Conteúdo verificado

República Tcheca

Assuntos Relacionados: Europa ; Países europeus

Você sabia ...

Crianças SOS oferecem um download completo desta seleção para as escolas para uso em escolas intranets. patrocínio SOS Criança é legal!

República Tcheca
Danmark
Bandeira Brasão
Lema: " Pravda vítězí "( Checa)
"A verdade prevalece"
Anthem: Kde domov můj? (Tcheco)
Onde está minha casa? Um
Localização da República Checa (verde escuro) - na Europa (verde e cinza escuro) - na União Europeia (verde) - [Legend]
Localização do   República Tcheca    (Verde escuro)

- Na Europa    (Verde e cinzento escuro)
- Na União Europeia    (Verde) - [ Legend ]

Capital
e maior cidade
Praga (Praha)
50 ° 05'N 14 ° 28'E
Línguas oficiais Tcheco
Oficialmente reconhecido
línguas minoritárias
  • Eslovaco
  • Alemão
  • Polonês
  • Búlgaro
  • Croata
  • Grego
  • Húngaro
  • Romani
  • Russo
  • Rusyn
  • Sérvio
  • Ucraniano
Grupos étnicos (2011)
  • 63,7% Checos
  • 4,9% Moravianos
  • 1,4% Eslovacos
  • 29,9% outros / indeterminado
Demonym Tcheco
Governo República parlamentar
- Presidente Miloš Zeman
- O primeiro-ministro Petr Nečas
Legislatura Parlamento
- Casa de cima Senado
- Lower casa Câmara dos Deputados
Formação
- Principado de Bohemia c. 870
- Reino de Bohemia 1198
- Checoslováquia 28 de outubro de 1918
- Checa República Socialista 01 de janeiro de 1969
- República Tcheca 01 de janeiro de 1993
Área
- Total 78,866 km 2 ( 116)
30.450 sq mi
- Água (%) 2
População
- Setembro 2012 estimativa 10.513.209 ( 81)
- 2011 censo 10436560
- Densidade 134 / km 2 ( 84)
341 mi / sq
PIB ( PPP) 2012 estimativa
- Total 286.952 milhões dólares americanos
- Per capita $ 27.190
PIB (nominal) 2012 estimativa
- Total 196.072 milhões dólares
- Per capita 18.579 dólares
Gini (2008) 26
· baixo 4
HDI (2013) Aumentar 0,873
muito alto 28
Moeda Coroa checa ( CZK )
Fuso horário CET ( UTC + 1)
- Summer ( DST) CEST ( UTC + 2)
Unidades no direito
Chamando código 420 b
Código ISO 3166 CZ
TLD Internet .cz c
um. O pergunta é retórica, o que implica "aqueles lugares onde reside a minha pátria".
b. Código 42 foi compartilhada com a Eslováquia até 1997.
c. Também .eu, compartilhado com outros Estados membros da União Europeia.

A República Checa ( / ɛ k / CHEK; Checa: Danmark, pronunciado [Tʃɛskaː rɛpuˌblɪka], forma curta Česko Checa Pronúncia: [Tʃɛsko]), é um país da Europa Central . O país faz fronteira com a Alemanha a oeste, na Áustria , ao sul, Eslováquia para o leste e Polónia para o norte. Sua capital e maior cidade, com 1,3 milhões de habitantes, é Praga . A República Checa inclui os territórios históricos de Bohemia e Moravia e uma pequena parte de Silésia.

O Estado checo, anteriormente conhecido como Bohemia, foi formada no final do século 9 como um pequeno ducado nos arredores de Praga, na época sob o domínio dos poderosos Grande Morávia Império. Após a queda do Império, em 907, o centro do poder foi transferido de Moravia a Bohemia, sob a Premislitas. Desde 1002 ele foi formalmente reconhecido como parte do Sacro Império Romano . Em 1212, o ducado foi elevado a um reino e durante o governo do Premyslid duques / reis e seus sucessores, a Luxembourgs, o país alcançou sua maior extensão territorial (13o-14o século). Durante o Guerras hussitas o reino enfrentou embargos económicos e cruzadas de toda a Europa. Seguindo Batalha de Mohács, em 1526, o Reino de Bohemia foi gradualmente integrado no Monarquia de Habsburgo como um de seus três partes principais, a par do Archduchy da Áustria e da Reino da Hungria. O Revolta Bohemian (1618-1620) perdeu na Batalha da Montanha Branca, conduziu a Guerra dos Trinta Anos e uma maior centralização da monarquia incluindo recatholization forçado e Germanização. Com a dissolução do Sacro Império Romano em 1806, o reino da Boêmia tornou-se parte da Império Austríaco. No século 19, as terras checas tornou-se a potência industrial da monarquia e do núcleo da República da Checoslováquia que foi formada em 1918, após o colapso do Império Austro-Húngaro após a Primeira Guerra Mundial . Depois de 1933, a Tchecoslováquia permaneceu a única democracia no centro e leste europeu .

Após Acordo de Munique, Anexação de polonês e Zaolzie Ocupação alemã da Tchecoslováquia ea conseqüente desilusão com a resposta ocidental e gratidão pela libertação da maior parte da Tchecoslováquia pelo Exército Vermelho , a Partido Comunista da Checoslováquia ganhou a maioria no 1946 eleições. No 1948 golpe de Estado, a Checoslováquia tornou-se um estado comunista-governado. Em 1968, a crescente insatisfação culminou com tentativas de reformar o regime comunista. Os eventos conhecidos, como o Primavera de Praga de 1968, terminou com um invasão pelos exércitos do Países do Pacto de Varsóvia (com excepção da Roménia ); as tropas permaneceram no país até 1989 Revolução de Veludo, quando o regime comunista caiu. Em 1 de Janeiro de 1993, a Checoslováquia pacificamente dissolvido em seus estados constituintes, a República Checa ea República Eslovaca .

Em 2006, a República Checa se tornou o primeiro ex-membro da Comecon para atingir o estado de um país desenvolvido de acordo com o Banco Mundial. Além disso, o campo tem a maior desenvolvimento humano em Europa Central e Oriental, classificando como uma nação "Desenvolvimento Humano Muito Alta". Ele também é classificado como o terceiro país mais pacífico na Europa e mais democrática e saudável (por mortalidade infantil) dos países da região. É um pluralista multi-partidário parlamentar a democracia representativa, um membro da União Europeia , a OTAN , a OCDE, a OSCE, o Conselho da Europa ea Grupo de Visegrado.

Etimologia

O nome tradicional Inglês "Bohemia" deriva do latim "Boiohaemum", que significa "casa do Boii ". O nome atual vem do endonym Čech, emprestado através polonês e espelta em conformidade. O nome vem da tribo eslava (tchecos, Checa: Čechové) e, segundo a lenda, o seu líder Čech, que os trouxe para a Boêmia, para resolver em Říp Mountain. A etimologia da palavra Čech pode ser rastreada até a Proto-eslavo * cele- raiz, que significa "membro do povo; parente", tornando-se assim cognato à palavra Checa človek (a pessoa).

O país tem sido tradicionalmente dividida em terras, ou seja, Bohemia adequada (Čechy) no oeste, Moravia (Morava) no sudeste, e Checo Silesia (Slezsko; a parte menor, sudeste da histórico Silesia, a maioria dos quais está localizado dentro de Polônia moderna) no nordeste. Conhecido oficialmente como a "Coroa do Reino de Bohemia" desde o século 14, foram usados uma série de outros nomes para o país, incluindo as Terras do Bohemian Crown, checo / terras da Boêmia, Bohemian Crown, e as Terras do Coroa de São Venceslau. Quando o país recuperou a sua independência após a dissolução do império austro-húngaro em 1918, o novo nome da Tchecoslováquia foi cunhado para refletir a união das nações Checa e Eslovaca no âmbito do um país.

Após a dissolução da Tchecoslováquia no final de 1992, a parte checa da antiga nação viu-se sem um nome de uma palavra comum em Inglês. Em 1993, o Ministério dos Negócios Estrangeiros checo sugeriu o nome República Tcheca / ɛ k Eu ə / (Pronúncia Česko Checa: [Tʃɛsko] em checo) como uma alternativa oficial em todos os outros do que documentos oficiais formais e os nomes completos de instituições governamentais situações; no entanto, esta não se generalizou em Inglês.

História

Pré-história

Grande Morávia durante o reinado de Svatopluk I

Arqueólogos encontraram evidências de assentamentos humanos pré-históricos na área, que remonta ao Neolítico. No era clássica, do século 3 aC Migrações celtas, o Boii e mais tarde, no século 1, tribos germânicas de Marcomanni e Quadi lá se estabeleceram. Durante o Período da migração em torno do século quinto, muitas tribos germânicas se mudou para o oeste e sul de Europa Central.

Leão Checa com uma cauda dupla do Pequeno brasão primeira vez apareceu no século 13

Povos eslavos do Mar Negro - Região dos Cárpatos se instalaram na região (um movimento que também foi estimulada pelo ataque de povos de Sibéria e Europa Oriental: Hunos, Avars, Búlgaros e Magiares). No século VI eles se mudaram para o sul para a Boêmia, Morávia e alguns dos nossos dias na Áustria. Durante o século 7, o comerciante franco Samo, apoiando os eslavos que lutam seus governantes Avar, tornou-se o governante do estado Slav primeiro conhecido na Europa Central. O principado da Morávia surgiu no século 8 e atingiu o seu apogeu no dia 9, quando realizada fora da influência dos francos e ganhou a proteção do Papa.

Boêmia

Přemysl Ottokar II, (c. 1233-1278), rei da Boêmia e governador de Áustria, Styria, Carinthia e Carniola

O Ducado do Bohemia surgiu no final do século 9, quando foi unificado pela Premysl. No século 10 Boleslau I, Duque de Bohemia conquistou Moravia, Silesia e expandiu mais a leste. O Reino de Bohemia era, como o único reino no Sacro Império Romano , uma potência regional significativa durante os Idade Média . Ele foi parte do Império de 1002 até 1806, com excepção dos anos 1440-1526. Em 1212, o rei Přemysl Ottokar I (que carrega o título de "rei" desde 1198) extraiu o Golden Bull da Sicília (um decreto formal) do imperador, confirmando Ottokar e status real de seus descendentes; o Ducado do Bohemia foi elevado a uma Unido. O touro declarou que o rei checo estariam isentos de todas as obrigações futuras para o Sacro Império Romano, exceto para participação em conselhos imperiais. Imigrantes alemães se instalaram na periferia Bohemian no século 13. Alemães povoadas cidades e distritos de mineração e, em alguns casos, formado colônias alemãs no interior de Bohemia. Em 1235, os mongóis lançou um invasão da Europa. Após Batalha de Legnica, os mongóis carregavam seus ataques em Moravia, mas foram derrotados pelo exército real Checa na batalha de Olomouc, onde Genghis Khan neto 's Baidar foi morto. Os mongóis posteriormente invadido e derrotado Hungria.

Rei Přemysl Ottokar II ganhou o apelido de "Iron e Golden King" por causa de seu poder militar e riqueza. Ele adquiriu a Áustria, Styria, Carinthia e Carniola, espalhando assim o território Bohemian para o Mar Adriático. Ele encontrou a morte no Batalha na Marchfeld em 1278 em uma guerra com o seu rival, o rei Rudolph I da Alemanha. O filho de Ottokar Venceslau II adquiriu a coroa polonesa em 1300 para si e para a coroa húngara para seu filho. Ele construiu um grande império que se estendia do rio Danúbio para o Mar Báltico . Em 1306, o último rei da linha Premyslid foi assassinado em circunstâncias misteriosas em Olomouc, enquanto ele estava descansando. Após uma série de guerras dinásticas, a Casa do Luxemburgo ganhou o trono Bohemian.

Charles IV, 1316-1378, décimo primeiro rei de Bohemia, eleito como o Největší Čech (grande Checa) de todos os tempos.

O século 14, em particular, o reinado do Rei Checa Charles IV (1316-1378), que também se tornou o Rei da Itália, Rei dos Romanos e Sacro Imperador Romano, é considerada a Idade de Ouro da história checa. De particular importância foi a fundação do Charles University, em Praga, em 1348, Charles Bridge, Charles Square. Muito de Castelo de Praga e da catedral de Saint Vitus foram concluídas durante o seu reinado. Ele unificou Brandenburg (até 1415), Lusatia (até 1635), e Silésia (até 1742) sob a coroa checa. A Peste Negra , que assola a Europa 1347-1352, dizimou o Reino de Bohemia em 1380, matando cerca de 10% da população.

Terras checas durante o reinado de Carlos IV.

No século 15, o reformador religioso e social Jan Hus formou um movimento mais tarde nomeado após ele. Embora Hus foi nomeado um herege e queimado em Constance em 1415, seus seguidores se separaram da Igreja Católica e na Guerras hussitas (1419-1434) derrotou cinco cruzadas organizadas contra eles pelo Sacro Imperador Romano Sigismund. Petr Chelčický continuou com o movimento Checa Hussite Reforma. Durante os dois séculos seguintes, 90% dos habitantes se tornaram adeptos das Hussite Movimento cristão.

Depois de 1526 Bohemia veio cada vez mais sob Controle dos Habsburgos como os Habsburgos tornou-se o primeiro eleito e, em seguida, os governantes hereditários de Bohemia. O Defenestração de Praga e revolta subsequente contra os Habsburgos em 1618 marcou o início da Guerra dos Trinta Anos, que rapidamente se espalhou por toda a Europa Central. Em 1620, a rebelião foi esmagada em Bohemia no Batalha da Montanha Branca, e os laços entre a Bohemia e terras hereditárias os Habsburgos 'na Áustria foram reforçadas. A guerra teve um efeito devastador sobre a população local; as pessoas foram dada a escolha, quer se converter ao catolicismo ou deixar o país.

O período seguinte, de 1620 a finais do século 18, tem coloquialmente muitas vezes sido chamado de "Idade das Trevas". A população do Terras checas diminuiu em um terço por meio da guerra, a doença, a fome ea expulsão dos tchecos protestantes. Os Habsburgos proibiu todos os outros do que o catolicismo. Religiões turcos otomanos e Tártaros invadiram Moravia em 1663. Em 1679-1680 as terras checas enfrentou uma praga devastadora e uma revolta de servos.

Os reinados de Maria Teresa da Áustria e seu filho Joseph II, imperador do Sacro Império Romano e co-regente a partir de 1765, foram caracterizados por absolutismo esclarecido. Em 1742, a maior parte da Silésia, em seguida, a posse da coroa Bohemian, foi apreendido pelo rei Frederico II da Prússia no Guerra de Sucessão Austríaca. O Grande Fome, que durou de 1770 até 1771, matou cerca de um décimo da população checa, ou 250 mil habitantes, e countrysides radicalizados levando a revoltas camponesas.

Após a queda do Império Romano-Germânico , Bohemia passou a fazer parte do Império Austríaco e mais tarde da Áustria-Hungria . A servidão não foi completamente abolida até 1848. Após a Revoluções de 1848, o Imperador Franz Josef I da Áustria instituiu um monarquia absoluta em um esforço para equilibrar interesses concorrentes étnicos no império.

Tropas da Checoslováquia em Vladivostok, na Sibéria (1918).

Checoslováquia

Estima-se que 1,4 milhão de soldados checos lutou na I Guerra Mundial, dos quais cerca de 150.000 morreram. Mais de 90.000 voluntários checos formaram a Legiões da Checoslováquia em França, Itália e Rússia, onde eles lutaram contra o Potências Centrais e mais tarde contra Tropas bolcheviques. Após o colapso do Império Austro-Húngaro após a I Guerra Mundial, a república independente de Checoslováquia foi criada em 1918. Este novo país incorporou o Bohemian Crown (Bohemia, Moravia e Silésia) e partes do Reino da Hungria (Eslováquia ea Carpathian Ruthenia) com significativa Alemão, Húngaro, E polonês Minorias de língua rutenas.

Tomáš Garrigue Masaryk, primeiro presidente da Tchecoslováquia .

Embora Checoslováquia era um Estado unitário, forneceu o que eram na altura em vez amplos direitos para as suas minorias e permaneceu a única democracia nesta parte da Europa no período entre guerras. Os efeitos da Grande Depressão , incluindo o elevado desemprego ea propaganda massiva da Alemanha nazista, no entanto, resultou em descontentamento e um forte apoio entre os alemães étnicos para uma ruptura da Tchecoslováquia. Adolf Hitler aproveitou esta oportunidade e, usando Separatista de Konrad Henlein Partido Alemão dos Sudetos, ganhou a falar em alemão, em grande medida Sudetenland (e seu substancial Linha Maginot-like fortificações de fronteira) através do 1938 Acordo de Munique (assinado pela Alemanha nazista , França, Grã-Bretanha e Itália ), apesar da mobilização de 1,2 milhões de-forte exército da Checoslováquia e da aliança militar franco-Checa. Polónia anexou o Zaolzie área ao redor Český Těšín. Hungria ganhou partes da Eslováquia e Subcarpathian Rus como resultado do Primeiro Prêmio de Viena em novembro de 1938.

Os restos de Eslováquia e Subcarpathian Rus ganhou maior autonomia, com o estado renomeado para "Tchecoslováquia". Após a Alemanha nazista ameaçou anexar parte da Eslováquia, permitindo que as restantes regiões sejam partilhados pela Hungria e Polónia, Eslováquia optou por manter a sua integridade nacional e territorial, secessão de Checoslováquia em março de 1939, e aliando-se, como é exigido pela Alemanha, com a coalizão de Hitler.

O território checo remanescente foi ocupada pela Alemanha, que o transformou em o chamado Protetorado da Boêmia e Morávia. O protetorado foi proclamado parte do Terceiro Reich, eo presidente e primeiro-ministro foram subordinado ao da Alemanha nazista Reichsprotektor ("protetor imperial"). Subcarpathian Rus declarou a independência como a República da Carpatho-Ucrânia em 15 de março 1939, mas foi invadido pela Hungria no mesmo dia e anexou formalmente no dia seguinte. Cerca de 345 mil cidadãos checoslovacos, incluindo 277 mil judeus, foram mortos ou executados enquanto centenas de milhares de outros foram enviados para prisões e campos de concentração ou usado como trabalho forçado. Talvez dois terços da nação checa foi destinada tanto para o extermínio ou remoção. A nazista alemão campo de concentração existia no Terezín, a norte de Praga.

Um memorial para 82 Lidice filhos assassinados pelos alemães nazistas em Chelmno.

Houve uma forte Resistência Checa a ocupação nazista, tanto em casa como no exterior, principalmente com a assassinato do líder nazista alemão Reinhard Heydrich por soldados da Tchecoslováquia Jozef Gabčík e Jan Kubis em um subúrbio de Praga, em 27 de maio de 1942. O Checoslovaco governo no exílio e seu exército lutando contra os alemães foram reconhecidos pelos Aliados; Tropas tchecas / Checoslováquia lutou desde o início da guerra na Polônia, França, Reino Unido, África do Norte, Oriente Médio e da União Soviética . A ocupação alemã terminou em 9 de maio de 1945, com a chegada do Soviete e os exércitos americanos e do Praga insurreição. Estima-se que 140 mil soldados soviéticos morreram na libertação da Checoslováquia domínio alemão.

Em 1945-1946, quase toda a minoria alemã na Tchecoslováquia, cerca de 3 milhões de pessoas, foram expulsos para a Alemanha e Áustria. Durante este tempo, milhares de alemães foram detidos em prisões e campos de detenção ou usado como trabalho forçado. No verão de 1945, houve vários massacres. Os únicos alemães não foram expulsos cerca de 250.000 que tinha sido ativo na resistência contra os alemães nazistas ou foram consideradas economicamente importante, embora muitos deles emigraram mais tarde. Na sequência de um referendo organizado Soviética, o Subcarpathian Rus nunca retornou sob o domínio da Checoslováquia, mas tornou-se parte da República Socialista Soviética da Ucrânia, como a Zakarpattia Oblast, em 1946.

Checoslováquia, inquieto tentou desempenhar o papel de uma "ponte" entre o Ocidente eo Oriente. No entanto, o Partido Comunista da Checoslováquia aumentaram rapidamente em popularidade, com um desencanto geral com o Ocidente, por causa do pré-guerra Acordo de Munique, e uma atitude favorável em relação populares da União Soviética, por causa do papel dos soviéticos na libertação da Checoslováquia domínio alemão. No 1946 eleições, os comunistas ganharam 38% dos votos e se tornou o maior partido no parlamento da Checoslováquia. Eles formaram um governo de coalizão com outros partidos da Frente Nacional e moveu-se rapidamente para consolidar o poder. O passo decisivo ocorreu em fevereiro de 1948, durante uma série de eventos caracterizados por comunistas como uma "revolução" e por anti-comunistas como um "takeover", o comunista Milícias do Povo garantiu o controle de locais-chave em Praga, e um novo governo todo-comunista foi formado.

Para o próximos 41 anos, a Checoslováquia era um estado comunista dentro do Bloco de Leste. Este período é caracterizado por atrasos de o Ocidente em quase todos os aspectos do desenvolvimento social e econômico. O PIB per capita do país caiu a partir do nível da vizinha Áustria abaixo da Grécia ou de Portugal na década de 1980. O governo comunista completamente nacionalizou o meios de produção e estabeleceu uma economia de comando . A economia cresceu rapidamente durante a década de 1950, mas abrandou em 1960 e 1970 e estagnou na década de 1980. O clima político era altamente repressiva durante a década de 1950, incluindo numerosos julgamentos-espetáculo e centenas de milhares de presos políticos, mas tornou-se mais aberta e tolerante na década de 1960, culminando em A liderança de Alexander Dubcek em 1968 Primavera de Praga, que tentou criar o "socialismo com face humana" e, talvez, até mesmo introduzir político pluralismo. Este foi violentamente terminou por invasão de todos Países membros do Pacto de Varsóvia, com excepção de Roménia e Albânia em 21 de agosto de 1968.

A República Checa tornou-se membro da União Europeia em 2004, assinou o Tratado de Lisboa em 2007 e ratificado em 2009 como o último membro da UE.

A invasão foi seguido por um programa de dura " Normalização "no final dos anos 1960 e os anos 1970. Até 1989, o establishment político contou com a censura da oposição. Dissidentes publicado Carta 77, em 1977, ea primeira de uma nova onda de protestos foram vistos em 1988. Entre 1948 e 1989, mais de 250.000 checos e eslovacos foram enviados para a prisão por "atividades anti-Estado" e mais de 400.000 emigraram.

Revolução de veludo e independência

Em novembro de 1989, a Tchecoslováquia voltou para uma democracia liberal através da pacífica " Revolução de Veludo ". No entanto, as aspirações nacionais eslovacos reforçado e em 1 de Janeiro de 1993, a país dividido pacificamente na independente República Checa e Eslováquia . Ambos os países passaram por reformas económicas e privatizações, com a intenção de criar uma economia capitalista . Este processo foi geralmente bem sucedida; em 2006, a República Checa foi reconhecido pelo Banco Mundial como um "país desenvolvido", e em 2009 o Índice de Desenvolvimento Humano classificou-o como uma nação de "Desenvolvimento Humano Muito Alta".

A partir de 1991, a República Checa, originalmente como parte da Checoslováquia e, desde 1993, por direito próprio, tem sido um membro da Grupo de Visegrado e de 1995, o OCDE. A República Checa se juntou a OTAN em 12 de Março de 1999 e da União Europeia em 1 de Maio de 2004. É realizada a Presidência da União Europeia para o primeiro semestre de 2009.

Política

Václav Havel, o primeiro Presidente da República Checa

A República Checa é um pluralista multi-partidário parlamentar a democracia representativa, com o O primeiro-ministro como chefe de governo. O Parlamento (Parlament da República Checa) é bicameral, com a Câmara dos Deputados ( Checa: Poslanecká sněmovna) (200 membros) eo Senado ( Checa: Senat) (81 membros).

O Presidente da República Checa estava sendo selecionados por uma sessão conjunta do parlamento para um mandato de cinco anos, com não mais do que dois mandatos consecutivos. Este sistema foi praticado entre os anos 1993-2012. Desde 2013, a eleição presidencial é direto. O presidente é um compromisso formal chefe de Estado com poderes específicos limitados, o mais importante para retornar contas ao parlamento, nomear juízes dos tribunais constitucionais para a aprovação do Senado e dissolver o parlamento, sob certas circunstâncias especiais e anormais. Ele também nomeia o primeiro-ministro, bem como os outros membros do gabinete sobre uma proposta por parte do primeiro-ministro. A partir de 2013, o presidente é eleito pelo público, e não o parlamento. Miloš Zeman foi o primeiro directamente eleito Presidente da República Checa.

O primeiro-ministro é o chefe de governo e exerce poderes consideráveis, incluindo o direito de estabelecer a agenda da política externa e mais interna, mobilizar a maioria parlamentar e escolher ministros do governo.

Os membros da Câmara dos Deputados são eleitos para um mandato de quatro anos por representação proporcional, com um 5% limiar eleitoral. Há 14 distritos eleitorais, idênticas às regiões administrativas do país. A Câmara dos Deputados, o sucessor do Conselho Nacional Checo, tem os poderes e responsabilidades do parlamento federal já extinto da antiga Checoslováquia.

Os membros do Senado são eleitos na de assento único eleitorados por duas voltas segundo turno de votação para um mandato de seis anos, com um terço eleito a cada ano, mesmo no outono. A primeira eleição foi em 1996, em termos diferentes. Este acordo baseia-se no Senado dos EUA , mas cada círculo eleitoral é praticamente o mesmo do sistema de votação usado tamanho e é uma enxurrada de duas voltas. O Senado é impopular entre o público e sofre de baixo comparecimento eleitoral, no geral, cerca de 30% no primeiro turno e 20% no segundo.

Relações exteriores

Adesão à União Europeia é central na política externa da República Checa. A República Checa realizou a Presidência do Conselho da União Europeia para o primeiro semestre de 2009.

Autoridades checas dissidentes em apoiado Birmânia , Bielorrússia , Moldávia e Cuba .

Soldado checo em Afeganistão

Militar

As forças armadas checas consistem na Exército, Força Aérea e das unidades de apoio especializadas. O presidente da República Checa, é Comandante-em-Chefe das Forças Armadas. Em 2004, o exército se transformou em uma organização totalmente profissional e serviço militar obrigatório foi abolido. O país tem sido um membro da NATO desde 12 de Março de 1999. Defesa gastos é de cerca de 1,8% do PIB (2006). Atualmente, como membro da NATO, os militares Checa estão a participar em ISAF e Operações da KFOR e têm soldados no Afeganistão e Kosovo . Equipamento principal inclui: Lutadores de multi-função JAS-39 Gripen, aviões de combate Aero L-159 Alca, helicópteros de ataque Mi-24, veículos blindados Pandur II, OT-64, OT-90, BVP-2 e checos tanques modernizados T-72 (T-72M4CZ).

Divisões administrativas

Desde 2000, a República Checa é dividido em (treze regiões Checa: kraje, kraj singular) e da cidade capital de Praga . Cada região tem seu próprio eleito Assembleia Regional (krajské zastupitelstvo) e Hejtman (geralmente traduzido como hetman ou "presidente"). Em Praga, os seus poderes são executados pelo conselho da cidade eo prefeito.

O mais velho setenta e seis distritos (okresy, singular okres), incluindo três "cidades estatutários" (sem Praga, que tiveram estatuto especial) perdeu a maioria de sua importância em 1999, em uma reforma administrativa; eles permanecem como divisões territoriais e sedes de vários ramos da administração do Estado.

Mapa da República Checa com regiões tradicionais e de regiões administrativas atuais
Mapa com os distritos.
( Lic. placa) Região Sede administrativa População (2004 est.) População (2010 est.)
A Praha CZ CoA small.svg Praga , a Cidade Capital (Hlavní město Praha) 1170571 1251072
S Central Bohemian Region CoA CZ.svg Central Bohemian Region (Středočeský kraj) escritórios localizados em Praga (Praha) 1144071 1256850
C South Bohemian Region CoA CZ.svg Boémia do Sul (Jihočeský kraj) Ceske Budejovice 625712 637723
P Plzen Region CoA CZ.svg Região de Plzeň (Plzeňský kraj) Plzeň 549618 571831
K Região de Karlovy Vary CoA CZ.svg Região de Karlovy Vary (Karlovarský kraj) Karlovy Vary 304588 307380
U Usti nad Labem Region CoA CZ.svg Usti nad Labem Region (Ústecký kraj) Usti nad Labem 822133 835814
L Liberec Region CoA CZ.svg Liberec Region (Liberecký kraj) Liberec 427563 439458
H Hradec Kralove Região CoA CZ.svg Hradec Králové (Královéhradecký kraj) Hradec Králové 547296 554370
E Região de Pardubice CoA CZ.svg Região de Pardubice (Pardubický kraj) Pardubice 505285 516777
M Olomouc Region CoA CZ.svg Olomouc Region (Olomoucký kraj) Olomouc 635126 641555
T Morávia-Silésia CoA CZ.svg Morávia-Silésia (Moravskoslezský kraj) Ostrava 1257554 1244837
B Morávia do Sul CoA CZ.svg Morávia do Sul (Jihomoravský kraj) Brno 1123201 1152819
Z Zlin Region CoA CZ.svg Zlín Region (Zlínský kraj) Zlín 590706 590527
J Vysocina Região CoA CZ.svg Vysočina Region (Kraj Vysočina) Jihlava 517153 514805

Geografia

Imagem de satélite da República Checa
Checa Suíça é um dos quatro Checa parques nacionais

A República Checa encontra-se principalmente entre as latitudes 48 ° e 51 ° N (a pequena área fica ao norte de 51 °), e longitudes 12 ° e 19 ° E.

A paisagem Checa é extremamente variada. Bohemia, a oeste, consiste em uma bacia drenada pelo Elba ( Checa: Labe) eo Rios Vltava (ou Moldau), na sua maioria rodeado por montanhas baixas, como a Krkonoše gama do Sudetes. O ponto mais alto do país, Sněžka em 1602 m (5.256 pés), está localizado aqui. Morávia, a parte oriental do país, também é bastante montanhosa. O mesmo é drenado principalmente pela Rio Morava, mas que também contém a origem do Rio Oder ( Checa: Odra).

A água do litoral República Checa flui para três mares diferentes: o Mar do Norte , Mar Báltico e do Mar Negro . A República Checa também aluga o Moldauhafen, uma de 30.000 metros quadrados (7,4 acres) muito no meio dos Hamburgo Docks, que foi concedido a Checoslováquia nos termos do artigo 363 do Tratado de Versalhes , para permitir que o país sem litoral um lugar onde as mercadorias transportadas rio abaixo poderia ser transferido para navios de mar. O território é revertido para a Alemanha em 2028.

Phytogeographically, a República Checa pertence à província Europeia Central do Circumboreal Região, dentro do Reino boreal. De acordo com o Fundo Mundial para a Natureza , o território da República Checa pode ser subdividida em quatro ecorregiões: as florestas mistas da Europa Central, florestas mistas Panónia, Florestas de folhosas da Europa Ocidental e florestas de coníferas de montanha dos Cárpatos.

Existem quatro parques nacionais na República Checa. A mais antiga é Parque Nacional Krkonoše ( Reserva da Biosfera), Parque Nacional Šumava (Reserva da Biosfera), Parque Nacional Podyjí, Bohemian Suíça.

Clima

Šance Dam, parte do Moravian-Silesian Beskids

A República Checa tem um clima temperado clima continental, com verões quentes e invernos relativamente frios, nublados e com neve. A diferença de temperatura entre o verão eo inverno é relativamente elevado, devido à posição geográfica sem litoral.

Dentro da República Checa, as temperaturas variam muito, dependendo da elevação. Em geral, em altitudes mais elevadas, as temperaturas diminuem e precipitação aumenta. A área mais chuvoso na República Checa é encontrado em torno de Bílý Potok em Jizera Montanhas e a região mais seca é a Louny District ao noroeste de Praga . Outro fator importante é a distribuição das montanhas; portanto, o clima é bastante variada.

Colinas de Králický Sněžník

No pico mais alto de Sněžka (1.602 m ou 5.256 pés), a temperatura média é de apenas -0,4 ° C (31 ° F), enquanto nas terras baixas do Morávia do Sul, a temperatura média é tão alta quanto 10 ° C (50 ° F). A capital do país, Praga , tem uma temperatura média semelhante, embora este é influenciada por fatores urbanos.

O mês mais frio é geralmente janeiro, seguido por fevereiro e dezembro. Durante estes meses, geralmente há neve nas montanhas e, por vezes, nas grandes cidades e planícies. Durante março, abril e maio, a temperatura geralmente aumenta rapidamente, especialmente durante abril, quando a temperatura e clima tende a variar muito durante o dia. Primavera é também caracterizada por altos níveis de água nos rios, devido ao derretimento da neve com a inundação ocasional.

O mês mais quente do ano é julho, seguido de agosto e junho. Em média, as temperaturas do verão são cerca de 20 ° C maior do que durante o inverno. Temperaturas acima de 30 ° C (86 ° F) não são incomuns. Verão é também caracterizada pela chuva e tempestades.

Outono começa geralmente em setembro, o que ainda é relativamente quente e seco. Durante Outubro, as temperaturas geralmente caem abaixo de 15 ° C (59 ° F) ou 10 ° C (50 ° F) e árvores de folha caduca começam a lançar suas folhas. Até o final de novembro, as temperaturas variam geralmente em torno do ponto de congelamento.

A temperatura mais baixa já medida foi em Litvínovice perto Ceske Budejovice em 1929, em -42,2 ° C (-44,0 ° F) e os mais quentes medidos, estava em 40,4 ° C (104,7 ° F) em Dobřichovice em 2012.

Central de Energia Nuclear Dukovany

Mais chuva cai durante o verão. Chuvas esporádicas é relativamente constante ao longo do ano (em Praga, o número médio de dias por mês experimentando pelo menos 0,1 mm de chuva varia de 12 em setembro e outubro para 16 em novembro), mas concentrou-se chuvas intensas (dias com mais de 10 mm por dia) são mais freqüentes nos meses de maio a agosto (média em torno de dois desses dias por mês).

Economia

Representação gráfica das exportações de produtos da República Checa em 28 categorias codificadas por cores.
A República Checa é parte da UE mercado único ea Área Schengen.
Sede da Czech National Bank em Praga
Škoda Auto é uma das maiores fabricantes de automóveis na Europa Central. Em 2012, vendeu um número recorde de 949 mil carros e informou que planeja dobrar as vendas em 2018

A República Checa possui um desenvolvido, economia de alta renda, com um PIB per capita de 80% da média da União Europeia. Um dos mais estável e próspero dos Estados pós-comunistas, a República Checa registou um crescimento de mais de 6% ao ano nos três anos antes da eclosão da recente crise econômica global. O crescimento tem sido liderado pelas exportações para a União Europeia, especialmente a Alemanha, e os investimentos estrangeiros, enquanto a procura interna está revivendo.

A maior parte da economia foi privatizada, incluindo os bancos e telecomunicações. O atual governo de centro-direita planeja continuar com a privatização, incluindo a indústria de energia e do aeroporto de Praga. Foi recentemente concordou com a venda de uma participação de 7% no produtor de energia, CEZ Group, com a venda da cervejaria Budějovický Budvar também debatido. Uma pesquisa de 2009, em cooperação com a Associação Económica Checa concluiu que a maioria dos economistas checas a favor de liberalização continuou na maioria dos setores da economia.

O país faz parte doEspaço Schengen a partir de 1 Maio de 2004, tendo abolidos os controlos nas fronteiras, abrindo completamente suas fronteiras com todos os seus vizinhos, Alemanha,Áustria,PolóniaeEslováquia, em 21 de Dezembro de 2007. A República Checa tornou-se membro doMundo Organização Mundial do Comércio.

O último governo checo liderado pelo social-democratas tinham manifestado o desejo de adoptar o euro em 2010, mas o governo de centro-direita que o plano atual suspenso em 2007. Uma data exata não foi definida, mas o Ministério das Finanças descreveu a adoção em 2012 como Realista, se a reforma das finanças públicas passa. No entanto, o mais recente projecto do euro plano de adoção omite dar qualquer data. Embora o país é economicamente mais bem posicionados do que outros membros da UE a adoptar o euro, a mudança não é esperada antes de 2019, devido à relutância política sobre o assunto.

O Programa para a Avaliação Internacional de Estudantes, coordenado pela OCDE, atualmente ocupa o sistema de ensino Checa como o melhor 15 do mundo, superior à média da OCDE. A República Checa está classificada em 30º em 2012 Índice de Liberdade Econômica.

Infra-estrutura de Transporte

Trens de dois andares chamadoCityElefant feitas pelaŠkoda Works operar perto de grandes cidades
Aeroporto de Praga

Václav Havel Aeroporto em Praga é o principal aeroporto internacional do país. Em 2010, movimentou 11,6 milhões de passageiros, o que torna o aeroporto mais movimentado da Europa Central e Oriental. No total, República Checa tem 46 aeroportos com pistas pavimentadas, seis dos quais prestam serviços aéreos internacionais em Brno, Karlovy Vary, Mošnov (perto de Ostrava), Pardubice, Praga e Kunovice (perto de Uherske Hradiste).

ExpresswayR1 ignorando Praga

České dráhy (caminhos de ferro checos) é o principal operador ferroviário na República Checa, com cerca de 180 milhões de passageiros transportados anualmente. Sua divisão de carga, ČD Cargo, é o quinto maior operador de carga ferroviária na União Europeia. Com 9505 quilômetros (5,906.13 mi) de faixas, a República Checa tem uma das redes ferroviárias mais densas da Europa. Desse número, 2,926 km (1,818.13 mi) é eletrificada, 7,617 km (4,732.98 mi) são faixas de linha única e 1,866 km (1,159.48 mi) são pistas duplas e de várias linhas. Em 2006, os novos italiana trens inclináveis ​​Pendolino classe CD 680 entrou em serviço. Eles chegaram a uma velocidade de 237 kmh estabelecendo um novo recorde de velocidade ferroviária Checa.

Em 2005, de acordo com o Serviço de Estatística checo, 65,4 por cento da electricidade foi produzida por vapor, combinado e usinas de combustão (principalmente carvão); 30 por cento em centrais nucleares ; e 4,6 por cento a partir de fontes renováveis, incluindo energia hidrelétrica. Rússia, através de gasodutos através da Ucrânia e, em menor medida, da Noruega, por meio de dutos através da Alemanha, fornecer à República Checa com o líquido e gás natural.

Elétrica múltipla unidadePendolino naestação ferroviária principal de Praga

A República Checa está a reduzir a sua dependência do altamente poluentes baixo grau marrom carvão como fonte de energia. A energia nuclear fornece actualmente cerca de 30 por cento das necessidades de energia no total, sua participação deverá aumentar para 40 por cento. O gás natural é obtido a partir russo Gazprom, cerca de três quartos do consumo interno e de noruegueses empresas, que compõem a maior parte do restante de um quarto. Gás russo através da Ucrânia é importado ( oleoduto de Druzhba), é transportado o gás norueguês através da Alemanha. O consumo de gás (aprox. 100 TWh em 2003-2005) é quase o dobro do consumo de electricidade. Morávia do Sul tem pequenos depósitos de petróleo e gás.

A rede de estradas na República Checa é 55.653 quilômetros (34,581.17 mi) de comprimento. e 738,4 km de auto-estradas e 439,1 km de vias expressas. O limite de velocidade é 50 quilômetros por a hora dentro das cidades, 90 kmh fora das cidades e 130 kmh em vias expressas.

Comunicações

A República Checa está classificada no top 10 países em todo o mundo com a velocidade média mais rápida internet. A República Checa tem a maioria de Wi-Fi assinantes na União Europeia. No início de 2008, havia mais de 800 WISPs principalmente locais, com cerca de 350 mil assinantes em 2007. Planos baseada ou GPRS, EDGE, UMTS ou CDMA2000 estão sendo oferecidos por todas as três operadoras de telefonia móvel ( T-Mobile, Vodafone , Telefónica O2 ) e provedor de internet U: fon. Cesky Telecom propriedade do governo abrandou penetração da banda larga. No início de 2004, a desagregação-lacete local começou e operadores alternativos começaram a oferecer ADSL e SDSL também. Esta e posterior privatização da Cesky Telecom ajudou a baixar os preços.

Em 1 de julho de 2006, Cesky Telecom foi adquirida pela empresa globalizada (Espanha propriedade) Grupo Telefónica e adotou novo nome Telefónica O2 República Checa. Em abril de 2012, VDSL e ADSL2 + são oferecidos em muitas variantes, sem com velocidades de até 25 Mbit / s. Internet por cabo está ganhando popularidade com as suas velocidades de download mais elevadas começando a 2 Mbit / s até 120 Mbit / s.

Ciência

Academia de Ciências edifício em Praga

As terras checas têm uma rica tradição científica. Invenções importantes incluem a moderna lente de contacto , a separação dos modernos tipos de sangue , e a produção da Semtex explosivo plástico. Cientistas proeminentes que viveram e trabalharam em terras historicamente checos incluem:

  • John Amos Comenius (1592-1670), professor, educador e fundador da modernaeducação.
  • Václav Prokop Diviš (1698-1765), inventor do primeiro aterradopára-raios.
  • Bernard Bolzano (1781-1848), notável matemático, lógico, filósofo e pacifista.
  • Jan Evangelista Purkyně (1787-1869), anatomista e fisiologista responsável pela descoberta decélulas de Purkinje,fibras de Purkinje eglândulas sudoríparas, bem comoimagens de Purkinje eamudança de Purkinje.
  • Josef Ressel (1793-1857), inventor dahélice de parafusoebússola moderna.
  • Jakub Kryštof Rad (1799-1871), inventor doscubos de açúcar.
  • Gregor Mendel (1822-1884), muitas vezes chamado de "pai dagenética", é famosa por sua pesquisa sobre a herança de traços genéticos.
  • Jakub Husník (1837-1916), inventor da melhoriafotolitografia.
  • Karel Klíč (1841-1926), pintor e fotógrafo, inventor dafotogravura.
  • František Krizik (1847-1941), engenheiro electrotécnico, inventor dalâmpada de arco.
  • Jan jansky (1873-1921), serologist e neurologista, descobriu classificação desanguepara os quatro tipos.
  • Bedřich Hrozný (1879-1952), decifrou alíngua hitita.
  • Josef Čapek (1887-1945) eKarel Capek (1890-1938), irmãos que deram origem à palavrarobô.
  • František Burian eArnold Jirásek, fundou a primeiracirurgia plástica em 1927.
  • Jaroslav Heyrovský (1890-1967), inventor dapolarografia,química eletroanalíticae destinatário do Prêmio Nobel.
  • Otto Wichterle (1913-1998) eDrahoslav Lim (1925-2003), checoquímicos responsáveis ​​pela invenção da modernalente de contatoe Silon (fibra sintética).
  • Stanislav Brebera (1925-2012), inventor doexplosivo plástico Semtex.
  • Oldřich Homuta, inventor deRemoska owen em 1957.
  • Ladislav Mareš, inventor dos primeiros a produzir máquinasnanofibras, "Nanospider".
  • Antonín Holý (1936-2012), cientista e químico, em 2009, esteve envolvido na criação do fármaco mais eficaz no tratamento daAIDS.

Um número de outros cientistas também estão ligados de alguma forma com Tcheco, incluindo os astrônomosJohannes KeplereTycho Brahe, o fundador daescola de psiquiatria psicanalíticaSigmund Freud, os físicos Ernst Mach, Nikola Tesla,Albert Einstein, engenheiroViktor Kaplan e lógicoKurt Gödel.

Turismo

Desde a queda da Cortina de Ferro em 1989,Pragatornou-se uma das cidades mais visitadas daEuropa

A economia checa recebe uma renda substancial de turismo. Em 2011, Praga foi a sexta cidade mais visitada da Europa. Em 2001, o total de receitas do turismo atingiram 118.130 milhões CZK, perfazendo 5,5% do PIB e 9,3% das receitas globais das exportações. A indústria emprega mais de 110.000 pessoas - mais de 1% da população. Em 2008, porém, houve uma queda no número de turistas em Praga , possivelmente devido às fortes coroa checa (coroa), tornando o país muito caro para os visitantes, em comparação com o nível de serviços que estavam disponíveis.

A reputação do país também sofreu com guias e turistas relatórios sobrecarga por motoristas de táxi e problemas pickpocketing. Desde 2005, o prefeito de Praga, Pavel Bem, tem trabalhado para melhorar essa reputação por reprimir pequenos crimes e, além destes problemas, Praga é uma cidade segura. Além disso, a República Checa como um todo geralmente tem uma baixa taxa de criminalidade. Para os turistas, a República Checa é considerado um destino seguro para visitar. A baixa taxa de criminalidade faz a maioria das cidades e vilas seguras para caminhar, mesmo após o anoitecer.

Existem vários centros de actividade turística. As cidades de spa, tais como Karlovy Vary, Marianske Lazne e Františkovy Lázně, são destinos de férias particularmente populares. Outros locais turísticos populares são muitos castelos e palácios, tais como as que estão em Karlštejn Castle, Český Krumlov e da área de Lednice-Valtice. Há 15 igrejas elevados à categoria de basílica pelo Papa . Longe das cidades, áreas como Český Raj, Šumava e os Krkonoše atrair os visitantes que procuram actividades ao ar livre.

O país também é famoso pelo seu amor aoteatro de fantoches emarionetes com uma série de fantochesfestivais de todo o país.

Aquapalace Praha emČestlice perto de Praga, é o maiorparque aquático da Europa central.

A República Checa também tem uma série defestivais de cerveja, incluindo:Czech Beer Festival (o maiorfestival de cerveja checa, que é de 17 dias de duração e realizada todos os anos em Maio, em Praga),Pilsner Fest (todos os anos em agosto, emPlzeň), The "festival Olomoucký Pivní" (emOlomouc) ou festival "Slavnosti piva v Ceských Budějovicích" (emCeske Budejovice).

Demografia


Praga
Praga
Brno
Brno
Ostrava
Ostrava

Categoria Cidade Região População Área Metropolitana

Plzeň
Plzeň
Liberec
Liberec
Olomouc
Olomouc

1 Praga Praga, a Cidade Capital12726902300000
2 Brno Morávia do Sul378965729510
3 OstravaMoravian-Silesian310 4641164328
4 PlzeňPlzeň172932380.000
5 LiberecLiberec104946 270.000
6 OlomoucOlomouc102004480.000
7 Usti nad LabemUsti nad Labem100003 -
8 Hradec KrálovéHradec Králové94.242 -
9 Ceske BudejoviceSouth Bohemian93.883 190.000
10 PardubicePardubice91.073 -
11 HavířovMoravian-Silesian82.679 -
12 ZlínZlín76.010 450 000
13 KladnoCentral Bohemian70.178 -
14 Mais Usti nad Labem67.05895.316
15 KarvináMoravian-Silesian59.627 -
16 OpavaMoravian-Silesian58.643 -
17 Frýdek-MístekMoravian-Silesian58.193 -
18 Karlovy VaryKarlovy Vary53.737 -
19 JihlavaVysočina50.760 -
20 DěčínUsti nad Labem50.620 -
População histórica
Ano Pop. ±%
1857 7016531 -
1869 7617230+ 8,6%
1880 8222013+ 7,9%
1890 8665421+ 5,4%
1900 9372214+ 8,2%
1910 10078637 + 7,5%
1921 10009587-0,7%
1930 10674386+ 6,6%
1950 8896133-16,7%
1961 9571531+ 7,6%
1970 9807697+ 2,5%
1980 10291927+ 4,9%
1991 10302215+ 0,1%
2001 10230060-0,7%
2011 10436560 + 2,0%

De acordo com os resultados preliminares do censo de 2011, a maioria dos habitantes da República Checa são os checos (63,7%), seguido por Moravianos (4,9%), eslovacos (1,4%), poloneses (0,4%), alemães (0,2%) e Silesians (0,1%). Como a "nacionalidade" era um item opcional, um número substancial de pessoas deixaram o campo em branco (26,0%). De acordo com algumas estimativas, existem cerca de 250 mil pessoas ciganas na República Checa.

Havia 436.116 estrangeiros residentes no país em outubro de 2009, de acordo com o Ministério do Interior checo, com os maiores grupos sendo ucraniano (132.481), eslovaco (75.210), vietnamita (61.102), russo (29.976), polonês (19.790), Alemão (14.156), Moldovan (10,315), Bulgária (6346), Mongol (5924), Americana (5803), chinês (5314), britânico (4461), bielorrusso (4441), sérvio (4098), romeno (4021), do Cazaquistão (3896), Áustria (3114), Italiano (2580), holandês (2553), francês (2356), croata (2351), da Bósnia (2240), Armênia (2021), do Usbequistão (1969), macedónio (1787) e japonês (1581).

Um passeio naPraça Venceslau

O População judaica da Boémia e Morávia, 118.000 de acordo com o censo de 1930, foi praticamente aniquilada pelos alemães nazistas durante o Holocausto . Havia cerca de 4.000 judeus na República Checa, em 2005. O ex-primeiro-ministro checo, Jan Fischer, é de origem judaica e fé.

Estimativas da Czech taxa de fecundidade em 2012, estão entre os mais baixos do mundo em 1,27 filhos por mulher. A imigração aumentou a população em quase 1% em 2007. Cerca de 77.000 novos estrangeiros estabelecer-se na República Checa a cada ano. imigrantes vietnamitas começaram a se estabelecer na República Checa durante o período comunista, quando foram convidados como trabalhadores convidados pelo governo da Checoslováquia. Em 2009, havia cerca de 70.000 Vietnamita na República Checa. Em contraste com os ucranianos, vietnamitas vêm à República Checa para viver permanentemente.

Na virada do século 20, Chicago foi a cidade com a terceira maior população Checa, depois de Praga e Viena . Segundo o censo norte-americano de 2006, são 1.637.218 americanos de total ou parcial descida checa.

Religião

Religião na República Checa (2011)
Não declarado
45,2%
Irreligion
34,2%
Catolicismo romano
10,3%
Outras religiões
9,4%
Protestantismo
0,8%

A República Checa tem uma das populações menos religiosas do mundo. Historicamente, o povo checo têm sido caracterizados como "tolerante e até mesmo indiferente à religião". Segundo o censo de 2011, 34,2% da população declararam que não tinham religião, 10,3% era católica romana , 0,8% era protestante (0,5% Tcheca Irmãos e 0,4% Hussite), e 9,4%, seguido de outras formas de religião tanto confessionais ou não (dos quais 863 pessoas responderam que são Pagan) 45,2% da população não respondeu a pergunta sobre religião. De 1991 a 2001 e após 2011, a adesão ao catolicismo romano diminuiu 39,0-26,8 e, em seguida, para 10,3; Protestantismo semelhante diminuiu de 3,7% para 2,1% e, em seguida, para 0,8%.

De acordo com um Eurobarómetro Poll em 2010, 16% dos cidadãos checos responderam que "acreditam que existe um Deus" (a menor taxa entre os países da União Europeia), enquanto 44% responderam que "acreditam que existe algum tipo de espírito ou força vital "e 37% disseram que" não acredito que haja qualquer tipo de espírito, Deus ou força vital ".

Cultura

A estátua do famoso compositorAntonín Dvořák emPraga
O Sinal Barrande pertoBarrandov Studios
A Epopéia Eslava deAlphonse Mucha (1912)

Música

Música na República Checa tem suas raízes em mais de 1.000 anos de idade música sacra (as primeiras referências sobreviventes vêm do final do século 10), na tradicional música folclórica da Bohemia, Morávia e Silésia e, a longo prazo de alta cultura clássica tradição da música. Desde o início eras da música artificial, músicos e compositores checos têm sido muitas vezes influenciada pela genuína música folk. Compositores checos notáveis ​​incluem Antonín Dvořák, Bedřich Smetana, Gustav Mahler (ele nasceu e cresceu nas terras checas), Adam Michna, Jan Dismas Zelenka, Josef Mysliveček, Leos Janacek, Josef Suk, Bohuslav Martinu, Erwin Schulhoff e Petr Eben.

Literatura

Literatura Checa é a literatura escrita por checos, principalmente na língua checa, embora outras línguas como Igreja Velha eslava, latina ou alemão foram também utilizados, especialmente no passado. Habitantes não-checos das terras checas que tinham escrito em alemão e outros idiomas, como Franz Kafka , são geralmente excluídos do corpus da literatura Checa, independentemente da sua própria auto-identificação nacional.

Literatura Checa é dividido em vários períodos principais: a Idade Média; o período Hussite; os anos de re-catolicização e do barroco; o despertar do Iluminismo eo checo no século 19; a vanguarda do período entre guerras; os anos sob o comunismo e da Primavera de Praga; ea literatura do pós-comunista República Checa. Literatura e cultura checa desempenhou um papel importante em pelo menos duas ocasiões, quando os tchecos vivia sob a opressão ea atividade política foi suprimida. Em ambas as ocasiões, no início do século 19 e, em seguida, novamente na década de 1960, os checos usaram seu esforço cultural e literária para lutar por liberdade política, estabelecendo uma nação confiante, politicamente consciente.

Teatro

Teatro da República Checa tem rica tradição com raízes na Idade Média. No século 19, o teatro desempenhou um papel importante no movimento nacional despertar e, mais tarde, no século 20, tornou-se uma parte da arte europeia moderna teatro.

Filme

O Barrandov Studios, em Praga são os maiores estúdios de cinema em país e um dos maiores da Europa . A República Checa tem muitos locais de filmes populares. Os cineastas têm vindo a Praga para atirar cenário não é mais encontrada em Berlim, Paris e Viena. A cidade de Karlovy Vary foi usado como um local para o 2006 James Bond filme Casino Royale.

Arte

A República Checa é conhecida mundialmente por seus feitos individualmente, boca soprado e decorado vidro da arte e cristal. Um dos melhores pintor checo e pelo artista decorativo era Alphonse Mucha (1860-1939) conhecido principalmente por art nouveau posters e seu ciclo de 20 grandes telas chamado The Slav Epic, que retrata a história dos tchecos e outros povos eslavos . A Epopéia Eslava pode ser visto desde 2012 em Veletržní Palácio da Galeria Nacional de Praga, que gere a maior coleção de arte na República Checa.

Cozinha

Pilsner Urquell foi o primeiro "pilsner "tipo de cerveja do mundo e também a primeiralager
Svíčková na smetaneé um prato de assinatura Checa, que consiste em carne marinada com checasdumplings (knedliky)

Cozinha checa é marcado por uma forte ênfase em pratos de carne. Carne de porco é bastante comum; carne e frango também são populares. Ganso, pato, coelho e caça são servidos. O peixe é rara, com a exceção ocasional de fresco truta e carpa , que é servido no Natal.

Cerveja checa tem uma história longa e importante. A primeira cervejaria é conhecido por ter existido em 1118 e da República Checa tem o maior consumo de cerveja per capita no mundo. O famoso estilo Pilsener cerveja originou na cidade Bohemian ocidental do Plzeň, e mais ao sul da cidade de Ceske Budejovice, conhecido como Budweis em Alemão, emprestou seu nome à sua cerveja, eventualmente conhecido como Budweiser Budvar. Para além destas e outras grandes marcas, a República Checa também tem um número crescente de qualidade superior e pequenas cervejarias Cervejarias que procuram continuar a tradição milenar de qualidade e bom gosto, cuja saída coincide com o melhor do mundo: Štiřín, Chýně , Oslavany, Kácov. O turismo está crescendo lentamente em torno da região da Morávia do Sul também, o que tem vindo a produzir vinho desde a Idade Média; cerca de 94% dos vinhedos na República Checa são Moravian. Além de Slivovitz, cerveja checa e vinho, os tchecos também produzem dois licores originais, Fernet Stock e Becherovka. Kofola é uma doméstica não-alcoólicas cola de refrigerantes que concorre com a Coca-Cola e Pepsi em popularidade.

Pratos checos exclusivos incluem porco assado com bolinhos de pão e guisado de couve -Vepro knedlo-zelo , carne assada carne com bolinhos cozidos no vapor e molho de creme-de-vegetal Svíčková na smetane , molho de tomate Rajská ou molho dill Koprovka , pato assado com pão ou batata dumplings e repolho roxo refogado, uma variedade de carne de porco goulash ensopados Gulas , queijo frito Smažák ou as famosas panquecas de batata Bramboráky , além de uma grande variedade de salsichas delicadas locais, wurst, patês e carnes defumadas e outros alimentos tradicionais locais. Sobremesas checos incluem uma grande variedade de chantilly, chocolate e frutas doces e tortas, crepes, sobremesas creme e queijo, semente de papoula preenchido e outros tipos de bolos tradicionais buchty e koláče .

Esportes

Equipe República Checa bateu a Rússia 1: 0 com osJogos Olímpicos de Inverno de 1998 em Nagano e ganhou a medalha de ouro.

Sports desempenhar um papel na vida de muitos checos, que geralmente são leais apoiadores de suas equipes favoritas ou indivíduos. Os três principais esportes na República Checa são de hóquei no gelo , futebol e tiro desportivo, com os dois primeiros desenho a maior atenção de ambos os meios de comunicação e suportes. Tênis também é um esporte muito popular na República Checa. Os muitos outros esportes com ligas e estruturas profissionais incluem basquetebol, voleibol, handebol, atletismo e floorball. A equipe de hóquei no gelo Checa ganhou a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Inverno de 1998 e ganhou seis medalhas de ouro nos Campeonatos Mundiais incluindo três em linha reta de 1999 a 2001. No total, o país ganhou 14 medalhas de ouro no verão (mais 49 como Checoslováquia) e cinco medalhas de ouro (mais dois como Checoslováquia) no inverno história olímpica.

O esporte é uma fonte de fortes ondas de patriotismo, geralmente subindo vários dias ou semanas antes de um evento. Os eventos considerados mais importantes pelos fãs checos são: os Hóquei no Gelo Campeonato Mundial, torneio de hóquei do gelo olímpica, Campeonato da Europa de Futebol, UEFA Champions League e qualificação jogos para tais eventos. Em geral, qualquer jogo internacional do hóquei no gelo Checa ou equipa nacional de futebol chama a atenção, especialmente quando jogado contra um rival tradicional.

A República Checa também tem grande influência sobre o tênis com jogadores como,Ivan Lendl, 8 vezes Grand Slam campeão de singles,2010 Torneio de Wimbledon - Singulares Masculinos finalistaTomas Berdych,2011 Torneio de Wimbledon - mulheres campeão Singles,Petra Kvitova,1998 o título de Wimbledon Mulheres SolteirosJana Novotná,2011 Torneio de Wimbledon - Duplas Femininas campeãoKvěta Peschke e 18 de tempo de Grand Slam campeãoMartina Navratilova.

Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Czech_Republic&oldid=557675610 "