso Doze igrejas românicas como St. Gereon, Great St. Martin, St. Maria im Kapitol e vários outros monumentos na Segunda Guerra Mundial significou uma tremenda perda de tesouros culturais. A reconstrução dessas igrejas e outros pontos de referência como o salão de eventos Gürzenich não foi contestado entre os arquitetos líderes e historiadores de arte naquela época, mas na maioria dos casos, a intenção civis prevaleceu. A reconstrução durou até a década de 1990, quando a igreja românica de St. Kunibert tinha terminado.

Em 1959, a população da cidade alcançou números pré-guerra novamente. Em seguida, ele cresceu de forma constante, superior a 1 milhão para cerca de um ano a partir de 1975. Manteve-se logo abaixo que até meados de 2010, quando ultrapassou 1 milhão de novo.

Pós-reunificação

Em 1980 e 1990 a economia da Colônia prosperou por dois motivos principais. Em primeiro lugar, um crescimento do número de empresas de mídia, tanto nos sectores público e privado; eles são muito bem atendidas no Media Park recém-desenvolvido, que cria um ponto focal fortemente visuais no centro da cidade de Colónia e inclui o KölnTurm, um dos mais proeminentes arranha-céus de Colónia. Em segundo lugar, uma melhoria permanente da infra-estrutura de tráfego diversificada fez Colônia uma das áreas mais facilmente acessíveis metropolitanas na Europa Central.

Devido ao sucesso econômico da A Feira de Colónia, a cidade organizou uma grande extensão até o Parque Ferial em 2005. Ao mesmo tempo, os edifícios originais, que remontam à década de 1920 são alugados para RTL, a maior emissora privada da Alemanha, como suas novas sedes corporativas.

Geografia

A área metropolitana engloba mais de 405 quilômetros quadrados, estendendo-se em torno de um ponto central, que se situa em 50 ° 56 'de latitude 33 e 6 ° 57' de longitude 32. Ponto mais alto da cidade está a 118 metros acima do nível do mar (o Monte Troodelöh) e seu ponto mais baixo é de 37,5 metros acima do nível do mar (o Worringer Bruch). A cidade de Colónia encontra-se dentro da grande área do Colônia de planície, uma área em forma de cone de Westphalia sudeste que se encontra entre Bonn, Aix la Chapelle e Düsseldorf.

Distritos

Colônia é subdividida em nove distritos (Stadtbezirke) e 85 partes da cidade (Stadtteile):

Innenstadt (Stadtbezirk 1)
Altstadt-Nord, Altstadt-Süd, Neustadt-Nord, Neustadt-Süd, Deutz
Rodenkirchen (Stadtbezirk 2)
Bayenthal, Godorf, Hahnwald, Immendorf, Marienburg, Meschenich, Raderberg, Raderthal, Rodenkirchen, Rondorf, Surth, Weiss, Zollstock
Lindenthal (Stadtbezirk 3)
Braunsfeld, Junkersdorf, Klettenberg, Lindenthal, Lövenich, Müngersdorf, Sülz, Weiden, Widdersdorf
Ehrenfeld (Stadtbezirk 4)
Bickendorf, Bocklemünd / Mengenich, Ehrenfeld, Neuehrenfeld, Ossendorf, Vogelsang
Nippes (Stadtbezirk 5)
Bilderstöckchen, Longerich, Mauenheim, Niehl, Nippes, Riehl, Weidenpesch
Koeln bezirke1.png
Chorweiler (Stadtbezirk 6)
Blumenberg, Chorweiler, Esch / Auweiler, Fühlingen, Heimersdorf, Lindweiler, Merkenich, Pesch, Roggendorf / Thenhoven, Seeberg, Volkhoven / Weiler, Worringen
Porz (Stadtbezirk 7)
Eil, Elsdorf, Ensen, Finkenberg, Gremberghoven, Grengel, Langel, Libur, Lind, Poll, Porz, Urbach, Wahn, Wahnheide, Westhoven, Zündorf
Kalk (Stadtbezirk 8)
Brück, Höhenberg, Humboldt / Gremberg, Kalk, Merheim, Neubrück, Ostheim, Rath / Heumar, Vingst
Mülheim (Stadtbezirk 9)
Buchforst, Buchheim, Dellbrück, Dünnwald, Flittard, Höhenhaus, Holweide, Mülheim, Stammheim

Clima

Colônia é uma das cidades mais quentes na Alemanha. Tem um clima temperado - oceânico clima, com invernos relativamente suaves e verões quentes. Sua temperatura média anual é de 10,3 ° C (51 ° F): 14,8 ° C (59 ° F) durante o dia e 5,8 ° C (42 ° F) à noite.

Os dados climáticos para Aeroporto de Colónia / Bona, Alemanha para 1981-2010 (Fonte: DWD)
Mês Jan Fevereiro Estragar Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Ano
Recorde ° C (° F) 16,2
(61,2)
20,7
(69.3)
25,0
(77)
29,0
(84,2)
32,4
(90,3)
36,8
(98,2)
37,2
(99)
38,8
(101,8)
31,7
(89,1)
27,6
(81,7)
18,7
(65,7)
16,6
(61,9)
38,8
(101,8)
Média alta ° C (° F) 5.4
(41,7)
6,7
(44.1)
10,9
(51,6)
15.1
(59,2)
19,3
(66,7)
21,9
(71,4)
24,4
(75,9)
24,0
(75,2)
19,8
(67,6)
15.1
(59,2)
9,5
(49.1)
5,9
(42.6)
14,8
(58,6)
Média diária ° C (° F) 2.6
(36,7)
2,9
(37,2)
6.3
(43,3)
9.7
(49.5)
14,0
(57,2)
16,6
(61,9)
18,8
(65,8)
18,1
(64,6)
14.5
(58,1)
10,6
(51,1)
6.3
(43,3)
3.3
(37.9)
10.3
(50,5)
Média baixa ° C (° F) -0.6
(30.9)
-0.7
(30.7)
2.0
(35.6)
4.2
(39.6)
8.1
(46,6)
11,0
(51,8)
13,2
(55,8)
12,6
(54,7)
9.8
(49.6)
6,7
(44.1)
3.1
(37.6)
0,4
(32,7)
5.8
(42.4)
Recorde de baixa ° C (° F) -23.4
(-10,1)
-19.2
(-2,6)
-12.0
(10,4)
-8.8
(16,2)
-2.2
(28)
1.4
(34.5)
2,9
(37,2)
1.9
(35.4)
0,2
(32.4)
-6.0
(21,2)
-10.4
(13,3)
-16,0
(3.2)
-23.4
(-10,1)
Precipitações mm (polegadas) 62,1
(2.445)
54,2
(2.134)
64,6
(2.543)
53,9
(2.122)
72,2
(2,843)
90,7
(3,571)
85,8
(3,378)
75,0
(2.953)
74,9
(2,949)
67,1
(2.642)
67,0
(2.638)
71,1
(2.799)
838,6
(33,016)
A média de horas de sol mensais 43,0 74,0 101.6 151,8 184.1 177,0 184.3 179.5 134,5 103.8 53,1 40,3 1,426.8
Fonte: Dados derivados de Deutscher Wetterdienst

Protecção contra as cheias

O dilúvio 1930 em Colônia

Colônia é regularmente afectada por inundações do Reno e é considerada a cidade europeia mais propensas-inundação. A agência da cidade (Stadtentwässerungsbetriebe Köln, "Colônia urbanas Operações de drenagem") gere um amplo sistema de controle de inundação que inclui tanto permanente e móvel paredes cheias, proteção de subir as águas de edifícios perto das margens do rio, monitoramento e sistemas de previsão, estações de bombeamento e programas para criar ou proteger planícies aluviais e aterros rio. O sistema foi redesenhado após uma inundação de 1993, que resultou em danos pesados.

Demografia

Colônia é a quarta maior cidade da Alemanha em termos de habitantes após Berlim , Hamburgo e Munique . Em 30 de junho de 2011, havia oficialmente 1.010.269 residentes. Colônia é o centro do Colónia / Bona Região com cerca de 3 milhões de habitantes (incluindo as cidades vizinhas de Bonn, Hürth, Leverkusen, e Bergisch Gladbach).

Segundo as estatísticas locais, em 2006, o densidade populacional na cidade era 2.528 habitantes por quilômetro quadrado. 31,4 por cento da população migrou lá, e 17,2 por cento da população da Colônia é não-alemão. O maior grupo, compreendendo 6,3 por cento da população total, é turco. Em setembro de 2007, existem cerca de 120.000 muçulmanos que vivem em Colónia, na sua maioria de origem turca. Colônia também tem a mais antiga e uma das maiores comunidades judaicas na Alemanha.

Na cidade a população foi espalhada para fora com 15,5% com idade inferior a 18 anos, 67,0% 18 a 64 anos e 17,4% que tinham 65 anos de idade ou mais.

Antepassados Número
Alemães 81,6%
Outro Europeia 6%
Turks 6,3%
Os asiáticos 3%
Africanos 0,9%
Outro / Mixed 2,2%

Governo

Administração da cidade é chefiada pelo prefeito e os três prefeitos de deputado. Jürgen Roters do Partido Social Democrata foi prefeito desde 20 de Outubro de 2009.

Tradições e desenvolvimentos políticos

A longa tradição de uma cidade imperial livre, que desde há muito dominado uma população exclusivamente católica eo antigo conflito entre a igreja ea burguesia (e dentro dela entre os patrícios e artesãos) criou o seu próprio clima político em Colónia. Vários grupos de interesses muitas vezes formam a base da socialização da sociedade e, portanto, para além das fronteiras partidárias. A rede resultante de relacionamentos, com vínculos políticos, econômicos e culturais com os outros em um sistema de favores mútuos, obrigações e dependências, é chamado o círculo Colónia. Isto tem levado a uma distribuição proporcional incomum no governo da cidade e degenerou às vezes em corrupção: em 1999, um "escândalo resíduos" sobre propinas e contribuições ilegais de campanha veio à tona, o que não só levou à prisão do empresário Hellmut Trienekens , mas também para a queda de quase toda a equipe de liderança dos social-democratas no poder.

Prefeito

O prefeito de Colônia é Jürgen Roters do Partido Social Democrata. Como o candidato conjunta do SPD e os Verdes, que recebeu 54,67% dos votos em 30 de agosto de 2009, na eleição municipal. Ele tem sido Lord Mayor desde 21 de Outubro de 2009.

Eleições

Vereadores são eleitos para um mandato de cinco anos eo prefeito tem um mandato de seis anos.

Make-up do conselho da cidade

Partido Assentos Fonte
Partido Social Democrata 25
União Democrata Cristã 25
Partido Verde 20
Partido Democrático Livre 9
pro Colônia 5
A Esquerda 4
Eleitores Livres 1

Cityscape

Vista panorâmica do centro da cidade na noite como visto a partir de Deutz; da esquerda para a direita: Ponte Deutz, Igreja de São Martinho, Catedral de Colónia, Ponte Hohenzollern

O interior da cidade de Colónia foi completamente destruída durante a Segunda Guerra Mundial. A reconstrução da cidade seguiu o estilo da década de 1950, respeitando o layout antigo e nomeação das ruas. Assim, a cidade hoje é caracterizado por edifícios do pós-guerra simples e modesto, com alguns edifícios pré-guerra intercaladas que foram reconstruídas devido à sua importância histórica. Alguns edifícios do "Wiederaufbauzeit" (era de reconstrução), por exemplo, a casa de ópera por Wilhelm Riphahn, são hoje considerados clássicos da arquitetura moderna. No entanto, o estilo descomprometido do Cologne Opera House e outros edifícios modernos manteve-se controversa.

As áreas verdes representam mais de um quarto de Colônia que é de aproximadamente 75 m 2 (807,29 pés quadrados) de espaço verde público para todos os cidadãos da cidade.

Animais selvagens

A presença de animais em Colônia é geralmente limitada a insetos, pequenos roedores, e várias espécies de aves. Os pombos são os animais mais freqüentemente vista em Colônia, embora o número de aves são aumentados todos os anos por uma população crescente de exóticas selvagens, mais visivelmente papagaios , como o periquito-de-colar . O clima abrigada no sudeste Westphalia permite que estas aves para sobreviver durante o inverno e, em alguns casos, eles estão deslocando espécies nativas. A plumagem verde de Colónia papagaios é altamente visível, mesmo à distância, e contrasta com as cores de outra forma silenciado sobre a cidade.

Turismo

Colónia tinha 4.310.000 pernoite reservado e 2,38 milhões de chegadas em 2008. A cidade também tem o maior número de bares per capita em Alemanha . A cidade tem 70 clubes, "incontáveis" bares, restaurantes e pubs.

Marcos

Igrejas

  • Catedral de Colónia (alemão: Kölner Dom) é o mais famoso monumento da cidade e dos moradores Colónia mais respeitado marco. É um Gótico igreja, iniciada em 1248, e concluída em 1880. Em 1996, foi designado um local do património mundial ; abriga o Santuário dos Três Reis, que supostamente contém o relíquias do Três Reis Magos (ver também). Moradores da Colônia às vezes se referem à catedral como "o canteiro de obras eterna" (die ewige Baustelle).
  • Doze igrejas românicas: Estes edifícios são excelentes exemplos de arquitetura medieval da igreja. As origens de algumas das igrejas voltar tão longe como o tempo dos romanos, por exemplo St. Gereon, que foi originalmente uma capela em um cemitério romano. Com a exceção de St. Maria Lyskirchen todas estas igrejas foram muito danificado durante a Segunda Guerra Mundial. Reconstrução foi só terminou na década de 1990.

Casas medievais

O Cologne City Hall (Kölner Rathaus), fundada no século 12, é o mais antigo prefeitura na Alemanha ainda em uso. A loggia estilo renascentista e torre foram adicionados no século 15. Outros edifícios famosos incluem o Gürzenich, Haus Saaleck eo Overstolzenhaus.

Portões da cidade medieval

Do uma vez 12 medieval portões da cidade, apenas o Eigelsteintorburg em Ebertplatz, o Hahnentor em Rudolfplatz eo Severinstorburg em Chlodwigplatz ainda estão de pé hoje.

Ruas

  • O Avenidas Colônia Ring (tais como Hohenzollernring, Kaiser-Wilhelm-Ring, Hansaring) com seus portões da cidade medieval (como Hannentorburg em Rudolfplatz) também são conhecidos por sua vida noturna.
  • Hohe Straße (literalmente: High Street) é uma das principais áreas comerciais e ultrapassa a catedral em uma direção aproximadamente sul. A rua contém muitas lojas de presentes, lojas de roupas, restaurantes de fast food e negociantes de bens eletrônicos.
  • Schildergasse - conecta a praça Neumarkt em sua extremidade oeste à extremidade sul da rua comercial Hohe Strasse, na sua extremidade leste e foi nomeada a rua comercial mais movimentada da Europa, com 13.000 pessoas passando por cada hora.
  • Ehrenstrasse - zona comercial em redor Apostelnstrasse, Ehrenstrasse, e Rudolfplatz é um pouco mais sobre o lado excêntrico e elegante.

Pontes

Várias pontes cruzam o Reno em Colônia. Eles são (de Sul para Norte): o Colônia Rodenkirchen Ponte, Ponte Ferroviária do Sul, Severin Ponte, Ponte Deutz, Ponte Hohenzollern, Zoo Bridge (Zoobrücke) e Colônia Mülheim Bridge. Em particular, o ferro amarrado arco Hohenzollern Bridge (Hohenzollernbrücke) é um marco dominante ao longo da terraplenagem do rio. Um rio de cruzamento de um tipo especial Rhine é fornecido pelo Cologne Cable Car (em alemão: Seilbahn Kölner), um teleférico que atravessa o Reno, entre a Jardim Zoológico de Colónia, em Riehl eo Rheinpark em Deutz.

Estruturas de edifícios altos

Estrutura mais alta de Colónia é o Colonius telecomunicação torre de 266 m / 873 pés A plataforma de observação foi fechada desde 1992. A seleção dos edifícios mais altos em Colônia estão listados abaixo. Outras estruturas altas incluem os Hansahochhaus (projetado pelo arquiteto Jacob Koerfer e concluídos em 1925, era ao mesmo tempo o mais alto edifício da Europa de escritório), os edifícios em Kranhaus Rheinauhafen, eo Messeturm Köln ("Trade Tower justo").

Arranha-céu Imagem Altura em metros Floors Ano Endereço Notas
KölnTurm Koeln-Turm 001.jpg 148,5 43 2001 Mediapark 8, Neustadt-Nord (Literalmente: Cologne Tower), segundo edifício mais alto de Colónia em 165,48 metros (542,91 pés) de altura, perdendo apenas para a torre de telecomunicações Colonius. O 30º andar do edifício tem um restaurante e um terraço com vista de 360º da cidade.
Colonia-Hochhaus Colonia-Haus.jpg 147 45 1973 An der Schanz 2, Riehl o edifício mais alto na Alemanha de 1973 a 1976. Hoje, é ainda mais alto edifício residencial do país.
Rheintower Hochhaus Deutsche Welle Köln-3588.jpg 138 34 1980 Raderberggürtel, Marienburg antiga sede do Deutsche Welle, desde 2007 sob a renovação com o novo nome Rheintower Köln-Marienburg.
Uni-Centre Uni-Center-Koeln.jpg 133 45 1973 Luxemburger Straße, Sülz
TÜV Rheinland TÜV Rheinland, Köln-Poll.jpg 112 22 1974 Am Grauen Stein, Votação
KölnTriangle KölnTriangle (0684) .jpg 103 29 2006 Ottoplatz 1, Deutz em frente à catedral com um 103 m (338 pés), plataforma de visualização de alta e uma vista da catedral sobre o Reno; sede do Agência Europeia de Segurança da Aviação (EASA).
Herkules-Hochhaus Herkulesbuilding.jpg 102 31 1969 Graeffstraße 1, Ehrenfeld

Cultura

Pátio do Kolumba museu em 2007, projetado por Peter Zumthor

Colônia tem vários museus. O famoso Romano-Germânico Museu apresenta arte e arquitetura do passado distante da cidade; o Museum Ludwig abriga uma das coleções mais importantes de arte moderna na Europa, incluindo um Picasso coleção igualado apenas pelos museus em Barcelona e Paris. O Museu Schnütgen de arte religiosa está parcialmente alojado em St. Cecilia, um dos Colônia de Doze igrejas românicas.

Várias orquestras estão ativos na cidade, entre eles o Orquestra Gürzenich eo WDR Symphony Orchestra Colônia, ambos baseados na Colônia Philharmonic Orchestra Building. Outras orquestras são a Musica Antiqua Köln eo WDR Rundfunkorchester Colónia, bem como a Ópera de Colónia e vários coros, incluindo a WDR Rundfunkchor Köln. Colônia também foi um importante centro da música eletrônica na década de 1950 (Estúdio für Musik elektronische, Karlheinz Stockhausen) e novamente a partir de 1990 em diante. O público de rádio e emissora de TV WDR estava envolvido na promoção de movimentos musicais como Krautrock na década de 1970; o influente Pode se formou lá em 1968. Existem vários centros de vida noturna, entre eles o Kwartier Latäng (bairro estudantil em torno do Zülpicher Straße) e as áreas ao redor cravejado de boate Hohenzollernring, Friesenplatz e Rudolfplatz.

O grande festival Lit.Cologne literário anual apresenta autores regionais e internacionais. A principal figura literária conectado com Colônia é escritor Heinrich Böll, vencedor do Prêmio Nobel de Literatura .

Colônia é conhecida por sua cerveja, chamado Kölsch. Kölsch é também o nome do dialeto local. Isto levou à brincadeira comum de Kölsch sendo a única língua se pode beber.

Colônia também é famosa por Eau de Cologne (em alemão: Kölnisch Wasser; aceso: "Água de Colônia"), um perfume criado por expatriados Italiano Johann Maria Farina no início do século 18. Durante o século 18 este perfume tornou-se cada vez mais popular, foi exportado em toda a Europa pela família Farina e Farina se tornou um nome familiar para Eau de Cologne . Em 1803 Wilhelm Mülhens celebrou um contrato com uma pessoa sem relação da Itália chamado Carlo Francesco Farina, que lhe concedeu o direito de usar seu nome de família e Mühlens abriu uma pequena fábrica em Glockengasse de Colónia. Nos anos mais tarde e depois de várias batalhas tribunal seu neto Ferdinand Mülhens teve que abandonar o nome de Farina para a empresa e seus produtos. Ele decidiu usar o número da casa dada à fábrica em Glockengasse durante a ocupação francesa no início do século 19, 4711. Hoje, Original Eau de Cologne ainda é produzido em Colônia, tanto pela família Farina, atualmente na oitava geração, e por Maurer & Wirtz que comprou a marca 4711 em 2006.

Carnaval

O Colônia carnaval é um dos maiores festivais de rua da Europa. Em Colônia, a temporada de carnaval começa oficialmente em 11 de novembro a 11 minutos após 11:00 com a proclamação da nova estação do carnaval, e continua até quarta feira de cinzas. No entanto, o chamado "Tolle Tage" (dias loucos) não começar até Weiberfastnacht (Carnaval das Mulheres), ou, em dialeto, Wieverfastelovend (quinta-feira antes Ash quarta-feira), que é o início do carnaval de rua. Zülpicher Strasse e seus arredores, Praça Neumarkt, Heumarkt e todos os bares e pubs da cidade estão lotados com pessoas em trajes dançar e beber nas ruas. Centenas de milhares de visitantes rebanho para Colônia durante este tempo. Geralmente, cerca de um milhão de pessoas celebram nas ruas na quinta-feira antes Ash quarta-feira.

Rivalidade com Düsseldorf

Colônia e Düsseldorf têm uma "rivalidade regional, feroz", que inclui desfiles de carnaval, futebol e cerveja . Pessoas em Colônia preferem Kölsch, enquanto as pessoas em Düsseldorf preferem Alt. Os garçons e fregueses vão "desprezo" e fazer uma "zombaria" das pessoas que encomendam Alt cerveja em Colónia e Kölsch em Düsseldorf. A rivalidade tem sido descrito como uma "relação de amor e ódio".

Museus

O Museum Ludwig abriga uma das coleções mais importantes de arte moderna.
Romano escavação em Colônia:Dionísio Mosaic em exposição noMuseu Römisch-Germanisches
  • Museu do perfume Farina - berço doEau de Cologne
  • Römisch-Germanisches Museum (Museu Romano-Germânico) - antiga romana e cultura germânica
  • Wallraf-Richartz Museum - pintura europeia desde o dia 13 ao início do século 20
  • Museum Ludwig - arte moderna
  • Museu Schnütgen - arte medieval
  • Angewandte Kunst Museum für -arte aplicada
  • Kolumba Kunstmuseum des Erzbistums Köln (museu de arte do Arcebispado de Colônia) - museu de arte moderna construída em torno de ruínas medievais, completou 2007
  • Catedral do Tesouro "Domschatzkammer" - cofres subterrâneos históricos da Catedral
  • EL-DE Haus, - antiga sede local doGestapoabriga um museu que documentanazistaregra em Colônia com um foco especial sobre a perseguição de dissidentes políticos e minorias
  • Sports alemães e Museu Olímpico - exposições sobre esportes da antiguidade até o presente
  • Imhoff-Schokoladenmuseum - Museu do Chocolate
  • Fórum de Tecnologia Internet na Arte Contemporânea - coleções de arte baseada na Internet, parte das empresas de (NewMediaArtProjectNetwork): água de colônia, a plataforma experimental para a arte e New Media
  • Flora e Jardim Botânico de Colônia, parque formais da cidade e principaljardim botânico
  • Forstbotanischer Garten Köln, umarboreto e florestajardim botânico

Feiras e festivais de música

A cidade foi a casa do internacionalmente famosoRingfest, e agora para o festival pop C / o.

Economia

Norte entrada paraKoelnmesse de 2008
Prédio de escritórios moderno emRheinauhafen

Como a maior cidade na região metropolitana do Reno-Ruhr, Colónia benefícios de uma grande estrutura de mercado. Na competição por factores de localização com Düsseldorf, a economia de Colônia é baseada principalmente em seguros e indústrias de mídia , enquanto a cidade é também um importante centro cultural e de investigação e lar de uma série de sedes corporativas.

Entre as maiores empresas de mídia com sede em Colónia estão Westdeutscher Rundfunk, RTL Television (com subsidiárias), n-tv, Deutschlandradio, Brainpool TV e editoras como JP Bachem, Taschen, Tandem Verlag, e M. DuMont Schauberg. Vários grupos de mídia, artes e agências de comunicação, estúdios de produção de TV e agências estatais funcionam em parte com instituições culturais privadas e financiados pelo governo. Entre as companhias de seguros com sede em Colónia estão Central, DEVK, DKV, Generali Deutschland, Gothaer, HDI Gerling e sede nacional da AXA Seguros e Zurich Financial Services.

Lufthansa, a transportadora de bandeira alemã, e Lufthansa CityLine têm suas principais sedes corporativas em Colónia. O maior empregador em Colônia é Ford Europa, que tem a sua sede europeia e uma fábrica em Niehl ( Ford-Werke GmbH). Toyota Motorsport GmbH (TMG), equipe de motorsports oficial da Toyota, responsável por carros de rally da Toyota, e, em seguida, Formula One carros, tem sede e oficinas em Colónia. Outras grandes empresas com sede em Colónia incluem o Grupo REWE, TÜV Rheinland, Deutz AG e um número de cervejarias Kölsch. Colônia tem maior densidade de bares per capita do país. Os três maiores cervejarias Kölsch são Reissdorf, Gaffel, e Früh.

cervejariaestabelecidoprodução anualem hectolitro
Heinrich Reissdorf 1894 650.000
Gaffel Becker & Co 1908 500.000
Cölner Hofbräu Früh 1904 440.000

Historicamente, Colônia sempre foi uma importante cidade comercial, com conexões terra, ar e mar. A cidade tem cinco portos do Reno, o segundo maior porto fluvial na Alemanha e uma das maiores da Europa. Cologne-Bonn Airport é o segundo maior terminal de carga na Alemanha. Hoje, a feira comercial de Colónia ( Koelnmesse ) classifica como um importante comércio europeu localização feira com mais de 50 feiras e outros grandes eventos culturais e desportivos. Em 2008 Colónia tinha 4.310.000 pernoite reservado e 2,38 milhões de chegadas. O maior jornal diário de Colónia é o Kölner Stadt-Anzeiger .

Transporte

Transporte rodoviário

Major estradas através e ao redor de Colônia.

Construção de estradas tinha sido um grande problema na década de 1920 sob a liderança do prefeito Konrad Adenauer. A primeira estrada de acesso limitado alemão foi construída depois de 1929 entre Colónia e Bonn. hoje, este é o Bundesautobahn 555. Em 1965, Colônia tornou-se a primeira cidade alemã a ser totalmente cercado por uma rodovia cinto. Aproximadamente ao mesmo tempo uma auto-estrada do centro de derivação ( Stadtautobahn ) foi planejada, mas apenas parcialmente posta em prática, devido à oposição de grupos ambientalistas. A seção concluída se tornou Bundesstraße ("Federal Road") 55a B que começa no Zoobrücke ("Zoo Bridge") e se encontra com A 4 e A 3 no trevo de Colônia Médio. No entanto, é referido como Stadtautobahn pela maioria dos moradores. Em contraste com isso, o Nord-Süd-Fahrt ("Norte-Sul-Drive") foi realmente concluída, um novo centro de passagem de quatro / seis pistas, que já havia sido antecipado pelos planejadores como Fritz Schumacher na década de 1920. A última seção sul de Ebertplatz foi concluída em 1972.

Em 2005, o primeiro trecho de uma rodovia de oito pistas emNorth Rhine-Westphalia foi aberta ao tráfego noBundesautobahn 3, parte da seção leste daColônia Beltway entre os intercâmbios Colônia Oriente e Heumar.

Ciclismo

Colônia Stadtbahn emestação de Bensberg
Trem emKöln Hbf (estação central de Colónia)

Como a maioria das cidades alemãs, Colônia tem um layout tráfego projetado para ser amigável-bicicleta. Há uma extensa rede de ciclo, com ciclovias pavimento de ponta ligados por cruzamentos prioritários ciclo. Em algumas das ruas de sentido único centrais estreitas, os ciclistas são explicitamente permitidos para circular nos dois sentidos.

O transporte ferroviário

Colônia tem um serviço ferroviário com a Deutsche Bahn Intercity e Ice-trens parando em Köln Hauptbahnhof (Estação Central de Colónia), Köln Messe / Deutz e Aeroporto Colónia / Bona . ICE e TGV Thalys trens de alta velocidade vincular Colónia com Amsterdam , Bruxelas (em 1h47, seis partidas / dia) e de Paris (em 3h14, seis partidas / dia). Há trens ICE frequentes até outras cidades alemãs, incluindo Frankfurt am Main e Berlim. Os trens ICE para Londres através do túnel da Mancha estão previstas para 2013.

O Colônia ferroviária da cidade operado porKölner Verkehrsbetriebe (KVB) é umgrandesistema de light rail que é parcialmente subterrâneo (referido comoU-Bahn) e serve de Colónia e uma série de cidades vizinhas. Próximo Bonn está ligada tanto pelo ferroviária da cidade e trens da Deutsche Bahn , e barcos de recreio ocasionais noReno.Düsseldorf está também ligado portrens S-Bahn, que são operados pela Deutsche Bahn.

Há também ônibus freqüentes que cobrem a maior parte da cidade e subúrbios circunvizinhos, etreinadores Eurolines para Londres viaBruxelas.

Transporte de água

Häfen und Güterverkehr Köln(Colônia Portos e Caminhos de Ferro) (HGK) é uma das maiores operadoras deportos de navegação interior na Alemanha.Ports incluem Köln-Deutz, Köln-Godorf, e Köln-Niehl I e II.Köln-Düsseldorfer oferece Renocruzeiros fluviais ao longo de todo o Reno.

Transporte aéreo

O aeroporto internacional de Colónia é Cologne / Bonn Airport (CGN). É também chamado de Konrad Adenauer Airport após o primeiro pós-guerra chanceler da Alemanha, Konrad Adenauer, que nasceu na cidade e foi prefeito de Colônia de 1917 até 1933. O aeroporto é compartilhada com a cidade vizinha de Bonn. Colônia é sede do Agência Europeia de Segurança da Aviação (EASA). O aeroporto fica também o principal centro das companhias aéreas Germanwings.

Educação

Colônia é o lar de inúmeras universidades e faculdades, e de acolhimento para cerca de 72.000 alunos. Sua mais antiga universidade, a Universidade de Colônia (originalmente fundada em 1388) é a maior universidade da Alemanha, como a Universidade de Ciências Aplicadas de Colônia é a maior universidade de ciências aplicadas no país. A Universidade de Colónia de Música e Dança é o maior jardim de inverno na Europa. Estrangeiros podem ter aulas de alemão no VHS (Adult Education Centre).

  • Universidades públicas e estaduais:
    • Universidade de Colônia (Köln Universität zu);
    • Alemão Desporto Universidade de Colônia (Köln Deutsche Sporthochschule).
  • Públicas e estatais faculdades:
    • Colônia Universidade de Ciências Aplicadas (Fachhochschule Köln);
    • Köln International School of Design;
    • Colônia Universidade de Música e Dança (Hochschule für Musik und Tanz Köln);
    • Academy of Media Arts de Colónia (Kunsthochschule für Medien Köln);
  • Faculdades particulares:
    • Universidade Católica de Ciências Aplicadas (Katholische Hochschule Nordrhein-Westfalen);
    • Cologne Business School;
    • Colônia filmschool internacional (internationale filmschule Köln);
    • Renana Universidade de Ciências Aplicadas (Rheinische Fachhochschule Köln)
  • Institutos de pesquisa:
    • Centro Aeroespacial Alemão (Deutsches Zentrum für Luft- und Raumfahrt);
    • Centro Europeu de Astronautas (EAC) daAgência Espacial Europeia;
    • Academia Europeia de Ciências do Esporte (ECSS);
    • Instituto Max Planck de Biologia do Envelhecimento (Max-Planck-Institut für die Biologie des Alterns);
    • Instituto Max Planck para o Estudo das Sociedades (Max-Planck-Institut für Gesellschaftsforschung);
    • Instituto Max Planck de Pesquisa Neurológica (Max-Planck-Institut für Forschung neurologische);
    • Instituto Max Planck de Melhoramento de Plantas Research (Max-Planck-Institut für Züchtungsforschung).

Colégios antigos incluem:

  • O Colônia de Arte e Ofícios Escolas (Kölner Werkschulen);
  • O Instituto de Colónia para Arte Sacra (Kölner Institut für Kunst Religiosas)

Esportes

RheinEnergieStadion

Colônia hospeda 1. FC Köln, que jogam na 2ª Bundesliga a partir da temporada 2012-13. Jogam seus jogos em casa no Estádio RheinEnergie que também hospedados cinco jogos da 2006 FIFA World Cup. O Comité Olímpico Internacional e Internationale Vereinigung eV Sport- und Freizeiteinrichtungen deram RheinEnergieStadion uma medalha de bronze para "ser um dos melhores locais esportivos do mundo". Colônia também abriga FC Viktoria Köln 1904 e SC Fortuna Köln, que jogam na Regionalliga Oeste (quarta divisão).

A cidade também é casa do time de hóquei no gelo Kölner Haie, no mais alto hóquei no gelo liga na Alemanha, o Deutsche Eishockey Liga. Eles são baseados no Lanxess Arena.

Várias corridas de cavalos por ano são realizadas emCologne-Weidenpesch Racecourse desde 1897, a anualMaratona de Colônia foi iniciada em 1997. De 2002-2009, a PanasonicToyota RacingFormula Oneequipe foi baseada no subúrbio Marsdorf, noToyota Motorsport GmbH facilidade.

Colônia é considerada "a capital do golfe secreta da Alemanha". O primeiro clube de golfe em North Rhine-Westphalia foi fundada em Colónia, em 1906. A cidade oferece mais opções e eventos de topo na Alemanha .

A cidade já sediou diversos eventos esportivos que inclui aCopa das Confederações de 2005, Copa do Mundo FIFA 2006,2007 Campeonato Mundial de Andebol Masculino,Campeonato do Mundo de 2010 IIHF e2010 Gay Games.

Geminação de cidades

Colônia é "geminados "com as seguintes cidades:

Reino Unido Liverpool, Reino Unido, desde 1952
França Lille, França, desde 1958
Bélgica Liège, Bélgica, desde 1958
Holanda Roterdão, Holanda, desde 1958
Itália Turim, Itália, a partir de 1958
Bulgária Burgas, Bulgária desde 1991
Luxemburgo Esch-sur-Alzette, Luxemburgo, desde 1958
Japão Kyoto, Japão, desde 1963
Tunísia Tunis, Tunísia, desde 1964
Finlândia Turku, na Finlândia, a partir de 1967
Alemanha Neukölln, Alemanha, desde 1967
Israel Tel Aviv, Israel, desde 1979
Espanha Barcelona, Espanha, a partir de 1984
China Pequim,China, desde 1987
República da Irlanda Cork, na Irlanda, desde 1988
Grécia Thessaloniki, Grécia, desde 1988
Nicarágua Corinto /El Realejo, Nicarágua, desde 1988
Estados Unidos Indianapolis, Estados Unidos, desde 1988
Rússia Volgograd, Rússia, desde 1988
Alemanha Treptow-Köpenick, na Alemanha, a partir de 1990
Polônia Katowice, Polônia, desde 1991
Territórios palestinos Belém,Autoridade Palestiniana, desde 1996
Peru Istambul, Turquia, desde 1997
Romênia Cluj-Napoca, Roménia, desde 1999
Filipinas Batangas, Filipinas
Canadá Saskatoon, Canadá
Brasil Rio de Janeiro, Brasil, desde 2011

Além disso, os distritos deRodenkirchen,Lindenthal, ePorz continuar a manter parcerias cidade individuais, estabelecidas durante seu tempo como municípios independentes.

Residentes notáveis

Pessoas notáveis, cujas raízes podem ser encontradas em Colônia:

  • Konrad Adenauer (1876-1967), político, prefeito de Colônia (1917-1933, 1945) e primeiroda Alemanha Ocidental Chanceler Federal
  • Heinrich Cornelius Agrippa (1486-1535), alquimista,ocultista e autor de três livros de Filosofia Oculta
  • Agrippina o mais novo (15-59), Roman Imperatriz (esposa do imperadorCláudio) e mãe do imperador Nero
  • Heinrich Birnbaum (1403-1473), um monge católico
  • Heinrich Boigk (1912-2003)vencedor Cruz de Cavaleiro
  • Robert Blum (1807-1848), político e mártir do movimento democrático do século 19 na Alemanha
  • Heinrich Böll (1917-1985), escritor e ganhador doprêmio Nobel de literaturaem 1972
  • Max Bruch (1838-1920) compositor
  • Álex Calatrava (1973-), espanhol tenista profissional
  • Heribert Calleen (1924-), escultor
  • Florian Henckel von Donnersmarck (1973-),Oscardiretor e roteirista -winning
  • Max Ernst (1891-1976), artista
  • Angela Gossow (1974-), o vocalista da banda de death metal melódico suecoArch Enemy
  • Britta Heidemann (1982-),esgrimista épée emedalhista olímpico
  • de: Trude Herr (1927-1991), atriz e cantora
  • de: Stefanie Höner (1969-), atriz
  • Udo Kier (1944), ator
  • Jutta Kleinschmidt (1962-),off-road racing concorrente automotivo
  • Werner Klemperer (1920-2000),Emmy Award-winning ator de comédia
  • Erich Klibansky (1900-1942), diretor e professor judaicos
  • Adolf Kober (1870-1958), rabino judeu e medievalista
  • Gaby Köster (1961-), a atriz e comediante alemão
  • de: Hildegard Krekel (1952-), atriz
  • de: Lotti Krekel (1941-), atriz e cantora
  • Uwe Krupp (1965-), profissional (gelo)hockeyjogador
  • Heinz Kühn (1912-1992),ministro-presidente daRenânia do Norte-Vestefália (1966-1978)
  • Heiner Lauterbach (1953-), ator
  • Ottmar Liebert (1961-), músico
  • de: Mariele Millowitsch (1955-), atriz
  • de: Peter Millowitsch (1949-), ator,dramaturgo ediretor de teatro
  • Willy Millowitsch (1909-1999), ator, dramaturgo e diretor de teatro
  • Wolfgang Niedecken (1951-), cantor, músico, artista e bandleader de BAP
  • Theodore da Córsega (1694-1756), brevemente rei Theodore da Córsega
  • Jacques Offenbach (1819-1880), compositor
  • de: Willi Ostermann (1876-1936) compositor
  • Kim Petras (1992-), cantor
  • Frederik Prausnitz (1920-2004), maestro e professor americano
  • Christa Päffgena akaNico (1938-1988), modelo, atriz, cantora e compositora emVelvet Underground eWarhol Superstar
  • Stefan Raab (1966-), artista alemão e apresentador doFestival Eurovisão da Canção 2011
  • Jürgen Rüttgers (1951-), ministro-presidente da Renânia do Norte-Vestefália (2005-2010)
  • Jürgen Fritz (1953-), músico e compositor
  • Markus Stockhausen (1957-), músico e compositor
  • Wolfgang von Trips (1928-1961), Fórmula Um motorista de corrida
  • Joost van den Vondel (1587-1679), poeta e dramaturgo holandês
  • Moshe Wallach (1866-1957), fundador e diretor doHospital Shaare Zedek,Jerusalém
  • Robert Weimar (1932-2013), cientista e psicólogo legal
Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Cologne&oldid=546125847 "