Conteúdo verificado

Dante Alighieri

Assuntos Relacionados: Escritores e críticos

Fundo para as escolas Wikipédia

Esta seleção é feita para as escolas de caridade infantil leia mais . Visite o site da SOS Children at http://www.soschildren.org/

Dante Alighieri

Dante Alighieri, pintado por Giotto na capela do Bargello palácio em Florença. Este retrato mais antigo de Dante foi pintado durante sua vida antes de seu exílio de sua cidade natal.
Ocupação Statesman, Poeta, teórico língua
Nacionalidade Italiano
Dante Alighieri, detalhe de uma De Luca Signorelli affresco della Cappella di San Brizio, Duomo, Orvieto.
Um retrato de Dante, a partir de um afresco no Palazzo dei Giudici, Florença.

Dante Alighieri, ou simplesmente Dante (entre 14 de maio e 13 de junho 1265 - 13/14 de Setembro, 1321), foi um poeta italiano de Florence. Sua trabalho central, o Divina Commedia (originalmente chamado de "Commedia" e, mais tarde chamado de "Divina" (divina) por Boccaccio, portanto " Divina Comédia "), é considerado o grande trabalho literário compor na língua italiana e uma obra-prima do mundo da literatura . Em italiano , ele é conhecido como "o Poeta Supremo" (il Poeta Sommo). Dante, Petrarca e Boccaccio também são conhecidas como "as três fontes" ou "as três coroas". Dante também é chamado de "Pai da língua italiana". A primeira biografia escrita sobre ele tinha por Giovanni Boccaccio (1313-1375), que escreveu o Trattatello em laude di Dante.

Vida

A data exata do nascimento de Dante é desconhecida, embora acredita-se ser em torno de 1265. Isso pode ser deduzida a partir de auto alusões biográficas em La Vita Nuova ", a Inferno "(No meio do caminho que estamos vivendo, o que implica que Dante era cerca de 35 anos de idade, como a média de vida de acordo com a Bíblia (Salmos, 89, 10) é de 70 anos, e como a viagem imaginária ocorreu em 1300 Dante deve ter nascido em torno de 1265). Alguns versos de " Paraíso "também fornecer informações sobre o dia em que nasceu, afirmando que ele nasceu sob o signo de Gêmeos, ou seja. o período entre 21 de Maio e 21 de Junho (" Como eu girava com os gêmeos eternas, eu vi revelado de colinas para saídas do rio, a eira que nos faz tão ferozes ", Paraíso XXII 151-154)

Mural de Dante no Uffizi Gallery, por Andrea del Castagno, c. 1450.

Dante fingiu que sua família descendentes da antiga Romanos (Inferno, XV, 76), mas a maior brevidade relativa ele poderia mencionar pelo nome era Cacciaguida degli Elisei (Paradiso, XV, 135), de não mais cedo do que sobre 1100. O pai de Dante, Alighiero di Bellincione, foi um Guelph White (ver secção política) que não sofreu represálias após a gibelinos ganhou o Batalha de Montaperti, em meados do século 13. Isto sugere que Alighiero ou sua família se algum prestígio de proteção e status.

A família de Dante era proeminente em Florença, com lealdade ao Guelfos, uma aliança política que apoiou o papado e que estava envolvido em oposição ao complexo Gibelinos, que foram apoiados pelo Sacro Imperador Romano. A mãe do poeta era Bella degli Abati. Ela morreu quando Dante ainda não tinha dez anos, e Alighiero logo se casou novamente, a Lapa di Chiarissimo Cialuffi. É incerto se ele realmente se casou com ela, como os viúvos tinham limitações sociais nestas matérias. Esta mulher definitivamente deu à luz dois filhos, de Dante irmão Francesco e irmã Tana (Gaetana). Quando Dante tinha 12 anos, em 1277, ele estava prometida em casamento a Gemma di Manetto Donati, filha de Messer Manetto Donati. Casamentos contratante nessa idade era bastante comum e envolveu uma cerimônia formal, incluindo os contratos assinados perante um notário. Dante já tinha caído no amor com outra garota, Beatrice Portinari (conhecido também como Bice). Anos depois de seu casamento com Gemma ele conheceu Beatrice novamente. Ele tinha se interessado por escrito verso, e, embora ele escreveu vários sonetos de Beatrice, ele nunca mencionou sua esposa Gemma em qualquer um dos seus poemas.

Dante lutou na linha de frente da cavalaria Guelph no batalha de Campaldino (11 de junho de 1289). Esta vitória trouxe uma reforma da constituição florentina. Para tomar parte na vida pública, a pessoa tinha que estar matriculado em uma das "artes". Então Dante entrou no clã dos médicos e boticários. Nos anos seguintes, seu nome é frequentemente encontrada registrado como falar ou votando nos diversos conselhos da república.

Dante teve vários filhos com Gemma. Como muitas vezes acontece com figuras significativas, muitas pessoas posteriormente alegou ser descendentes de Dante; no entanto, é provável que Jacopo, Pietro, Giovanni, Gabrielle Alighieri, e Antonia foram verdadeiramente seus filhos. Antonia se tornou uma freira com o nome de Irmã Beatriz.

Educação e poesia

Não se sabe muito sobre a educação de Dante, e presume-se que ele estudou em casa. Sabe-se que estudou Poesia toscana, num momento em que o Siciliano School (Scuola poetica siciliana), um grupo cultural de Sicília, estava se tornando conhecido na Toscana. Seus interesses trouxe-o a descobrir o Poesia Occitan do trovadores ea poesia latino de antiguidade clássica (com uma devoção especial para Virgil ).

Durante o "Secoli Bui" ( Idade das Trevas), Itália tornou-se um mosaico de pequenos estados, Sicília sendo a maior delas, no momento sob o Dominações Angevine, e até (culturalmente e politicamente) da Toscana como Occitania foi: as regiões não partilham uma língua, cultura, ou comunicações fáceis. No entanto, podemos supor que Dante era um intelectual afiado up-to-date com interesses internacionais.

Estátua de Dante no Uffizi, Florença.

Quando ele tinha nove anos de idade ele conheceu Beatrice Portinari, filha de Folco Portinari, com quem ele se apaixonou "à primeira vista", e, aparentemente, sem sequer ter falado com ela. Viu-a frequentemente após os 18 anos, muitas vezes trocando cumprimentos na rua, mas ele nunca a conhecia bem; ele efectivamente o exemplo para o assim chamado " amor cortês ". É difícil agora para entender o que esse amor realmente compreendido, mas algo extremamente importante para a cultura italiana estava acontecendo. Foi em nome desse amor que Dante deixa a sua marca ao Stil Novo e levaria poetas e escritores para descobrir os temas do amor (Amore), que nunca tinha sido tão enfatizada antes. O amor por Beatrice (como de uma maneira diferente Petrarca iria mostrar para o seu Laura) teria aparentemente ser a razão para a poesia e para a vida, junto com as paixões políticas. Em muitos de seus poemas, ela é descrita como semi-divina, cuidando dele constantemente. Quando Beatrice morreu em 1290, Dante tentou encontrar um refúgio em Literatura latina. O Convivio revela que ele tinha lido De consolatione philosophiae de Boécio e De amicitia de Cícero. Ele, então, dedicou-se ao estudo da filosofia em escolas religiosas, como a Dominicana em um Santa Maria Novella. Ele participou das disputas que os dois principais ordens mendicantes ( Franciscana e Dominicana) publicamente ou indiretamente, em Florença, o ex-explicando a doutrina dos místicos e de Saint Bonaventure, este último apresentando São Tomás de Aquino teorias '. Esta paixão "excessiva" pela filosofia viria a ser criticado pela personagem Beatrice, no Purgatório, o segundo livro da Comédia.

Aos 18 anos, conheceu Dante Guido Cavalcanti, Lapo Gianni, Cino da Pistoia, e logo depois Brunetto Latini; Juntos, eles se tornaram os líderes do Dolce Stil Novo ("The Sweet New Style"). Brunetto mais tarde recebeu uma menção especial na Divina Comédia (Inferno, XV, 28), para o que ele havia ensinado Dante. Nem falando menos por conta disso, eu vou com Ser Brunetto, e peço que são Seus companheiros mais conhecidos e mais eminentes . Cerca de cinquenta componentes poéticos por Dante são conhecidos (o chamado Rime, rimas), outros sendo incluído na tarde Vita Nuova e Convivio. Outros estudos são relatados, ou deduzida a partir de Vita Nuova ou Comédia, sobre a pintura ea música.

Florence e na política

Dante, como a maioria dos florentinos de sua época, estava envolvido na Conflito Guelph-Ghibelline. Ele lutou na batalha de Campaldino ( 11 de Junho de 1289), com os guelfos florentinos, contra os Arezzo gibelinos, em seguida, em 1294 ele estava entre as escoltas de Charles Martel d'Anjou (filho de Carlos de Anjou), enquanto ele estava em Florença.

Para continuar a sua carreira política, ele se tornou um farmacêutico. Ele não tinha a intenção de praticar realmente como um só, mas uma lei de 1295 exigia que os nobres que queriam cargo público tinha de estar matriculado em um dos Corporazioni delle Arti e dei Mestieri, então Dante obtido admissão à aliança dos perfumistas. Esta profissão não era totalmente inapto, já que na época os livros eram vendidos nos boticários. Como político, ele realizou pouco, mas ele ocupou vários cargos ao longo de vários anos em uma cidade passando por instabilidade política.

Depois de derrotar os gibelinos, os guelfos dividido em duas facções: a guelfos White (Guelfi Bianchi) - O partido de Dante, liderados por Vieri dei Cerchi - eo guelfos Black (Guelfi Neri), liderado por Corso Donati. Embora inicialmente a separação foi ao longo das linhas de família, diferenças ideológicas rosa com base em pontos de vista do papel papal em assuntos florentinos adversária, com os negros que apoiam o Papa e os brancos que querem mais liberdade de Roma. Inicialmente os brancos estavam no poder e expulsaram os negros.

Em resposta, Papa Bonifácio VIII planejou uma ocupação militar de Florença. Em 1301, Charles de Valois, irmão de Filipe, o Belo, rei de França , era esperado para visitar Florença, porque o Papa o havia nomeado para pacificador Toscana. Mas o governo da cidade havia tratado embaixadores do papa mal algumas semanas antes, em busca de independência da influência papal. Acreditava-se que Charles de Valois acabaria por ter recebido outras instruções não oficiais. Então o conselho enviou uma delegação a Roma para conhecer as intenções do Papa. Dante foi um dos delegados.

Exílio e morte

A recriado máscara da morte de Dante Alighieri (em Palazzo Vecchio, em Florença).

Bonifácio rapidamente descartou os outros delegados e perguntou Dante sozinho para permanecer em Roma. Ao mesmo tempo ( 01 de novembro de 1301), Charles de Valois entrou em Florença com guelfos negros, que nos próximos seis dias destruíram grande parte da cidade e mataram muitos de seus inimigos. Um novo governo Preto Guelph foi instalado e Messer Cante dei Gabrielli di Gubbio foi nomeado Podestà de Florença. Dante foi condenado ao exílio por dois anos, e condenado a pagar uma grande multa. O poeta ainda estava em Roma, onde o papa "sugeriu" ele ficar, e, portanto, foi considerado um proscrito. Ele não pagar a multa, em parte porque acreditava que ele não era culpado, e em parte porque todos os seus ativos em Florença tinham sido apreendidos pela Guelfos Negros. Ele foi condenado ao exílio perpétuo, e se voltou para Florença sem pagar a multa, ele poderia ser queimado na fogueira. (O conselho da cidade de Florença, finalmente, aprovou uma moção rescisão frase de Dante em junho de 2008.)

O poeta participou em várias tentativas por parte dos guelfos brancos para recuperar o poder, mas estes falharam devido a traição. Dante, amargurado com o tratamento que recebeu de seus inimigos, também cresceu revoltado com a luta interna ea ineficácia dos seus antigos aliados, e prometeu tornar-se parte de um. Neste ponto, ele começou a esboçar as bases para o Divina Comédia, um trabalho em 100 cantos, divididos em três livros de trinta e três cantos cada, com um único canto introdutório.

Estátua de Dante na Piazza di Santa Croce, em Florença.

Ele foi para Verona como um convidado de Bartolomeo I della Scala, em seguida, mudou-se para Sarzana em Liguria. Mais tarde, ele é suposto ter vivido em Lucca com Madame Gentucca, que fez sua estadia confortável (e mais tarde foi agradecido mencionado no Purgatório, XXIV, 37). Algumas fontes especulativos dizer que ele também estava em Paris entre 1308 e 1310. Outras fontes, menos credíveis, levá-lo para Oxford .

Em 1310, o imperador do Sacro Império Romano Henry VII de Luxemburgo , marcharam 5.000 soldados para a Itália. Dante viu nele um novo Carlos Magno que restauraria o escritório do Sacro Imperador Romano à sua antiga glória e também re-assumir Florença a partir da Guelfos Negros. Ele escreveu a Henry e vários príncipes italianos, exigindo que eles destruam o Guelfos Negros. Misturando religião e assuntos privados, invocou a ira de Deus contra a sua cidade, sugerindo como alvo principal de que seus mais acérrimos inimigos pessoais. Foi nessa época que ele escreveu os dois primeiros livros da Divina Comédia.

Em Florença, Baldo d'Aguglione perdoou a maior parte do guelfos Branca no exílio e permitiu a eles retornar; no entanto, Dante tinha ido longe demais em suas cartas violentas para Arrigo (Henry VII), e ele não foi recuperado.

O memorial túmulo de Dante Alighieri em Basílica di Santa Croce, em Florença.

Em 1312, Henry assalta Florença, derrotando o guelfos Preto, mas não há nenhuma evidência de que Dante estava envolvido. Alguns dizem que ele se recusou a participar do ataque à sua cidade por um estrangeiro; outros sugerem que ele havia se tornado impopular com o Branco guelfos, pelo que qualquer traço de sua passagem havia sido cuidadosamente removidos. Em 1313, Henrique VII morreu, e com ele qualquer esperança de Dante de ver Florença novamente. Ele voltou a Verona, onde Cangrande I della Scala lhe permite viver em uma certa segurança e, presumivelmente, em uma quantidade razoável de prosperidade. Cangrande foi introduzido no Paraíso de Dante (Paradiso, XVII, 76).

O túmulo de Dante em Ravenna, construído em 1780.

Em 1315, Florence foi forçado por Uguccione della Faggiuola (o oficial militar controlando a cidade) para conceder uma anistia a pessoas no exílio, incluindo Dante. Mas Florence exigia que, assim como o pagamento de uma soma de dinheiro, esses exilados faria público penitência. Dante se recusou, preferindo permanecer no exílio. Quando Uguccione derrotado Florença, sentença de morte de Dante foi comutada para prisão domiciliar, na condição de ele ir a Florença jurar que ele nunca iria entrar na cidade novamente. Dante se recusou a ir. Sua sentença de morte foi confirmada e estendida a seus filhos. Dante ainda esperou, mais tarde que ele pode ser convidado a voltar para Florença, em termos honoráveis. Para Dante, o exílio era quase uma forma de morte, privando-o de boa parte de sua identidade. Ele aborda a dor do exílio em Paradiso, XVII (55-60), onde Cacciaguida, sua grande-grande-avô, avisa o que esperar:

. . . Tu lascerai OGNE cosa diletta ... "Você deve deixar tudo o que você mais ama:
più caramente; e questo è quello strale esta é a seta que o arco de exílio
che l'arco de lo essilio pria saetta. atira primeiro. Está a conhecer o gosto amargo
Tu proverai sì vir sa di venda do pão dos outros, como salgado que é, e sabe
lo painel altrui, e vêm calle duro è quão difícil um caminho que é para aquele que vai
lo scendere e 'l salir per l'altrui escala. . . subindo e descendo escadas dos outros. . . "

Quanto à esperança de voltar a Florença, ele descreve o seu sentimento melancólico, como se ele já tinha aceitado sua impossibilidade, (Paradiso, XXV, 1-9):

Se mai continga che 'l poema sacro Se alguma vez vir a passar que o poema sagrado
al quale ha posto mano e Cielo e terra, para que o céu ea terra têm definiu seu lado
sì che m'ha fatto per molti anni macro, de modo a ter me magra por muitos anos
vinca la crudeltà che mi fuor serra deve superar a crueldade que me barras
bello del ovile ov'io dormi 'Agnello, do aprisco justo onde eu dormi como um cordeiro,
nimico ai Lupi che li danno guerra; um inimigo para os lobos que fazem guerra contra ele,
omai voce con altra, con altro vello com outra voz agora e outra fleece
ritornerò poeta, e no sul fonte Vou voltar um poeta e ao tipo de letra
del mio battesmo prenderò 'l Cappello. . . do meu batismo tomar a laurel coroa ...

É claro que isso nunca aconteceu. Príncipe Guido Novello da Polenta convidou-o para Ravenna em 1318, e ele aceitou. Ele terminou o Paradiso, e morreu em 1321 (com a idade de 56), quando regressava a Ravenna a partir de uma missão diplomática a Veneza, talvez de malária contraída lá. Dante foi enterrado em Ravenna na igreja de San Pier Maggiore (mais tarde chamado San Francesco). Bernardo Bembo, pretor de Veneza, em 1483, teve o cuidado de seus restos mortais através da construção de um túmulo melhor.

Cenotaph em Basílica de Santa Cruz.

Na sepultura, alguns versos de Bernardo Canaccio, um amigo de Dante, dedicado a Florence:

parvi Florentia mater amoris
"Florença, mãe de pequeno amor"

Eventualmente, Florence chegou a lamentar o exílio de Dante, e fez repetidos pedidos para o retorno de seus restos mortais. Os guardiões do corpo em Ravenna se recusou a cumprir, em um ponto indo tão longe para esconder os ossos em uma falsa parede do mosteiro. No entanto, em 1829, um túmulo foi construído para ele em Florença na basílica de Santa Croce. Que tumba esteja vazia desde então, com o corpo de Dante restante em Ravenna, longe da terra que ele tanto amava. A frente de seu túmulo em Florença lê Onorate l'altissimo poeta - que traduz aproximadamente como "Honra o poeta mais exaltado". A frase é uma citação do quarto canto do Inferno, que descreve bem-vindo de Virgílio como ele retorna entre os grandes poetas antigos passar a eternidade no limbo. A continuação da linha, L'ombra SUA Torna, ch'era dipartita ("o seu espírito, que nos deixou, retorna"), é pungente ausente do sepulcro vazio.

Recentemente, uma recriação do rosto de Dante foi feita, mostrando que suas feições eram muito mais comum do que se pensava.

Trabalho

Dante, situada entre a montanha do purgatório e da cidade de Florença, exibe o famoso incipit Nel mezzo del Cammin di nostra vita em um detalhe da pintura de Domenico di Michelino, Florença 1465.

O Divina Comédia descreve a jornada de Dante pelo Hell (Inferno), Purgatory (Purgatório), e Paradise (Paraíso), guiada pela primeira vez pelo poeta romano Virgílio e depois por Beatrice, o assunto do seu amor e de outra de suas obras, La Vita Nuova. Enquanto a visão do inferno, o inferno, é vívida para os leitores modernos, as sutilezas teológicas apresentadas nos outros livros exigem uma certa dose de paciência e conhecimento para apreciar. Purgatório, o mais lírico e humano dos três, também tem a maioria dos poetas nele; Paradiso, o mais pesadamente teológico, tem as mais belas e deslumbrantes passagens místicas em que Dante tenta descrever o que ele confessa que é incapaz de transmitir (por exemplo, quando Dante olha para o rosto de Deus: "all'alta fantasia qui Manco POSSA "-" neste momento alto, capacidade falhou minha capacidade de descrever ", Paradiso, XXXIII, 142).

Dante escreveu a comédia em uma nova linguagem que chamou de "italiano", baseada no dialeto regional da Toscana, com alguns elementos de latim e de outros dialetos regionais. Com a criação de um poema de estrutura épica e propósito filosófico, ele estabeleceu que a língua italiana era adequada para o mais alto tipo de expressão. Em francês, italiano é apelidado de la langue de Dante. Publishing em língua vernácula marcado Dante como um dos primeiros (entre outros, como Geoffrey Chaucer e Giovanni Boccaccio) para romper com padrões de publicação em apenas Latina (as línguas de liturgia, história e erudição em geral). Esta pausa permitiu que mais literatura a ser publicado para um público mais amplo - preparando o palco para maiores níveis de alfabetização no futuro.

Retrato de Dante Perfil, por Sandro Botticelli (1444-1510).

Os leitores muitas vezes não consigo entender como uma obra tão séria pode ser chamado de "comédia". Na época de Dante, todos os trabalhos acadêmicos sérios foram escritos em latim (uma tradição que iria persistir por várias centenas de anos mais, até os anos finais do Iluminismo ) e obras escritas em qualquer outra língua foram assumidos para ser mais trivial na natureza. Além disso, a palavra " comédia, "no sentido clássico, refere-se a obras que refletem a crença em um universo ordenado, em que os eventos não só tendeu para um feliz ou" divertido "que termina, mas um final influenciada por uma vontade providencial que ordena todas as coisas a um bom final . Por este significado da palavra, a progressão da peregrinação de Dante do Inferno para o Paraíso é a expressão paradigmática de comédia, uma vez que o trabalho começa com a confusão moral do peregrino e termina com a visão de Deus.

Outras obras de Dante incluem o Convivio ("The Banquet") uma coleção de seus poemas mais longos com um (inacabada) comentário alegórico; Monarchia, , Que foi condenado e queimado depois da morte de Dante pelo Legado Pontifício Bertrando del Poggetto e que serve como um tratado monumental filosofia política descrevendo uma organização política mundial monárquico e sua relação com a Igreja Católica Romana; De vulgari eloquentia ("On a eloquência do vernáculo"), sobre a literatura vernacular, em parte inspirado pelo Razos de trobar de Raimon Vidal de Bezaudun; e, La Vita Nuova ("A Vida Nova") , A história de seu amor por . Beatrice Portinari, que também serviu como o último símbolo de salvação na comédia The Vita Nuova contém muitos dos poemas de amor de Dante em Toscana, que não foi sem precedentes; o vernáculo havia sido utilizado regularmente para trabalhos líricos antes, durante todo o século XIII. No entanto, o comentário de Dante em seu próprio trabalho é também no vernáculo - tanto na Vita Nuova e no Convivio - em vez do latim, que foi quase universalmente utilizado.

Nota: As referências à Divina Commedia estão no formato (livro, canto, verso), por exemplo, (Inferno, XV, 76).

Dante por Erminio Blotta, em Blvd. Oroño Rosario, Argentina

Na cultura popular

Dante e da Divina Comédia têm sido uma fonte de inspiração para inúmeros artistas há quase sete séculos. Como um dos mais conhecidos e maiores obras artísticas na tradição ocidental, a sua influência na cultura é difícil superestimar.

Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Dante_Alighieri&oldid=220223137 "