Conteúdo verificado

Rio Colorado

Assuntos Relacionados: Norte Geografia americana

Fundo para as escolas Wikipédia

Este conteúdo da Wikipedia foi escolhida pela SOS Children para adequação nas escolas de todo o mundo. SOS Children trabalha em 45 países africanos; você pode ajudar uma criança em África ?

Rio Colorado

Mapa de Bacias Hidrográficas Colorado
Boca Golfo da Califórnia
Países da bacia Estados Unidos , México
Comprimento 2.330 km (1.450 mi)
Elevação Fonte ~ 2700 m (9000 pés ~)
Méd. quitação 620 m³ / s (22.000 ft³ / s)
Área da bacia 629.100 km² (242.900 milhas quadradas)
Vista a jusante do rio Colorado no rio milha 174 no Grand Canyon
Rio Colorado no Grand Canyon Desert View
O Rio Colorado de Laughlin
Horseshoe Bend é um meandro em forma de ferradura do Rio Colorado situado perto da cidade da página, Arizona
Um trecho remoto do rio Colorado do Escalante Route no Grand Canyon

O Rio Colorado ('Aha Kwahwat em Mojave) é um rio no sudoeste dos Estados Unidos e do noroeste do México , a cerca de 1.450 milhas (2,330 km) de comprimento, drenando uma parte das regiões áridas na encosta oeste das Montanhas Rochosas . O curso natural do rio flui para o Golfo da Califórnia, mas o uso pesado do rio como fonte de irrigação para o Imperial Valley tem dessecada o curso inferior do rio no México de tal forma que já não consistentemente atinge o mar.

O Rio Colorado drena 242.900 sq mi (629.100 km²). Total de fluxos de caixa do intervalo rio de 4000 pés cúbicos por segundo (113 m³ / s) em secas para 1.000.000 ft³ / s (28.000 m³ / s) em graves inundações. Com a construção de barragens de energia em massa no curso inferior do rio, inundações de mais de 70.000 pés cúbicos / s (2000 m³ / s) são raros. A vazão média do rio total antes desvio é 22.000 ft³ / s (620 m³ / s). Historicamente, o fluxo era muito maior antes do uso da água começou na bacia.

História

Grand River

Até 1921, a seção do rio Colorado a partir de suas cabeceiras em Rocky Mountain National Park até sua confluência com o Green River em Utah era conhecido como o "Grand River," a origem de vários nomes agora órfãs incluindo Grand Lake, Grand Valley, Grand Junction, Grande County, Colorado, e O Condado de Grand, Utah. Colorado US Representante Edward T. Taylor pediu ao Comitê do Congresso sobre Interestadual e Comércio Exterior para renomear o Grand River como o rio Colorado. Em 25 de julho de 1921 a mudança de nome foi oficializada na Resolução Conjunta Casa 460 do Congresso 66, sobre as objeções dos representantes de Wyoming e Utah eo United States Geological Survey, que observou que a bacia de drenagem do rio Verde foi mais do que 70% mais extensa do que a da Grande Rio, embora o Grande carregava um pouco maior volume de água em sua confluência com o verde.

Curso

Pré-história

É a opinião de alguns geólogos que antes do Golfo da Califórnia passou a existir cerca de 7-8 milhões de anos atrás, o rio Colorado, inicialmente, tiveram sua saída em algum lugar ao longo do que é agora a costa da Califórnia. Eles acreditam que a maciça Monterey Submarine Canyon sob Monterey Bay, juntamente com o ventilador sedimentar submarino associado pode ser restos de tomada antiga do Colorado. A garganta se moveu para o norte para a sua localização atual, a ação do Falha de San Andreas e teria sido aproximadamente onde Santa Barbara está localizado quando tanto a falha de San Andreas e do Golfo da Califórnia veio a existir.

Hoje

A fonte do rio Colorado é La Poudre Passe Lake, localizado no alto Rocky Mountain National Park, a oeste da Continental Divide. Abaixo Rocky Mountain National Park, o rio flui através do Vale do Kawuneeche e então flui através de Grand Lake, o maior corpo de água natural no Colorado, antes de ser represado para criar Shadow Mountain Reservoir. O rio então flui no lago Granby, outro reservatório e, finalmente, começa sua jornada para o Golfo da Califórnia, onde US Highway 40 aproximadamente paralelo ao rio para a cidade de Kremmling, onde entra Gore Canyon. A maioria dos afluentes do rio dentro Colorado são pequenos. No entanto, há exceções, como a Gunnison e Roaring Fork Rivers, no qual grandes quantidades de fluxo de água. Cerca de cem milhas depois se encontra com o Eagle River, na cidade de Dotsero, Colorado e onde I-70 é paralelo ao rio através Glenwood Canyon. O rio, em seguida, passa pela cidade de Glenwood Springs, onde ele é acompanhado pelo rápido fluxo Roaring Fork River. Oeste de Glenwood Springs, Colorado atravessa o Grand Valley e é acompanhado pelo Rio Gunnison em Grand Junction. De lá, ela flui para o oeste para o Fronteira de Utah e Westwater Canyon. O Colorado aqui varia 200-1200 pés de largura (60-370 m) e de 6 a 30 pés de profundidade (2-9 m) ocasionais com áreas mais profundas.

O rio se transforma ao sudoeste perto Fruita, Colorado e é acompanhado pelo Rio Dolores logo depois de entrar Utah. Faz parte da fronteira sul do Parque nacional dos arcos perto Moab, Utah e, em seguida, passa por State Park e através de Dead Horse Point Canyonlands National Park, onde é recebido por um dos seus afluentes principais, a Green River. O Colorado, então, flui em Lake Powell , formado pela Glen Canyon Dam. Abaixo da barragem, a água liberada a partir do fundo do Lago Powell faz com que o rio claro, limpo e frio. Logo ao sul da cidade de Página, Arizona, o rio forma a dramática Horseshoe Bend, em seguida, em Lees Ferry é acompanhado por um outro afluente, o quente e pouco profundo, enlameado Rio Paria, e começa seu curso através Marble Canyon. Aqui, o Colorado varia 175-700 pés na largura (53-213 m) e 9-130 pés de profundidade (3-40 m).

No extremo sul de Marble Canyon, o rio é acompanhado por um outro afluente, o Little Colorado, eo rio então se vira abruptamente oeste do outro lado da dobras e falhas de linha do planalto, através do Grand Canyon , que é de 217 milhas de comprimento (349 km) e de 4 a 20 milhas de largura (6 a 30 km) entre o falésias superiores. As paredes, 4000-6000 pés de altura (1200-1800 m), queda de escarpas sucessivas de 500 a 1.600 pés (150-490 m), com faixas em cores esplêndidas em direção ao estreito desfiladeiro do presente rio.

Abaixo da confluência do Rio do Virgin de Nevada o Colorado vira abruptamente para o sul. Hoover Dam , construída durante a Grande Depressão, forma Lake Mead , um local de recreação popular, bem como o fornecedor da maior parte da água para a cidade de Las Vegas . A partir de Hoover Dam, o rio corre para o sul e faz parte da fronteira entre Arizona e Nevada e entre o Arizona eo California . Ao longo do alcance Califórnia-Arizona do rio, quatro barragens adicionais são operados para desviar a água para irrigação agrícola e para a recreação. Lago Mohave, formado por Davis Dam, encontra-se na porção sul do Lake Mead National Recreation Area. Lake Havasu, formado por Parker Dam, proporciona lazer, bem como a casa do aposentado Ponte New London . As duas barragens restantes fornecer água de irrigação: Palo Verde Diversion Dam e Imperial Dam. Aqui, o rio Colorado varia de largura 700-2500 pés (210-760 m) e 8-100 pés de profundidade (2-30 m).

Abaixo do Black Canyon do rio diminui em gradiente e em seu baixo curso corre na planície estuarina distinta sedimentar um amplo vale do rio acima de Yuma, onde é acompanhado pelo Gila River. O canal através de grande parte desta região está alojado em um dique dique-like que encontra-se acima da planície sobre a qual os vazamentos de água escapando na época do dilúvio. Este dique corta o fluxo do rio para o notável área de baixa no sul da Califórnia conhecida como a Salton Sink, Coachella Valley, ou Imperial Valley. A Salton Sink está localizado abaixo do nível do mar; portanto, a descida do rio perto de Yuma é muito maior do que a descida de Yuma para o golfo.

O curso inferior do rio, que forma a fronteira entre Baja California e Sonora, é essencialmente um fio ou um córrego seco hoje, devido à utilização do rio como fonte de irrigação do vale do Imperial. Antes de meados do século 20, o Delta do Rio Colorado proporcionou uma rica região pantanosa estuarino que é agora essencialmente desidratado, mas ainda assim é um importante recurso ecológico.

Resumo Elevation

Aproximados alturas acima do nível do mar em vários locais-chave:

Pés Medidores Localização
9000 2750 Cabeceiras Colorado ( Montanhas Rochosas )
6100 1850 a meio caminho para Colorado- Fronteira de Utah
4300 1300 Colorado- Fronteira de Utah
3850 1170 a meio caminho para Utah- Fronteira do Arizona
3700 1130 Utah- Fronteira do Arizona ( Wahweap Bay)
3000 900 a meio caminho para Grand Canyon ( Rider Point)
2800 850 Grand Canyon North Rim
2500 760 Grand Canyon South Rim
1200 365 Lake Mead (acima de Hoover Dam )
600 183 abaixo Hoover Dam
485 150 Califórnia - Nevada- Fronteira do Arizona
100 30 Califórnia - Do Arizona México fronteira

Note-se que a diferença significativa entre o presente altura da borda do Grand Canyon (cerca de 8.000 pés; 2440 m) e os níveis em que o rio entra / sai dá origem à teoria geológica que sua revolta deve ter começado em torno do mesmo tempo o rio começou a fluir através dele e erodindo-a (já que os rios não correm para cima, ele teria de outra forma seguido outro caminho ao redor da convulsão). Estimativas para o início desta erosão / convulsão gama processo de 5-70 milhões de anos atrás.

Engenharia

Glen Canyon Dam e Lake Powell

No outono de 1904, as águas do rio escapou em um canal de desvio de algumas milhas abaixo Yuma, Arizona, criando o New River e Rio Alamo. Os rios recriado na Califórnia um grande mar interior em uma área que tinha frequentemente inundada antes, por exemplo, em 1884 e 1891, quando ele tinha por um tempo praticamente abandonado seu antigo curso através do território mexicano para o Mar de Cortez. No entanto, verificou-se de forma eficaz represado na parte inicial de 1907 e devolvido ao seu curso normal, a partir do qual, no entanto, não foi ainda muito para o vazamento Salton Sea. Em julho de 1907, a barragem foi concluída permanente. A partir do Black Canyon em direção ao mar do Colorado normalmente flui através de uma bacia desértico.

A partir do Hoover Dam

O Rio Colorado é um dos principais e, em alguns casos, fonte de água para irrigação, beber e outros usos por pessoas que vivem no sudoeste americano árido de suporte de vida. Alocação da água do rio é regido pela Rio Colorado Compact. Várias barragens foram construídas ao longo do rio Colorado, começando com Glen Canyon Dam, perto da fronteira de Utah e Arizona. Outras barragens incluem Hoover Dam , Parker Dam, Davis Dam, Palo Verde Diversion Dam, e Imperial Dam. Desde a conclusão das barragens, a maioria do rio nos anos hidrológicos normais é desviada para o abastecimento de água agrícola e municipal. Últimas gotas do Colorado evaporar no Deserto de Sonora, milhas antes de o rio atinge o Golfo da Califórnia. Quase 90% de toda a água desviada do rio é para fins de irrigação. O All-American canal é maior do canal de irrigação no mundo e carrega um volume de água de 15.000 a 30.000 pés cúbicos / s (420-850 metros cúbicos / s), tornando-se maior em volume do que Nova Iorque de Rio Hudson. As águas do canal são usados para irrigar Imperial Valley a seca, mas fértil, onde vários anos podem passar entre chuvas mensuráveis. Modelos de transporte Hidrologia são usados para avaliar a gestão do fluxo e qualidade da água do rio.

Hoover Dam (originalmente Boulder Dam, ea primeira barragem de seu tipo) foi concluída em 1936. Sua represamento do rio no Deserto de Mojave cria Lake Mead , que fornece água para a irrigação ea geração de energia hidroelétrica.

Várias cidades como Los Angeles , Las Vegas , San Bernardino, San Diego, Phoenix, e Tucson tem aquedutos que levam todo o caminho de volta para o Rio Colorado. Um desses é o aqueduto Project Central Arizona ("PAC") canal, que foi iniciado na década de 1970 e terminou em 1990. O canal começa em Parker Dam e corre todo o caminho para Phoenix e Tucson, em seguida, para complementar as necessidades de água dessas cidades.

O Colorado mais baixo é navegável por embarcações de moderada a grande porte. O rio mais baixo de Davis Dam para Yuma é navegável por barcos grandes pás e barcaças fluviais, mas a navegação comercial no rio não é importante porque o rio é cortado a partir do mar, fazendo com que outros meios de transporte mais eficiente na região. Antes das estradas de ferro chegou, o baixo rio Colorado do Mar para perto do dia atual Laughlin, Nevada foi um importante meio de transporte através de grandes navios. A maioria do resto do rio, excluindo as corredeiras nos canyons, é navegável por pequenas embarcações fluviais e poder barcos de tamanho moderado.

Rio Colorado

Rejeitos de urânio Moab

Atlas Corporação operava uma urânio mina na área de Moab, Utah, pouco menos de três milhas do centro de Moab. Como subproduto das atividades de mineração, uma pilha de dez milhões de toneladas de substâncias radioativas existe rejeitos. A pilha está localizado a cerca de 700-800 pés do rio Colorado. Embora tenha sido detectada nenhuma poluição, a proximidade de material para a bacia tem sido uma preocupação. O Senado autorizou a Departamento de Energia dos EUA para orçamento de US $ 22,8 milhões em 2007 para iniciar o projeto de mover os rejeitos de urânio mais distante do rio. O plano é mover a pilha 15-20 milhas ao norte e longe do rio. O projeto está prevista para ser concluída até 2017.

Animais selvagens

A bacia do Rio Colorado é o lar de quatorze espécies nativas de peixes. Quatro são endêmica e em perigo: Colorado pikeminnow (ex-Colorado squawfish), otário Razorback, bonytail caboz, caboz e jubarte. O Programa de Recuperação alto rio Colorado em vias de extinção dos peixes é um esforço controverso pela US Fish and Wildlife Service, em conjunto com o Jogo Arizona Departamento de Peixe, o Divisão de Colorado dos animais selvagens, ea Departamento de Vida Selvagem Utah para recuperar estes peixes ameaçadas de extinção.

Espécies de peixes

  • Arco-íris
  • Largemouth
  • Striped Bass
  • O tipo de peixe
  • Sunfish
  • Catfish (Channel)
  • Carpa
Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Colorado_River&oldid=227903087 "