Conteúdo verificado

Ciclone Nargis

Assuntos Relacionados: Desastres Naturais

Informações de fundo

Esta seleção é feita para as escolas de caridade infantil leia mais . Uma boa maneira de ajudar outras crianças é por patrocinar uma criança

Tempestade ciclônica muito intensa Nargis
Tempestade ciclônica muito grave ( IMD)
Categoria 4 Ciclone Tropical ( SSHS)
Ciclone Nargis em 1 de Maio como uma tempestade de categoria 2
Formado 27 de abril de 2008 (2008-04-27)
Dissipado 03 de maio de 2008 (2008-05-04)
Máximas ventos 3 minutos sustentada:
165 kmh (105 mph)
1 minuto sustentado:
215 kmh (135 mph)
Menor pressão 962 mbar ( hPa); 28.41 inHg
Fatalities 138.366 total de
Dano 10 bilião dólares (2008 USD )
Áreas afetadas: Bangladesh , Mianmar , Índia , Sri Lanka , Burma
Parte de 2008 temporada de ciclones do Norte Oceano Índico

Ciclone Nargis ( Designação do JTWC: 01B, também conhecido como tempestade ciclônica muito intensa Nargis), foi um forte ciclone tropical que causou o pior desastre natural na história registrada da Birmânia (oficialmente conhecida como Myanmar). O ciclone fez a terra firme no país em 2 de maio de 2008, causando destruição catastrófica e pelo menos 138 mil mortes. O Labutta Township foi relatado para ter 80.000 mortos, com cerca de 10.000 mortes em mais Bogale. Havia cerca de 55 mil pessoas desaparecidas e muitas outras mortes foram encontradas em outras cidades e áreas, embora o Número oficial de mortos do governo birmanês pode ter sido subnotificados, e houve acusações de que parou de atualizar a morte de portagem após 138.000 para minimizar consequências políticas. A temida "segunda vaga" de mortes por doença e falta de esforços de ajuda nunca se materializou. Os danos foram estimados em US $ 10 bilhões ( USD ), o que tornou o ciclone mais prejudiciais já registrado neste bacia.

Nargis é o mais mortal ciclone nomeado no Indiana bacia oceânica do Norte, bem como o segundo mais mortífero ciclone chamado de todos os tempos, atrás Tufão Nina de 1975. Incluindo tempestades identificadas como o 1970 Bhola ciclone, Nargis é o mais mortal ciclone oitavo de todos os tempos, mas uma incerteza entre as mortes causadas pelo Nargis e aqueles causados por outros ciclones (como o 1991 Bangladesh ciclone), poderia colocar Nargis como sétimo mais mortal ou superior, porque o número exato de mortos é incerto. Nargis foi o primeiro ciclone tropical a atingir o país desde Ciclone Mala fez a terra firme em 2006, que foi um pouco mais forte, mas teve um impacto significativamente menor. De acordo com vários relatórios, indianos autoridades haviam advertido Burma sobre o perigo que o ciclone Nargis colocada 48 horas antes de atingir a costa do país.

Os esforços de socorro foram abrandado por razões políticas como Burma de governantes militares inicialmente resistiu a ajuda internacional em grande escala. O presidente dos EUA George W. Bush disse que um mundo com raiva deve condenar o caminho governantes militares da Birmânia foram lidar com o rescaldo de um ciclone tão catastrófico. Junta militar da Birmânia finalmente aceitou a ajuda de alguns dias após a Índia pedido 's foi aceito. Dificultar continuada de esforços de socorro foi o facto de apenas dez dias após o ciclone nas proximidades Central China foi atingida por um forte terremoto, conhecido como o terremoto de Sichuan que mediu 7,9 na magnitude e só ela tinha tomado 87.476 vidas, e causou 85 bilhões de dólares em danos ( USD ), tornando-o o mais custoso desastre na história chinesa e terceiro desastre mais caro já conheceu. Além disso, alguns itens de ajuda doados foram encontrados para estar disponível em mercado negro do país, e junta de Mianmar advertiu em 15 de maio que a ação legal seria tomada contra as pessoas que trocaram ou acumulados ajuda internacional.

O nome do ciclone "Nargis" (نرگس [Nərɡɪs]) é um Urdu palavra que significa narciso ; a palavra tem suas raízes na Persa nomear Nargess, que tem o mesmo significado. A primeira tempestade nomeada da 2008 temporada de ciclones do Norte Oceano Índico, Nargis desenvolvido em 27 de abril na área central de Baía de Bengala . Inicialmente rastreados lentamente para noroeste e, encontrando condições favoráveis, rapidamente reforçados. O ar seco enfraqueceu o ciclone em 29 de abril, embora após o início de um movimento em direção ao leste constante Nargis intensificada rapidamente para atingir ventos de pico de pelo menos 165 km / h (105 mph) em 2 de Maio de acordo com a Observações IMD; o JTWC avaliadas ventos máximos de 215 km / h (135 mph), tornando-se um fraco ciclone de categoria 4 na SSHS. O ciclone movido em terra no Ayeyarwady Division of Burma no pico de intensidade e, depois de passar perto da grande cidade de Yangon (Rangoon), a tempestade enfraqueceu-se gradualmente até se dissipar perto da fronteira da Birmânia e Tailândia .

História meteorológica

Caminho da tempestade

Na última semana de abril de 2008, uma área de profunda convecção persistia perto de uma circulação de baixo nível na Baía de Bengala cerca de 1150 km (715 milhas) a leste-sudeste de Chennai , Índia . Com bom vazão e baixo cisalhamento do vento, o sistema lentamente organizado como sua circulação consolidado. No 0300 UTC em 27 de abril, o Departamento Meteorológico da Índia (IMD) classificou o sistema como uma depressão, e nove horas mais tarde, o sistema intensificou-se em uma depressão profunda. Ao mesmo tempo, o Centro de Atenção Joint Typhoon classificou-o como o ciclone tropical 01B. Com um cume ao seu norte, o sistema monitorado lentamente para o norte-noroeste, como características de bandas melhorado. Em 0000 UTC, 05:30 Horário padrão indiano, em 28 de abril, o IMD atualizado o sistema para tempestade ciclônica Nargis enquanto ele foi localizado cerca de 550 km (340 milhas) a leste de Chennai, na Índia.

Em 28 de abril Nargis tornou-se quase estacionário enquanto localizado entre cumes ao seu noroeste e sudeste. Naquele dia, o JTWC atualizado a tempestade estado ciclone, o equivalente a um mínimo de furacões no Escala de furacões de Saffir-Simpson. Na mesma época, o IMD atualizado Nargis a uma tempestade ciclônica severa. O ciclone desenvolveu um recurso de olho concêntricas , que é uma parede do olho fora da parede do olho dominante interior, com águas mornas auxiliando na intensificação. No início em 29 de Abril, a estimativa JTWC Nargis atingiu ventos de 160 km / h (100 mph), e ao mesmo tempo o DMI classificou o sistema como uma tempestade ciclónico muito grave. Inicialmente, o ciclone estava prevista para atacar Bangladesh ou sudeste da Índia . Posteriormente, o ciclone tornou-se desorganizado e enfraquecido devido a subsidência e ar mais seco; como resultado, a convecção profunda perto do centro diminuiu acentuadamente. Ao mesmo tempo, a tempestade começou um movimento para o nordeste em torno da periferia de uma crista para a sua sudeste. A circulação continuou forte, apesar da diminuição da convecção, embora estimativas de intensidade de satélite usando o Técnica Dvorak indicou o ciclone poderia ter enfraquecido ao status de tempestade tropical. No final, em 29 de abril de convecção começaram a reconstruir, embora restrengthening imediato foi impedido pelo aumento cisalhamento do vento.

Imagem de satélite do Nargis perto a terra firme

Em 1 de Maio, depois de virar quase devido ao oriente, o ciclone Nargis começou intensificação rapidamente, devido à saída melhorou muito em associação com um de nível superior se aproximando calha. Fortalecimento continuou como ele desenvolveu um olho bem definido, com um diâmetro de 19 km (12 mi), e no início em 2 de maio o JTWC estimado O ciclone atingiu pico ventos de 215 km / h (135 mph) quando se aproximava da costa de Burma , tornando-se um furacão de categoria 4. Ao mesmo tempo, o DMI avaliada como Nargis atingir ventos de pico de 165 km / h (105 mph). Por volta de 1200 UTC em 2 de maio, o ciclone Nargis feito a terra firme no Ayeyarwady Division da Birmânia na força de pico. A tempestade enfraqueceu-se gradualmente, uma vez que procedeu leste sobre a Birmânia, com a sua proximidade com o Mar de Andaman prevenção enfraquecimento rápido. Sua pista virou-se para o nordeste, devido à aproximação de um canal de latitude média ao seu noroeste, passando a norte do Yangon, com ventos de 130 km / h (80 mph). Início em 3 de maio o IMD publicou o seu consultivo final sobre a tempestade. Ele rapidamente se enfraqueceu depois de virar para o nordeste em direção ao terreno acidentado perto da fronteira com a Birmânia-Tailândia, e depois se deteriorando a mínima status de tempestade tropical, o JTWC emitiu seu último aviso sobre Nargis.

Resultado

A divisão mais afetados e mais populoso da Birmânia, Ayeyarwady

Ajuda internacional

Em 6 de maio de 2008, a representação do governo em Burma New York pediu formalmente a Organização das Nações Unidas para a ajuda, mas de outras formas manteve-se resistente à assistência mais básico. A partir de 07 de maio de 2008, o Governo da Birmânia não tinha oficialmente endossado assistência internacional, mas afirmou que eles eram, "dispostos a aceitar a ajuda internacional, de preferência bilateral, governo a governo. "O maior desafio foi a obtenção de vistos para entrada no país.

Conforme Jornal Thai Rath da Tailândia em 8 de Maio de 2008, no período da tarde (hora de Bangkok) de 7 de Maio de 2008, o birmanês junta permitido voos italianas com suprimentos de ajuda das Nações Unidas, e vinte e cinco toneladas de bens de consumo, a pousar na Birmânia. No entanto, muitas nações e organizações esperava entregar ajuda e alívio para a Birmânia, sem demora; a maioria de seus funcionários, suprimentos e lojas estavam esperando na Tailândia e no aeroporto Yangon, como a junta birmanesa se recusou a emitir vistos para muitos desses indivíduos. Estas tensões políticas levantaram a preocupação de que alguns alimentos e suprimentos médicos pode tornar-se inutilizável, mesmo antes de a junta birmanesa aceitou oficialmente o esforço de ajuda internacional.

Bangladesh

Bangladesh , que teve experiência com ciclones no passado, foi um dos primeiros países a fornecer ajuda para a Birmânia na sequência do ciclone Nargis. Dois aviões que transportam ajuda, organizado pela Bangladesh Exército, foram enviados para a Birmânia em 8 de maio de 2008. Eles carregavam estoques de ajuda de emergência e centenas de trabalhadores humanitários com experiência em lidar com as consequências de um ciclone.

Índia

Índia , um dos poucos países que mantém estreitas relações com a Birmânia, lançou a Operação Sahayata em que dois Navios da marinha e dois indianos Air Force (IAF) aeronaves indiano forneceu o primeiro material de ajuda internacional ao país atingido pelo ciclone. As duas aeronaves realizadas quatro toneladas de suprimentos de ajuda cada, enquanto o Marinha indiana transportou mais de 100 toneladas de material de emergência. Em 8 de maio, o IAF despachou sua terceira remessa ar que transporta mais de 32 toneladas de material de emergência, incluindo tendas, cobertores e medicamentos . Índia planeja enviar mais ajuda para a Birmânia. Num desenvolvimento separado, a Birmânia negou Índico equipes de busca e salvamento e acesso à mídia para áreas afetadas pelo ciclone críticos. Índia divulgou um comunicado dizendo que havia solicitado a Birmânia a aceitar a ajuda internacional, especialmente a partir do que Estados Unidos , para que a Birmânia concordou. De acordo com vários relatórios, as autoridades indianas tinham advertido Burma sobre o perigo que o ciclone Nargis colocada 48 horas antes de atingir a costa do país. Como de 16 de Maio de 2008, a oferta da Índia para enviar uma equipe de 50 o pessoal médico para configurar dois mini- independente hospitais do delta Irrawaddy foi aceito pelo governo de Mianmar. Um avião que transportava a equipe de médicos e cerca de 6 toneladas de medicamentos estava sendo preparado em Delhi 's Base da Força Aérea Palam.

Itália

Itália desde € 465.000 (cerca de 732.282 dólares) no valor de auxílio sob a forma de 30 toneladas de equipamentos de emergência, como macas, geradores e purificadores de água em um voo organizado pela Programa Alimentar Mundial (PAM). O vôo chegou em Yangon em Maio 8. Este foi o primeiro vôo de ajuda a partir de uma nação ocidental, precedido apenas pela ajuda da Tailândia.

Além desta ajuda, o governo italiano desde € 500.000 através do PAM e € 500.000 através do financiamento de agências de ajuda humanitária através da ONU. Um adicional de € 123.000 foi fornecido através da Cruz Vermelha , bem como no valor de 300.000 € de novos financiamentos para equipamentos de emergência.

Malásia

Mercy Malaysia também treinou 180 médicos da Associação Médica Myanmar em Yangon para implantação no Delta do Irrawaddy. RM 1,8 mil foram recolhidos para as vítimas de vítimas do ciclone de Mianmar, através do Fundo de Socorro Myanmar Estrela e entregue a Mercy Malaysia membro do conselho executivo Dr Ahmad Faizal Perdaus. Um segundo Malaysian Red Crescent Society (MRCS), a equipe de socorro foi enviado a Mianmar em 21 de maio de 2008.

Tailândia

Tailândia enviou US $ 100,000 USD em suprimentos, trinta toneladas de suprimentos médicos e doze toneladas de suprimentos de alimentos de Cruz Vermelha Tailandesa. Além disso, Chaiya Sasomsap, Ministro da Saúde Pública da Tailândia, afirmou que o Governo já tinha enviado suprimentos médicos valorizados mais de um bilhão baht (31.300 mil dólares) para a Birmânia. Além disso, o Governo da Tailândia expedidos, após a autorização da junta birmanesa, vinte equipes médicas e vinte e rápidas das doenças transmissíveis unidades de supressão. Samak Sundaravej declarou que "se Myanmar dá luz verde permitindo-nos ajudar, nossa Força Aérea fornecerá Aeronaves C-130 para levar nossas equipes lá. Isso não deve ser realizado precipitadamente, tem que ter a permissão de seu governo. "Em 7 de maio de 2008, essas unidades, com seus aviões subordinadas, foram autorizados a desembarcar em Yangon, que transportava material de água e construção de beber.

Reino Unido

A maior soma comprometeram a partir de qualquer nação single foi doado pelo Reino Unido que cometeu ₤ 17 milhões (aproximadamente USD 33.500 mil dólares). Do Reino Unido Departamento para o Desenvolvimento Internacional enviou uma equipe de ajuda internacional para ajudar na coordenação dos esforços de ajuda internacional. Outra equipe a partir do mesmo departamento também estava no chão na Birmânia. A Marinha Real despachada HMS Westminster para a área para ajudar. Este navio era parte da implantação grupo Orion 08, mas foi destacada em uma missão tasking.This contingência recebeu o codinome Operation Songster. O primeiro-ministro Gordon Brown manteve-se extremamente crítico do regime birmanês e não descartou a possibilidade de violar a soberania birmanesa através da realização de "forçado airdrops "para entregar a ajuda.

Estados Unidos

O pessoal da Força Aérea dos Estados Unidos entregar suprimentos de emergência à Birmânia

Em 5 de maio, US Encarregado de Negócios na Birmânia Shari Villarosa declarado um desastre, devido aos efeitos do ciclone Nargis. Em resposta, a Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional ( USAID) implantou uma Equipe de Resposta a Assistência a Desastres (DART) e imediatamente fornecida 251.000 dólares para UNICEF, WFP, e do Gabinete do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) para alimentar de emergência, água e saneamento, assistência e abrigo.

Em 6 de maio, um adicional de US $ 3 milhões da USAID foi alocado para a prestação de ajuda de emergência, incluindo US $ 1 milhão para a Cruz Vermelha Americana e US $ 2 milhões para ONGs parceiras e em 12 de maio, administrador da USAID Henrietta H. Fore anunciou US $ 13 milhões em ajuda alimentar e assistência logística através do Programa Alimentar Mundial.

De 12 de maio a 20, a USAID eo Departamento de Defesa dos EUA (DOD) coordenou a entrega de quase US $ 1,2 milhão dos EUA de alívio de commodities para Rangum, em 36 DOD C-130 voos. Os suprimentos de emergência irá prestar assistência aos mais de 113 mil beneficiários. Os esforços foram DOD sob a direcção de Response Joint Task Force Caring.

Em 26 de junho de 2008, a assistência Estados Unidos haviam totalizado $ 41169769 e continuou a ser dirigido pelo DART USAID estacionados na Tailândia.

Outros esforços de socorro

Em 15 de maio, as Nações Unidas Escritório para a Coordenação de Assuntos Humanitários (OCHA) lançou o site do Myanmar HIC. O objetivo do site era para melhorar o intercâmbio de informações ea colaboração entre as agências operacionais que respondam a ciclone Nargis. Com sede em Bangkok , a HIC foi dar apoio para a Equipe de Parceria Humanitária e outros parceiros humanitários em Yangon, bem como aqueles baseados em Banguecoque.

A partir de 08 de maio de 2008, a Fundação para o povo da Birmânia tinha uma equipa no terreno em Rangoon e além prestar assistência directa a milhares de refugiados. Uma vez que esta organização foi administrado por budistas voluntários e já tinha permissão tácita do governo birmanês, todas as doações foram diretamente para o abastecimento.

Uma casa destruída em Yangon

A Federação Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha e prometeu 189 mil dólares para o alívio. A Federação também tinha lançado um apelo de mais de CHF 73,9 milhões. O porta-voz da Cruz Vermelha Matt Cochrane disse que sobreviventes do ciclone precisava de tudo. Eles precisavam de abrigo de emergência para mantê-los secos, incluindo o abastecimento de alimentos. Ele disse águas estagnadas eram um terreno fértil perfeito para o mosquito da malária, assim eram necessários mosquiteiros tratados com insecticida. A Cruz Vermelha sofreu um revés quando um barco que transportava suprimentos afundou quando ele bateu em uma árvore submersa. Todos a bordo sobreviveram, mas a maior parte da carga foi perdida. Dez Crescente Cross / Red Red voos de ajuda que transportam suprimentos médicos e abrigo foram devido a pousar em Yangon em 12 de Maio.

Trocaire, tem sido ativo na Birmânia desde 1995 e foi a primeira agência de ajuda irlandesa para obter acesso do ciclone Nargis. O trabalho de assistência tem sido conduzido principalmente através de parceiros locais e membros da Federação Internacional, Caritas Internationalis. Trocaire tinha apelado para o foco do trabalho humanitária na Birmânia não deve ser perdida na esteira da mais recente terremoto da China.

Save the Children, uma das poucas agências autorizados a trabalhar na Birmânia, disse que o número provavelmente crescer acentuadamente nos próximos dias como ajuda atingiu áreas isoladas. Em 18 de maio, ele anunciou que acreditava que trinta mil crianças menores de cinco já estavam a enfrentar a desnutrição e poderia morrer de fome em menos de um mês se o alimento não alcançá-los.

Médicos Sem Fronteiras aterrou um avião cheio de 40 toneladas de ajuda e suprimentos médicos em Rangoon. Depois de desalfandegamento os suprimentos foram transferidos para armazéns locais de MSF. Eles têm cerca de 200 trabalhadores da região, muitos quais foram envolvidos em projetos de longo prazo lá e já estavam na região.

Visão Mundial lançou um US $ 3 milhões apelo e procurou obter a ajuda internacional para o país. A equipe no chão estavam trabalhando para distribuir alimentos, água e outros itens não-alimentares enquanto os gerentes WV Mianmar solicitada a aprovação do governo para trabalhar nas áreas mais afetadas e para trazer ajuda de fora.

Avaaz.org levantou mais de US $ 2 milhões para os esforços de ajuda na Birmânia, através de mais de 25.062 doações individuais. Eles confiada a entrega ea divulgação da ajuda aos birmaneses monges , ignorando a junta militar. Esta abordagem única foi bem sucedida. A partir de 2008-05-24, US 550 mil dólares americanos foi confirmada entregue à instituição religiosa com outro US $ 1,000,000 em rota.

ONGs locais também responderam à emergência, muitos de adaptação dos direitos humanos ou as mulheres de se concentra a ajuda de emergência humanitária.

País Contribuição
Associação das Nações do Sudeste Asiático Uma equipe de avaliação e 30 de pessoal médico por país.
Austrália AUD $ 25 milhões ( USD 23,5 milhões dólares americanos) e 31 toneladas de suprimentos.
Bangladesh 20 toneladas de alimentos, remédios
Bélgica EUR € 250.000 (USD 387 mil dólares) e 100.000 euros de Flanders
Brunei Materiais de ajuda
Camboja USD $ 50.000
Canadá Até USD $ 2 milhões em ajuda de emergência, 500 mil dólares de que é para a Cruz Vermelha, Equipe de Resposta a Assistência a Desastres (DART) está em standby; ajuda adicional para vir
China USD $ 10 milhões em ajuda e alívio materiais (incluindo 3 voos usando Jade Cargo cada uma composta por 60 toneladas de ajuda)
República Tcheca USD $ 154.000
Dinamarca USD 2100 mil dólares
União Europeia USD $ 3,0 milhões
Estônia USD 51.200 dólares
Finlândia EUR € 300.000 (USD $ 464.000)
França 1.500 toneladas de medicamentos, alimentos e água; USD 775 mil dólares americanos
Alemanha USD $ 3,0 milhões
Grécia USD $ 200.000, medicina e ajuda humanitária
Hungria USD $ 300.000, medicamentos, alimentos, ajuda humanitária
Índia Mais de 178 toneladas de material de socorro; barracas, suprimentos de alimentos, medicamentos. Uma equipe de 50 profissionais de saúde está sendo enviado para montar hospitais no delta do Irrawaddy.
Indonésia USD $ 1 milhão em dinheiro e outras ajudas em alimentos e medicamentos
Irlanda EUR € 1.000.000 (USD 1,55 milhões dólares)
Israel USD $ 100.000, alimentos e suprimentos médicos por organizações privadas
Itália EUR € 1.500.000 (USD 2250 mil dólares)
Japão JPY ¥ 28.000.000 em tendas e geradores = USD 267.000 dólares; 10 milhões de dólares através do Programa Alimentar Mundial das Nações Unidas e USD $ 570,000 prometeu ajuda
Laos USD 20 mil dólares pena de alimentos
Lituânia Governo lituano doou Lt200,000 (90,000 dólares) a Cruz Vermelha.
Malásia USD 4100 mil dólares
Macedónia USD $ 50.000
Holanda EUR € 1.000.000 (USD 1,55 milhões dólares)
Nova Zelândia NZD 3,5 milhões dólares
Noruega Até USD 1,96 milhões dólares
Paquistão Materiais de ajuda e instalação de um hospital móvel na região afetada após a aprovação do governo birmanês.
Filipinas Trabalhadores médicos e 3 milhões dólares USD e artigos de socorro em dinheiro e C-130 Hecules com Aid
Rússia 80 toneladas de alimentos, geradores, medicamentos, tendas e cobertores
San Marino EUR 30.000 €
Sérvia Material de socorro, medicamentos e suprimentos médicos.
Cingapura USD $ 200,000
Espanha USD 775,000 dólares doação a World Food Programme
Sri Lanka USD $ 100.000 mais comida e assistência médica dos trabalhadores
Suécia Sistemas de limpeza de apoio logístico e de água
Suíça USD $ 475.000 (inicial)
Taiwan (ROC) USD $ 200,000
Tailândia USD $ 100.000, alimentos e suprimentos médicos (inicial)
Peru USD $ 1,000,000 do Ministério dos Negócios Estrangeiros, USD $ 600.000 a partir do Crescente Vermelho Turco
Reino Unido GBP ₤ 45 milhões comprometidos (USD 73,5 milhões dólares no 07 de novembro de 2008, a taxa de câmbio), HMS Westminster
Estados Unidos USD 47.245 mil dólares americanos (como de 10 de julho de 2008)
Vietnã USD $ 200,000

Myanmar controvérsia

Bloqueio da junta militar da ajuda

Nos dias após a tempestade, a junta seguiu uma Repórter da CNN que abrange os efeitos da tempestade. O repórter foi forçado a deixar o país por medo de ser preso.

Em 9 de maio de 2008, a junta militar declarou oficialmente que a sua aceitação de alívio ajuda internacional seria limitado a alimentos, medicamentos e outros suprimentos, bem como ajuda financeira, mas não permitiria que trabalhadores humanitários estrangeiros adicionais ou unidades militares a operar no país. Samak Sundaravej, primeiro-ministro da Tailândia , afirmou que, na sequência do pedido de Eric G. John, o embaixador dos EUA para a Tailândia, ele iria visitar Mianmar em 11 de Maio, a fim de exortar a junta para abrir o país. Quinton Quayle, Reino Unido Ambassador para a Tailândia, mais tarde afirmou que ele também iria se juntar Sundaravej. No entanto, a junta imediatamente respondeu que não estava disposto a receber qualquer pessoa neste momento. Sundaravej disse que ele ainda iria apresentar a carta de mediação para a junta sem demora.

Os atrasos atraiu condenação internacional. Além disso, em 9 de Maio, em Banguecoque, Richard Horsey, porta-voz das Nações Unidas, exortou Mianmar a aceitar uma escala completa esforço de ajuda internacional. Secretário-Geral das Nações Unidas Ban Ki-moon exortou a junta para permitir que a ajuda em "sem entraves". Os comentários de Ban veio depois que o Programa Mundial de Alimentos retomada da ajuda alimentar depois de dois carregamentos de biscoitos de alta energia foram roubados pelos militares. O Canadian House of Commons condenou a resposta do governo birmanês em uma resolução aprovada por unanimidade em 09 de maio de 2008. Da Oxfam Internacional chefe regional de Sarah Ireland alertou que 1,5 milhão de enfrentar a morte se eles não obter água potável e saneamento em breve: "É muito importante que as pessoas tenha acesso a fontes limpas de água e saneamento para evitar mortes e sofrimento desnecessários." O governo de Mianmar seemd desconhece o alcance da morte e destruição ciclone Nargis forjado no país mais de uma semana atrás, foi relatado 13 de maio de 2008. Alguns críticos foram até mesmo sugerindo genocídio desde que o governo birmanês tinha deliberadamente negado ajuda vítimas da tempestade, permitindo a centenas de milhares de pessoas a morrer de fome potencialmente, exposição e doença.

Em 16 de maio de 2008, o embaixador birmanês da ONU acusou a França de implantação de um navio de guerra para a costa birmanesa. O embaixador francês da ONU negou a LHD Mistral era um navio de guerra, e reivindicou a recusa da Birmânia para permitir o aumento da ajuda para o país "poderia levar a um verdadeiro crime contra a humanidade ". A França declarou que o navio em questão estava transportando 1.500 toneladas de suprimentos de ajuda. primeiro-ministro britânico Gordon Brown acusou a junta no poder de permitir que o desastre para crescer em uma "catástrofe feita pelo homem" por meio de sua omissão. Ele também repreendeu a junta como sendo culpados de ações desumanas.

Em 19 de maio, a Birmânia concordou em permitir que a ajuda de membros da Association of South-East Asian Nations (ASEAN) para entrar. A decisão foi tomada depois de uma cimeira da ASEAN emergência. O auxílio seria começar a chegar dia 21 de maio, Ban Ki-moon, provavelmente, visitar o país no mesmo dia para "acelerar os esforços de socorro". Naquele dia, Ban anunciou que estava indo para Burma "permitir que todos os trabalhadores de ajuda humanitária, independentemente da nacionalidade "para entrar, embora ainda não se esperava que navios e helicópteros a ser permitido. O anúncio veio depois de Ban se reuniu com líder da junta geral Than Shwe por mais de duas horas. Organizações de boas-vindas ao anúncio incluído World Vision, a Programa Mundial de Alimentos, eo Comitê de Resgate Internacional.

Em 23 de maio, as negociações entre o secretário-geral da ONU , Ban Ki-Moon e Than Shwe resultou na abertura da Birmânia para trabalhadores de ajuda humanitária, independentemente da nacionalidade. O governo da Birmânia ainda estava firme oposição à presença de unidades militares no país, permitindo apenas os trabalhadores humanitários dedicados. Em 05 de junho, um USS Essex liderada americana grupo portador integral das ajudas deixou a costa birmanesa após ter sido negada a entrada por várias semanas, tendo a sua ajuda para trás não entregue.

Em 27 de maio, para complicar a opinião mundial e em contraste com numerosas e variadas contas de organizações internacionais de ajuda humanitária, a junta de Mianmar elogiou ajuda da ONU.

Em 5 de junho de 2008, a Anistia Internacional divulgou um relatório dizendo que pelo menos trinta pessoas haviam sido expulsos de campos de refugiados. O relatório também indicou que a ajuda militar era negociatas para o trabalho físico.

Referendo ininterrupta

Apesar das objeções levantadas pelos partidos da oposição birmaneses e nações estrangeiras, na esteira do desastre natural, a junta procedeu com uma previamente programado (10 Maio 2008) referendo constitucional. A votação foi adiada no entanto, até 24 de Maio de 2008 em Yangon e outras áreas mais atingidas pela tempestade.

Em 8 de maio de 2008, cerca de trinta manifestantes reunidos diante da embaixada da Birmânia em Manila , Filipinas , exigindo que os junta adiar a votação sobre o referendo e aceito imediatamente ajuda internacional. Os manifestantes Filipinas entregou a declaração de que "desta vez não é o momento para a política, mas é o tempo para salvar as pessoas." O Estados Unidos Governo também exigiu que a Organização das Nações Unidas não endossa o referendo. Aung San Suu Kyi, líder da oposição birmanesa, também afirmou que a realização de uma votação para o referendo durante este desastre seria um ato consumedly inaceitável. Cerca de 500 ativistas de Mianmar demonstrado em 10 de Maio de fora da embaixada do seu país em Kuala Lumpur , Malásia, exigindo que o regime militar de Mianmar cancelar a sua referendo constitucional, mesmo que a votação começou, apesar de um ciclone devastador.

Numa pública pesquisa conduzida ao longo de Myanmar em 9 de Maio de 2008 pela Mizzima, uma agência de notícias da Birmânia, 64% dos pesquisados ainda a intenção de votar no referendo. No entanto, 71% não sabiam o que o Constituição era, e 52% ainda não tinha decidido se eles votariam para apoiar ou se opor.

Controvérsia distribuição de ajuda

AP notícias afirmou que a ajuda externa fornecida às vítimas do desastre foi modificado para torná-lo parecido com ele veio o regime militar, e televisão estatal continuamente correu imagens de Gen. Than Shwe cerimonialmente distribuindo alívio de desastres.

Mais de uma semana após o desastre, apenas uma em cada 10 pessoas que estavam desabrigados, feridos ou ameaçados por doenças e fome havia recebido algum tipo de ajuda. Mais de duas semanas depois, a franquia só havia atingido 25 por cento das pessoas em necessidade.

Nove dias após o ciclone, o governo militar ainda estava se recusando a concessão de vistos e de acesso para trabalhadores de ajuda humanitária para a área. A ONU pediu um corredor aéreo ou marítimo a ser aberta para canalizar grandes quantidades de ajuda, eo HMS Westminster foi enviado para o local junto com os franceses e Estados Unidos meios militares.

Activistas respondem ao bloqueio de um auxílio

Uma página Facebook.com chamado apoiar os esforços de alívio para a Birmânia (Myanmar) Cyclone Vítimas de Desastres com 10.000 membros usado seus membros a organizar um Dia de Ação Global para a Birmânia em 17 de maio de 2008. com a ajuda de Birmânia Rede de Ação Global, Burma Campaign UK, Amigos canadenses da Birmânia, a US Campaign for Burma, Informações Birmanie, bem como inúmeros parceiros locais, um Dia de Ação Global para a Birmânia uma chamada de Intervenção Humanitária foi realizada em 17 de maio de 2008, em cidades em todo o mundo. Uma aparente resposta ao bloqueio da junta de ajuda às vítimas do ciclone Nargis, chamado à comunidade internacional para uma intervenção humanitária para obter ajuda para as áreas mais atingidas da Birmânia.

Registros

Nargis que definir muitos registros para o seu número de mortos e seus danos, mas para além disso, quando Nargis atingiu a categoria 4 na SSHS em 2 de Maio, marcou o único momento em que uma tempestade de categoria 4 tinha formado nesta bacia por 3 anos consecutivos em uma linha (começando com 2006 da Mala), entrando em 2007 com Sidr e Gonu, e terminando com Nargis.

O número exato de Nargis morte provavelmente nunca será conhecido com certeza, mas era mais provável um dos mais mortais ciclones tropicais em todo o mundo na história gravada.

Alívio privada

Várias organizações internacionais foram aprovados para trabalhar no interior do país (antes ou depois) ou de outra forma a apoiar os esforços de socorro:

  • Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (ADRA) está ajudando os sobreviventes no delta do Irrawaddy duramente atingidos, fornecendo ajuda alimentar, o acesso à água, assistência médica, kits de cozinha e outras maneiras de ajudar.
  • Aidmatrix (A Fundação Aidmatrix) está fornecendo um portal on-line coordenação conectando empresas, grupos e indivíduos que querem oferecer produtos e serviços, contribuições financeiras ou que desejam organizar no local de trabalho dando esforços.
  • American Jewish World Service está fornecendo apoio de emergência às organizações locais que estão respondendo às necessidades imediatas.
  • Arquitetura para a Humanidade está a apoiar a longo prazo, a reconstrução sustentável de habitações, escolas, clínicas e outras infra-estruturas críticas.
  • Dando Crianças Esperança tem parceiros no terreno com o qual para enviar suprimentos de emergência.
  • A CARE tinha escritórios em Yangon que foram danificadas.
  • Cesvi Operado na Dedaye Township em mais de 40 aldeias. O projecto implementado foram: Watsan, Shelter e distribuição de ajuda não alimentar, Agricultura e Livelihood, médicos e Controle Vetorial equipes.
  • Chevron Corporation contribui $ 2 milhões de USD, dos quais metade vai para A Federação Internacional da Cruz Vermelha ea outra metade será alocado a outras quatro organizações: a Organização Internacional para as Migrações, Mercy Corps, Pacto e Save the Children.
  • Church World Service está trabalhando com o Conselho de Igrejas Myanmar em um esforço de socorro.
  • Direct Relief International está trabalhando com vários grupos e organizações no terreno.
  • Médicos Sem Fronteiras / Médecins Sans Frontières tem mais de 200 trabalhadores humanitários no terreno e está a responder.
  • Missão FireFly está trabalhando com grupos de monges e outras ONGs locais no terreno. 100% das doações vão diretamente para as vítimas. Missão Firefly acredita no princípio da relativismo cultural e não apoiar projetos ou organizações que podem tentar converter destinatários ou envolver em atividades que desrespeita dinâmicas culturais locais.
  • Fundação para o povo da Birmânia presta assistência directa e está operando em Rangoon.
  • GlobalGiving tem vários projetos de ajuda alvejados com organizações de base já na Birmânia, incluindo International Medical Corps, CHF International, e IDE.
  • Húngaro Batista Aid juntou-se à pesquisa de Batista Mundial da Ajuda, salvamento e da equipe médica. Também pronto para lançar uma ajuda humanitária e uma purificação de água especial e embalagem água limpa (cantis) unidade.
  • Hewlett Packard Foundation fez a doação de USD $ 250.000 através do Programa Alimentar Mundial (PAM).
  • Lutheran World Relief está trabalhando através de Church World Service.
  • Igreja SUD emitiu várias toneladas de alimentos, cobertores e outros suprimentos
  • LIRNEasia um tanque de telecom think Ásia-Pacífico fizeram suas doações através Lekadhikari de Amarapura nikaya, Sri Lanka
  • ONG Fundação Mingalar uma Mianmar está ajudando 37,000+ povos não alcançados (cerca de 7.000 famílias) em nove áreas afectadas todos os dias através da distribuição de alimentos, água potável, abrigo e remédios e estão aceitando doações on-line com a ajuda de Hotéis em Ilha de Samui (EUA / Tailândia).
  • Myanmar Cruz Vermelha está apelando por ajuda e está no terreno.
  • O delta do Irrawaddy é uma área tão fértil para o arroz crescente de que era conhecida como a "tigela de arroz" do Império Britânico . A produção era alta o suficiente para que a Birmânia poderia alimentar seus cidadãos uma elevada quantidade de arroz (para os padrões da Ásia) com sobra suficiente para vender no mercado. Desde Nargis atingiu a direita em torno de colheita, uma escassez de arroz e fome poderia resultar. A Organização das Nações Unidas Organização para Alimentação e Agricultura estimou que Nargis impactado 65% do país arrozais. Eles sentem que a situação seria "devastador ... se o recente desastre resulta em escassez de arroz graves." Isto pode agravar a crise já está ocorrendo, mas poderia ser atenuado parcialmente se queda e final do verão colheitas eram boas. Birmânia desde então apelou para a ajuda para ajudar com a obtenção do arroz plantado, como seus agricultores tinha uma janela de 40 a 50 dias de oportunidade antes da colheita da temporada seria perdido. O governo de Mianmar estima perdas de 10.000 milhões dólares USD por causa do ciclone.

    Atualizar

    O Programa de Assentamentos Humanos das Nações Unidas ( UN-HABITAT) relatou a extensão da resposta internacional à data em que menos de 7 por cento das necessidades reais para o abrigo depois de 15 meses, embora os esforços de abrigo de emergência de socorro foram bem financiado. Estima-se cerca de 209 mil famílias haviam reconstruído suas próprias casas por si só durante o ano passado. Fora de US $ 150 milhões solicitados para o abrigo de reparação e reconstrução no âmbito do Plano de Relançamento da Nargis Post (PONREPP) - uma estratégia de recuperação de três anos correndo para 2011 - única US $ 50 milhões foram recebidos.

Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Cyclone_Nargis&oldid=403025449"