Conteúdo verificado

Dança

Assuntos Relacionados: Recreação

Fundo para as escolas Wikipédia

SOS acredita que a educação dá uma chance melhor na vida de crianças no mundo em desenvolvimento também. Todas as crianças disponíveis para apadrinhamento de crianças de Crianças SOS são cuidadas em uma casa de família pela caridade. Leia mais ...

Dança
Dois dancers.jpg
A dança moderna
Cultura originário vário
Era originário Antiguidade

Dança é um tipo de arte que geralmente envolve o movimento do corpo, frequentemente rítmico ea música . É realizada em muitas culturas como uma forma de expressão emocional, interação social, ou exercício , em um espiritual ou configuração de desempenho, e às vezes é usado para expressar idéias ou contar uma história. Dança pode igualmente ser considerado como uma forma de comunicação verbal entre seres humanos ou outros animais , como em abelha e danças padrões de comportamento, tais como um acasalamento danças.

As definições do que constitui a dança pode depender sociais e culturais normas e estético , artístico e sensibilidades morais. Definições pode variar de movimento funcional (tal como dança folclórica) para técnicas do virtuoso tais como o balé . Artes marciais kata são frequentemente comparadas com danças e esportes como a ginástica , patinação artística e natação sincronizada são geralmente pensados para incorporar dança. Em alguns casos, o movimento de objectos inanimados geralmente pode ser descrito como dança (o folhas dançavam no vento ).

Existem muitos estilos e gêneros de dança. Dança africano é interpretativa. Ballet, salão de festas e tango são estilos de dança clássica. Dança Square e corrediça elétrica são formas de o passo de dança, e breakdancing é um tipo de dança de rua. A dança pode ser participativa, social ou executada para uma audiência. Pode também ser cerimonial, competitivo ou erótico. Os movimentos da dança podem ser sem significado nse, como no bailado ou a dança popular européia, ou têm um gestual vocabulário ou significado simbólico como em algumas danças asiáticas.

Coreografia é a arte de criar danças. A pessoa que cria (isto é, coreografa) uma dança é conhecido como o coreógrafo.


Origens e história

Antiga estatueta de bronze grego de um dançarino velada e mascarada, 3º - século 2 aC, encontrada em Alexandria, no Egito.

Dança não deixar para trás artefatos físicos claramente identificáveis, tais como ferramentas de pedra, implementos de caça ou pinturas rupestres. Não é possível dizer quando a dança tornou-se parte da cultura humana.

Joseph Jordania sugeriu recentemente que a dança, juntamente com rítmica música e pintura do corpo, foi concebido pelas forças da seleção natural na fase inicial da evolução dos hominídeos como uma ferramenta potente para colocar grupos de ancestrais humanos em uma batalha trance, um específico estado alterado de consciência. Neste estado hominídeos estavam perdendo seu identidade individual e estavam adquirindo identidade coletiva. A pesquisa de Jonathan Pieslak mostra que algumas unidades militares contemporâneos usar adornos grupo de canto e dança, a fim de preparar-se para as missões de combate perigosas. De acordo com a Jordania, essa capacidade de indução de transe da dança vem do passado evolucionário humano e inclui também um fenômeno de exercício militar, que também é baseado em atividade de grupo rítmico e monótono compartilhada.

Dança certamente tem sido uma parte importante da cerimônia, rituais, e celebrações entretenimento desde antes do nascimento dos primeiros humanos civilizações . Arqueologia oferece vestígios de dança de tempos pré-históricos, como a 9.000 anos de idade Rock Shelters of Bhimbetka pinturas em Índia e Egyptian pinturas do túmulo retratando figuras da dança de c. 3300 aC.

Um dos primeiros usos estruturados de danças pode ter sido no desempenho e na narração de mitos. Também foi usado às vezes para mostrar sentimentos para um do sexo oposto. Ela também está ligada à origem de "fazer amor". Antes da produção de línguas escritas, a dança era um dos métodos de passar essas histórias de geração em geração.

Outro uso precoce de dança pode ter sido como um precursor para extático estados de transe em rituais de cura. Dança ainda é usado para esta finalidade por muitas culturas da Empresa Brasileira de floresta tropical para o deserto de Kalahari .

Sri Lanka dança remonta aos tempos mitológicos de gêmeos yingyang aborígenes e " yakkas "(diabos). De acordo com uma lenda cingalesa, Danças Kandyan originado há 250 anos, a partir de um ritual de magia que quebrou o feitiço sobre um rei enfeitiçado. Muitas formas de dança contemporânea pode ser rastreada até histórico, tradicional, cerimonial, e Dança étnica.

Classificação e gêneros

Dança parceiro no Art

Dança em Bougival por Pierre-Auguste Renoir (1882-1883)
Eadweard Muybridge de phenakistoscope "A Valsa de Casal" (c.1893)

Categorias de dança por número de dançarinos que interagem são principalmente Dança de solo, dança parceiro e grupo de dança. Dança é executada para várias finalidades como dança cerimonial, dança erótica, dança performance, dança social etc.

Dança e música

Morris dançando em razão da Catedral de Wells, Wells, Inglaterra

Muitas formas precoces de música e dança foram criadas e executadas em conjunto. Este desenvolvimento emparelhado tem continuado através dos tempos com formas de dança / música, tais como: gabarito, valsa, tango, disco, salsa, electronica e hip-hop. Alguns gêneros musicais têm uma forma de dança paralelo, como música barroca e dança barroca; outros, tais como música clássica e balé clássico, desenvolvido separadamente.

Embora a dança é muitas vezes acompanhada por música , ele também pode ser apresentado de forma independente ou fornecer o seu próprio acompanhamento ( sapatear). Dança apresentada com música pode ou não pode ser realizada em tempo para a música, dependendo do estilo de dança. Dança executada sem música é dito para ser dançado ao seu próprio ritmo.

Dança de salão é uma forma de arte de dança que combina a aptidão atlética com passos de dança artisticamente hábil.

Estudos de dança e técnicas

No início de 1920, estudos de dança (dança prática, teoria crítica, A análise musical e história ) começou a ser considerado como um disciplina acadêmica. Hoje, esses estudos são parte integrante de muitas universidades " artes e humanidades programas. Até o final do século 20 o reconhecimento da prática conhecimento como igual ao conhecimento académico levou ao surgimento de pesquisa prática e prática como pesquisa. Uma grande variedade de cursos de dança estão disponíveis, incluindo:

  • Prática profissional: desempenho e habilidades técnicas
  • Investigação prática: coreografia e desempenho
  • Ethnochoreology, abrangendo os aspectos relacionados com a dança de: antropologia , estudos culturais, estudos de gênero, estudos da área, teoria pós-colonial, etnografia, etc.
  • Dança terapia, terapia da dança ou movimento-
  • Dança e tecnologia: novas mídias e desempenho tecnologias
  • Laban de Análise do Movimento e estudos somáticos

Graus académicos estão disponíveis a partir de BA (Hons) para PhD e outros bolsas de pós-doutorado, com alguma dança estudiosos ocupando seus estudos como estudantes maduros após um carreira de dança profissional.

Concursos de dança

Uma competição de dança desportiva amadora em MIT

A competição de dança é um evento organizado em que os competidores executam danças perante um juiz ou juízes para as concessões, e em alguns casos, prémios monetários. Existem vários tipos principais de competições de dança, que se distinguem principalmente pelo estilo ou estilos de danças executadas. Os principais tipos de competições de dança incluem:

  • Dança competitiva, em que uma variedade de estilos de dança teatro, tais como: acro, ballet , jazz, hip-hop , lírico, e torneira, são permitidos.
  • Concursos abertos, que permitem uma grande variedade de estilos de dança. Um exemplo popular disso é o programa de TV So You Think You Can Dance.
  • Dança desportiva, que é focada exclusivamente na salão de festas e dança latina. Os exemplos populares deste são programas de TV Dançando com as Estrelas e Strictly Come Dancing.
  • Competições de estilo único, tais como; highland dança, equipe de dança, e Dança irlandesa, que só permitem um único estilo de dança.

Hoje, existem várias danças e competições de dança mostrar na televisão e na Internet.

Ocupações

Saman dança de Gayo pessoas de Sumatra , Indonésia

Existem várias carreiras ligadas à dança: Dançarino, professor da dança, dança treinador esporte, terapeuta de dança e coreógrafo.

Dançarino

Formação em dança difere dependendo da forma de dança. Existem programas universitários e escolas associadas com companhias de dança profissionais para formação especializada em dança clássica (por exemplo, Ballet) e dança moderna. Há também menor, de propriedade privada estúdios de dança, onde os alunos podem treinar em uma variedade de formas de dança, incluindo formas competitivas de dança (por exemplo, dança latina, dança de salão, etc.), bem como formas de dança étnica / tradicional.

Bailarinos profissionais são geralmente empregadas em contrato ou para determinadas performances / produções. A vida profissional de um dançarino é geralmente um dos mudando constantemente situações de trabalho, pressão forte concorrência e os baixos salários. Dançarinos profissionais muitas vezes precisam complementar sua renda, seja em papéis de dança relacionada (por exemplo, o ensino da dança, os técnicos esportivos dança, yoga) ou Instrução de Pilates para alcançar a estabilidade financeira.

Nos EUA muitos dançarinos profissionais são membros de sindicatos, como o Americana Guild of Artistas musicais, o Screen Actors Guild e Associação Patrimônio atores. Os sindicatos ajudar a determinar as condições de trabalho e salários mínimos para os seus membros.

Dançarinos profissionais no Tropicana Club, Havana, Cuba , em 2008
Professores de dança

Professor e operadores de Dança escolas de dança confiar na reputação e marketing. Para formas de dança sem uma estrutura de associação como a Salsa ou Tango Argentino eles podem não ter treinamento formal. A maioria dos professores de dança são trabalhadores independentes.

Treinadores Dancesport

Treinadores Dancesport são dançarinos de torneio ou ex-dancesports pessoas, e pode ser reconhecida por uma federação esporte de dança.

Coreógrafo

Coreógrafos são geralmente formação universitária e são tipicamente utilizados para projectos específicos ou, mais raramente podem funcionar no contrato como o coreógrafo residente para uma companhia de dança específica. Uma obra coreográfica é protegida a propriedade intelectual. Dançarinos pode realizar a sua própria coreografia.

Por etnia ou região

Índia

Sul Dança popular indiana como um cavalo conhecido como Kal Poi Kudirai

Durante o primeiro milênio BCE na Índia, muitos textos foram compostos que tentou codificar os aspectos da vida diária. Em matéria de dança, Bharata Muni de Natyashastra (literalmente "o texto de dramaturgia") é um dos textos anteriores. Embora o tema principal Natyashastra lida com teatro, dança também é amplamente destacados, e de fato os dois conceitos têm desde então sido associada na cultura indiana. O texto desenvolve vários gestos com as mãos ou- mudras e classifica os movimentos das várias partes do corpo, marcha, e assim por diante. O Natyashastra categorizados em quatro grupos de dança e em quatro variedades regionais, nomeando os grupos: secular, ritual, abstratos, e, interpretativas. No entanto, os conceitos de geografia regional alterou e por isso têm variedades regionais de danças indianas. Danças como "Odra Magadhi", que depois de décadas de longo debate, foi rastreada até os dias atuais, Mithila Forma de dança da região de Odisha Odissi (Orissi), indicam a influência de danças nas interações culturais entre diferentes regiões.

Destes começos subiu os vários estilos clássicos que são reconhecidos hoje. Portanto, tudo Danças clássicas indianas estão em graus variados enraizados na Natyashastra e, portanto, compartilham características comuns: por exemplo, os mudras, algumas posições do corpo, bem como a inclusão de atuação dramática ou expressiva ou abhinaya. A tradição da música clássica indiana fornece o acompanhamento para a dança, e como percussão é uma parte integrante da tradição, os dançarinos de quase todos os estilos usar sinos em torno de seus tornozelos para complementar o contraponto e percussão.

Bhangra no Punjab

O Área de Punjab sobreposição Índia e Paquistão é o lugar de origem dos Bhangra. É amplamente conhecido tanto como um estilo de música e uma dança. Ele está principalmente relacionado com celebrações antigas colheita, amor, patriotismo ou questões sociais. Sua música é coordenado por um instrumento musical chamado 'Dhol'. Bhangra não é apenas música, mas uma dança, uma celebração da colheita, onde as pessoas bater o dhol (tambor), cantar Boliyaan (letras) e dance.It desenvolvido com o festival do Vaisakhi Sikhs.

Danças do Sri Lanka

O danças do diabo do Sri Lanka ou "yakun natima" é um ritual cuidadosamente trabalhada com uma história remontando ao passado pré-budista do Sri Lanka. Ele combina antigo " "Conceitos ayurvédicos da causalidade das doenças com manipulação psicológica. A dança combina diversos aspectos, incluindo a cosmologia cingalesa, as danças também tem um impacto sobre o danças clássicas do Sri Lanka.

Harlequin e Columbine do teatro mime em Tivoli Gardens, Copenhaga, Dinamarca

Na Europa e na América do Norte

Concerto (ou desempenho) dança

Balé

Ballet desenvolvido pela primeira vez na Itália e depois na França de espetáculos judiciais generosos que combinados de música, teatro, poesia, música, trajes e dança. Os membros da nobreza da corte participou como artistas. Durante o reinado de Luís XIV , ele mesmo um dançarino, dança tornou-se mais Codificada. Dançarinos profissionais começou a tomar o lugar dos amadores da corte, e mestres de ballet foram licenciados pelo governo francês. A primeira academia de dança ballet foi a Academia Real de Dança (Royal Dance Academy), abriu em Paris em 1661. Pouco tempo depois, a primeira companhia de balé institucionalizada, associado à Academia, foi formado; esta trupe começou como um conjunto só de homens, mas por 1681 abriu para incluir as mulheres também.

Uma pequena companhia de dança ensaia para um desempenho ao ar livre em Stuyvesant Cove Park em Manhattan, Nova York
Do século 20 da dança de concerto

No início do século 20, houve uma explosão de inovação no estilo de dança caracterizada por uma exploração da técnica mais livre. Os pioneiros do que ficou conhecido como dança moderna incluem Loie Fuller, Isadora Duncan, Mary Wigman e Ruth St. Denis. A relação de música de dança serve como base para a Eurhythmics, concebido por Emile Jaques-Dalcroze, que foi influente para o desenvolvimento da dança moderna e balé moderno através de artistas como Marie Rambert. Eurythmy, desenvolvido pela Rudolf Steiner e Marie Steiner von Sivers-, combina elementos formais que lembram a dança tradicional com o novo estilo mais livre, e introduziu um novo vocabulário complexo para dançar. Na década de 1920, os fundadores mais importantes do novo estilo, como Martha Graham e Doris Humphrey começou seu trabalho. Desde essa altura, uma grande variedade de estilos de dança foram desenvolvidos; ver Dança moderna.

A influência da dança americana Africano

Danças afro-americanas são aquelas danças que se desenvolveram no seio das comunidades afro-americanas em espaços cotidianos, em vez de em estúdios de dança, escolas ou empresas e seus derivados, dança de torneira, disco, dança jazz, dança do balanço, hip hop e dança breakdance. Outras danças, como o hop lindy com sua relação com rock and roll e o rock and roll dança também tiveram uma influência global.

Artes performáticas
As principais formas

Dança · Música · Opera & Ballet · Teatro

Formas menores

Habilidades circenses · Mágica · Mime · Puppetry · Discurso

Gêneros

Drama · Tragédia · Comédia · Tragicomédia · Romântico · Sátira · Épico · Lírica

Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Dance&oldid=544730435 "